GRAND PRIX MANAGER
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul

Ir para baixo

1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul Empty 1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Saimon 13/1/2013, 13:28

Data fictícia: início do mês 2

Circuito: Kyalami

Extensão: 4,104 km (78 voltas, 320,112 km no total)


Comentários iniciais:

Situado nas proximidades de Johannesburgo, o circuito de Kyalami pode ser considerado de média para alta velocidade. Possui um primeiro trecho veloz, com a larga reta dos boxes, que termina na curva Crawthorne, principal ponto de ultrapassagem. A seguir, uma seqüência de curvas de média e baixa velocidade torna o circuito seletivo. O ar rarefeito da região pode comprometer a durabilidade dos motores.

Traçado:

1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul PQAAAPuG4hSGyr5-VLPnTXqERpCGfr0eZH881Dx1GLD3ni3OA57UXknSJMsLtsO8TUtDh0Q0TtUSHxZdz_5XN0IsVhAAm1T1UAYFD72FoxrMrbmTqE1KAd8dXh8x


Condições Climáticas:


Treinos: ensolarado, 28 a 31°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)

Corrida: ensolarado, 29 a 32°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)


Prazo para envio dos formulários de corrida: 12:00 de 02/08/12 (quinta-feira)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul Empty Treinos

Mensagem  Saimon 13/1/2013, 13:30

1ª Sessão

Forte calor nas proximidades de Kyalami neste retorno da F1 às atividades. Começamos a temporada 1981 com várias novidades e muita curiosidade dos fãs para saber como os carros irão se comportar. A Ferrari estréia hoje seus motores turbo e surge como favorita neste início de campeonato. A Savoia, atual campeã, desistiu do desenvolvimento de seus motores e optou por utilizar os populares Ford-Cosworth, até que tenha condições de desenvolver um motor turbo. Temos hoje também a estréia de quatro novas equipes: Terrible Emerson, Project Four, Rocca e Highwind. Além disso, cinco novos pilotos fazem sua primeira aparição na F1: Chico Serra, Mauro Baldi, Derek Warwick, Michele Alboreto e Andrea de Cesaris. Outra novidade importante é a saída da Goodyear. Duas novas marcas, Pirelli e Avon, ocuparão o espaço deixado pela empresa americana, porém estas terão seus compostos prontos apenas para a temporada européia e nas quatro primeiras provas desta temporada a Michelin fornecerá pneus para todo o grid.
A direção de prova autoriza o início do treino e o novato Chico Serra é o primeiro a entrar na pista. Pilotando pela também estreante Highwind, o brasileiro marca 1'11"806.
Baldi, outro estreante pilotando por uma equipe também em sua estréia, a Rocca, vira 1'11"712. Como temos 29 carros inscritos e o grid máximo permitido é de 26, teremos briga boa entre as equipes menores para se classificar para a corrida.
Warwick, Terrible Emerson, é o próximo estreante a entrar na pista. O britânico vira 1'11"766.
Alboreto, atual campeão da Formula 2, estréia pela Biscazzi virando 1'10"223.
De Cesaris, estreando com a Project Four, equipe que subiu da F2, faz 1'10"281.
Johansson, que embora tenha feito uma corrida pela Williams na temporada passada pode ser ainda considerado um estreante, registra 1'10"122 com sua Tyrant equipada com motor Hart turbo. Os motores britânicos fazem sua estréia hoje, já superando a Biscazzi de Alboreto.
Lauda, franco favorito à pole, pisa fundo em seu Ferrari turbo e não decepciona, virando 1'09"608.
Mansell marca 1'10"243 com a Winhill. Patrocinada pela Philip Morris assim como a Project Four, a equipe americana começa à frente da britânica, em briga que deve ser intensa pela preferência do patrocinador.
Arnoux, pilotando a Bleutter que volta a ser equipada com os motores Matra, marca 1'11"550.
Patrese, agora piloto da Fittipaldi, vira 1'09"884.
Jarier, novo piloto da LPR, registra 1'10"936.
Scheckter faz 1'10"273 e fica no meio do bolo.
Tambay registra 1'11"337.
Rosberg marca 1'09"912.
Stuck vira 1'11"519.
Surer faz 1'11'659.
Jabouille, pilotando pela minúscula Nürburg após três anos na Renault, marca 1'11"403.
Pironi vira 1'10"197.
De Angelis crava 1'10"002.
Giacomelli faz 1'11"909, pior tempo até aqui.
Mass, com a Project Four, vira 1'10"220.
Hunt marca 1'10"331.
Cheever registra 1'10"797.
Prost vira 1'09"713. As Ferrari dominam.
Laffite, que trocou a Biscazzi pela Renault, marca 1'10"054.
Pryce, agora na Winhill, faz 1'10"326.
Fittipaldi vira 1'09"832.
Jones, imediatamente após o brasileiro, marca também 1'09"832, mas ficando atrás por ter registrado o tempo depois.
Piquet fecha a primeira sessão virando 1'09"813. A Savoia vem competitiva.

Classificação - 1ª Sessão:

Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'09"608
Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'09"713
Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"813
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"832
Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"832
Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"884
Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"912
Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'10"002
Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'10"054
10º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Michelin) 1'10"122
11º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'10"197
12º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Michelin) 1'10"220
13º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'10"223
14º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) 1'10"243
15º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'10"273
16º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Michelin) 1'10"281
17º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) 1'10"326
18º James HUNT (Tyrant/Hart/Michelin) 1'10"331
19º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Michelin) 1'10"797
20º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Michelin) 1'10"936
21º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'11"337
22º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"403
23º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"519
24º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 1'11"550
25º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"659
26º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"712
27º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"766
28º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"806
29º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"909

2ª Sessão

Após os trinta minutos de intervalo conforme definido no regulamento, a direção de prova autoriza o início da segunda sessão.
Serra, já posicionado na saída dos boxes, vai para a pista. O brasileiro está no momento fora da corrida e precisa melhorar seu tempo. Serra não decepciona os mecânicos da Highwind e vira 1'11"544, tempo suficiente para lhe dar a vigésima quarta posição neste momento.
Baldi, que saiu do grid após Serra lhe passar, tenta agora sua recuperação. O italiano faz 1'11"646, superando Surer e ficando em vigésimo sexto.
Warwick é outro que se encontra em situação delicada. Porém, o britânico extrai o máximo de seu Terrible Emerson e vira 1'11"545, vigésimo quinto tempo. Neste momento Mauro Baldi está eliminado do grid.
Alboreto erra na freada da Crawthorne e espalha para fora da pista. O italiano aborta sua volta.
De Cesaris vira 1'09"983 e sobe para oitavo. Boa volta do italiano, estreando muito bem com a Project Four.
Johansson é o próximo. O sueco marca 1'09"876, sexto tempo. Bela volta.
Lauda registra 1'09"505 e melhora o tempo da pole. Os adversários terão muito trabalho para lhe tirar a primeira posição.
Mansell faz 1'10"160 e sobe três posições.
Arnoux trava as rodas na Crawthorne e espalha. O francês vira apenas 1'11"765 e, estando neste momento na vigésima sexta posição, corre o risco de ser superado pelos concorrentes e ficar fora da prova. Serra garante sua participação na prova e os boxes da Highwind viram festa.
Patrese marca 1'09"781 e sobe para terceiro. A Fittipaldi vem forte em mais uma temporada.
Jarier faz 1'10"767 e supera o companheiro Cheever.
Scheckter vira 1'10"261 e decepciona os fãs presentes no circuito, não conseguindo superar nem seu companheiro de equipe estreante.
Tambay perde o ponto de freada na Sunset e espalha para fora da pista. O francês aborta a volta.
Rosberg pisa fundo em seu Williams e marca 1'09"606, segundo tempo. Boa volta do finlandês, mostrando que a williams vem com mais força nesta temporada.
Stuck faz 1'11"488 e pouco melhora seu tempo.
Surer é o próximo. O suíço precisa melhorar seu tempo para poder largar amanhã. No entanto, acaba errando na entrada dos Esses e rodando sozinho. Decepcionado consigo mesmo, o suíço traz o carro de volta aos boxes. Warwick garante seu lugar na corrida e comemora com a equipe Terrible Emerson.
Jabouille vira 1'11"144 e supera Tambay.
Pironi faz 1'09"938 e sobe para nono. Treino bastante mediano da Renault.
De Angelis marca 1'09"971 e supera De Cesaris, ficando com a décima posição.
Último colocado neste momento, Giacomelli vai para o tudo ou nada. Tentando extrair o máximo de seu Hallan, o italiano erra na tomada da Sunset, roda e bate no muro de proteção. O carro ricocheteia e volta para a pista. O piloto sai do carro ileso, porém o treino é paralisado por alguns minutos para remoção do carro e dos destroços. Tudo começa mal para a Hallan nesta temporada.
Mass vira 1'10"172 e não consegue melhorar sua posição.
Hunt marca apenas 1'10"438 e não melhora seu tempo. Péssimo treino do britânico, que parece não ter se adaptado ainda ao carro.
Cheever faz 1'10"636 e recupera a décima nona posição. Treino bastante modesto da LPR, que parece ter perdido forças em relação à temporada passada.
Prost marca 1'09"668 e não consegue voltar à primeira fila, permanecendo em terceiro.
Laffite vira 1'09"971, igualando o tempo de De Angelis e ficando com a décima primeira posição.
Pryce faz 1'10"251 e supera Scheckter.
Fittipaldi marca 1'09"652 e sobe para terceiro, mostrando a força da equipe brasileira, que promete mais um ano competitivo.
Jones mostra que a Savoia não está para brincadeira e faz 1'09"535, pulando para segundo. A tradicional scuderia mostra que pode ser páreo para os Ferrari turbo e pode surpreender na corrida.
Piquet abre sua volta espalhando na freada da Crawthorne e tem que se contentar com a sétima posição no grid. O treino é encerrado e deixa os espectadores ansiosos para a corrida. Os tempos estão muito próximos e a corrida promete ser emocionante amanhã.

Classificação - Final:

Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'09"505
Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"535
Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"606
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"652
Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'09"668
Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"781
Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"813
Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Michelin) 1'09"876
Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'09"938
10º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"971
11º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'09"971
12º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Michelin) 1'09"983
13º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) 1'10"160
14º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Michelin) 1'10"172
15º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'10"223
16º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) 1'10"251
17º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'10"261
18º James HUNT (Tyrant/Hart/Michelin) 1'10"331
19º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Michelin) 1'10"636
20º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Michelin) 1'10"767
21º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"144
22º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'11"337
23º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"488
24º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"544
25º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"545
26º René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 1'11"550

27º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"646
28º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"659
29º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Michelin) 1'11"909


Quebras/Acidentes:

Giacomelli =($200)= acidente
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul Empty Corrida

Mensagem  Saimon 13/1/2013, 13:34

Debaixo de forte calor, pilotos e equipes se preparam para a primeira corrida da temporada. Os carros estão no grid recebendo os ajustes finais, com os pilotos já dentro dos cockpits, protegidos por guarda-sóis empunhados por belas grid girls.
Confirmando o favoritismo, Niki Lauda, em sua nova Ferrari turbo, parte na pole position em busca da vitória e do tricampeonato. Ao seu lado, o atual campeão Alan Jones mostra que a Savoia segue forte, mesmo com motores aspirados. Rosberg e Fittipaldi, na segunda fila, revelam Williams e Fittipaldi ainda fortes. Os dois devem incomodar principalmente na primeira parte da prova.
A direção de prova ordena a retirada do staff das equipes da pista, restando apenas os carros, que partem para a volta de apresentação. Todos procuram aquecer os pneus para iniciar a prova na temperatura ideal. Lauda realinha na pole e procurar estudar qual o melhor traçado a fazer na largada, visto que os adversários, mais leves, virão com tudo. Os demais realinham e em breve teremos a largada.

Largada: Lauda - Jones - Rosberg - Fittipaldi - Prost - Patrese - Piquet - Johansson - Pironi - De Angelis - Laffite - De Cesaris - Mansell - Mass - Alboreto - Pryce - Scheckter - Hunt - Cheever - Jarier - Jabouille - Tambay - Stuck - Serra - Warwick - Arnoux

[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas. Sobe a tensão dos pilotos, equipes e espectadores. O giro dos motores torna-se ensurdecedor. Está prestes a começar a temporada 1981 da Formula 1. Jones olha para Lauda e também para o retrovisor esquerdo, estudando que trajetória irá tomar na largada para pelo menos manter sua posição. Rosberg e Fittipaldi parecem sedentos para pular na frente dos dois carros da primeira fila. Lauda dá a última olhada no retrovisor quando acendem as luzes verdes e começa o GP da África do Sul! Rosberg, em uma arrancada sensacional, aparece entre Lauda e Jones e toma a ponta! Fittipaldi tenta vir pra cima de Jones por dentro, mas é fechado pelo australiano. Pironi fica parado no grid. Os carros vão tentando desviar do francês e felizmente todos conseguem. Na Crawthorne, Jones pressiona Lauda. Patrese, por fora, toca em Prost, que roda e pára na área de escape. O ano começa mal para o francês, enquanto o italiano segue na pista, apenas com uma triscada na asa dianteira. Jones sai do vácuo de Lauda e vem por dentro na Barbeque, tomando a segunda posição. Piquet aplica manobra semelhante sobre Patrese e aparece em quinto. Prost volta à pista em último mas, para piorar a situação, o pneu traseiro direto furou no toque com Patrese e o obriga a se arrastar pela pista até os boxes. De Angelis pressiona Johansson pela sétima posição. Mansell, que fez boa largada, já vem na cola dos dois. Alboreto vem pra cima de De Cesaris. Scheckter acompanha. Os fiscais de pista, com ajuda dos mecânicos da Renault, vão retirando o carro de Pironi do meio da reta dos boxes. O francês está fora. Fittipaldi pressiona Lauda, mas traz Piquet colado atrás de si.

Fim da 1ª Volta: Rosberg - Jones - Lauda - Fittipaldi - Piquet - Patrese - Johansson - De Angelis - Mansell - Laffite - De Cesaris - Alboreto - Scheckter - Mass - Pryce - Tambay - Hunt - Jarier - Cheever - Stuck - Jabouille - Arnoux - Serra - Warwick - Prost - Pironi(fora)

[Volta 2] Rosberg vai abrindo na frente. Fittipaldi não consegue chegar no fim da reta dos boxes em condições de tentar a ultrapassagem sobre Lauda e é obrigado a concentrar-se em Piquet, que tenta o ataque por dentro na Crawthorne. Johansson segura De Angelis. No primeiro enrosco da temporada, os novatos Alboreto e De Cesaris disputam a décima primeira posição na Crawthorne: o piloto da Biscazzi tenta vir por dentro, mas o italiano da Project Four não dá espaço e os dois se chocam, indo parar na área de escape. O carro do italiano chega a levantar as duas rodas esquerdas, mas não chega a capotar. Furioso, Alboreto desce do carro para tirar satisfações com o velho desafeto. Um enrosco entre os dois tirou a SuperLicença de Alboreto na F2 em 1979. De Cesaris, ainda dentro do carro, é protegido por um fiscal, embora não consiga deter os xingamentos do transtornado piloto da Biscazzi. Pryce sai do vácuo de Mass e mergulha por dentro na Crawthorne, conseguindo a ultrapassagem. Fittipaldi volta a pressionar Lauda no miolo, com Piquet ainda em sua cola. Patrese também acompanha os dois. Hunt pressiona Tambay, que fizera largada impressionante, saindo da vigésima segunda posição para a atual décima quarta. Cheever sai do vácuo de Jarier e vem por dentro na Sunset, tomando a posição do companheiro. Logo depois, Arnoux aplica manobra semelhante sobre Jabouille. Warwick pressiona Serra. Prost, após a troca de pneus, tenta recuperar terreno tendo pista livre à frente.

Fim da 2ª Volta: Rosberg - Jones - Lauda - Fittipaldi - Piquet - Patrese - Johansson - De Angelis - Mansell - Laffite - Scheckter - Pryce - Mass - Tambay - Hunt - Cheever - Jarier - Stuck - Arnoux - Jabouille - Serra - Warwick - Prost - De Cesaris(fora) - Alboreto(fora)

[Volta 3] Fittipaldi mais uma vez é atacado por Piquet na Crawthorne, mas defende bem a posição. Johansson segura De Angelis na Crawthorne. Mansell, que vinha colado no italiano, aproveita a oportunidade para tentar o bote na Barbeque, onde consegue a ultrapassagem valendo a oitava posição. Boa manobra do inglês. Scheckter pressiona Laffite no miolo. Hunt traciona melhor que Tambay na saída da Jukskei Sweep e vem por dentro na Sunset, conseguindo a ultrapassagem. Arnoux vem pra cima de Stuck.

Fim da 3ª Volta: Rosberg - Jones - Lauda - Fittipaldi - Piquet - Patrese - Johansson - Mansell - De Angelis - Laffite - Scheckter - Pryce - Mass - Hunt - Tambay - Cheever - Jarier - Stuck - Arnoux - Jabouille - Serra - Warwick - Prost

[Volta 4] Piquet segue pressionando Fittipaldi, que vai defendendo com unhas e dentes a quarta posição. Mansell vem pra cima de Johansson. Scheckter traciona melhor que Laffite na saída da Jukskei Sweep e mergulha por dentro na Sunset. O francês tenta reagir na Clubhouse, mas o sulafricano traciona melhor e conquista a décima posição. Arnoux cola em Stuck. Piquet traciona bem na saída da Leukoop e vem com tudo pra cima de Fittipaldi.

Fim da 4ª Volta: Rosberg - Jones - Lauda - Fittipaldi - Piquet - Patrese - Johansson - Mansell - De Angelis - Scheckter - Laffite - Pryce - Mass - Hunt - Tambay - Cheever - Jarier - Stuck - Arnoux - Jabouille - Serra - Warwick - Prost

[Volta 5] Piquet sai do vácuo de Fittipaldi e puxa para a direita na reta dos boxes, emparelhando com o compatriota. Os dois vêm lado a lado até a Crawthorne, onde Piquet tem a preferência por dentro e faz a ultrapassagem. Johansson segura Mansell na Crawthorne. Arnoux sai do vácuo de Stuck, usa a potência do motor Matra e mergulha por dentro na Crawthorne, conseguindo a ultrapassagem. Serra segura Warwick. Cheever vem pra cima de Tambay.

Fim da 5ª Volta: Rosberg - Jones - Lauda - Piquet - Fittipaldi - Patrese - Johansson - Mansell - De Angelis - Scheckter - Laffite - Pryce - Mass - Hunt - Tambay - Cheever - Jarier - Arnoux - Stuck - Jabouille - Serra - Warwick - Prost

[Volta 6] Piquet agora vem pra cima de Lauda. Mansell sai do vácuo de Johansson e toma a linha de dentro para a freada da Crawthorne, conseguindo mais uma ultrapassagem. O motor Alfa Romeo aspirado falou mais alto que o Hart turbo. Pryce se aproxima de Laffite. Tambay segura Cheever, que traz Jarier consigo. warwick traciona bem na saída da Jukskei Sweep e toma a linha de dentro na entrada da Sunset, conseguindo a ultrapassagem sobre Serra.

Fim da 6ª Volta: Rosberg - Jones - Lauda - Piquet - Fittipaldi - Patrese - Mansell - Johansson - De Angelis - Scheckter - Laffite - Pryce - Mass - Hunt - Tambay - Cheever - Jarier - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost

[volta 7] Piquet ameaça Lauda na Crawthorne, mas o austríaco tem a ajuda do motor turbo da Ferrari no final da reta e segura a posição. De Angelis pressiona Johansson. Patrese tem problemas e vem lento. O italiano, que vinha em sexto, encosta na Barbeque e abandona a prova. Cheever segue pressionando Tambay. Hunt vem chegando em Mass.

Fim da 7ª Volta: Rosberg - Jones - Lauda - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Johansson - De Angelis - Scheckter - Laffite - Pryce - Mass - Hunt - Tambay - Cheever - Jarier - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost - Patrese(fora)

[Volta 8] Piquet agora ataca Lauda na Sunset. Lauda defende-se com unhas e dentes. Pryce cola em Laffite. Tambay fecha Cheever na Sunset e segue resistindo.

Fim da 8ª Volta: Rosberg - Jones - Lauda - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Johansson - De Angelis - Scheckter - Laffite - Pryce - Mass - Hunt - Tambay - Cheever - Jarier - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost

[Volta 9] Piquet traciona melhor que Lauda na saída da Barbeque, pega o vácuo na Jukskei Sweep e toma a linha de dentro para a freada da Sunset, conseguindo a ultrapassagem que vale a terceira posição. Boa manobra do brasileiro. Lauda fez o que pode com a Ferrari mais pesada até o momento. Mansell se aproxima de Fittipaldi. De Angelis sai do vácuo de Johansson na reta dos boxes e mergulha por dentro na freada da Crawthorne, finalmente conseguindo a ultrapassagem sobre o sueco. Pryce pressiona Laffite no miolo. Hunt cola em Mass.

Fim da 9ª Volta: Rosberg - Jones - Piquet - Lauda - Fittipaldi - Mansell - De Angelis - Johansson - Scheckter - Laffite - Pryce - Mass - Hunt - Tambay - Cheever - Jarier - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost

[Volta 10] Fittipaldi volta a atacar Lauda, enquanto Mansell se aproxima dos dois. Laffite segura Pryce na Sunset. Cheever sai do vácuo de Tambay e finalmente consegue a ultrapassagem, vindo por dentro na tomada da Sunset. Jarier tenta pegar carona na manobra do companheiro, mas Tambay bloqueia na entrada da Clubhouse.

Fim da 10ª Volta: Rosberg - Jones - Piquet - Lauda - Fittipaldi - Mansell - De Angelis - Johansson - Scheckter - Laffite - Pryce - Mass - Hunt - Cheever - Tambay - Jarier - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost

[Volta 11] Piquet agora vem se aproximando de Jones. Lauda segura Fittipaldi na Sunset. Hunt pressiona Mass. Jarier vem pra cima de Tambay. Warwick se aproxima de Jabouille.
[Volta 12] Fittipaldi traciona melhor que Lauda na saída da Jukskei Sweep, toma a linha de dentro e espalha para cima do austríaco na Sunset, tomando a quarta posição. Mansell se aproxima. Laffite continua segurando Pryce.

Fim da 12ª Volta: Rosberg - Jones - Piquet - Fittipaldi - Lauda - Mansell - De Angelis - Johansson - Scheckter - Laffite - Pryce - Mass - Hunt - Cheever - Tambay - Jarier - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost

[Volta 13] Scheckter se aproxima de Johansson. Hunt sai do vácuo de Mass e dá o bote por dentro na Sunset. Jarier segue pressionando Tambay.

Fim da 13ª Volta: Rosberg - Jones - Piquet - Fittipaldi - Lauda - Mansell - De Angelis - Johansson - Scheckter - Laffite - Pryce - Hunt - Mass - Cheever - Tambay - Jarier - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost

[Volta 14] Mansell cola em Lauda. De Angelis também vem chegando. Pryce traciona melhor que Laffite na saída da Sunset e força por dentro na Clubhouse. Os dois chegam a se tocar de leve, mas o britânico consegue a ultrapassagem.

Fim da 14ª Volta: Rosberg - Jones - Piquet - Fittipaldi - Lauda - Mansell - De Angelis - Johansson - Scheckter - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Tambay - Jarier - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost

[Volta 15] Mansell pressiona Lauda, principalmente no miolo. Jarier segue na cola de Tambay.
[Volta 16] Jarier traciona melhor que Tambay na saída da Barbeque e vem pra cima do francês, tomando a linha de dentro na entrada da Sunset e conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 16ª Volta: Rosberg - Jones - Piquet - Fittipaldi - Lauda - Mansell - De Angelis - Johansson - Scheckter - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Tambay - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost

[Volta 17] Piquet segue se aproximando de Jones. Lauda fecha Mansell na Sunset, mas o britânico insiste e força por dentro na Clubhouse. Lauda recolhe para evitar uma batida e Mansell passa, assumindo a quinta posição. Manobra arrojada do piloto da Winhill, embora um pouco inconseqüente.

Fim da 17ª Volta: Rosberg - Jones - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - De Angelis - Johansson - Scheckter - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Tambay - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost

[Volta 18] Scheckter vem se aproximando de Johansson. De Angelis, soltando fumaça, recolhe aos boxes e abandona a prova. Warwick cola em Jabouille.

Fim da 18ª Volta: Rosberg - Jones - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Johansson - Scheckter - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Tambay - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost - De Angelis(fora)

[Volta 19] Hunt se aproxima aos poucos de Laffite.

Fim da 19ª Volta: Rosberg - Jones - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Johansson - Scheckter - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Tambay - Arnoux - Stuck - Jabouille - Warwick - Serra - Prost

[Volta 20] Piquet já está bem próximo de Jones e deve chegar no companheiro em breve. Warwick pressiona Jabouille.
[Volta 21] Prost, ainda em último, vem tentando recuperar o tempo perdido e dentro de algumas voltas deve chegar em Serra.
[Volta 22] Scheckter vem chegando em Johansson para brigar pela sétima posição.
[Volta 23] Warwick segue na cola de Jabouille. Arnoux se aproxima de Tambay.
[Volta 24] Hunt vem chegando em Laffite. Piquet cola em Jones.
[Volta 25] Piquet ameaça na Crawthorne, mas Jones parece não estar disposto a ceder a posição facilmente.
[Volta 26] Piquet segue pressionando Jones. Warwick sai do vácuo de Jabouille e toma a linha de dentro para a freada da Crawthorne, conseguindo a ultrapassagem. Bela corrida de estréia do vice-campeão da F2, fazendo bela ultrapassagem sobre o veterano Jabouille.

Fim da 26ª Volta: Rosberg - Jones - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Johansson - Scheckter - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Tambay - Arnoux - Stuck - Warwick - Jabouille - Serra - Prost

[Volta 27] Scheckter chega em Johansson. Prost vem chegando em Serra.
[Volta 28] Johansson segura Scheckter na freada da Crawthorne e vai resistindo. Piquet segue pressionando Jones, mas não encontra espaço para a ultrapassagem.
[Volta 29] Warwick vem pra cima de Stuck. Johansson fecha Scheckter mais uma vez na Crawthorne e vai se defendendo como pode. Prost cola em Serra.
[Volta 30] Jones segura Piquet na Crawthorne e segue resistindo. Prost não perde tempo com Serra e faz logo a ultrapassagem na freada da Crawthorne.

Fim da 30ª Volta: Rosberg - Jones - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Johansson - Scheckter - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Tambay - Arnoux - Stuck - Warwick - Jabouille - Prost - Serra

[Volta 31] O motor de Jones explode no fim da reta dos boxes e é fim de prova para o atual campeão. Scheckter segue pressionando Johansson. Hunt cola em Laffite. Stuck segura Warwick.

Fim da 31ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Johansson - Scheckter - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Tambay - Arnoux - Stuck - Warwick - Jabouille - Prost - Serra - Jones(fora)

[Volta 32] Scheckter sai do vácuo de Johansson na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da Crawthorne, conseguindo a ultrapassagem e assumindo a sexta posição. Prost vem pra cima de Jabouille.

Fim da 32ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Scheckter - Johansson - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Tambay - Arnoux - Stuck - Warwick - Jabouille - Prost - Serra

[Volta 33] Arnoux cola em Tambay. Warwick segue pressionando Stuck. Jabouille segura Prost.
[Volta 34] Rosberg e Piquet vêm aproximadamente no mesmo ritmo e a diferença entre os dois vai se mantendo. Prost sai do vácuo de Jabouille na reta dos boxes e faz a ultrapassagem na entrada da Crawthorne.

Fim da 34ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Scheckter - Johansson - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Tambay - Arnoux - Stuck - Warwick - Prost - Jabouille - Serra

[Volta 35] Hunt pressiona Laffite. Stuck segue segurando Warwick e Prost chega nos dois.
[Volta 36] Pryce agora é quem se aproxima de Johansson. Arnoux sai do vácuo de Tambay e mergulha por dentro na freada da Crawthorne, fazendo a ultrapassagem sobre o companheiro. Stuck fecha Warwick mais uma vez na Crawthorne. Prost aproveita para tomar a linha de dentro na curva seguinte e fazer a ultrapassagem sobre o britânico.

Fim da 36ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Scheckter - Johansson - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Arnoux - Tambay - Stuck - Prost - Warwick - Jabouille - Serra

[Volta 37] Prost sai do vácuo de Stuck na reta dos boxes e toma a linha de dentro para o contorno da Crawthorne. Warwick pega carona com o francês e vem no vácuo do Ferrari. Prost consegue a ultrapassagem na Crawthorne, enquanto warwick aproveita para emparelhar com Stuck e tomar a frente na entrada da Barbeque, deixando o alemão para traz. Boa manobra do novato.

Fim da 37ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Scheckter - Johansson - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Arnoux - Tambay - Prost - Warwick - Stuck - Jabouille - Serra

[Volta 38] Hunt segue pressionando Laffite, mas não consegue passar pois o francês tem mais força no motor Renault.
[Volta 39] A equipe Terrible Emerson se prepara para trocar os pneus de Warwick.

Fim da 39ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Scheckter - Johansson - Pryce - Laffite - Hunt - Mass - Cheever - Jarier - Arnoux - Tambay - Prost - Warwick - Stuck - Jabouille - Serra(1)

[Volta 40] Hunt vem soltando fumaça e é obrigado a encostar na Sunset, abandonando a prova. Warwick nos boxes.

Fim da 40ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Scheckter - Johansson - Pryce - Laffite - Mass - Cheever - Jarier - Arnoux - Tambay - Prost - Hunt(fora) - Stuck(1) - Jabouille(1) - Serra(1) - Warwick(1)

[Volta 41] Prost se aproxima de Tambay. Agora é a vez da Tyrant se preparar para um pitstop, que deve ser de Johansson já que Hunt acaba de abandonar a prova.

Fim da 41ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Scheckter - Johansson - Pryce - Laffite - Mass - Cheever - Jarier - Arnoux - Tambay - Prost - Stuck(1) - Jabouille(1) - Serra(1) - Warwick(1) - Hunt(fora)

[Volta 42] Prost cola em Tambay e pressiona. Johansson nos pits.

Fim da 42ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever - Jarier - Arnoux - Tambay - Prost - Stuck(1) - Jabouille(1) - Serra(1) - Warwick(1)

[Volta 43] Tambay segura Prost na Crawthorne. Jabouille vem pra cima de Stuck.
[Volta 44] Fittipaldi vem lento após a Barbeque e parece ter problemas. Se arrastando pela pista, o brasileiro chega até os Esses, onde é obrigado a encostar o carro e abandonar a prova. Frustrado, Emerson sai do carro e caminha cabisbaixo de volta aos boxes. Mansell assume a terceira posição e tem a chance de conquistar seu primeiro pódium. Prost sai do vácuo de Tambay na reta dos boxes e desta vez consegue tomar a linha de dentro, fazendo a ultrapassagem na Crawthorne.

Fim da 44ª Volta: Rosberg - Piquet - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever - Jarier - Arnoux - Prost - Tambay - Fittipaldi(fora) - Stuck(1) - Jabouille(1) - Serra(1) - Warwick(1)

[Volta 45] Prost vem pra cima de Arnoux.

Fim da 45ª Volta: Rosberg - Piquet - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever - Jarier - Arnoux - Prost - Tambay - Stuck(1) - Jabouille(1) - Serra(1) - Warwick(1) - Fittipaldi(fora)

[Volta 46] Arnoux não vende fácil a ultrapassagem e fecha Prost na Crawthorne.

Fim da 46ª Volta: Rosberg - Piquet - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever - Jarier - Arnoux - Prost - Tambay - Stuck(1) - Jabouille(1) - Serra(1) - Warwick(1)

[Volta 47] Piquet vem virando ligeiramente mais rápido que Rosberg e vai diminuindo a vantagem do finlandês aos poucos. Pelo visto teremos briga boa pela vitória no final da prova.
[Volta 48] Arnoux segue segurando Prost e dificultando a vida do piloto da Ferrari.
[Volta 49] Prost finalmente consegue sair do vácuo de Arnoux e tomar a linha de dentro para a freada da Crawthorne, fazendo a ultrapassagem.

Fim da 49ª Volta: Rosberg - Piquet - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever - Jarier - Prost - Arnoux - Tambay(1) - Stuck(1) - Jabouille(1) - Serra(1) - Warwick(1)

[Volta 50] Rosberg responde as voltas de Piquet e tenta manter a vantagem na liderança. Johansson vem se aproximando de Mass.

Fim da 50ª Volta: Rosberg - Piquet - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever - Jarier - Prost - Arnoux(1) - Tambay(1) - Stuck(1) - Jabouille(1) - Serra(1) - Warwick(1)

[Volta 51] Prost vem se aproximando de Jarier.
[Volta 52] Jabouille pressiona Stuck.
[Volta 53] O motor Matra de Arnoux não agüenta o calor de Kyalami e o francês abandona a prova.

Fim da 53ª Volta: Rosberg - Piquet - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever - Jarier - Prost - Tambay(1) - Stuck(1) - Jabouille(1) - Serra(1) - Warwick(1) - Arnoux(fora)

[Volta 54] Jabouille sai do vácuo de Stuck na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da Crawthorne, conseguindo a ultrapassagem. A equipe Highwind se prepara nos boxes para receber Serra.

Fim da 54ª Volta: Rosberg - Piquet - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever - Jarier - Prost(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Stuck(1) - Serra(1) - Warwick(1)

[Volta 55] Prost chega em Jarier. Serra nos boxes para troca de pneus.

Fim da 55ª Volta: Rosberg - Piquet - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever - Jarier(1) - Prost(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Stuck(1) - Warwick(1) - Serra(1)

[Volta 56] Prost pressiona Jarier.
[Volta 57] Jarier segura Prost na freada da Crawthorne e vai resistindo.
[Volta 58] Prost sai do vácuo de Jarier e consegue tomar a linha de dentro para a freada da Crawthorne, onde faz a ultrapassagem. O francês vai galgando posições e ainda almeja chegar nos pontos.

Fim da 58ª Volta: Rosberg - Piquet - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever - Prost(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Stuck(1) - Warwick(1) - Serra(1)

[Volta 59] Johansson vem se aproximando de Mass.
[Volta 60] Piquet começa a se aproximar mais rapidamente de Rosberg.
[Volta 61] Prost agora tenta chegar em Cheever para brigar pela décima posição.

Fim da 61ª Volta: Rosberg - Piquet - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever(1) - Prost(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Stuck(1) - Warwick(1) - Serra(2)

[Volta 62] Lauda, em uma decepcionante quarta posição, vem mais lento que Mansell e parece não ter forças para brigar pelo pódium.
[Volta 63] Prost vem chegando em Cheever.
[Volta 64] A equipe Nürburg se prepara para receber um de seus pilotos.
[Volta 65] Stuck nos boxes.

Fim da 65ª Volta: Rosberg - Piquet - Mansell - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever(1) - Prost(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Warwick(1) - Stuck(2) - Serra(2)

[Volta 66] Prost cola em Cheever.
[Volta 67] Piquet vem se aproximando de Rosberg e deve chegar em breve para brigar pela vitória. Para desespero dos mecânicos da Winhill, o motor Alfa Romeo de Mansell explode no fim da reta dos boxes e o britânico encosta o carro. Triste fim para a bela prova que fazia, vindo na terceira posição. Desolado com a perda do que poderia ser o primeiro pódium da carreira, Mansell sai do carro lamentando-se muito.

Fim da 67ª Volta: Rosberg - Piquet - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Mansell(fora) - Cheever(1) - Prost(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Warwick(1) - Stuck(2) - Serra(2)

[Volta 68] Johansson chega em Mass. Prost segue pressionando Cheever.

Fim da 68ª Volta: Rosberg - Piquet - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever(1) - Prost(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Warwick(1) - Mansell(fora) - Stuck(2) - Serra(2)

[Volta 69] Cheever fecha Prost na Crawthorne e vai resistindo. Johansson pressiona Mass no miolo.

Fim da 69ª Volta: Rosberg - Piquet - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever(1) - Prost(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Warwick(1) - Stuck(2) - Serra(2) - Mansell(fora)

[Volta 70] Piquet já está bastante próximo de Rosberg. Mass segura Johansson na Sunset.

Fim da 70ª Volta: Rosberg - Piquet - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Cheever(1) - Prost(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Warwick(1) - Stuck(2) - Serra(2)

[Volta 71] Prost sai do vácuo de Cheever e toma a linha de dentro para a freada da Crawthorne, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 71ª Volta: Rosberg - Piquet - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Mass - Johansson - Prost(1) - Cheever(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Warwick(1) - Stuck(2) - Serra(2)

[Volta 72] Mass fecha Johansson na Sunset. O sueco insiste na Clubhouse por dentro, porém o alemão fecha e os dois chegam a tocar roda com roda. Mass traciona melhor na saída da curva e mantém sua posição.
[Volta 73] Johansson traciona melhor que Mass na saída da Jukskei Sweep, porém Mass bloqueia a linha de dentro na entrada da Sunset. Johansson vem por fora e chega em vantagem na entrada da Clubhouse, espalhando para cima do alemão e conseguindo a ultrapassagem. Bela manobra do sueco.

Fim da 73ª Volta: Rosberg - Piquet - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Johansson - Mass - Prost(1) - Cheever(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Warwick(1) - Stuck(2) - Serra(2)

[Volta 74] Prost segue rápido e vem se aproximando de Mass. Piquet cola em Rosberg. Briga boa pela vitória neste final de prova.
[Volta 75] Piquet tenta o primeiro ataque na Crawthorne, mas Rosberg está atento e fecha todos os espaços.
[Volta 76] O retardatário Warwick procura não atrapalhar a briga dos líderes e abre para a passagem dos dois na Crawthorne.

Fim da 76ª Volta: Rosberg - Piquet - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Johansson - Mass - Prost(1) - Cheever(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Warwick(2) - Stuck(2) - Serra(2)

[Volta 77] Piquet tenta novo ataque na Crawthorne, mas Rosberg bloqueia a linha de dentro e resiste bravamente. Será mais uma vitória apertada do finlandês? Serra vem soltando fumaça pela reta dos boxes e não consegue chegar para a bandeira quadriculada. Piquet traciona bem na saída da Leukoop e vem com tudo pra cima de Rosberg para a última volta.

Fim da 77ª Volta: Rosberg - Piquet - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Johansson - Mass - Prost(1) - Cheever(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Warwick(2) - Stuck(2) - Serra(fora)

[Volta 78] Rosberg bloqueia a linha de dentro e Piquet vem por fora. Os dois chegam emparelhados na Crawthorne. O finlandês ganha vantagem na freada, mas na saída da curva Piquet traciona melhor. Na entrada da Barbeque, Piquet, por fora, tenta forçar para cima de Rosberg, enquanto o finlandês espalha um pouco na curva para diminuir o espaço do brasileiro. Os dois tocam roda com roda e levam o público ao delírio. Rosberg retoma a frente, mas Piquet pega o vácuo e arrisca por dentro na Sunset. Os dois chegam a emparelhar na curva, porém Rosberg traciona melhor na saída e ganha a preferência na Clubhouse, mantendo a ponta. Que disputa na última volta! Rosberg contorna os Esses e a Leukoop com cuidado, pisando fundo pela Kink para receber a bandeira quadriculada e vencer o GP da África do Sul! A apenas 0,3 segundos de Piquet, o finlandês é o rei das vitórias apertadas! Lauda completa o pódium, após uma corrida apagada. Scheckter cruza em quarto, resultado a ser comemorado pelos fãs, dadas as condições da Biscazzi na corrida de hoje. Pryce e Laffite fecham a zona de pontuação.

Fim da Corrida: Rosberg - Piquet - Lauda - Scheckter - Pryce - Laffite - Johansson - Mass - Prost(1) - Cheever(1) - Jarier(1) - Tambay(1) - Jabouille(1) - Warwick(2) - Stuck(2) - Serra(fora)

Classificação - Final:

Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1h31'21"568
Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) +0"312
Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) +15"266
Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) +34"943
Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) +42"572
Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) +59"438
Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Michelin) +1'06"072
Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Michelin) +1'10"157
Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) +1 volta
10º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Michelin) +1 volta
11º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Michelin) +1 volta
12º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) +1 volta
13º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Michelin) +1 volta
14º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Michelin) +2 voltas
15º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Michelin) +2 voltas
16º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Michelin) +4 voltas

AB Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) 66 voltas
AB René ARNOUX (Bleutter/Matra/Michelin) 51 voltas
AB Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) 43 voltas
AB James HUNT (Tyrant/Hart/Michelin) 39 voltas
AB Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 30 voltas
AB Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 17 voltas
AB Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) 6 voltas
AB Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Michelin) 1 volta
AB Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1 volta
AB Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 0 voltas

NQ Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Michelin)
NQ Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Michelin)
NQ Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Michelin)


Quebras/Acidentes:

Pironi =($300)= câmbio

Alboreto =($200)= acidente

De Cesaris =($200)= acidente

Patrese =($100)= bomba de combustível

De Angelis =($0)= pressão do óleo

Jones =($500)= motor

Hunt =($0)= turbo

Fittipaldi =($300)= transmissão

Arnoux =($0)= motor

Mansell =($0)= motor

Serra =($0)= motor
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul Empty Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon 13/1/2013, 13:38

Mundial de Pilotos:

1º K. Rosberg = 9 pts.
2º N. Piquet = 6 pts.
3º N. Lauda = 4 pts.
4º J. Scheckter = 3 pts.
5º T. Pryce = 2 pts.
6º J. Laffite = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Williams = 9 pts.
2º Savoia = 6 pts.
3º Ferrari = 4 pts.
4º Biscazzi = 3 pts.
5º Winhill = 2 pts.
6º Renault = 1 pt.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1981 - 1ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos