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Parte 5/5 - Projetos

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Mensagem  Saimon 15/12/2012, 21:07

Apresentação das regras relacionadas ao projeto e desenvolvimento de chassis e motores na GPM.
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Parte 5/5 - Projetos Empty Projetos

Mensagem  Saimon 10/1/2013, 22:04

Os Projetos no GPM são executados pelos engenheiros e têm várias finalidades: conceber um novo chassi ou motor ou desenvolver upgrades/pacotes de melhoria para um chassi ou motor já pronto. Os projetos devem ser planejados e programados com antecedência, pois quando um mês já começou, não é mais possível programar desenvolvimentos para aquele mês em andamento. Cada tipo de desenvolvimento ocupa os engenheiros da equipe conforme segue:
- Conceber um novo chassi: é feito por todos os engenheiros de chassi da equipe, em conjunto, mantendo-os ocupados por toda a duração do projeto;
- Conceber um novo motor: deve ser feito obrigatoriamente pelo Engenheiro de Motor contratado pela equipe (não pode ser feito por engenheiro cedido por um fornecedor de motores), mantendo-o ocupado por toda a duração do projeto;
- Desenvolver upgrades para o motor: deve ser feito obrigatoriamente pelo Engenheiro de Motor contratado pela equipe (não pode ser feito por engenheiro cedido por um fornecedor de motores), mantendo-o ocupado por toda a duração do projeto;
- Pacote de melhorias de chassi: deve ser feito pelo Designer-Chefe (apenas atributos Freios, Suspensão ou Câmbio) ou Aeoridinamicista (apenas atributo Aerodinâmica), com supervisão do Diretor Técnico. O Designer-Chefe ou Aerodinamicista designado para desenvolver o pacote de melhoria ficará ocupado por toda a duração do projeto. Já o Diretor Técnico, que estará apenas supervisionando, poderá trabalhar em outras coisas em paralelo (supervisionar outro pacote de melhoria, por exemplo);
- Pacote de melhorias de motor: deve ser feito obrigatoriamente pelo Engenheiro de Motor (seja contratado pela equipe ou disponibilizado pelo fornecedor), mantendo-o ocupado por toda a duração do projeto.

Quanto aos custos, tem-se o seguinte:

- Custo para projetar e montar um chassi novo: $400 por ponto de atributo;

- Custo para projetar e instalar um pacote de melhorias de chassi em um dos carros: $600 se for o primeiro pacote no atributo, ou $900 para o segundo e o terceiro;

- Custo para montar uma cópia do chassi ou pacote de melhorias: $50 por ponto de atributo;

- Custo para projetar um motor ou upgrade de motor e montar um lote: $400 por ponto de atributo. Cada lote possui 4 cópias do motor;

- Custo para montar um lote de cópias do motor ou upgrade: $50 por ponto de atributo;

- Pacotes de melhorias de motor: sem custos adicionais.

Os custos referem-se ao projeto em si, do chassi, motor, pacote de melhoria ou upgrade, onde estão inclusos os custos de pesquisa, testes e da construção de um exemplar ou lote. Já o custo para montar uma cópia do chassi ou um lote de cópias do motor diz respeito à reprodução de uma cópia ou um lote de um projeto já pronto. Por exemplo, caso a equipe queira fazer um pacote de melhoria em um atributo de seu chassi (sendo o primeiro pacote neste atributo), e fazer o mesmo em seu outro carro, deve gastar $650, onde $600 referem-se ao projeto e a instalação dos componentes projetados em um dos chassis, e $50 seria para instalar os mesmos componentes no outro carro. Os pacotes de melhoria só valem para o modelo para o qual foram projetados, não podendo ser instalados em outros modelos, caso estes não sejam idênticos ao primeiro. Os upgrades de motores funcionam do mesmo jeito que os pacotes de melhorias de chassi, tendo a equipe que pagar os $50 cada vez que for instalar os componentes já projetados em outro lote do motor, já tendo gasto $400 para projetar o upgrade e instalar em um único lote.

Para poder desenvolver novos chassis, a equipe precisa construir no mínimo uma Fabriqueta. É a estrutura básica de uma equipe, a qual abriga a sede, setor de desenvolvimento e fabricação de peças, sendo que é obrigatório a equipe tê-la para poder operar. A Fabriqueta também habilita a construção do Túnel de Vento e um dos CPDs (a definir pelo chefe de equipe). Quanto aos custos, tem-se o seguinte:

- Construção da Fabriqueta: $15000. A Fabriqueta leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos em 12 parcelas mensais, a partir do início da construção. Os trabalhos na garagem da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção da Fabriqueta: $200 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

Como evolução em relação à Fabriqueta, a equipe pode construir uma Fábrica. Ao construí-la, a equipe dispõe de uma estrutura maior e mais moderna. Com isso, todas as ações de desenvolvimento como novos chassis e pacotes de melhoria, além da montagem de cópias de chassis, se tornam mais rápidas, possibilitando à equipe trabalhar em mais desenvolvimentos durante o ano. Tendo uma Fábrica, abre-se também a possibilidade de construir todas as outras estruturas de desenvolvimento para a equipe (Túnel de Vento e CPDs). Quanto aos custos, tem-se o seguinte:

- Construção da Fábrica: $30000. A Fábrica leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos em 12 parcelas mensais, a partir do início da construção. Os trabalhos na garagem da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção da Fábrica: $300 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

Obs.: é possível transformar a Fabriqueta em uma Fábrica posteriormente, pagando a diferença de $15000 dividida em 6 parcelas mensais. O upgrade para Fábrica leva 3 meses para ser concluído.

Já para poder projetar, fabricar, fazer upgrades e pacotes de melhorias em motores, a equipe obrigatoriamente precisa construir uma Fábrica de Motores. Tendo esta estrutura, a equipe tem a possibilidade de desenvolver seus próprios motores, fazer upgrades e pacotes de melhorias nos mesmos. Para poder construir esta estrutura, é obrigatório a equipe ter uma Fábrica construída. Quanto aos custos, tem-se o seguinte:

- Construção da Fábrica de Motores: $25000. A estrutura leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos uniformemente neste período. Os trabalhos nas demais estruturas da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção da Fábrica de Motores: $200 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

Ao conceber um novo chassi, os engenheiros de chassi da equipe precisam de 6 meses fictícios, ou 3 meses se a equipe tiver uma Fábrica, obrigatoriamente contínuos, para realizar o projeto. O valor total do projeto será dividido em 6 ou 3 parcelas, a serem pagas em cada um dos meses de duração do projeto. É possível desistir do projeto antes do fim, porém as parcelas já pagas do projeto não serão devolvidas. Os atributos do chassi novo serão constituídos da seguinte maneira:
- Freios: definido pela média entre os atributos Freios do Diretor Técnico e do Designer-Chefe, arredondando sempre o valor para uma casa decimal;
- Suspensão: definido pela média entre os atributos Suspensão do Diretor Técnico e do Designer-Chefe, arredondando sempre o valor para uma casa decimal;
- Câmbio: definido pela média entre os atributos Câmbio do Diretor Técnico e do Designer-Chefe, arredondando sempre o valor para uma casa decimal;
- Leveza: definido pela média entre os atributos Leveza do Diretor Técnico e do Designer-Chefe, arredondando sempre o valor para uma casa decimal;
- Aerodinâmica: definido pela média entre os atributos Aerodinâmica do Diretor Técnico e do Aerodinamicista, arredondando sempre o valor para uma casa decimal.

Ao conceber um novo motor, o Engenheiro de Motores precisa de 4 meses fictícios, obrigatoriamente contínuos, para realizar o projeto. O valor total do projeto será dividido em 4 parcelas, a serem pagas em cada um dos meses de duração do projeto. É possível desistir do projeto antes do fim, porém as parcelas já pagas do projeto não serão devolvidas. Os atributos do motor novo podem ser no máximo iguais aos atributos do Engenheiro de Motores que está projetando. Para o Consumo, o valor é obtido a partir da Potência do motor que está sendo projetado. Caso o projeto seja com Potência = 10, o motor fará 1,6 km/l. Se a Potência for 9, o consumo será 1,8 km/l, e assim por diante, sempre aumentando 0,2 km/l para cada ponto a menos de Potência, até um limite tecnológico de 2,0 km/l.

Importante: visando possibilitar que uma equipe que esteja ainda sob contrato com uma montadora possa projetar e utilizar motor próprio na temporada seguinte, é permitido projetar um motor novo a partir do mês 1 e colocar para correr no mês 3, embora com perda de 1 ponto de potência e 2 de durabilidade no mês 3 e 1 ponto de durabilidade no mês 4. A partir do mês 5 o motor assume os atributos projetados.

Ao desenvolver upgrades para um motor já pronto, valem as mesmas regras de limite de atributos e consumo a partir do engenheiro mencionadas acima. Porém, cada atributo de um motor já pronto pode aumentar no máximo dois pontos, durante toda a sua vida. A duração do desenvolvimento de um upgrade de motor de 1 ponto em algum atributo é de 1 mês fictício, sendo pagos em parcela única. Além disso, depois de feito o upgrade não é mais possível retirá-lo ou transferi-lo para outro motor, nem em caso de quebra. É necessário salientar que não é possível fazer upgrades em motores de terceiros, apenas em motores desenvolvidos pela própria equipe.

Adicionalmente, uma outra forma de desenvolver o carro é através dos pacotes de melhorias. Os pacotes de melhorias são desenvolvidos através de estruturas especiais que podem ser construídas na sede da equipe, e geram ganhos no atributo conforme a especialidade da estrutura, a cada três meses. São uma forma de refinar o carro/motor e ocupam o engenheiro designado (Designer-Chefe, Aeoridinamicista ou Engenheiro de Motores) durante o desenvolvimento dos pacotes. No caso dos pacotes de melhorias de chassi, os pilotos (tanto os titulares como o piloto de testes) são importantes no desenvolvimento, sendo que o nível de Inteligência dos mesmos pode gerar aumento nos ganhos. Para desenvolver o pacote de melhorias, o engenheiro designado deve ter o atributo a ser desenvolvido igual, superior ou até 0,6 ponto menor que o do chassi/motor a ser trabalhado (contando pacotes de melhoria já desenvolvidos previamente). Excepcionalmente no caso dos atributos de chassi, o engenheiro designado pode ter até 1,6 ponto a menos que o atributo do carro a ser trabalhado, desde que este mesmo atributo do Diretor Técnico seja igual, superior ou até 0,6 ponto menor que o do carro (ambos contando pacotes de melhoria já desenvolvidos previamente). Como apenas o engenheiro designado permanece totalmente ocupado no desenvolvimento do pacote de melhoria, até três podem ser desenvolvidos ao mesmo tempo (dois de chassi e um de motor), desde que sejam atributos diferentes e os respectivos engenheiros estejam disponíveis e aptos.

Os ganhos gerados pelos pacotes de melhoria são os seguintes:
- Pacotes de melhorias no chassi: ganho de 0,2 no atributo caso a média do atributo Inteligência entre os pilotos titulares e de testes seja inferior a 7,6 ou 0,3 se está média for igual ou maior que 7,6;
- Pacotes de melhorias no motor: ganho de 0,1 em Potência por cada pacote. Não é possível desenvolver pacotes de melhoria para outros atributos do motor. Estes pacotes de melhorias não geram impacto no consumo de combustível do motor. Salienta-se que é permitido desenvolver pacotes de melhoria para motores de terceiros.

Para construção destas estruturas, é obrigatório ter uma Fábrica ou Fabriqueta construída previamente, conforme regras explicitadas anteriormente. As estruturas são as seguintes:

Túnel de Vento: Possibilita desenvolver pacotes de melhorias em Aerodinâmica. Custos conforme abaixo:

- Construção do Túnel de Vento: $12000. A estrutura leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos uniformemente neste período. Os trabalhos na nas demais estruturas da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção do Túnel de Vento: $200 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

CPD de Suspensão: Possibilita desenvolver pacotes de melhorias em Suspensão. Custos conforme abaixo:

- Construção do CPD de Suspensão: $8000. A estrutura leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos uniformemente neste período. Os trabalhos na nas demais estruturas da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção do CPD de Suspensão: $200 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

CPD de Câmbio: Possibilita desenvolver pacotes de melhorias em Câmbio. Custos conforme abaixo:

- Construção do CPD de Câmbio: $8000. A estrutura leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos uniformemente neste período. Os trabalhos na nas demais estruturas da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção do CPD de Câmbio: $200 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

CPD de Freios: Possibilita desenvolver pacotes de melhorias em Freios. Custos conforme abaixo:

- Construção do CPD de Freios: $8000. A estrutura leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos uniformemente neste período. Os trabalhos na nas demais estruturas da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção do CPD de Freios: $200 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

CPD de Motores: Possibilita desenvolver pacotes de melhorias em Potência dos motores. Custos conforme abaixo:

- Construção do CPD de Motores: $12000. A estrutura leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos uniformemente neste período. Os trabalhos na nas demais estruturas da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção do CPD de Motores: $200 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

É possível transformar um CPD de Motores em uma Fábrica de Motores posteriormente, pagando a diferença de $13000 dividida em 6 parcelas mensais. O upgrade para Fábrica de Motores leva 3 meses para ser concluído.

Importante:
- Os motores só poderão ser modificados por até dois engenheiros diferentes, além do projetista original. Entende-se como modificação o desenvolvimento de upgrades ou pacotes de melhorias para aquele motor;
- Não é possível construir duas ou mais estruturas em paralelo, só é possível construir uma de cada vez.

Para copiar um chassi ou motor, basta gastar o valor mencionado anteriormente. O prazo para se fazer uma cópia de um chassi ou lote de motores próprios é de 1 mês (ou 1/2 mês se a equipe tiver uma Fábrica) e não influencia no trabalho dos engenheiros em desenvolvimentos. Não é necessário ter engenheiro para copiar um chassi ou motor próprio. Como os patrocinadores obrigam as equipes a correrem com dois carros, caso a equipe não tenha programado a construção de pelo menos uma cópia do chassi antes do início da temporada, a mesma será programda automaticamente para o mês 2. No caso dos motores, para correr uma temporada completa é obrigatório fabricar 3 lotes de motores, sendo o primeiro fabricado junto com o desenvolvimento do motor, e os outros dois cobrados nos meses 5 e 8. Caso a equipe utilize um motor já usado em uma temporada anterior, o primeiro lote será cobrado no mês 2, e os demais permanecem sendo cobrados nos meses 5 e 8.

Importante: só é possível programar o projeto de um chassi, motor, upgrade ou pacote de melhorias dentro do período de contrato do engenheiro que irá executar, ou seja, o engenheiro terá que ter contrato já assinado para toda a duração do desenvolvimento. Obs.: opções de renovação ainda não assinadas não contam como duração válida do contrato.

Existe ainda a regra da depreciação. Se um chassi for construído (finalizado) nesta temporada com 10 em todos os atributos, na temporada seguinte ele perderá 1 ponto em cada atributo (ou seja, 5 pontos no total), ficando com 9 em cada. Na próxima perderá mais 1 ponto e assim por diante. Ou seja, quanto mais antigos vão ficando os modelos, piores eles serão, perante as novas tecnologias que surgem. No caso dos motores, a depreciação é de 2 pontos no total por cada temporada (sempre nos atributos de maior valor, ou em Potência e Durabilidade, caso todos sejam iguais ou um deles seja igual ao menor). Um chassi ou motor só não sofre depreciação de uma temporada para outra se este for finalizado do mês 9 em diante e não seja usado em nenhuma ocasião até o fim da temporada corrente. Caso seja usado durante a temporada corrente, a depreciação ocorre ao final do mês em que ocorrer a última corrida. No caso dos motores, já a partir do mês seguinte ao da deprecipação a equipe pode programar upgrades para recuperar os atributos depreciados, caso tenha engenheiro apto para tal. As depreciações de chassis e motores podem ainda ocorrer ou não por decisão especial da administração.

Caso a equipe opte por não projetar um novo chassi para a próxima temporada, poderá utilizar o atual, porém tendo obrigatoriamente que atualizá-lo para os padrões da nova temporada. Esta atualização custará $300 x média entre os atributos aerodinâmica e leveza arredondada para baixo, considerando os atributos após a depreciação. Esta atualização levará 2 ou 3 meses para ser concluída (dependendo se a equipe dispor de Fábrica ou Fabriqueta, respectivamente, desde o início da atualização) e deve obrigatoriamente ser concluída no mês 12.

Em caso de situação financeira crítica, as equipes podem hipotecar suas estruturas da sede, exceto a Fabriqueta. Ao decidir hipotecar uma estrutura, a equipe recebe 1/4 do valor de construção da mesma e deve desativá-la (cessando também o pagamento do custo de manutenção, com efeito a partir do mês fictício seguinte ao da decisão). No caso da hipoteca da Fábrica, a equipe reduz a estrutura para Fabriqueta e recebe 1/4 do valor do upgrade de Fabriqueta para Fábrica. No caso da Fábrica de Motores, a mesma pode ser reduzida para CPD de Motores (onde a equipe recebe 1/4 do valor do upgrade de um para outro), embora também seja possível hipotecar a Fábrica de Motores completa. Se a equipe tiver 3 ou mais estruturas entre CPDs e Túnel de Vento ou tiver Fábrica de Motores, será obrigada a hipotecar estas primeiro, ficando com no máximo duas estruturas entre CPDs e Túnel de Vento antes de hipotecar a Fábrica. Caso se recupere financeiramente depois, para reaver as estruturas a equipe deverá pagar metade do valor de construção, fazendo-a voltar a funcionar a partir do mês fictício seguinte ao da decisão de reativação.
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