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Mensagem  Saimon em 15/12/2012, 21:07

Apresentação das regras relacionadas ao projeto e desenvolvimento de chassis e motores na GPM.
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Mensagem  Saimon em 10/1/2013, 22:04

Os Projetos no GPM são executados pelos engenheiros e têm várias finalidades: conceber um novo chassi ou motor ou desenvolver upgrades/componentes para um chassi ou motor já pronto. Os engenheiros não podem trabalhar em dois projetos ao mesmo tempo, sejam de chassi, motor ou upgrades, e só é permitido um projeto de chassi ou upgrade de chassi por mês por equipe, o mesmo valendo para motores (embora chassi e motor possam ser trabalhados em paralelo). Além disso, cada projeto pode ser feito por apenas um engenheiro. Outro ponto importante é que os projetos devem ser programados com antecedência, pois quando um mês já começou, não é mais possível programar desenvolvimentos para aquele mês em andamento. Quanto aos custos, tem-se o seguinte:

- Custo para projetar e montar um chassi ou upgrade: $400 por ponto de atributo;

- Custo para montar uma cópia do chassi ou upgrade: $100 por ponto de atributo;

- Custo para projetar um motor e montar um lote: $400 por ponto de atributo, mais $400 por cada 0,1 km/l de consumo. Cada lote possui 4 cópias do motor;

- Custo para montar um lote de cópias do motor: $100 por ponto de atributo.

Os custos referem-se ao projeto em si, do chassi, motor ou do upgrade, onde estão inclusos os custos de pesquisa, testes e da construção de um exemplar ou lote. Já o custo para montar uma cópia do chassi ou um lote de cópias do motor diz respeito à reprodução de uma cópia ou um lote de um projeto já pronto. Por exemplo, caso a equipe queira fazer um upgrade de 6 para 7 em um atributo de seu chassi, e fazer o mesmo em seu outro carro, deve gastar $500, onde $400 referem-se ao projeto e a instalação dos componentes projetados em um dos chassis, e $100 seria para instalar os mesmos componentes no outro carro. Os projetos de upgrades só valem para o modelo para o qual foram projetados, não podendo ser instalados em outros modelos, caso estes não sejam idênticos ao primeiro. Os upgrades de motores funcionam do mesmo jeito que os upgrades de chassi, tendo a equipe que pagar os $100 cada vez que for instalar os componentes já projetados em um motor novo, já tendo gasto $400 para projetar o upgrade e instalar em um único motor.

Para auxiliar nos desenvolvimentos de chassi, a equipe pode construir uma Fábrica. Toda equipe começa apenas com uma Garagem, onde fica a sede da equipe e são feitos os desenvolvimentos. Ao construir uma Fábrica, a equipe dispõe de uma estrutura maior e mais moderna, abrigando sua sede, setor de desenvolvimento e fabricação de peças. Com isso, todas as ações de desenvolvimento, upgrades, montagem de cópias de chassis se tornam mais rápidas, possibilitando à equipe trabalhar em mais desenvolvimentos durante o ano. Tendo uma Fábrica, abre-se também a possibilidade de construir outras estruturas de desenvolvimento para a equipe. Quanto aos custos, tem-se o seguinte:

- Construção da Fábrica: $50000. A Fábrica leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos em 12 parcelas mensais, a partir do início da construção. Os trabalhos na garagem da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção da Fábrica: $300 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

Já para poder projetar, fabricar e fazer upgrades em motores, a equipe obrigatoriamente precisa construir uma Fábrica de Motores. Tendo esta estrutura, a equipe tem a possibilidade de desenvolver seus próprios motores, ou fazer upgrades em motores fornecidos por terceiros. Para poder construir esta estrutura, é obrigatório a equipe ter uma Fábrica construída. Quanto aos custos, tem-se o seguinte:

- Construção da Fábrica de Motores: $25000. A estrutura leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos uniformemente neste período. Os trabalhos nas demais estruturas da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção da Fábrica de Motores: $200 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

Ao conceber um novo chassi ou motor, o engenheiro precisa de 6 meses fictícios, ou 4 meses se a equipe tiver uma Fábrica, obrigatoriamente contínuos, para realizar o projeto. O valor total do projeto será dividido em 6 ou 4 parcelas, a serem pagas em cada um dos meses de duração do projeto. É possível desistir do projeto antes do fim, porém as parcelas já pagas do projeto não serão devolvidas. Os atributos do chassi/motor novo podem ser no máximo iguais aos atributos do engenheiro que está projetando, porém com limitação com relação aos atributos Aerodinâmica, Câmbio e Suspensão = 10: estes atributos só podem ser atingidos se a equipe já tiver construída, desde o início do desenvolvimento do chassi, a respectiva estrutura de pesquisa (Túnel de Vento, CPD de Câmbio ou CPD de Suspensão). Para o Consumo dos motores, o limite é obtido a partir da Potência do motor que está sendo projetado. Caso o projeto seja com Potência = 10, o motor não pode fazer mais que 1,6 km/l. Se a Potência for 9, não é possível fazer mais que 1,8 km/l, e assim por diante, sempre aumentando 0,2 km/l para cada ponto a menos de Potência, até um limite tecnológico de 2,0 km/l.

Ao desenvolver upgrades para um chassi ou motor já pronto, valem as mesmas regras de limite de atributos a partir do engenheiro mencionadas acima. Porém, cada atributo de um chassi ou motor já pronto pode aumentar no máximo dois pontos, durante toda a sua vida. A duração do desenvolvimento de um upgrade de 1 ponto em algum atributo é de 2 meses fictícios, obrigatoriamente contínuos, ou 1 mês se a equipe tiver uma Fábrica. Os custos do desenvolvimento são divididos em duas parcelas, caso a equipe não tenha uma Fábrica. Vale também as mesmas regras citadas anteriormente no caso de atributos Aerodinâmica, Câmbio ou Suspensão = 10. No caso dos motores, só é possível aumentar 2 pontos no motor todo. Além disso, no caso de motores e chassis, depois de feito o upgrade não é mais possível retirá-lo ou transferi-lo para outro motor/chassi, nem em caso de quebra.

Adicionalmente, existe uma segunda forma de melhorar o carro, que é através dos pacotes de melhorias. Os pacotes de melhorias são desenvolvidos através de estruturas especiais que podem ser construídas na sede da equipe, e geram uma melhoria de 0,1 ponto de atributo, conforme a especialidade da estrutura, a cada três meses. São uma forma de refinar o carro projetado e não há custos extras envolvidos, além da construção e manutenção da estrutura. Porém, necessitam da supervisão de um engenheiro, que tenha o respectivo atributo igual ou superior ao do carro, sendo o mesmo alocado para a atividade com antecedência e por cada pacote de melhoria. Até dois pacotes de melhoria podem ser trabalhados ao mesmo tempo (um em cada estrutura), desde que hajam dois engenheiros disponíveis e aptos, e que os mesmos não estejam trabalhando em novo chassi ou upgrades. Para construção destas estruturas, é obrigatório ter uma Fábrica construída previamente. As estruturas são as seguintes:

Túnel de Vento: Possibilita desenvolver chassis com Aerodinâmica = 10 e pacotes de melhorias em Aerodinâmica. Custos conforme abaixo:

- Construção do Túnel de Vento: $25000. A estrutura leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos uniformemente neste período. Os trabalhos na nas demais estruturas da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção do Túnel de Vento: $200 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

CPD de Suspensão: Possibilita desenvolver chassis com Suspensão = 10 e pacotes de melhorias em Suspensão. Custos conforme abaixo:

- Construção do CPD de Suspensão: $25000. A estrutura leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos uniformemente neste período. Os trabalhos na nas demais estruturas da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção do CPD de Suspensão: $200 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

CPD de Câmbio: Possibilita desenvolver chassis com Câmbio = 10 e pacotes de melhorias em Câmbio. Custos conforme abaixo:

- Construção do CPD de Câmbio: $25000. A estrutura leva 6 meses para ficar pronta, sendo os custos distribuídos uniformemente neste período. Os trabalhos na nas demais estruturas da equipe não são afetados neste período;

- Manutenção do CPD de Câmbio: $200 por mês, que cobrem os custos de pessoal e equipamentos.

Importante:
- Qualquer chassi ou motor só poderá ser modificado por apenas dois engenheiros diferentes, além do projetista original. Entende-se como modificação o desenvolvimento de upgrades ou pacotes de melhorias para aquele chassi/motor;
- Não é possível construir duas ou mais estruturas em paralelo, só é possível construir uma de cada vez;
- Ao desenvolver um chassi que tenha Aerodinâmica, Suspensão ou Câmbio = 10, ou upgrade em um destes atributos que leve o mesmo para 10, a respectiva estrutura fica ocupada durante todo o desenvolvimento, não podendo trabalhar em pacotes de melhorias neste período.

Para copiar um chassi ou motor, basta gastar o valor mencionado anteriormente. O prazo para se fazer uma cópia de um chassi ou lote de motores próprios é de 1 mês (ou 1/2 mês se a equipe tiver uma Fábrica) e não influencia no trabalho dos engenheiros em desenvolvimentos e upgrades. Não é necessário ter engenheiro para copiar um chassi ou motor próprio. No caso dos motores, para correr uma temporada completa é obrigatório fabricar 3 lotes de motores, sendo o primeiro fabricado junto com o desenvolvimento do motor, e os outros dois cobrados nos meses 5 e 8. Caso a equipe utilize um motor já usado em uma temporada anterior, o primeiro lote será cobrado no mês 2, e os demais permanecem sendo cobrados nos meses 5 e 8.

Importante: só é possível programar o projeto de um chassi, motor ou upgrade dentro do período de contrato do engenheiro que irá executar, ou seja, o engenheiro terá que ter contrato já assinado para toda a duração do desenvolvimento. Obs.: opções de renovação ainda não assinadas não contam como duração válida do contrato.

Existe ainda a regra da depreciação. Se um chassi for construído (finalizado) nesta temporada com 10 em todos os atributos, na temporada seguinte ele perderá 1 ponto em cada atributo, ficando com 9 em cada. Na próxima perderá mais 1 ponto e assim por diante. Ou seja, quanto mais antigos vão ficando os modelos, piores eles serão, perante as novas tecnologias que surgem. É possível manter os atributos do chassi através de upgrades, ao longo de duas temporadas (já que pode-se aumentar os atributos em até dois pontos), mas continuam valendo as regras citadas anteriormente. Um chassi só não sofre depreciação de uma temporada para outra se este for finalizado do mês 10 em diante e não seja usado em nenhuma ocasião até o fim da temporada corrente. No caso dos motores, a depreciação depende dos motores lançados pelos fabricantes, que podem causar a depreciação dos propulsores atuais ou não, podendo ainda ser de mais de 1 ponto. As depreciações de chassis e motores podem ainda ocorrer ou não por decisão especial da administração.
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