1984 - 14ª Corrida - GP da Itália
+2
Matheus Berçot
Saimon
6 participantes
Página 1 de 1
1984 - 14ª Corrida - GP da Itália
Data fictícia: metade do mês 9
Circuito: Monza
Extensão: 5,800 km (51 voltas / 295,800 km no total)
Comentários iniciais:
O lendário circuito de Monza é um dos mais velozes do calendário. Com longas retas e freadas fortes, o traçado exige bastante do motor e dos freios, além da habilidade dos pilotos em curvas desafiadoras como Lesmos e Parabolica. Os pontos de ultrapassagem são variados, possibilitando grandes disputas.
Traçado:
Condições Climáticas:
Treinos: ensolarado, 23 a 26°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Corrida: ensolarado, 22 a 25°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Prazo para envio dos formulários de corrida: 22:00h de 09/05/15 (sábado)
Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Circuito: Monza
Extensão: 5,800 km (51 voltas / 295,800 km no total)
Comentários iniciais:
O lendário circuito de Monza é um dos mais velozes do calendário. Com longas retas e freadas fortes, o traçado exige bastante do motor e dos freios, além da habilidade dos pilotos em curvas desafiadoras como Lesmos e Parabolica. Os pontos de ultrapassagem são variados, possibilitando grandes disputas.
Traçado:
Condições Climáticas:
Treinos: ensolarado, 23 a 26°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Corrida: ensolarado, 22 a 25°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Prazo para envio dos formulários de corrida: 22:00h de 09/05/15 (sábado)
Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Última edição por Saimon em 8/5/2015, 19:40, editado 1 vez(es)
Treinos
1ª Sessão
Sábado de sol no templo italiano do automobilismo. A "casa" da Savoia recebe a F1 mais uma vez na reta final do campeonato, com a promessa de manter viva a disputa pelo título.
Martini abre os trabalhos virando 1'30"719.
Cecotto marca 1'30"780.
Mansell faz 1'28"485.
Bellof vira 1'27"984.
Piquet registra 1'27"232.
Rosberg é o próximo. O finlandês marca 1'27"318.
Brundle faz 1'29"472.
Hunt registra 1'28"113.
Senna vem na seqüência. O brasileiro força demais na di Lesmos e roda, indo bater na barreira de pneus. Felizmente tudo bem com o piloto, mas sua vida fica complicada no treino, já que terá que usar o carro reserva na segunda sessão.
De Angelis vira 1'27"179.
Baldi marca 1'29"622.
Pryce faz 1'27"971.
Palmer registra 1'29"664.
Fabi é o próximo. O italiano vira 1'28"964.
Alliot faz 1'29"188.
Prost marca 1'27"156, melhor tempo até aqui.
Moreno registra 1'29"087.
Streiff erra na freada da Variante Ascari e roda, parando com duas rodas na caixa de brita. O francês pede desesperadamente a ajuda dos fiscais, que empurram o carro de volta para a pista. Desta forma o piloto não dependerá do reboque para fazer seu carro chegar aos boxes.
Warwick faz 1'28"964, exatamente o mesmo tempo de Fabi.
De Cesaris vira 1'29"670.
Alboreto marca 1'28"397.
Johansson registra 1'28"102.
Berger vira 1'27"956.
Arnoux vem para sua volta. O francês faz 1'27"962.
Boutsen marca 1'27"561.
Patrese registra 1'27"620.
Fittipaldi faz 1'27"326.
Scheckter fecha a primeira sessão virando 1'27"139 e ficando com a liderança deste disputadíssimo treino.
Classificação - 1ª Sessão:
1º Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'27"139
2º Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'27"156
3º Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'27"179
4º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'27"232
5º Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'27"318
6º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'27"326
7º Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'27"561
8º Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'27"620
9º Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'27"956
10º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'27"962
11º Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) 1'27"971
12º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'27"984
13º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'28"102
14º James HUNT (Renault/Renault/Michelin) 1'28"113
15º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'28"397
16º Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'28"485
17º Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'28"964
18º Derek WARWICK (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'28"964
19º Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'29"087
20º Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'29"188
21º Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'29"472
22º Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'29"622
23º Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'29"664
24º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'29"670
25º Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"719
26º Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"780
27º Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) sem tempo
28º Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) sem tempo
2ª Sessão
Martini abre a segunda sessão virando apenas 1'31"023. O italiano fica ameaçado de não participar da prova mais uma vez.
Cecotto marca 1'30"343 e supera o companheiro.
Mansell faz 1'28"462 e pouco melhora seu tempo.
Bellof vira 1'27"291 e pula para quinto. Bela volta do alemão.
Piquet voa baixo e marca 1'26"566, assumindo a liderança. Grande volta.
Rosberg também pisa fundo em seu Williams e faz 1'26"593, ficando apenas 27 milésimos atrás do brasileiro.
Brundle faz apenas 1'29"645 e não melhora seu tempo.
Hunt vira 1'28"057 e ganha uma posição.
Senna, com o carro reserva da Ferrari, registra 1'27"777, o que lhe dá a décima posição neste momento.
De Angelis faz 1'26"802 e sobe para terceiro. Mais um treino forte da Williams.
Baldi marca 1'29"617 e não melhora sua posição.
Pryce vira 1'27"718 e pula para décimo.
Palmer faz 1'29"546 e supera seu companheiro.
Fabi registra 1'28"582 e melhora seu tempo, mas não a posição.
Alliot vira 1'29"091 e pouco melhora em relação à sua marca anterior.
Prost faz 1'26"897, quarto tempo.
Moreno registra 1'28"806 e sobe para décimo nono.
Streiff vira 1'28"053, décimo quarto tempo.
Warwick faz 1'28"520 e sobe para décimo nono.
De Cesaris marca 1'29"344 e pula para vigésimo terceiro.
Alboreto registra 1'28"305 e não melhora sua posição.
Johansson faz 1'27"676 e pula para décimo.
Berger marca 1'27"442 e sobe para oitavo.
Arnoux vira 1'27"706, subindo duas posições.
Boutsen registra 1'27"383 e recupera a oitava posição.
Patrese marca 1'27"133 e sobe para quinto. Boa volta do italiano.
Fittipaldi faz 1'27"165, sétimo tempo.
Scheckter fecha o treino virando 1'26"652 e ficando com a terceira posição.
Classificação - Final:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'26"566
2º Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'26"593
3º Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'26"652
4º Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'26"802
5º Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'26"897
6º Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'27"133
7º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'27"165
8º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'27"291
9º Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'27"383
10º Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'27"442
11º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'27"676
12º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'27"706
13º Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) 1'27"718
14º Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'27"777
15º Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) 1'28"053
16º James HUNT (Renault/Renault/Michelin) 1'28"057
17º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'28"305
18º Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'28"462
19º Derek WARWICK (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'28"520
20º Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'28"582
21º Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'28"806
22º Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'29"091
23º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'29"344
24º Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'29"472
25º Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'29"546
26º Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'29"617
27º Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"343
28º Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"719
Quebras/Acidentes:
Senna =($200)= acidente
Sábado de sol no templo italiano do automobilismo. A "casa" da Savoia recebe a F1 mais uma vez na reta final do campeonato, com a promessa de manter viva a disputa pelo título.
Martini abre os trabalhos virando 1'30"719.
Cecotto marca 1'30"780.
Mansell faz 1'28"485.
Bellof vira 1'27"984.
Piquet registra 1'27"232.
Rosberg é o próximo. O finlandês marca 1'27"318.
Brundle faz 1'29"472.
Hunt registra 1'28"113.
Senna vem na seqüência. O brasileiro força demais na di Lesmos e roda, indo bater na barreira de pneus. Felizmente tudo bem com o piloto, mas sua vida fica complicada no treino, já que terá que usar o carro reserva na segunda sessão.
De Angelis vira 1'27"179.
Baldi marca 1'29"622.
Pryce faz 1'27"971.
Palmer registra 1'29"664.
Fabi é o próximo. O italiano vira 1'28"964.
Alliot faz 1'29"188.
Prost marca 1'27"156, melhor tempo até aqui.
Moreno registra 1'29"087.
Streiff erra na freada da Variante Ascari e roda, parando com duas rodas na caixa de brita. O francês pede desesperadamente a ajuda dos fiscais, que empurram o carro de volta para a pista. Desta forma o piloto não dependerá do reboque para fazer seu carro chegar aos boxes.
Warwick faz 1'28"964, exatamente o mesmo tempo de Fabi.
De Cesaris vira 1'29"670.
Alboreto marca 1'28"397.
Johansson registra 1'28"102.
Berger vira 1'27"956.
Arnoux vem para sua volta. O francês faz 1'27"962.
Boutsen marca 1'27"561.
Patrese registra 1'27"620.
Fittipaldi faz 1'27"326.
Scheckter fecha a primeira sessão virando 1'27"139 e ficando com a liderança deste disputadíssimo treino.
Classificação - 1ª Sessão:
1º Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'27"139
2º Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'27"156
3º Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'27"179
4º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'27"232
5º Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'27"318
6º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'27"326
7º Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'27"561
8º Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'27"620
9º Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'27"956
10º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'27"962
11º Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) 1'27"971
12º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'27"984
13º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'28"102
14º James HUNT (Renault/Renault/Michelin) 1'28"113
15º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'28"397
16º Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'28"485
17º Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'28"964
18º Derek WARWICK (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'28"964
19º Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'29"087
20º Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'29"188
21º Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'29"472
22º Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'29"622
23º Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'29"664
24º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'29"670
25º Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"719
26º Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"780
27º Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) sem tempo
28º Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) sem tempo
2ª Sessão
Martini abre a segunda sessão virando apenas 1'31"023. O italiano fica ameaçado de não participar da prova mais uma vez.
Cecotto marca 1'30"343 e supera o companheiro.
Mansell faz 1'28"462 e pouco melhora seu tempo.
Bellof vira 1'27"291 e pula para quinto. Bela volta do alemão.
Piquet voa baixo e marca 1'26"566, assumindo a liderança. Grande volta.
Rosberg também pisa fundo em seu Williams e faz 1'26"593, ficando apenas 27 milésimos atrás do brasileiro.
Brundle faz apenas 1'29"645 e não melhora seu tempo.
Hunt vira 1'28"057 e ganha uma posição.
Senna, com o carro reserva da Ferrari, registra 1'27"777, o que lhe dá a décima posição neste momento.
De Angelis faz 1'26"802 e sobe para terceiro. Mais um treino forte da Williams.
Baldi marca 1'29"617 e não melhora sua posição.
Pryce vira 1'27"718 e pula para décimo.
Palmer faz 1'29"546 e supera seu companheiro.
Fabi registra 1'28"582 e melhora seu tempo, mas não a posição.
Alliot vira 1'29"091 e pouco melhora em relação à sua marca anterior.
Prost faz 1'26"897, quarto tempo.
Moreno registra 1'28"806 e sobe para décimo nono.
Streiff vira 1'28"053, décimo quarto tempo.
Warwick faz 1'28"520 e sobe para décimo nono.
De Cesaris marca 1'29"344 e pula para vigésimo terceiro.
Alboreto registra 1'28"305 e não melhora sua posição.
Johansson faz 1'27"676 e pula para décimo.
Berger marca 1'27"442 e sobe para oitavo.
Arnoux vira 1'27"706, subindo duas posições.
Boutsen registra 1'27"383 e recupera a oitava posição.
Patrese marca 1'27"133 e sobe para quinto. Boa volta do italiano.
Fittipaldi faz 1'27"165, sétimo tempo.
Scheckter fecha o treino virando 1'26"652 e ficando com a terceira posição.
Classificação - Final:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'26"566
2º Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'26"593
3º Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'26"652
4º Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'26"802
5º Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'26"897
6º Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'27"133
7º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'27"165
8º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'27"291
9º Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'27"383
10º Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'27"442
11º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'27"676
12º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'27"706
13º Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) 1'27"718
14º Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'27"777
15º Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) 1'28"053
16º James HUNT (Renault/Renault/Michelin) 1'28"057
17º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'28"305
18º Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'28"462
19º Derek WARWICK (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'28"520
20º Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'28"582
21º Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'28"806
22º Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'29"091
23º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'29"344
24º Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'29"472
25º Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'29"546
26º Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'29"617
27º Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"343
28º Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"719
Quebras/Acidentes:
Senna =($200)= acidente
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Matheus Berçot- Mensagens : 147
Data de inscrição : 08/01/2013
Re: 1984 - 14ª Corrida - GP da Itália
Recebido Aníbal, Adan, Marcello, Iuri, Matheus Berçot e Rodrigo.
Corrida
Domingo ensolarado em Monza. Estamos na reta final do campeonato, tendo os pilotos da Ferrari, Senna e Scheckter, e Prost, da Savoia, na disputa pelo título. Boutsen, Fittipaldi e Piquet ainda têm chances matemáticas, porém remotas. No grid, temos Piquet mais uma vez largando na frente, com Rosberg ao seu lado. Scheckter e De Angelis dividem a segunda fila, enquanto Prost e Patrese aparecem na terceira. O líder do campeonato Senna aparece apenas em décimo quarto, tendo marcado seu tempo nos treinos com o carro reserva, após uma batida na primeira sessão. Alboreto teve problemas na preparação para a corrida e terá que largar nos boxes.
A direção de prova ordena a saída dos mecânicos da pista e os carros partem para a volta de apresentação. Piquet é saudado pelos tifosi, que lotam as arquibancadas. Em seguida, todos realinham. Em breve teremos a largada.
Largada: Piquet - Rosberg - Scheckter - De Angelis - Prost - Patrese - Fittipaldi - Bellof - Boutsen - Berger - Johansson - Arnoux - Pryce - Senna - Streiff - Hunt - Mansell - Warwick - Fabi - Moreno - Alliot - De Cesaris - Brundle - Palmer - Baldi - Alboreto
[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores. Tudo preparado para a décima quarta etapa da temporada. A direção de prova aguarda o carro médico alinhar no fundo do grid e aciona as luzes verdes: começa o GP da Itália! Piquet larga bem e mantém-se pela linha de dentro. Scheckter deixa Rosberg para trás e De Angelis pega carona com o sulafricano. Prost mantém a quinta posição, enquanto Fittipaldi deixa Patrese para trás e é sexto. Senna sai da primeira chicane na décima segunda posição. Brundle fica parado no grid, enquanto Alboreto larga dos boxes. Boutsen vem por dentro na freada da Variante della Roggia e passa Patrese. No mesmo ponto, Senna sai do vácuo de Berger, vem por dentro e consegue a ultrapassagem. Scheckter vem pra cima de Piquet, trazendo De Angelis consigo. Prost pressiona Rosberg. Mansell sai do vácuo de Fabi e faz a ultrapassagem por dentro na freada da Variante Ascari. Senna pega o vácuo de Bellof no Rettifilo Centrale e toma a linha de dentro na entrada da Parabolica, deixando o alemão para trás.
Fim da 1ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Rosberg - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Patrese - Johansson - Senna - Bellof - Berger - Arnoux - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - Warwick - De Cesaris - Alliot - Palmer - Baldi - Alboreto - Brundle(fora)
[Volta 2] Scheckter segue na cola de Piquet, com De Angelis logo atrás. Rosberg segura Prost na di Lesmos. Boutsen vem pra cima de Fittipaldi. Senna cola em Johansson. Bellof segura Berger, que traz Arnoux e Streiff consigo. De Cesaris vem por dentro na primeira di Lesmos e passa Warwick. No mesmo ponto, Alboreto deixa Baldi para trás.
Fim da 2ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Rosberg - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Patrese - Johansson - Senna - Bellof - Berger - Arnoux - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Warwick - Alliot - Palmer - Alboreto - Baldi
[Volta 3] Piquet segura Scheckter na chicane do Rettifilo e vai mantendo a ponta. De Angelis acompanha de perto. Prost tenta o ataque sobre Rosberg na variante della Roggia, mas o finlandês fecha bem. Alboreto vem por dentro na freada da variante del Rettifilo e passa Palmer. Boutsen aperta para cima de Fittipaldi. Senna sai do vácuo de Johansson e toma a linha de dentro na freada da variante della Roggia, conseguindo a ultrapassagem. Berger força por dentro na di Lesmos para passar Bellof. Os dois chegam a tocar roda com roda e o austríaco leva a melhor. Arnoux tenta pegar carona com o Tyrant, mas Bellof fecha a tempo. Streiff aproveita para vir para cima do piloto da Renault. Pegando o vácuo e puxando para a esquerda na entrada da variante Ascari, onde consegue a ultrapassagem. Alliot pressiona Warwick.
Fim da 3ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Rosberg - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Patrese - Senna - Johansson - Berger - Bellof - Streiff - Arnoux - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Warwick - Alliot - Alboreto - Palmer - Baldi
[Volta 4] Piquet segue segurando a ponta, fechando todos os espaços para Scheckter. De Angelis fica na espreita para tentar aproveitar alguma oportunidade. Prost sai do vácuo de Rosberg e puxa para a esquerda na entrada da variante della Roggia, conseguindo a ultrapassagem. No mesmo ponto, Boutsen vem por dentro e passa Fittipaldi. O belga está mais rápido, portanto seu patrão não ofereceu resistência. Senna vem pra cima de Patrese. O italiano segura o brasileiro na di Lesmos, mas Senna pega o vácuo após a curva del Serraglio, puxa para a esquerda e pisa fundo. O motor Ferrari lhe coloca em vantagem na freada da variante Ascari e consegue a ultrapassagem. Streiff vem pra cima de Bellof. O alemão vem em ritmo ruim neste início de prova. Arnoux segue de perto. Streiff tenta o ataque na variante Ascari, mas Bellof fecha a porta. Alliot sai do vácuo de Warwick e vem por dentro na Parabolica, conseguindo a ultrapassagem. Alboreto tenta vir junto, mas Warwick bloqueia a tempo.
Fim da 4ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Senna - Patrese - Johansson - Berger - Bellof - Streiff - Arnoux - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Alboreto - Palmer - Baldi
[Volta 5] Piquet segue defendendo a liderança, tendo Scheckter e De Angelis à espreita. Streiff sai do vácuo de Bellof e toma a linha de dentro na freada da variante del Rettifilo, conseguindo a ultrapassagem. No mesmo ponto, Alboreto vem por dentro e passa Warwick.
Fim da 5ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Senna - Patrese - Johansson - Berger - Streiff - Bellof - Arnoux - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alliot - Alboreto - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 6] Piquet segue com um olho à frente e outro no retrovisor, antecipando os movimentos de Scheckter. Boutsen vem pra cima de Rosberg. Senna cola em Fittipaldi e pressiona. Arnoux tenta vir por dentro na primeira di Lesmos para passar Bellof, mas o alemão fecha e o toque acontece: Bellof leva a pior e vai parar na caixa de brita, enquanto Arnoux tem a asa danificada, mas segue na pista. Alboreto sai do vácuo de Alliot e mergulha por dentro na freada da variante della Roggia, conseguindo a ultrapassagem. Bellof sai do carro balançando a cabeça, desaprovando a manobra de Arnoux. O alemão vem em uma má fase interminável neste ano. Arnoux vem lento e leva o carro até os boxes, onde os mecânicos constatam que não havia como continuar.
Fim da 6ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Senna - Patrese - Johansson - Berger - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alboreto - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Bellof(fora) - Arnoux(fora)
[Volta 7] Scheckter traciona melhor que Piquet na saída da variante della Roggia e consegue tomar a linha de dentro na entrada da di Lesmos. Piquet tenta resistir, mas Scheckter mantém-se firme por dentro e consegue a ultrapassagem. De Angelis vem no embalo e tenta o ataque na segunda di Lesmos, mas Piquet bloqueia. Boutsen segue na cola de Rosberg. Fittipaldi segura Senna na variante Ascari. Johansson cola em Patrese.
Fim da 7ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Senna - Patrese - Johansson - Berger - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alboreto - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 8] De Angelis pressiona Piquet. Rosberg segura Boutsen na variante della Roggia. No mesmo ponto, logo na seqüência, Senna sai do vácuo de Fittipaldi e toma a linha de dentro, conseguindo a ultrapassagem. O brasileiro da Ferrari agora é o sétimo colocado. Alboreto se aproxima de De Cesaris.
Fim da 8ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Senna - Fittipaldi - Patrese - Johansson - Berger - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alboreto - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 9] De Angelis segue na cola de Piquet. Rosberg fecha Boutsen na variante della Roggia. Senna aproveita para vir para cima do belga, tracionando melhor na saída da chicane e tomando a linha de dentro para a freada da di Lesmos, conseguindo a ultrapassagem. Bela manobra do brasileiro. Alboreto sai do vácuo de De Cesaris e toma a linha de dentro na freada da variante Ascari, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 9ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Senna - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Johansson - Berger - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - Alboreto - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 10] Piquet segura De Angelis, enquanto Scheckter abre ligeira distância na frente. Senna vem pra cima de Rosberg, mas o finlandês é osso duro de roer. Johansson pressiona Patrese.
[Volta 11] Rosberg fecha Senna na di Lesmos e os dois quase se tocam. O finlandês não vende fácil a quarta posição. Os dois Fittipaldi acompanham de perto.
[Volta 12] Piquet segue administrando De Angelis atrás de si. Senna traciona melhor que Rosberg na saída da variante della Roggia e desta vez consegue tomar a linha de dentro antes de o finlandês fechar, chegando em vantagem na di Lesmos e fazendo a ultrapassagem. Berger tem problemas e recolhe para os boxes, abandonando a prova.
Fim da 12ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Senna - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Johansson - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - Alboreto - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Berger(fora)
[Volta 13] Boutsen agora é quem vem pra cima de Rosberg. De Angelis segue pressionando Piquet. Alboreto pressiona Moreno. Johansson vem soltando fumaça após a curva del Serraglio e é obrigado a parar.
Fim da 13ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Senna - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - Alboreto - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Johansson(fora)
[Volta 14] Scheckter abre 1,3 segundo em relação a Piquet, que segue com De Angelis em sua cola. Alboreto sai do vácuo de Moreno e vem por dentro na freada da variante del Rettifilo, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 14ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Senna - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Alboreto - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 15] Senna parece ter problemas e fica lento, soltando fumaça pela lateral do carro. O brasileiro é ultrassado por Rosberg, Boutsen e Fittipaldi até entrar nos boxes. Os mecânicos da Ferrari verificam o carro e confirmam: não havia como continuar. Senna deixa o carro muito irritado e adentra nas dependências dos boxes. Para seus adversários, é uma ótima oportunidade de se aproximar do brasileiro no campeonato, principalmente Scheckter, que lidera a corrida neste momento.
Fim da 15ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Alboreto - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Senna(fora)
[Volta 16] Piquet segue segurando De Angelis. Os Fittipaldi seguem na cola de Rosberg. Alboreto vem pra cima de Fabi.
Fim da 16ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Alboreto - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 17] Alboreto pressiona Fabi. Fittipaldi passa Boutsen na di Lesmos. O belga parece ter problemas, pois vai ficando para trás. Boutsen traz seu carro até os boxes e abandona.
Fim da 17ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Alboreto - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Boutsen(fora)
[Volta 18] De Angelis segue atrás de Piquet, esperando a melhor oportunidade para dar o bote. Alboreto sai do vácuo de Fabi e toma a linha de dentro na entrada da variante Ascari, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 18ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 19] Piquet fecha De Angelis na variante del Rettifilo e segue resistindo na segunda posição.
[Volta 20] Moreno tem problemas e recolhe para os boxes, abandonando a prova.
Fim da 20ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Moreno(fora)
[Volta 21] De Angelis segue perseguindo Piquet, mas parece não ter performance suficiente para atacar de fato o brasileiro.
Fim da 21ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 22] Scheckter abre 2,0 segundos em relação a Piquet.
[Volta 23] O motor BMW de Piquet explode na reta principal e o brasileiro é obrigado a encostar. A Savoia segue sofrendo com a falta de confiabilidade neste ano.
Fim da 23ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Piquet(fora)
[Volta 24] De Angelis agora é o segundo colocado, 2,3 segundos atrás de Scheckter. Prost vem 3,6 segundos atrás do italiano. Rosberg é o quarto, 4,2 segundos atrás do francês. Fittipaldi vem em quinto, muito próximo do finlandês.
Fim da 24ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 25] De Angelis faz a melhor volta da prova e tenta se aproximar de Scheckter.
[Volta 26] Fittipaldi se aproxima de Rosberg para brigar pela quarta posição. Alliot vem pra cima de De Cesaris.
[Volta 27] Scheckter responde com duas voltas muito rápidas e mantém a diferença em relação a De Angelis. O motor Hart de De Cesaris o deixa na mão e, soltando fumaça, obriga-o a encostar após a variante Ascari.
Fim da 27ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - De Cesaris(fora)
[Volta 28] A diferença entre Scheckter e De Angelis mantém-se em 2,2 segundos. Fittipaldi vem na cola de Rosberg.
Fim da 28ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 29] Fittipaldi aperta para cima de Rosberg. A briga vale a quarta posição. Baldi tem problemas e pára na variante Ascari.
Fim da 29ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi(fora)
[Volta 30] Palmer traz o outro Baldutti com problemas para os boxes, abandonando a prova. A pequena equipe italiana sofre com a falta de confiabilidade em seu ano de estréia e não conseguiu nenhum top-10 até agora.
Fim da 30ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick - Palmer(fora)
[Volta 31] Fittipaldi segue na cola de Rosberg. Porém, o finlandês desenvolve maior velocidade nas retas e não permite a aproximação efetiva do brasileiro.
Fim da 31ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick
[Volta 32] Neste momento Scheckter vai empatando com Senna em número de pontos na liderança do campeonato, ficando atrás apenas nos critérios de desempate, com um segundo lugar a menos. Já Prost, terceiro, vai reduzindo sua desvantagem em relação ao líder apara cinco pontos.
[Volta 33] Fittipaldi volta a apertar para cima de Rosberg na di Lesmos, mas não consegue dar o bote.
[Volta 34] A diferença entre Scheckter e De Angelis está em 2,0 segundos. Segue uma briga de tempos entre os dois. Warwick recolhe para os boxes, com problemas.
Fim da 34ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick(fora)
[Volta 35] O motor Renault de Pryce não resiste e o galês encosta na variante della Roggia soltando fumaça.
Fim da 35ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Pryce(fora)
[Volta 36] E segue o ataque de Fittipaldi para cima de Rosberg. Porém o finlandês fecha os espaços quando é preciso e vai segurando a quarta posição.
Fim da 36ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot
[Volta 37] Definitivamente o mundo não conspira a favor de Prost: o motor BMW quebra e obriga o francês a encostar pouco antes da Parabolica. Desta vez o piloto nem demonstra sua insatisfação. Prost sai do carro, espera os carros passarem e atravessa a pista, seguindo a pé direto para os boxes.
Fim da 37ª Volta: Scheckter - De Angelis - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Prost(fora)
[Volta 38] Com o abandono de Prost, a Ferrari precisa apenas de um segundo lugar um hoje para garantir o título de construtores. A diferença entre Scheckter e De Angelis está em 1,9 segundos. O sulafricano quer a vitória para encostar de vez em Senna no campeonato.
Fim da 38ª Volta: Scheckter - De Angelis - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot
[Volta 39] Fittipaldi segue pressionando Rosberg, agora valendo a terceira posição.
[Volta 40] De Angelis continua sendo ligeiramente mais rápido que Scheckter e desconta em média um décimo por volta.
[Volta 41] A diferença entre Scheckter e De Angelis está em 1,5 segundo. Será que o italiano conseguirá atacar nas últimas voltas? Fittipaldi tenta o bote sobre Rosberg na di Lesmos, mas sem sucesso.
[Volta 42] Streiff, sexto, vai conseguindo marcar seu primeiro ponto, após uma temporada de poucos resultados até aqui.
[Volta 43] Fittipaldi insiste no ataque sobre Rosberg na di Lesmos. É o único ponto onde o brasileiro consegue realmente se aproximar do finlandês, mas o piloto da Williams está esperto e fecha a porta.
[Volta 44] Scheckter encontra tráfego. Tanto ele quanto De Angelis conseguem livrar-se rapidamente do retardatário.
Fim da 44ª Volta: Scheckter - De Angelis - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot(1)
[Volta 45] Fittipaldi traciona bem na saída da variante della Roggia e consegue tomar a linha de dentro na entrada da di Lesmos! O brasileiro consegue a ultrapassagem, freando mais tarde. Porém, Rosberg não se dá por vencido. O finlandês pisa fundo e extrai toda potência de seu motor TAG-Porsche, pegando o vácuo de Fittipaldi e puxando para a esquerda na entrada da variante Ascari, retomando a terceira posição! Que disputa entre os dois!
[Volta 46] A diferença entre Scheckter e De Angelis está em 1,0 segundo. A briga vai ser quente neste fim de prova!
[Volta 47] E segue a pressão de Fittipaldi sobre Rosberg. O finlandês bloqueia a linha de dentro na di Lesmos e segue na terceira posição.
[Volta 48] Cai para 0,7 segundo a diferença entre Scheckter e De Angelis. Os dois estão muito próximos, agora é no visual.
[Volta 49] Scheckter agora mantém um olho à frente e outro no retrovisor. De Angelis vem se preparando para tentar o bote no momento certo. Alliot pára após a di Lesmos soltando fumaça.
Fim da 49ª Volta: Scheckter - De Angelis - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot(fora)
[Volta 50] De Angelis vem colado em Scheckter, estudando o melhor momento para dar o bote. Fittipaldi segue pressionando Rosberg, mas o finlandês não dá espaço. Os líderes apontam na reta com o retardatário Fabi logo à frente.
[Volta 51] Última volta em Monza. Fabi não quer nem saber de atrapalhar a disputa pela vitória e abre completamente para Scheckter e De Angelis passarem na variante del Rettifilo. Fittipaldi tenta o último ataque sobre Rosberg na di Lesmos, mas o finlandês segura mais uma vez e segue rumo ao pódium. De Angelis tenta o ataque sobre Scheckter na variante Ascari, mas o sulafricano bloqueia a linha de dentro e mantém a ponta. Os dois seguem para a Parabolica, a qual contornam colados. De Angelis despeja a potência do motor TAG-Porsche e vem pra cima na reta principal. O italiano pega o vácuo do sulafricano e puxa para a direita na reta de chegada. Os dois vêm lado a lado para receber a bandeirada! Quando as rodas se alinham os dois cruzam a linha de chegada. Independente do resultado, a Ferrari comemora pois é campeã de construtores! Segundos depois Scheckter recebe a notícia pelo rádio: ele é o vencedor por apenas 0,06 segundos! O sulafricano vibra muito dentro do carro. De Angelis fica sem gasolina logo depois de cruzar a linha de chegada. Rosberg cruza em terceiro, com Fittipaldi na sua cola. Ambos também ficam sem gasolina. Patrese e Streiff, comemorando muito seu primeiro ponto, fecham a zona de pontuação. O francês é outro que terá que pagar multa, ficando sem gasolina após receber a bandeirada. O campeonato agora fica completamente aberto entre os pilotos da Ferrari. Com o título de construtores garantido, agora os dois poderão disputar com unhas e dentes o título de pilotos. Prost ainda corre por fora.
Fim da Corrida: Scheckter - De Angelis - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi(1) - Alliot(fora)
Classificação - Final:
1º Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1h15'35"209
2º Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) +0"060
3º Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) +14"869
4º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) +15"190
5º Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) +32"770
6º Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) +49"605
7º James HUNT (Renault/Renault/Michelin) +59"365
8º Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) +1'05"239
9º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) +1'13"966
10º Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) +1 volta
11º Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli) +4 voltas
AB Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 36 voltas
AB Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) 34 voltas
AB Derek WARWICK (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 33 voltas
AB Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 29 voltas
AB Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 28 voltas
AB Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) 26 voltas
AB Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 22 voltas
AB Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 19 voltas
AB Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 16 voltas
AB Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 14 voltas
AB Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 12 voltas
AB Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) 11 voltas
AB Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 5 voltas
AB René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 5 voltas
AB Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) 0 voltas
NQ Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli)
Quebras/Acidentes:
Alboreto =($100)= alternador
Brundle =($100)= pane elétrica
Arnoux =($115)= suspensão
Bellof =($200)= acidente
Berger =($100)= pressão do óleo
Johansson =($500)= motor
Senna =($100)= radiador
Boutsen =($300)= câmbio
Moreno =($0)= pressão do óleo
Piquet =($0)= motor
De Cesaris =($0)= motor
Baldi =($5)= acelerador
Palmer =($0)= turbo
Warwick =($0)= injeção
Pryce =($500)= motor
Prost =($0)= motor
Alliot =($500)= motor
A direção de prova ordena a saída dos mecânicos da pista e os carros partem para a volta de apresentação. Piquet é saudado pelos tifosi, que lotam as arquibancadas. Em seguida, todos realinham. Em breve teremos a largada.
Largada: Piquet - Rosberg - Scheckter - De Angelis - Prost - Patrese - Fittipaldi - Bellof - Boutsen - Berger - Johansson - Arnoux - Pryce - Senna - Streiff - Hunt - Mansell - Warwick - Fabi - Moreno - Alliot - De Cesaris - Brundle - Palmer - Baldi - Alboreto
[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores. Tudo preparado para a décima quarta etapa da temporada. A direção de prova aguarda o carro médico alinhar no fundo do grid e aciona as luzes verdes: começa o GP da Itália! Piquet larga bem e mantém-se pela linha de dentro. Scheckter deixa Rosberg para trás e De Angelis pega carona com o sulafricano. Prost mantém a quinta posição, enquanto Fittipaldi deixa Patrese para trás e é sexto. Senna sai da primeira chicane na décima segunda posição. Brundle fica parado no grid, enquanto Alboreto larga dos boxes. Boutsen vem por dentro na freada da Variante della Roggia e passa Patrese. No mesmo ponto, Senna sai do vácuo de Berger, vem por dentro e consegue a ultrapassagem. Scheckter vem pra cima de Piquet, trazendo De Angelis consigo. Prost pressiona Rosberg. Mansell sai do vácuo de Fabi e faz a ultrapassagem por dentro na freada da Variante Ascari. Senna pega o vácuo de Bellof no Rettifilo Centrale e toma a linha de dentro na entrada da Parabolica, deixando o alemão para trás.
Fim da 1ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Rosberg - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Patrese - Johansson - Senna - Bellof - Berger - Arnoux - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - Warwick - De Cesaris - Alliot - Palmer - Baldi - Alboreto - Brundle(fora)
[Volta 2] Scheckter segue na cola de Piquet, com De Angelis logo atrás. Rosberg segura Prost na di Lesmos. Boutsen vem pra cima de Fittipaldi. Senna cola em Johansson. Bellof segura Berger, que traz Arnoux e Streiff consigo. De Cesaris vem por dentro na primeira di Lesmos e passa Warwick. No mesmo ponto, Alboreto deixa Baldi para trás.
Fim da 2ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Rosberg - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Patrese - Johansson - Senna - Bellof - Berger - Arnoux - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Warwick - Alliot - Palmer - Alboreto - Baldi
[Volta 3] Piquet segura Scheckter na chicane do Rettifilo e vai mantendo a ponta. De Angelis acompanha de perto. Prost tenta o ataque sobre Rosberg na variante della Roggia, mas o finlandês fecha bem. Alboreto vem por dentro na freada da variante del Rettifilo e passa Palmer. Boutsen aperta para cima de Fittipaldi. Senna sai do vácuo de Johansson e toma a linha de dentro na freada da variante della Roggia, conseguindo a ultrapassagem. Berger força por dentro na di Lesmos para passar Bellof. Os dois chegam a tocar roda com roda e o austríaco leva a melhor. Arnoux tenta pegar carona com o Tyrant, mas Bellof fecha a tempo. Streiff aproveita para vir para cima do piloto da Renault. Pegando o vácuo e puxando para a esquerda na entrada da variante Ascari, onde consegue a ultrapassagem. Alliot pressiona Warwick.
Fim da 3ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Rosberg - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Patrese - Senna - Johansson - Berger - Bellof - Streiff - Arnoux - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Warwick - Alliot - Alboreto - Palmer - Baldi
[Volta 4] Piquet segue segurando a ponta, fechando todos os espaços para Scheckter. De Angelis fica na espreita para tentar aproveitar alguma oportunidade. Prost sai do vácuo de Rosberg e puxa para a esquerda na entrada da variante della Roggia, conseguindo a ultrapassagem. No mesmo ponto, Boutsen vem por dentro e passa Fittipaldi. O belga está mais rápido, portanto seu patrão não ofereceu resistência. Senna vem pra cima de Patrese. O italiano segura o brasileiro na di Lesmos, mas Senna pega o vácuo após a curva del Serraglio, puxa para a esquerda e pisa fundo. O motor Ferrari lhe coloca em vantagem na freada da variante Ascari e consegue a ultrapassagem. Streiff vem pra cima de Bellof. O alemão vem em ritmo ruim neste início de prova. Arnoux segue de perto. Streiff tenta o ataque na variante Ascari, mas Bellof fecha a porta. Alliot sai do vácuo de Warwick e vem por dentro na Parabolica, conseguindo a ultrapassagem. Alboreto tenta vir junto, mas Warwick bloqueia a tempo.
Fim da 4ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Senna - Patrese - Johansson - Berger - Bellof - Streiff - Arnoux - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Alboreto - Palmer - Baldi
[Volta 5] Piquet segue defendendo a liderança, tendo Scheckter e De Angelis à espreita. Streiff sai do vácuo de Bellof e toma a linha de dentro na freada da variante del Rettifilo, conseguindo a ultrapassagem. No mesmo ponto, Alboreto vem por dentro e passa Warwick.
Fim da 5ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Senna - Patrese - Johansson - Berger - Streiff - Bellof - Arnoux - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alliot - Alboreto - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 6] Piquet segue com um olho à frente e outro no retrovisor, antecipando os movimentos de Scheckter. Boutsen vem pra cima de Rosberg. Senna cola em Fittipaldi e pressiona. Arnoux tenta vir por dentro na primeira di Lesmos para passar Bellof, mas o alemão fecha e o toque acontece: Bellof leva a pior e vai parar na caixa de brita, enquanto Arnoux tem a asa danificada, mas segue na pista. Alboreto sai do vácuo de Alliot e mergulha por dentro na freada da variante della Roggia, conseguindo a ultrapassagem. Bellof sai do carro balançando a cabeça, desaprovando a manobra de Arnoux. O alemão vem em uma má fase interminável neste ano. Arnoux vem lento e leva o carro até os boxes, onde os mecânicos constatam que não havia como continuar.
Fim da 6ª Volta: Piquet - Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Senna - Patrese - Johansson - Berger - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alboreto - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Bellof(fora) - Arnoux(fora)
[Volta 7] Scheckter traciona melhor que Piquet na saída da variante della Roggia e consegue tomar a linha de dentro na entrada da di Lesmos. Piquet tenta resistir, mas Scheckter mantém-se firme por dentro e consegue a ultrapassagem. De Angelis vem no embalo e tenta o ataque na segunda di Lesmos, mas Piquet bloqueia. Boutsen segue na cola de Rosberg. Fittipaldi segura Senna na variante Ascari. Johansson cola em Patrese.
Fim da 7ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Senna - Patrese - Johansson - Berger - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alboreto - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 8] De Angelis pressiona Piquet. Rosberg segura Boutsen na variante della Roggia. No mesmo ponto, logo na seqüência, Senna sai do vácuo de Fittipaldi e toma a linha de dentro, conseguindo a ultrapassagem. O brasileiro da Ferrari agora é o sétimo colocado. Alboreto se aproxima de De Cesaris.
Fim da 8ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Senna - Fittipaldi - Patrese - Johansson - Berger - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alboreto - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 9] De Angelis segue na cola de Piquet. Rosberg fecha Boutsen na variante della Roggia. Senna aproveita para vir para cima do belga, tracionando melhor na saída da chicane e tomando a linha de dentro para a freada da di Lesmos, conseguindo a ultrapassagem. Bela manobra do brasileiro. Alboreto sai do vácuo de De Cesaris e toma a linha de dentro na freada da variante Ascari, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 9ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Senna - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Johansson - Berger - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - Alboreto - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 10] Piquet segura De Angelis, enquanto Scheckter abre ligeira distância na frente. Senna vem pra cima de Rosberg, mas o finlandês é osso duro de roer. Johansson pressiona Patrese.
[Volta 11] Rosberg fecha Senna na di Lesmos e os dois quase se tocam. O finlandês não vende fácil a quarta posição. Os dois Fittipaldi acompanham de perto.
[Volta 12] Piquet segue administrando De Angelis atrás de si. Senna traciona melhor que Rosberg na saída da variante della Roggia e desta vez consegue tomar a linha de dentro antes de o finlandês fechar, chegando em vantagem na di Lesmos e fazendo a ultrapassagem. Berger tem problemas e recolhe para os boxes, abandonando a prova.
Fim da 12ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Senna - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Johansson - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - Alboreto - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Berger(fora)
[Volta 13] Boutsen agora é quem vem pra cima de Rosberg. De Angelis segue pressionando Piquet. Alboreto pressiona Moreno. Johansson vem soltando fumaça após a curva del Serraglio e é obrigado a parar.
Fim da 13ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Senna - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Moreno - Alboreto - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Johansson(fora)
[Volta 14] Scheckter abre 1,3 segundo em relação a Piquet, que segue com De Angelis em sua cola. Alboreto sai do vácuo de Moreno e vem por dentro na freada da variante del Rettifilo, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 14ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Senna - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Alboreto - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 15] Senna parece ter problemas e fica lento, soltando fumaça pela lateral do carro. O brasileiro é ultrassado por Rosberg, Boutsen e Fittipaldi até entrar nos boxes. Os mecânicos da Ferrari verificam o carro e confirmam: não havia como continuar. Senna deixa o carro muito irritado e adentra nas dependências dos boxes. Para seus adversários, é uma ótima oportunidade de se aproximar do brasileiro no campeonato, principalmente Scheckter, que lidera a corrida neste momento.
Fim da 15ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Alboreto - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Senna(fora)
[Volta 16] Piquet segue segurando De Angelis. Os Fittipaldi seguem na cola de Rosberg. Alboreto vem pra cima de Fabi.
Fim da 16ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Alboreto - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 17] Alboreto pressiona Fabi. Fittipaldi passa Boutsen na di Lesmos. O belga parece ter problemas, pois vai ficando para trás. Boutsen traz seu carro até os boxes e abandona.
Fim da 17ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Fabi - Alboreto - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Boutsen(fora)
[Volta 18] De Angelis segue atrás de Piquet, esperando a melhor oportunidade para dar o bote. Alboreto sai do vácuo de Fabi e toma a linha de dentro na entrada da variante Ascari, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 18ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Moreno - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 19] Piquet fecha De Angelis na variante del Rettifilo e segue resistindo na segunda posição.
[Volta 20] Moreno tem problemas e recolhe para os boxes, abandonando a prova.
Fim da 20ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Moreno(fora)
[Volta 21] De Angelis segue perseguindo Piquet, mas parece não ter performance suficiente para atacar de fato o brasileiro.
Fim da 21ª Volta: Scheckter - Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 22] Scheckter abre 2,0 segundos em relação a Piquet.
[Volta 23] O motor BMW de Piquet explode na reta principal e o brasileiro é obrigado a encostar. A Savoia segue sofrendo com a falta de confiabilidade neste ano.
Fim da 23ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - Piquet(fora)
[Volta 24] De Angelis agora é o segundo colocado, 2,3 segundos atrás de Scheckter. Prost vem 3,6 segundos atrás do italiano. Rosberg é o quarto, 4,2 segundos atrás do francês. Fittipaldi vem em quinto, muito próximo do finlandês.
Fim da 24ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - De Cesaris - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 25] De Angelis faz a melhor volta da prova e tenta se aproximar de Scheckter.
[Volta 26] Fittipaldi se aproxima de Rosberg para brigar pela quarta posição. Alliot vem pra cima de De Cesaris.
[Volta 27] Scheckter responde com duas voltas muito rápidas e mantém a diferença em relação a De Angelis. O motor Hart de De Cesaris o deixa na mão e, soltando fumaça, obriga-o a encostar após a variante Ascari.
Fim da 27ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi - De Cesaris(fora)
[Volta 28] A diferença entre Scheckter e De Angelis mantém-se em 2,2 segundos. Fittipaldi vem na cola de Rosberg.
Fim da 28ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi
[Volta 29] Fittipaldi aperta para cima de Rosberg. A briga vale a quarta posição. Baldi tem problemas e pára na variante Ascari.
Fim da 29ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick - Palmer - Baldi(fora)
[Volta 30] Palmer traz o outro Baldutti com problemas para os boxes, abandonando a prova. A pequena equipe italiana sofre com a falta de confiabilidade em seu ano de estréia e não conseguiu nenhum top-10 até agora.
Fim da 30ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick - Palmer(fora)
[Volta 31] Fittipaldi segue na cola de Rosberg. Porém, o finlandês desenvolve maior velocidade nas retas e não permite a aproximação efetiva do brasileiro.
Fim da 31ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick
[Volta 32] Neste momento Scheckter vai empatando com Senna em número de pontos na liderança do campeonato, ficando atrás apenas nos critérios de desempate, com um segundo lugar a menos. Já Prost, terceiro, vai reduzindo sua desvantagem em relação ao líder apara cinco pontos.
[Volta 33] Fittipaldi volta a apertar para cima de Rosberg na di Lesmos, mas não consegue dar o bote.
[Volta 34] A diferença entre Scheckter e De Angelis está em 2,0 segundos. Segue uma briga de tempos entre os dois. Warwick recolhe para os boxes, com problemas.
Fim da 34ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Pryce - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Warwick(fora)
[Volta 35] O motor Renault de Pryce não resiste e o galês encosta na variante della Roggia soltando fumaça.
Fim da 35ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Pryce(fora)
[Volta 36] E segue o ataque de Fittipaldi para cima de Rosberg. Porém o finlandês fecha os espaços quando é preciso e vai segurando a quarta posição.
Fim da 36ª Volta: Scheckter - De Angelis - Prost - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot
[Volta 37] Definitivamente o mundo não conspira a favor de Prost: o motor BMW quebra e obriga o francês a encostar pouco antes da Parabolica. Desta vez o piloto nem demonstra sua insatisfação. Prost sai do carro, espera os carros passarem e atravessa a pista, seguindo a pé direto para os boxes.
Fim da 37ª Volta: Scheckter - De Angelis - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot - Prost(fora)
[Volta 38] Com o abandono de Prost, a Ferrari precisa apenas de um segundo lugar um hoje para garantir o título de construtores. A diferença entre Scheckter e De Angelis está em 1,9 segundos. O sulafricano quer a vitória para encostar de vez em Senna no campeonato.
Fim da 38ª Volta: Scheckter - De Angelis - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot
[Volta 39] Fittipaldi segue pressionando Rosberg, agora valendo a terceira posição.
[Volta 40] De Angelis continua sendo ligeiramente mais rápido que Scheckter e desconta em média um décimo por volta.
[Volta 41] A diferença entre Scheckter e De Angelis está em 1,5 segundo. Será que o italiano conseguirá atacar nas últimas voltas? Fittipaldi tenta o bote sobre Rosberg na di Lesmos, mas sem sucesso.
[Volta 42] Streiff, sexto, vai conseguindo marcar seu primeiro ponto, após uma temporada de poucos resultados até aqui.
[Volta 43] Fittipaldi insiste no ataque sobre Rosberg na di Lesmos. É o único ponto onde o brasileiro consegue realmente se aproximar do finlandês, mas o piloto da Williams está esperto e fecha a porta.
[Volta 44] Scheckter encontra tráfego. Tanto ele quanto De Angelis conseguem livrar-se rapidamente do retardatário.
Fim da 44ª Volta: Scheckter - De Angelis - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot(1)
[Volta 45] Fittipaldi traciona bem na saída da variante della Roggia e consegue tomar a linha de dentro na entrada da di Lesmos! O brasileiro consegue a ultrapassagem, freando mais tarde. Porém, Rosberg não se dá por vencido. O finlandês pisa fundo e extrai toda potência de seu motor TAG-Porsche, pegando o vácuo de Fittipaldi e puxando para a esquerda na entrada da variante Ascari, retomando a terceira posição! Que disputa entre os dois!
[Volta 46] A diferença entre Scheckter e De Angelis está em 1,0 segundo. A briga vai ser quente neste fim de prova!
[Volta 47] E segue a pressão de Fittipaldi sobre Rosberg. O finlandês bloqueia a linha de dentro na di Lesmos e segue na terceira posição.
[Volta 48] Cai para 0,7 segundo a diferença entre Scheckter e De Angelis. Os dois estão muito próximos, agora é no visual.
[Volta 49] Scheckter agora mantém um olho à frente e outro no retrovisor. De Angelis vem se preparando para tentar o bote no momento certo. Alliot pára após a di Lesmos soltando fumaça.
Fim da 49ª Volta: Scheckter - De Angelis - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi - Alliot(fora)
[Volta 50] De Angelis vem colado em Scheckter, estudando o melhor momento para dar o bote. Fittipaldi segue pressionando Rosberg, mas o finlandês não dá espaço. Os líderes apontam na reta com o retardatário Fabi logo à frente.
[Volta 51] Última volta em Monza. Fabi não quer nem saber de atrapalhar a disputa pela vitória e abre completamente para Scheckter e De Angelis passarem na variante del Rettifilo. Fittipaldi tenta o último ataque sobre Rosberg na di Lesmos, mas o finlandês segura mais uma vez e segue rumo ao pódium. De Angelis tenta o ataque sobre Scheckter na variante Ascari, mas o sulafricano bloqueia a linha de dentro e mantém a ponta. Os dois seguem para a Parabolica, a qual contornam colados. De Angelis despeja a potência do motor TAG-Porsche e vem pra cima na reta principal. O italiano pega o vácuo do sulafricano e puxa para a direita na reta de chegada. Os dois vêm lado a lado para receber a bandeirada! Quando as rodas se alinham os dois cruzam a linha de chegada. Independente do resultado, a Ferrari comemora pois é campeã de construtores! Segundos depois Scheckter recebe a notícia pelo rádio: ele é o vencedor por apenas 0,06 segundos! O sulafricano vibra muito dentro do carro. De Angelis fica sem gasolina logo depois de cruzar a linha de chegada. Rosberg cruza em terceiro, com Fittipaldi na sua cola. Ambos também ficam sem gasolina. Patrese e Streiff, comemorando muito seu primeiro ponto, fecham a zona de pontuação. O francês é outro que terá que pagar multa, ficando sem gasolina após receber a bandeirada. O campeonato agora fica completamente aberto entre os pilotos da Ferrari. Com o título de construtores garantido, agora os dois poderão disputar com unhas e dentes o título de pilotos. Prost ainda corre por fora.
Fim da Corrida: Scheckter - De Angelis - Rosberg - Fittipaldi - Patrese - Streiff - Hunt - Mansell - Alboreto - Fabi(1) - Alliot(fora)
Classificação - Final:
1º Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1h15'35"209
2º Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) +0"060
3º Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) +14"869
4º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) +15"190
5º Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) +32"770
6º Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) +49"605
7º James HUNT (Renault/Renault/Michelin) +59"365
8º Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) +1'05"239
9º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) +1'13"966
10º Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) +1 volta
11º Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli) +4 voltas
AB Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 36 voltas
AB Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) 34 voltas
AB Derek WARWICK (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 33 voltas
AB Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 29 voltas
AB Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 28 voltas
AB Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) 26 voltas
AB Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 22 voltas
AB Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 19 voltas
AB Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 16 voltas
AB Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 14 voltas
AB Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 12 voltas
AB Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) 11 voltas
AB Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 5 voltas
AB René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 5 voltas
AB Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) 0 voltas
NQ Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli)
Quebras/Acidentes:
Alboreto =($100)= alternador
Brundle =($100)= pane elétrica
Arnoux =($115)= suspensão
Bellof =($200)= acidente
Berger =($100)= pressão do óleo
Johansson =($500)= motor
Senna =($100)= radiador
Boutsen =($300)= câmbio
Moreno =($0)= pressão do óleo
Piquet =($0)= motor
De Cesaris =($0)= motor
Baldi =($5)= acelerador
Palmer =($0)= turbo
Warwick =($0)= injeção
Pryce =($500)= motor
Prost =($0)= motor
Alliot =($500)= motor
Última edição por Saimon em 17/5/2015, 11:28, editado 1 vez(es)
Classificação do Campeonato após a Corrida
Mundial de Pilotos:
1º A. Senna = 54 pts.
2º J. Scheckter = 54 pts.
3º A. Prost = 45 pts.
4º E. Fittipaldi = 36 pts.
5º T. Boutsen = 34 pts.
6º E. De Angelis = 31 pts.
7º N. Piquet = 29 pts.
8º K. Rosberg = 16 pts.
9º R. Patrese = 13 pts.
10º N. Mansell = 7 pts.
11º G. Berger = 7 pts.
12º R. Arnoux = 6 pts.
13º T. Pryce = 5 pts.
14º M. Alboreto = 4 pts.
--- J. Hunt = 4 pts.
16º S. Johansson = 2 pts.
17º S. Bellof = 1 pt.
--- T. Fabi = 1 pt.
--- P. Streiff = 1 pt.
Mundial de Construtores:
1º Ferrari = 108 pts.
2º Savoia = 74 pts.
3º Fittipaldi = 70 pts.
4º Williams = 47 pts.
5º Project Four = 14 pts.
6º Biscazzi = 11 pts.
7º Renault = 10 pts.
8º Tyrant = 9 pts.
9º Rocca = 6 pts.
10º Nürburg = 1 pt.
1º A. Senna = 54 pts.
2º J. Scheckter = 54 pts.
3º A. Prost = 45 pts.
4º E. Fittipaldi = 36 pts.
5º T. Boutsen = 34 pts.
6º E. De Angelis = 31 pts.
7º N. Piquet = 29 pts.
8º K. Rosberg = 16 pts.
9º R. Patrese = 13 pts.
10º N. Mansell = 7 pts.
11º G. Berger = 7 pts.
12º R. Arnoux = 6 pts.
13º T. Pryce = 5 pts.
14º M. Alboreto = 4 pts.
--- J. Hunt = 4 pts.
16º S. Johansson = 2 pts.
17º S. Bellof = 1 pt.
--- T. Fabi = 1 pt.
--- P. Streiff = 1 pt.
Mundial de Construtores:
1º Ferrari = 108 pts.
2º Savoia = 74 pts.
3º Fittipaldi = 70 pts.
4º Williams = 47 pts.
5º Project Four = 14 pts.
6º Biscazzi = 11 pts.
7º Renault = 10 pts.
8º Tyrant = 9 pts.
9º Rocca = 6 pts.
10º Nürburg = 1 pt.
Re: 1984 - 14ª Corrida - GP da Itália
Ê motor fraco
Lee James- Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34
Re: 1984 - 14ª Corrida - GP da Itália
É ótimo ser campeão de construtores antecipado pela Ferrari...
Mas...ser Campeão de Construtores...Antecipado...pela Ferrari...em Monza...Casa da Savoia...com Senna e Scheckter empatados na liderança...não tem preço.
Mas...ser Campeão de Construtores...Antecipado...pela Ferrari...em Monza...Casa da Savoia...com Senna e Scheckter empatados na liderança...não tem preço.
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Re: 1984 - 14ª Corrida - GP da Itália
Uma das melhores corridas da minha vida, pena que faltou 0.06 para festejar a primeira vitória! Pódio duplo e o sexto do Streiff (ainda comemoro né! kkkk).
Rodrigo Rocca- Mensagens : 411
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 72
Localização : Catania, