GRAND PRIX MANAGER
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

+8
Daniel King
Enzo Gorlami
Giovane Biscazzi
Giorgio Montone
Ian McIrish
Lee James
sowws
Saimon
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Saimon 14/8/2014, 20:45

Data fictícia: metade do mês 10

Circuito: Kyalami

Extensão: 4,104 km (77 voltas / 316,008 km no total)


Comentários iniciais:

Situado nas proximidades de Johannesburgo, o circuito de Kyalami pode ser considerado de média para alta velocidade. Possui um primeiro trecho veloz, com a larga reta dos boxes, que termina na curva Crowthorne, principal ponto de ultrapassagem. As curvas e esses de média e baixa que vêm na seqüência desafiam os engenheiros e pilotos a encontrar o melhor acerto.

Traçado:

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Kyalam10


Condições Climáticas:

Treinos: ensolarado, 26 a 29°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)

Corrida: ensolarado, 27 a 30°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)


Prazo para envio dos formulários de corrida: 12:00h de 17/08/14 (domingo)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Treinos

Mensagem  Saimon 14/8/2014, 20:46

1ª Sessão

Sol em Johannesburgo. A F1 chega em sua derradeira etapa na temporada 1983, em uma disputa acirrada pelo título. Apesar de o campeonato de construtores já estar decidido em favor da Savoia, o campeonato de pilotos ainda tem quatro concorrentes com chances. Um deles é o piloto da casa Jody Scheckter. Embora tenha chances apenas matemáticas, a torcida pelo piloto sulafricano lota as arquibancadas do autódromo de Kyalami, acreditando na vitória de seu ídolo e torcendo por um abandono de Piquet.
Salazar abre a sessão virando 1'11"423. O chileno detém o recorde negativo de não-qualificações seguidas e tenta a sorte pela última vez na temporada.
Cecotto faz 1'10"560.
Sullivan marca 1'11"413. O americano definitivamente não se adaptou à F1 e seu futuro é incerto.
De Cesaris registra 1'10"907.
Guerrero vira 1'11"353.
Rothengatter é o próximo. O holandês faz 1'09"566.
Bellof marca 1'08"003.
De Angelis vira 1'07"814.
Johansson registra 1'07"733.
Mansell crava 1'07"900.
Baldi marca 1'08"393.
Jones é o próximo. O australiano vira 1'07"511, vindo forte em mais uma qualificação. É o último treino do campeão de 1980 na F1.
Warwick faz 1'10"472.
Fittipaldi registra 1'07"206.
Boutsen marca 1'07"468.
Patrese vem na seqüência. O italiano faz 1'07"678.
Rosberg vira 1'07"192.
Cheever registra 1'11"039.
Boesel vem para sua volta e faz 1'10"571.
Fabi marca 1'10"718.
Moreno faz 1'09"034.
Palmer vira 1'08"351.
Pryce registra 1'08"297.
Arnoux erra na tomada da Crawthorne e roda, indo bater de traseira na barreira de proteção. O francês precisa da ajuda dos fiscais para sair do carro e sai com a mão nas costas, sentindo dores. Fica a dúvida se o piloto poderá voltar na segunda sessão.
Piquet marca 1'07"105, melhor tempo até aqui. O brasileiro mostra que não irá relaxar nesta última corrida, mesmo com a vantagem de seis pontos ou mais em relação aos concorrentes ao título.
Hunt faz 1'07"448.
Prost vira 1'07"139. A Savoia vem forte neste último treino.
Alboreto registra 1'07"967.
Saudado pela torcida presente no autódromo, Scheckter fecha a primeira sessão virando 1'07"548, oitavo tempo.

Classificação - 1ª Sessão:

Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'07"105
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'07"139
Keke ROSBERG (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'07"192
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'07"206
James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'07"448
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'07"468
Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'07"511
Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'07"548
Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'07"678
10º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'07"733
11º Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'07"814
12º Nigel MANSELL (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'07"900
13º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'07"967
14º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'08"003
15º Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'08"297
16º Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 1'08"351
17º Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'08"393
18º Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) 1'09"034
19º Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 1'09"566
20º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'10"472
21º Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'10"560
22º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'10"571
23º Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'10"718
24º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'10"907
25º Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'11"039
26º Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'11"353
27º Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'11"413
28º Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'11"423
29º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) sem tempo

2ª Sessão

Salazar abre a segunda sessão registrando 1'11"322. Subindo para vigésimo sexto e ficando com esperanças de se classificar finalmente para uma corrida de F1.
Cecotto marca 1'10"138 e sobe para vigésimo.
Sullivan faz 1'10"956 e pula para vigésimo quinto. Salazar é eliminado mais uma vez e fica sem saber o que é disputar uma corrida de F1.
De Cesaris vira 1'10"472, exatamente o mesmo tempo de Warwick, subindo para vigésimo segundo.
Guerrero marca 1'10"813 e pula para vigésimo quinto.
Rothengatter faz 1'09"382 e segue na mesma posição.
Bellof registra 1'07"866 e sobe para décimo segundo.
De Angelis marca 1'07"339, subindo para quinto.
Johansson faz 1'07"522, nono tempo.
Mansell vira 1'07"264, pulando para quinto.
Baldi registra 1'07"978 e sobe para décimo quinto.
Jones marca 1'07"215 e vai para a quinta posição.
Warwick vira 1'10"086 e recupera a vigésima posição.
Fittipaldi vem para sua volta. Muita expectativa quanto ao desempenho do brasileiro, vice-líder do campeonato. Emmo marca 1'07"188, passando Rosberg e ficando em terceiro.
Boutsen faz 1'07"035 e assume a ponta do treino. O bom desempenho do belga em classificações vai se repetindo.
Patrese marca 1'07"122 e pula para terceiro! Grande volta do italiano com a Project Four!
Rosberg vira 1'07"167, quinto tempo. Treino muito disputado, com milésimos separando os primeiros colocados.
Cheever registra 1'10"842, superando Sullivan e eliminando o compatriota da corrida.
Boesel vem para sua volta e faz 1'10"346, recuperando a vigésima segunda posição.
Fabi faz 1'10"379, também recuperando sua posição anterior, a vigésima terceira.
Moreno marca 1'08"594, melhorando seu tempo, mas não a posição.
Palmer vira 1'07"877, subindo para décimo quarto.
Pryce registra 1'07"625, pulando para décimo terceiro.
Arnoux, com dores nas costas após a batida na primeira sessão, foi encaminhado para o centro médico para exames de rotina. O piloto portanto está fora do treino e da corrida.
Piquet voa baixo e faz 1'06"945, retomando a ponta do treino. O brasileiro vai confirmando o favoritismo com um treino consistente.
Hunt, extrai ainda mais de seu Ferrari e marca 1'06"715, tomando a ponta! Bela volta do britânico!
Prost faz volta mágica e registra 1'06"587, tomando a pole! Grande volta do francês, dando tudo de si enquanto ainda lhe restam chances de título!
Alboreto marca 1'07"825, décimo quarto tempo. Péssimo treino do italiano.
O piloto da casa Scheckter fecha o treino virando 1'07"419, ficando em uma decepcionante décima primeira posição. As chances do sulafricano, que já eram remotas, ficam praticamente nulas.

Classificação - Final:

Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'06"587
James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'06"715
Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'06"945
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'07"035
Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'07"122
Keke ROSBERG (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'07"167
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'07"188
Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'07"215
Nigel MANSELL (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'07"264
10º Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'07"339
11º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'07"419
12º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'07"522
13º Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'07"625
14º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'07"825
15º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'07"866
16º Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 1'07"877
17º Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'07"978
18º Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) 1'08"594
19º Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 1'09"382
20º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'10"086
21º Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'10"138
22º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'10"346
23º Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'10"379
24º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'10"472
25º Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'10"813
26º Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'10"842

27º Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'10"956
28º Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'11"322
29º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) sem tempo


Quebras/Acidentes:

Arnoux =($200)= acidente
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  sowws 14/8/2014, 21:04

email
sowws
sowws

Mensagens : 32
Data de inscrição : 08/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Lee James 14/8/2014, 21:09

Mandei por e-mail
Lee James
Lee James

Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Ian McIrish 15/8/2014, 22:44

Desapontador
Ian McIrish
Ian McIrish

Mensagens : 68
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 30
Localização : Didcot, Grã-Bretanha

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Saimon 16/8/2014, 09:49

Recebidos Emerson, Victor, Leandro e Gustavo.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Giorgio Montone 16/8/2014, 12:17

Enviado.
Giorgio Montone
Giorgio Montone

Mensagens : 119
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 97
Localização : Modena

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Giovane Biscazzi 16/8/2014, 14:31

E-mail contendo a estratégia para a conquista do caneco enviado!  bounce 
Giovane Biscazzi
Giovane Biscazzi

Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Saimon 16/8/2014, 14:44

Recebidos Iuri e André.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Ian McIrish 16/8/2014, 22:54

Marcos Atingidos - Kyalami:

100ª Pole da Savoia
Com as classificações de seus pilotos, Nürburg e Williams ultrapassaram a Safety Car em GPs disputados. Ambas estão empatadas em 10º lugar.
Alain Prost se tornou mais um a estar empatado em 8º lugar no ranking de pole positions. A sétima pole do francês o igualou a Mario Andretti, Jacques Laffite e Jody Scheckter.
Ian McIrish
Ian McIrish

Mensagens : 68
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 30
Localização : Didcot, Grã-Bretanha

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Saimon 17/8/2014, 09:26

Recebido Rodrigo.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Saimon 17/8/2014, 09:30

Ian McIrish escreveu:Marcos Atingidos - Kyalami:

100ª Pole da Savoia
Com as classificações de seus pilotos, Nürburg e Williams ultrapassaram a Safety Car em GPs disputados. Ambas estão empatadas em 10º lugar.
Alain Prost se tornou mais um a estar empatado em 8º lugar no ranking de pole positions. A sétima pole do francês o igualou a Mario Andretti, Jacques Laffite e Jody Scheckter.

Na verdade é 101ª pole da Savoia. A número 100 foi na Holanda.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Enzo Gorlami 17/8/2014, 10:40

Enviado via e-mail
Enzo Gorlami
Enzo Gorlami

Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Saimon 17/8/2014, 10:57

SallesJr escreveu:Enviado via e-mail

Recebido.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Daniel King 17/8/2014, 11:05

Enviado.
Daniel King
Daniel King

Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Marcel Pin 17/8/2014, 11:06

Enviado por e-mail

Marcel Pin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 08/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Saimon 17/8/2014, 11:13

Paul Jakeman escreveu:Enviado por e-mail

Recebido.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Saimon 17/8/2014, 12:48

Recebidos Daniel, Aníbal e Matheus.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Adan Siqueira 17/8/2014, 14:25

E o meu?

Adan Siqueira

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Saimon 17/8/2014, 15:07

Adan Siqueira escreveu:E o meu?

Recebi também, esqueci de mencionar seu nome.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Ian McIrish 17/8/2014, 17:16

Combinações de resultado:

Nelson Piquet:
* 1º, 2º e 3º lugares lhe garantem o título (Maior número de segundo lugares contra Emerson Fittipaldi: 4x1)
* 4º e 5º lugares lhe garantem o título se Emerson Fittipaldi não vencer
* 6º lugar lhe garante o título se Emerson Fittipaldi e Alain Prost não vencerem
* Caso não pontue, precisa torcer para Emerson Fittipaldi não chegar em segundo para cima e que Alain Prost e Jody Scheckter não vençam

Emerson Fittipaldi:

* 1º lugar lhe garante o título caso Nelson Piquet não chegue de terceiro para cima
* 2º lugar em diante não interessam (Perde em segundos lugares para Nelson Piquet: 4x1)

Alain Prost:

* 1º lugar lhe garante o título se Nelson Piquet não chegar em quinto ou melhor
* 2º lugar em diante não interessam

Jody Scheckter:
* 1º lugar lhe garante o título se Nelson Piquet não pontuar
* 2º lugar em diante não interessam
Ian McIrish
Ian McIrish

Mensagens : 68
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 30
Localização : Didcot, Grã-Bretanha

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Corrida

Mensagem  Saimon 25/8/2014, 23:49

Tarde de sol sobre o circuito de Kyalami, na capital sulafricana. A F1 chega à sua derradeira etapa da temporada 1983, em um campeonato de pilotos ainda aberto entre quatro concorrentes. O líder campeonato, Nelson Piquet, tem seis pontos de vantagem sobe o segundo colocado e é o grande favorito ao título, partindo da terceira posição. O brasileiro precisa apenas manter a terceira posição para sair com o troféu sem depender de outros resultados. Já Fittipaldi, vice-líder do certame, parte em sétimo e precisa vencer de qualquer jeito, tendo ainda que torcer para Piquet chegar no máximo em quinto. Prost, largando hoje na pole, é outro que precisa vencer e torcer para que Piquet chegue no máximo em sexto. Além destes, há ainda Scheckter. O piloto da casa parte apenas em décimo primeiro e precisa vencer, torcendo para Piquet não pontuar.
Nas estratégias para a corrida de hoje, as equipes ficaram bastante divididas. Ferrari, Williams, Renault e Highwind partirão com pneus macios, assim como Scheckter, Johansson, Baldi e Warwick, pilotos de equipes que adotaram táticas diferentes entre seus carros. Os demais largarão com pneus duros, entre eles Savoia, Fittipaldi e Project Four.
Os carros estão no grid recebendo os últimos ajustes. Hunt larga ao lado do pole Prost e precisa de um bom resultado para convencer a Ferrari a mantê-lo para a próxima temporada. Jones, oitavo no grid, faz sua última corrida na F1 hoje. O australiano, campeão em 1980, já anunciou a aposentadoria.
A direção de prova ordena a saída dos mecânicos da pista e os carros partem para a volta de apresentação. A torcida sulafricana recebe com festa o piloto da casa Jody Scheckter, que ainda sonha com o título. Após aquecer os pneus, todos realinham. Em breve teremos a largada.

Largada: Prost - Hunt - Piquet - Boutsen - Patrese - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Mansell - De Angelis - Scheckter - Johansson - Pryce - Alboreto - Bellof - Palmer - Baldi - Moreno - Rothengatter - Warwick - Cecotto - Boesel - Fabi - De Cesaris - Guerrero - Cheever

[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores! Está prestes a iniciar a decisão da temporada 1983! Carros e pilotos preparados para a última prova do ano. A direção de prova faz as últimas checagens e aciona as luzes verdes! Começa o GP da África do Sul! Prost larga bem e mantém a ponta. Hunt fecha para cima de Piquet. Rosberg larga bem e mergulha por dentro na Crowthorne, deixando Patrese e Boutsen para trás. Temos um carro parado no grid: é Fabi. Ainda na Crowthorne, Boesel vinha para cima de Rothengatter, que não fez boa largada, mas força por onde não tinha espaço e os dois colidem. O holandês é empurrado para fora da pista e lá fica, enquanto o brasileiro se arrasta por mais alguns metros e pára. Fittipaldi ataca Patrese. Scheckter larga bem e deixa os Williams para trás, aparecendo em nono. Piquet pressiona Hunt, trazendo Rosberg consigo. Fittipaldi sai do vácuo de Patrese e mergulha por dentro na Sunset, conseguindo a ultrapassagem. Jones segura Scheckter. Pryce força por dentro na Sunset e passa Alboreto.

Fim da 1ª Volta: Prost - Hunt - Piquet - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Jones - Scheckter - De Angelis - Mansell - Johansson - Bellof - Pryce - Alboreto - Palmer - Moreno - Baldi - Warwick - Cecotto - De Cesaris - Guerrero - Cheever - Rothengatter(fora) - Boesel(fora) - Fabi(fora)

[Volta 2] Piquet sai do vácuo de Hunt e tenta vir por dentro na Crowthorne, mas o britânico fecha bem. Rosberg aproveita para atacar Piquet na Barbeque, mas o brasileiro está atento e bloqueia. Scheckter sai do vácuo de Jones e mergulha por dentro na Crowthorne para fazer a ultrapassagem. Johansson pressiona Mansell. Palmer vem por dentro na Crawthorne e passa Alboreto. Rosberg aperta para cima de Piquet novamente na Sunset. Scheckter cola em Patrese. De Cesaris vem por dentro na Sunset e passa Cecotto.

Fim da 2ª Volta: Prost - Hunt - Piquet - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Scheckter - Jones - De Angelis - Mansell - Johansson - Bellof - Pryce - Palmer - Alboreto - Moreno - Baldi - Warwick - De Cesaris - Cecotto - Guerrero - Cheever

[Volta 3] Piquet tenta vir por dentro novamente na Crowthorne, mas Hunt tem maior tração na saída da curva e escapa. Rosberg aproveita para atacar novamente e forçar por dentro na Barbeque, tomando a terceira posição. Scheckter sai do vácuo de Patrese e vem por dentro na Crowthorne, conseguindo a ultrapassagem. Jones pega carona com o sulafricano e emenda o bote por dentro na Barbeque, deixando o italiano para trás. Mansell segura Johansson. Fittipaldi se aproxima de Boutsen. Pryce segura Palmer. Moreno vem pra cima de Alboreto. Guerrero pressiona Cecotto, trazendo Cheever consigo.

Fim da 3ª Volta: Prost - Hunt - Rosberg - Piquet - Boutsen - Fittipaldi - Scheckter - Jones - Patrese - De Angelis - Mansell - Johansson - Bellof - Pryce - Palmer - Alboreto - Moreno - Baldi - Warwick - De Cesaris - Cecotto - Guerrero - Cheever

[Volta 4] Rosberg vem com tudo para cima de Hunt. Piquet segue de perto. Palmer vem por dentro na Crowthorne e passa Pryce. Fittipaldi vem por dentro na Sunset e passa Boutsen, que procura não dificultar a vida do patrão. O belga servirá de escudeiro, já que Scheckter vem voando atrás dos dois. Patrese segura De Angelis. Johansson traciona bem na saída da Jukskei Sweep e vem por dentro na Sunset, deixando Mansell para trás. Pesado, Alboreto tem dificuldades neste início de prova e vê Moreno colocar por dentro na Sunset e fazer a ultrapassagem. Baldi já cola no Biscazzi. Cecotto segura Guerrero.

Fim da 4ª Volta: Prost - Hunt - Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Boutsen - Scheckter - Jones - Patrese - De Angelis - Johansson - Mansell - Bellof - Palmer - Pryce - Moreno - Alboreto - Baldi - Warwick - De Cesaris - Cecotto - Guerrero - Cheever

[Volta 5] Prost vem 1,5 segundo à frente de Hunt, que tem Rosberg na sua cola. O britânico não parece disposto a ceder fácil a posição e fecha o companheiro na Crowthorne. Scheckter vem em ritmo muito forte e pressiona Boutsen. Patrese solta fumaça e vem parando na reta principal. A corrida acaba cedo para o italiano, que tinha grandes esperanças de um bom resultado após largar em quinto. Johansson vem pra cima de De Angelis. Baldi sai do vácuo de Alboreto e vem por dentro na Crowthorne, conseguindo a ultrapassagem. Boutsen não consegue resistir muito tempo à pressão de Scheckter e vê o sulafricano se infiltrar por dentro na Sunset e conseguir a ultrapassagem, para delírio dos torcedores.

Fim da 5ª Volta: Prost - Hunt - Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Jones - De Angelis - Johansson - Mansell - Bellof - Palmer - Pryce - Moreno - Baldi - Alboreto - Warwick - De Cesaris - Cecotto - Guerrero - Cheever - Patrese(fora)

[Volta 6] Rosberg sai do vácuo de Hunt e puxa para a direita na entrada da Crowthorne. O britânico fecha e os dois se tocam. Hunt não desiste da disputa e segue lado a lado até a Barbeque, onde o finlandês espalha para cima do companheiro e o faz colocar duas rodas na grama. Rosberg passa. Piquet, esperto, aproveita para atacar Hunt e pega o vácuo do britânico. Na Sunset, o atual campeão puxa para a direita e consegue a ultrapassagem. Que disputa neste início de prova! Scheckter balança de um lado para outro atrás de Fittipaldi, procurando espaço para ultrapassar. Jones se aproxima de Boutsen. Johansson pressiona De Angelis. Moreno cola em Pryce.

Fim da 6ª Volta: Prost - Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Scheckter - Boutsen - Jones - De Angelis - Johansson - Mansell - Bellof - Palmer - Pryce - Moreno - Baldi - Alboreto - Warwick - De Cesaris - Cecotto - Guerrero - Cheever

[Volta 7] Rosberg vem a 2 segundos de Prost e segue rápido. Com pneus duros e mais pesado, Fittipaldi não consegue suportar a pressão de Scheckter, que sai do vácuo do brasileiro e mergulha por dentro na Sunset, fazendo a ultrapassagem. Jones cola em Boutsen. De Angelis segue segurando Johansson. Moreno continua na cola de Pryce e Baldi se junta ao bolo. Guerrero segue pressionando Cecotto.

Fim da 7ª Volta: Prost - Rosberg - Piquet - Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Boutsen - Jones - De Angelis - Johansson - Mansell - Bellof - Palmer - Pryce - Moreno - Baldi - Alboreto - Warwick - De Cesaris - Cecotto - Guerrero - Cheever

[Volta 8] Jones pressiona Boutsen. Johansson traciona bem na saída da Barbeque e vem pra cima de De Angelis. O italiano bloqueia a linha de dentro na entrada da Sunset, mas o sueco vem por fora e ganha a preferência por dentro na Clubhouse, conseguindo a ultrapassagem. Pryce fecha fecha Moreno na Sunset e segue resistindo. Baldi acompanha de perto. Guerrero vem por dentro na Sunset e passa Cecotto.

Fim da 8ª Volta: Prost - Rosberg - Piquet - Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Boutsen - Jones - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Pryce - Moreno - Baldi - Alboreto - Warwick - De Cesaris - Guerrero - Cecotto - Cheever

[Volta 9] Rosberg reduz a diferença em relação a Prost para 1,2 segundo e segue se aproximando. Boutsen segura Jones na Crowthorne e vai resistindo na sétima posição. Moreno segue pressionando Pryce.
[Volta 10] Jones sai do vácuo de Boutsen na reta principal e toma a linha de dentro para a freada da Crowthorne, onde consegue a ultrapassagem. Moreno, preso atrás de Pryce, acaba sofrendo o ataque de Baldi na reta principal. O italiano tem mais potência no motor Alfa Romeo e puxa para a direita na entrada da Crowthorne, deixando o brasileiro para trás. Moreno tenta reaver a posição na Sunset, mas o italiano fecha bem.

Fim da 10ª Volta: Prost - Rosberg - Piquet - Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Pryce - Baldi - Moreno - Alboreto - Warwick - De Cesaris - Guerrero - Cecotto - Cheever

[Volta 11] Rosberg cola em Prost e pressiona. Scheckter vem se aproximando de Hunt. Baldi vem pra cima de Pryce e logo consegue a ultrapassagem, vindo por dentro na Sunset.

Fim da 11ª Volta: Prost - Rosberg - Piquet - Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Baldi - Pryce - Moreno - Alboreto - Warwick - De Cesaris - Guerrero - Cecotto - Cheever

[Volta 12] Prost bloqueia a linha de dentro na Crowthorne e segura Rosberg. O francês precisa da vitória para conquistar o título e vai resistindo. Já o finlandês quer sua primeira vitória pela Ferrari e segue pressionando. Pryce tem problemas e Moreno passa facilmente na Barbeque. O britânico traz o carro até os boxes e abandona.

Fim da 12ª Volta: Prost - Rosberg - Piquet - Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Baldi - Moreno - Alboreto - Warwick - De Cesaris - Guerrero - Cecotto - Cheever - Pryce(fora)

[Volta 13] Prost bloqueia a linha de dentro mais uma vez na Crowthorne e fecha Rosberg. O finlandês porém tem mais aderência na saída da curva, já que conta com pneus macios, e volta a atacar. Os dois deixam retardatários para trás e Rosberg pega o vácuo do francês. Na Sunset, Rosberg vem por fora e divide a curva com Prost. O francês tenta espalhar para cima do Ferrari, mas o finlandês mantém-se firme e chega em vantagem na Clubhouse, onde desta vez é ele quem espalha para cima do adversário e consegue a ultrapassagem por dentro. Bela disputa!

Fim da 13ª Volta: Rosberg - Prost - Piquet - Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Baldi - Moreno - Alboreto - Warwick - De Cesaris - Guerrero(1) - Cecotto(1) - Cheever(1)

[Volta 14] Scheckter vem chegando em Hunt. Jones vem aos poucos se aproximando de Fittipaldi.

Fim da 14ª Volta: Rosberg - Prost - Piquet - Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Baldi - Moreno - Alboreto - Warwick - De Cesaris(1) - Guerrero(1) - Cecotto(1) - Cheever(1)

[Volta 15] Scheckter cola em Hunt. Rosberg deixa mais um retardatário para trás e vai abrindo na frente.

Fim da 15ª Volta: Rosberg - Prost - Piquet - Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Baldi - Moreno - Alboreto - Warwick(1) - De Cesaris(1) - Guerrero(1) - Cecotto(1) - Cheever(1)

[Volta 16] Scheckter cola em Hunt.
[Volta 17] Prost vem lento após a Barbeque e vai parando. O sonho do título vai chegando ao fim para o francês. Ele encosta seu Savoia após a Sunset e abandona. O piloto sai do carro bastante frustrado, pois fazia boa prova e tinha chance de sair com a vitória. Scheckter pressiona Hunt. Jones cola em Fittipaldi.

