GRAND PRIX MANAGER
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1979 - Sala de Imprensa

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty 1979 - Sala de Imprensa

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:46

Tópico destinado às notícias e anúncios oficiais da temporada de 1979.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty FIA anuncia novas medidas de segurança para a F1

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:47

Entidade máxima do automobilismo anuncia primeiras medidas de segurança após acidente de Ickx
Le Monde

Após o acidente fatal do piloto Jacky Ickx em Brands Hatch, um grupo de pesquisa dentro da FIA passou a estudar meios de melhorar a segurança dos circuitos, tanto para os pilotos quanto para o público. As primeiras medidas foram anunciadas hoje através de comunicado oficial da FIA à imprensa:
- Introdução de caixas de brita nas principais áreas de escape dos circuitos, sendo que tais locais serão determinados pelos comissários de segurança da FIA;
- Reforço às equipes de resgate, com pessoal treinado e melhores equipamentos;
- Reforço das muretas e redes de proteção, para maior segurança dos pilotos e também do público.
Outros pontos estão sendo estudados e mais novidades devem aparecer em breve. Inclusive foi criado um grupo técnico para pesquisa de materiais mais resistentes para a construção dos carros. A FIA demonstrou no comunicado crescente preocupação com a segurança da F1, classificando como intolerável o número de acidentes fatais nos últimos anos.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Argentina

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:47

- Jones comemora vitória e promete brigar pra valer pelo título: "O ano não poderia ter começado melhor pra mim do que com esta vitória. Este ano quero brigar de verdade pelo título e tudo está acontecendo da melhor maneira possível até aqui. Espero poder vencer mais vezes nesta temporada e ser campeão. Temos um excelente carro nas mãos para isso", declarou o australiano;

- Peterson elogia companheiro e lamenta treino ruim: "Poderia ter conseguido a vitória caso não tivesse errado nos treinos e largado apenas em sexto. No entanto, gostaria de parabenizar Jones pela vitória. É um grande amigo, mas na pista será meu principal adversário este ano", disse o sueco;

- Patrese, extasiado com primeiro pódium, agradece fãs e elogia equipe: "Foi uma corrida emocionante e eu não poderia estar mais feliz com o resultado. Quero agradecer ao povo italiano pelo apoio e à equipe pelo excelente carro, que é o que sempre se espera da Biscazzi, e elogiar a estratégia de corrida ousada, a qual gostei muito. A equipe me instruiu a pisar fundo, sem se preocupar com os pneus, os quais trocamos durante a prova para poder manter o mesmo ritmo até o final. Funcionou, pois cheguei na frente de meu companheiro, que usou uma estratégia mais conservadora", declarou o italiano;

- Entre os demais, destaque para excelente corrida de Hunt, com direito a várias ultrapassagens, incluindo uma sobre Pironi na última volta. O inglês correu com a faca entre os destes durante toda a prova, colocando pneus novos durante a prova e mantendo o ritmo alucinante na segunda metade da prova. Já a decepção foi a Potere, que com o chassi do ano passado viu seus dois pilotos ficarem fora da prova devido acidentes e erros.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Brasil

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:47

- Laffite festeja fim de jejum de vitórias e se diz confiante para a briga pelo título: "Finalmente este dia chegou. Eu precisava vencer para lavar a alma e esquecer a má fase que me rondou nestes últimos dois anos. Temos um excelente carro nas mãos e acredito que estamos muito forte neste ano para a disputa pelo título. Quero vencer mais corridas e voltar a ser campeão", declarou o francês;

- Peterson considera resultado positivo e elogia adversário: "Conseguimos um bom resultado hoje, apesar de que quando se larga na pole, tem-se a expectativa de vencer. Porém a Biscazzi estava muito rápida hoje e infelizmente não consegui segurar o Laffite no final, que tinha pneus novos. Parabéns para a Biscazzi pela estratégia de corrida corajosa. Agora vamos partir para a próxima corrida onde teremos grandes chances de vitória", disse o sueco;

- Andretti avalia corrida como satisfatória e lamenta ter largado muito atrás no grid: "Fizemos uma boa corrida hoje e, caso eu não tivesse largado tão atrás e não tivesse perdido tempo com os Savoia no início, poderíamos ter aberto vantagem suficiente na frente e ter vencido, mesmo com a aproximação de Laffite. Espero podermos acertar melhor na estratégia nas próximas corridas e sair um pouco do usual", falou o americano;

- Entre os demais, destaque para Elio de Angelis, atual campeão da F2 que conseguiu hoje seu primeiro ponto após uma corrida consistente. A decepção foi a batida entre Patrese e Jones. O italiano, com pneus novos àquela altura da corrida, tinha grandes chances de vencer, já que estava à frente de Laffite e era mais rápido, mas jogou a oportunidade fora ao enroscar-se com Jones.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - África do Sul

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:47

- Laffite comemora mais uma vitória e elogia equipe: "Consegui mais uma vitória e isto é um bom sinal: na última vez em que venci duas corridas seguidas, fui campeão", disse o francês, seguido de risos. "Gostaria de elogiar a equipe pelo ótimo acerto do carro que foi eficiente tanto no seco quando na chuva e isso foi essencial para esta vitória. Todos estão de parabéns", completou;

- Peterson, mais uma vez segundo, comemora pontos, mas lamenta mais uma vitória perdida: "Larguei na pole mais uma vez, mas não conseguimos repetir o desempenho dos treinos. Nosso ritmo de corrida é inferior ao da Biscazzi, principalmente no início da prova, pois nosso motor consome mais gasolina. Conseguimos o segundo e terceiro lugares e acho que era o máximo que poderíamos fazer. Temos que vencer nas pistas de baixa, que são nosso forte com o novo motor que o Keith está terminando de desenvolver", disse o sueco;

- Jones, contente com resultado, fala que está na briga pelo título: "A chuva não foi bom negócio para mim, pois perdi tempo esperando a troca de pneus do Ronnie. Mas no fim tive um pouco de sorte com as quebras dos adversários e conquistei pontos importantes. Estou na briga pelo título e na próxima corrida irei brigar por mais uma vitória", declarou o australiano;

- Entre os demais, destaque negativo para todas as equipes que optaram por permanecer com pneus slick, gerando vários acidentes e rodadas. Os pilotos reclamaram muito das estratégias. Scheckter foi o mais incisivo, falando que está extremamente insatisfeito na LL e caso as coisas não melhorem irá deixar a equipe no final de seu contrato. Sobre o atropelamento do mecânico da Winhill, Piquet lamentou o incidente e disse estar aliviado após a constação de apenas uma perna quebrada para o mecânico atropelado.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Renault dá ultimato em Mattison Salles

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:47

Chefe de equipe tem cargo ameaçado por alta direção da montadora
Le Monde

Após os maus resultados nas três primeiras etapas, principalmente o erro estratégico na África do Sul, a Renault emitiu comunicado à imprensa hoje declarando sua preocupação com o futuro da equipe de F1, principalmente devido à má gestão de Mattison Salles. A Renault deu um ultimato ao manager, dizendo que caso o desempenho do time nas próximas três corridas não agrade a montadora, o mesmo será demitido.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Oeste dos EUA

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:48

- Jones comemora vitória, enaltece desempenho do carro e comenta disputa com Rosberg: "Vivo o melhor momento da minha vida hoje. Depois do resultado de hoje estou muito confiante na briga por este título e quero agradecer à equipe pela oportunidade de guiar este carro incrível, que hoje contou com o novo motor Diuturnitatem II. A estréia do novo propulsor não poderia ter sido melhor. A disputa com Rosberg foi dura, mas para mim serviu para melhorar ainda mais o gosto desta vitória", declarou o australiano;

- Rosberg comemora resultado e evita lamentar a perda da vitória: "Muitos devem ter pensando que ficaríamos frustrados por não ter conseguido a vitória, depois de liderar várias voltas e lutar muito contra o Jones, mas, caramba, conquistamos nosso melhor resultado na história e só temos a comemorar. Parabéns a todos na equipe pelo excelente trabalho que fizeram com o carro", disse o finlandês;

- Andretti fala da superioridade dos rivais, mas comenta que poderia ter feito mais caso a equipe lhe permitisse: "A equipe estava muito preocupada com o desgaste dos pneus hoje e não pudemos dar nosso máximo. Porém, vejo que chegamos com os pneus inteiros no final e poderíamos ter arriscado mais mais. Tínhamos carro para brigar pela vitória, mas quem arrisca não petisca", comentou o americano;

- Entre os demais, destaque para Eddie Cheever, jovem piloto americano que vinha em uma excelente quarta posição até o eixo de transmissão de seu LPR quebrar e lhe forçar a deixar a corrida. A decepção ficou por conta de Peterson e Lauda. O sueco largou na pole, mas acabou tocado por Patrese na largada e ficou fora logo no início. Já Lauda vem sofrendo com uma maré de azar terrível e teve um pneu furado mais uma vez, relegando-o para a sétima posição e continuando sem pontos no campeonato.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty FIA divulga novas regras para caso de chuva

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:48

Acidentes em Kyalami e Jarama forçam a entidade máxima a estabelecer novas regras visando a segurança
El País

Em caráter extraordinário, a FIA realizou reunião no final da tarde deste sábado na cidade de Madrid para a determinação de novas regras visando a segurança dos pilotos em caso de chuva. Os acidentes ocorridos na corrida em Kyalami e nos treinos em Jarama, causados pelo uso de pneus slick em pista molhada, levaram a FIA a tomar atitudes extremas. Em Jarama inclusive foi tomada a decisão durante os treinos de impedir a entrada na pista de carros calçados com pneus slicks enquanto a pista estivesse molhada. O pacote de novas regras é duro e visa punir as equipes que contrariarem as determinações de segurança. Segue as novas regras:
- Nos eventos em que a pista estiver molhada, o delegado designado da FIA em cada etapa do Campeonato Mundial de F1 ficará responsável por fiscalizar os carros na saída dos boxes, impedindo que os mesmos entrem na pista calçando pneus impróprios para as condições da pista. A punição para a equipe que tentar entrar na pista em tais condições será uma multa de $5000 por evento, sendo treino e corrida considerados eventos separados;
- Nos eventos em que a pista inicie seca e venha a ficar molhada durante a corrida ou treino, as equipes que mantiverem seus pilotos com pneus slicks nestas condições também serão punidas com a multa de $5000 por evento, sendo treino e corrida considerados eventos separados;
- Em caso de reincidência nas infrações acima, a equipe será automaticamente excluída do campeonato, podendo retornar apenas sob nova direção. O manager excluído não poderá assumir nova equipe no mesmo ano nem no próximo;
- Nas duas situações acima, os pilotos terão pleno direito de recusar-se a entrar na pista ou continuar no treino/corrida, sem sofrer qualquer sanção contratual. Caso a equipe tente de alguma forma penalizar o piloto devido a isso, receberá punição em forma de multa no valor de $5000.
As novas regras passam a valer já a partir do GP da Espanha, a ser realizado neste domingo.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Renault pede mais combatividade

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:49

Presidente da montadora quer ver seus carros brigando por posições na frente e pediu mudança de atitude da equipe
Le Monde

Em declaração informal, o presidente da montadora francesa Renault mostrou-se insatisfeito com o desempenho da equipe de F1 neste início de temporada e pediu mais combatividade: "Em todas as corridas estamos sendo muito conservadores e no início vamos sendo ultrapassados como se tivéssemos o pior carro do grid. Queremos ver a Renault brigando na frente e espero que a equipe mude de atitude nas próximas corridas", declarou o CEO da compania.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Emerson Fittipaldi acredita em vitória em 1979

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:49

Piloto brasileiro mostrou otimismo em relação ao carro, que chegou no auge de seu desenvolvimento
Folha de São Paulo

As últimas declarações de Emerson Fittipaldi mostraram otimismo em relação a este ano. A equipe, que ocupa o terceiro lugar no campeonato de construtores, tem, segundo o campeão de 1973, grandes chances de voltar a vencer este ano: "Acredito que desenvolvemos ao máximo o nosso carro e agora basta colher os resultados. Temos plenas condições de vencer. Porém precisamos ter uma atitude menos conservadora nas corridas para conseguir brigar por vitórias. Espero que o Lee James me compreenda para que possamos brigar de igual para igual com os concorrentes e não somente assisti-los correr e tentar vencê-los no cansaço no fim das corridas", declarou. Wilson Fittipaldi concordou com as declarações do irmão: "É evidente que temos um excelente carro, mas precisamos ir pra cima dos adversários. Emerson e Lee James têm feito corridas bem pensadas, procurando chegar na parte final das corridas mais inteiro, mas para vencer precisamos arriscar mais", disse o dono da Fittipaldi Automotive.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Espanha

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:49

- Emerson Fittipaldi agradece confiança de Lee James e elogia equipe: "Somos um time de vencedores. Dedico esta vitória à toda a equipe e todos os brasileiros que torcem por nós. Quero agradecer também a Lee James pela confiança, deixando-me livre para fazer meu papel na corrida que é levar este incrível carro à vitória. A correção que fizemos no acerto da suspensão também foi fundamental. Obrigado a todos!", declarou o brasileiro, em êxtase;

- Hunt comemora muito o melhor resultado da Tyrant: "Estou muito feliz hoje com este resultado. Foi fruto de um árduo trabalho com o carro e estamos colhendo o que plantamos. Espero poder brigar por mais pódiums nesta temporada. A equipe está em uma crescente e logo terá condições de brigar por vitórias", disse o inglês;

- Pryce festeja primeiro pódium da carreira: "Estou realizando um sonho hoje e devo isso à confiança da equipe Fittipaldi. Agradeço toda a equipe pelo apoio e esforço que têm feito para desenvolver este carro e torná-lo tão competitivo quanto mostrou hoje. Somos realmente um time vencedor", falou o inglês, emocionado;

- Entre os demais, destaque para Manfred Winkelhock, que levou bravamente seu Nürburg ao sexto lugar no agüaceiro de Jarama, conquistando o primeiro ponto da equipe e da carreira do piloto. Já o destaque negativo fica por conta de Niki Lauda, vice-campeão da temporada passada, que segue sem marcar um ponto segue nesta temporada. É o pior início de campeonato da carreira do austríaco.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Bélgica

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:49

- Andretti comemora primeira vitória no ano e acredita em recuperação da Potere: "Mostramos hoje que temos um carro competitivo e podemos sim dar a volta por cima neste campeonato. Quero agradecer ao trabalho de todos na equipe que se empenharam para revertermos esta situação. Estão todos de parabéns", declarou o americano;

- Lauda comenta disputa com Andretti na primeira volta e lamenta perda da vitória, mas respira aliviado com pontos: "Não esperava que Mario viesse para cima de mim naquele momento e fui pego de surpresa. Porém ele fez uma prova excelente e não consegui alcança-lo depois. Ele mereceu a vitória. Apesar de tudo, fico feliz em marcar meus primeiros pontos este ano, tendo mais tranqüilidade para iniciar a recuperação neste campeonato, o qual ainda não desisti", disse o austríaco;

- Fittipaldi comemora pódium e fala de suas possibilidades de título: "Confesso que fiz um treino ruim e terminar no pódium hoje foi um resultado além do que eu esperava. Porém, isso só prova que temos um carro competitivo, pelo menos nas pistas de baixa e média, o que nos coloca na disputa pelo título. Acredito sim que podemos nos manter na briga até o final", falou o brasileiro;

- Entre os demais, o destaque fica por conta do incidente entre Peterson e Patrese. Ambos fizeram declarações um contra o outro na imprensa, e a FIA está de olho em ambos. A quebra de Laffite no final também foi uma das grandes decepções da corrida, entregando a liderança do campeonato para Alan Jones.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Mônaco

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:50

- Rosberg quase sem palavras para descrever primeira vitória: "Incrível, sensacional, não consigo encontrar palavras para descrever essa sensação. Lutamos muito hoje e merecemos a vitória. O trabalho da equipe foi incrível, todos mereceram este resultado. Obrigado a todos na equipe e aos fãs que nos acompanham. Hoje foi o melhor dia da minha vida", declarou o finlandês, que não conseguiu esconder a emoção;

- Lauda lamenta não ter conseguido passar Rosberg, mas vê corrida como positiva: "Perdi a corrida na largada. O carro não tracionou bem e o Keke passou. Consegui no alcança-lo no final, mas ultrapassar em Mônaco não é nada fácil. Mas o resultado de hoje mostra que estamos vivos no campeonato e iremos brigar por vitórias nas próximas corridas", declarou o austríaco;

- Jones admite que não conseguiu extrair o máximo do carro, mas comemora resultado: "Infelizmente não consegui extrair o máximo do carro hoje. Sei que a equipe deve estar decepcionada, pois nosso carro tinha plenas condições de brigar pela vitória aqui. No entanto, consegui um pódium importante que, combinado com as quebras dos adversários, nos coloca em ótima situação no campeonato", falou o australiano;

- Entre os demais, destaque para Arnoux, que fez excelente corrida com um Bleutter pouco competitivo e trouxe o carro até a zona de pontuação. O destaque negativo fica por conta da Biscazzi, cujos pilotos decepcionaram ficando fora dos pontos após dois toques que causaram danos nos carros e lhes impediram de completar a prova.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Suécia

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:50

- Jones comemora liderança isolada no campeonato, porém acha cedo para falar de título: "A corrida de hoje foi fantástica para nós, tínhamos plenas condições de fazer a dobradinha, uma pena ter acontecido o acidente do Peterson com o Fittipaldi. Mas faz parte. Estou feliz por obter mais uma vitória e abrir boa vantagem na liderança do campeonato, mas ainda não temos nada ganho. Temos ainda a segunda metada da temporada e muito trabalho pela frente", declarou o australiano;

- Lauda fala da recuperação no campeonato e que vitória é questão de tempo: "Obtemos um bom resultado hoje e consolidamos nossa recuperação no campeonato, estando agora na segunda posição entre os construtores. Temos tudo para vencer e estou confiante de que posso vencer em breve, é só uma questão de tempo. Quando conseguirmos terminar na frente com certa regularidade, aí sim poderemos dizer que estamos na briga pelo título", disse o austríaco;

- Patrese comemora resultado, que tira um pouco da pressão sobre os pilotos da Biscazzi: "Fizemos uma corrida excelente hoje e, não fosse a má posição que largamos, poderíamos ter vencido hoje. Particularmente, acredito que mostrei meu real potencial e espero que o Giovani tenha ficado satisfeito com minha performance hoje", falou o italiano;

- Entre os demais, destaque para Cheever, que fez corrida agressiva com estratégia reabastecimento e terminou nos pontos pela primeira vez na carreira. O destaque negativo foi a batida entre Peterson e Fittipaldi, enquanto os dois disputavam a liderança da corrida. Peterson deu declarações dizendo que o brasileiro foi imprudente, enquanto Fittipaldi admitiu o erro, mas culpando os pneus desgastados que lhe impediram de conseguir fazer a tomada da Norra adequadamente naquele momento.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - França

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:50

- Lauda festeja primeira vitória na temporada e a classifica como divisor de águas no campeonato: "Precisávamos vencer para entrar definitivamente na disputa pelo título. Fizemos uma excelente corrida hoje e merecemos a vitória. Considero este GP um divisor de águas para nós neste campeonato. Espero que daqui pra frente possamos manter este ritmo e vencer mais vezes, buscando o tricampeonato", declarou o austríaco;

- Laffite respira aliviado por retorno ao pódium: "Passei por um verdadeiro inferno astral nos últimos vezes, onde tive muito azar e fiquei quatro corridas sem marcar pontos. Estou feliz por poder voltar ao pódium hoje e manter minhas esperanças de título", disse o francês;

- Patrese comemora segundo pódium seguido e espanta críticas: "Estou contente por chegar novamente no pódium e poder ajudar a equipe. Acredito que minha performance nas últimas corridas melhorou bastante e provei que posso pilotar em alto nível. Espero que nosso chefe de equipe reconheça isso", falou o italiano;

- Entre os demais, destaque para Fittipaldi, que fazia excelente corrida e brigava pela liderança quando a transmissão de seu carro lhe traiu. É a segunda vez que Fittipaldi abandona uma prova tendo grandes chances de vitória. Os resultados definitivamente não estão mostrando a realidade de performance da equipe brasileira.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Grã-Bretanha

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:50

- Hunt, em êxtase, comemora primeira vitória na F1: "Estou sem palavras para descrever o que foi a corrida de hoje. Esperei muito tempo por este momento e aqui estou. Consegui vencer na F1! Todos na equipe estão de parabéns, agora só tenho a comemorar. Para fechar este final de semana perfeito, vou fazer uma festinha particular com umas garotas que conheci no paddock!", declarou o inglês;

- Laffite festeja bom resultado e mantém-se confiante na briga pelo título: "O resultado que conseguimos hoje foi importantíssimo para o campeonato. Sinto que estamos melhores que a Savoia nesta segunda metade do campeonato e temos pelas condições de virar o jogo e sermos campeões. Vamos batalhar duro por isto nas próximas corridas", disse o francês;

- Lauda comemora boa seqüência de pódiums e fala que briga do campeonato está aberta: "Conseguimos nosso quinto pódium seguido, o que nos colocou muito perto da liderança do campeonato. Acredito que a disputa está aberta. Temos condições de vencer mais corridas e colar de vez no Alan Jones", falou o austríaco;

- Entre os demais, destaque para Jabouille, que conseguiu os primeiros pontos da instável Renault na temporada. Giacomelli, em sexto, também foi um dos destaques, livrando-se da demissão na Tyrant. Pior para Scheckter, que tentava uma vaga em um dos carros azuis. O destaque negativo fica por conta de Arnoux, que cometeu um erro na disputa por posição com Peterson e acabou tirando ambos da prova. O francês pediu desculpas publicamente ao sueco e à Savoia e lamentou o ocorrido, pois tinha boas chances de chegar nos pontos nesta corrida.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Alemanha

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:51

- Jabouille elogia motor e comemora vitória, mas alfineta Mattison Salles: "Nosso motor turbo certamente é o melhor da F1 hoje e conseguimos esta vitória por que merecemos. Estou muito feliz por voltar a sentir o gostinho da vitória e poder ser o primeiro a erguer este troféu pela Renault. É um trabalho de quase dois anos que chega ao seu primeiro grande marco. Estão todos de parabéns. Porém só conseguimos este resultado hoje pois felizmente o Mattison Salles nos deixou ajustar a suspensão e não fez bobagem nos demais acertos. Espero podermos continuar trabalhando desta forma para conseguirmos mais vitórias", declarou o francês, causando polêmica;

- Fittipaldi respira aliviado com fim de má seqüência de resultados: "Mudamos de estratégia hoje e acredito que deu resultado. Finalmente saí daquela agustiante seqüência de abandonos que infelizmente me distanciaram da briga pelo título. Mas ainda há tempo para recuperar e vamos com tudo para as próximas provas", disse o brasileiro;

- Pryce comemora mais um pódium e afirma ser o melhor companheiro que Fittipaldi já teve: "Fui contratado como uma espécie de tapa-buracos, mas felizmente pude mostar que sou muito mais que isso. Estou muito feliz aqui na equipe e acredito que sou o melhor companheiro de equipe que Emerson já teve aqui. Hunt sem dúvida é um bom piloto, mas acho que me adaptei melhor à equipe. Espero continuar na próxima temporada dando resultados como este à equipe", declarou o inglês;

- Entre os demais, o destaque foi sem dúvida o incidente entre Jones e Laffite na largada. O australiano afirma que já estava emparelhado com o francês na disputa da primeira curva e que o mesmo foi imprudente ao fechá-lo àquela altura. Por outro lado, o francês retrucou dizendo que não havia espaço para o australiano tentar a ultrapassagem naquela curva. A FIA julgou o incidente como normal de corrida.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Papo de box - Österreichring

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:51

Principais conversas que estão rolando no paddock:

- Ronnie Peterson, batido constantemente por Jones este ano na Savoia, mostra sinais de cansaço e desmotivação e deve deixar a F1 ao final da temporada. Para o lugar do sueco, cogita-se a volta de Piquet, um pouco mais maduro, ou até a vinda de Alain Prost, campeão antecipado da F2;

- Jody Scheckter apareceu no paddock durante os treinos para o GP da Áustria, onde conversou com integrantes da equipe Tyrant. O sulafricano diz-se convencido de que pode fazer mais do que Giacomelli no volante do carro número 12 e reinvindica uma chance na equipe;

- A relação entre Biscazzi e Alfa Romeo parece estar enfraquecendo mais uma vez, principalmente depois de a equipe ter anunciado que está construindo motor próprio. A montadora italiana cogita procurar outro parceiro, ou até mesmo abrir equipe própria, podendo inclusive levar o patrocínio da Philip Morris consigo;

- A vitória na Alemanha acalmou os ânimos na Renault, cujo manager, Mattison Salles, sofria grande pressão por resultados. Os pilotos e engenheiros chegaram a reclamar para a própria Renault quanto aos erros nos acertos ocasionados pelo manager. O cargo de Salles chegou a estar muito ameaçado, porém caso a boa fase se mantenha até o final da temporada, poderá haver sobrevida ao dirigente;

- A Philip Morris está completamente insatisfeita com o desempenho da equipe Winhill nesta temporada, atribuído pelo patrocinador à má gestão da equipe desde o período de contratações até os trabalhos de pista. O manager Diego Sanchez inclusive tem sido pouco visto no paddock e a equipe vem tendo muita dificuldade no acerto do Gardnership-II. Cogita-se a possibilidade de a empresa tabagista comprar parte do time e trazer o manager Ron Dennis, da equipe Project Four de F2, que também é patrocinada pela Philip Morris, para ajudar na gestão da equipe. Dennis também adquiriria parte da equipe e passaria a ter praticamente os mesmos poderes de Sanchez;

- A parceria entre Avanti e ATS parece estar se aproximando do fim. Após a confusão em Silverstone, quando o chefe de equipe Bernhard Rockenbach suspendeu o piloto Nigel Mansell da corrida, a relação entre a equipe e o patrocinador vem ruindo. Os maus resultados e a falta de esperanças de melhora também vêm contribuindo para o declínio da parceria, que dura desde a entrada da equipe na F1, em 1976;

- Um dos assuntos mais comentados no paddock é a situação da equipe LPR, posta a venda por seu atual dono, Jason Holmes. Depois de não conseguir fazer a equipe ter o sucesso esperado, ocasionado segundo os pilotos do time por erros de gestão nas estratégias de corrida e erros de acerto, Holmes parece desmotivado e focado em outros negócios pessoais. A figura mais cogitada para adquirir a equipe é o fundador da mesma, John McMilan, que tem total apoio dos funcionários do time, principalmente os mais antigos. Porém, mesmo com a renovação na direção, o insatisfeito Pironi pode deixar a equipe, desejando muito voltar à um time grande. No entanto, com poucas vagas disponíveis, o francês pode acabar batendo nas portas da Renault.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Áustria

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:51

- Piquet comemora vitória, mas alerta equipe para acertos e espera que haja divisor de águas: "Mostramos hoje que somos capazes de vencer, mas infelizmente reagimos tarde demais. Espero que Sanchez possa administrar melhor os acertos como fez hoje e que esta corrida seja um, ainda que tardio, divisor de águas. Sei que temos dificuldades no acerto de nossa caixa de câmbio, que bastante complexa, mas temos condições de melhorar. Darei meu melhor nesta fase final do campeonato para que possamos obter os melhores resultados, porém precisamos da ajuda das pessoas que ficam atrás da mureta dos boxes. E não estou falando de nossos competentes mecânicos...", disparou o brasileiro;

- Jones comenta incidente com Laffite e comemora importante resultado: "Laffite é louco. Eu já tinha dominado a linha de dentro naquela curva, ele não tinha como me segurar, mas pelo visto se desesperou e jogou o carro contra mim. Pior pra ele, pois abri uma vantagem maior na liderança do campeonato e não pretendo perdê-la até o fim da temporada. Estou muito satisfeito pelo resultado hoje, levando em consideração que o ritmo de Piquet estava surpreendentemente muito forte", disse o australiano;

- Cevert celebra primeiro pódium pela Winhill e repete palavras de Piquet: "Estou muito feliz em finalmente poder subir ao pódium pela Winhill, mas não posso deixar de dizer que a equipe pecou muito até aqui nos acertos. Sei que temos dificuldades, mas estas poder ser perfeitamente contornadas caso nosso manager administrasse melhor os recursos. Sem a ajuda dele, a qual tivemos hoje, não conseguiremos conquistar nada", declarou o francês;

- Entre os demais, destaque para Laffite, que saiu do carro irritado após a batida com Jones que lhe tirou da prova e disparou palavras ácidas para cima do australiano, entre elas irresponsável e amador. O francês afirmou que não havia espaço para passá-lo naquela curva e que o piloto da Savoia foi imprudente. A FIA julgou o incidente como normal de corrida.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Holanda

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:52

- Laffite festeja vitória que lhe coloca em excelente situação no campeonato: "Esta vitória era tudo o que precisávamos para nos recuperar no campeonato. Felizmente ela veio rápido e estamos a apenas um ponto de Jones. Temos totais chances de virar o jogo em Monza e conto com a torcida de todos. Agradeço a todos na equipe pelo excelente carro que prepararam hoje e agora quero apenas comemorar", declarou o francês;

- Lauda fala em pontos importantes para o campeonato e mantém esperanças: "Conseguimos um ótimo resultado hoje, o que manteve nossas esperanças acessas. Temos condições de vencer novamente, principalmente nas duas últimas etapas do campeonato e espero voltar a marcar pontos em Monza para poder me aproximar dos líderes do campeonato. Acredito que estamos no caminho certo e temos plenas condições de chegar ao título", disse o austríaco;

- Patrese comemora mais um pódium e fale em ajudar equipe no campeonato de construtores: "Consegui mais um bom resultado hoje, embora tenha largado no meio do grid. Espero poder chegar ao pódium mais vezes neste final de temporada e ajudar a equipe a conquistar o título de construtores. Quero muito permanecer no time e sei que tenho condições de dar os resultados necessários para o time", falou o italiano;

- O destaque negativo da corrida foram os pilotos da Savoia, tendo ambos abandonado por acidentes bobos. Jones insistiu em colocar a culpa do acidente em Andretti, embora pelo vídeo vê-se que o australiano tentou fechá-lo quando já não era mais possível. Já Peterson pediu desculpas à equipe pelo erro que ocasionou seu abandono, após rodar sozinho na Tarzan. Outro fato importante da corrida foi o acidente na largada, que deixou o piloto Manfred Winkelhock internado em estado grave. A batida fora violentíssima contra o carro de Piquet, que tentara desviar do Bleutter de Arnoux que estava parado no grid. O alemão encontra-se na UTI no hospital de Zandvoort, com sérias lesões nas pernas, mas não corre risco de morte.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Papo de box - Monza

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:52

Principais conversas que estão rolando no paddock:

- Representantes da Fiat e da Ferrari visitaram os boxes da Potere, equipe para a qual fornecem seus motores. Os rumores que circulam no paddock são de que a Fiat planeja oferecer uma proposta irrecusável para a Potere, porém ainda não se sabe se refere-se a patrocínio ou até uma proposta de compra da equipe ou parte dela. Os integrantes da equipe italiana no entanto afirmam não saber de nada a respeito;

- Caso a parceria Fiat-Potere se concretize, a Parmalat pode bater às portas da Biscazzi. A negociação com a equipe de Verona tem boas chances de acontecer pois a Philip Morris deve estar de saída, devido ao iminente rompimento da Biscazzi com a Alfa Romeo;

- A Alfa Romeo, por sua vez, pode unir suas forças com a Winhill, por intermédio da Philip Morris. A tabagista ainda estuda trazer Ron Dennis, da Project Four, para ajudar na gestão do time;

- Estiveram em Monza também Charles Hallan e Sean Byron, donos das novas equipes britânicas Hallan e Byron, que devem estrear na próxima temporada. Os dois novos chefes foram bem recebidos pelo paddock;

- O sucesso da Fittipaldi nesta temporada poderá gerar um dilema para a equipe: jornais brasileiros afirmaram que a cervejaria Skol estuda oferecer uma proposta de patrocínio ousada à equipe, embora não haja indícios de que a Copersucar pretenda encerrar a parceria com a equipe brasileira. Representantes da Copersucar comentaram que a empresa não pretende sair da F1 e que irá oferecer um novo contrato de patrocínio à equipe para os próximos três anos;

- É quase certo que Ronnie Peterson irá anunciar sua saída da F1 após a corrida em Monza, embora o piloto sempre desconverse quando perguntado sobre o assunto. As especulações quanto ao substituto recaem principalmente sobre Piquet, mesmo com o piloto estando ainda sob contrato com a Winhill. Além do brasileiro, nomes como Andretti, Pironi e Prost também são bastante cotados;

- Após o acidente de Manfred Winkelhock em Zandvoort, ficando sem previsão de retorno às pistas, a vaga na Nürburg deve ser ocupada por Jochen Mass na próxima temporada. O alemão parece estar de saída da Avanti, após as últimas declarações de Bernhard Rockenbach, e interessa muito ao patrocinador da equipe de Nürburg, a cervejaria Warsteiner.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Itália

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:52

- Jarier, em êxtase, agradece equipe e apoio dos fãs para finalmente chegar aos pontos: "Estou muito feliz com esta vitória hoje e quero agradecer à equipe, pelo excelente carro que prepararam, e aos fãs, que têm me apoiado e me ajudado a superar a má fase que tivemos no início da temporada. Felizmente pudemos dar a volta por cima e conquistar este resultado hoje. Agora pretendo comemorar muito, para depois pensar nas próximas corridas e na negociação de meu contrato para a próxima temporada. Quero muito ficar na Renault e acredito que tenho competência para isso", declarou o francês;

- Jabouille cumprimenta colega por vitória e elogia Salles por estratégia de corrida: "Conseguimos um resultado histórico hoje para a França e gostaria de cumprimentar meu xará Jean-Pierre pela excelente performance. Acredito que o principal fator desta conquista tenha sido a estratégia que Salles bolou, utilizando a potência de nosso motor apenas na medida certa para que pudesse resistir até o final, sem forçar o equipamento. Sei que critiquei algumas decisões de Salles anteriormente, mas tenho que admitir que nesta prova tudo esteve perfeito. Agora vamos voltar para a França e comemorar muito esta dobradinha", falou o francês;

- Peterson, em declaração muito aguardada pelos jornalistas, anuncia sua saída da Savoia e da F1: "Dei meu máximo hoje e procurei ajudar da melhor maneira possível a equipe Savoia e o Alan na disputa pelo campeonato. Porém, após uma temporada onde não consegui me adaptar ao carro, decidi deixar a F1 ao final desta temporada e buscar novos desafios. Acredito que cumpri meu objetivo na F1, que era ser campeão, e agora saio para dar oportunidade a outros. Continuarei competindo, porém por outras categorias as quais ainda estou negociando. Agradeço a todos na equipe e principalmente aos fãs, que me acompanham por todo o mundo. Obrigado por tudo", declarou o sueco, mantendo-se frio, apesar do discurso emocionado;

- Entre os demais, destaque negativo para mais um abandono de Jones, que permitiu Laffite ultrapassá-lo no campeonato e abrir dois pontos de vantagem. O australiano lamentou o problema mecânico que causou a sua retirada da corrida, mas comentou que nada está perdido e que tem plenas condições de virar novamente o jogo já na próxima etapa.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Canadá

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:53

- Rosberg elogia equipe após vitória inesperada e comenta momentos decisivos da prova: "Sinceramente passava longe da nossa imaginação que poderíamos vencer hoje, depois do erro que cometi ontem no treino e que resultou na péssima posição de largada que tivemos. Porém preparamos um excelente acerto para a chuva, o qual devo agradecer à equipe pelo ótimo trabalho, e tivemos sorte de alguns adversários à frente se envolverem em acidentes, facilitando a escalada de posições até chegar à liderança. Laffite parecia que tinha um carro misto, mesclando acertos para chuva e para o seco, e por isso ele acabou se aproximando quando a pista secou. Naquela última curva, resolvi frear por fora, já que tinha que fazê-lo mais suavemente em virtude do acerto de freios que tínhamos e consegui dar o X. Pisei fundo e torci para que Laffite não em alcançasse. Deu certo", falou o finlandês;

- Laffite lamenta não ter conseguido o título antecipado, mas fala em manter a calma para a decisão em Watkins Glen: "É difícil admitir que você deixou de ser campeão por apenas cinco centésimos. Mas não está nada perdido, muito pelo contrário. Temos apenas que manter a calma em Watkins Glen e conquistar os pontos necessários para sermos campeões", declarou o francês;

- Lauda, sem chances de título, fala apenas em ajudar equipe no campeonato de construtores: "Fiz o que pude hoje, porém nosso acerto não foi dos melhores nem para a chuva, nem para o seco. Não tenho mais chances de título entre os pilotos, mas vamos para os Estados Unidos para brigar pelo título de equipes", disse o austríaco;

- Entre os demais, destaque negativo para as três equipes que foram multadas pela FIA por desrespeito ao regulamento de segurança, Bleutter, Renault e Winhill. Os patrocinadores das três equipes ficaram bastante irritados, principalmente a Renault, que colocou em cheque novamente o cargo de Mattison Salles no comando da equipe. Quanto a Jones, que chegou apenas na sétima posição e viu suas chances de título reduzirem-se quase a zero, lamentou mais um erro que tirou suas chances de marcar pontos, mas criticou o acerto do carro, alegando que o mesmo estava muito "arisco" na chuva e quase impossível de guiar.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Papo de box - Watkins Glen

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:53

Principais conversas que estão rolando no paddock:

- O clima na equipe Winhill está cada vez mais instável. O engenheiro Harvey Postlethwaite tem reclamado que não estão lhe delegando as funções corretas ou simplesmente lhe excluindo dos acertos no carro. A saída de Diego Sanchez do comando da equipe parece estar próxima. Os comentários no paddock dizem que deve ocorrer nos próximos dias uma fusão entre a Winhill e a Project Four, patrocinada pela Philip Morris na F2, intermediada pela tabagista. A dona da marca Marlboro ainda deteria parte da equipe após a negociação. Cogita-se ainda que a equipe toda mude-se para Woking, na Inglaterra, sede da Project Four, ficando mais próxima dos fornecedores, estando entre eles a Alfa Romeo. Ron Dennis, proprietário da Project Four, em conjunto com um representante da Marlboro a ser escolhido, tocarão a equipe a partir da próxima temporada;

- Esteve no paddock em Watkins Glen o piloto Slim Borgudd, que recentemente conquistou a SuperLicença para correr na F1 a partir da próxima temporada. Tendo sido também baterista do grupo musical Abba, o sueco pretende trazer o apoio da banda para conseguir uma vaga;

- As negociações de patrocinadores devem esquentar nas próximas semanas. É sabido que Villiger e Unipart, ex-patrocinadores de LL e KERS, respectivamente, pretendem encontrar novos parceiros na F1. Além destes, a indústria cerâmica italiana Ragno pretende entrar apoiando um piloto italiano, enquanto a cervejaria irlandesa Guinness fará de tudo para levar Derek Daly à F1;

- As negociações de vagas na F2 estão a todo vapor, tendo Michelo Alboreto já firmado compromisso com a Project Four para 1980. Inclusive é sabido que existe um pré-acordo com o piloto para levá-lo à F1 em 1981 caso a negociação envolvendo a Winhill se concretize. Outros pilotos confirmados são Eliseo Salazar no time oficial da March, Mauro Baldi renovando pela Sanremo e Johnny Cecotto assinando pela Toleman, equipe que também garantiu o atual campeão da F3 Inglesa, Derek Warwick.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Rapidinhas - Leste dos EUA

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:53

- Patrese, radiante, festeja vitória e agradece equipe: "Vencer na F1 é a melhor sensação do mundo! Estou muito feliz em poder vencer hoje e ajudar a dar este título para a equipe. Gostaria de agradecer todos pelo apoio e também pelo excelente acerto que fizemos para a chuva hoje, que foi um dos principais fatores para termos conseguido esta vitória. Sou ainda muito jovem e foi um ano onde aprendi muito. Acredito que evoluí bastante como piloto. Nos próximos anos espero poder vencer mais e disputar o título", falou o italiano;

- Peterson lamenta perda do título, mas fala em despedida digna: "Lutamos muito hoje e fiz tudo o que pude para trazer este título para a Savoia. Gostaria de ter vencido em minha despedida da F1, mas acho que fiz uma corrida digna hoje e saio de bem comigo mesmo. Espero que a Savoia encontre meu sucessor em breve e que o mesmo possa corresponder à altura ou superior", declarou o sueco;

- Laffite descreve o bicampeonato como o momento de entrar para a história: "Fizemos uma excelente corrida hoje e o resultado não poderia ser outro senão os títulos. Peço desculpas pelo erro que cometi no final da prova, mas o que importante é que consegui o bicampeonato e ajudei a equipe a conquistar o título de construtores. Ser bicampeão é escrever definitivamente seu nome na história e ser lembrado para sempre. Sinto-me honrado por isso e dedico este segundo título aos meus fãs", falou o francês, emocionado;

- Entre os demais, destaque para Scheckter, que em com uma excelente performance na chuva, trouxe o carro da Nürburg para o quinto lugar e colocou a equipe na décima posição no campeonato de construtores. Mass também foi destaque, fazendo boa corrida e conseguindo finalmente o primeiro ponto da Avanti na temporada.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3927
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1979 - Sala de Imprensa Empty Re: 1979 - Sala de Imprensa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos