Parte 1/5 - Características Básicas

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Parte 1/5 - Características Básicas

Mensagem  Saimon em 15/12/2012, 21:01

Introdução e apresentação das características essenciais da GPM.
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Características Básicas

Mensagem  Saimon em 10/1/2013, 21:55

O Grand Prix Manager, ou simplesmente GPM, é um jogo de manager onde se administra uma equipe de Formula 1. O jogo iniciou no ano de 1967, encontrando-se atualmente na década de 1980. Pilotos, motores, pneus e engenheiros são os que realmente existiam na época, dando mais realismo ao jogo.

Os treinos e as corridas ocorrem através de simulações computacionais a partir dos atributos de cada item do carro e do piloto, incidindo-os às características da pista, como o traçado, as irregularidades no asfalto e as condições climáticas.

O valor de cada atributo varia de 1 a 10 e cada um possui suas peculiaridades. Os participantes terão acesso ao traçado do circuito e às condições climáticas e da pista, tendo que interpretar tais características de forma a obter o melhor desempenho.

Em relação aos Pilotos, estes consistem num conjunto de seis atributos: Habilidade, Agressividade, Consistência, Inteligência, Chuva e Reputação. Cada um tem uma função no desempenho do piloto ou nas negociações de contratos.

A Habilidade é sem dúvida o atributo mais importante, pois define o nível de destreza do piloto ao volante, influenciando fortemente seu desempenho nos treinos e nas corridas. De forma simplificada, o nível de "talento" do piloto.

A Agressividade identifica a "ganância" ou instinto do piloto. Quanto mais agressivo, mais o piloto irá procurar a ultrapassagem, mais irá querer ser mais rápido, incluindo aí os treinos, buscando o limite do carro. Influencia também na defesa de posição, procurando sempre dar menos espaço ao adversário e não ceder fácil nenhuma ultrapassagem.

A Consistência mede o nível de concentração do piloto, influenciando diretamente na regularidade e quantidade de erros que o piloto comete. Quanto menos consistência, mais erros e mais variabilidade no desempenho do piloto.

A Inteligência mede o nível de conhecimento do piloto em relação ao carro como um todo, conseguindo administrar melhor o equipamento durante a corrida (pneus, motor, etc.) e tendo mais chances de sucesso nos ajustes quem possuir maior valor nesse atributo. Além disso, ajuda o piloto em situações de defesa e ataque de posição, possibilitando-o fazer as melhores escolhas em momentos cruciais, como por exemplo a largada das corridas.

O atributo Chuva mede a habilidade do piloto neste tipo de condição, seja em qualquer grau (pista levemente molhada, pouco molhada ou molhada). Influencia também na quantidade de erros que o piloto pode cometer quando corre neste tipo de situação.

A Reputação determina o quanto o piloto está estabelecido na categoria, ou o quanto é "famoso". Este atributo influencia principalmente nas negociações de contratos com fornecedores, patrocinadores e outros staffs para a equipe, afinal quanto melhor a reputação do piloto, maior interesse os fornecedores e patrocinadores terão em assinar contrato com a equipe que o tiver. O atributo é determinado pelos resultados obtidos pelo piloto no universo da GPM, além de outros fatores conforme segue:
1: Novato ou nunca chegou no top-10
2: Chegou no top-10
3: Pontuou
4: Pontuou ao menos 3 vezes
5: Chegou no pódium
6: Chegou no pódium ao menos 3 vezes
7: Venceu
8: Venceu ao menos 3 vezes
9: Campeão
10: Campeão mais de uma vez

Fatores que reduzem a reputação:
-1: passou duas temporadas seguidas sem pontuar (caso já tenha atingido os níveis 3 e 4; fator anulado após pontuar novamente)
-1: passou duas temporadas seguidas sem chegar ao pódium (caso já tenha atingido os níveis 5 e 6; fator anulado após ir ao pódium novamente)
-1: passou duas temporadas seguidas sem vencer (caso já tenha atingido os níveis 7 e 8; fator anulado após vencer novamente)
-1: 36 anos ou mais (cumulativo com os anteriores)

Quanto aos carros, estes são divididos em Chassi, Motor e Pneus.

Os Chassis possuem cinco atributos: Freios, Suspensão, Câmbio, Aerodinâmica e Leveza. Além disso, há um atributo especial que é a Durabilidade.

O atributo Freios define o nível de eficiência do carro nas frenagens. Quanto maior o valor, mais eficientes os freios serão e os pilotos poderão freiar mais dentro da curva, sem travar as rodas.

O atributo Suspensão mede o grau de eficiência das molas e amortecedores. Valores maiores indicam maior absorção de impactos e melhor regulagem, podendo funcionar melhor tanto em pistas planas quanto em asfaltos ondulados.

O atributo Câmbio define o nível de eficiência da caixa de marchas. Quanto maior o valor, mais rápidas serão as trocas e mais facilitado ficará o trabalho do piloto.

O atributo Aerodinâmica mede o patamar de força aerodinâmica que o carro pode exercer. Quanto maior o valor, melhor o carro pode ser ajustado para exercer mais ou menos downforce, deixando-o mais estável em curvas e em altas velocidades.

O atributo Leveza está relacionado com a distriuição de peso do carro e diz o quão equilibrado é o conjunto do chassi como um todo. Um chassi equilibrado proporciona maior aceleração e estabilidade.

A Durabilidade do Chassi mede o nível de vida útil do chassi como um todo, sendo calculado como a média dos cinco atributos principais do carro, arredondada para o número inteiro mais próximo. Quanto maior o valor, menor a probabilidade de quebra de alguma parte do carro que não seja do motor.

Os Motores consistem em três atributos: Potência, Durabilidade e Leveza. Ainda há uma característica especial que é o Consumo.

A Potência mede o nível de força do motor. Quanto mais alto, mais potência o motor é capaz de transmitir, aumentando sensivelmente a performance em circuitos de alta velocidade, permitindo maiores velocidades finais.

A Durabilidade mede o quão duráveis são os componentes do motor. Quanto mais alto o valor, menor probabilidade de quebras. Outro detalhe é que, a cada quebra, a probabilidade de haver uma nova aumenta (a Durabilidade diminui um ponto a cada quebra). Há ainda perda de durabilidade devido ao uso: independente da quilometragem rodada, depois da terceira corrida que disputar o motor perde um ponto de Durabilidade. Após a quarta, mais um ponto, após aquinta mais um ponto e assim até que atinja zero, quando o motor não pode mais ser utilizado. Porém, acumulando quebras e rodagem, o motor vai se tornando inutilizável durante esse período, já que a Durabilidade diminui tanto que é quase impossível completar uma corrida.

A Leveza mede o quão leve é o motor. Maior leveza permite melhor distribuição de peso no carro, deixando-o mais estável, principalmente nas curvas. A leveza geral do carro é obtida através da média entre a leveza do chassi e a do motor.

O Consumo mede o quanto o carro consegue percorrer com um litro de combustível. Consumos menores permitem que o carro fique mais leve durante as corridas, melhorando significativamente o desempenho geral.

Completando os componentes do carro, temos os Pneus. Eles podem ser slicks, para uso em pista seca, ou de chuva. Possuem dois atributos: Aderência e Durabilidade.

A Aderência indica o nível de desempenho do pneu. Maiores aderências proporcionam melhor estabilidade, maior velocidade nas curvas e maior aceleração. Cada tipo de pneu terá níveis de aderência diferentes para cada condição de pista.

A Durabilidade do Pneu mede o nível de vida útil dos pneus. Quanto maior o valor, mais durável é o pneu. Cada tipo de pneu terá níveis de durabilidade diferentes para cada condição de pista. A temperatura ambiente e o nível de abrasividade do asfalto também exercem forte influência neste atributo.

Como membros do "staff" da equipe, temos os Engenheiros e os Mecânicos.

Os Engenheiros são os membros mais importantes do staff, pois podem trabalhar em várias áreas, como acerto do carro, desenvolvimento de upgrades e até projetos de novos chassis. Dividem-se em Engenheiros de Chassi e Engenheiros de Motor. Os de Chassi possuem os atributos Freios, Suspensão, Câmbio, Aerodinâmica e Leveza, que indicam seu nível de conhecimento em cada uma destas partes do carro. Já os de Motor possuem os atributos Potência, Durabilidade e Leveza.

Os Mecânicos são a mão-de-obra necessária para todas as tarefas da equipe, como consertos, montagens de chassis e de upgrades, além dos pitstops durante as corridas. Os mecânicos são contratados por equipes. As equipes possuem atributos coletivos, que são Consistência e Habilidade.

A Consistência indica o nível de variabilidade no desempenho dos mecânicos, além de medir a probabilidade de os mesmos cometerem erros. Quanto menor a consistência, mais o desempenho dos mecânicos varia (para menos) a cada pitstop e maior a chance de os mesmos cometerem algum erro e causarem perda de tempo ou até mesmo um abandono.

Já o atributo Habilidade mede a capacidade dos mecânicos de realizarem suas tarefas mais rápido. Quanto maior este atributo, os mecânicos poderão fazer trocas de pneus e consertos e menos tempo. Cada ponto de habilidade a mais torna a troca de pneus ou a troca de bico 2 segundos mais rápida, em média.

Habilidade 10 = Troca pneus 6s, Troca bico 10s
Habilidade 9 = Troca pneus 8s, Troca bico 12s
Habilidade 8 = Troca pneus 10s, Troca bico 14s
Habilidade 7 = Troca pneus 12s, Troca bico 16s

Além dos funcionários, cada equipe possui sua Sede. A sede da equipe (cidade e país) deve ser escolhida no momento da criação da mesma. Cada país tem suas vantagens e desvantagens e cabe ao participante analisá-las.

Regra Geral do Regulamento: as regras explicitadas neste e nos demais tópicos do regulamento, além dos tópicos específicos de pilotos, engenheiros, motores, pneus, componentes terceirizados, mecânicos, patrocinadores, premiações e negociações, especificam todas as situações e ações permitidas e possíveis de serem executadas no andamento do jogo. Toda situação ou ação que não esteja especificada no regulamento é previamente considerada proibida, dependendo de inclusão no regulamento após análise da administração para se tornar permitida.
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