1981 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Ir em baixo

1981 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Saimon em 13/1/2013, 14:14

Data fictícia: metade do mês 5

Circuito: Zolder

Extensão: 4,262 km (70 voltas, 298,340 km no total)


Comentários iniciais:

O circuito de Zolder, situado a 60 km de Bruxelas, é uma típica pista de média velocidade. Composto por curvas de variados tipos, os pontos de ultrapassagem são também variados, embora o principal seja a Eerste Linkse, ao final da reta dos boxes. O asfalto é de qualidade satisfatória, assim como a estrutura do autódromo.

Traçado:



Condições Climáticas:


Treinos: ensolarado, 23 a 26°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)

Corrida: nublado, 21 a 24°C, pista seca (grande possibilidade de chuva após dez minutos de prova, tornando a pista gradativamente molhada; possibilidade de a chuva parar posteriormente, tornando a pista gradativamente seca)


Prazo para envio dos formulários de corrida: 12:00 de 23/09/12 (domingo)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Treinos

Mensagem  Saimon em 13/1/2013, 14:15

1ª Sessão

Sábado de raro sol em Zolder. A F1 chega à sua sexta etapa nesta temporada, em um campeonato bastante equilibrado, com quatro vencedores diferentes nas cinco primeiras provas. Apesar disso, a Ferrari tem dominado os treinos é a grande favorita para a pole hoje.
Substituindo o lesionado Johansson, Rebaque é o primeiro a entrar na pista, marcando 1'24"50.
Surer faz 1'25"10.
Serra vira 1'25"22.
Stuck marca 1'24"86.
De Cesaris registra 1'24"12.
Prost é o próximo. O francês vira 1'22"91.
Scheckter faz 1'23"78.
Patrese marca 1'23"66.
Tambay vira 1'24"38.
Mass vem na seqüência e registra 1'24"07.
Borgudd faz 1'24"79.
Warwick vem para sua volta. O britânico vira 1'24"77.
De Angelis vira 1'23"49.
Hunt é o próximo. O inglês erra na tomada da Terlamen e escapa, batendo forte na barreira de pneus. O piloto demora um pouco a sair do carro, causando preocupação, mas é atendido por fiscais e está bem. Imediatamente após ver seu piloto saindo do carro, a Tyrant já começa a preparar o carro reserva.
Pironi faz 1'23"55.
Fittipaldi vira 1'23"28.
Jarier marca 1'24"38.
Baldi faz 1'25"34, pior tempo válido até aqui.
Giacomelli vira 1'25"07.
Jabouille registra 1'24"65.
Cheever faz 1'24"26.
Piquet vira 1'23"39.
Pryce vem na seqüência. O britânico marca 1'23"75.
Alboreto registra o mesmo tempo do piloto da Winhill, 1'23"75.
Mansell vira 1'23"76.
Laffite faz 1'23"25.
Jones marca 1'23"46.
Rosberg registra 1'23"48.
Lauda fecha a primeira sessão voando baixo e marcando 1'22"76, assumindo a liderança. Só a Ferrari anda abaixo de 1'23 e vai confirmando o favoritismo.

Classificação - 1ª Sessão:

Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'22"76
Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'22"91
Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'23"25
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) 1'23"28
Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'23"39
Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'23"46
Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'23"48
Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'23"49
Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'23"55
10º Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) 1'23"66
11º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) 1'23"75
12º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'23"75
13º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) 1'23"76
14º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'23"78
15º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'24"07
16º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'24"12
17º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'24"26
18º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'24"38
19º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'24"38
20º Hector REBAQUE (Tyrant/Hart/Pirelli) 1'24"50
21º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'24"65
22º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 1'24"77
23º Slim BORGUDD (Bleutter/Matra/Michelin) 1'24"79
24º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'24"86
25º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"07
26º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 1'25"10
27º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'25"22
28º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"34
29º James HUNT (Tyrant/Hart/Pirelli) sem tempo

2ª Sessão

Rebaque abre a segunda sessão virando 1'24"25, subindo para décimo sétimo.
Surer faz 1'24"68 e pila para vigésimo segundo.
Serra vira 1'24"75, subindo para vigésimo terceiro.
Stuck registra apenas 1'24"98 e corre o risco de perder a vaga no grid.
De Cesaris marca 1'23"69 e sobe para décimo primeiro.
Prost faz 1'22"52, tomando a ponta. Os Ferrari parecem imbatíveis.
Scheckter vira 1'23"81 e não melhora seu tempo.
Patrese registra 1'23"25 e sobe para quarto.
Tambay marca 1'24"27, mas segue na mesma posição.
Mass crava 1'23"50 e pula para décimo.
Borgudd faz 1'24"50, vigésimo primeiro tempo.
Warwick é o próximo. O britânico vira 1'24"40, subindo para vigésimo primeiro.
De Angelis marca 1'23"06 e sobe para terceiro. Boa volta do italiano.
Hunt, com o carro reserva, vira apenas 1'24"92 e fica fora da corrida. Os mecânicos da Tyrant lamentam-se nos boxes.
Pironi faz 1'23"49 e recupera a décima posição.
Fittipaldi crava 1'23"00 e sobe para terceiro.
Jarier marca 1'24"16 e ganha três posições.
Baldi faz 1'25"24 e pouco melhora seu tempo, ficando fora da corrida.
Giacomelli escapa na freada da Eerste Linkse e por pouco não bate no muro. O italiano volta à pista e aborta sua volta, também ficando fora da corrida.
Jabouille faz 1'24"69 e não consegue melhorar seu tempo.
Cheever vira 1'23"81, décimo quinto tempo.
Piquet marca 1'22'89 e sobe para terceiro. A Savoia está viva.
Pryce erra na freada da Bolderberg e roda, parando na área de escape. O britânico deixa o carro morrer e fica por ali mesmo.
Alboreto faz 1'23"54, pulando para décimo segundo.
Mansell vira 1'23"12, subindo para sexto. Volta surpreendente do britânico.
Laffite marca 1'23"14 e não consegue recuperar as posições perdidas.
Jones registra 1'23"28 e melhora seu tempo, mas não a posição.
Rosberg faz 1'23"35 e também não melhora sua posição.
Lauda fecha o treino voando baixo mais uma vez. Com o tempo de 1'22"29, o austríaco fica com sua quarta pole na temporada.

Classificação - Final:

Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'22"29
Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) 1'22"52
Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'22"89
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) 1'23"00
Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'23"06
Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) 1'23"12
Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) 1'23"14
Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) 1'23"25
Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1'23"28
10º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'23"35
11º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'23"49
12º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'23"50
13º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'23"54
14º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'23"69
15º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) 1'23"75
16º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'23"78
17º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'23"81
18º Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'24"16
19º Hector REBAQUE (Tyrant/Hart/Pirelli) 1'24"25
20º Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 1'24"27
21º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 1'24"40
22º Slim BORGUDD (Bleutter/Matra/Michelin) 1'24"50
23º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'24"65
24º Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 1'24"68
25º Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'24"75
26º Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 1'24"86

27º James HUNT (Tyrant/Hart/Pirelli) 1'24"92
28º Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"07
29º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"24


Quebras/Acidentes:

Hunt =($200)= acidente
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Corrida

Mensagem  Saimon em 13/1/2013, 14:16

Tempo fechado em Zolder nesta tarde de domingo. As nuvens negras cobrem completamente o circuito e pelo visto a chuva deve aparecer em breve. Os carros estão no grid recebendo os últimos ajustes. Sem sabe em que momento a chuva virá, todos irão partir com slicks. A primeira fila é dominada pela Ferrari, com Lauda na posição de honra. Piquet, terceiro, promete atacar os carros vermelhos no início da prova para tentar a vitória e voltar à liderança do campeonato. Rosberg, empatado com Lauda na ponta do certame neste momento, parte apenas em décimo.
Os carros partem para a volta de apresentação após a liberação da direção de prova. Após aquecerem os pneus, todos realinham. Em breve teremos a largada.

Largada: Lauda - Prost - Piquet - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Laffite - Patrese - Jones - Rosberg - Pironi - Mass - Alboreto - De Cesaris - Pryce - Scheckter - Cheever - Jarier - Rebaque - Tambay - Warwick - Borgudd - Jabouille - Surer - Serra - Stuck

[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores. Tensão e concentração nos cockpits para o início da prova. Tudo preparado para a largada. Os pilotos dão a última olhada nos retrovisores quando acendem as luzes verdes e começa o GP da Bélgica! Lauda larga bem e mantém a ponta. Já Prost não vai tão bem na partida e vê Piquet ultrapassá-lo por dentro e Fittipaldi por fora na Eerste Linkse. Os dois brasileiros disputam a freada da Sterrewacht e Fittipaldi leva a melhor por dentro, assumindo a segunda posição. Logo em seguida, Mansell, que deixara De Angelis para trás na largada, vem por dentro na Sterrewacht e passa Prost, pulando para quarto. Belo início do surpreendente britânico. No fundão, Borgudd e Tambay se enroscam ainda na Eerste Linkse e páram na área de escape. Tambay ainda tenta voltar, mas logo desiste, percebendo uma quebra na suspensão. Os dois Bleutter ficam fora ainda na primeira volta. Pironi sai do vácuo de Laffite e mergulha por dentro na freada da chicane Kleine, conseguindo a ultrapassagem. Patrese já vem pra cima dos Renault, acompanhado por Jones e Alboreto. Pryce pressiona Rosberg. Cheever passa De Cesaris por dentro na chicane Kleine. Pryce sai do vácuo de Rosberg e faz a ultrapassagem na freada da Bolderberg, por dentro. Stuck passa Surer da mesma forma.

Fim da 1ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Prost - De Angelis - Pironi - Laffite - Patrese - Jones - Alboreto - Mass - Pryce - Rosberg - Scheckter - Cheever - De Cesaris - Jarier - Warwick - Rebaque - Stuck - Surer - Jabouille - Serra - Tambay(fora) - Borgudd(fora)

[Volta 2] Patrese pressiona Laffite. Pryce vem pra cima de Mass. Jarier ataca De Cesaris. Stuck vem pra cima de Rebaque. Scheckter pressiona Rosberg. Mass segura Pryce na Bolderberg e os dois quase se tocam. No mesmo ponto, Jarier sai do vácuo de De Cesaris e consegue a ultrapassagem por dentro.

Fim da 2ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Prost - De Angelis - Pironi - Laffite - Patrese - Jones - Alboreto - Mass - Pryce - Rosberg - Scheckter - Cheever - Jarier - De Cesaris - Warwick - Rebaque - Stuck - Surer - Jabouille - Serra

[Volta 3] Fittipaldi não deixa Lauda abrir na frente e segue na cola do austríaco. Pironi vem pra cima de De Angelis. Pryce sai do vácuo de Mass e mergulha por dentro na Eerste Linkse, conseguindo a ultrapassagem. Rosberg segura Scheckter. Jarier vem pra cima do companheiro Cheever. Stuck sai do vácuo de Rebaque após a Lucien Bianchi e vem por fora na freada da chicane Kleine, emparelhando na primeira perna e conseguindo bela ultrapassagem na segunda.

Fim da 3ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Prost - De Angelis - Pironi - Laffite - Patrese - Jones - Alboreto - Pryce - Mass - Rosberg - Scheckter - Cheever - Jarier - De Cesaris - Warwick - Stuck - Rebaque - Surer - Jabouille - Serra

[Volta 4] De Angelis segura Pironi na Eerste Linkse. Patrese traciona melhor que Laffite na saída da Lucien Bianchi e vem por fora na freada da chicane Kleine, conseguindo bela ultrapassagem. Scheckter segue pressionando Rosberg. Rebaque solta fumaça na Terlamen e abandona a prova. O fim de semana acaba mais cedo para a Tyrant, que tinha apenas um carro na pista após Hunt não ter conseguido classificação.

Fim da 4ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Prost - De Angelis - Pironi - Patrese - Laffite - Jones - Alboreto - Pryce - Mass - Rosberg - Scheckter - Cheever - Jarier - De Cesaris - Warwick - Stuck - Surer - Jabouille - Serra - Rebaque(fora)

[Volta 5] Jones cola em Laffite e pressiona, trazendo Alboreto consigo. Rosberg vem pra cima de Mass, trazendo Scheckter junto. Jarier sai do vácuo de Cheever e faz a ultrapassagem por dentro na Eerste Linkse. Warwick pressiona De Cesaris. Stuck se aproxima dos dois. Jabouille cola em Surer.

Fim da 5ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Prost - De Angelis - Pironi - Patrese - Laffite - Jones - Alboreto - Pryce - Mass - Rosberg - Scheckter - Jarier - Cheever - De Cesaris - Warwick - Stuck - Surer - Jabouille - Serra

[Volta 6] De Angelis continua segurando Pironi. Laffite segura Jones na chicane Kleine. Scheckter sai do vácuo de Rosberg após a Terlamen e toma a linha de dentro para a freada da Bolderberg, onde consegue a ultrapassagem. Warwick sai do vácuo de De Cesaris e mergulha por dentro na freada da chicane Ickx, fazendo a ultrapassagem.

Fim da 6ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Prost - De Angelis - Pironi - Patrese - Laffite - Jones - Alboreto - Pryce - Mass - Scheckter - Rosberg - Jarier - Cheever - Warwick - De Cesaris - Stuck - Surer - Jabouille - Serra

[Volta 7] Pironi sai do vácuo de De Angelis na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a tomada da Eerste Linkse, onde consegue a ultrapassagem. Laffite segura Jones na chicane Kleine mais uma vez. Alboreto acompanha de perto e Pryce chega no bolo. Scheckter vem pra cima de Mass. Jabouille segue pressionando Surer.

Fim da 7ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Prost - Pironi - De Angelis - Patrese - Laffite - Jones - Alboreto - Pryce - Mass - Scheckter - Rosberg - Jarier - Cheever - Warwick - De Cesaris - Stuck - Surer - Jabouille - Serra

[Volta 8] Os primeiros pingos começam a cair em Zolder. Algumas equipes correm nos boxes para preparar pneus de chuva. Prost é o primeiro a entrar nos boxes para colocar pneus de chuva. Na seqüência, Alboreto e Mass entram. De cesaris entra depois de seu companheiro e é obrigado a esperar a parada do alemão, assim como Jabouille, que entra atrás de Stuck e aguarda a parada do germânico.

Fim da 8ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Pironi - De Angelis - Patrese - Laffite - Jones - Pryce - Scheckter - Rosberg - Jarier - Cheever - Warwick - Surer - Serra - Prost - Alboreto - Mass - Stuck - De Cesaris - Jabouille

[Volta 9] A roda traseira direita de Jabouille se desprende logo na saída dos boxes e o francês pára na área de escape, sendo obrigado a abandonar. Pelo visto foi mal parafusada pelos mecânicos da Nürburg. A chuva vai aumentando aos poucos. Scheckter nos boxes.

Fim da 9ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Pironi - De Angelis - Patrese - Laffite - Jones - Pryce - Rosberg - Jarier - Cheever - Warwick - Surer - Serra - Prost - Scheckter - Alboreto - Mass - Stuck - De Cesaris - Jabouille(fora)

[Volta 10] Jones sai do vácuo de Laffite e mergulha por dentro na freada da chicane Kleine, finalmente conseguindo a ultrapassagem. Pryce já cola no francês.

Fim da 10ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Pironi - De Angelis - Patrese - Jones - Laffite - Pryce - Rosberg - Jarier - Cheever - Warwick - Surer - Serra - Prost - Scheckter - Alboreto - Mass - Stuck - De Cesaris

[Volta 11] Piquet se aproxima de Fittipaldi. De Angelis reaproxima-se de Pironi. Alguns pilotos começam a sentir dificuldade para guiar de slicks, pois a pista já está levemente molhada. Warwick se aproxima de Cheever. Serra roda sozinho na freada da Bolderberg e pára nas redes de proteção. O brasileiro sai ileso.

Fim da 11ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Pironi - De Angelis - Patrese - Jones - Laffite - Pryce - Rosberg - Jarier - Cheever - Warwick - Surer - Prost - Scheckter - Alboreto - Mass - Stuck - De Cesaris - Serra(fora)

[Volta 12] Jones se aproxima de Patrese. A chuva segue aumentando. Pryce pressiona Laffite. Scheckter se aproxima de Prost.

Fim da 12ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Pironi - De Angelis - Patrese - Jones - Laffite - Pryce - Rosberg - Jarier - Cheever - Warwick - Surer - Prost - Scheckter - Alboreto - Mass - Stuck - De Cesaris

[Volta 13] Piquet chega em Fittipaldi. Pryce sai do vácuo de Laffite e mergulha por dentro na Bolderberg, conseguindo a ultrapassagem. Warwick cola em Cheever. Stuck tem problemas e vai parando na Terlamen, abandonando a prova. A pista vai ficando cada vez mais molhada e várias equipes se preparam para trocar os pneus de seus carros.

Fim da 13ª Volta: Lauda - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Pironi - De Angelis - Patrese - Jones - Pryce - Laffite - Rosberg - Jarier - Cheever - Warwick - Surer - Prost - Scheckter - Alboreto - Mass - De Cesaris - Stuck(fora)

[Volta 14] Piquet pressiona Fittipaldi. De Angelis cola em Pironi. Jones chega em Patrese. Scheckter cola em Prost. Cheever bloqueia Warwick na freada da chicane Kleine e o britânico acerta a traseira do LPR. Os dois páram na área de escape com os carros destruídos, mas felizmente passam bem. Lauda, Fittipaldi, Piquet, Mansell e De Angelis nos boxes. Patrese e Pryce também entram, mas são obrigados a aguardar a parada de seus companheiros. Laffite é outro a parar. Os mecânicos da Ferrari têm problemas para parafusar a roda dianteira esquerda e o austríaco perde tempo precioso, perdendo várias posições. De Angelis é outro que tem problemas em sua parada e perde tempo. A roda traseira direita do italiano demora a encaixar.

Fim da 14ª Volta: Pironi - Jones - Rosberg - Jarier - Fittipaldi - Piquet - Surer - Mansell - Laffite - Lauda - Prost - Scheckter - Patrese - De Angelis - Pryce - Alboreto - Mass - De Cesaris - Cheever(fora) - Warwick(fora)

[Volta 15] Jarier aquaplana na Eerste Linkse e pára nas redes de proteção. Felizmente tudo bem com o francês. A liderança de Pironi dura pouco: o francês tem muita dificuldade para permanecer de slicks na pista e roda sozinho na entrada da chicane Kleine, parando na caixa de brita e abandonando a prova. Piquet pressiona Fittipaldi, agora valendo a terceira posição.

Fim da 15ª Volta: Jones - Rosberg - Fittipaldi - Piquet - Surer - Mansell - Laffite - Lauda - Prost - Scheckter - Patrese - De Angelis - Pryce - Alboreto - Mass - De Cesaris - Pironi(fora) - Jarier(fora)

[Volta 16] Jones não pára e insiste em manter-se de slicks. Rosberg e Surer também não pararam ainda. Fittipaldi segura Piquet na chicane Kleine e vai resistindo. Surer erra na freada da Bolderberg e roda, indo parar nas redes de proteção. O suíço sai ileso, mas lamentando-se muito. Scheckter sai do vácuo de Prost e mergulha por dentro na Bolderberg, conseguindo a ultrapassagem. Jones finalmente vai aos boxes para colocar pneus de chuva. Rosberg segue o australiano e também pára.

Fim da 16ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Mansell - Jones - Laffite - Rosberg - Lauda - Scheckter - Prost - Patrese - De Angelis - Pryce - Alboreto - Mass - De Cesaris - Surer(fora)

[Volta 17] Fittipaldi segura Piquet na Eerste Linkse e segue resistindo.

Fim da 17ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Mansell - Jones - Laffite - Rosberg - Lauda - Scheckter - Prost - Patrese - De Angelis - Pryce - Alboreto - Mass - De Cesaris

[Volta 18] Piquet segue na cola de Fittipaldi e ameaça vir por fora na chicane Kleine, mas Emerson defende-se bem. Patrese chega em Prost. Piquet traciona bem na saída da chicane Jacky Ickx e vem pra cima de Fittipaldi.
[Volta 19] Piquet vem no vácuo de Fittipaldi pela reta dos boxes. O piloto da equipe brasileira fecha a linha de dentro e o Savoia vem por fora. Os dois entram na Eerste Linkse lado a lado. Na saída, Fittipaldi espalha naturalmente e toca a roda traseira direita na dianteira esquerda de Piquet, fazendo o piloto da Savoia perder o controle e escapar para fora da pista, indo parar nas redes de proteção. Fittipaldi segura o carro e mantém-se na pista. Após três acidentes seguidos, Piquet sai do carro furioso. Os mecânicos da Savoia levam as mãos à cabeça e lamentam-se nos boxes. Patrese não perde tempo com Prost e coloca por dentro na freada da chicane Kleine, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 19ª Volta: Fittipaldi - Mansell - Jones - Laffite - Rosberg - Lauda - Scheckter - Patrese - Prost - De Angelis - Pryce - Alboreto - Mass - De Cesaris - Piquet(fora)

[Volta 20] Jones se aproxima de Mansell. Rosberg vem chegando em Laffite. De Angelis se aproxima de Prost.

Fim da 20ª Volta: Fittipaldi - Mansell - Jones - Laffite - Rosberg - Lauda - Scheckter - Patrese - Prost - De Angelis - Pryce - Alboreto - Mass - De Cesaris

[Volta 21] Jones é o mais rápido da pista no momento e vem chegando em Mansell. Rosberg cola em Laffite. Patrese vem se aproximando de Scheckter.
[Volta 22] A pista está bastante molhada e parece que Jones tem o melhor acerto para a chuva. O australiano segue se aproximando de Mansell. Rosberg pressiona Laffite. De Angelis vem chegando em Prost.
[Volta 23] Rosberg sai do vácuo de Laffite e mergulha por dentro na freada da chicane Jacky Ickx, conseguindo a ultrapassagem. De Angelis chega em Prost.

Fim da 23ª Volta: Fittipaldi - Mansell - Jones - Rosberg - Laffite - Lauda - Scheckter - Patrese - Prost - De Angelis - Pryce - Alboreto - Mass - De Cesaris

[Volta 24] Agora é Lauda quem vem se aproximando de Laffite. Patrese vem chegando em Scheckter. De Angelis pressiona Prost.
[Volta 25] Jones chega em Mansell. De Angelis sai do vácuo de Prost e toma a linha de dentro para a freada da chicane Jacky Ickx, conseguindo a ultrapassagem. Mass escapa na saída da Terlamen e bate no guard-rail. Apesar do susto, o piloto sai ileso para alívio de todos.

Fim da 25ª Volta: Fittipaldi - Mansell - Jones - Rosberg - Laffite - Lauda - Scheckter - Patrese - De Angelis - Prost - Pryce - Alboreto - De Cesaris - Mass(fora)

[Volta 26] Jones pressiona Mansell na chicane Kleine, mas o britânico resiste. Patrese chega em Scheckter.

Fim da 26ª Volta: Fittipaldi - Mansell - Jones - Rosberg - Laffite - Lauda - Scheckter - Patrese - De Angelis - Prost - Pryce - Alboreto - De Cesaris

[Volta 27] Mansell fecha Jones na chicane Kleine e segue resistindo bravamente. Lauda vem chegando em Laffite. Patrese pressiona Scheckter. De Angelis vem se aproximando dos dois.
[Volta 28] Lauda cola em Laffite. Jones segue pressionando Mansell, mas o britânico não cede espaço. Pryce vem se aproximando de Prost.
[Volta 29] Jones traciona melhor que Mansell na saída da Terlamen e toma a linha de dentro para a freada da Bolderberg, conseguindo a ultrapassagem. Lauda pressiona Laffite. Scheckter segura Patrese na Bolderberg.

Fim da 29ª Volta: Fittipaldi - Jones - Mansell - Rosberg - Laffite - Lauda - Scheckter - Patrese - De Angelis - Prost - Pryce - Alboreto - De Cesaris

[Volta 30] Laffite segura Lauda na Eerste Linkse. Patrese segue pressionando Scheckter.
[Volta 31] Lauda sai do vácuo de Laffite e toma a linha de dentro para a tomada da Eerste Linkse, onde consegue a ultrapassagem. Laffite ainda tenta se recuperar na Sterrewacht, mas Lauda bloqueia e mantém a posição conquistada. Scheckter segura Patrese na chicane Kleine e vai resistindo. Pryce vem chegando em Prost.

Fim da 31ª Volta: Fittipaldi - Jones - Mansell - Rosberg - Lauda - Laffite - Scheckter - Patrese - De Angelis - Prost - Pryce - Alboreto - De Cesaris

[Volta 32] Rosberg vem lento após a Lucien Bianchi e parece ter problemas. O finlandês encosta na chicane Kleine e abandona, desperdiçando boa chance de marcar pontos e vendo Lauda assumir a liderança isolada do campeonato neste momento. Scheckter segue segurando Patrese, enquanto De Angelis vem chegando nos dois.

Fim da 32ª Volta: Fittipaldi - Jones - Mansell - Lauda - Laffite - Scheckter - Patrese - De Angelis - Prost - Pryce - Alboreto - De Cesaris - Rosberg(fora)

[Volta 33] Patrese sai do vácuo de Scheckter na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da Eerste Linkse, conseguindo a ultrapassagem. O sulafricano tenta reagir na Sterrewacht, mas Patrese segura-se bem. De Angelis aproveita para atacar Scheckter e ameaça na Lucien Bianchi, mas o sulafricano bloqueia.

Fim da 33ª Volta: Fittipaldi - Jones - Mansell - Lauda - Laffite - Patrese - Scheckter - De Angelis - Prost - Pryce - Alboreto - De Cesaris

[Volta 34] De Angelis segue pressionando Scheckter. Pryce cola em Prost. Alboreto também vem chegando.
[Volta 35] Jones é mais rápido que Fittipaldi e vem descontando aos poucos a diferença. Lauda no momento é um dos mais rápidos da pista e vem se aproximando de Mansell. Prost segura Pryce na chicane Jacky Ickx.
[Volta 36] De Angelis sai do vácuo de Scheckter e toma a linha de dentro para a freada da chicane Jacky Ickx. O italiano retarda a freada, espalha para cima do sulafricano e consegue a ultrapassagem. Pryce sai do vácuo de Prost e mergulha por dentro na Bolderberg, fazendo a ultrapassagem. Alboreto vem pra cima do francês.

Fim da 36ª Volta: Fittipaldi - Jones - Mansell - Lauda - Laffite - Patrese - De Angelis - Scheckter - Pryce - Prost - Alboreto - De Cesaris

[Volta 37] Lauda vem se aproximando de Mansell. Patrese se aproxima de Laffite.
[Volta 38] Alboreto sai do vácuo de Prost e consegue a ultrapassagem por dentro na freada da chicane Kleine.

Fim da 38ª Volta: Fittipaldi - Jones - Mansell - Lauda - Laffite - Patrese - De Angelis - Scheckter - Pryce - Alboreto - Prost - De Cesaris

[Volta 39] A chuva segue castigando a região de Bruxelas e a pista de Zolder segue molhada. Temos muito spray, o que dificulta a visibilidade dos pilotos quando estão próximos.
[Volta 40] Lauda cola em Mansell.

Fim da 40ª Volta: Fittipaldi - Jones - Mansell - Lauda - Laffite - Patrese - De Angelis - Scheckter - Pryce - Alboreto - Prost - De Cesaris(1)

[Volta 41] Mansell segura Lauda na Eerste Linkse. Patrese chega em Laffite.
[Volta 42] Lauda tenta novo ataque na Eerste Linkse, mas Mansell bloqueia mais uma vez e vai resistindo na terceira posição. Patrese pressiona Laffite. De Angelis também chega.
[Volta 43] Lauda sai do vácuo de Mansell e desta vez consegue tomar a linha de dentro para a freada da Eerste Linkse, fazendo a ultrapassagem. Laffite segura Patrese na chicane Kleine. De Angelis acompanha de perto.

Fim da 43ª Volta: Fittipaldi - Jones - Lauda - Mansell - Laffite - Patrese - De Angelis - Scheckter - Pryce - Alboreto - Prost - De Cesaris(1)

[Volta 44] Jones segue reduzindo a diferença que o separa de Fittipaldi. Patrese traciona melhor que Laffite na saída da Terlamen e toma a linha de dentro para a freada da Bolderberg, conseguindo a ultrapassagem. De Angelis já cola no francês.

Fim da 44ª Volta: Fittipaldi - Jones - Lauda - Mansell - Patrese - Laffite - De Angelis - Scheckter - Pryce - Alboreto - Prost - De Cesaris(1)

[Volta 45] Laffite segura De Angelis na chicane Jacky Ickx.
[Volta 46] Patrese segue rápido e agora vai se aproximando de Mansell. De Angelis continua pressionando Laffite.
[Volta 47] De Angelis traciona bem na saída da chicane Jochen Rindt, sai do vácuo de Laffite e mergulha por dentro na Jacky Ickx, onde consegue a ultrapassagem que vale a sexta posição.

Fim da 47ª Volta: Fittipaldi - Jones - Lauda - Mansell - Patrese - De Angelis - Laffite - Scheckter - Pryce - Alboreto - Prost - De Cesaris(1)

[Volta 48] Patrese vem chegando em Mansell. Alboreto aquaplana na entrada da chicane Jacky Ickx e pára na área de escape, onde fica atolado e é obrigado a abandonar.

Fim da 48ª Volta: Fittipaldi - Jones - Lauda - Mansell - Patrese - De Angelis - Laffite - Scheckter - Pryce - Prost - Alboreto(fora) - De Cesaris(1)

[Volta 49] Patrese chega em Mansell e pressiona.

Fim da 49ª Volta: Fittipaldi - Jones - Lauda - Mansell - Patrese - De Angelis - Laffite - Scheckter - Pryce - Prost - De Cesaris(1) - Alboreto(fora)

[Volta 50] Jones vem chegando em Fittipaldi. Mansell segura Patrese na chicane Kleine. De Angelis se aproxima dos dois.

Fim da 50ª Volta: Fittipaldi - Jones - Lauda - Mansell - Patrese - De Angelis - Laffite - Scheckter - Pryce - Prost - De Cesaris(1)

[Volta 51] A chuva segue caindo em Zolder, porém com fraca intensidade, suficiente apenas para manter a pista molhada. Mansell continua segurando Patrese e De Angelis chega.
[Volta 52] Patrese traciona melhor que Mansell na saída da Lucien Bianchi e pega o vácuo do britânico. O piloto da Winhill posiciona-se por dentro, mas Patrese ataca por fora e chega em vantagem na freada da chicane Kleine, conseguindo bela ultrapassagem.

Fim da 52ª Volta: Fittipaldi - Jones - Lauda - Patrese - Mansell - De Angelis - Laffite - Scheckter - Pryce - Prost - De Cesaris(1)

[Volta 53] De Angelis vem pra cima de Mansell.
[Volta 54] Mansell fecha De Angelis na Bolderberg e vai resistindo.
[Volta 55] De Angelis segue perseguindo Mansell até tracionar melhor na saída da Terlamen e conseguir tomar a linha de dentro para a Bolderberg. Mansell tenta fechar e os dois chegam a se tocar de leve, mas o italiano mantém-se firme por dentro e consegue a ultrapassagem.

Fim da 55ª Volta: Fittipaldi - Jones - Lauda - Patrese - De Angelis - Mansell - Laffite - Scheckter - Pryce - Prost - De Cesaris(1)

[Volta 56] Jones está próximo de Fittipaldi e deve chegar em breve.
[Volta 57] Patrese é o mais rápido da pista no momento e tenta se aproximar da briga pelo pódium, porém Lauda leva boa vantagem na terceira posição.
[Volta 58] A chuva está cada vez menos intensa e deve parar logo. Um tímido sol começa a aparecer entre as nuvens.
[Volta 59] Pára de chover em Zolder. Pelo visto teremos novas emoções neste final de prova.
[Volta 60] O sol aparece entre as nuvens e a pista deve secar rápido.
[Volta 61] Jones chega em Fittipaldi. Briga quente pela vitória neste final de corrida.
[Volta 62] Jones inicia o ataque com uma tentativa por dentro na Bolderberg, mas Fittipaldi defende-se bem.
[Volta 63] Segue a pressão de Jones. Fittipaldi mantém um olho no retrovisor e tenta antecipar os movimentos do australiano.
[Volta 64] Jones tenta vir por dentro na Eerste Linkse, mas Fittipaldi bloqueia e mantém a ponta.
[Volta 65] Fittipaldi segue defendendo a ponta com unhas e dentes. Jones não consegue espaço para passar. Lauda vem se aproximando dos dois.
[Volta 66] A pista vai secando. Jones, preso atrás de Fittipaldi, resolve arriscar e vai aos boxes colocar pneus slick. Lauda segue a onda e também vai aos boxes trocar os pneus. Se a pista secar logo, que ficar com pneus de chuva poderá sofrer com o desgaste.

Fim da 66ª Volta: Fittipaldi - Patrese - De Angelis - Jones - Lauda - Mansell - Laffite - Scheckter - Pryce - Prost - De Cesaris(1)

[Volta 67] Laffite tem problemas e trás o carro até os boxes, abandonando a prova. Agora temos apenas dez carros ainda na pista.

Fim da 67ª Volta: Fittipaldi - Patrese - De Angelis - Jones - Lauda - Mansell - Scheckter - Pryce - Prost - Laffite(fora) - De Cesaris(1)

[Volta 68] Já é visível a formação de trilho quase seco. Prost faz sinal para a equipe para parar na próxima volta. Jones e Lauda se aproximam de De Angelis.

Fim da 68ª Volta: Fittipaldi - Patrese - De Angelis - Jones - Lauda - Mansell - Scheckter - Pryce - Prost - De Cesaris(1) - Laffite(fora)

[Volta 69] Bem mais rápidos com slicks, Jones e Lauda colam em De Angelis. Com trilho seco, a equipe Fittipaldi chama seus dois pilotos para aos boxes. Prost e De Cesaris também páram. Após sua parada, Emerson vai saindo dos boxes quando De Angelis, Jones e Lauda cruzam a reta. Fittipaldi perde a liderança.

Fim da 69ª Volta: De Angelis - Jones - Lauda - Fittipaldi - Mansell - Scheckter - Patrese - Pryce - Prost(1) - De Cesaris(1) - Laffite(fora)

[Volta 70] A liderança de De Angelis dura pouco, pois Jones sai do vácuo do italiano e mergulha por dentro na Eerste Linkse, tomando a ponta. Na seqüência, Lauda já cola no italiano e aproveita-se da falta de aderência do Williams, forçando por dentro na Lucien Bianchi e tomando a segunda posição. Última volta de tirar o fôlego em Zolder! Fittipaldi vem pra cima do italiano para pelo menos conseguir um lugar no pódium. Scheckter sofre com o desgaste dos pneus de chuva e vê Patrese se aproximar rapidamente. O sulafricano é obrigado a mudar o traçado para resfriar os pneus na parte ainda molhada da pista. Patrese sai do vácuo do sulafricano e vem por fora na freada da chicane Kleine, conseguindo a ultrapassagem que vale a sexta posição. Fittipaldi traciona melhor que De Angelis na saída da Terlamen e toma a linha de dentro. O brasileiro chega em vantagem na freada da Bolderberg e toma a terceira posição. Na ponta dos dedos, Jones percorre os últimos metros e recebe a bandeirada, vencendo o GP da Bélgica! Que corrida! Lauda é segundo, com Fittipaldi completando o pódium. De Angelis, Mansell e Patrese fecham a zona de pontuação.

Fim da Corrida: Jones - Lauda - Fittipaldi - De Angelis - Mansell - Patrese - Scheckter - Pryce - Prost(1) - De Cesaris(1) - Laffite(fora)

Classificação - Final:

Alan JONES (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 1h58'25"32
Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Michelin) +1"01
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) +2"20
Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +3"81
Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) +17"46
Riccardo PATRESE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Michelin) +19"02
Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) +20"23
Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Michelin) +47"61
Alain PROST (Ferrari/Ferrari/Michelin) +1 volta
10º Andrea DE CESARIS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta
11º Jacques LAFFITE (Renault/Renault/Michelin) +4 voltas

AB Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 47 voltas
AB Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 31 voltas
AB Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Pirelli) 24 voltas
AB Nelson PIQUET (Savoia/Ford-Cosworth/Michelin) 18 voltas
AB Marc SURER (Byron/Ford-Cosworth/Avon) 15 voltas
AB Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 14 voltas
AB Jean-Pierre JARIER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 14 voltas
AB Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Pirelli) 13 voltas
AB Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Avon) 13 voltas
AB Hans STUCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 12 voltas
AB Chico SERRA (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 10 voltas
AB Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Avon) 8 voltas
AB Hector REBAQUE (Tyrant/Hart/Pirelli) 3 voltas
AB Patrick TAMBAY (Bleutter/Matra/Michelin) 0 voltas
AB Slim BORGUDD (Bleutter/Matra/Michelin) 0 voltas

NQ James HUNT (Tyrant/Hart/Pirelli)
NQ Bruno GIACOMELLI (Hallan/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli)


Quebras/Acidentes:

Borgudd =($200)= acidente

Tambay =($100)= suspensão

Rebaque =($0)= motor

Jabouille =($5)= roda

Serra =($15)= acidente

Stuck =($0)= transmissão

Warwick =($200)= acidente

Cheever =($200)= acidente

Jarier =($15)= acidente

Pironi =($0)= rodada

Surer =($15)= acidente

Piquet =($15)= acidente

Mass =($200)= acidente

Rosberg =($100)= pane elétrica

Alboreto =($0)= rodada

Laffite =($100)= pressão do combustível
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon em 13/1/2013, 14:17

Mundial de Pilotos:

1º N. Lauda = 28 pts.
2º K. Rosberg = 22 pts.
3º N. Piquet = 18 pts.
4º A. Jones = 17 pts.
5º R. Patrese = 16 pts.
6º J. Laffite = 10 pts.
7º E. De Angelis = 9 pts.
8º J. Mass = 6 pts.
-- E. Fittipaldi = 6 pts.
10º N. Mansell = 5 pts.
11º J. Hunt = 4 pts.
12º J. Scheckter = 3 pts.
13º A. Prost = 3 pts.
14º T. Pryce = 2 pts.
15º M. Alboreto = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Savoia = 35 pts.
2º Ferrari = 31 pts.
3º Williams = 31 pts.
4º Fittipaldi = 22 pts.
5º Renault = 10 pts.
6º Winhill = 7 pts.
7º Project Four = 6 pts.
8º Tyrant = 4 pts.
9º Biscazzi = 4 pts.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1981 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum