1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Saimon em 11/10/2014, 20:55

Data fictícia: final do mês 3

Circuito: Jacarepaguá

Extensão: 5,031 km (61 voltas / 306,891 km no total)


Comentários iniciais:

Situado na periferia do Rio de Janeiro, o circuito de Jacarepaguá, construído sobre o que restou de um mangue, é considerado de média velocidade. O traçado combina curvas de variados tipos, exigindo bastante aderência e downforce, com duas retas razoáveis, entre elas a longa Junção. Realizada em uma época de muito calor, a corrida é bastante desgastante, tanto para os pilotos como para os carros, especialmente para os pneus.

Traçado:



Condições Climáticas:

Treinos: ensolarado, 33 a 36°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)

Corrida: ensolarado, 32 a 35°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)


Prazo para envio dos formulários de corrida: 18:00h de 14/10/14 (terça-feira)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1921
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 31
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Treinos

Mensagem  Saimon em 11/10/2014, 20:57

1ª Sessão

Sol de rachar no Rio de Janeiro. A F1 está de volta! Após uma longa espera dos fãs, finalmente a primeira etapa da temporada 1984 chega, prometendo emoção e grandes disputas. Temos muitas novidades para este ano, com por exemplo a Ferrari, que trocou sua dupla de pilotos, dispensando James Hunt e Keke Rosberg para dar lugar ao experiente Jody Scheckter e ao garoto prodígio Ayrton Senna, atual campeão da F2. Rosberg voltou para a Williams e Hunt foi para a Renault. O vice-campeão da F2, Gerhard Berger, acertou com a Tyrant, substituindo o aposentado Alan Jones. No lugar deixado por Scheckter na Biscazzi, aparece Mansell. O britânico se junta a Alboreto para uma temporada que não será uma das melhores para a equipe italiana, que vem com carro defasado e sem grandes esperanças. Entre as demais equipes, os destaques ficam por conta da Rocca, que vem com novo patrocinador e motores Renault, a Highwind, que conseguiu montar um excelente conjunto para este ano, e a nova equipe Baldutti.
A direção de prova libera o início do treino e o primeiro a entrar na pista é o estreante Alliot, com a Nürburg. A equipe alemã estréia também seu motor próprio. O francês marca 1'31"647.
Outro estreante francês, Streiff vem na seqüência, com seu Rocca. O piloto do carro 10 vira 1'30"681.
Martini entra na pista pela primeira vez em um treino oficial com a Arrows, ex-Terrible Emerson. O italiano registra 1'32"686, mostrando a idade do chassi utilizado pela equipe no ano passado, além da fraquesa do motor Ford-Cosworth aspirado, o único do grid.
Brundle estréia com a Galaxy, marcando 1'31"963.
Berger, estreando pela Tyrant, faz 1'30"232.
Na mais aguardada estréia desta temporada, o campeão de F2 Senna entra na pista com seu Ferrari e marca 1'28"830, ficando com o melhor tempo disparado entre os estreantes.
Arnoux vira 1'29"778.
Fabi faz 1'31"018.
Boesel registra 1'31"769.
Patrese é o próximo. O italiano vira 1'29"852.
Pryce marca 1'30"287.
Prost faz 1'29"110.
Scheckter, de Ferrari, vira 1'29"142.
Palmer, pilotando o carro da estreante Baldutti, registra 1'32"410.
De Angelis vira 1'29"121.
Bellof marca 1'30"241.
Hunt, no Renault número 16, faz 1'29"958.
Cecotto vira 1'32"833.
Johansson marca 1'30"498.
Fittipaldi vem para a pista. Muito bem recebido pelos fãs, o vice-campeão do ano passado registra 1'29"096, segundo tempo até aqui.
O atual bicampeão Piquet vira 1'29"158, sexto tempo. Treino muito equilibrado, com vários pilotos separados por centésimos.
Warwick, com a Highwind, vira 1'31"445.
Cheever, também fazendo seu primeiro treino oficial com a Highwind, marca 1'30"939.
De Cesaris registra 1'32"174.
Moreno faz 1'31"468.
Baldi, com o Baldutti número 23, vira 1'32"498.
Alboreto marca 1'30"358.
Mansell vira 1'30"662.
Boutsen registra 1'29"483.
Rosberg fecha a primeira sessão com o tempo de 1'29"210, ficando em sétimo.
Senna termina sua primeira sessão de treinos oficial na liderança, para festa dos torcedores. Parece que o brasileiro veio para ficar na F1.

Classificação - 1ª Sessão:

Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'28"830
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'29"096
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'29"110
Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'29"121
Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'29"142
Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'29"158
Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'29"210
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'29"483
René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'29"778
10º Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'29"852
11º James HUNT (Renault/Renault/Michelin) 1'29"958
12º Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'30"232
13º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'30"241
14º Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) 1'30"287
15º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'30"358
16º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'30"498
17º Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'30"662
18º Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) 1'30"681
19º Eddie CHEEVER (Highwind/Hart/Goodyear) 1'30"939
20º Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'31"018
21º Derek WARWICK (Highwind/Hart/Goodyear) 1'31"445
22º Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'31"468
23º Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'31"647
24º Raul BOESEL (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'31"769
25º Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'31"963
26º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'32"174
27º Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'32"410
28º Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'32"498
29º Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'32"686
30º Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'32"833

2ª Sessão

Alliot abre a segunda sessão virando 1'31"398, subindo para vigésimo primeiro.
Streiff faz 1'30"627, ganhando uma posição.
Martini marca 1'32"431, tempo não suficiente para lhe colocar na corrida.
Brundle vira 1'31"349 e pula para vigésimo primeiro.
Berger registra 1'30"023, não conseguindo melhorar sua posição.
Senna voa baixo e melhora o tempo da pole para 1'28"684. Que treino de estréia do brasileiro!
Arnoux faz 1'29"639 e pouco melhora seu tempo.
Fabi vira 1'30"424, subindo para décimo sexto.
Boesel registra 1'31"249 e sobe para vigésimo primeiro.
Patrese marca 1'29"987 e não melhora seu tempo.
Pryce vira 1'29"731 e sobe para décimo.
Prost crava 1'29"002, segundo tempo.
Scheckter registra 1'29"011, ficando logo atrás do francês.
Palmer faz 1'32"227 e não consegue classificação para a corrida.
De Angelis voa baixo e vira 1'28"628, pulando para a ponta! Bela volta do italiano!
Bellof marca 1'30"145, não melhorando sua posição.
Hunt espalha na curva da Lagoa e escapa para fora da pista. O britânico consegue voltar, mas aborta sua volta.
Cecotto vira 1'32"792 e permanece em último, ficando fora da prova.
Johansson faz 1'29"973, subindo para décimo terceiro.
Fittipaldi extrai tudo de seu carro e marca 1'28"441, roubando a primeira posição! O público nas arquibancadas explode de alegria!
Piquet também voa baixo e faz 1'28"472, ficando a apenas 31 milésimos do compatriota! Treino disputadíssimo!
Warwick marca 1'30"859, pulando para vigésimo.
Cheever faz 1'30"599 e sobe para décimo oitavo.
De Cesaris vira 1'31"792 e permanece em vigésimo sexto.
Moreno marca 1'31"218, vigésimo segundo tempo.
Baldi registra 1'32"444 e permanece em vigésimo nono, fora da corrida.
Alboreto erra na Carlos Pace e espalha para fora da pista. O italiano aborta sua volta.
Mansell crava 1'29"900 e pula para décimo segundo.
Boutsen vira 1'29"139, subindo para sétimo.
Rosberg encerra o primeiro treino oficial do ano fazendo 1'28"584, ficando em terceiro.

Classificação - Final:

Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'28"441
Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'28"472
Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'28"584
Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'28"628
Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'28"684
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'29"002
Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'29"011
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'29"139
René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'29"639
10º Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) 1'29"731
11º Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'29"852
12º Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'29"900
13º James HUNT (Renault/Renault/Michelin) 1'29"958
14º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'29"973
15º Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'30"023
16º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'30"145
17º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'30"358
18º Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'30"424
19º Eddie CHEEVER (Highwind/Hart/Goodyear) 1'30"599
20º Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) 1'30"627
21º Derek WARWICK (Highwind/Hart/Goodyear) 1'30"859
22º Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'31"218
23º Raul BOESEL (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'31"249
24º Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'31"349
25º Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'31"398
26º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'31"792

27º Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'32"227
28º Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'32"431
29º Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'32"444
30º Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'32"792
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1921
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 31
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Rodrigo Rocca em 11/10/2014, 23:40

Fantástico Pryce! 10º lugar fenomenal!! Nesse momento Fittipaldi, Savoia, Ferrari e Williams parece formarem um primeiro bloco muito forte e com chances razoáveis de monopolizarem o top-8. Na "classe B" fomos segundos =)

Só precisamos entender com o Streiff quais foram as dificuldades e tentarmos melhorar na corrida.
avatar
Rodrigo Rocca

Mensagens : 282
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 65
Localização : Catania, Itália

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Lee James em 12/10/2014, 00:15

Ótimo
avatar
Lee James

Mensagens : 274
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Lee James em 13/10/2014, 11:08

E-mail
avatar
Lee James

Mensagens : 274
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Giovane Biscazzi em 13/10/2014, 11:10

e-mail
avatar
Giovane Biscazzi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 37
Localização : Hortolândia/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Marcel Pin em 13/10/2014, 20:06

E-mail

Marcel Pin

Mensagens : 93
Data de inscrição : 08/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Saimon em 13/10/2014, 21:03

Recebidos André, Victor, Rodrigo e Marcello.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1921
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 31
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Sir Gale em 14/10/2014, 09:57

e-mail
avatar
Sir Gale

Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/02/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Matheus Berçot em 14/10/2014, 15:32

E-mail.
avatar
Matheus Berçot

Mensagens : 153
Data de inscrição : 08/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Daniel King em 14/10/2014, 17:49

Enviado.
avatar
Daniel King

Mensagens : 334
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 96
Localização : Glasgow, Escócia

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/danielantoniofelicianodegiuli

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Saimon em 14/10/2014, 18:24

Recebidos Adan, Daniel, Aníbal, Iuri, Matheus Berçot e Alanir.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1921
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 31
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Corrida

Mensagem  Saimon em 21/10/2014, 19:56

Domingo de muito sol e calor no Rio de Janeiro. Finalmente chega o dia da corrida de abertura da temporada 1984, aguardado ansiosamente pelos fãs. Para alegria dos brasileiros, os atuais campeão e vice, Piquet e Fittipaldi, estão na primeira fila, com Emerson à frente. Será que teremos uma reedição da tensa disputa entre os dois na temporada passada? Apesar da torcida dividida dos brasileiros, entre os dois acendeu uma grande rivalidade, principalmente após o incidente ocorrido na última corrida de 83. De quebra, o Brasil ainda tem mais três pilotos no grid, incluindo a jovem promessa Ayrton Senna, que larga em quinto, sendo o país com maior número de representantes no grid de hoje, juntamente com a Itália. Na segunda fila aparecem os Williams de Rosberg e De Angelis, empurrados pela força dos motores TAG-Porsche.
Quanto às estratégias de corrida, temos a novidade do fim do reabastecimento, mudando o foco das táticas agora para o uso dos pneus e para o consumo de combustível. As equipes equipadas com motores Renault e Alfa Romeo são as mais preocupadas com o consumo, embora Fittipaldi e Renault já tenham encontrado soluções para seus problemas, mudando algumas configurações em seus propulsores. Quanto aos pneus, teremos hoje apenas oito carros largando com pneus macios, sendo estes os carros da Renault, Biscazzi e Galaxy, além de Berger pela Tyrant e Cheever pela Highwind. Dentre os que partirão com pneus duros, a maioria irá fazer uma parada durante a corrida para colocar pneus macios, porém algumas equipes optaram por tentar superar o alto desgaste da corrida de hoje indo até o final sem troca, sendo as principais equipes com esta estratégia Williams e Ferrari.
Neste momento, os carros estão no grid recebendo os últimos ajustes. Belas grid girls seguram guarda-sóis sobre os pilotos para evitar a exposição ao sol forte de hoje. Porém não temos os 26 carros no grid para a largada. Alboreto enfrenta problemas no seu carro e teve que ser removido para a garagem. O italiano largará dos boxes, após todos os carros passarem pela linha de chegada. Esta é mais uma nova regra para esta temporada: se o piloto tiver problemas no grid de largada ou não alinhar para a volta de apresentação no tempo determinado pela FIA, terá que largar dos boxes.
A direção de prova ordena a saída dos mecânicos da pista e libera os carros para a volta de apresentação. Os pilotos brasileiros são saudados pelo público, que faz a festa nas arquibancadas. Após aquecerem os pneus, todos realinham, exceto Alboreto, que alinha nos boxes. Em breve teremos a largada.

Largada: Fittipaldi - Piquet - Rosberg - De Angelis - Senna - Prost - Scheckter - Boutsen - Arnoux - Pryce - Patrese - Mansell - Hunt - Johansson - Berger - Bellof - Fabi - Cheever - Streiff - Warwick - Moreno - Boesel - Brundle - Alliot - De Cesaris - Alboreto

[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores! O ronco dos turbo domina o grid e ensurdece os torcedores presentes nas tribunas. Tudo pronto para a largada. A direção de prova faz as últimas checagens e aciona as luzes verdes! Começa o GP do Brasil! Fittipaldi fecha para cima de Piquet e mantém a ponta, mas Rosberg larga bem e vem por dentro na Molykote, deixando os dois para trás e assumindo a ponta! Senna deixa De Angelis para trás e aparece em quarto. Arnoux é outro que faz excelente largada e, vindo por dentro na Molykote, deixa Prost, Scheckter e Boutsen para trás e pula para sexto. Senna pressiona Piquet na Carlos Pace. Berger pressiona Pryce. Cheever é tocado por Streiff, que vinha por dentro para ultrapassá-lo na Carlos Pace, e é empurrado para fora da pista. O americano fica preso na caixa de brita e está fora. De Cesaris vem por dentro na Carlos Pace e passa Alliot. Piquet traciona bem na saída da curva Norte e vem pra cima de Fittipaldi. O brasileiro da Savoia puxa para a esqueda na reta e vai superando o compatriota. Senna pega carona no carro verde e vermelho da Savoia e vem junto. Piquet supera Fittipaldi ainda antes do final da reta, enquanto Senna vem lado a lado com Emmo até a curva Sul, onde consegue a ultrapassagem por dentro. Bellof sai do vácuo de Hunt e vem por dentro na curva Sul, conseguindo a ultrapassagem. De Angelis já cola em Fittipaldi. Berger pressiona Pryce até a curva do Box, puxando para a direita na entrada da curva da Vitória e fazendo a ultrapassagem.

Fim da 1ª Volta: Rosberg - Piquet - Senna - Fittipaldi - De Angelis - Arnoux - Prost - Scheckter - Boutsen - Patrese - Mansell - Berger - Pryce - Bellof - Hunt - Johansson - Fabi - Streiff - Warwick - Boesel - Moreno - De Cesaris - Alliot - Brundle - Alboreto - Cheever(fora)

[Volta 2] Piquet segura Senna na Molykote. De Angelis pressiona Fittipaldi. Prost ataca Arnoux. Boutsen segura Patrese. Bellof vem pra cima de Pryce. De Cesaris vem por dentro na Molykote e passa Moreno. Alboreto passa Brundle na Carlos Pace e vai tentando recuperar-se na corrida. Piquet segura Senna na curva Sul. O jovem brasileiro pressiona o bicampeão como gente grande, logo em sua primeira corrida. De Angelis sai do vácuo de Fittipaldi e toma a linha de dentro na curva Sul, conseguindo a ultrapassagem. O brasileiro do carro 7 não tem um bom ritmo neste início de prova. Prost segue na cola de Arnoux. Bellof sai do vácuo de Pryce e mergulha por dentro na curva Sul, fazendo a ultrapassagem. Alboreto sai do vácuo de Alliot e faz a ultrapassagem no mesmo ponto. Senna traciona bem na saída da curva da Vitória e vem com tudo pra cima de Piquet.

Fim da 2ª Volta: Rosberg - Piquet - Senna - De Angelis - Fittipaldi - Arnoux - Prost - Scheckter - Boutsen - Patrese - Mansell - Berger - Bellof - Pryce - Hunt - Johansson - Fabi - Streiff - Warwick - Boesel - De Cesaris - Moreno - Alboreto - Alliot - Brundle

[Volta 3] Senna pega o vácuo de Piquet na reta principal. O piloto da Savoia bloqueia a linha de dentro e Senna vem por fora na Molykote. Os dois saem lado e lado, mas Senna tem mais tração e chega em vantagem na Carlos Pace, tendo a preferência por dentro e conseguindo a ultrapassagem. Que estréia do brasileiro, já ultrapassando o atual bicampeão mundial! Prost pressiona Arnoux. Berger cola em Mansell. Hunt pressiona Pryce. De Cesaris vem pra cima de Boesel. Alboreto vem por dentro na Nonato e passa Moreno. Hunt traciona bem na saída da curva do box e toma a linha de dentro na freada da curva da Vitória, conseguindo a ultrapassagem sobre Pryce.

Fim da 3ª Volta: Rosberg - Senna - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Arnoux - Prost - Scheckter - Boutsen - Patrese - Mansell - Berger - Bellof - Hunt - Pryce - Johansson - Fabi - Streiff - Warwick - Boesel - De Cesaris - Alboreto - Moreno - Alliot - Brundle

[Volta 4] Senna segue em ritmo forte e agora vai à caça de Rosberg. De Angelis chega em Piquet. Arnoux pressiona Fittipaldi, trazendo Prost, Scheckter, Boutsen e Patrese logo atrás. Mansell segura Berger. Bellof se aproxima dos dois. De Cesaris sai do vácuo de Boesel e tenta vir por dentro na Molykote, mas o brasileiro fecha e os dois se tocam. O italiano roda e escapa para fora da pista, indo parar na barreira de pneus. Boesel ainda consegue segurar o carro e segue na pista. Alboreto aproveita o incidente para atacar o brasileiro e passá-lo na Carlos Pace. De Cesaris felizmente sai ileso do carro. Johansson chega em Pryce. O britânico não consegue repetir o desempenho dos treinos na corrida. Alliot cola em Moreno, trazendo Brundle consigo.

Fim da 4ª Volta: Rosberg - Senna - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Arnoux - Prost - Scheckter - Boutsen - Patrese - Mansell - Berger - Bellof - Hunt - Pryce - Johansson - Fabi - Streiff - Warwick - Alboreto - Boesel - Moreno - Alliot - Brundle - De Cesaris(fora)

[Volta 5] De Angelis segue na cola de Piquet. Fittipaldi segura Arnoux na curva Sul. Prost e Scheckter seguem de perto os dois. Patrese sai do vácuo de Boutsen e vem por dentro na curva Sul, conseguindo a ultrapassagem. Senna já cola em Rosberg. Alboreto vem pra cima de Warwick na Junção. O britânico bloqueia a linha de dentro, mas Alboreto vem por fora e faz bela ultrapassagem. Alliot sai do vácuo de Moreno e faz a ultrapassagem por dentro na curva Sul. Brundle cola no brasileiro. Mansell fecha Berger na curva da Lagoa e segue resistindo. Bellof acompanha de perto. Pryce segura Johansson.

Fim da 5ª Volta: Rosberg - Senna - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Arnoux - Prost - Scheckter - Patrese - Boutsen - Mansell - Berger - Bellof - Hunt - Pryce - Johansson - Fabi - Streiff - Alboreto - Warwick - Boesel - Alliot - Moreno - Brundle

[Volta 6] Senna pressiona Rosberg implacavelmente. O público nas arquibancadas está empolgado. Fittipaldi segura Arnoux na curva Sul e vai resistindo na quinta posição. Berger sai do vácuo de Mansell e vem por dentro na Molykote. Os dois tocam roda com roda e o austríaco leva a melhor, passando à frente. Bellof já cola no britânico e pressiona. Johansson traciona melhor na saída da Molykote, puxando para a esquerda na entrada da Carlos Pace e fazendo a ultrapassagem sobre Pryce. Brundle pressiona Moreno.

Fim da 6ª Volta: Rosberg - Senna - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Arnoux - Prost - Scheckter - Patrese - Boutsen - Berger - Mansell - Bellof - Hunt - Johansson - Pryce - Fabi - Streiff - Alboreto - Warwick - Boesel - Alliot - Moreno - Brundle

[Volta 7] Rosberg fecha Senna na Molykote e vai resistindo na liderança. De Angelis segue colado em Piquet. Arnoux sai do vácuo de Fittipaldi na Junção e puxa para a esquerda na entrada da curva Sul, fazendo a ultrapassagem por dentro. Bellof pressiona Mansell, trazendo Hunt consigo. Alliot pressiona Boesel. Brundle vem por dentro na curva da Vitória e passa Moreno.

Fim da 7ª Volta: Rosberg - Senna - Piquet - De Angelis - Arnoux - Fittipaldi - Prost - Scheckter - Patrese - Boutsen - Berger - Mansell - Bellof - Hunt - Johansson - Pryce - Fabi - Streiff - Alboreto - Warwick - Boesel - Alliot - Brundle - Moreno

[Volta 8] Senna sai do vácuo de Rosberg na reta dos boxes e vem por dentro na entrada da Molykote. Rosberg tenta fechá-lo até o limite da pista, mas o brasileiro mantém-se firme por dentro e emparelha. Lado a lado, os dois contornam a Molykote e agora se aproximam da Carlos Pace. Com a preferência por dentro, Rosberg vem em vantagem, mas Senna não desiste. Os dois tocam roda com roda na saída da curva. Rosberg consegue melhor tração e recupera-se. Que disputa pela ponta! Fittipaldi segura Prost na curva Sul. Bellof segue pressionando Mansell. Boesel segura Alliot na curva Sul.
[Volta 9] Senna pega o vácuo de Rosberg mais uma vez na reta dos boxes. O brasileiro vem novamente por dentro na entrada da Molykote. Desta vez Rosberg não consegue espremê-lo tanto e a manobra dá certo, colocando o brasileiro à frente. Porém, o finlandês não desiste e mantém-se pela linha da esquerda, para tentar o troco na Carlos Pace. No entanto, Senna, fecha para cima do Williams e obriga-o a desistir da tentativa. O brasileiro chega à liderança logo em sua primeira corrida! De Angelis segue pressionando Piquet. Prost continua na cola de Fittipaldi. O brasileiro fecha bem os espaços e vai mantendo a sexta posição. Mansell e Bellof seguem travando briga quente pela décima segunda posição. O alemão tenta o ataque na curva Sul, mas o britânico fecha bem a linha de dentro e segura. Hunt, que assitia tudo de perto, aproveita para atacar Bellof e, vindo por fora na curva Sul, chega no Girão por dentro e dá o bote. Bela manobra! Alboreto cola em Streiff e pressiona. Alliot sai do vácuo de Boesel e vem por dentro na curva Sul, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 9ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - De Angelis - Arnoux - Fittipaldi - Prost - Scheckter - Patrese - Boutsen - Berger - Mansell - Hunt - Bellof - Johansson - Pryce - Fabi - Streiff - Alboreto - Warwick - Alliot - Boesel - Brundle - Moreno

[Volta 10] Piquet fecha todos os espaços e não permite o ataque de De Angelis. O motor BMW parece render mais que o Renault e Prost sai do vácuo de Fittipaldi na reta da Junção, puxando para a esquerda e pisando fundo. O francês chega em vantagem na curva Sul e consegue a ultrapassagem. Hunt pressiona Mansell, trazendo Bellof consigo. Alboreto sai do vácuo de Streiff após a Morette e mergulha por dentro na curva da Lagoa, conseguindo a ultrapassagem. Brundle cola em Boesel.

Fim da 10ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - De Angelis - Arnoux - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Patrese - Boutsen - Berger - Mansell - Hunt - Bellof - Johansson - Pryce - Fabi - Alboreto - Streiff - Warwick - Alliot - Boesel - Brundle - Moreno

[Volta 11] Senna vai abrindo na frente. Piquet segue administrando De Angelis atrás de si. Scheckter cola em Fittipaldi. Boesel tem problemas e encosta na Carlos Pace, abandonando a prova. Hunt segue pressionando Mansell. Bellof segue de perto.

Fim da 11ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - De Angelis - Arnoux - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Patrese - Boutsen - Berger - Mansell - Hunt - Bellof - Johansson - Pryce - Fabi - Alboreto - Streiff - Warwick - Alliot - Brundle - Moreno - Boesel(fora)

[Volta 12] Hunt sai do vácuo de Mansell na reta da Junção e puxa para a esquerda. O piloto da Renault consegue emparelhar e os dois seguem lado a lado até a curva Sul. Hunt freia mais tarde e consegue a ultrapassagem. Bellof já cola no Biscazzi.

Fim da 12ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - De Angelis - Arnoux - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Patrese - Boutsen - Berger - Hunt - Mansell - Bellof - Johansson - Pryce - Fabi - Alboreto - Streiff - Warwick - Alliot - Brundle - Moreno

[Volta 13] Senna abre 2,1 segundos na frente. Scheckter segue na cola de Fittipaldi. O ritmo do sulafricano é bem inferior ao do companheiro, que vai surpreendendo a todos. Bellof sai do vácuo de Mansell na reta da Junção. O britânico fecha a linha de dentro e o alemão vem por fora. Na curva Sul, Mansell espalha e os dois acabam se tocando. A roda dianteira direita do britânico toca na traseira esquerda do alemão, fazendo-o rodar e ir bater de traseira na barreira de pneus. Mansell segura o carro e segue na pista. Bellof felizmente sai ileso, apesar de o carro ter ficado destruído.

Fim da 13ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - De Angelis - Arnoux - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Patrese - Boutsen - Berger - Hunt - Mansell - Johansson - Pryce - Fabi - Alboreto - Streiff - Warwick - Alliot - Brundle - Moreno - Bellof(fora)

[Volta 14] De Angelis segue pressionando Piquet. Scheckter ataca Fittipaldi na curva Sul, mas o brasileiro defende bem a sétima posição. Patrese segue os dois de perto.

Fim da 14ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - De Angelis - Arnoux - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Patrese - Boutsen - Berger - Hunt - Mansell - Johansson - Pryce - Fabi - Alboreto - Streiff - Warwick - Alliot - Brundle - Moreno

[Volta 15] Senna abre 3,3 segundos na liderança. O brasileiro não tem paradas previstas para trocar pneus, portanto agora é seguir rumo à vitória. A dúvida é se os pneus irão durar o suficiente.
[Volta 16] De Angelis tem problemas e vem parando na Nonato, abandonando a prova. O italiano vinha pressionando Piquet na disputa pela terceira posição, mas um problema técnico lhe tira da prova. Alliot cola em Warwick.

Fim da 16ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Arnoux - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Patrese - Boutsen - Berger - Hunt - Mansell - Johansson - Pryce - Fabi - Alboreto - Streiff - Warwick - Alliot - Brundle - Moreno - De Angelis(fora)

[Volta 17] Prost vem pra cima de Arnoux, para brigar pela quarta posição. Alboreto chega em Fabi. Alliot pressiona Warwick.

Fim da 17ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Arnoux - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Patrese - Boutsen - Berger - Hunt - Mansell - Johansson - Pryce - Fabi - Alboreto - Streiff - Warwick - Alliot - Brundle - Moreno

[Volta 18] Prost pressiona Arnoux. A equipe Tyrant se prepara nos boxes. Alboreto pressiona Fabi. Warwick segura Alliot na curva Sul. Patrese tem problemas e vem soltando fumaça. Boutsen passa. O italiano traz o carro até os boxes, onde os mecânicos constatam que não haveria como continuar. Péssimo início de temporada para a Project Four.

Fim da 18ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Arnoux - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Berger - Hunt - Mansell - Johansson - Pryce - Fabi - Alboreto - Streiff - Warwick - Alliot - Brundle - Moreno - Patrese(fora)

[Volta 19] Arnoux fecha Prost na curva Sul e segue resistindo. Fabi segura Alboreto. Berger nos boxes, para troca de pneus.

Fim da 19ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Arnoux - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Hunt - Mansell - Johansson - Pryce - Fabi - Alboreto - Streiff - Berger - Warwick - Alliot - Brundle - Moreno

[Volta 20] Prost tenta novo ataque por dentro na curva Sul, mas Arnoux bloqueia e vai segurando a quarta posição. Alboreto sai do vácuo de Fabi na reta da Junção e toma a linha de dentro na entrada da curva Sul, fazendo a ultrapassagem. Warwick fecha Alliot no mesmo ponto e mantém sua posição.

Fim da 20ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Arnoux - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Hunt - Mansell - Johansson - Pryce - Alboreto - Fabi - Streiff - Berger - Warwick - Alliot - Brundle - Moreno

[Volta 21] Prost sai do vácuo de Arnoux na Junção e desta vez toma a linha de dentro sem dar chance de reação ao compatriota, conseguindo a ultrapassagem na entrada da curva Sul. Scheckter, que anteriormente atacava Fittipaldi, agora vê o brasileiro se distanciar. Warwick segue segurando Alliot.

Fim da 21ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Hunt - Mansell - Johansson - Pryce - Alboreto - Fabi - Streiff - Berger - Warwick - Alliot - Brundle - Moreno

[Volta 22] Alliot sai do vácuo de Warwick e consegue tomar a linha de dentro na entrada da curva Sul, fazendo a ultrapassagem. Brundle já cola no compatriota. Com pneus novos, Berger se aproxima de Streiff rapidamente. O francês defende a posição na curva da Lagoa e vai resistindo.

Fim da 22ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Hunt - Mansell - Johansson - Pryce - Alboreto - Fabi - Streiff - Berger - Alliot - Warwick - Brundle - Moreno

[Volta 23] Senna abre 7,1 segundos na frente. Berger sai do vácuo de Streiff e mergulha por dentro na Molykote, conseguindo a ultrapassagem. Alboreto vem se aproximando de Pryce. As equipes Renault e Galaxy se preparam nos boxes. Brundle pressiona Warwick.

Fim da 23ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Hunt - Mansell - Johansson - Pryce - Alboreto - Fabi - Berger - Streiff - Alliot - Warwick - Brundle - Moreno

[Volta 24] Alboreto cola em Pryce. Arnoux nos boxes. O francês faz sua parada e a Renault já se reorganiza para receber Hunt na próxima volta. Brundle também faz sua parada para troca de pneus.

Fim da 24ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Hunt - Mansell - Johansson - Arnoux - Pryce - Alboreto - Fabi - Berger - Streiff - Alliot - Warwick - Moreno - Brundle(1)

[Volta 25] Alboreto pressiona Pryce. O motor Renault de Streiff não resiste ao calor do Rio de Janeiro e o francês pára na Junção. Boutsen vem se aproximando de Scheckter. Hunt nos boxes para colocar pneus duros. Enquanto isso, a Biscazzi se prepara.

Fim da 25ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Mansell - Johansson - Arnoux - Pryce - Alboreto - Fabi - Berger - Hunt - Alliot - Warwick - Moreno - Streiff(fora) - Brundle(1)

[Volta 26] Pryce segue segurando Alboreto, mesmo com o italiano calçando pneus macios contra seus duros. Berger aproxima-se rapidamente de Fabi, que parece ter problemas. Mansell nos boxes. Fabi vem lento e traz o carro até os boxes, recolhendo para a garagem.

Fim da 26ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Johansson - Arnoux - Pryce - Alboreto - Berger - Hunt - Mansell - Alliot - Warwick - Moreno - Fabi(fora) - Brundle(1) - Streiff(fora)

[Volta 27] Prost vem aos poucos se aproximando de Piquet. A diferença está em 2,0 segundos neste momento. Boutsen cola em Scheckter. Alboreto segue na cola de Pryce, mas não consegue espaço para passar.

Fim da 27ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Johansson - Arnoux - Pryce - Alboreto - Berger - Hunt - Mansell - Alliot - Warwick - Moreno - Brundle(1) - Fabi(fora)

[Volta 28] Boutsen pressiona Scheckter. Alboreto continua na cola de Pryce. Enquanto isso, Berger se aproxima dos dois.

Fim da 28ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Johansson - Arnoux - Pryce - Alboreto - Berger - Hunt - Mansell - Alliot - Warwick - Moreno - Brundle(1)

[Volta 29] Pryce mantém Alboreto atrás de si, enquanto a equipe Rocca inicia os preparativos nos boxes para recebê-lo.
[Volta 30] Prost vem chegando em Piquet para brigar pela terceira posição. Boutsen segue pressionando Scheckter. Pryce segura Alboreto até entrar nos boxes para colocar pneus macios. Enquanto isso, Alboreto vê Berger colar atrás de si.

Fim da 30ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Johansson - Arnoux - Alboreto - Berger - Hunt - Mansell - Alliot - Warwick - Pryce - Moreno(1) - Brundle(1)

[Volta 31] Scheckter é mais rápido de reta e escapa das tentativas de Boutsen. Berger pressiona Alboreto. Enquanto isso a Biscazzi se prepara para recebê-lo nos pits.
[Volta 32] Pryce cola em Warwick. Alboreto nos boxes.

Fim da 32ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Johansson - Arnoux - Berger - Hunt - Mansell - Alliot - Warwick - Alboreto - Pryce - Moreno(1) - Brundle(1)

[Volta 33] Alboreto volta lado a lado com Warwick, dividindo a Molykote com o britânico. Com os pneus aquecidos, Warwick traciona melhor na saída da curva e se recupera na Carlos Pace. Pryce já vem pra cima de Alboreto, porém a briga entre os dois é interrompida para dar passagem a Senna, que vem driblando os retardatários rumo à vitória.

Fim da 33ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Johansson - Arnoux - Berger - Hunt - Mansell - Alliot - Warwick(1) - Alboreto(1) - Pryce(1) - Moreno(1) - Brundle(1)

[Volta 34] Boutsen segue na cola de Scheckter. Alboreto pega o vácuo de Warwick na Junção e tenta tomar a linha de dentro, mas o britânico bloqueia. Pryce aproveita para tentar o ataque por fora. Alboreto fica preso atrás de Warwick e é obrigado a reduzir mais cedo, permitindo a ultrapassagem de Pryce por fora na curva Sul. Manobra inteligente do britânico, que já vem pra cima de Warwick. A Savoia agora é quem se prepara nos boxes.

Fim da 34ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Prost - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Johansson - Arnoux - Berger - Hunt - Mansell - Alliot(1) - Warwick(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Moreno(1) - Brundle(1)

[Volta 35] Pryce sai do vácuo de Warwick na reta dos boxes e mergulha por dentro na Molykote, conseguindo a ultrapassagem. Alboreto cola no Highwind e o persegue até a Junção, onde tira de lado e pisa fundo, conseguindo desta vez tomar a linha de dentro e fazer a ultrapassagem ainda antes da curva Sul. Brundle pára na curva da Lagoa com um princípio de incêndio na traseira do carro. O fogo é prontamente contido por um bombeiro que estava no local. Prost nos boxes. O francês coloca pneus macios e volta à pista. A Fittipaldi se prepara, enquanto a Savoia se reorganiza.

Fim da 35ª Volta: Senna - Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Prost - Johansson - Arnoux - Berger - Hunt - Mansell - Alliot(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Moreno(1) - Brundle(fora)

[Volta 36] Senna segue firme na ponta, 12,7 segundos à frente de Rosberg. Belíssima corrida de estréia do brasileiro, mantendo a ponta como gente grande. Boutsen segue perseguindo Scheckter, mas não consegue espaço para passar. Hunt tem problemas e vai parando na Morette. Piquet e Fittipaldi nos boxes. Após liberar Emmo, a Fittipaldi já se reorganiza para a parada de Boutsen.

Fim da 36ª Volta: Senna - Rosberg - Scheckter - Boutsen - Prost - Piquet - Fittipaldi - Johansson - Arnoux - Berger - Mansell - Hunt(fora) - Alliot(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Moreno(1)

[Volta 37] Piquet sai dos boxes emparelhado com Prost. Os dois dividem a Molykote e quase se tocam! Prost traciona melhor na saída da curva e fica à frente. Fittipaldi sai dos boxes em situação parecida, dividindo a Molykote com Johansson. O brasileiro espalha para cima do sueco e consegue manter-se à frente. Pryce vem pra cima de Alliot. Boutsen nos boxes.

Fim da 37ª Volta: Senna - Rosberg - Scheckter - Prost - Piquet - Fittipaldi - Johansson - Arnoux - Boutsen - Berger - Mansell - Alliot(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Moreno(1) - Hunt(fora)

[Volta 38] Senna, Rosberg e Scheckter são agora os três primeiros, todos com estratégia prevista de não parar. Resta saber até quando os pneus vão agüentar. Pryce sai do vácuo de Alliot na reta da Junção e toma a linha de dentro na entrada da curva Sul, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 38ª Volta: Senna - Rosberg - Scheckter - Prost - Piquet - Fittipaldi - Johansson - Arnoux - Boutsen - Berger - Mansell - Pryce(1) - Alliot(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Moreno(1)

[Volta 39] Piquet não deixa Prost escapar e segue por perto. Boutsen cola em Arnoux.
[Volta 40] Arnoux espalha na Molykote e Boutsen passa. Alboreto cola em Alliot e pressiona. Arnoux espalha novamente na curva da Lagoa e parece enfrentar problemas. O francês vê Berger passar e traz o carro até os boxes. Os mecânicos verificam os freios e decidem que não há como continuar.

Fim da 40ª Volta: Senna - Rosberg - Scheckter - Prost - Piquet - Fittipaldi - Johansson - Boutsen - Berger - Mansell - Arnoux(fora) - Pryce(1) - Alliot(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Moreno(1)

[Volta 41] Alboreto sai do vácuo de Alliot e vem por dentro na Molykote, conseguindo a ultrapassagem. A Highwind se prepara para receber Warwick.

Fim da 41ª Volta: Senna - Rosberg - Scheckter - Prost - Piquet - Fittipaldi - Johansson - Boutsen - Berger - Mansell(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Alliot(1) - Warwick(1) - Moreno(1) - Arnoux(fora)

[Volta 42] Boutsen pára na curva Sul, com problemas em seu carro. Warwick nos boxes.

Fim da 42ª Volta: Senna - Rosberg - Scheckter - Prost - Piquet - Fittipaldi - Johansson - Berger - Boutsen(fora) - Mansell(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Alliot(1) - Moreno(1) - Warwick(1)

[Volta 43] O ritmo de Rosberg cai drasticamente. Parece que o finlandês precisa economizar combustível para chegar ao final. Piquet vem 0,7 segundo atrás de Prost e não desiste da briga. A equipe Tyrant se prepara para receber Johansson.

Fim da 43ª Volta: Senna - Rosberg - Scheckter - Prost - Piquet - Fittipaldi - Johansson - Berger - Mansell(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Alliot(1) - Moreno(1) - Warwick(1) - Boutsen(fora)

[Volta 44] Scheckter se aproxima muito rapidamente de Rosberg. Johansson nos boxes.

Fim da 44ª Volta: Senna - Rosberg - Scheckter - Prost - Piquet - Fittipaldi - Berger - Johansson(1) - Mansell(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Alliot(1) - Moreno(1) - Warwick(1)

[Volta 45] Scheckter chega em Rosberg. O finlandês é obrigado a tirar o pé no fim da reta da Junção e o sulafricano passa. Que situação para Rosberg e a Williams. Um segundo lugar que parecia garantido vai indo pelo ralo.

Fim da 45ª Volta: Senna - Scheckter - Rosberg - Prost - Piquet - Fittipaldi - Berger - Johansson(1) - Mansell(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Alliot(1) - Moreno(1) - Warwick(1)

[Volta 46] Os Savoia chegam rapidamente e Rosberg e também passam na reta da Junção. O finlandês se arrasta na tentativa de pelo menos chegar ao fim da corrida. O motor Honda de Mansell não resiste e o britânico encosta na curva do Box.

Fim da 46ª Volta: Senna - Scheckter - Prost - Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Berger - Johansson(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Alliot(1) - Moreno(1) - Warwick(1) - Mansell(fora)

[Volta 47] Rosberg segue lento e Fittipaldi se aproxima.

Fim da 47ª Volta: Senna - Scheckter - Prost - Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Berger - Johansson(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Alliot(1) - Moreno(1) - Warwick(1)

[Volta 48] Fittipaldi passa Rosberg facilmente na Junção.

Fim da 48ª Volta: Senna - Scheckter - Prost - Piquet - Fittipaldi - Rosberg - Berger - Johansson(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Alliot(1) - Moreno(1) - Warwick(1)

[Volta 49] Piquet tem problemas e vem soltando fumaça. O brasileiro encosta na curva da Lagoa e abandona.

Fim da 49ª Volta: Senna - Scheckter - Prost - Fittipaldi - Rosberg - Berger - Piquet(fora) - Johansson(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Alliot(1) - Moreno(1) - Warwick(1)

[Volta 50] Com mais de 40 segundos de vantagem sobre Scheckter, Senna lidera com tranqüilidade, em uma magistral corrida de estréia. Incrível a performance do brasileiro em sua primeira prova, com ultrapassagens sobre pilotos consagrados e firmeza para administrar a liderança.

Fim da 50ª Volta: Senna - Scheckter - Prost - Fittipaldi - Rosberg - Berger - Johansson(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Alliot(1) - Moreno(1) - Warwick(1) - Piquet(fora)

[Volta 51] Berger cola rapidamente em Rosberg e toma a quinta posição, no final da Junção. O austríaco é outro estreante que vai fazendo grande corrida. Moreno também enfrenta problemas com o consumo e diminui drasticamente o ritmo, sendo ultrapassado facilmente por Warwick na reta da Junção.

Fim da 51ª Volta: Senna - Scheckter - Prost - Fittipaldi - Berger - Rosberg - Johansson(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Alliot(1) - Warwick(1) - Moreno(1)

[Volta 52] Senna e Scheckter começam a sentir o desgaste dos pneus e seus ritmos caem. Prost se aproxima rapidamente e já cola no sulafricano. Alliot encosta na Morette, com problemas.

Fim da 52ª Volta: Senna - Scheckter - Prost - Fittipaldi - Berger - Rosberg - Johansson(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Moreno(1) - Alliot(fora)

[Volta 53] Scheckter segura Prost na curva Sul. Porém, com os pneus desgastados a vida do sulafricano fica difícil e Prost consegue pegar o vácuo e mergulhar por dentro na curva da Lagoa, fazendo a ultrapassagem. Rosberg, tentando levar o carro até o final, toma uma volta de Senna e ainda vê Johansson colar atrás de si.

Fim da 53ª Volta: Senna - Prost - Scheckter - Fittipaldi - Berger - Rosberg(1) - Johansson(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Moreno(2)

[Volta 54] Senna leva 45,7 segundos de vantagem sobre Prost e precisa apenas administrar os pneus para vencer sua primeira corrida na F1. Johansson passa Rosberg por fora na Carlos Pace. O finlandês, além de ter que andar em ritmo lento devido para econimizar combustível, ainda sofre com o desgaste dos pneus.

Fim da 54ª Volta: Senna - Prost - Scheckter - Fittipaldi - Berger - Johansson(1) - Rosberg(1) - Pryce(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Moreno(2)

[Volta 55] Fittipaldi vem se aproximando de Scheckter. O brasileiro está 7,5 segundos atrás, mas vem virando 2,4 segundos mais rápido.
[Volta 56] Pryce chega em Rosberg, mas o finlandês resiste.
[Volta 57] Pryce mergulha por dentro na Molykote e passa Rosberg. Fittipaldi cola em Scheckter. O sulafricano luta contra o brasileiro e contra os pneus até a curva da Lagoa, onde o pneu traseiro esquerdo estoura e o faz rodar, parando na caixa de brita.

Fim da 57ª Volta: Senna - Prost - Fittipaldi - Berger - Scheckter(fora) - Johansson(1) - Pryce(1) - Rosberg(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Moreno(2)

[Volta 58] Rosberg parece retomar o ritmo normal de corrida. Como está uma volta atrás, o finlandês provavelmente constatou que já havia enconomizado combutível o suficiente. Porém, Alboreto continua se aproximando, calçando pneus novos.

Fim da 58ª Volta: Senna - Prost - Fittipaldi - Berger - Johansson(1) - Pryce(1) - Rosberg(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Scheckter(fora) - Moreno(2)

[Volta 59] Enfrentando dificuldades com os pneus, Senna vê Johansson se aproximar e recuperar a volta que havia tomado.

Fim da 59ª Volta: Senna - Prost - Fittipaldi - Berger - Johansson - Pryce(1) - Rosberg(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Moreno(2) - Scheckter(fora)

[Volta 60] Alboreto cola em Rosberg para brigar pela sétima posição.
[Volta 61] Senna abre a última volta com 31,0 segundos de vantagem sobre Prost. 5.031 metros separam o jovem brasileiro de uma vitória incrível em sua estréia! Rosberg pára na Carlos Pace, sem gasolina. Moreno é outro que pára sem combustível, na curva Sul. Senna traz o carro na ponta dos dedos e cruza a linha de chegada, recebendo a bandeira quadriculada e comemorando muito junto à Ferrari. Bela vitória do brasileiro, logo em sua primeira corrida de F1! Prost chega em segundo, com Fittipaldi completando o pódium. Berger, também em uma corrida de estréia surpreendente, chega em quarto com a Tyrant. Johansson e Pryce fecham a zona de pontuação.

Fim da Corrida: Senna - Prost - Fittipaldi - Berger - Johansson - Pryce(1) - Alboreto(1) - Warwick(1) - Rosberg(fora) - Moreno(fora) - Scheckter(fora)

Classificação - Final:

Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1h32'04"131
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) +30"329
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) +39"386
Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) +1'07"177
Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) +1'25"623
Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) +1 volta
Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) +1 volta
Derek WARWICK (Highwind/Hart/Goodyear) +1 volta
Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) +2 voltas
10º Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) +3 voltas
11º Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) +5 voltas

AB Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 50 voltas
AB Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 48 voltas
AB Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) 44 voltas
AB Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 41 voltas
AB René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 39 voltas
AB James HUNT (Renault/Renault/Michelin) 35 voltas
AB Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) 33 voltas
AB Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 25 voltas
AB Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) 24 voltas
AB Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 17 voltas
AB Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 15 voltas
AB Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 12 voltas
AB Raul BOESEL (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 10 voltas
AB Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) 3 voltas
AB Eddie CHEEVER (Highwind/Hart/Goodyear) 0 voltas

NQ Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli)
NQ Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli)
NQ Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli)


Quebras/Acidentes:

Alboreto =($100)= ignição

Cheever =($0)= acidente

De Cesaris =($200)= acidente

Boesel =($0)= transmissão

Bellof =($200)= acidente

De Angelis =($0)= pane elétrica

Patrese =($0)= turbo

Streiff =($500)= motor

Fabi =($300)= câmbio

Brundle =($0)= bateria

Hunt =($300)= câmbio

Arnoux =($100)= freios

Boutsen =($100)= pane elétrica

Mansell =($0)= motor

Piquet =($0)= superaquecimento

Alliot =($5)= acelerador

Scheckter =($0)= pneu furado

Rosberg =($0)= pane seca

Moreno =($0)= pane seca
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1921
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 31
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon em 21/10/2014, 19:57

Mundial de Pilotos:

1º A. Senna = 9 pts.
2º A. Prost = 6 pts.
3º E. Fittipaldi = 4 pts.
4º G. Berger = 3 pts.
5º S. Johansson = 2 pts.
6º T. Pryce = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Ferrari = 9 pts.
2º Savoia = 6 pts.
3º Tyrant = 5 pts.
4º Fittipaldi = 4 pts.
5º Rocca = 1 pt.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1921
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 31
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Daniel King em 21/10/2014, 20:08

Se havia dúvidas sobre Senna como primeiro piloto na Ferrari, acho que o brasileiro já deu mostras de que mereceu essa condição. Bastou 9 voltas para ele mostrar a que veio. ÓTIMO!

A propósito, fatalidade isso que houve com Scheckter, havia pneu para seguir, em condições normais.
avatar
Daniel King

Mensagens : 334
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 96
Localização : Glasgow, Escócia

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/danielantoniofelicianodegiuli

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Lee James em 21/10/2014, 21:10

Esses ajustes em durabilidade vão me matar. Pro Boutsen já é hora de trocar a estratégia
avatar
Lee James

Mensagens : 274
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Giovane Biscazzi em 21/10/2014, 21:15

Alboreto mitou: mesmo largando do boxe, quase pontuou.
avatar
Giovane Biscazzi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 37
Localização : Hortolândia/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1984 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum