1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
+5
Sir Lewis Bleutter
Lee James
Giovane Biscazzi
Rodrigo Rocca
Saimon
9 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
Data fictícia: metade do mês 9
Circuito: Monza
Extensão: 5,800 km (52 voltas, 301,600 km no total)
Comentários iniciais:
O lendário circuito de Monza é um dos mais velozes do calendário. Com longas retas e freadas fortes, o traçado exige bastante do motor e dos freios, além da habilidade dos pilotos em curvas desafiadoras como Lesmos e Parabolica. Os pontos de ultrapassagem são variados, possibilitando grandes disputas. Fechando a temporada européia, o GP da Itália é sempre um grande espetáculo, contando sempre com bastante público e fãs aficcionados.
Traçado:
Condições Climáticas:
Treinos: ensolarado, 24 a 27°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Corrida: ensolarado, 26 a 29°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Prazo para envio dos formulários de corrida: 17:30 de 28/02/13 (quinta-feira)
Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Circuito: Monza
Extensão: 5,800 km (52 voltas, 301,600 km no total)
Comentários iniciais:
O lendário circuito de Monza é um dos mais velozes do calendário. Com longas retas e freadas fortes, o traçado exige bastante do motor e dos freios, além da habilidade dos pilotos em curvas desafiadoras como Lesmos e Parabolica. Os pontos de ultrapassagem são variados, possibilitando grandes disputas. Fechando a temporada européia, o GP da Itália é sempre um grande espetáculo, contando sempre com bastante público e fãs aficcionados.
Traçado:
Condições Climáticas:
Treinos: ensolarado, 24 a 27°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Corrida: ensolarado, 26 a 29°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Prazo para envio dos formulários de corrida: 17:30 de 28/02/13 (quinta-feira)
Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Treinos
1ª Sessão
Sábado de sol no templo do automobilismo italiano. A temporada chega em sua última etapa européia e vive seus momentos decisivos.
Giacomelli abre o treino virando 1'36"058.
Tambay faz 1'35"390.
Surer marca 1'36"428.
Piquet, tentando se recuperar no campeonato, vira 1'34"077.
Mass é o próximo. O alemão entra muito rápido na primeira di Lesmos e acaba perdendo o controle do carro, escapando para fora da pista e batendo forte na barreira de pneus. O piloto não consegue sair do carro e os fiscais correm para socorrê-lo. O treino é interrompido para atendimento de Mass, enquanto a ambulância se dirige até o local. Os mecânicos da Project Four, assim como todo o paddock, ficam apreensivos.
Após alguns minutos de atendimento, Jochen Mass é retirado do carro e colocado em uma maca, imobilizado. Mesmo assim, o piloto inspira alívio a todos ao levantar um braço e sinalizar OK. O alemão pelo visto sofreu alguma fratura, mas não corre risco de morte.
O treino é retomado e Pironi vai para a pista. O francês vira 1'33"652, mostrando a força dos turbo.
De Cesaris faz 1'35"456.
Prost pulveriza todos os tempos até aqui com 1'33"301. A Ferrari é favorita para ficar com a pole.
Arnoux marca 1'35"527.
Johansson registra 1'34"870.
Jabouille vira 1'35"875.
Warwick faz 1'35"893.
Pryce marca 1'34"636.
Laffite é o próximo. O francês registra o tempo de 1'33"721.
Stuck faz 1'36"590.
Serra vira 1'36"237.
Baldi marca 1'36"363.
Cheever vem para sua volta. O americano vira 1'35"624.
Jarier crava 1'35"700.
Mansell faz 1'34"492.
Jones vira 1'34"160.
Alboreto marca 1'34"968.
Scheckter é o próximo. O sulafricano registra 1'34"910.
Hunt faz 1'34"778.
Patrese marca 1'34"624.
De Angelis vira 1'34"461.
Fittipaldi registra 1'34"373.
Rosberg faz 1'34"458.
Lauda fecha a primeira sessão marcando 1'33"397, ficando na segunda posição.
Classificação - 1ª Sessão:
1º Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'33"301
2º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'33"397
3º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'33"652
4º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'33"721
5º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"077
6º Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"160
7º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'34"373
8º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"458
9º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"461
10º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'34"492
11º Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'34"624
12º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'34"636
13º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'34"778
14º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'34"870
15º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'34"910
16º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'34"968
17º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'35"390
18º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"456
19º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 1'35"527
20º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"624
21º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"700
22º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'35"875
23º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 1'35"893
24º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'36"058
25º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"237
26º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'36"363
27º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"428
28º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"590
29º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) sem tempo
2ª Sessão
Enquanto o paddock recebe a notícia de que Mass sofreu fratura na perna esquerda, mas passa bem no hospital regional, Giacomelli vai à pista para abrir a segunda sessão de treinos. O italiano vira 1'35"821, vigésimo segundo tempo.
Tambay faz 1'35"253 e pouco melhora seu tempo.
Surer marca 1'36"362 e supera Baldi por um milésimo. O suíço segue ameaçado de ficar fora da prova.
Piquet vira 1'33"711 e sobe para quarto. O brasileiro precisa de um bom resultado amanhã se quiser continuar sonhando com o título.
O contundido Mass seria o próximo, porém com a ausência do alemão, Pironi é quem vai para a pista. O francês marca 1'33"645, pouco melhorando seu tempo.
De Cesaris faz 1'35"333 e não consegue melhorar sua posição.
Prost marca 1'33"151 e melhora o tempo da pole.
Arnoux registra 1'35"057 e sobe para décimo sétimo.
Johansson faz 1'34"574 e pula para décimo primeiro.
Jabouille marca 1'35"713 e recupera a vigésima segunda posição.
Warwick registra 1'35"601 e pula para vigésimo.
Pryce vira 1'34"311 e sobe para sétimo. A Winhill treina forte.
Laffite faz 1'33"348 e pula para segundo.
Stuck marca 1'36"475 e fica fora mais uma vez da corrida. Temporada decepcionante do alemão.
Serra vira 1'36"076 e melhora seu tempo, mas não a posição.
Baldi é o próximo. Na ponta dos dedos, o italiano marca 1'36"356 e consegue a classificação para a corrida por milésimos. Surer está fora.
Cheever faz 1'35"619, pouco melhorando seu tempo.
Jarier vira 1'35"471, subindo para vigésimo.
Mansell ataca as zebras com agressividade e marca 1'33"948, pulando para sexto. Bela volta do britânico.
Jones faz 1'33"995 e não consegue recuperar a posição perdida para o piloto da Winhill.
Alboreto registra 1'34"764, subindo para décimo quarto.
Scheckter marca 1'34"989 e não melhora seu tempo.
Hunt vinha fazendo boas parciais, mas erra na entrada da chicane Ascari e roda, parando na caixa de brita. O britânico fica por ali mesmo e aborta sua volta.
Patrese vira 1'34"594, não melhorando sua posição.
De Angelis faz 1'34"203, oitavo tempo.
Fittipaldi marca 1'34"250, subindo para nono.
Rosberg registra 1'34"348 e permanece em décimo primeiro.
Lauda fecha o treino voando baixo e marcando 1'33"121, roubando a pole de Prost por apenas três centésimos.
Classificação - Final:
1º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'33"121
2º Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'33"151
3º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'33"348
4º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'33"645
5º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'33"711
6º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'33"948
7º Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'33"995
8º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"203
9º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'34"250
10º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'34"311
11º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"348
12º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'34"574
13º Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'34"594
14º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'34"764
15º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'34"778
16º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'34"910
17º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 1'35"057
18º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'35"253
19º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"333
20º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"471
21º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 1'35"601
22º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"619
23º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'35"713
24º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"821
25º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"076
26º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'36"356
27º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"362
28º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"475
29º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) sem tempo
Quebras/Acidentes:
Mass =($200)= acidente
Sábado de sol no templo do automobilismo italiano. A temporada chega em sua última etapa européia e vive seus momentos decisivos.
Giacomelli abre o treino virando 1'36"058.
Tambay faz 1'35"390.
Surer marca 1'36"428.
Piquet, tentando se recuperar no campeonato, vira 1'34"077.
Mass é o próximo. O alemão entra muito rápido na primeira di Lesmos e acaba perdendo o controle do carro, escapando para fora da pista e batendo forte na barreira de pneus. O piloto não consegue sair do carro e os fiscais correm para socorrê-lo. O treino é interrompido para atendimento de Mass, enquanto a ambulância se dirige até o local. Os mecânicos da Project Four, assim como todo o paddock, ficam apreensivos.
Após alguns minutos de atendimento, Jochen Mass é retirado do carro e colocado em uma maca, imobilizado. Mesmo assim, o piloto inspira alívio a todos ao levantar um braço e sinalizar OK. O alemão pelo visto sofreu alguma fratura, mas não corre risco de morte.
O treino é retomado e Pironi vai para a pista. O francês vira 1'33"652, mostrando a força dos turbo.
De Cesaris faz 1'35"456.
Prost pulveriza todos os tempos até aqui com 1'33"301. A Ferrari é favorita para ficar com a pole.
Arnoux marca 1'35"527.
Johansson registra 1'34"870.
Jabouille vira 1'35"875.
Warwick faz 1'35"893.
Pryce marca 1'34"636.
Laffite é o próximo. O francês registra o tempo de 1'33"721.
Stuck faz 1'36"590.
Serra vira 1'36"237.
Baldi marca 1'36"363.
Cheever vem para sua volta. O americano vira 1'35"624.
Jarier crava 1'35"700.
Mansell faz 1'34"492.
Jones vira 1'34"160.
Alboreto marca 1'34"968.
Scheckter é o próximo. O sulafricano registra 1'34"910.
Hunt faz 1'34"778.
Patrese marca 1'34"624.
De Angelis vira 1'34"461.
Fittipaldi registra 1'34"373.
Rosberg faz 1'34"458.
Lauda fecha a primeira sessão marcando 1'33"397, ficando na segunda posição.
Classificação - 1ª Sessão:
1º Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'33"301
2º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'33"397
3º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'33"652
4º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'33"721
5º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"077
6º Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"160
7º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'34"373
8º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"458
9º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"461
10º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'34"492
11º Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'34"624
12º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'34"636
13º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'34"778
14º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'34"870
15º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'34"910
16º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'34"968
17º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'35"390
18º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"456
19º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 1'35"527
20º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"624
21º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"700
22º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'35"875
23º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 1'35"893
24º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'36"058
25º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"237
26º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'36"363
27º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"428
28º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"590
29º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) sem tempo
2ª Sessão
Enquanto o paddock recebe a notícia de que Mass sofreu fratura na perna esquerda, mas passa bem no hospital regional, Giacomelli vai à pista para abrir a segunda sessão de treinos. O italiano vira 1'35"821, vigésimo segundo tempo.
Tambay faz 1'35"253 e pouco melhora seu tempo.
Surer marca 1'36"362 e supera Baldi por um milésimo. O suíço segue ameaçado de ficar fora da prova.
Piquet vira 1'33"711 e sobe para quarto. O brasileiro precisa de um bom resultado amanhã se quiser continuar sonhando com o título.
O contundido Mass seria o próximo, porém com a ausência do alemão, Pironi é quem vai para a pista. O francês marca 1'33"645, pouco melhorando seu tempo.
De Cesaris faz 1'35"333 e não consegue melhorar sua posição.
Prost marca 1'33"151 e melhora o tempo da pole.
Arnoux registra 1'35"057 e sobe para décimo sétimo.
Johansson faz 1'34"574 e pula para décimo primeiro.
Jabouille marca 1'35"713 e recupera a vigésima segunda posição.
Warwick registra 1'35"601 e pula para vigésimo.
Pryce vira 1'34"311 e sobe para sétimo. A Winhill treina forte.
Laffite faz 1'33"348 e pula para segundo.
Stuck marca 1'36"475 e fica fora mais uma vez da corrida. Temporada decepcionante do alemão.
Serra vira 1'36"076 e melhora seu tempo, mas não a posição.
Baldi é o próximo. Na ponta dos dedos, o italiano marca 1'36"356 e consegue a classificação para a corrida por milésimos. Surer está fora.
Cheever faz 1'35"619, pouco melhorando seu tempo.
Jarier vira 1'35"471, subindo para vigésimo.
Mansell ataca as zebras com agressividade e marca 1'33"948, pulando para sexto. Bela volta do britânico.
Jones faz 1'33"995 e não consegue recuperar a posição perdida para o piloto da Winhill.
Alboreto registra 1'34"764, subindo para décimo quarto.
Scheckter marca 1'34"989 e não melhora seu tempo.
Hunt vinha fazendo boas parciais, mas erra na entrada da chicane Ascari e roda, parando na caixa de brita. O britânico fica por ali mesmo e aborta sua volta.
Patrese vira 1'34"594, não melhorando sua posição.
De Angelis faz 1'34"203, oitavo tempo.
Fittipaldi marca 1'34"250, subindo para nono.
Rosberg registra 1'34"348 e permanece em décimo primeiro.
Lauda fecha o treino voando baixo e marcando 1'33"121, roubando a pole de Prost por apenas três centésimos.
Classificação - Final:
1º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'33"121
2º Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'33"151
3º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'33"348
4º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'33"645
5º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'33"711
6º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'33"948
7º Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'33"995
8º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"203
9º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'34"250
10º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'34"311
11º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'34"348
12º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'34"574
13º Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'34"594
14º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'34"764
15º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'34"778
16º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'34"910
17º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 1'35"057
18º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'35"253
19º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"333
20º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"471
21º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 1'35"601
22º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"619
23º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'35"713
24º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'35"821
25º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"076
26º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'36"356
27º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"362
28º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'36"475
29º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) sem tempo
Quebras/Acidentes:
Mass =($200)= acidente
Jochen Mass
Após a batida nos treinos para o GP da Itália, Jochen Mass passa bem mas sofreu fratura na perna esquerda e ficará de fora do restante da temporada. Nas duas últimas corridas da temporada o alemão será substituído pelo reserva da Project Four, Slim Borgudd.
Motores
Os motores sofrerão depreciação de 1 ponto em durabilidade nesta corrida devido ao alto grau de uso.
Re: 1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
Grande Baldi! Na ponta dos dedos mesmo.
Rodrigo Rocca- Mensagens : 411
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 72
Localização : Catania, Itália
Re: 1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
E-mail.
Rumo a vitória!
Rumo a vitória!
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Lee James- Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34
Sir Lewis Bleutter- Mensagens : 18
Data de inscrição : 08/01/2013
Re: 1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
Enviado por e-mail.
Juliano Maia- Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 29
Localização : São Paulo
Corrida
Sol em Monza nesta tarde de domingo para a realização da décima quarta etapa do Mundial de F1. Os mecânicos lotam a pista, rodeando os carros e fazendo os ajustes finais. Mais uma vez, temos uma primeira fila dominada pelo vermelho da Ferrari e a segunda fila pelo amarelo e preto da Renault. Lauda, o pole, pode garantir o título antecipadamente hoje se vencer e Piquet chegar no máximo em quarto.
A direção de prova dá o sinal e os mecânicos retiram-se da pista. Os carros partem para a volta de apresentação. Todos procuram aquecer os pneus, sendo saudados pelo público. Após completaram a volta, todos realinham. Em breve teremos a largada.
Largada: Lauda - Prost - Laffite - Pironi - Piquet - Mansell - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Pryce - Rosberg - Johansson - Patrese - Alboreto - Hunt - Scheckter - Arnoux - Tambay - De Cesaris - Jarier - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Serra - Baldi
[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores. Os motores turbo roncam alto nas duas primeiras filas. Piquet analisa todos os movimentos possíveis para fazer a melhor largada possível e superar pelo menos nos Renault neste início de prova. Já Lauda precisa preocupar-se em manter a liderança para ficar tranqüilo. Com a tensão no nível máximo, acendem as luzes verdes e começa o GP da Itália! Prost larga bem e vem pra cima de Lauda. Os dois dividem a apertada primeira perna da variante del Rettifilo e Prost leva a preferência por dentro na segunda, deixando o companheiro para trás. Os Renault mantém suas posições e Piquet também segue em quinto. Jones pula para sexto, deixando Mansell para trás. No funil da chicane, após tocarem em outros carros, Arnoux e De Cesaris se enroscam e acabam na área de escape, com um carro por cima do outro. Fim de prova para ambos. Lauda quer a vitória e ataca Prost para recuperar a ponta. O austríaco sai do vácuo do companheiro após a curva Grande e toma a linha de dentro para a freada da variante della Roggia, conseguindo a ultrapassagem. Piquet traciona melhor que Pironi na saída da variante della Roggia e mergulha por dentro na entrada da primeira di Lesmos, tomando a quarta posição. Rosberg vem na cola do companheiro De Angelis. O finlandês pega o vácuo após a curva del Serraglio e toma a linha de dentro para a freada da variante Ascari, tomando a nona posição. Logo na seqüência, Alboreto aplica manobra semelhante sobre Johansson, valendo a décima segunda posição. Hunt segura Patrese. Cheever pressiona Warwick. Giacomelli segura Jabouille. Fittipaldi ataca Mansell na Parabolica, mas o britânico defende bem a sétima posição.
Fim da 1ª Volta: Lauda - Prost - Laffite - Piquet - Pironi - Jones - Mansell - Fittipaldi - Rosberg - De Angelis - Pryce - Alboreto - Johansson - Hunt - Patrese - Scheckter - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Giacomelli - Jabouille - Baldi - Serra - Arnoux(fora) - De Cesaris(fora)
[Volta 2] Piquet vem pra cima de Laffite. Jones pressiona Pironi. Patrese sai do vácuo de Hunt na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da variante del Rettifilo, conseguindo a ultrapassagem. Laffite segura Piquet na di Lesmos. Fittipaldi traciona bem na saída da variante della Roggia e toma a linha de dentro na entrada da primeira di Lesmos. Mansell tenta fechar, mas já era tarde. O brasileiro consegue a ultrapassagem. Scheckter vem pra cima de Hunt.
Fim da 2ª Volta: Lauda - Prost - Laffite - Piquet - Pironi - Jones - Fittipaldi - Mansell - Rosberg - De Angelis - Pryce - Alboreto - Johansson - Patrese - Hunt - Scheckter - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Giacomelli - Jabouille - Baldi - Serra
[Volta 3] Piquet segue na cola de Laffite, enquanto Jones persegue Pironi. Rosberg se aproxima de Mansell. Patrese vem pra cima de Johansson. Hunt segura Scheckter na variante del Rettifilo. Piquet pega o vácuo de Laffite na curva Grande. Ao se aproximarem da variante della Roggia, Piquet ameaça vir por dentro, mas o francês fecha. Piquet então dá o bote por fora, chegando em vantagem na freada e conseguindo bela ultrapassagem, que rende aplausos dos tifosi. Jones traciona bem na saída da variante della Roggia e força por dentro para cima de Pironi na primeira di Lesmos. Os dois dividem a curva e o piloto da Savoia consegue a ultrapassagem. Johansson segura Patrese na Parabolica.
Fim da 3ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Jones - Pironi - Fittipaldi - Mansell - Rosberg - De Angelis - Pryce - Alboreto - Johansson - Patrese - Hunt - Scheckter - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Giacomelli - Jabouille - Baldi - Serra
[Volta 4] Rosberg cola em Mansell e pressiona. Patrese pega o vácuo de Johansson na reta dos boxes. O italiano balança atrás do sueco, que bloqueia a linha de dentro para a freada da variante del Rettifilo. Patrese, no entanto, sai do vácuo e puxa para a direita, vindo por fora e chegando na freada da chicane já há frente do piloto da Tyrant. Mansell segura Rosberg na di Lesmos. Scheckter sai do vácuo de Hunt e toma a linha de dentro para a freada da variante Ascari, onde consegue a ultrapassagem.
Fim da 4ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Jones - Pironi - Fittipaldi - Mansell - Rosberg - De Angelis - Pryce - Alboreto - Patrese - Johansson - Scheckter - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Giacomelli - Jabouille - Baldi - Serra
[Volta 5] Jones tem problemas e vem lento pela curva Grande. O australiano estaciona no gramado e abandona, dando adeus às suas remotas chances de bicampeonato. Valendo agora a sétima posição, Rosberg pega o vácuo de Mansell e ataca o britânico na variante della Roggia. Mansell havia bloqueado a linha de dentro e o finlandês veio por fora. O piloto da Winhill não vende fácil a ultrapassagem e os dois dividem a primeira perna tocando roda com roda. Na segunda perna, Rosberg traciona melhor e consegue passar. Briga quente nas posições intermediárias. Jabouille sai do vácuo de Giacomelli no Retiffilo Centrale e toma a linha de dentro na entrada da Parabolica, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 5ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Fittipaldi - Rosberg - Mansell - De Angelis - Pryce - Alboreto - Patrese - Johansson - Scheckter - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Jones(fora)
[Volta 6] Os Ferrari seguem firmes na ponta, porém Piquet mantém um bom ritmo e não permite os adversários se distaciarem muito. Patrese se aproxima de Alboreto. Scheckter vem pra cima de Johansson.
Fim da 6ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Fittipaldi - Rosberg - Mansell - De Angelis - Pryce - Alboreto - Patrese - Johansson - Scheckter - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 7] Rosberg segue rápido e agora tenta chegar em Fittipaldi. De Angelis vem chegando em Mansell.
[Volta 8] Patrese cola em Alboreto. Pironi se aproxima de Laffite.
[Volta 9] Alboreto segura Patrese na freada da variante del Rettifilo. Rosberg vem chegando em Fittipaldi. De Angelis cola em Mansell. Scheckter chega em Johansson.
[Volta 10] Pironi cola em Laffite e pressiona. Rosberg chega em Fittipaldi. Mansell segura De Angelis na di Lesmos. Patrese sai do vácuo de Alboreto após a curva del Serraglio e toma a linha de dentro para a freada da variante Ascari. Alboreto tenta fechar, mas o piloto da Fittipaldi mantém-se firme por dentro e consegue a ultrapassagem. Scheckter pressiona Johansson na Parabolica.
Fim da 10ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Fittipaldi - Rosberg - Mansell - De Angelis - Pryce - Patrese - Alboreto - Johansson - Scheckter - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 11] Pironi segue pressionando Laffite. Fittipaldi segura Rosberg na variante della Roggia. De Angelis segue na cola de Mansell. Johansson fecha Scheckter na variante Ascari.
[Volta 12] Rosberg traciona bem na saída da curva Grande e pega o vácuo de Fittipaldi. O brasileiro tenta fechar a linha de dentro, mas o finlandês insiste e consegue emparelhar. Os dois chegam lado a lado na variante della Roggia, onde o piloto da Williams espalha para cima de Fittipaldi e toma a sexta posição. Bela corrida do finlandês até aqui. Mansell segura De Angelis mais uma vez na di Lesmos. Scheckter sai do vácuo de Johansson e toma a linha de dentro para a freada da variante Ascari, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 12ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Rosberg - Fittipaldi - Mansell - De Angelis - Pryce - Patrese - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 13] Mansell segue segurando De Angelis bravamente. Pironi ameaça vir por dentro na variante Ascari, mas Laffite bloqueia. Patrese roda esquisito na freada da variante Ascari e pára na caixa de brita. Pelo jeito houve alguma falha mecânica. O italiano abandona.
Fim da 13ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Rosberg - Fittipaldi - Mansell - De Angelis - Pryce - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Patrese(fora)
[Volta 14] De Angelis pega o vácuo de Mansell após a curva Grande e vem grudado no britânico, que posiciona-se no meio da pista. O italiano espera até o último instante para puxar para a esquerda e vir por dentro na freada da variante della Roggia. Mansell fica sem defesa e acaba perdendo a posição para o piloto da Williams. Pironi segue colado em Laffite, esperando o melhor momento para dar o bote no companheiro.
Fim da 14ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Pryce - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 15] Rivais desde os tempos de Biscazzi, Laffite e Pironi vão travando uma guerra fria, com cada um estudando os movimentos do outro.
[Volta 16] Os Ferrari vão abrindo na frente. Piquet parece dar seu máximo, mas parece impossível acompanhar o ritmo dos carros vermelhos.
[Volta 17] Pironi segue colado em Laffite. Os dois contornam a variante della Roggia um atrás do outro, porém Pironi faz um traçado um pouco diferente. O piloto do carro 16 traciona melhor e puxa rapidamente para a direita, surpreendendo Laffite ao entrar por dentro na primeira di Lesmos. Sem defesa, Laffite vê o companheiro passar e tomar a quarta posição. Bela disputa interna na Renault.
Fim da 17ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Pryce - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 18] O motor Alfa Romeo de Pryce não resiste e o britânico encosta no Rettifilo Centrale soltando fumaça.
Fim da 18ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Pryce(fora)
[Volta 19] Com a classificação do momento, Lauda vai ficando a um ponto do título, abrindo dezessete pontos em relação a Piquet.
Fim da 19ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 20] Após um início frenético, a corrida vai amornando com os carros estabilizando-se em suas posições.
[Volta 21] Lauda segue firme na ponta e se encaminha para a terceira vitória em quatro corridas.
[Volta 22] Porém, se o austríaco vencer, a festa da Ferrari não será mais a mesma: Prost tem problemas em seu motor turbo mais uma vez e encosta após a curva del Serraglio, abandonando a prova e tirando a dobradinha da scuderia vermelha.
Fim da 22ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Prost(fora)
[Volta 23] Piquet ganha de bandeja mais dois pontos e neste momento diminui a diferença em relação a Lauda no campeonato para quinze pontos.
Fim da 23ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 24] Com Pironi em terceiro e Laffite em quarto, a Renault ainda sonha em alcançar a Fittipaldi no campeonato.
[Volta 25] Rosberg, em quinto, vem fazendo uma temporada irregular, assim como seu companheiro, porém a Williams vai somando pontos constantemente e ocupa uma excelente terceira posição no campeonato.
[Volta 26] Chegamos à metade da prova e Lauda segue liderando com tranqüilidade, abrindo em relação a Piquet.
[Volta 27] Laffite não deixa Pironi abrir muito à sua frente e deve tentar reaproximar-se no final da prova para brigar pelo pódium.
[Volta 28] Mansell, oitavo, vai sendo a decepção da corrida, após ter gerado muitas expectativas ao largar em sexto.
[Volta 29] O motor Biscazzi de Scheckter abre o bico e solta muita fumaça no Rettifilo Centrale. O sulafricano encosta e abandona.
Fim da 29ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Scheckter(fora)
[Volta 30] A corrida em Monza é sempre bastante desgastante para os carros e ainda devem acontecer mais algumas quebras.
Fim da 30ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 31] O Ford-Cosworth de Rosberg é mais um motor que não resiste e deixa o finlandês a pé na curva Grande. O piloto da Williams ocupava a quinta posição.
Fim da 31ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Rosberg(fora)
[Volta 32] A corrida se torna uma prova de resistência. Será que o motor Ferrari de Lauda irá resistir até o final?
Fim da 32ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 33] Lauda começa a pegar tráfego.
Fim da 33ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra(1)
[Volta 34] Baldi tem problemas e é mais um a abandonar a prova, recolhendo o carro para os boxes.
Fim da 34ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi(fora) - Serra(1)
[Volta 35] Cheever se aproxima de Warwick.
Fim da 35ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Serra(1) - Baldi(fora)
[Volta 36] Lauda segue abrindo caminho na liderança.
Fim da 36ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 37] Fittipaldi tem problemas e vem lento pela curva del Serraglio, estacionando em seguida e abandonando a prova. O brasileiro tinha a quinta posição. A equipe sulamericana vai vendo suas chances de alcançar a Williams no campeonato cada vez mais remotas.
Fim da 37ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Fittipaldi(fora) - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 38] Cheever cola em Warwick.
Fim da 38ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli(1) - Serra(1) - Fittipaldi(fora)
[Volta 39] Warwick segura Cheever na Parabolica e vai resistindo na décima segunda posição.
Fim da 39ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 40] Cheever segue na cola de Warwick.
[Volta 41] Lauda deixa mais um retardatário para trás e segue rumo à vitória.
Fim da 41ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 42] Cheever segue tentando achar espaço para passar Warwick.
[Volta 43] Cheever sai do vácuo de Warwick e mergulha por dentro na freada da variante Ascari, mas erra na freada e roda, indo parar na caixa de brita. Por pouco o americano não leva o britânico junto. Fim de prova para Cheever.
Fim da 43ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever(fora) - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 44] Após a disputa entre Warwick e Cheever ter acabado com o americano na brita, as posições de todos ficam estabilizadas.
Fim da 44ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Serra(1) - Cheever(fora)
[Volta 45] Vamos nos aproximando do final da prova e os pilotos devem começar a sentir o desgaste dos pneus.
Fim da 45ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 46] Com os pneus Avon desgastados, Serra erra na tomada da primeira di Lesmos e roda, indo bater de traseira na barreira de pneus. Felizmente o brasileiro sai ileso.
Fim da 46ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Serra(fora)
[Volta 47] Mansell é outro que vem balançando na saída das curvas até que erra na tomada da variante Ascari e roda, parando na caixa de brita. Atolado, o britânico não consegue voltar para a pista e joga fora o ponto do sexto lugar.
Fim da 47ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Mansell(fora) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(1)
[Volta 48] Lauda segue firme na ponta e está cada vez mais perto da vitória.
Fim da 48ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay(1) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Mansell(fora)
[Volta 49] Hunt, também com os pneus desgastados, espalha na segunda di Lesmos e passeia pelo gramado. Jarier aproveita e passa.
Fim da 49ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Jarier - Hunt - Tambay(1) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(1)
[Volta 50] Pironi vem lento pela curva Grande. Os mecânicos da Renault levam as mãos à cabeça nos boxes enquanto o francês estaciona seu carro pouco antes da variante della Roggia. Pironi tinha a terceira posição, que escapa entre os dedos. O piloto sai do carro bastante frustrado.
Fim da 50ª Volta: Lauda - Piquet - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Jarier - Hunt - Pironi(fora) - Tambay(1) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(1)
[Volta 51] Johansson entra na zona de pontuação e vai conquistando seu primeiro ponto, após o abandono de Pironi.
Fim da 51ª Volta: Lauda - Piquet - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Jarier - Hunt - Tambay(1) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Pironi(fora)
[Volta 52] Com tranqüilidade, Lauda completa os últimos metros do circuito de Monza e conquista mais uma vitória, fazendo a festa com os mecânicos da Ferrari e disparando na liderança do campeonato. Piquet, que fez o que pode com a Savoia, chega em segundo. Laffite completa o pódium. De Angelis, Alboreto e Johansson, este último comemorando muito seu primeiro ponto, fecham a zona de pontuação. Apenas onze carros recebem a bandeirada, visto que Giacomelli, com um pneu furado, desistiu na primeira di Lesmos.
Fim da Corrida: Lauda - Piquet - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Jarier - Hunt - Tambay(1) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(fora) - Pironi(fora)
Classificação - Final:
1º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1h21'27"454
2º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) +17"538
3º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) +22"588
4º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +42"353
5º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) +1'08"410
6º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) +1'24"641
7º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) +1'31"042
8º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) +1'34"437
9º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) +1 volta
10º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
11º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
12º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) +2 voltas
13º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) +3 voltas
AB Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 46 voltas
AB Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 44 voltas
AB Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 42 voltas
AB Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 36 voltas
AB Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 33 voltas
AB Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 30 voltas
AB Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 28 voltas
AB Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 21 voltas
AB Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 17 voltas
AB Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 12 voltas
AB Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 4 voltas
AB René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 0 voltas
AB Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 0 voltas
NQ Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon)
NQ Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon)
NQ Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli)
Quebras/Acidentes:
De Cesaris =($200)= acidente
Arnoux =($200)= acidente
Jones =($100)= pane elétrica
Patrese =($100)= suspensão
Pryce =($0)= motor
Prost =($500)= turbo
Scheckter =($500)= motor
Rosberg =($500)= motor
Baldi =($0)= câmbio
Fittipaldi =($100)= vazamento de óleo
Cheever =($0)= rodada
Serra =($200)= acidente
Mansell =($0)= rodada
Pironi =($300)= transmissão
Giacomelli =($0)= pneu furado
A direção de prova dá o sinal e os mecânicos retiram-se da pista. Os carros partem para a volta de apresentação. Todos procuram aquecer os pneus, sendo saudados pelo público. Após completaram a volta, todos realinham. Em breve teremos a largada.
Largada: Lauda - Prost - Laffite - Pironi - Piquet - Mansell - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Pryce - Rosberg - Johansson - Patrese - Alboreto - Hunt - Scheckter - Arnoux - Tambay - De Cesaris - Jarier - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Serra - Baldi
[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores. Os motores turbo roncam alto nas duas primeiras filas. Piquet analisa todos os movimentos possíveis para fazer a melhor largada possível e superar pelo menos nos Renault neste início de prova. Já Lauda precisa preocupar-se em manter a liderança para ficar tranqüilo. Com a tensão no nível máximo, acendem as luzes verdes e começa o GP da Itália! Prost larga bem e vem pra cima de Lauda. Os dois dividem a apertada primeira perna da variante del Rettifilo e Prost leva a preferência por dentro na segunda, deixando o companheiro para trás. Os Renault mantém suas posições e Piquet também segue em quinto. Jones pula para sexto, deixando Mansell para trás. No funil da chicane, após tocarem em outros carros, Arnoux e De Cesaris se enroscam e acabam na área de escape, com um carro por cima do outro. Fim de prova para ambos. Lauda quer a vitória e ataca Prost para recuperar a ponta. O austríaco sai do vácuo do companheiro após a curva Grande e toma a linha de dentro para a freada da variante della Roggia, conseguindo a ultrapassagem. Piquet traciona melhor que Pironi na saída da variante della Roggia e mergulha por dentro na entrada da primeira di Lesmos, tomando a quarta posição. Rosberg vem na cola do companheiro De Angelis. O finlandês pega o vácuo após a curva del Serraglio e toma a linha de dentro para a freada da variante Ascari, tomando a nona posição. Logo na seqüência, Alboreto aplica manobra semelhante sobre Johansson, valendo a décima segunda posição. Hunt segura Patrese. Cheever pressiona Warwick. Giacomelli segura Jabouille. Fittipaldi ataca Mansell na Parabolica, mas o britânico defende bem a sétima posição.
Fim da 1ª Volta: Lauda - Prost - Laffite - Piquet - Pironi - Jones - Mansell - Fittipaldi - Rosberg - De Angelis - Pryce - Alboreto - Johansson - Hunt - Patrese - Scheckter - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Giacomelli - Jabouille - Baldi - Serra - Arnoux(fora) - De Cesaris(fora)
[Volta 2] Piquet vem pra cima de Laffite. Jones pressiona Pironi. Patrese sai do vácuo de Hunt na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da variante del Rettifilo, conseguindo a ultrapassagem. Laffite segura Piquet na di Lesmos. Fittipaldi traciona bem na saída da variante della Roggia e toma a linha de dentro na entrada da primeira di Lesmos. Mansell tenta fechar, mas já era tarde. O brasileiro consegue a ultrapassagem. Scheckter vem pra cima de Hunt.
Fim da 2ª Volta: Lauda - Prost - Laffite - Piquet - Pironi - Jones - Fittipaldi - Mansell - Rosberg - De Angelis - Pryce - Alboreto - Johansson - Patrese - Hunt - Scheckter - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Giacomelli - Jabouille - Baldi - Serra
[Volta 3] Piquet segue na cola de Laffite, enquanto Jones persegue Pironi. Rosberg se aproxima de Mansell. Patrese vem pra cima de Johansson. Hunt segura Scheckter na variante del Rettifilo. Piquet pega o vácuo de Laffite na curva Grande. Ao se aproximarem da variante della Roggia, Piquet ameaça vir por dentro, mas o francês fecha. Piquet então dá o bote por fora, chegando em vantagem na freada e conseguindo bela ultrapassagem, que rende aplausos dos tifosi. Jones traciona bem na saída da variante della Roggia e força por dentro para cima de Pironi na primeira di Lesmos. Os dois dividem a curva e o piloto da Savoia consegue a ultrapassagem. Johansson segura Patrese na Parabolica.
Fim da 3ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Jones - Pironi - Fittipaldi - Mansell - Rosberg - De Angelis - Pryce - Alboreto - Johansson - Patrese - Hunt - Scheckter - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Giacomelli - Jabouille - Baldi - Serra
[Volta 4] Rosberg cola em Mansell e pressiona. Patrese pega o vácuo de Johansson na reta dos boxes. O italiano balança atrás do sueco, que bloqueia a linha de dentro para a freada da variante del Rettifilo. Patrese, no entanto, sai do vácuo e puxa para a direita, vindo por fora e chegando na freada da chicane já há frente do piloto da Tyrant. Mansell segura Rosberg na di Lesmos. Scheckter sai do vácuo de Hunt e toma a linha de dentro para a freada da variante Ascari, onde consegue a ultrapassagem.
Fim da 4ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Jones - Pironi - Fittipaldi - Mansell - Rosberg - De Angelis - Pryce - Alboreto - Patrese - Johansson - Scheckter - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Giacomelli - Jabouille - Baldi - Serra
[Volta 5] Jones tem problemas e vem lento pela curva Grande. O australiano estaciona no gramado e abandona, dando adeus às suas remotas chances de bicampeonato. Valendo agora a sétima posição, Rosberg pega o vácuo de Mansell e ataca o britânico na variante della Roggia. Mansell havia bloqueado a linha de dentro e o finlandês veio por fora. O piloto da Winhill não vende fácil a ultrapassagem e os dois dividem a primeira perna tocando roda com roda. Na segunda perna, Rosberg traciona melhor e consegue passar. Briga quente nas posições intermediárias. Jabouille sai do vácuo de Giacomelli no Retiffilo Centrale e toma a linha de dentro na entrada da Parabolica, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 5ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Fittipaldi - Rosberg - Mansell - De Angelis - Pryce - Alboreto - Patrese - Johansson - Scheckter - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Jones(fora)
[Volta 6] Os Ferrari seguem firmes na ponta, porém Piquet mantém um bom ritmo e não permite os adversários se distaciarem muito. Patrese se aproxima de Alboreto. Scheckter vem pra cima de Johansson.
Fim da 6ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Fittipaldi - Rosberg - Mansell - De Angelis - Pryce - Alboreto - Patrese - Johansson - Scheckter - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 7] Rosberg segue rápido e agora tenta chegar em Fittipaldi. De Angelis vem chegando em Mansell.
[Volta 8] Patrese cola em Alboreto. Pironi se aproxima de Laffite.
[Volta 9] Alboreto segura Patrese na freada da variante del Rettifilo. Rosberg vem chegando em Fittipaldi. De Angelis cola em Mansell. Scheckter chega em Johansson.
[Volta 10] Pironi cola em Laffite e pressiona. Rosberg chega em Fittipaldi. Mansell segura De Angelis na di Lesmos. Patrese sai do vácuo de Alboreto após a curva del Serraglio e toma a linha de dentro para a freada da variante Ascari. Alboreto tenta fechar, mas o piloto da Fittipaldi mantém-se firme por dentro e consegue a ultrapassagem. Scheckter pressiona Johansson na Parabolica.
Fim da 10ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Fittipaldi - Rosberg - Mansell - De Angelis - Pryce - Patrese - Alboreto - Johansson - Scheckter - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 11] Pironi segue pressionando Laffite. Fittipaldi segura Rosberg na variante della Roggia. De Angelis segue na cola de Mansell. Johansson fecha Scheckter na variante Ascari.
[Volta 12] Rosberg traciona bem na saída da curva Grande e pega o vácuo de Fittipaldi. O brasileiro tenta fechar a linha de dentro, mas o finlandês insiste e consegue emparelhar. Os dois chegam lado a lado na variante della Roggia, onde o piloto da Williams espalha para cima de Fittipaldi e toma a sexta posição. Bela corrida do finlandês até aqui. Mansell segura De Angelis mais uma vez na di Lesmos. Scheckter sai do vácuo de Johansson e toma a linha de dentro para a freada da variante Ascari, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 12ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Rosberg - Fittipaldi - Mansell - De Angelis - Pryce - Patrese - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 13] Mansell segue segurando De Angelis bravamente. Pironi ameaça vir por dentro na variante Ascari, mas Laffite bloqueia. Patrese roda esquisito na freada da variante Ascari e pára na caixa de brita. Pelo jeito houve alguma falha mecânica. O italiano abandona.
Fim da 13ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Rosberg - Fittipaldi - Mansell - De Angelis - Pryce - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Patrese(fora)
[Volta 14] De Angelis pega o vácuo de Mansell após a curva Grande e vem grudado no britânico, que posiciona-se no meio da pista. O italiano espera até o último instante para puxar para a esquerda e vir por dentro na freada da variante della Roggia. Mansell fica sem defesa e acaba perdendo a posição para o piloto da Williams. Pironi segue colado em Laffite, esperando o melhor momento para dar o bote no companheiro.
Fim da 14ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Laffite - Pironi - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Pryce - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 15] Rivais desde os tempos de Biscazzi, Laffite e Pironi vão travando uma guerra fria, com cada um estudando os movimentos do outro.
[Volta 16] Os Ferrari vão abrindo na frente. Piquet parece dar seu máximo, mas parece impossível acompanhar o ritmo dos carros vermelhos.
[Volta 17] Pironi segue colado em Laffite. Os dois contornam a variante della Roggia um atrás do outro, porém Pironi faz um traçado um pouco diferente. O piloto do carro 16 traciona melhor e puxa rapidamente para a direita, surpreendendo Laffite ao entrar por dentro na primeira di Lesmos. Sem defesa, Laffite vê o companheiro passar e tomar a quarta posição. Bela disputa interna na Renault.
Fim da 17ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Pryce - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 18] O motor Alfa Romeo de Pryce não resiste e o britânico encosta no Rettifilo Centrale soltando fumaça.
Fim da 18ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Pryce(fora)
[Volta 19] Com a classificação do momento, Lauda vai ficando a um ponto do título, abrindo dezessete pontos em relação a Piquet.
Fim da 19ª Volta: Lauda - Prost - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 20] Após um início frenético, a corrida vai amornando com os carros estabilizando-se em suas posições.
[Volta 21] Lauda segue firme na ponta e se encaminha para a terceira vitória em quatro corridas.
[Volta 22] Porém, se o austríaco vencer, a festa da Ferrari não será mais a mesma: Prost tem problemas em seu motor turbo mais uma vez e encosta após a curva del Serraglio, abandonando a prova e tirando a dobradinha da scuderia vermelha.
Fim da 22ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Prost(fora)
[Volta 23] Piquet ganha de bandeja mais dois pontos e neste momento diminui a diferença em relação a Lauda no campeonato para quinze pontos.
Fim da 23ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Scheckter - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 24] Com Pironi em terceiro e Laffite em quarto, a Renault ainda sonha em alcançar a Fittipaldi no campeonato.
[Volta 25] Rosberg, em quinto, vem fazendo uma temporada irregular, assim como seu companheiro, porém a Williams vai somando pontos constantemente e ocupa uma excelente terceira posição no campeonato.
[Volta 26] Chegamos à metade da prova e Lauda segue liderando com tranqüilidade, abrindo em relação a Piquet.
[Volta 27] Laffite não deixa Pironi abrir muito à sua frente e deve tentar reaproximar-se no final da prova para brigar pelo pódium.
[Volta 28] Mansell, oitavo, vai sendo a decepção da corrida, após ter gerado muitas expectativas ao largar em sexto.
[Volta 29] O motor Biscazzi de Scheckter abre o bico e solta muita fumaça no Rettifilo Centrale. O sulafricano encosta e abandona.
Fim da 29ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Scheckter(fora)
[Volta 30] A corrida em Monza é sempre bastante desgastante para os carros e ainda devem acontecer mais algumas quebras.
Fim da 30ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Rosberg - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 31] O Ford-Cosworth de Rosberg é mais um motor que não resiste e deixa o finlandês a pé na curva Grande. O piloto da Williams ocupava a quinta posição.
Fim da 31ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra - Rosberg(fora)
[Volta 32] A corrida se torna uma prova de resistência. Será que o motor Ferrari de Lauda irá resistir até o final?
Fim da 32ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra
[Volta 33] Lauda começa a pegar tráfego.
Fim da 33ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi - Serra(1)
[Volta 34] Baldi tem problemas e é mais um a abandonar a prova, recolhendo o carro para os boxes.
Fim da 34ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Baldi(fora) - Serra(1)
[Volta 35] Cheever se aproxima de Warwick.
Fim da 35ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli - Serra(1) - Baldi(fora)
[Volta 36] Lauda segue abrindo caminho na liderança.
Fim da 36ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 37] Fittipaldi tem problemas e vem lento pela curva del Serraglio, estacionando em seguida e abandonando a prova. O brasileiro tinha a quinta posição. A equipe sulamericana vai vendo suas chances de alcançar a Williams no campeonato cada vez mais remotas.
Fim da 37ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Fittipaldi(fora) - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 38] Cheever cola em Warwick.
Fim da 38ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli(1) - Serra(1) - Fittipaldi(fora)
[Volta 39] Warwick segura Cheever na Parabolica e vai resistindo na décima segunda posição.
Fim da 39ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 40] Cheever segue na cola de Warwick.
[Volta 41] Lauda deixa mais um retardatário para trás e segue rumo à vitória.
Fim da 41ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 42] Cheever segue tentando achar espaço para passar Warwick.
[Volta 43] Cheever sai do vácuo de Warwick e mergulha por dentro na freada da variante Ascari, mas erra na freada e roda, indo parar na caixa de brita. Por pouco o americano não leva o britânico junto. Fim de prova para Cheever.
Fim da 43ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Cheever(fora) - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 44] Após a disputa entre Warwick e Cheever ter acabado com o americano na brita, as posições de todos ficam estabilizadas.
Fim da 44ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Serra(1) - Cheever(fora)
[Volta 45] Vamos nos aproximando do final da prova e os pilotos devem começar a sentir o desgaste dos pneus.
Fim da 45ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Serra(1)
[Volta 46] Com os pneus Avon desgastados, Serra erra na tomada da primeira di Lesmos e roda, indo bater de traseira na barreira de pneus. Felizmente o brasileiro sai ileso.
Fim da 46ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Mansell - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Warwick - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Serra(fora)
[Volta 47] Mansell é outro que vem balançando na saída das curvas até que erra na tomada da variante Ascari e roda, parando na caixa de brita. Atolado, o britânico não consegue voltar para a pista e joga fora o ponto do sexto lugar.
Fim da 47ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay - Mansell(fora) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(1)
[Volta 48] Lauda segue firme na ponta e está cada vez mais perto da vitória.
Fim da 48ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Hunt - Jarier - Tambay(1) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Mansell(fora)
[Volta 49] Hunt, também com os pneus desgastados, espalha na segunda di Lesmos e passeia pelo gramado. Jarier aproveita e passa.
Fim da 49ª Volta: Lauda - Piquet - Pironi - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Jarier - Hunt - Tambay(1) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(1)
[Volta 50] Pironi vem lento pela curva Grande. Os mecânicos da Renault levam as mãos à cabeça nos boxes enquanto o francês estaciona seu carro pouco antes da variante della Roggia. Pironi tinha a terceira posição, que escapa entre os dedos. O piloto sai do carro bastante frustrado.
Fim da 50ª Volta: Lauda - Piquet - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Jarier - Hunt - Pironi(fora) - Tambay(1) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(1)
[Volta 51] Johansson entra na zona de pontuação e vai conquistando seu primeiro ponto, após o abandono de Pironi.
Fim da 51ª Volta: Lauda - Piquet - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Jarier - Hunt - Tambay(1) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(1) - Pironi(fora)
[Volta 52] Com tranqüilidade, Lauda completa os últimos metros do circuito de Monza e conquista mais uma vitória, fazendo a festa com os mecânicos da Ferrari e disparando na liderança do campeonato. Piquet, que fez o que pode com a Savoia, chega em segundo. Laffite completa o pódium. De Angelis, Alboreto e Johansson, este último comemorando muito seu primeiro ponto, fecham a zona de pontuação. Apenas onze carros recebem a bandeirada, visto que Giacomelli, com um pneu furado, desistiu na primeira di Lesmos.
Fim da Corrida: Lauda - Piquet - Laffite - De Angelis - Alboreto - Johansson - Jarier - Hunt - Tambay(1) - Warwick(1) - Jabouille(1) - Giacomelli(fora) - Pironi(fora)
Classificação - Final:
1º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1h21'27"454
2º Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) +17"538
3º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) +22"588
4º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +42"353
5º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) +1'08"410
6º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) +1'24"641
7º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) +1'31"042
8º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) +1'34"437
9º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) +1 volta
10º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
11º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
12º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) +2 voltas
13º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) +3 voltas
AB Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 46 voltas
AB Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 44 voltas
AB Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 42 voltas
AB Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 36 voltas
AB Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 33 voltas
AB Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 30 voltas
AB Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 28 voltas
AB Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 21 voltas
AB Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 17 voltas
AB Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 12 voltas
AB Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 4 voltas
AB René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 0 voltas
AB Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 0 voltas
NQ Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon)
NQ Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon)
NQ Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli)
Quebras/Acidentes:
De Cesaris =($200)= acidente
Arnoux =($200)= acidente
Jones =($100)= pane elétrica
Patrese =($100)= suspensão
Pryce =($0)= motor
Prost =($500)= turbo
Scheckter =($500)= motor
Rosberg =($500)= motor
Baldi =($0)= câmbio
Fittipaldi =($100)= vazamento de óleo
Cheever =($0)= rodada
Serra =($200)= acidente
Mansell =($0)= rodada
Pironi =($300)= transmissão
Giacomelli =($0)= pneu furado
Classificação do Campeonato após a Corrida
Mundial de Pilotos:
1º N. Lauda = 65 pts.
2º N. Piquet = 50 pts.
3º K. Rosberg = 36 pts.
4º A. Jones = 33 pts.
5º E. De Angelis = 29 pts.
6º R. Patrese = 24 pts.
7º E. Fittipaldi = 23 pts.
8º A. Prost = 21 pts.
9º D. Pironi = 18 pts.
10º J. Laffite = 18 pts.
11º N. Mansell = 8 pts.
12º J. Hunt = 7 pts.
13º J. Mass = 6 pts.
14º J. Scheckter = 5 pts.
15º M. Alboreto = 4 pts.
16º T. Pryce = 2 pts.
17º S. Johansson = 1 pt.
Mundial de Construtores:
1º Ferrari = 86 pts.
2º Savoia = 83 pts.
3º Williams = 65 pts.
4º Fittipaldi = 47 pts.
5º Renault = 36 pts.
6º Winhill = 10 pts.
7º Biscazzi = 9 pts.
8º Tyrant = 8 pts.
9º Project Four = 6 pts.
1º N. Lauda = 65 pts.
2º N. Piquet = 50 pts.
3º K. Rosberg = 36 pts.
4º A. Jones = 33 pts.
5º E. De Angelis = 29 pts.
6º R. Patrese = 24 pts.
7º E. Fittipaldi = 23 pts.
8º A. Prost = 21 pts.
9º D. Pironi = 18 pts.
10º J. Laffite = 18 pts.
11º N. Mansell = 8 pts.
12º J. Hunt = 7 pts.
13º J. Mass = 6 pts.
14º J. Scheckter = 5 pts.
15º M. Alboreto = 4 pts.
16º T. Pryce = 2 pts.
17º S. Johansson = 1 pt.
Mundial de Construtores:
1º Ferrari = 86 pts.
2º Savoia = 83 pts.
3º Williams = 65 pts.
4º Fittipaldi = 47 pts.
5º Renault = 36 pts.
6º Winhill = 10 pts.
7º Biscazzi = 9 pts.
8º Tyrant = 8 pts.
9º Project Four = 6 pts.
Re: 1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
top 10, muito bom
sowws- Mensagens : 32
Data de inscrição : 08/01/2013
Lee James- Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34
Re: 1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
Alboreto mito! Está pronto para vencer corridas no ano que vem!
Uma pena a quebra do Scheckter.
E legal ver uma disputa de ex-pilotos da Biscazzi - o Pirãozão colocou o Laffitão no bolso da calça!
Gostaria de levantar uma fagulha na regra sobre quebras de motor - é um tanto quanto estranho equipes com motor próprio ter que pagar $500 toda vez que o motor abre o bico numa corrida, sendo que o mesmo será descartado para todo o sempre depois da quebra. Sei lá, acho que isto poderia ser revisto, até porque fica difícil entender para onde vai o dinheiro.
Uma pena a quebra do Scheckter.
E legal ver uma disputa de ex-pilotos da Biscazzi - o Pirãozão colocou o Laffitão no bolso da calça!
Gostaria de levantar uma fagulha na regra sobre quebras de motor - é um tanto quanto estranho equipes com motor próprio ter que pagar $500 toda vez que o motor abre o bico numa corrida, sendo que o mesmo será descartado para todo o sempre depois da quebra. Sei lá, acho que isto poderia ser revisto, até porque fica difícil entender para onde vai o dinheiro.
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Re: 1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
\o/ Aê Johansson!!! É Hunt, foi bom...
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Re: 1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
Triste o abandono do Rosberg, mas feliz que o carro está de vento e popa em ritmo de corrida.
Ian McIrish- Mensagens : 68
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 30
Localização : Didcot, Grã-Bretanha
Re: 1981 - 14ª Corrida - GP da Itália
Se eu puder não pagar o conserto motor e jogá-lo fora, faça isso, por favor.
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» 1981 - 10ª Corrida - GP da Grã-Bretanha
» 1981 - 5ª Corrida - GP de San Marino
» 1981 - 11ª Corrida - GP da Alemanha
» 1981 - 6ª Corrida - GP da Bélgica
» 1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul
» 1981 - 5ª Corrida - GP de San Marino
» 1981 - 11ª Corrida - GP da Alemanha
» 1981 - 6ª Corrida - GP da Bélgica
» 1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|