GRAND PRIX MANAGER
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parte 4/5 - Mercado e Contratos

Ir para baixo

Parte 4/5 - Mercado e Contratos Empty Parte 4/5 - Mercado e Contratos

Mensagem  Saimon 15/12/2012, 21:06

Apresentação das regras relacionadas a contratação de staffs e equipamentos e demais elementos do mercado.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Parte 4/5 - Mercado e Contratos Empty Mercado e Contratos

Mensagem  Saimon 10/1/2013, 22:02

Uma equipe de F1 precisa de vários recursos para funcionar. Genericamente, podemos dizer que tais recursos são os Físicos (motores, pneus e outros insumos), os Humanos (pessoas) e os Financeiros (patrocinadores e Premiações). Há algumas normas que devem ser seguidas sobre estes recursos, principalmente os Humanos. Além de ter estes recursos, para funcionar a equipe também terá despesas referente às viagens.

Quanto aos Recursos Físicos, podemos dividi-los em: Motores, Pneus e Peças. Existem várias marcas de Motores e Pneus e estes possuem tópicos próprios no fórum do jogo, onde podem ser assinados contratos de fornecimento. A contratação dos mesmos ocorre em um período específico entre duas temporadas, conhecido como Período de Negociações.

No tópico de Motores encontram-se várias marcas, cada uma com seu modelo. Algumas possuem restrições de fornecimento, dependendo de onde se situa a sede da equipe, entre outros critérios. Os preços indicados para cada um serão obrigatoriamente respeitados, não havendo diminuições ou abatimentos que não sejam previamente anunciados pelo fabricante. Os contratos podem ser assinados na modalidade de Parceria ou fornecimento Básico. Os termos dos contratos estão explicitados no tópico específico dos Motores. Os Motores também podem ser construídos pela própria equipe, conforme será visto na seção Projetos do regulamento.

No formato de Parceria, os fornecimentos de motores prevêem a disponibilização de um engenheiro de motores, pago pelo fornecedor, para trabalhar na equipe em acertos e pacotes de melhorias, conforme seus atributos e disponibilidade de estruturas na sede da equipe. Cada fornecedor possui já um engenheiro pretendido ao iniciar o período de negociações, o qual será trocado apenas se o fornecedor perder as negociações pelo engenheiro para alguma equipe. Neste caso, o fornecedor buscará outro engenheiro que esteja disponível no mercado e não seja o engenheiro previamente pretendido por outro fornecedor.

Como regra adicional sobre os motores, no GPM é proibido o uso de motores de diferentes fabricantes durante uma mesma temporada. A regra vale inclusive para equipes que tiverem motor próprio, não podendo assinar contrato de fornecimento com algum fabricante se for usar o motor de fabricação própria em qualquer evento durante a temporada. Se já tiver assinado com algum fabricante, não será permitido cancelar o contrato durante a temporada para usar o motor próprio.

Sobre os Pneus, estes também possuem um tópico específico, que pode conter várias marcas. Os fabricantes fazem contratos de fornecimento para toda uma temporada, conforme detalhes esclarecidos no próprio tópico dos Pneus. Assim como nos Motores, os preços dos contratos são imutáveis. Além disso, não é possível misturar pneus de um jogo com outro.

Quanto às Peças, estas são utilizadas na manutenção dos Chassis e Motores. Existem valores de manutenção fixos por corrida, para cada carro, além de outros valores referentes a conserto e reposição de peças devido acidentes:
- Manutenção de chassi: $50 (por carro, por corrida);
- Manutenção de motor: $50 (por carro, por corrida, porém apenas se for motor próprio);
- Toque que danifique asa dianteira, asa traseira ou bico: $15;
- Acidente com batida leve: $200;
- Acidente com batida forte: $400;
- Acidente com capotagem: $1500;
- Acidente com capotagem grave (perda total do chassi): será cobrado valor integral de um chassi novo, com valores dependendo dos atributos do mesmo.

Outro recurso físico existente no GPM é o combustível, mas as equipes não precisam se preocupar com os gastos referentes a ele, já que o mesmo está incluso nos fornecimentos de motores de terceiros, bem como no custo de motores próprios.

Entre os Recursos Humanos, podemos citar: Pilotos, Engenheiros e Mecânicos. Os Pilotos e os Engenheiros possuem características próprias, exigências e objetivos, representados através de Pontos de Argumentação. Já os Mecânicos possuem apenas uma exigência, que deve ser cumprida de qualquer forma, que é trabalhar somente para equipes de seu país. Para contratar pilotos e engenheiros, é necessário sondá-los no Período de Negociações (período específico entre duas temporadas), apresentando argumentos que os convençam a assinar pela sua equipe. Cada argumento é considerado pelo piloto ou engenheiro conforme critérios a serem apresentados mais adiante neste tópico. Já os mecânicos podem ser contratados também dentro do mesmo período, embora não seja necessário argumentação.

Cada equipe deve ter obrigatoriamente 2 Pilotos Titulares, 1 Piloto de Testes e 3 Engenheiros de Chassi (divididos nas funções Diretor Técnico, Designer-Chefe e Aerodinamicista). Adicionalmente a equipe pode contar também com um Engenheiro de Motor.

Os Pilotos podem trabalhar de três formas:
- sob Contrato Fixo, de no mínimo uma temporada (12 meses fictícios) e no máximo 3 temporadas (36 meses fictícios);
- sob Cachê, por no mínimo um mês fictício e no máximo 11 meses fictícios, onde o piloto ocupará obrigatoriamente uma das vagas de titular da equipe;
- como Piloto Pagante, o qual está sempre vinculado a um patrocinador, não recebendo salário mas ocupando uma das vagas de titular da equipe. Estes contratos podem ser nos mesmos termos dos Contratos Fixos ou por corrida.
Obs.: No caso de Cachê, o início do contrato deve obrigatoriamente ocorrer em até 4 meses após seu fechamento. Já nos Contratos Fixos, o início deve ser obrigatoriamente no mês 1 fictício.

Na forma de Contrato Fixo, o piloto e a equipe criam um vínculo empregatício fixo e são obrigados a cumprir o acordo assinado até o fim. Este tipo de contrato pode ser assinado apenas durante o Período de Negociações (que ocorre normalmente no intervalo entre duas temporadas). Caso uma das partes (piloto ou equipe) deseje quebrar o contrato antes do fim, terá que pagar uma multa rescisória no valor da soma de todos os salários restantes até o fim do contrato vigente.

Os Contratos Fixos poderão ter cláusulas específicas, conforme segue:
* Cláusula de desempenho: a continuidade do contrato fica relacionada ao desempenho obtido pelo piloto, exigido pela equipe, ou o desempenho da equipe, exigido pelo piloto. Exemplo: contrato de 2 anos, porém o contrato encerra após 1 ano caso o piloto não consiga pelo menos 20 pontos no campeonato;
* Cláusula de opcional: o piloto e a equipe têm a opção de renovação do contrato por um período maior, ao final de um período inicial. Porém, a soma total dos períodos não pode exceder 3 anos. A opção pela renovação deve ocorrer em conjunto entre equipe e piloto, sendo que, se uma parte não quiser renovar, o contrato é encerrado automaticamente. Exemplo: contrato de 1 ano, com opção de renovação por mais 2 anos. Haverá um período específico durante o Período de Negociações para fazer a opção pela renovação ou não. Exercendo a renovação, não será permitido vender ou rescindir o contrato dentro do mesmo Período de Negociações. O tempo de opcional do contrato não conta para o cálculo da multa rescisória do mesmo, caso ainda não tenha sido exercida a opção de renovação;
* Cláusula de titular: o piloto será titular da equipe, participando de todos os treinos e corridas, exceto quando estiver lesionado;
* Cláusula de primeiro piloto: o piloto, além de ser titular, terá prioridade em todo tipo de tratamento na equipe, tais como estratégia de corrida e acerto igual ou com maior chance de dar certo, disponibilidade do carro reserva e o companheiro deverá ceder posição se estiver logo à frente na corrida. Tendo esta cláusula no contrato de um dos pilotos, obrigatoriamente o outro piloto deverá concordar com as mesmas e ter o status de segundo piloto constando em seu contrato. Este tipo de cláusula também possui uma série de limitações conforme segue:
- Para receber uma proposta de 1º piloto, o piloto obrigatoriamente deve ter no mínimo 2 pontos a mais de reputação que o 2º (já contratado ou que esteja sendo abordado no mesmo mercado);
- No caso de a equipe ter contrato já assinado com cláusula de 1º piloto, onde a reputação do mesmo seja igual a 2 ou 1, terá que contratar obrigatoriamente um de reputação 1 para ser 2º piloto (caso não tenha contrato já assinado para esta segunda vaga);
- Caso a equipe já tenha um 2º piloto contratado, terá a opção de contratar o outro piloto com contrato normal, não sendo obrigada a contratar um 1º piloto com 2 pontos a mais de reputação. Esta possibilidade só existe no caso de a equipe já ter um piloto com cláusula de 2º piloto contratado em período de negociações anterior. Não podem ser fechados contratos no mesmo período de negociações com um piloto como normal e outro como 2º;
- Equipes que já têm um contrato normal assinado com um piloto (sem cláusula de 1º ou 2º), não poderão contratar um piloto para a outra vaga com cláusula de 1º ou 2º piloto.
* Cláusula de segundo piloto: o piloto terá o tratamento de segundo piloto conforme regras definidas anteriormente;
* Cláusula de piloto de testes: o piloto apenas participará dos testes de desenvolvimento do carro e apenas poderá ser escalado para participar de um final de semana de corrida se um dos titulares estiver lesionado ou for demitido durante a temporada. Esta cláusula impede que o contrato do piloto tenha também a cláusula de primeiro ou segundo piloto;
* Outros tipos de cláusulas deverão ser consultadas à administração.

Na forma de Cachê, a equipe paga o piloto por cada mês fictício que ele trabalhar. Este formato não cria qualquer vínculo entre equipe e piloto, podendo qualquer das partes romper o contrato assim que desejarem, desde que seja no fim do mês fictício corrente, sem direito a multa rescisória por qualquer uma das partes.

Na forma de Piloto Pagante, o piloto é vinculado a um patrocinador que paga, por corrida, para ocupar uma das vagas de titular da equipe. O vínculo do Piloto Pagante com a equipe é similar ao Contrato Fixo ou Cachê, dependendo do que for negociado com o piloto e seu respectivo patrocinador, excetuando o fato de que esta modalidade não contempla pagamento de salários ao piloto, apenas recebimento de patrocínio pela equipe. Alguns Pilotos Pagantes podem estar disponíveis apenas em corridas específicas, nas quais firmarão vínculo com as equipes similar ao de Cachê.

Critérios de Argumentação para Pilotos:
O critério utilizado pelos pilotos para decidir entre uma equipe ou outra em uma negociação se dará através de um sistema de pontuação, apresentado abaixo. A equipe que somar a maior quantidade de pontos será considerada melhor pelo piloto:
- Chassi = 5 pts. por cada ponto de atributo
- Motor = 5 pts. por cada ponto de atributo
- Mecânicos = 4 pts. por cada ponto de atributo
- Ter engenheiro de motores em condições de trabalhar no acerto de potência do motor durante toda a temporada = 10 pts. (não válido caso a equipe concorrente na disputa tenha motor com potência maior)
- Ser titular e primeiro piloto = 70 pts.
- Ser titular sem cláusula de primeiro ou segundo piloto = 50 pts.
- Ser titular e segundo piloto = 30 pts.
- Classificação da equipe no campeonato de construtores anterior = 1º 25 pts, 2º 22 pts., 3º 20 pts, 4º 18 pts., 5º 16 pts., 6º 14 pts., 7º 12 pts., 8º 10 pts., 9º 8 pts., 10º 6 pts., 11º 4 pts., 12º 2 pts., 13º 0 pts.
- Equipe já foi campeã de construtores: 10 pts.
- Nunca foi campeã de construtores, mas já foi campeã de pilotos: 8 pts.
- Nunca foi campeã, mas já venceu: 6 pts.
- Nunca venceu, mas já foi ao pódium: 4 pts.
- Nunca foi ao pódium, mas já pontuou: 2 pts.
- Equipe de mesma nacionalidade do piloto = 15 pts.
- Já ter tido um contrato rescindido pela equipe anteriormente ou ter tido seu contrato vendido sem o consentimento do piloto = -40 pts.
- Equipe diferente da atual (para pilotos que já estão na mesma equipe há 5 anos ou mais; se a atual tiver fábrica, a outra terá que ter também) = 20 pts.
- Salário = 10 pts. a cada 10% acima do salário-base (o limite é 50% acima do salário-base, exceto para pilotos com Reputação 9 ou 10)
- Equipe possui Fábrica = 10 pts.
- Equipe possui estrutura capaz de gerar pacotes de melhoria = 10 pts. se tiver uma estrutura ou 20 pts. se tiver mais que uma
- Pontos de Confiança do manager = 5 pts. por cada ponto de confiança
- Manager foi demitido durante a temporada anterior = -25 pts.
- Manager participou de metade das corridas ou menos na temporada anterior = -15 pts.

Observações:
- Nos critérios definidos por número de atributos, valem apenas os atributos que a equipe terá na primeira corrida da temporada;
- Nos critérios relacionados a estruturas da sede da equipe, valem as estruturas que estiverem prontas antes da primeira corrida da temporada;
- Não é possível ter dois primeiros pilotos na mesma equipe. Ser primeiro piloto significa ter preferência pelo carro reserva, nunca ser o piloto que terá a estratégia de corrida mais arriscada e ter direito de passar o companheiro sempre que o mesmo estiver uma posição à frente, se no momento estiver mais rápido, ou em algum momento no terço final da corrida, estando mais rápido ou não. Ser segundo piloto é obrigatório aceitar as condições acima. Se um piloto é primeiro piloto, ou outro automaticamente fica definido como o segundo;
- Um piloto que tenha sido contratado como Piloto de Testes poderá ser promovido a Piloto Titular durante o período de negociações, desde que esta vaga esteja disponível na equipe. Neste caso será obrigatório um reajuste de salário de no mínimo 10% (ou no mínimo o salário-base de sua classe atualizada), embora não ultrapassando 150% do salário-base de sua classe atualizada. Neste mesmo momento (e somente neste) pode ser adicionada a cláusula de primeiro ou segundo piloto ao contrato do mesmo, valendo as mesmas regras já explicitadas anteriormente sobre este tipo de cláusula. Qualquer outra mudança de cláusulas de contrato não é permitida, tendo a equipe que demitir o piloto caso não queria mais mantê-lo com as cláusulas pré-acordadas no contrato.

Outras regras que devem ser observadas a respeito de Contratos Fixos com Pilotos:
- É proibido rescindir o contrato de um piloto antes de o mesmo ter disputado ao menos uma corrida;
- É proibido rescindir o contrato de um piloto após ter exercido opção de renovação do mesmo antes de ter disputado ao menos uma corrida após a renovação;
- É proibido rescindir um contrato e recontratar o mesmo piloto nos próximos 12 meses fictícios;
- Contratos fixos com pilotos de reputação 1 ou 2 poderão ser rescindidos sem pagamento de multa durante a temporada, desde que já tenham disputado no mínimo 5 corridas na temporada atual e estejam atrás do companheiro na classificação do campeonato. Este tipo de rescisão é válido apenas por decisão da equipe, nunca do piloto ou de outra equipe;
- Caso um piloto pagante perca seu patrocínio, a equipe terá o direto de rescindir seu contrato sem custos, durante o período de negociações. Caso não queira rescindir, o piloto passará a receber salário equivalente ao mínimo para a sua Reputação no momento do rompimento com o patrocinador, valendo o mesmo até o fim do contrato;
- Regra do Veto: é proibido contratar um piloto com Reputação 9 ou 10 já tendo outro piloto com Reputação 9 ou 10 contratado na equipe (ou contratar os dois ao mesmo tempo de qualquer maneira). Um novo piloto de tal Reputação só pode ser contratado mediante quebra do contrato do outro (com pagamento de multa e demais regras cabíveis);
- Regra da Anistia: a pontuação de -40 devido rescisão/venda indesejada de contrato anterior é eliminada das negociações caso o Piloto tenha sido contratado novamente pela equipe que rescindiu o contrato anteriormente.

Os Engenheiros, ao contrário dos Pilotos, podem trabalhar de apenas uma forma: sob Contrato Fixo, de no mínimo uma temporada (12 meses fictícios) e no máximo 3 temporadas (36 meses fictícios), com início obrigatoriamente no próximo mês 1 fictício após a assinatura do contrato. Neste caso, o engenheiro e a equipe (ou fornecedor de motores) criam um vínculo empregatício fixo e são obrigados a cumprir o acordo assinado até o fim. Este tipo de contrato pode ser assinado apenas durante o Período de Negociações (que ocorre normalmente no intervalo entre duas temporadas). Caso uma das partes (engenheiro ou equipe/fornecedor) deseje quebrar o contrato antes do fim, terá que pagar uma multa rescisória no valor da soma de todos os salários restantes até o fim do contrato vigente. A quebra de contrato também só poderá ocorrer no período de negociações.

Os Contratos Fixos de Engenheiros poderão ter cláusulas específicas, conforme segue:
* Cláusula de opcional: o engenheiro e a equipe/fornecedor têm a opção de renovação do contrato por um período maior, ao final de um período inicial. Porém, a soma total dos períodos não pode exceder 3 anos. A opção pela renovação deve ocorrer em conjunto entre equipe/fornecedor e engenheiro, sendo que, se uma parte não querer renovar, o contrato é encerrado automaticamente. Exemplo: contrato de 1 ano, com opção de renovação por mais 2 anos. Haverá um período específico durante o Período de Negociações para fazer a opção pela renovação ou não. Exercendo a renovação, não será permitido vender o contrato dentro do mesmo Período de Negociações. O tempo de opcional do contrato não conta para o cálculo da multa rescisória do mesmo, caso ainda não tenha sido exercida a opção de renovação;
* Diretor Técnico: o engenheiro será o responsável pelo projeto de novos chassis na equipe (cláusula portanto válida apenas para engenheiros de chassi). Só é possível ter um único engenheiro com esta cláusula na equipe, sendo que se a equipe já tiver um engenheiro contratado com a mesma, não poderá oferecer nem contratar outro com a esta cláusula;
* Aerodinamicista: o engenheiro será o responsável pela parte aerodinâmica no projeto dos carros (em conjunto com o Diretor Técnico) e também por pacotes de melhoria em Aerodinâmica na equipe (cláusula portanto válida apenas para engenheiros de chassi). Só é possível ter um único engenheiro com esta cláusula na equipe, sendo que se a equipe já tiver um engenheiro contratado com a mesma, não poderá oferecer nem contratar outro com a esta cláusula;
* Designer-Chefe: o engenheiro será o responsável pelos Freios, Suspensão, Câmbio e Leveza no projeto dos carros (em conjunto com o Diretor Técnico) e também por pacotes de melhoria nestes mesmos atributos (cláusula portanto válida apenas para engenheiros de chassi). Só é possível ter um único engenheiro com esta cláusula na equipe, sendo que se a equipe já tiver um engenheiro contratado com a mesma, não poderá oferecer nem contratar outro com a esta cláusula;
* Engenheiro Projetista de Motor: o engenheiro será o responsável pelo projeto de novos motores na equipe (cláusula portanto válida apenas para engenheiros de motor);
* Outros tipos de cláusulas deverão ser consultadas à administração.

Outras regras que devem ser observadas a respeito de Contratos Fixos com Engenheiros:
- É proibido rescindir um contrato e recontratar o mesmo engenheiro nos próximos doze meses fictícios;
- Ao assinar contrato de parceria com um fornecedor de motores, a equipe não pode contratar outro engenheiro de motores além daquele disponibilizado pelo fornecedor. A equipe também não tem qualquer poder de decisão sobre a escolha do mesmo;
- Regra da Anistia: a pontuação de -40 devido rescisão/venda indesejada de contrato anterior é eliminada das negociações caso o Engenheiro tenha sido contratado novamente pela equipe que rescindiu o contrato anteriormente.

Critérios de Argumentação para Engenheiros de Chassi:
O critério utilizado pelos engenheiros para decidir entre uma equipe ou outra em uma negociação se dará através de um sistema de pontuação, apresentado abaixo. A equipe que somar a maior quantidade de pontos será considerada melhor pelo engenheiro:
- Motor = 5 pts. por cada ponto de atributo
- Mecânicos = 4 pts. por cada ponto de atributo
- Diretor Técnico = 120 pts.
- Aerodinamicista = 20 pts. (para engenheiros onde Aerodinâmica seja o seu maior atributo, empatado com outro ou não);
- Designer-Chefe = 20 pts. (para engenheiros onde Freios, Suspensão, Câmbio ou Leveza seja o seu maior atributo, empatado com outro ou não);
- Pilotos = 10 pts. por ponto de reputação, somando os dois pilotos titulares
- Classificação da equipe no campeonato de construtores anterior = 1º 25 pts, 2º 22 pts., 3º 20 pts, 4º 18 pts., 5º 16 pts., 6º 14 pts., 7º 12 pts., 8º 10 pts., 9º 8 pts., 10º 6 pts., 11º 4 pts., 12º 2 pts., 13º 0 pts.
- Equipe já foi campeã de construtores: 10 pts.
- Nunca foi campeã de construtores, mas já foi campeã de pilotos: 8 pts.
- Nunca foi campeã, mas já venceu: 6 pts.
- Nunca venceu, mas já foi ao pódium: 4 pts.
- Nunca foi ao pódium, mas já pontuou: 2 pts.
- Equipe de mesma nacionalidade do engenheiro ou mesma língua = 10 pts.
- Já ter tido um contrato rescindido pela equipe anteriormente ou ter tido seu contrato vendido sem o consentimento do engenheiro = -40 pts.
- Salário = 10 pts. a cada 10% acima do salário-base (observar os limites máximos de salário, quando houver)
- Possuir Fábrica = 10 pts.
- Duração do contrato em equipe com Fábrica = 5 pts. se 2 anos ou 10 pts. se 3 anos
- Possuir Túnel de Vento = 30 pts. (se oferecido o cargo de Aerodinamicista)
- Duração do contrato em equipe com Túnel de Vento = 5 pts. se 2 anos ou 10 pts. se 3 anos (se oferecido o cargo de Aerodinamicista)
- Possuir CPD de Freios, Suspensão ou Câmbio = 30 pts. (se oferecido o cargo de Designer-Chefe)
- Duração do contrato em equipe com CPD de Freios, Suspensão ou Câmbio = 5 pts. se 2 anos ou 10 pts. se 3 anos (se oferecido o cargo de Designer-Chefe)
- Pontos de Confiança do manager = 5 pts. por cada ponto de confiança
- Manager foi demitido durante a temporada anterior = -25 pts.
- Manager participou de metade das corridas ou menos na temporada anterior = -15 pts.

Critérios de Argumentação para Engenheiros de Motor:
O critério utilizado pelos engenheiros para decidir entre uma equipe ou outra em uma negociação se dará através de um sistema de pontuação, apresentado abaixo. A equipe que somar a maior quantidade de pontos será considerada melhor pelo engenheiro:
- Chassi = 5 pts. por cada ponto de atributo / Montadoras valem-se dos atributos da equipe a qual será parceira
- Mecânicos = 4 pts. por cada ponto de atributo / Montadoras valem-se dos atributos da equipe a qual será parceira
- Responsável principal pelo projeto dos novos motores próprios da equipe (durante toda a duração do contrato) = 100 pts. / Montadoras sempre terão esta pontuação
- Ter fábrica de motores = 80 pts. / Montadoras sempre terão esta pontuação
- Ter CPD de motores = 20 pts. (não válido se a equipe tiver fábrica de motores) / Não válido para montadoras
- Pilotos = 10 pts. por ponto de reputação, somando os dois pilotos titulares / Montadoras valem-se dos atributos da equipe a qual será parceira
- Classificação da equipe no campeonato de construtores anterior = 1º 25 pts, 2º 22 pts., 3º 20 pts, 4º 18 pts., 5º 16 pts., 6º 14 pts., 7º 12 pts., 8º 10 pts., 9º 8 pts., 10º 6 pts., 11º 4 pts., 12º 2 pts., 13º 0 pts. / Montadoras recebem os pontos conforme equipe melhor classificada usando seus motores no campeonato anterior
- Equipe já foi campeã de construtores: 10 pts. / Montadoras recebem os pontos conforme seu próprio histórico
- Nunca foi campeã de construtores, mas já foi campeã de pilotos: 8 pts. / Montadoras recebem os pontos conforme seu próprio histórico
- Nunca foi campeã, mas já venceu: 6 pts. / Montadoras recebem os pontos conforme seu próprio histórico
- Nunca venceu, mas já foi ao pódium: 4 pts. / Montadoras recebem os pontos conforme seu próprio histórico
- Nunca foi ao pódium, mas já pontuou: 2 pts. / Montadoras recebem os pontos conforme seu próprio histórico
- Equipe de mesma nacionalidade do engenheiro ou mesma língua = 10 pts. / Montadoras recebem os pontos conforme sua origem
- Já ter tido um contrato rescindido pela equipe anteriormente ou ter tido seu contrato vendido sem o consentimento do engenheiro = -40 pts. / Não válido para montadoras
- Salário = 10 pts. a cada 10% acima do salário-base (o limite é 50% acima do salário-base) / Montadoras sempre oferecerão o salário máximo
- Duração do contrato em equipe com Fábrica de Motores = 6 pts. se 2 anos ou 12 pts. se 3 anos / Montadoras terão esta pontuação conforme duração oferecida
- Duração do contrato em equipe com CPD de Motores = 4 pts. se 2 anos ou 8 pts. se 3 anos / Não válido para montadoras
- Pontos de Confiança do manager = 5 pts. por cada ponto de confiança
- Manager foi demitido durante a temporada anterior = -25 pts.
- Manager participou de metade das corridas ou menos na temporada anterior = -15 pts.

Observações:
- Nos critérios definidos por número de atributos, valem apenas os atributos que a equipe terá na primeira corrida da temporada;
- Nos critérios relacionados a estruturas da sede da equipe, valem as estruturas que estiverem prontas antes da primeira corrida da temporada;
- Se for argumentado que o engenheiro será o Diretor Técnico, esta função deverá ser cumprida durante todo o contrato;
- Um engenheiro que tenha sido contratado com o cargo de Designer-Chefe ou Aerodinamicista poderá ser promovido ao cargo de Diretor Técnico durante o período de negociações, desde que esta vaga esteja disponível na equipe. Neste caso será obrigatório um reajuste de salário de no mínimo 10% (ou no mínimo o salário-base de sua classe atualizada), embora não ultrapassando 150% do salário-base de sua classe atualizada. Qualquer outra mudança de cargo não é permitida, tendo a equipe que demitir o engenheiro caso queira tirá-lo de seu atual cargo;
- Se a equipe argumentar na negociação com um Engenheiro de Motor que irá projetar motores próprios, isso deve ser feito no mínimo uma vez durante a duração do contrato. Caso a equipe não programe a construção dos novos motores para o engenheiro conforme prometido, ou ainda, se o engenheiro construa o motor e este não seja utilizado em corrida até o ano seguinte, o mesmo tem direito de pedir multa no valor da soma de todos os salários restantes até o fim do contrato vigente (embora continue trabalhando na equipe normalmente sob o contrato vigente). Mesmo que o contrato esteja encerrando, o valor mínimo da multa é de 12 meses de salário. Para poder apresentar este argumento, a equipe terá que provar com planejamento e números que tem condições financeiras de fazer o projeto do motor.

A respeito da Remuneração a Pilotos e Engenheiros, pode ser oferecida em uma única modalidade: salário mensal. Além disso, o salário deve respeitar os seguintes limites:
- Salário mínimo: igual ao salário-base de cada piloto/engenheiro, disponível nos tópicos específicos de Pilotos e Engenheiros;
- Salário máximo: igual a 150% do salário-base de cada piloto/engenheiro, exceto para pilotos com Reputação = 9 ou 10, onde não há teto máximo.

Os Mecânicos são provenientes do país de origem da equipe e são contratados por equipes/grupos. Os contratos são sempre de 1 ano de duração, sendo as equipes obrigadas a cumpri-los do início ao fim. Os salários-base dos mecânicos são especificados em seu tópico específico. Os atributos dos mecânicos podem ser melhorados através de treinamentos. Os custos referentes as estes treinamentos, bem como os respectivos impactos sobre os salários dos mecânicos, estão especificados também no tópico de Mecânicos.

Quanto aos Recursos Financeiros, tem-se no GPM duas fontes: Patrocinadores, Premiações e Fornecimento de Motores. Os Patrocinadores são a principal fonte de recursos financeiros, os quais injetam dinheiro nas equipes em troca de publicidade, tendo algumas exigências e objetivos. Já as Premiações são dadas ao fim de cada corrida, dependendo da posição de cada carro na classificação final.

Os Patrocinadores são divididos em dois grupos: Principais e Secundários. Os Patrocinadores Principais são os que oferecem maiores quantias de dinheiro, porém fazendo várias exigências e traçando objetivos para a equipe. Os Patrocinadores podem oferecer contratos de até 3 temporadas, os quais podem ter cláusulas de aumento do valor dependendo do desempenho, entre outras. O desempenho da equipe e o cumprimento das exigências e objetivos também influencia na renovação ou não do patrocínio e/ou no aumento/diminuição dos valores oferecidos. Já os Patrocinadores Secundários oferecem valores bem menores, porém fazem bem menos exigências e os contratos têm duração de apenas uma temporada. Os detalhes referentes aos contratos de patrocínio encontram-se no tópico específico.

Outra fonte de renda das equipes seriam as Premiações. Dependem da posição dos carros da equipe na classificação final das corridas, conforme abaixo:
1º = $6000
2º = $4500
3º = $3500
4º = $3000
5º = $2500
6º = $2000
7º = $1800
8º = $1600
9º = $1400
10º = $1200
11º em diante = $500
Abandono durante a corrida = sem premiação

Observações:
- Premiações válidas somente pra quem completa a corrida (no mínimo 90% das voltas percorridas pelo vencedor).
- Caso a corrida termine antes de 75% das voltas previstas, por exemplo em um temporal, os prêmios se mantêm inalterados.

Além das fontes citadas, as equipes podem obter recursos através do Fornecimento de Motores. As equipes que projetarem seus próprios motores poderão fornecê-los para outra equipe (apenas uma), recebendo um valor de mercado como pagamento. Este pagamento é recebido em 12 parcelas mensais a cada um ano de contrato, sendo o valor da parcela mensal = $100 x média dos atributos do motor arrendodado para baixo - $50 a cada ponto de Potência a menos que 10. Os fornecimentos são feitos através de contratos anuais fechados com a equipe cliente (duração sempre de uma temporada), durante o período de negociações. É permitido fornecer apenas motores com a especificação usada pela equipe fornecedora no ano anterior, sem nenhum upgrade ou pacote de melhoria que não tenha sido utilizado em corrida na temporada anterior.

Por fim, para que a equipe possa funcionar ainda existem as Despesas de Viagens. O custo das viagens (transporte de equipamentos e pessoas para as corridas) será de $100 por corrida. Porém, as equipes que terminarem no top-10 do campeonato de Construtores no ano anterior terão estas despesas totalmente pagas pela FIA.

No mais, ainda existem algumas considerações importantes para planejamento da equipe:
- Os motores e pneus fornecidos pelos fabricantes podem sofrer alterações nos seus preços e atributos, ou até mesmo sair do mercado. Novas marcas podem entrar, e as antigas podem lançar novos modelos;
- Os pilotos e engenheiros podem sofrer alterações nos seus atributos, de uma temporada para outra, conforme a evolução de suas carreiras, mesmo que tenham contrato assinado com alguma equipe;.
- As equipes que possuem contrato encerrando com um piloto ou engenheiro não têm qualquer preferência para assinar um novo contrato em relação a possíveis interessados;
- As equipes que atingirem saldo em caixa negativo estarão consideradas falidas e deixarão imediatamente o campeonato;
- Não é possível efetivar qualquer transação de mercado durante um fim de semana de corrida (período entre os treinos e a corrida).
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos