Motores
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Motores
Tópico destinado à apresentação dos atributos e condições de contratação dos Motores disponíveis no mercado.
Fornecedores e Condições
Para todas as marcas:
Contrato básico:
- exclusividade de contrato (só pode assinar com um único fabricante e único modelo, inclusive não é permitido usar motor próprio e de terceiros na mesma temporada);
- deve ser assinado obrigatoriamente no período de negociações (virada de ano);
- inclui manutenção de dois motores na equipe, além de um motor reserva (que pode ser utilizado no carro reserva ou para repor um dos motores titulares);
- inclui fornecimento de combustível e lubrificantes de fabricante homologado para o motor;
- as equipes patrocinadas por fabricantes de combustíveis e lubrificantes terão estes insumos destas marcas, independente do fornecedor de motor;
- prevista substituição do motor a cada quebra, ou depois de três corridas, independente de quebra. No entanto, se a quebra ocorrer entre o treino e a corrida, a equipe deve ficar responsável pelo conserto, tendo a fornecedora que apenas disponibilizar as peças necessárias. Tendo quebra no treino, se o mesmo motor for usado na corrida terá 1 ponto a menos em durabilidade. Depois da corrida ele é substituído mesmo que não volte a quebrar;
- as equipes têm o direito de apenas usar os motores. Os mesmos não podem ser vendidos ou emprestados e são recolhidos após cada substituição por um novo e ao fim da temporada.
Regulamento parcerias:
- alguns fornecedores de motores estão disponíveis no formato de parcerias (períodos de 1 a 3 anos, sem possibilidade de rescisão);
- as parcerias prevêem a contratação de um engenheiro de motor (pago pelo fornecedor/montadora) capaz de fazer acertos no carro e desenvolver pacotes de melhorias (caso a equipe disponha de fábrica de motores e engenheiro com o atributo no mínimo igual ao do motor para serem desenvolvidos);
- não são permitidos upgrades em motores de terceiros;
- os engenheiros de motor disponibilizados são indicados pelo fornecedor/montadora, sem influência das equipes na contratação.
Outras características:
- os contratos têm a duração sempre por temporadas, até um máximo de três;
- as definições de fornecimento por concorrência se dão através dos critérios de argumentação conforme regulamento;
- em contratos de mais de uma temporada, a equipe pode optar por cancelar o contrato ao final de uma das temporadas pagando uma multa no valor de todo o restante do contrato (exceto nos casos de parcerias);
- caso a equipe se mostre sem condições de cumprir as restrições dadas pelos fornecedores, os contratos podem ser imediatamente cancelados, inclusive contratos já assinados de mais de uma temporada, antes de iniciar os mesmos ou nos períodos de negociações ao longo da duração do contrato. Não há cobrança de multa nestas situações.
Ferrari
Modelo: Tipo 048
Configuração: 3.0 V10
Potência: 10
Durabilidade: 10
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Shell
Origem: Itália
Restrição: contrato assinado com a Rocca.
Contrato: Parceria, $900 pm, com duração de 2 temporadas.
Engenheiro de motores: Paolo Martinelli
Modelo: Tipo 047
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9
Durabilidade: 10
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Petronas
Origem: Itália
Restrição: está disponível para uma equipe, determinada através de concorrência direta.
Contrato: Básico, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Ford-Cosworth
Modelo: CR-1
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Combustível: Texaco
Origem: Grã-Bretanha
Restrição: contrato assinado com a Vector.
Contrato: Parceria, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Engenheiro de motores: Geoff Goddard
Modelo: VJ Zetec-R
Configuração: 3.0 V10
Potência: 8
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Combustível: Elf
Origem: Grã-Bretanha
Restrição: está disponível para uma equipe, determinada através de concorrência direta (pode aumentar para até duas equipes caso não haja disponibilidade de motores fornecidos por outras equipes).
Contrato: Básico, $700 pm, com duração de 1 temporada.
Hart
Modelo: 1030
Configuração: 3.0 V8
Potência: 7
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Combustível: Elf
Origem: Grã-Bretanha
Restrição: contrato assinado com a Onyx.
Contrato: Parceria, $700 pm, com duração de 1 temporada.
Engenheiro de motores: Brian Hart
Mercedes-Benz
Modelo: FO 110H
Configuração: 3.0 V10
Potência: 10
Durabilidade: 9
Leveza: 10
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Mobil
Origem: Alemanha
Restrição: contrato assinado com a Biscazzi.
Contrato: Parceria, $900 pm, com duração de 2 temporadas.
Engenheiro de motores: Gilles Simon
Mugen Honda
Modelo: MF-301HD
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Combustível: Elf
Origem: Japão
Restrição: contrato de parceria assinado com a Coloni e contrato básico pré-assinado com a BAR.
Contrato 1: Parceria, $750 pm, com duração de 2 temporadas.
Engenheiro de motores: Hiroshi Shirai
Contrato 2: Básico, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Peugeot
Modelo: A18
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Total
Origem: França
Restrição: contrato assinado com a Minardi.
Contrato: Parceria, $750 pm, com duração de 2 temporadas.
Engenheiro de motores: Jean-Pierre Boudy
Savoia
Modelo: Resumpsit Fangio 6768
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9,2
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Agip
Origem: Itália
Restrição: está disponível para uma equipe, com critérios a definir pela Savoia (disponibilidade também a confirmar pela mesma).
Contrato: Básico, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Supertec
Modelo: FB01
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Elf, Castrol ou Agip
Origem: França
Restrição: está disponível para três equipes, sendo uma através de parceria e duas para fornecimento básico, definidas através de concorrência direta.
Contrato 1: Parceria, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Engenheiro pretendido: Denis Chevrier
Contrato 2: Básico, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Contrato básico:
- exclusividade de contrato (só pode assinar com um único fabricante e único modelo, inclusive não é permitido usar motor próprio e de terceiros na mesma temporada);
- deve ser assinado obrigatoriamente no período de negociações (virada de ano);
- inclui manutenção de dois motores na equipe, além de um motor reserva (que pode ser utilizado no carro reserva ou para repor um dos motores titulares);
- inclui fornecimento de combustível e lubrificantes de fabricante homologado para o motor;
- as equipes patrocinadas por fabricantes de combustíveis e lubrificantes terão estes insumos destas marcas, independente do fornecedor de motor;
- prevista substituição do motor a cada quebra, ou depois de três corridas, independente de quebra. No entanto, se a quebra ocorrer entre o treino e a corrida, a equipe deve ficar responsável pelo conserto, tendo a fornecedora que apenas disponibilizar as peças necessárias. Tendo quebra no treino, se o mesmo motor for usado na corrida terá 1 ponto a menos em durabilidade. Depois da corrida ele é substituído mesmo que não volte a quebrar;
- as equipes têm o direito de apenas usar os motores. Os mesmos não podem ser vendidos ou emprestados e são recolhidos após cada substituição por um novo e ao fim da temporada.
Regulamento parcerias:
- alguns fornecedores de motores estão disponíveis no formato de parcerias (períodos de 1 a 3 anos, sem possibilidade de rescisão);
- as parcerias prevêem a contratação de um engenheiro de motor (pago pelo fornecedor/montadora) capaz de fazer acertos no carro e desenvolver pacotes de melhorias (caso a equipe disponha de fábrica de motores e engenheiro com o atributo no mínimo igual ao do motor para serem desenvolvidos);
- não são permitidos upgrades em motores de terceiros;
- os engenheiros de motor disponibilizados são indicados pelo fornecedor/montadora, sem influência das equipes na contratação.
Outras características:
- os contratos têm a duração sempre por temporadas, até um máximo de três;
- as definições de fornecimento por concorrência se dão através dos critérios de argumentação conforme regulamento;
- em contratos de mais de uma temporada, a equipe pode optar por cancelar o contrato ao final de uma das temporadas pagando uma multa no valor de todo o restante do contrato (exceto nos casos de parcerias);
- caso a equipe se mostre sem condições de cumprir as restrições dadas pelos fornecedores, os contratos podem ser imediatamente cancelados, inclusive contratos já assinados de mais de uma temporada, antes de iniciar os mesmos ou nos períodos de negociações ao longo da duração do contrato. Não há cobrança de multa nestas situações.
Ferrari
Modelo: Tipo 048
Configuração: 3.0 V10
Potência: 10
Durabilidade: 10
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Shell
Origem: Itália
Restrição: contrato assinado com a Rocca.
Contrato: Parceria, $900 pm, com duração de 2 temporadas.
Engenheiro de motores: Paolo Martinelli
Modelo: Tipo 047
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9
Durabilidade: 10
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Petronas
Origem: Itália
Restrição: está disponível para uma equipe, determinada através de concorrência direta.
Contrato: Básico, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Ford-Cosworth
Modelo: CR-1
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Combustível: Texaco
Origem: Grã-Bretanha
Restrição: contrato assinado com a Vector.
Contrato: Parceria, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Engenheiro de motores: Geoff Goddard
Modelo: VJ Zetec-R
Configuração: 3.0 V10
Potência: 8
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Combustível: Elf
Origem: Grã-Bretanha
Restrição: está disponível para uma equipe, determinada através de concorrência direta (pode aumentar para até duas equipes caso não haja disponibilidade de motores fornecidos por outras equipes).
Contrato: Básico, $700 pm, com duração de 1 temporada.
Hart
Modelo: 1030
Configuração: 3.0 V8
Potência: 7
Durabilidade: 8
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Combustível: Elf
Origem: Grã-Bretanha
Restrição: contrato assinado com a Onyx.
Contrato: Parceria, $700 pm, com duração de 1 temporada.
Engenheiro de motores: Brian Hart
Mercedes-Benz
Modelo: FO 110H
Configuração: 3.0 V10
Potência: 10
Durabilidade: 9
Leveza: 10
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Mobil
Origem: Alemanha
Restrição: contrato assinado com a Biscazzi.
Contrato: Parceria, $900 pm, com duração de 2 temporadas.
Engenheiro de motores: Gilles Simon
Mugen Honda
Modelo: MF-301HD
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
Combustível: Elf
Origem: Japão
Restrição: contrato de parceria assinado com a Coloni e contrato básico pré-assinado com a BAR.
Contrato 1: Parceria, $750 pm, com duração de 2 temporadas.
Engenheiro de motores: Hiroshi Shirai
Contrato 2: Básico, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Peugeot
Modelo: A18
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Total
Origem: França
Restrição: contrato assinado com a Minardi.
Contrato: Parceria, $750 pm, com duração de 2 temporadas.
Engenheiro de motores: Jean-Pierre Boudy
Savoia
Modelo: Resumpsit Fangio 6768
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9,2
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Agip
Origem: Itália
Restrição: está disponível para uma equipe, com critérios a definir pela Savoia (disponibilidade também a confirmar pela mesma).
Contrato: Básico, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Supertec
Modelo: FB01
Configuração: 3.0 V10
Potência: 9
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 1,6 km/l
Combustível: Elf, Castrol ou Agip
Origem: França
Restrição: está disponível para três equipes, sendo uma através de parceria e duas para fornecimento básico, definidas através de concorrência direta.
Contrato 1: Parceria, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Engenheiro pretendido: Denis Chevrier
Contrato 2: Básico, $850 pm, com duração de 1 temporada.
Última edição por Saimon em 30/11/2023, 19:29, editado 37 vez(es)
Contratos assinados 1999
BAR = Mugen Honda (básico)
Biscazzi = Mercedes-Benz
Cheytech = Savoia
Coloni = Mugen Honda (parceria)
Fittipaldi = Ferrari 047
Jordan = Supertec (básico)
Minardi = Peugeot
Onyx = Hart
Red Bull = Supertec (parceria)
Rocca = Ferrari 048
Savoia = próprio
Vector = Ford-Cosworth CR-1
Biscazzi = Mercedes-Benz
Cheytech = Savoia
Coloni = Mugen Honda (parceria)
Fittipaldi = Ferrari 047
Jordan = Supertec (básico)
Minardi = Peugeot
Onyx = Hart
Red Bull = Supertec (parceria)
Rocca = Ferrari 048
Savoia = próprio
Vector = Ford-Cosworth CR-1
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