Fim da 17ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Baldi - Moreno - Alboreto - Prost(fora) - Warwick(1) - De Cesaris(1) - Guerrero(1) - Cecotto(1) - Cheever(1)

[Volta 18] Rosberg tem 4,4 segundos de vantagem sobre Piquet e segue abrindo na frente. Empurrado pela torcida, Scheckter segue pressionando Hunt. O sulafricano tenta o ataque por dentro na Sunset, mas Hunt fecha e os dois quase se tocam. Jones segue na cola de Fittipaldi.

Fim da 18ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Baldi - Moreno - Alboreto - Warwick(1) - De Cesaris(1) - Guerrero(1) - Cecotto(1) - Cheever(1) - Prost(fora)

[Volta 19] Scheckter tenta agora vir por fora na Sunset. Hunt espalha para cima do sulafricano e os dois tocam roda com roda. Scheckter coloca duas rodas fora da pista e Hunt se recupera. Briga quente pela terceira posição! Fittipaldi vai administrando Jones atrás de si.

Fim da 19ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Baldi - Moreno - Alboreto - Warwick(1) - De Cesaris(1) - Guerrero(1) - Cecotto(1) - Cheever(1)

[Volta 20] O público sulafricano vinha empolgado com a performance de Scheckter, mas a decepção toma conta quando o piloto da Biscazzi vem soltando fumaça pela reta principal. Mais um candidato ao título vai ficando pelo caminho. O piloto sai do carro a acena para os torcedores, agradecendo o apoio. Infelizmente não deu mais uma vez para o sulafricano, após chegar dois anos seguidos à última etapa com chances de título. O Brasil está em festa, pois agora restam apenas Piquet e Fittipaldi na briga pelo campeonato.

Fim da 20ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Baldi - Moreno - Alboreto - Scheckter(fora) - Warwick(1) - De Cesaris(1) - Guerrero(1) - Cecotto(1) - Cheever(1)

[Volta 21] Rosberg já abre 5,9 segundos de Piquet. Jones segue perseguindo Fittipaldi, mas o brasileiro não permite a aproximação do australiano, que não consegue atacar.

Fim da 21ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Baldi - Moreno - Alboreto - Warwick(1) - De Cesaris(1) - Guerrero(1) - Cecotto(1) - Cheever(1) - Scheckter(fora)

[Volta 22] Neste monento a única briga direta por posição ocorre entre Cecotto e Cheever. Jones continua seguindo Fittipaldi de perto, mas sem conseguir ameçar de fato o brasileiro.

Fim da 22ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Palmer - Baldi - Moreno - Alboreto - Warwick(1) - De Cesaris(1) - Guerrero(1) - Cecotto(1) - Cheever(1)

[Volta 23] Com Piquet em segundo e Fittipaldi em quarto, o piloto da Savoia vai levando o bicampeonato. Emerson não consegue se aproximar dos líderes, mais está mais pesado e irá parar mais tarde, tendo a chance de se aproximar no intervalo entre as paradas.
[Volta 24] Johansson vem chegando em Boutsen. Cheever segue pressionando Cecotto.
[Volta 25] Palmer tem problemas e pára após a Jukskei Sweep, abandonando a prova.

Fim da 25ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Baldi - Moreno - Alboreto - Palmer(fora) - Warwick(1) - De Cesaris(1) - Guerrero(1) - Cecotto(1) - Cheever(1)

[Volta 26] Alboreto, em uma estratégia sem paradas, vem muito pesado e acaba tomando uma volta do líder Rosberg. Além do italiano, o finlandês livra-se de outros três retardatários, em tráfego intenso nesta volta.

Fim da 26ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Baldi - Moreno - Alboreto(1) - Warwick(1) - De Cesaris(1) - Palmer(fora) - Guerrero(2) - Cecotto(2) - Cheever(2)

[Volta 27] Rosberg vem 8,5 segundos à frente de Piquet e segue driblando os retardatários, rumo à vitória. Johansson cola em Boutsen.

Fim da 27ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Baldi - Moreno - Alboreto(1) - Warwick(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cecotto(2) - Cheever(2) - Palmer(fora)

[Volta 28] Boutsen segura Johansson na Sunset.

Fim da 28ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Baldi - Moreno - Alboreto(1) - Warwick(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cecotto(2) - Cheever(2)

[Volta 29] Johansson segue pressionando Boutsen. A equipe Terrible Emerson é a primeira a se movimentar nos boxes.
[Volta 30] Boutsen fecha Johansson por dentro na Crowthorne e continua resistindo. Warwick nos boxes, para troca de pneus.

Fim da 30ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - De Angelis - Mansell - Bellof - Baldi - Moreno - Alboreto(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cecotto(2) - Cheever(2) - Warwick(2)

[Volta 31] Johansson segue na cola de Boutsen, enquanto a equipe Tyrant se prepara para recebê-lo nos boxes.
[Volta 32] Johansson nos boxes.

Fim da 32ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Jones - Boutsen - De Angelis - Mansell - Bellof - Johansson - Baldi - Moreno(1) - Alboreto(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cecotto(2) - Cheever(2) - Warwick(2)

[Volta 33] De Angelis solta fumaça pela reta principal e encosta, abandonando a prova. O motor TAG-Porsche não resiste mais uma vez. Baldi se aproxima de Johansson.

Fim da 33ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Bellof - Johansson - Baldi - De Angelis(fora) - Moreno(1) - Alboreto(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cecotto(2) - Cheever(2) - Warwick(2)

[Volta 34] Rosberg parece sentir o desgaste dos pneus macios e Piquet vem descontando a diferença. A Ferrari se prepara nos boxes, mas a parada de Hunt está prevista para antes. A Highwind também se apronta. Baldi, muito mais leve, vem por dentro na Sunset e passa Johansson.

Fim da 34ª Volta: Rosberg - Piquet - Hunt - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Bellof - Baldi - Johansson - Moreno(1) - Alboreto(1) - De Angelis(fora) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cecotto(2) - Cheever(2) - Warwick(2)

[Volta 35] Hunt vai aos boxes. O britânico também vinha sentindo o desgaste dos pneus. Moreno nos pits.

Fim da 35ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Hunt - Bellof - Baldi - Johansson - Alboreto(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cecotto(2) - Cheever(2) - Warwick(2) - De Angelis(fora)

[Volta 36] Rosberg segue na pista com os pneus desgastados e permite a aproximação de Piquet.

Fim da 36ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Hunt - Bellof - Baldi - Johansson - Alboreto(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cecotto(2) - Cheever(2) - Warwick(2)

[Volta 37] A Ferrari finalmente começa a se aprontar para receber Rosberg.
[Volta 38] A diferença entre Rosberg e Piquet, que já foi de mais de 10 segundos, está em 5,6 neste momento. Savoia, Williams e Rocca começam a se praparar nos pits. Rosberg vem para os boxes.

Fim da 38ª Volta: Piquet - Fittipaldi - Jones - Rosberg - Boutsen - Mansell - Hunt - Bellof - Baldi - Johansson - Alboreto(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cecotto(2) - Cheever(2) - Warwick(2)

[Volta 39] A Terrible Emerson se prepara para receber Cecotto. Piquet nos boxes. Mansell e Baldi também páram.

Fim da 39ª Volta: Fittipaldi - Jones - Piquet - Rosberg - Boutsen - Hunt - Bellof - Mansell - Johansson - Alboreto - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cecotto(2) - Cheever(2) - Warwick(2)

[Volta 40] Piquet volta logo à frente de Rosberg. Contando com as paradas de Fittipaldi e Jones que devem ocorrer em breve, o brasileiro dá um importante passo para conquistar a vitória e o título. Bellof, que ainda não parou, se aproxima muito rapidamente de Hunt e faz a ultrapassagem por dentro na Leeukop. Cecotto nos boxes.

Fim da 40ª Volta: Fittipaldi - Jones - Piquet - Rosberg - Boutsen - Bellof - Hunt - Mansell - Johansson - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cheever(2) - Warwick(2) - Cecotto(3)

[Volta 41] Fittipaldi lidera, com 1 segundo de vantagem sobre Jones. Porém, ambos ainda não pararam, assim como Boutsen e Bellof.
[Volta 42] Piquet abre 1,7 segundo de Rosberg e vai se distanciando do finlandês, já que agora calça pneus macios, enquanto o nórdico usa pneus duros.
[Volta 43] Bellof solta fumaça pela Jukskei Sweep e vai parando. A Project Four tinha grandes esperanças de pontos para esta corrida, mas os motores BMW não resistem. Boutsen, mais leve, se aproxima de Rosberg.

Fim da 43ª Volta: Fittipaldi - Jones - Piquet - Rosberg - Boutsen - Hunt - Mansell - Johansson - Bellof(fora) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cheever(2) - Warwick(2) - Cecotto(3)

[Volta 44] A equipe Tyrant se prepara para receber Jones. Boutsen chega em Rosberg.

Fim da 44ª Volta: Fittipaldi - Jones - Piquet - Rosberg - Boutsen - Hunt - Mansell - Johansson - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - Bellof(fora) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cheever(2) - Warwick(3) - Cecotto(3)

[Volta 45] A Fittipaldi também começa a se preparar para receber Emerson. Boutsen sai do vácuo de Rosberg e mergulha por dentro na Sunset, conseguindo a ultrapassagem. Jones nos boxes.

Fim da 45ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Boutsen - Rosberg - Jones - Hunt - Mansell - Johansson - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Bellof(fora) - Cheever(3) - Warwick(3) - Cecotto(3)

[Volta 46] Fittipaldi vai aos boxes. Desta vez a equipe brasileira faz um trabalho perfeito e devolve o patrão para a pista sem problemas.

Fim da 46ª Volta: Piquet - Boutsen - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Hunt - Mansell - Johansson - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cheever(3) - Warwick(3) - Cecotto(3) - Bellof(fora)

[Volta 47] Johansson se aproxima de Mansell para brigar pela sétima posição. A Fittipaldi já está pronta novamente, agora para a parada de Boutsen. O belga vem aos boxes para troca de pneus e reabastecimento.

Fim da 47ª Volta: Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Hunt - Mansell - Johansson - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(2) - Cheever(3) - Warwick(3) - Cecotto(3)

[Volta 48] Piquet tem 3,9 segundos de vantagem sobre Rosberg, que vem 12,9 segundos à frente de Fittipaldi. O piloto do carro 7 vê suas chances de título cada vez mais remotas. O brasileiro é neste momento ligeiramente mais rápido que Rosberg, no entanto tem uma grande diferença para descontar. Além disso, precisa contar com algum problema no carro de Piquet, já que só interessa a vitória. Johansson cola em Mansell.

Fim da 48ª Volta: Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Hunt - Mansell - Johansson - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(3) - Cecotto(3)

[Volta 49] Johansson pressiona Mansell. Hunt tem problemas e vem lento pela Sunset. O britânico se arrasta por mais alguns metros e encosta na Leeukop, abandonando a prova. Uma segunda metade de temporada péssima para o britânico lhe afastaram da disputa pelo título e podem lhe tirar da Ferrari também. Hunt não chega ao pódium deste o GP da Bélgica, sexta etapa do campeonato.

Fim da 49ª Volta: Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Johansson - Hunt(fora) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(3) - Cecotto(3)

[Volta 50] Mansell fecha Johansson na Crowthorne e vai resistindo. A briga agora vale a sexta posição.

Fim da 50ª Volta: Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Johansson - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - Hunt(fora) - De Cesaris(2) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(3) - Cecotto(3)

[Volta 51] Mansell segue resistindo aos ataques de Johansson.

Fim da 51ª Volta: Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Johansson - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(2) - Hunt(fora) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(3) - Cecotto(3)

[Volta 52] Mansell bloqueia a linha de dentro na Crothorne e fecha Johansson. O sueco tenta o ataque novamente na Sunset, mas o britânico está atento que fecha mais uma vez.

Fim da 52ª Volta: Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Johansson - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(3) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(3) - Cecotto(3) - Hunt(fora)

[Volta 53] Johansson tenta vir por dentro novamente na Crowthorne e Mansell fecha mais uma vez. Briga boa pela sexta posição.

Fim da 53ª Volta: Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Johansson - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(3) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(3) - Cecotto(3)

[Volta 54] Johansson sai do vácuo de Mansell na reta principal e consegue tomar a linha de dentro na entrada da Crowthorne, onde consegue a ultrapassagem.

Fim da 54ª Volta: Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - Mansell - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(3) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(3) - Cecotto(3)

[Volta 55] Piquet vira duas voltas ruins em seqüência e Rosberg diminui a diferença para 4,7 segundos. Será que o brasileiro tem problemas e tornará esta decisão dramática?
[Volta 56] A diferença entre Piquet e Rosberg cai agora para 4 segundos. Piquet tem problemas. Enquanto isso, Fittipaldi é o mais rápido da pista e vem se aproximando de Rosberg. Final dramático em Kyalami! Cecotto solta fumaça pela Sunset e vai parando.

Fim da 56ª Volta: Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - Mansell - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(3) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(3) - Cecotto(fora)

[Volta 57] Piquet segue na pista, mas parece ter perdido potência no motor e vê Rosberg reduzir cerca de 0,7 segundos por volta. Fittipaldi também vem se aproximando, sendo inclusive mais rápido que Rosberg. Jones vem 2,4 segundos atrás do brasileiro e também é mais rápido que Piquet. O título do piloto da Savoia passa a ficar em risco no panorama atual, pois se Fittipaldi vencer e Piquet chegar apenas em quarto, Emerson é campeão!

Fim da 57ª Volta: Piquet - Rosberg - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - Mansell - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(3) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(3)

[Volta 58] E segue o drama de Piquet. A diferença em relação a Rosberg está em 2,6 segundos.
[Volta 59] O ritmo de Piquet vem caindo cada vez mais e Rosberg cola no brasileiro. Fittipaldi vem andando 0,5 segundo mais rápido que o finlandês e também se aproxima.
[Volta 60] Sem potência, Piquet vê Rosberg pegar o vácuo e puxar para a direita na reta principal, superando o Savoia antes mesmo da Crowthorne. Fittipaldi vem 10,5 segundos atrás.

Fim da 60ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Johansson - Mansell - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(3) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(3)

[Volta 61] Após passar Piquet com facilidade, Rosberg abre na frente, rumo à sua primeira vitória pela Ferrari. Fittipaldi, calçando pneus macios, vem voando baixo e descontando a diferença que o separa de Piquet. O brasileiro ainda é cerca de 0,5 segundo mais rápido que Rosberg, o que lhe possibilita chegar em Rosberg para brigar pela vitória e conseqüentemente o título. Os mecânicos nos boxes da equipe brasileira, assim como os fãs de Emmo, se enchem de esperanças.
[Volta 62] Rosberg abre 1,9 segundo de Piquet, enquanto o brasileiro vem 7,3 à frente de Fittipaldi. O piloto do carro 7 no entanto vem cerca 1,6 segundo mais rápido e deve chegar em breve.
[Volta 63] Fittipaldi segue se aproximando de Piquet. Jones também vem descontando a diferença em relação ao piloto da Savoia. Boutsen também é mais rápido que o brasileiro.
[Volta 64] A diferença entre Piquet e Fittipaldi cai para 4,1 segundos. Johansson tem problemas e vem lento. O sueco traz o carro até os boxes e, após análise dos mecânicos, decide abandonar a prova.

Fim da 64ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Johansson(fora) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(3) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(3)

[Volta 65] A diferença entre Rosberg e Piquet está em 5,5 segundos. Fittipaldi vem 2,5 segundos atrás.

Fim da 65ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - Johansson(fora) - De Cesaris(3) - Guerrero(3) - Cheever(3) - Warwick(4)

[Volta 66] A diferença entre Piquet e Fittipaldi cai para menos de 1 segundo. Agora é visual. Jones vem 4,7 segundos atrás. Piquet precisa tentar atrasar Fittipaldi ao máximo, para que o mesmo não tenha tempo de chegar em Rosberg. Fittipaldi tenta o ataque por dentro na Sunset, mas Piquet fecha e obriga o brasileiro a reduzir para não bater. O piloto da Savoia segura o compatriota pelo miolo e resiste bravamente na segunda posição. Vale o título!!

Fim da 66ª Volta: Rosberg - Piquet - Fittipaldi - Jones - Boutsen - Mansell - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - Johansson(fora) - De Cesaris(3) - Guerrero(3) - Cheever(4) - Warwick(4)

[Volta 67] Fittipaldi havia saído da Kink no vácuo de Piquet. Emmo puxa para a direita, mas Piquet acompanha. Fittipaldi volta para a esquerda e novamente Piquet acompanha. Os dois vão se aproximando da Crowthorne quando Fittipaldi ameaça vir por dentro, trazendo Piquet, mas puxa para a esquerda subitamente e vem por fora. Piquet fica com a linha de dentro para se defender. Fittipaldi vai superando o compatriota por fora. No desespero, o piloto da Savoia tenta frear mais tarde e espalhar para cima de Emmo para se defender, mas acaba travando as rodas e... os dois colidem!!! A decisão do mundial acaba com os dois pilotos enroscados na área de escape!! O público se levanta nas arquibancadas e leva as mãos à cabeça! Mecânicos das duas equipes também incrédulos! Os dois pilotos vão saindo de seus carros e Fittipaldi logo trata de ir em direção a Piquet, abrindo os braços e reclamando da manobra do compatriota. A fechada de Piquet conseguiu tirar o boa praça Emerson do sério. O piloto da Savoia segura o ombro de Fittipaldi e parece pedir desculpas, alegando que não teve culpa ou algo do tipo. Fittipaldi vira-se e sai balançando a cabeça negativamente. Piquet pula o muro de proteção e depois de caminhar alguns metros vibra discretamente, comemorando o bicampeonato! Toda essa situação ainda vai dar muito o que falar!

Fim da 67ª Volta: Rosberg - Jones - Boutsen - Mansell - Piquet(fora) - Fittipaldi(fora) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(3) - Johansson(fora) - Guerrero(4) - Cheever(4) - Warwick(4)

[Volta 68] Jones assume a segunda posição, com Boutsen em terceiro. A posição do belga vai ao menos garantindo o terceiro lugar da Fittipaldi no mundial de construtores. Mansell, quarto, vai levando a Williams ao quinto lugar no campeonato.

Fim da 68ª Volta: Rosberg - Jones - Boutsen - Mansell(1) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - Piquet(fora) - Fittipaldi(fora) - De Cesaris(3) - Guerrero(4) - Cheever(4) - Warwick(4) - Johansson(fora)

[Volta 69] Alboreto agora é quinto, após corrida discretíssima sem fazer paradas, enquanto Baldi vem em sexto e vai marcando seu primeiro ponto na temporada.

Fim da 69ª Volta: Rosberg - Jones - Boutsen - Mansell(1) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - Piquet(fora) - Fittipaldi(fora) - De Cesaris(3) - Guerrero(4) - Cheever(4) - Warwick(4)

[Volta 70] Rosberg vem 11,7 segundos de Jones e segue firme rumo à vitória. Já o australiano vem mantendo 8 segundos de vantagem sobre Boutsen e vai garantindo o segundo lugar, no que pode ser seu único pódium pela Tyrant. O campeão de 1980 vai se despedindo com um grande resultado.

Fim da 70ª Volta: Rosberg - Jones - Boutsen - Mansell(1) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(3) - Piquet(fora) - Fittipaldi(fora) - Guerrero(4) - Cheever(4) - Warwick(4)

[Volta 71] Guerrero sofre com o desgaste dos pneus e Cheever se aproxima.

Fim da 71ª Volta: Rosberg - Jones - Boutsen - Mansell(1) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(4) - Guerrero(4) - Cheever(4) - Warwick(4) - Piquet(fora) - Fittipaldi(fora)

[Volta 72] O campeonato de 1983 vai chegando ao fim. Os pilotos procuram poupar seus carros para chegar ao final. Guerrero no entanto tem problemas e vem até os boxes. Os mecânicos verificam o carro e tentam consertar algo na traseira, devolvendo-o para a pista em seguida.

Fim da 72ª Volta: Rosberg - Jones - Boutsen - Mansell(1) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(1) - De Cesaris(4) - Cheever(4) - Warwick(4) - Guerrero(5)

[Volta 73] O problema de Guerrero parece não ter sido resolvido e o colombiano estaciona na Clubhouse, abandonando a prova.

Fim da 73ª Volta: Rosberg - Jones - Boutsen - Mansell(1) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(2) - De Cesaris(4) - Cheever(4) - Warwick(4) - Guerrero(fora)

[Volta 74] Rosberg se aproxima da vitória. Jones e Boutsen mantêm a distância entre si.

Fim da 74ª Volta: Rosberg - Jones - Boutsen - Mansell(1) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(2) - De Cesaris(4) - Cheever(4) - Warwick(4)

[Volta 75] De Cesaris sofre com o desgaste dos pneus, mas vai tentando levar seu Galaxy até o final, na oitava posição. Cheever vem se aproximando rapidamente do italiano.
[Volta 76] Piquet vem chegando no pitlane para comemorar o título junto à equipe Savoia.
[Volta 77] Rosberg abre a última volta. Piquet chega à garagem da Savoia, onde é recebido com festa pelos mecânicos. O brasileiro é bicampeão! Rosberg traz seu Ferrari na ponta dos dedos e recebe a bandeirada quadriculada, vencendo pela primeira vez na Ferrari! Festa da equipe vermelha! Jones completa em segundo e comemora muito seu último pódium na F1, se aponsentando com chave de ouro. Boutsen fecha o pódium, garantindo o terceiro lugar da Fittipaldi entre os construtores. Mansell, Alboreto e Baldi, comemorando muito mais um ponto conquistado na carreira com a Rocca, fecham o top-6. Moreno é sétimo e conquista o melhor resultado de sua carreira e da Highwind. De Cesaris, mesmo com os pneus em frangalhos, segura Cheever no final e chega em oitavo.

Fim da Corrida: Rosberg - Jones - Boutsen - Mansell(1) - Alboreto(1) - Baldi(1) - Moreno(2) - De Cesaris(4) - Cheever(4) - Warwick(4)

Classificação - Final:

Keke ROSBERG (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1h27'57"366
Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) +12"067
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) +18"910
Nigel MANSELL (Williams/TAG-Porsche/Michelin) +1 volta
Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) +1 volta
Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) +1 volta
Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) +2 voltas
Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) +4 voltas
Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) +4 voltas
10º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) +4 voltas

AB Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 67 voltas
AB Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 66 voltas
AB Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 66 voltas
AB Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 63 voltas
AB Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 52 voltas
AB James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 48 voltas
AB Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 42 voltas
AB Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 32 voltas
AB Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 24 voltas
AB Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) 19 voltas
AB Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 16 voltas
AB Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 11 voltas
AB Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 4 voltas
AB Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 0 voltas
AB Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) 0 voltas
AB Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 0 voltas

NQ Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin)


Quebras/Acidentes:

Fabi =($0)= ignição

Boesel =($200)= acidente

Rothengatter =($200)= acidente

Patrese =($0)= motor

Pryce =($0)= turbo

Prost =($300)= embreagem

Scheckter =($500)= motor

Palmer =($300)= transmissão

De Angelis =($0)= motor

Bellof =($0)= motor

Hunt =($300)= câmbio

Cecotto =($500)= motor

Johansson =($100)= freios

Fittipaldi =($200)= acidente

Piquet =($200)= acidente

Guerrero =($100)= suspensão
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon 25/8/2014, 23:49

Mundial de Pilotos:

1º N. Piquet = 47 pts.
2º E. Fittipaldi = 41 pts.
3º A. Prost = 39 pts.
4º J. Scheckter = 38 pts.
5º K. Rosberg = 35 pts.
6º J. Hunt = 30 pts.
7º T. Boutsen = 22 pts.
8º M. Alboreto = 21 pts.
9º N. Lauda = 18 pts.
10º R. Patrese = 15 pts.
11º E. De Angelis = 13 pts.
12º A. Jones = 13 pts.
13º R. Arnoux = 11 pts.
14º S. Johansson = 11 pts.
15º S. Bellof = 10 pts.
16º N. Mansell = 6 pts.
17º T. Pryce = 3 pts.
18º J. Palmer = 1 pt.
--- M. Baldi = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Savoia = 86 pts.
2º Ferrari = 76 pts.
3º Fittipaldi = 63 pts.
4º Biscazzi = 59 pts.
5º Williams = 26 pts.
6º Project Four = 25 pts.
7º Tyrant = 24 pts.
8º Renault = 12 pts.
9º Rocca = 4 pts.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3913
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Lee James 25/8/2014, 23:58

Ganhar do Piquet até teria como, em uma situação atípica como essa. Mas ganhar do simulador tá provado que é impossível.
Como já havia adiantado, parabéns ao Iuri e ao Piquet. O ano de 83 já valeu o retorno à GPM via desafio
Lee James
Lee James

Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Rodrigo Rocca 26/8/2014, 00:17

Parabéns ao Iuri por mais um título. Parabéns ao Victor pela temporada fantástica, "manager of the year".

E valeu Baldi! Corridaça! Pontinho merecido por tudo o que fez no ano, enfrentou uma série de azares e abalroamentos, já merecia esses pontos em Paul Ricard.
Decepcionamos um pouco na primeira metade da temporada, mas brilhamos na segunda, com quatro pontos e pontuando em três corridas seguidas Very Happy
Rodrigo Rocca
Rodrigo Rocca

Mensagens : 411
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 72
Localização : Catania, Itália

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul Empty Re: 1983 - 15ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos