Novidades - Próxima Temporada
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Novidades - Próxima Temporada
Tópico destinado à antecipação de atributos e discussão de novas regras que passarão a valer a partir da temporada 1993 e adiante.
Motores 1993
Renault RS5 V10 3.5
Potência: 10
Durabilidade: 10
Leveza: 10
Consumo: 1,6 km/l
Disponibilidade: 2 vagas, ambas dependem da situação de renovação com atuais parceiros, abrindo vaga caso um dos dois não renove.
Yamaha OX10A V10 3.5
Potência: 7
Durabilidade: 8
Leveza: 10
Consumo: 1,8 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, concorrência direta, preferência por equipe que tiver piloto japonês.
Ford-Cosworth HB7 V8 3.5
Potência: 9
Durabilidade: 9
Leveza: 10
Consumo: 1,8 km/l
Disponibilidade: 1 vaga para temporada completa + 1 vaga a partir do GP da Grã-Bretanha, dependendo da situação de renovação com atuais parceiros, abrindo vaga caso algum dos três não renove, embora uma quarta equipe seja elegível para a segunda vaga, que garante o HB7 na segunda metade do ano. O melhor colocado no campeonato de 92 utilizando Ford-Cosworth terá preferência pelo fornecimento do modelo HB7 por toda a temporada. A segunda vaga do HB7 (meia-temporada) será concedida ao melhor no colocado no campeonato de 1993 até a oitava etapa utilizando o HB6 (podendo ser um dos três parceiros atuais ou um novo parceiro).
Ford-Cosworth HB6 V8 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 9
Leveza: 10
Consumo: 1,8 km/l
Disponibilidade: 2 vagas para temporada completa + 1 vaga até o GP da França, dependendo da situação de renovação com atuais parceiros, abrindo vaga caso algum dos três não renove, além de haver uma vaga extra para um novo parceiro.
Mugen Honda MF-351HB V10 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 10
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, com preferência por parceiro atual caso termine no top-10 do campeonato de construtores.
Hart 1035 V10 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, concorrência direta.
Ilmor LH10 V10 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, concorrência direta (possibilidade de mais uma vaga, caso Savoia ou Rocca resolvam não utilizar motor próprio).
Lamborghini 3512 V12 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 8
Leveza: 8
Consumo: 1,7 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, com preferência por parceiro atual caso termine no top-13 do campeonato de construtores.
Ferrari 040 V12 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, obrigatoriamente italiana, com preferência por parceiro atual caso termine no top-10 do campeonato de construtores.
Ferrari 041 V12 3.5
Potência: 9
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, obrigatoriamente italiana, com preferência por parceiro atual caso termine no top-5 do campeonato de construtores.
Potência: 10
Durabilidade: 10
Leveza: 10
Consumo: 1,6 km/l
Disponibilidade: 2 vagas, ambas dependem da situação de renovação com atuais parceiros, abrindo vaga caso um dos dois não renove.
Yamaha OX10A V10 3.5
Potência: 7
Durabilidade: 8
Leveza: 10
Consumo: 1,8 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, concorrência direta, preferência por equipe que tiver piloto japonês.
Ford-Cosworth HB7 V8 3.5
Potência: 9
Durabilidade: 9
Leveza: 10
Consumo: 1,8 km/l
Disponibilidade: 1 vaga para temporada completa + 1 vaga a partir do GP da Grã-Bretanha, dependendo da situação de renovação com atuais parceiros, abrindo vaga caso algum dos três não renove, embora uma quarta equipe seja elegível para a segunda vaga, que garante o HB7 na segunda metade do ano. O melhor colocado no campeonato de 92 utilizando Ford-Cosworth terá preferência pelo fornecimento do modelo HB7 por toda a temporada. A segunda vaga do HB7 (meia-temporada) será concedida ao melhor no colocado no campeonato de 1993 até a oitava etapa utilizando o HB6 (podendo ser um dos três parceiros atuais ou um novo parceiro).
Ford-Cosworth HB6 V8 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 9
Leveza: 10
Consumo: 1,8 km/l
Disponibilidade: 2 vagas para temporada completa + 1 vaga até o GP da França, dependendo da situação de renovação com atuais parceiros, abrindo vaga caso algum dos três não renove, além de haver uma vaga extra para um novo parceiro.
Mugen Honda MF-351HB V10 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 10
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, com preferência por parceiro atual caso termine no top-10 do campeonato de construtores.
Hart 1035 V10 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, concorrência direta.
Ilmor LH10 V10 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, concorrência direta (possibilidade de mais uma vaga, caso Savoia ou Rocca resolvam não utilizar motor próprio).
Lamborghini 3512 V12 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 8
Leveza: 8
Consumo: 1,7 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, com preferência por parceiro atual caso termine no top-13 do campeonato de construtores.
Ferrari 040 V12 3.5
Potência: 8
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, obrigatoriamente italiana, com preferência por parceiro atual caso termine no top-10 do campeonato de construtores.
Ferrari 041 V12 3.5
Potência: 9
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Disponibilidade: 1 vaga, obrigatoriamente italiana, com preferência por parceiro atual caso termine no top-5 do campeonato de construtores.
Última edição por Saimon em 16/8/2020, 16:52, editado 1 vez(es)
Outras novidades
Sedes:
- Possibilidade de hipotecar estruturas da sede, em situações onde esteja necessitando de dinheiro para não falir. Equipe recebe 1/4 do valor de construção da estrutura e deve desativar a mesma (cessando também o pagamento do custo de manutenção). Para reaver a estrutura, a equipe deverá pagar metade do valor de construção.
Patrocinadores:
- Todos os patrocinadores passarão a exigir chassi com no mínimo 35 pts. ou com idade máxima de 1 ano (ou seja, aceito apenas utilizar o chassi da temporada anterior; anterior a isso apenas se tiver no mínimo 35 pontos).
- Possibilidade de hipotecar estruturas da sede, em situações onde esteja necessitando de dinheiro para não falir. Equipe recebe 1/4 do valor de construção da estrutura e deve desativar a mesma (cessando também o pagamento do custo de manutenção). Para reaver a estrutura, a equipe deverá pagar metade do valor de construção.
Patrocinadores:
- Todos os patrocinadores passarão a exigir chassi com no mínimo 35 pts. ou com idade máxima de 1 ano (ou seja, aceito apenas utilizar o chassi da temporada anterior; anterior a isso apenas se tiver no mínimo 35 pontos).
Engenheiros de Motor 1993
Classes:
A1: Bernard Dudot, Geoff Goddard.
A2: Osamu Goto, Hiroshi Shirai, Brian Hart, Claudio Lombardi, Luca Marmorini.
B1: Mario Illien, Mauro Forghieri, John Judd, Tenji Sakai.
Saem do mercado: Jean-Jacques His, Taaki Kimura.
Bernard Dudot
Potência: 10
Durabilidade: 10
Leveza: 10
John Judd
Potência: 7
Durabilidade: 8
Leveza: 10
Geoff Goddard
Potência: 9
Durabilidade: 9
Leveza: 10
Hiroshi Shirai
Potência: 8
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Tenji Sakai
Potência: 7
Durabilidade: 10
Leveza: 8
Brian Hart
Potência: 8
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Mario Illien
Potência: 8
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Mauro Forghieri
Potência: 8
Durabilidade: 8
Leveza: 8
Luca Marmorini
Potência: 8
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Claudio Lombardi
Potência: 9
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Osamu Goto
Potência: 9
Durabilidade: 7
Leveza: 8
A1: Bernard Dudot, Geoff Goddard.
A2: Osamu Goto, Hiroshi Shirai, Brian Hart, Claudio Lombardi, Luca Marmorini.
B1: Mario Illien, Mauro Forghieri, John Judd, Tenji Sakai.
Saem do mercado: Jean-Jacques His, Taaki Kimura.
Bernard Dudot
Potência: 10
Durabilidade: 10
Leveza: 10
John Judd
Potência: 7
Durabilidade: 8
Leveza: 10
Geoff Goddard
Potência: 9
Durabilidade: 9
Leveza: 10
Hiroshi Shirai
Potência: 8
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Tenji Sakai
Potência: 7
Durabilidade: 10
Leveza: 8
Brian Hart
Potência: 8
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Mario Illien
Potência: 8
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Mauro Forghieri
Potência: 8
Durabilidade: 8
Leveza: 8
Luca Marmorini
Potência: 8
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Claudio Lombardi
Potência: 9
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Osamu Goto
Potência: 9
Durabilidade: 7
Leveza: 8
Classes Engenheiros Chassi 1993
A1: Neil Oatley, Patrick Head, Adrian Newey, Ross Brawn.
A2: Steve Nichols, John Barnard, Gerard Ducarouge.
B1: Peter Wright, Harvey Postlethwaite, Aldo Costa, Rory Byrne, Henri Durand, Eghbal Hamidy, Willem Toet.
B2: Alan Jenkins, George Ryton, Gary Anderson, Jean-Claude Migeot, Robin Herd, Loic Bigois, Paul Crooks.
C1: Eric Broadley, Chris Murphy, Sergio Rinland, Mike Coughlan, Frank Dernie, Nick Wirth, Gustav Brunner, Rene Hilhorst, Leo Ress.
C2: Andrew Green, Tim Holloway, Michel Tétu, Hans Fouche, Paul Brown, Frank Coppuck, Tino Belli.
Novos: Paul Crooks, Leo Ress.
Deixam o mercado: Gianpaolo Dallara, Mario Tolentino, Michel Costa, Nigel Cowperthwaite, Tim Densham.
A2: Steve Nichols, John Barnard, Gerard Ducarouge.
B1: Peter Wright, Harvey Postlethwaite, Aldo Costa, Rory Byrne, Henri Durand, Eghbal Hamidy, Willem Toet.
B2: Alan Jenkins, George Ryton, Gary Anderson, Jean-Claude Migeot, Robin Herd, Loic Bigois, Paul Crooks.
C1: Eric Broadley, Chris Murphy, Sergio Rinland, Mike Coughlan, Frank Dernie, Nick Wirth, Gustav Brunner, Rene Hilhorst, Leo Ress.
C2: Andrew Green, Tim Holloway, Michel Tétu, Hans Fouche, Paul Brown, Frank Coppuck, Tino Belli.
Novos: Paul Crooks, Leo Ress.
Deixam o mercado: Gianpaolo Dallara, Mario Tolentino, Michel Costa, Nigel Cowperthwaite, Tim Densham.
Novas regras de motores para 1995
As regras abaixo são um esboço do regulamento de construção e fornecimento de motores visando a temporada 1995 em diante.
- Novo regulamento técnico, com motores de 3.0 litros;
- Engenheiros de motor passarão a trabalhar para as montadoras/fornecedores (recebendo salário das mesmas), que assinarão contratos de parceria com as equipes (longa duração - mínimo 2 anos - Mercedes, Ford, Renault, Ferrari, Peugeot, Hart, Mugen Honda, Yamaha). A equipe oficial da montadora contará com apoio do engenheiro nos acertos dos carros, bem como pacotes de melhorias (caso a equipe disponha de fábrica de motores);
- As duas vagas de engenheiro das equipes serão exclusivas para engenheiros de chassi;
- Todos os contratos com engenheiros de motor devem encerrar até o fim de 1994 para iniciar novas regras.
- Acertos de durabilidade não serão mais permitidos, apenas potência;
- Não existirão mais upgrades em motores de terceiros, apenas pacotes de melhoria;
- Motores próprios passam a depreciar os 3 atributos a cada final de temporada. Upgrades não afetam mais o consumo (embora respeitando os limites tecnológicos de potência x consumo), porém permitido apenas 1 upgrade em cada atributo;
- Custo de projeto do motor aumentado para $1000 por atributo e a cada 0,1 km/l de consumo. Custo de upgrades também definido em $1000;
- Para contratar um engenheiro para construir motor próprio, a equipe concorrerá no mercado com as montadoras (critérios de argumentação a definir). O engenheiro de motor ocupará uma terceira vaga de engenheiro na equipe. A equipe que optar por se tornar construtor de motor deverá utilizar motores próprios por no mínimo 5 temporadas;
- Caso uma montadora/fornecedor perca seu engenheiro, outro será contratado para o seu lugar, sem afetar os desenvolvimentos futuros (porém com restrições ainda a definir);
- Equipes fabricantes de motor poderão fornecer motor de versão anterior (após depreciações e sem nenhum novo desenvolvimento) para mais uma equipe, recebendo como pagamento um valor de mercado conforme atributos.
- Novo regulamento técnico, com motores de 3.0 litros;
- Engenheiros de motor passarão a trabalhar para as montadoras/fornecedores (recebendo salário das mesmas), que assinarão contratos de parceria com as equipes (longa duração - mínimo 2 anos - Mercedes, Ford, Renault, Ferrari, Peugeot, Hart, Mugen Honda, Yamaha). A equipe oficial da montadora contará com apoio do engenheiro nos acertos dos carros, bem como pacotes de melhorias (caso a equipe disponha de fábrica de motores);
- As duas vagas de engenheiro das equipes serão exclusivas para engenheiros de chassi;
- Todos os contratos com engenheiros de motor devem encerrar até o fim de 1994 para iniciar novas regras.
- Acertos de durabilidade não serão mais permitidos, apenas potência;
- Não existirão mais upgrades em motores de terceiros, apenas pacotes de melhoria;
- Motores próprios passam a depreciar os 3 atributos a cada final de temporada. Upgrades não afetam mais o consumo (embora respeitando os limites tecnológicos de potência x consumo), porém permitido apenas 1 upgrade em cada atributo;
- Custo de projeto do motor aumentado para $1000 por atributo e a cada 0,1 km/l de consumo. Custo de upgrades também definido em $1000;
- Para contratar um engenheiro para construir motor próprio, a equipe concorrerá no mercado com as montadoras (critérios de argumentação a definir). O engenheiro de motor ocupará uma terceira vaga de engenheiro na equipe. A equipe que optar por se tornar construtor de motor deverá utilizar motores próprios por no mínimo 5 temporadas;
- Caso uma montadora/fornecedor perca seu engenheiro, outro será contratado para o seu lugar, sem afetar os desenvolvimentos futuros (porém com restrições ainda a definir);
- Equipes fabricantes de motor poderão fornecer motor de versão anterior (após depreciações e sem nenhum novo desenvolvimento) para mais uma equipe, recebendo como pagamento um valor de mercado conforme atributos.
Novos Pilotos 1993
Michael ANDRETTI (EUA)*
Luca BADOER (ITA)
Rubens BARRICHELLO (BRA)
Jean-Marc GOUNON (FRA)
Eddie IRVINE (GBR)
Pedro LAMY (POR)
Toshio SUZUKI (JAP)
* Inicia com reputação 5.
Luca BADOER (ITA)
Rubens BARRICHELLO (BRA)
Jean-Marc GOUNON (FRA)
Eddie IRVINE (GBR)
Pedro LAMY (POR)
Toshio SUZUKI (JAP)
* Inicia com reputação 5.
Rodrigo Rocca gosta desta mensagem
Desafio Fittipaldi
Novas regras para o desafio Fittipaldi, válidas já a partir do mercado para a temporada 1993:
- Christian Fittipaldi assinará contratos sempre de 1 ano, com opção de renovação por mais 1 ano, pelo salário-base conforme sua reputação;
- É obrigatório o manager da equipe Fittipaldi oferecer este contrato a Christian, ou exercer a opção de renovação quando for o caso, exceto se o piloto tenha feito menos de 30% dos pontos de seu companheiro na última temporada;
- A equipe Fittipaldi terá sempre preferência no mercado para assinar com a equipe de seu pai e tio. Se não assinar com a equipe da família, Christian deixará o mercado;
- Não haverá mais a ajuda de Wilson Fittipaldi na correção de acertos errados.
- Christian Fittipaldi assinará contratos sempre de 1 ano, com opção de renovação por mais 1 ano, pelo salário-base conforme sua reputação;
- É obrigatório o manager da equipe Fittipaldi oferecer este contrato a Christian, ou exercer a opção de renovação quando for o caso, exceto se o piloto tenha feito menos de 30% dos pontos de seu companheiro na última temporada;
- A equipe Fittipaldi terá sempre preferência no mercado para assinar com a equipe de seu pai e tio. Se não assinar com a equipe da família, Christian deixará o mercado;
- Não haverá mais a ajuda de Wilson Fittipaldi na correção de acertos errados.
Uso de motores próprios
As equipes que tiverem motores próprios novos (nunca usados) deverão optar por utilizá-los ou não na temporada seguinte já no período de renovações. Esta decisão não pode ser revogada durante as próximas fases do mercado.
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