1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
+6
Lee James
Giorgio Montone
Giovane Biscazzi
Ian McIrish
Daniel King
Saimon
10 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
Data fictícia: início do mês 10
Circuito: Montreal
Extensão: 4,410 km (70 voltas, 308,700 km no total)
Comentários iniciais:
O circuito Gilles Villeneuve, situado na ilha de Notre Dame, em Montreal, é bastante técnico e travado. O traçado consiste basicamente em uma seqüência de curvas e esses variados separados por pequenas retas, sendo que o primeiro setor concentra os esses mais rápidos. O principal ponto de ultrapassagem é o cotovelo Epingle des Stands. Os boxes são apertados e a estrutura ainda precisa de melhorias, embora o asfalto seja de boa qualidade.
Traçado:
Condições Climáticas:
Treinos: parcialmente nublado, 21 a 24°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Corrida: chuvoso, 21 a 24°C, pista pouco molhada (possibilidade de a chuva parar após meia hora de prova, tornando a pista gradativamente seca)
Prazo para envio dos formulários de corrida: 17:30 de 14/03/13 (quinta-feira)
Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Circuito: Montreal
Extensão: 4,410 km (70 voltas, 308,700 km no total)
Comentários iniciais:
O circuito Gilles Villeneuve, situado na ilha de Notre Dame, em Montreal, é bastante técnico e travado. O traçado consiste basicamente em uma seqüência de curvas e esses variados separados por pequenas retas, sendo que o primeiro setor concentra os esses mais rápidos. O principal ponto de ultrapassagem é o cotovelo Epingle des Stands. Os boxes são apertados e a estrutura ainda precisa de melhorias, embora o asfalto seja de boa qualidade.
Traçado:
Condições Climáticas:
Treinos: parcialmente nublado, 21 a 24°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Corrida: chuvoso, 21 a 24°C, pista pouco molhada (possibilidade de a chuva parar após meia hora de prova, tornando a pista gradativamente seca)
Prazo para envio dos formulários de corrida: 17:30 de 14/03/13 (quinta-feira)
Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Treinos
1ª Sessão
A F1 chega ao continente americano para a penúltima etapa da temporada. O circuito de Montreal recebe bom público e os carros se preparam para entrar na pista.
Borgudd, substituindo o lesionado Mass, abre o treino virando 1'31"415.
Stuck faz 1'31"999.
Surer marca 1'31"706.
De Cesaris vira 1'30"999.
Arnoux é o próximo. O francês registra 1'31"507.
Jones faz 1'30"202.
Patrese, estreando os novos compostos da Goodyear, marca 1'30"393.
Pryce vira 1'30"468.
Prost marca 1'30"238.
Scheckter vem para sua volta e registra 1'30"408.
Rosberg faz 1'30"168, melhor tempo até aqui. A Williams surpreende neste início de treino.
Baldi vira 1'32"221.
Fittipaldi marca 1'30"045, tomando a ponta do treino e mostrando que os novos pneus Goodyear são realmente muito aderentes.
Cheever faz 1'31"754.
Serra registra 1'31"930.
Mansell marca 1'30"449.
Pironi vira 1'30"137, segundo tempo até aqui.
Giacomelli faz 1'31"662.
Jabouille marca 1'31"687.
Warwick registra 1'31"512.
Tambay é o próximo. O francês vira 1'31"451.
Hunt faz 1'30"283, sexto tempo. Boa volta do britânico com a Tyrant.
Jarier vira 1'31"624.
Johansson marca 1'30"445.
Alboreto registra 1'30"504.
De Angelis vira 1'30"156. Os Williams estão muito bem no treino de hoje.
Laffite marca 1'30"156, igualando o tempo de De Angelis.
Piquet faz 1'30"074, segundo tempo. O brasileiro mostra que ainda tem chances de reverter a situação do campeonato.
Lauda fecha a primeira sessão virando 1'30"259, ficando apenas na nona posição.
Classificação - 1ª Sessão:
1º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'30"045
2º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'30"074
3º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'30"137
4º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'30"156
5º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'30"156
6º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'30"168
7º Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'30"202
8º Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'30"238
9º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'30"259
10º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'30"283
11º Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'30"393
12º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'30"408
13º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'30"445
14º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'30"449
15º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'30"468
16º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'30"504
17º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"999
18º Slim BORGUDD (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"415
19º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'31"451
20º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 1'31"507
21º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"512
22º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"624
23º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"662
24º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"687
25º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"706
26º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"754
27º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"930
28º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"999
29º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'32"221
2ª Sessão
Borgudd abre a segunda sessão virando 1'31"674, não melhorando seu tempo.
Stuck erra na freada da Epingle des Stands e espalha para fora da pista. O alemão vai direto para os boxes e está fora da corrida.
Surer vira 1'31"377 e sobe para décimo oitavo.
De Cesaris faz 1'30"946 e pouco melhora seu tempo.
Arnoux marca 1'30"926 e pula para décimo sétimo.
Jones vira 1'30"119, subindo para terceiro.
Patrese faz 1'30"098 e sobe para terceiro. O italiano se recupera bem no treino.
Pryce voa baixo com seu Winhill e registra 1'29"958, melhor tempo até aqui. Com a pista melhorando, os pneus Goodyear começam a fazer de fato efeito.
Prost vira 1'29"938 e mostra que a Ferrari é quem manda nos treinos, tomando a ponta.
Scheckter faz 1'29"798 e incrivelmente toma a ponta do treino! Qualificação emocionante em Montreal!
Rosberg voa baixíssimo e marca 1'29"354. Será que a Williams conquistará sua primeira pole na história?
Baldi faz 1'31"939 e melhora seu tempo, mas não o suficiente para obter a classificação para a corrida.
Fittipaldi vira 1'29"487 e recupera um lugar na primeira fila.
Cheever faz 1'31"411, vigésimo tempo.
Serra registra 1'32"167 e fica fora da prova.
Mansell vira 1'29"887 e sobe para quarto. Boa volta do britânico.
Pironi faz apenas 1'30"299 e não consegue melhorar seu tempo.
Giacomelli marca 1'31"018 e pula para décimo nono.
Jabouille é o próximo. O francês registra 1'31"118, subindo para vigésimo.
Warwick faz 1'31"048 e toma a vigésima posição.
Tambay marca 1'31"357 e sobe para vigésimo segundo.
Hunt voa baixo e registra 1'29"641, terceiro tempo. Ótimo treino da Tyrant.
Jarier vira 1'31"423, não conseguindo sair da última posição no grid.
Johansson marca 1'29"975, pulando para oitavo.
Alboreto faz 1'29"916, sexto tempo. Treino encorajador da Biscazzi.
De Angelis registra 1'29"898, subindo para sexto.
Laffite marca 1'29"880, quinto tempo.
Piquet extrai tudo de sua Savoia e registra 1'29"613, terceiro tempo.
Para alegria do brasileiro, Lauda vira o discreto tempo de 1'30"017 e fica apenas na décima terceira posição.
Classificação - Final:
1º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'29"354
2º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'29"487
3º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'29"613
4º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'29"641
5º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'29"798
6º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'29"880
7º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"887
8º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'29"898
9º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'29"916
10º Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'29"938
11º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"958
12º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'29"975
13º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'30"017
14º Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'30"098
15º Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'30"119
16º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'30"137
17º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 1'30"926
18º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"946
19º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"018
20º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"048
21º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"118
22º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'31"357
23º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"377
24º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"411
25º Slim BORGUDD (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"415
26º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"423
27º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"930
28º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"939
29º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"999
A F1 chega ao continente americano para a penúltima etapa da temporada. O circuito de Montreal recebe bom público e os carros se preparam para entrar na pista.
Borgudd, substituindo o lesionado Mass, abre o treino virando 1'31"415.
Stuck faz 1'31"999.
Surer marca 1'31"706.
De Cesaris vira 1'30"999.
Arnoux é o próximo. O francês registra 1'31"507.
Jones faz 1'30"202.
Patrese, estreando os novos compostos da Goodyear, marca 1'30"393.
Pryce vira 1'30"468.
Prost marca 1'30"238.
Scheckter vem para sua volta e registra 1'30"408.
Rosberg faz 1'30"168, melhor tempo até aqui. A Williams surpreende neste início de treino.
Baldi vira 1'32"221.
Fittipaldi marca 1'30"045, tomando a ponta do treino e mostrando que os novos pneus Goodyear são realmente muito aderentes.
Cheever faz 1'31"754.
Serra registra 1'31"930.
Mansell marca 1'30"449.
Pironi vira 1'30"137, segundo tempo até aqui.
Giacomelli faz 1'31"662.
Jabouille marca 1'31"687.
Warwick registra 1'31"512.
Tambay é o próximo. O francês vira 1'31"451.
Hunt faz 1'30"283, sexto tempo. Boa volta do britânico com a Tyrant.
Jarier vira 1'31"624.
Johansson marca 1'30"445.
Alboreto registra 1'30"504.
De Angelis vira 1'30"156. Os Williams estão muito bem no treino de hoje.
Laffite marca 1'30"156, igualando o tempo de De Angelis.
Piquet faz 1'30"074, segundo tempo. O brasileiro mostra que ainda tem chances de reverter a situação do campeonato.
Lauda fecha a primeira sessão virando 1'30"259, ficando apenas na nona posição.
Classificação - 1ª Sessão:
1º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'30"045
2º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'30"074
3º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'30"137
4º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'30"156
5º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'30"156
6º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'30"168
7º Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'30"202
8º Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'30"238
9º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'30"259
10º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'30"283
11º Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'30"393
12º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'30"408
13º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'30"445
14º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'30"449
15º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'30"468
16º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'30"504
17º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"999
18º Slim BORGUDD (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"415
19º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'31"451
20º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 1'31"507
21º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"512
22º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"624
23º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"662
24º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"687
25º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"706
26º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"754
27º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"930
28º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"999
29º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'32"221
2ª Sessão
Borgudd abre a segunda sessão virando 1'31"674, não melhorando seu tempo.
Stuck erra na freada da Epingle des Stands e espalha para fora da pista. O alemão vai direto para os boxes e está fora da corrida.
Surer vira 1'31"377 e sobe para décimo oitavo.
De Cesaris faz 1'30"946 e pouco melhora seu tempo.
Arnoux marca 1'30"926 e pula para décimo sétimo.
Jones vira 1'30"119, subindo para terceiro.
Patrese faz 1'30"098 e sobe para terceiro. O italiano se recupera bem no treino.
Pryce voa baixo com seu Winhill e registra 1'29"958, melhor tempo até aqui. Com a pista melhorando, os pneus Goodyear começam a fazer de fato efeito.
Prost vira 1'29"938 e mostra que a Ferrari é quem manda nos treinos, tomando a ponta.
Scheckter faz 1'29"798 e incrivelmente toma a ponta do treino! Qualificação emocionante em Montreal!
Rosberg voa baixíssimo e marca 1'29"354. Será que a Williams conquistará sua primeira pole na história?
Baldi faz 1'31"939 e melhora seu tempo, mas não o suficiente para obter a classificação para a corrida.
Fittipaldi vira 1'29"487 e recupera um lugar na primeira fila.
Cheever faz 1'31"411, vigésimo tempo.
Serra registra 1'32"167 e fica fora da prova.
Mansell vira 1'29"887 e sobe para quarto. Boa volta do britânico.
Pironi faz apenas 1'30"299 e não consegue melhorar seu tempo.
Giacomelli marca 1'31"018 e pula para décimo nono.
Jabouille é o próximo. O francês registra 1'31"118, subindo para vigésimo.
Warwick faz 1'31"048 e toma a vigésima posição.
Tambay marca 1'31"357 e sobe para vigésimo segundo.
Hunt voa baixo e registra 1'29"641, terceiro tempo. Ótimo treino da Tyrant.
Jarier vira 1'31"423, não conseguindo sair da última posição no grid.
Johansson marca 1'29"975, pulando para oitavo.
Alboreto faz 1'29"916, sexto tempo. Treino encorajador da Biscazzi.
De Angelis registra 1'29"898, subindo para sexto.
Laffite marca 1'29"880, quinto tempo.
Piquet extrai tudo de sua Savoia e registra 1'29"613, terceiro tempo.
Para alegria do brasileiro, Lauda vira o discreto tempo de 1'30"017 e fica apenas na décima terceira posição.
Classificação - Final:
1º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'29"354
2º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'29"487
3º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'29"613
4º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'29"641
5º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'29"798
6º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'29"880
7º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"887
8º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'29"898
9º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'29"916
10º Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'29"938
11º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"958
12º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'29"975
13º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'30"017
14º Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'30"098
15º Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'30"119
16º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'30"137
17º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 1'30"926
18º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"946
19º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"018
20º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"048
21º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"118
22º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'31"357
23º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"377
24º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"411
25º Slim BORGUDD (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"415
26º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"423
27º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"930
28º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'31"939
29º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"999
Última edição por Saimon em 11/3/2013, 21:54, editado 1 vez(es)
Re: 1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
Enviado. Grande treino do Hunt.
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Re: 1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
Tô feliz que vo faze uma sopa pa nóis.
Ian McIrish- Mensagens : 68
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 30
Localização : Didcot, Grã-Bretanha
Re: 1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
É nóis!
Dá-lhe Biscazzi!
Show da dupla Scheckter/Alboreto!
Dá-lhe Biscazzi!
Show da dupla Scheckter/Alboreto!
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Re: 1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
Enviei um pombo-correio.
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Re: 1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
Belo treino do Piquet, agora é esperar melhora do Jones.
Enviado.
Enviado.
Giorgio Montone- Mensagens : 119
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 97
Localização : Modena
Re: 1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
E-mail. Mandei também uma dúvida quanto aos planejamentos de fábrica da Fittipaldi neste final de temporada
Lee James- Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34
Re: 1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
Como meu PC foi para a fita de uma vez e meu celular insiste no confronto com meu e-mail vou mandar por MP para o Saimon, se não for aceito assim compreenderei.
Edit: como a MP não foi, consegui mandar algo pelo e-mail, mas como não tenho Office aqui não enviei nada por planilha, espero que isso não acarrete em problemas, porém caso isso ocorra entenderei, também aviso que pela semana que vem minha situação deve se normalizar.
Edit: como a MP não foi, consegui mandar algo pelo e-mail, mas como não tenho Office aqui não enviei nada por planilha, espero que isso não acarrete em problemas, porém caso isso ocorra entenderei, também aviso que pela semana que vem minha situação deve se normalizar.
Matheus Berçot- Mensagens : 147
Data de inscrição : 08/01/2013
Re: 1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
Enviado por e-mail.
Juliano Maia- Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 29
Localização : São Paulo
Re: 1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
E-mail contendo o formulário e uma nota.
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Sir Lewis Bleutter- Mensagens : 18
Data de inscrição : 08/01/2013
Corrida
Tempo fechado em Montreal. Uma leve chuva lava o circuito Gilles Villeneuve e deixa a pista um pouco molhada, o suficiente para dificultar bastante a vida dos pilotos e também dos engenheiros, que buscam encontrar o acerto ideal para estas condições. Rosberg, pela primeira vez na pole, recebe os últimos ajustes antes da largada, assim como os demais pilotos no grid. Fittipaldi divide a segunda fila com o finlandês. O vice-líder do campeonato Nelson Piquet, que precisa da vitória a qualquer custo, é o terceiro no grid. O atual líder, Niki Lauda, parte apenas em décimo terceiro, após péssimo treino da Ferrari.
A direção de prova sinaliza e os mecânicos retiram-se da pista. Os carros partem para a volta de apresentação, que servirá também para reconhecimento da situação da pista. Algumas equipes optaram por partir com pneus slicks, entre elas Ferrari, Renault e Winhill. Dependendo de como a pista estiver, esta opção poderá ser bastante arriscada.
Os pilotos realinham no grid. Em breve teremos a largada.
Largada: Rosberg - Fittipaldi - Piquet - Hunt - Scheckter - Laffite - Mansell - De Angelis - Alboreto - Prost - Pryce - Johansson - Lauda - Patrese - Jones - Pironi - Arnoux - De Cesaris - Giacomelli - Warwick - Jabouille - Tambay - Surer - Cheever - Borgudd - Jarier
[Volta 1] Tensão para a largada com pista encorregadia. A curva do Casino é sempre apertada e com pista molhada torna-se ainda mais díficil sair sem tocar em ninguém. O pilotos procuram se concentrar ao máximo enquanto os últimos segundos se passam, até que as luzes verdes acendem e começa o GP do Canadá! Rosberg não larga bem e vê Piquet aparecer à sua direita, enquanto à esquerda Fittipaldi e Hunt duelam. Na primeira perna do S do Casino, Piquet toma a ponta e Hunt deixa Fittipaldi para trás, tomando a segunda posição. Rosberg é quarto. De Angelis faz bela largada e, após ver Laffite e Mansell patinarem de slicks, passa Scheckter no Casino e aparece em quinto. Fittipaldi segura Rosberg na curva 8. Neste mesmo ponto, Alboreto põe por dentro e passa Laffite. Ainda na curva 8, Pryce aquaplana ao tentar passar Prost, vindo pra cima do francês. Os dois se enroscam e ainda levam Mansell junto para a área de escape, indo parar na proteção de pneus. Bandeira amarela no local. Pironi, lutando contra os pneus slicks, é ultrapassado por Giacomelli na curva 9. Os três pilotos envolvidos na batida da curva 8 saem ilesos de seus carros. Rosberg segue pressionando Fittipaldi e, na freada da curva 15, mergulha por dentro e toma a terceira posição. De Angelis já cola no brasileiro. Neste mesmo ponto, Johansson passa Laffite, que se segura de slicks. Pironi passa reto na curva 15 e vai parar na barreira de pneus. O francês felizmente nada sofre. Jones pega o vácuo de Laffite e toma a linha de dentro para a freada da curva 17, deixando Laffite para trás. Lauda, lento com os slicks, recebe pressão de Giacomelli. De Angelis traciona bem na saída da curva 18 e toma a linha de dentro para a freada da Epingle des Stands, passando Fittipaldi e assumindo a quarta posição. Warwick, outro calçando slicks, aquaplana na freada da Epingle des Stands e escapa, indo parar na barreira de pneus. O GP do Canadá começa "acidentado". Cheever passa Surer na freada da Epingle des Stands.
Fim da 1ª Volta: Piquet - Hunt - Rosberg - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Alboreto - Johansson - Jones - Laffite - Patrese - Arnoux - Lauda - Giacomelli - De Cesaris - Jabouille - Tambay - Jarier - Borgudd - Cheever - Surer - Mansell(fora) - Prost(fora) - Pryce(fora) - Pironi(fora) - Warwick(fora)
[Volta 2] Scheckter agora é quem vem pra cima de Fittipaldi. Patrese pressiona Laffite. Giacomelli sai do vácuo de Lauda e mergulha por dentro na primeira perna do S do Casino, deixando o austríaco para trás. Quem diria, um Hallan passando uma Ferrari! Jarier vem por dentro na curva 8 e passa Tambay. Patrese sai do vácuo de Laffite e toma a linha de dentro para a freada da curva 15, mas ao pisar no freio o italiano subitamente perde o controle e roda, subindo no biico de Laffite e carregando-o para a área de escape, próximo ao carro de Pironi que ainda não foi recolhido. Os guindastes e carros de apoio pelo visto terão bastante trabalho hoje em Montreal. Felizmente ninguém saiu ferido até aqui. Lauda agora é pressionado por De Cesaris. Jones vem pra cima de Johansson. Fittipaldi, com o carro bastante arisco, é pressionado por Scheckter. Balançando muito, Fittipaldi vê Scheckter colocar por dentro na freada da Epingle des Stands e tomar a quinta posição. De Cesaris vem por dentro e passa Lauda na freada da Epingle des Stands. O austríaco e Surer, último colocado, são os únicos que continuam na pista de slicks.
Fim da 2ª Volta: Piquet - Hunt - Rosberg - De Angelis - Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Johansson - Jones - Arnoux - Giacomelli - De Cesaris - Lauda - Jabouille - Jarier - Tambay - Borgudd - Cheever - Surer - Laffite(fora) - Patrese(fora)
[Volta 3] Piquet abre na frente. Hunt também vai se distanciando dos Williams, que agora estão colados na briga pela terceira posição. Alboreto cola em Fittipaldi. Jones pressiona Johansson. Giacomelli vem pra cima de Arnoux. Jabouille é o próximo a atacar Lauda, trazendo Jarier consigo. Cheever vem pra cima de Borgudd. Lauda não resiste à falta de aderência dos slicks e escapa na saída da curva 12, batendo no muro de proteção e danificando a frente do carro. O austríaco ainda anda alguns metros até abandonar e uma área mais segura. Lauda sai do carro irritadíssimo. A Ferrari errou feio na escolha dos pneus. Piquet, na liderança, neste momento vai adiando a decisão do campeonato para Las Vegas. Fittipaldi pressionado por Alboreto, erra na freada da Epingle des Stands e roda, indo bater de traseira na barreira de pneus. O brasileiro sai ileso, porém parece bastante irritado.
Fim da 3ª Volta: Piquet - Hunt - Rosberg - De Angelis - Scheckter - Alboreto - Johansson - Jones - Arnoux - Giacomelli - De Cesaris - Jabouille - Jarier - Tambay - Borgudd - Cheever - Surer - Fittipaldi(fora) - Lauda(fora)
[Volta 4] De Angelis pressiona Rosberg, valendo a terceira posição. Jones sai do vácuo de Johansson na reta dos boxes e puxa para a esquerda, tomando a linha de dentro para a freada do Casino, onde faz a ultrapassagem. Logo na seqüência, Giacomelli aplica manobra semelhante sobre Arnoux e assume a nona posição. Jarier se aproxima de Jabouille. Borgudd segura Cheever. Surer, único sobrevivente entre os que largaram de slicks, vai ficando cada vez mais para trás.
Fim da 4ª Volta: Piquet - Hunt - Rosberg - De Angelis - Scheckter - Alboreto - Jones - Johansson - Giacomelli - Arnoux - De Cesaris - Jabouille - Jarier - Tambay - Borgudd - Cheever - Surer
[Volta 5] De Angelis segue pressionando Rosberg. De Cesaris vem pra cima de Arnoux. Jones vem se aproximando de Alboreto. Jarier cola em Jabouille.
[Volta 6] Rosberg segura De Angelis, mas o italiano quer a posição do companheiro e espera o momento certo para dar o bote, saindo do vácuo do finlandês e tomando a linha de dentro para a freada da Epingle des Stands. De Angelis agora é terceiro. Surer não resiste na pista com os slicks e erra na freada da curva 15, rodando e indo parar na barreira de proteção. Felizmente o suíço sai ileso. Jabouille segura Jarier na Epingle des Stands.
Fim da 6ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Alboreto - Jones - Johansson - Giacomelli - Arnoux - De Cesaris - Jabouille - Jarier - Tambay - Borgudd - Cheever - Surer(fora)
[Volta 7] De Cesaris chega em Arnoux. Jarier sai do vácuo de Jabouille e mergulha por dentro na freada da Epingle des Stands, tomando a posição do compatriota. Cheever segue pressionando Borgudd.
Fim da 7ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Alboreto - Jones - Johansson - Giacomelli - Arnoux - De Cesaris - Jarier - Jabouille - Tambay - Borgudd - Cheever
[Volta 8] Piquet segue abrindo na frente. A situação no momento é muito boa para ele e para a Savoia, que vai reassumindo a liderança no mundial de construtores. Arnoux segura De Cesaris. O italiano persegue o francês até a Epingle des Stands onde, após tracionar bem na saída da curva 18, toma a linha de dentro para a freada do cotovelo e faz a ultrapassagem. Cheever vem no vácuo de Borgudd e toma a linha de dentro para a freada da chicane da curva 17, deixando a última posição para o sueco.
Fim da 8ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Alboreto - Jones - Johansson - Giacomelli - De Cesaris - Arnoux - Jarier - Jabouille - Tambay - Cheever - Borgudd
[Volta 9] Jones chega em Alboreto. Jarier e Jabouille se aproximam de Arnoux.
[Volta 10] Alboreto segura Jones no Casino e vai resistindo. Johansson cola nos dois. De Cesaris vem pra cima de Giacomelli.
[Volta 11] A chuva segue caindo. Jarier cola em Arnoux, trazendo Jabouille consigo. Alboreto erra na freada da Epingle des Stands e espalha. Jones e Johansson aproveitam e passam. O italiano volta à pista, mas agora na oitava posição.
Fim da 11ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - Giacomelli - De Cesaris - Arnoux - Jarier - Jabouille - Tambay - Cheever - Borgudd
[Volta 12] Scheckter se aproxima de Rosberg. De Cesaris vem chegando em Giacomelli. Jarier cola em Arnoux.
[Volta 13] De Cesaris cola em Giacomelli. Jarier pressiona Arnoux, trazendo Jabouille logo atrás.
[Volta 14] Scheckter vem chegando em Rosberg. Giacomelli segura De Cesaris na curva 15 e vai resistindo. Jarier sai do vácuo de Arnoux e mergulha por dentro na entrada da chicane da curva 17, conseguindo a ultrapassagem. Tracionando melhor na saída da chicane, Jabouille vem no embalo e toma a linha de dentro para a freada da Epingle des Stands, também deixando o piloto da Bleutter para trás.
Fim da 14ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - Giacomelli - De Cesaris - Jarier - Jabouille - Arnoux - Tambay - Cheever - Borgudd
[Volta 15] A intensidade da chuva vem diminuindo. E algumas nuvens começam a desaparecer do céu de Montreal. Parece que a chuva irá parar. Scheckter cola em Rosberg. De Cesaris sai do vácuo de Giacomelli na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada do Casino, fazendo a ultrapassagem que vale a nona posição.
Fim da 15ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Arnoux - Tambay - Cheever - Borgudd
[Volta 16] Rosberg segura Scheckter na Epingle des Stands. Arnoux é o mais lento da pista neste momento e agora é Tambay quem se aproxima.
[Volta 17] Scheckter tenta novo ataque na Epingle des Stands, porém Rosberg está atento e defende bem sua posição. Jarier e Jabouille vêm se aproximando de Giacomelli. A chuva pára. A corrida agora pode tomar outros rumos.
[Volta 18] Rosberg reage e desta vez Scheckter não consegue tentar o bote. Cheever tem problemas e estaciona na curva 16, abandonando a prova.
Fim da 18ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Arnoux - Tambay - Borgudd - Cheever(fora)
[Volta 19] Tambay chega em Arnoux.
Fim da 19ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Arnoux - Tambay - Borgudd
[Volta 20] Jarier vem chegando em Giacomelli. Tambay sai do vácuo de Arnoux e toma a linha de dentro na freada da Epingle des Stands, deixando o companheiro para trás.
Fim da 20ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Tambay - Arnoux - Borgudd
[Volta 21] Scheckter segue perseguindo Rosberg, mas não consegue mais atacar com veemência. Hunt percebe uma melhora nas condições da pista e vai aos boxes para colocar pneus slick. Seu companheiro Johansson faz o mesmo e chega aos boxes na seqüência.
Fim da 21ª Volta: Piquet - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Hunt - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Tambay - Arnoux - Borgudd
[Volta 22] O que os pilotos da Tyrant perceberam é que se formou um trilho menos molhado no traçado ideal. Porém, neste momento mais nenhum piloto resolve arriscar. Borgudd cola em Arnoux.
[Volta 23] Borgudd pressiona Arnoux.
[Volta 24] Jarier chega em Giacomelli. Borgudd sai do vácuo de Arnoux e mergulha por dentro na freada da chicane da curva 17, espalhando para cima do francês e conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 24ª Volta: Piquet - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Hunt - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Tambay - Borgudd - Arnoux
[Volta 25] Jarier pressiona Giacomelli. Jabouille também vem chegando.
[Volta 26] A Savoia se prepara e Jones vai aos boxes para colocar slicks. Os trilhos secos já estão ganhando esboço.
Fim da 26ª Volta: Piquet - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Hunt - Alboreto - Jones - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Tambay - Borgudd - Arnoux
[Volta 27] Jarier sai do vácuo de Giacomelli e força por dentro na freada da Epingle des Stands. O italiano não dá espaço e o francês acaba tocando a roda traseira esquerda na dianteira direita do Hallan, perdendo o controle e indo bater na barreira de proteção. Giacomelli segue na prova enquanto Jarier sai de seu carro, avariado. Piquet nos boxes.
Fim da 27ª Volta: De Angelis - Piquet - Rosberg - Scheckter - Hunt - Alboreto - Jones - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Jabouille - Tambay - Borgudd - Arnoux - Jarier(fora)
[Volta 28] O trilho seco se torna visível e as equipes correm para preparar os pneus slicks. De Angelis entra nos pits para fazer sua troca. Piquet passa e reassume a liderança. Rosberg vem para sua parada e acaba esperando o final do pitstop do companheiro para fazer sua troca. Scheckter também nos boxes. Jabouille, Tambay e Arnoux também fazem suas trocas.
Fim da 28ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Alboreto - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Borgudd - Jabouille - Tambay - Arnoux(1)
[Volta 29] Os pitstops reposicionam Jones, Scheckter e Rosberg, com o australiano agora aparecendo em quinto e o finlandês apenas em sétimo. Agora é a vez de Alboreto fazer sua parada. De Cesaris, Giacomelli e Borgudd seguem com pneus de chuva.
Fim da 29ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Alboreto - Borgudd - Jabouille - Tambay - Arnoux(1)
[Volta 30] A pista vai secando em todas as regiões e os pneus de chuva de De Cesaris, Giacomelli e Borgudd vão se esfarelando.
[Volta 31] O pneu dianteiro direito de De Cesaris estoura na saída da curva 16. O italiano consegue segurar o carro na pista e vai se arrastando até os boxes. Na seqüência, O pneu dianteiro esquerdo de Giacomelli estoura na freada da curva 17 e o italiano escapa, batendo forte de frente na barreira de proteção. Pouco depois o pneu traseiro esquerdo de Borgudd vai pelos ares. O sueco roda e pára na área de escape da curva 15. As equipes Project Four e Hallan erraram feio ao optar por manter-se com pneus de chuva na pista nestas condições. De Cesaris chega aos boxes quase com a roda dianteira direita quase no aro. Os mecânicos da Project Four demoram para buscar um jogo de pneus slick e o italiano perde muito tempo parado. Enquanto isso, Giacomelli é atendido no seu carro, de onde não consegue sair sozinho. A bandeira amarela é agitada no local.
Fim da 31ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Alboreto - Jabouille - Tambay - De Cesaris - Giacomelli(fora) - Borgudd(fora) - Arnoux(1)
[Volta 32] De Angelis é o mais rápido da pista neste momento e vem reduzindo a diferença que o separa de Hunt. A ambulância chega ao local do acidente de Giacomelli e o piloto é retirado do carro.
Fim da 32ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Alboreto - Jabouille - Tambay - De Cesaris(1) - Arnoux(1) - Giacomelli(fora) - Borgudd(fora)
[Volta 33] Giacomelli faz sinal mostrando que está consciente e passa bem, embora uma perna tenha sido imobilizada pelos paramédicos. Parece que o italiano sofreu alguma lesão. O piloto é colocado na ambulância e encaminhado ao centro médico.
Fim da 33ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Alboreto - Jabouille - Tambay - De Cesaris(1) - Arnoux(1)
[Volta 34] Piquet segue firme na ponta e agora dá uma volta em Tambay. O brasileiro neste momento vai adiando a decisão do campeonato para Las Vegas.
Fim da 34ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Alboreto - Jabouille - Tambay(1) - De Cesaris(1) - Arnoux(1)
[Volta 35] De Angelis segue rápido e reduzindo a diferença em relação a Hunt.
[Volta 36] De Cesaris vem se aproximando de Tambay para tentar se recuperar na prova.
[Volta 37] Jones, Scheckter e Rosberg, que inverteram suas posições após as paradas nos boxes, seguem em ritmos parecidos e vão mantendo as distâncias entre si.
[Volta 38] Piquet segue liderando. Está dando tudo certo para a Savoia hoje, que no momento vai recuperando a liderança entre os construtores.
[Volta 39] De Cesaris cola em Tambay.
[Volta 40] Tambay segura De Cesaris na freada da Epingle des Stands, em briga valendo a décima posição.
[Volta 41] De Cesaris segue pressionando Tambay, que defende bem sua posição.
[Volta 42] Alboreto tem problemas e pára após o Casino, abandonando a prova. De Cesaris sai do vácuo de Tambay e mergulha por dentro na Epingle des Stands, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 42ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Jabouille - Alboreto(fora) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 43] Hunt, segundo, vai levando para casa neste momento um grande resultado para a Tyrant. Porém, De Angelis segue descontando a diferença.
Fim da 43ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Jabouille - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1) - Alboreto(fora)
[Volta 44] Piquet segue abrindo caminho na frente.
Fim da 44ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 45] De Angelis continua descontando aos poucos a diferença em relação a Hunt.
[Volta 46] De Cesaris tenta agora descontar a diferença que o separa de Jabouille.
[Volta 47] O ritmo de Scheckter e de Rosberg é ligeiramente melhor que o de Jones e os dois se aproximam do australiano.
[Volta 48] Piquet segue firme na ponta rumo à vitória. A diferença para Lauda no campeonato está caindo para seis pontos.
[Volta 49] A aproximação de De Angelis a Hunt continua, embora o britânico ainda tenha vantagem razoável.
[Volta 50] De Cesaris é mais rápido que Jabouille e vai descontando a diferença que o separa do francês, embora seja difícil chegar no adversário até o final da corrida neste ritmo. O italiano perdeu muito tempo com o pneu de chuva estourado. Erro primário da Project Four ao não chamar o italiano aos boxes.
[Volta 51] Scheckter segue Jones de perto, enquanto Rosberg vem acompanhando logo depois. Provavelmente teremos briga entre eles na parte final da prova.
[Volta 52] Com apenas onze carros na pista, a corrida vai ficando escassa em disputas por posição neste momento.
[Volta 53] De Angelis segue o mais rápido da pista e deve chegar em Hunt em breve.
[Volta 54] Piquet procura manter o ritmo constante, apenas administrando a liderança.
[Volta 55] Johansson solta fumaça após a curva 18 e vai parando. O sueco encosta e abandona.
Fim da 55ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson(fora) - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 56] Rosberg aperta o ritmo neste final de prova e vem pra cima de Scheckter.
Fim da 56ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1) - Johansson(fora)
[Volta 57] De Angelis cola em Hunt. Briga boa pela segunda posição.
Fim da 57ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 58] De Angelis tenta o ataque por dentro na Epingle des Stands, porém Hunt fecha e por pouco os dois não se tocam. O britânico não venderá a posição facilmente.
[Volta 59] Rosberg cola em Scheckter e pressiona. De Angelis aperta Hunt na freada da chicane da curva 17, mas o italiano defende bem sua posição. Final de prova quente em Montreal.
[Volta 60] Hunt fecha De Angelis no Casino e segue resistindo. Scheckter segura Rosberg na Epingle des Stands.
[Volta 61] De Angelis tenta o ataque por fora na freada da curva 17, porém Hunt tem a preferência por dentro e espalha para cima do italiano, obrigando-o a recolher para evitar uma batida. Rosberg segue pressionando Scheckter, que resiste bravamente na Epingle des Stands.
[Volta 62] De Angelis traciona bem na saída da curva 18 e vem por fora na Epingle des Stands, após Hunt bloquear a linha de dentro. O britânico mais uma vez espalha e segura a posição. Rosberg traciona melhor que Scheckter na saída da curva 16 e toma a linha de dentro para a freada da chicane da curva 17, conseguindo a ultrapassagem que vale a quinta posição.
Fim da 62ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Rosberg - Scheckter - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 63] De Angelis segue perseguindo Hunt até que consegue tracionar melhor na saída da curva 16 e pega o vácuo do britânico. Na reta que antecede a freada da chicane da curva 17, De Angelis puxa para a direita e emparelha. Hunt tenta fechar para cima do italiano e, na freada, o toque acontece: a asa dianteira do britânico toca na roda dianteira esquerda do Williams e se rompe, caindo embaixo da roda do Tyrant e fazendo-o perder o controle. Hunt roda e escapa, indo parar na barreira de pneus. De Angelis consegue seguir na prova, porém o pneu dianteiro esquerdo furou no toque e o italiano é obrigado a trazer o carro até os boxes para a troca. Hunt sai do carro ileso, porém inconformado. Um pódium para a Tyrant é algo muito importante para ser jogado fora desta forma. De Angelis faz a troca dos pneus e volta apenas em quinto.
Fim da 63ª Volta: Piquet - Jones - Rosberg - Scheckter - De Angelis - Hunt(fora) - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 64] Rosberg se aproxima de Jones para brigar pela segunda posição. Jabouille entra na zona de pontuação com a Nürburg. Os mecânicos da equipe alemã cruzam os dedos. De Cesaris está se aproximando do francês.
Fim da 64ª Volta: Piquet - Jones - Rosberg - Scheckter - De Angelis - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1) - Hunt(fora)
[Volta 65] Piquet, alheio a toda a confusão na briga pelas posições subseqüentes, lidera com folga e reduz seu ritmo para chegar ao final sem maiores problemas.
Fim da 65ª Volta: Piquet - Jones - Rosberg - Scheckter - De Angelis - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 66] Rosberg quer estragar a dobradinha da Savoia e vem chegando em Jones.
[Volta 67] Rosberg chega em Jones para brigar pela segunda posição.
[Volta 68] Jones segura Rosberg na Epingle des Stands e vai resistindo. Uma dobradinha com os Ferrari não completando a prova era tudo o que a Savoia sonhava.
[Volta 69] Rosberg segue colado em Jones, tentando achar uma brecha para passar o australiano, que fecha bem todos os espaços. Nesta briga está em jogo a terceira posição no campeonato de pilotos.
[Volta 70] Jones continua segurando Rosberg. Piquet, com tranqüilidade, completa a última volta e vence o GP do Canadá. O brasileiro vibra muito no carro. A equipe Savoia festeja no muro dos boxes. Jones segura Rosberg e garante a dobradinha da scuderia italiana. Deu tudo certo para o time azul e branco hoje. Que corrida! Scheckter é quarto e põe a Biscazzi na sexta posição entre os construtores. De Angelis cruza em quinto e Jabouille fecha na sexta posição, comemorando muito o resultado com a equipe Nürburg, que volta a marcar pontos após dois anos.
Fim da Corrida: Piquet - Jones - Rosberg - Scheckter - De Angelis - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
Classificação - Final:
1º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1h57'28"544
2º Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) +28"290
3º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +28"542
4º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) +29"894
5º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +42"750
6º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
7º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta
8º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) +1 volta
9º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) +1 volta
AB James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 62 voltas
AB Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 54 voltas
AB Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 41 voltas
AB Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 30 voltas
AB Slim BORGUDD (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 30 voltas
AB Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 26 voltas
AB Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 17 voltas
AB Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 5 voltas
AB Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 2 voltas
AB Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 2 voltas
AB Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1 volta
AB Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1 volta
AB Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 0 voltas
AB Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 0 voltas
AB Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 0 voltas
AB Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 0 voltas
AB Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 0 voltas
NQ Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon)
NQ Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon)
Quebras/Acidentes:
Pryce =($200)= acidente
Prost =($400)= acidente
Mansell =($200)= acidente
Pironi =($200)= acidente
Warwick =($200)= acidente
Patrese =($200)= acidente
Laffite =($200)= acidente
Lauda =($200)= acidente
Fittipaldi =($200)= acidente
Surer =($200)= acidente
Cheever =($300)= câmbio
Jarier =($200)= acidente
Borgudd =($0)= pneu
Giacomelli =($200)= pneu/acidente
Alboreto =($100)= pane elétrica
Johansson =($0)= turbo
Hunt =($200)= acidente
A direção de prova sinaliza e os mecânicos retiram-se da pista. Os carros partem para a volta de apresentação, que servirá também para reconhecimento da situação da pista. Algumas equipes optaram por partir com pneus slicks, entre elas Ferrari, Renault e Winhill. Dependendo de como a pista estiver, esta opção poderá ser bastante arriscada.
Os pilotos realinham no grid. Em breve teremos a largada.
Largada: Rosberg - Fittipaldi - Piquet - Hunt - Scheckter - Laffite - Mansell - De Angelis - Alboreto - Prost - Pryce - Johansson - Lauda - Patrese - Jones - Pironi - Arnoux - De Cesaris - Giacomelli - Warwick - Jabouille - Tambay - Surer - Cheever - Borgudd - Jarier
[Volta 1] Tensão para a largada com pista encorregadia. A curva do Casino é sempre apertada e com pista molhada torna-se ainda mais díficil sair sem tocar em ninguém. O pilotos procuram se concentrar ao máximo enquanto os últimos segundos se passam, até que as luzes verdes acendem e começa o GP do Canadá! Rosberg não larga bem e vê Piquet aparecer à sua direita, enquanto à esquerda Fittipaldi e Hunt duelam. Na primeira perna do S do Casino, Piquet toma a ponta e Hunt deixa Fittipaldi para trás, tomando a segunda posição. Rosberg é quarto. De Angelis faz bela largada e, após ver Laffite e Mansell patinarem de slicks, passa Scheckter no Casino e aparece em quinto. Fittipaldi segura Rosberg na curva 8. Neste mesmo ponto, Alboreto põe por dentro e passa Laffite. Ainda na curva 8, Pryce aquaplana ao tentar passar Prost, vindo pra cima do francês. Os dois se enroscam e ainda levam Mansell junto para a área de escape, indo parar na proteção de pneus. Bandeira amarela no local. Pironi, lutando contra os pneus slicks, é ultrapassado por Giacomelli na curva 9. Os três pilotos envolvidos na batida da curva 8 saem ilesos de seus carros. Rosberg segue pressionando Fittipaldi e, na freada da curva 15, mergulha por dentro e toma a terceira posição. De Angelis já cola no brasileiro. Neste mesmo ponto, Johansson passa Laffite, que se segura de slicks. Pironi passa reto na curva 15 e vai parar na barreira de pneus. O francês felizmente nada sofre. Jones pega o vácuo de Laffite e toma a linha de dentro para a freada da curva 17, deixando Laffite para trás. Lauda, lento com os slicks, recebe pressão de Giacomelli. De Angelis traciona bem na saída da curva 18 e toma a linha de dentro para a freada da Epingle des Stands, passando Fittipaldi e assumindo a quarta posição. Warwick, outro calçando slicks, aquaplana na freada da Epingle des Stands e escapa, indo parar na barreira de pneus. O GP do Canadá começa "acidentado". Cheever passa Surer na freada da Epingle des Stands.
Fim da 1ª Volta: Piquet - Hunt - Rosberg - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Alboreto - Johansson - Jones - Laffite - Patrese - Arnoux - Lauda - Giacomelli - De Cesaris - Jabouille - Tambay - Jarier - Borgudd - Cheever - Surer - Mansell(fora) - Prost(fora) - Pryce(fora) - Pironi(fora) - Warwick(fora)
[Volta 2] Scheckter agora é quem vem pra cima de Fittipaldi. Patrese pressiona Laffite. Giacomelli sai do vácuo de Lauda e mergulha por dentro na primeira perna do S do Casino, deixando o austríaco para trás. Quem diria, um Hallan passando uma Ferrari! Jarier vem por dentro na curva 8 e passa Tambay. Patrese sai do vácuo de Laffite e toma a linha de dentro para a freada da curva 15, mas ao pisar no freio o italiano subitamente perde o controle e roda, subindo no biico de Laffite e carregando-o para a área de escape, próximo ao carro de Pironi que ainda não foi recolhido. Os guindastes e carros de apoio pelo visto terão bastante trabalho hoje em Montreal. Felizmente ninguém saiu ferido até aqui. Lauda agora é pressionado por De Cesaris. Jones vem pra cima de Johansson. Fittipaldi, com o carro bastante arisco, é pressionado por Scheckter. Balançando muito, Fittipaldi vê Scheckter colocar por dentro na freada da Epingle des Stands e tomar a quinta posição. De Cesaris vem por dentro e passa Lauda na freada da Epingle des Stands. O austríaco e Surer, último colocado, são os únicos que continuam na pista de slicks.
Fim da 2ª Volta: Piquet - Hunt - Rosberg - De Angelis - Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Johansson - Jones - Arnoux - Giacomelli - De Cesaris - Lauda - Jabouille - Jarier - Tambay - Borgudd - Cheever - Surer - Laffite(fora) - Patrese(fora)
[Volta 3] Piquet abre na frente. Hunt também vai se distanciando dos Williams, que agora estão colados na briga pela terceira posição. Alboreto cola em Fittipaldi. Jones pressiona Johansson. Giacomelli vem pra cima de Arnoux. Jabouille é o próximo a atacar Lauda, trazendo Jarier consigo. Cheever vem pra cima de Borgudd. Lauda não resiste à falta de aderência dos slicks e escapa na saída da curva 12, batendo no muro de proteção e danificando a frente do carro. O austríaco ainda anda alguns metros até abandonar e uma área mais segura. Lauda sai do carro irritadíssimo. A Ferrari errou feio na escolha dos pneus. Piquet, na liderança, neste momento vai adiando a decisão do campeonato para Las Vegas. Fittipaldi pressionado por Alboreto, erra na freada da Epingle des Stands e roda, indo bater de traseira na barreira de pneus. O brasileiro sai ileso, porém parece bastante irritado.
Fim da 3ª Volta: Piquet - Hunt - Rosberg - De Angelis - Scheckter - Alboreto - Johansson - Jones - Arnoux - Giacomelli - De Cesaris - Jabouille - Jarier - Tambay - Borgudd - Cheever - Surer - Fittipaldi(fora) - Lauda(fora)
[Volta 4] De Angelis pressiona Rosberg, valendo a terceira posição. Jones sai do vácuo de Johansson na reta dos boxes e puxa para a esquerda, tomando a linha de dentro para a freada do Casino, onde faz a ultrapassagem. Logo na seqüência, Giacomelli aplica manobra semelhante sobre Arnoux e assume a nona posição. Jarier se aproxima de Jabouille. Borgudd segura Cheever. Surer, único sobrevivente entre os que largaram de slicks, vai ficando cada vez mais para trás.
Fim da 4ª Volta: Piquet - Hunt - Rosberg - De Angelis - Scheckter - Alboreto - Jones - Johansson - Giacomelli - Arnoux - De Cesaris - Jabouille - Jarier - Tambay - Borgudd - Cheever - Surer
[Volta 5] De Angelis segue pressionando Rosberg. De Cesaris vem pra cima de Arnoux. Jones vem se aproximando de Alboreto. Jarier cola em Jabouille.
[Volta 6] Rosberg segura De Angelis, mas o italiano quer a posição do companheiro e espera o momento certo para dar o bote, saindo do vácuo do finlandês e tomando a linha de dentro para a freada da Epingle des Stands. De Angelis agora é terceiro. Surer não resiste na pista com os slicks e erra na freada da curva 15, rodando e indo parar na barreira de proteção. Felizmente o suíço sai ileso. Jabouille segura Jarier na Epingle des Stands.
Fim da 6ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Alboreto - Jones - Johansson - Giacomelli - Arnoux - De Cesaris - Jabouille - Jarier - Tambay - Borgudd - Cheever - Surer(fora)
[Volta 7] De Cesaris chega em Arnoux. Jarier sai do vácuo de Jabouille e mergulha por dentro na freada da Epingle des Stands, tomando a posição do compatriota. Cheever segue pressionando Borgudd.
Fim da 7ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Alboreto - Jones - Johansson - Giacomelli - Arnoux - De Cesaris - Jarier - Jabouille - Tambay - Borgudd - Cheever
[Volta 8] Piquet segue abrindo na frente. A situação no momento é muito boa para ele e para a Savoia, que vai reassumindo a liderança no mundial de construtores. Arnoux segura De Cesaris. O italiano persegue o francês até a Epingle des Stands onde, após tracionar bem na saída da curva 18, toma a linha de dentro para a freada do cotovelo e faz a ultrapassagem. Cheever vem no vácuo de Borgudd e toma a linha de dentro para a freada da chicane da curva 17, deixando a última posição para o sueco.
Fim da 8ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Alboreto - Jones - Johansson - Giacomelli - De Cesaris - Arnoux - Jarier - Jabouille - Tambay - Cheever - Borgudd
[Volta 9] Jones chega em Alboreto. Jarier e Jabouille se aproximam de Arnoux.
[Volta 10] Alboreto segura Jones no Casino e vai resistindo. Johansson cola nos dois. De Cesaris vem pra cima de Giacomelli.
[Volta 11] A chuva segue caindo. Jarier cola em Arnoux, trazendo Jabouille consigo. Alboreto erra na freada da Epingle des Stands e espalha. Jones e Johansson aproveitam e passam. O italiano volta à pista, mas agora na oitava posição.
Fim da 11ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - Giacomelli - De Cesaris - Arnoux - Jarier - Jabouille - Tambay - Cheever - Borgudd
[Volta 12] Scheckter se aproxima de Rosberg. De Cesaris vem chegando em Giacomelli. Jarier cola em Arnoux.
[Volta 13] De Cesaris cola em Giacomelli. Jarier pressiona Arnoux, trazendo Jabouille logo atrás.
[Volta 14] Scheckter vem chegando em Rosberg. Giacomelli segura De Cesaris na curva 15 e vai resistindo. Jarier sai do vácuo de Arnoux e mergulha por dentro na entrada da chicane da curva 17, conseguindo a ultrapassagem. Tracionando melhor na saída da chicane, Jabouille vem no embalo e toma a linha de dentro para a freada da Epingle des Stands, também deixando o piloto da Bleutter para trás.
Fim da 14ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - Giacomelli - De Cesaris - Jarier - Jabouille - Arnoux - Tambay - Cheever - Borgudd
[Volta 15] A intensidade da chuva vem diminuindo. E algumas nuvens começam a desaparecer do céu de Montreal. Parece que a chuva irá parar. Scheckter cola em Rosberg. De Cesaris sai do vácuo de Giacomelli na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada do Casino, fazendo a ultrapassagem que vale a nona posição.
Fim da 15ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Arnoux - Tambay - Cheever - Borgudd
[Volta 16] Rosberg segura Scheckter na Epingle des Stands. Arnoux é o mais lento da pista neste momento e agora é Tambay quem se aproxima.
[Volta 17] Scheckter tenta novo ataque na Epingle des Stands, porém Rosberg está atento e defende bem sua posição. Jarier e Jabouille vêm se aproximando de Giacomelli. A chuva pára. A corrida agora pode tomar outros rumos.
[Volta 18] Rosberg reage e desta vez Scheckter não consegue tentar o bote. Cheever tem problemas e estaciona na curva 16, abandonando a prova.
Fim da 18ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Arnoux - Tambay - Borgudd - Cheever(fora)
[Volta 19] Tambay chega em Arnoux.
Fim da 19ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Arnoux - Tambay - Borgudd
[Volta 20] Jarier vem chegando em Giacomelli. Tambay sai do vácuo de Arnoux e toma a linha de dentro na freada da Epingle des Stands, deixando o companheiro para trás.
Fim da 20ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Johansson - Alboreto - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Tambay - Arnoux - Borgudd
[Volta 21] Scheckter segue perseguindo Rosberg, mas não consegue mais atacar com veemência. Hunt percebe uma melhora nas condições da pista e vai aos boxes para colocar pneus slick. Seu companheiro Johansson faz o mesmo e chega aos boxes na seqüência.
Fim da 21ª Volta: Piquet - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Hunt - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Tambay - Arnoux - Borgudd
[Volta 22] O que os pilotos da Tyrant perceberam é que se formou um trilho menos molhado no traçado ideal. Porém, neste momento mais nenhum piloto resolve arriscar. Borgudd cola em Arnoux.
[Volta 23] Borgudd pressiona Arnoux.
[Volta 24] Jarier chega em Giacomelli. Borgudd sai do vácuo de Arnoux e mergulha por dentro na freada da chicane da curva 17, espalhando para cima do francês e conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 24ª Volta: Piquet - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Jones - Hunt - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Tambay - Borgudd - Arnoux
[Volta 25] Jarier pressiona Giacomelli. Jabouille também vem chegando.
[Volta 26] A Savoia se prepara e Jones vai aos boxes para colocar slicks. Os trilhos secos já estão ganhando esboço.
Fim da 26ª Volta: Piquet - De Angelis - Rosberg - Scheckter - Hunt - Alboreto - Jones - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Jarier - Jabouille - Tambay - Borgudd - Arnoux
[Volta 27] Jarier sai do vácuo de Giacomelli e força por dentro na freada da Epingle des Stands. O italiano não dá espaço e o francês acaba tocando a roda traseira esquerda na dianteira direita do Hallan, perdendo o controle e indo bater na barreira de proteção. Giacomelli segue na prova enquanto Jarier sai de seu carro, avariado. Piquet nos boxes.
Fim da 27ª Volta: De Angelis - Piquet - Rosberg - Scheckter - Hunt - Alboreto - Jones - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Jabouille - Tambay - Borgudd - Arnoux - Jarier(fora)
[Volta 28] O trilho seco se torna visível e as equipes correm para preparar os pneus slicks. De Angelis entra nos pits para fazer sua troca. Piquet passa e reassume a liderança. Rosberg vem para sua parada e acaba esperando o final do pitstop do companheiro para fazer sua troca. Scheckter também nos boxes. Jabouille, Tambay e Arnoux também fazem suas trocas.
Fim da 28ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Alboreto - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Borgudd - Jabouille - Tambay - Arnoux(1)
[Volta 29] Os pitstops reposicionam Jones, Scheckter e Rosberg, com o australiano agora aparecendo em quinto e o finlandês apenas em sétimo. Agora é a vez de Alboreto fazer sua parada. De Cesaris, Giacomelli e Borgudd seguem com pneus de chuva.
Fim da 29ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - De Cesaris - Giacomelli - Alboreto - Borgudd - Jabouille - Tambay - Arnoux(1)
[Volta 30] A pista vai secando em todas as regiões e os pneus de chuva de De Cesaris, Giacomelli e Borgudd vão se esfarelando.
[Volta 31] O pneu dianteiro direito de De Cesaris estoura na saída da curva 16. O italiano consegue segurar o carro na pista e vai se arrastando até os boxes. Na seqüência, O pneu dianteiro esquerdo de Giacomelli estoura na freada da curva 17 e o italiano escapa, batendo forte de frente na barreira de proteção. Pouco depois o pneu traseiro esquerdo de Borgudd vai pelos ares. O sueco roda e pára na área de escape da curva 15. As equipes Project Four e Hallan erraram feio ao optar por manter-se com pneus de chuva na pista nestas condições. De Cesaris chega aos boxes quase com a roda dianteira direita quase no aro. Os mecânicos da Project Four demoram para buscar um jogo de pneus slick e o italiano perde muito tempo parado. Enquanto isso, Giacomelli é atendido no seu carro, de onde não consegue sair sozinho. A bandeira amarela é agitada no local.
Fim da 31ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Alboreto - Jabouille - Tambay - De Cesaris - Giacomelli(fora) - Borgudd(fora) - Arnoux(1)
[Volta 32] De Angelis é o mais rápido da pista neste momento e vem reduzindo a diferença que o separa de Hunt. A ambulância chega ao local do acidente de Giacomelli e o piloto é retirado do carro.
Fim da 32ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Alboreto - Jabouille - Tambay - De Cesaris(1) - Arnoux(1) - Giacomelli(fora) - Borgudd(fora)
[Volta 33] Giacomelli faz sinal mostrando que está consciente e passa bem, embora uma perna tenha sido imobilizada pelos paramédicos. Parece que o italiano sofreu alguma lesão. O piloto é colocado na ambulância e encaminhado ao centro médico.
Fim da 33ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Alboreto - Jabouille - Tambay - De Cesaris(1) - Arnoux(1)
[Volta 34] Piquet segue firme na ponta e agora dá uma volta em Tambay. O brasileiro neste momento vai adiando a decisão do campeonato para Las Vegas.
Fim da 34ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Alboreto - Jabouille - Tambay(1) - De Cesaris(1) - Arnoux(1)
[Volta 35] De Angelis segue rápido e reduzindo a diferença em relação a Hunt.
[Volta 36] De Cesaris vem se aproximando de Tambay para tentar se recuperar na prova.
[Volta 37] Jones, Scheckter e Rosberg, que inverteram suas posições após as paradas nos boxes, seguem em ritmos parecidos e vão mantendo as distâncias entre si.
[Volta 38] Piquet segue liderando. Está dando tudo certo para a Savoia hoje, que no momento vai recuperando a liderança entre os construtores.
[Volta 39] De Cesaris cola em Tambay.
[Volta 40] Tambay segura De Cesaris na freada da Epingle des Stands, em briga valendo a décima posição.
[Volta 41] De Cesaris segue pressionando Tambay, que defende bem sua posição.
[Volta 42] Alboreto tem problemas e pára após o Casino, abandonando a prova. De Cesaris sai do vácuo de Tambay e mergulha por dentro na Epingle des Stands, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 42ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Jabouille - Alboreto(fora) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 43] Hunt, segundo, vai levando para casa neste momento um grande resultado para a Tyrant. Porém, De Angelis segue descontando a diferença.
Fim da 43ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Jabouille - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1) - Alboreto(fora)
[Volta 44] Piquet segue abrindo caminho na frente.
Fim da 44ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 45] De Angelis continua descontando aos poucos a diferença em relação a Hunt.
[Volta 46] De Cesaris tenta agora descontar a diferença que o separa de Jabouille.
[Volta 47] O ritmo de Scheckter e de Rosberg é ligeiramente melhor que o de Jones e os dois se aproximam do australiano.
[Volta 48] Piquet segue firme na ponta rumo à vitória. A diferença para Lauda no campeonato está caindo para seis pontos.
[Volta 49] A aproximação de De Angelis a Hunt continua, embora o britânico ainda tenha vantagem razoável.
[Volta 50] De Cesaris é mais rápido que Jabouille e vai descontando a diferença que o separa do francês, embora seja difícil chegar no adversário até o final da corrida neste ritmo. O italiano perdeu muito tempo com o pneu de chuva estourado. Erro primário da Project Four ao não chamar o italiano aos boxes.
[Volta 51] Scheckter segue Jones de perto, enquanto Rosberg vem acompanhando logo depois. Provavelmente teremos briga entre eles na parte final da prova.
[Volta 52] Com apenas onze carros na pista, a corrida vai ficando escassa em disputas por posição neste momento.
[Volta 53] De Angelis segue o mais rápido da pista e deve chegar em Hunt em breve.
[Volta 54] Piquet procura manter o ritmo constante, apenas administrando a liderança.
[Volta 55] Johansson solta fumaça após a curva 18 e vai parando. O sueco encosta e abandona.
Fim da 55ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Johansson(fora) - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 56] Rosberg aperta o ritmo neste final de prova e vem pra cima de Scheckter.
Fim da 56ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1) - Johansson(fora)
[Volta 57] De Angelis cola em Hunt. Briga boa pela segunda posição.
Fim da 57ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Scheckter - Rosberg - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 58] De Angelis tenta o ataque por dentro na Epingle des Stands, porém Hunt fecha e por pouco os dois não se tocam. O britânico não venderá a posição facilmente.
[Volta 59] Rosberg cola em Scheckter e pressiona. De Angelis aperta Hunt na freada da chicane da curva 17, mas o italiano defende bem sua posição. Final de prova quente em Montreal.
[Volta 60] Hunt fecha De Angelis no Casino e segue resistindo. Scheckter segura Rosberg na Epingle des Stands.
[Volta 61] De Angelis tenta o ataque por fora na freada da curva 17, porém Hunt tem a preferência por dentro e espalha para cima do italiano, obrigando-o a recolher para evitar uma batida. Rosberg segue pressionando Scheckter, que resiste bravamente na Epingle des Stands.
[Volta 62] De Angelis traciona bem na saída da curva 18 e vem por fora na Epingle des Stands, após Hunt bloquear a linha de dentro. O britânico mais uma vez espalha e segura a posição. Rosberg traciona melhor que Scheckter na saída da curva 16 e toma a linha de dentro para a freada da chicane da curva 17, conseguindo a ultrapassagem que vale a quinta posição.
Fim da 62ª Volta: Piquet - Hunt - De Angelis - Jones - Rosberg - Scheckter - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 63] De Angelis segue perseguindo Hunt até que consegue tracionar melhor na saída da curva 16 e pega o vácuo do britânico. Na reta que antecede a freada da chicane da curva 17, De Angelis puxa para a direita e emparelha. Hunt tenta fechar para cima do italiano e, na freada, o toque acontece: a asa dianteira do britânico toca na roda dianteira esquerda do Williams e se rompe, caindo embaixo da roda do Tyrant e fazendo-o perder o controle. Hunt roda e escapa, indo parar na barreira de pneus. De Angelis consegue seguir na prova, porém o pneu dianteiro esquerdo furou no toque e o italiano é obrigado a trazer o carro até os boxes para a troca. Hunt sai do carro ileso, porém inconformado. Um pódium para a Tyrant é algo muito importante para ser jogado fora desta forma. De Angelis faz a troca dos pneus e volta apenas em quinto.
Fim da 63ª Volta: Piquet - Jones - Rosberg - Scheckter - De Angelis - Hunt(fora) - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 64] Rosberg se aproxima de Jones para brigar pela segunda posição. Jabouille entra na zona de pontuação com a Nürburg. Os mecânicos da equipe alemã cruzam os dedos. De Cesaris está se aproximando do francês.
Fim da 64ª Volta: Piquet - Jones - Rosberg - Scheckter - De Angelis - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1) - Hunt(fora)
[Volta 65] Piquet, alheio a toda a confusão na briga pelas posições subseqüentes, lidera com folga e reduz seu ritmo para chegar ao final sem maiores problemas.
Fim da 65ª Volta: Piquet - Jones - Rosberg - Scheckter - De Angelis - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
[Volta 66] Rosberg quer estragar a dobradinha da Savoia e vem chegando em Jones.
[Volta 67] Rosberg chega em Jones para brigar pela segunda posição.
[Volta 68] Jones segura Rosberg na Epingle des Stands e vai resistindo. Uma dobradinha com os Ferrari não completando a prova era tudo o que a Savoia sonhava.
[Volta 69] Rosberg segue colado em Jones, tentando achar uma brecha para passar o australiano, que fecha bem todos os espaços. Nesta briga está em jogo a terceira posição no campeonato de pilotos.
[Volta 70] Jones continua segurando Rosberg. Piquet, com tranqüilidade, completa a última volta e vence o GP do Canadá. O brasileiro vibra muito no carro. A equipe Savoia festeja no muro dos boxes. Jones segura Rosberg e garante a dobradinha da scuderia italiana. Deu tudo certo para o time azul e branco hoje. Que corrida! Scheckter é quarto e põe a Biscazzi na sexta posição entre os construtores. De Angelis cruza em quinto e Jabouille fecha na sexta posição, comemorando muito o resultado com a equipe Nürburg, que volta a marcar pontos após dois anos.
Fim da Corrida: Piquet - Jones - Rosberg - Scheckter - De Angelis - Jabouille(1) - De Cesaris(1) - Tambay(1) - Arnoux(1)
Classificação - Final:
1º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1h57'28"544
2º Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) +28"290
3º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +28"542
4º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) +29"894
5º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +42"750
6º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
7º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta
8º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) +1 volta
9º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) +1 volta
AB James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 62 voltas
AB Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 54 voltas
AB Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 41 voltas
AB Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 30 voltas
AB Slim BORGUDD (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 30 voltas
AB Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 26 voltas
AB Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 17 voltas
AB Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 5 voltas
AB Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 2 voltas
AB Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 2 voltas
AB Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1 volta
AB Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1 volta
AB Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 0 voltas
AB Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 0 voltas
AB Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 0 voltas
AB Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 0 voltas
AB Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 0 voltas
NQ Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon)
NQ Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon)
Quebras/Acidentes:
Pryce =($200)= acidente
Prost =($400)= acidente
Mansell =($200)= acidente
Pironi =($200)= acidente
Warwick =($200)= acidente
Patrese =($200)= acidente
Laffite =($200)= acidente
Lauda =($200)= acidente
Fittipaldi =($200)= acidente
Surer =($200)= acidente
Cheever =($300)= câmbio
Jarier =($200)= acidente
Borgudd =($0)= pneu
Giacomelli =($200)= pneu/acidente
Alboreto =($100)= pane elétrica
Johansson =($0)= turbo
Hunt =($200)= acidente
Classificação do Campeonato após a Corrida
Mundial de Pilotos:
1º N. Lauda = 65 pts.
2º N. Piquet = 59 pts.
3º K. Rosberg = 40 pts.
4º A. Jones = 39 pts.
5º E. De Angelis = 31 pts.
6º R. Patrese = 24 pts.
7º E. Fittipaldi = 23 pts.
8º A. Prost = 21 pts.
9º D. Pironi = 18 pts.
10º J. Laffite = 18 pts.
11º J. Scheckter = 8 pts.
12º N. Mansell = 8 pts.
13º J. Hunt = 7 pts.
14º J. Mass = 6 pts.
15º M. Alboreto = 4 pts.
16º T. Pryce = 2 pts.
17º S. Johansson = 1 pt.
--- J.P. Jabouille = 1 pt.
Mundial de Construtores:
1º Savoia = 98 pts.
2º Ferrari = 86 pts.
3º Williams = 71 pts.
4º Fittipaldi = 47 pts.
5º Renault = 36 pts.
6º Biscazzi = 12 pts.
7º Winhill = 10 pts.
8º Tyrant = 8 pts.
9º Project Four = 6 pts.
10º Nürburg = 1 pt.
1º N. Lauda = 65 pts.
2º N. Piquet = 59 pts.
3º K. Rosberg = 40 pts.
4º A. Jones = 39 pts.
5º E. De Angelis = 31 pts.
6º R. Patrese = 24 pts.
7º E. Fittipaldi = 23 pts.
8º A. Prost = 21 pts.
9º D. Pironi = 18 pts.
10º J. Laffite = 18 pts.
11º J. Scheckter = 8 pts.
12º N. Mansell = 8 pts.
13º J. Hunt = 7 pts.
14º J. Mass = 6 pts.
15º M. Alboreto = 4 pts.
16º T. Pryce = 2 pts.
17º S. Johansson = 1 pt.
--- J.P. Jabouille = 1 pt.
Mundial de Construtores:
1º Savoia = 98 pts.
2º Ferrari = 86 pts.
3º Williams = 71 pts.
4º Fittipaldi = 47 pts.
5º Renault = 36 pts.
6º Biscazzi = 12 pts.
7º Winhill = 10 pts.
8º Tyrant = 8 pts.
9º Project Four = 6 pts.
10º Nürburg = 1 pt.
Bruno Giacomelli
O italiano sofreu fratura na perna esquerda após a batida durante o GP do Canadá e ficará fora da última etapa da temporada. O substituto será o piloto reserva da Hallan, Hector Rebaque.
Re: 1981 - 15ª Corrida - GP do Canadá
Eita, Hallan passando uma Ferrari.
Alboreto cometeu um descuido ao escapar da pista, mas conseguiu segurar muito bem sua Biscazzi. O aprendizado segue de vento em popa!
Scheckter mito! Quase beliscou um pódio! Uma pena não ter conseguido segurar a Williams do Rosberg no finalzinho.
Biscazzi em sexto no mundial de construtores é o máximo que poderíamos chegar. Imaginava terminar até atrás de Winhill e Tyrant na classificação final. De qualquer forma ainda falta uma corrida (toc, toc, toc).
E depois de jogar na lata do lixo o título de construtores, a Ferrari corre sérios riscos de perder também o de pilotos. Inimaginável isso no começo da temporada!
Alboreto cometeu um descuido ao escapar da pista, mas conseguiu segurar muito bem sua Biscazzi. O aprendizado segue de vento em popa!
Scheckter mito! Quase beliscou um pódio! Uma pena não ter conseguido segurar a Williams do Rosberg no finalzinho.
Biscazzi em sexto no mundial de construtores é o máximo que poderíamos chegar. Imaginava terminar até atrás de Winhill e Tyrant na classificação final. De qualquer forma ainda falta uma corrida (toc, toc, toc).
E depois de jogar na lata do lixo o título de construtores, a Ferrari corre sérios riscos de perder também o de pilotos. Inimaginável isso no começo da temporada!
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» 1981 - 5ª Corrida - GP de San Marino
» 1981 - 11ª Corrida - GP da Alemanha
» 1981 - 6ª Corrida - GP da Bélgica
» 1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul
» 1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
» 1981 - 11ª Corrida - GP da Alemanha
» 1981 - 6ª Corrida - GP da Bélgica
» 1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul
» 1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|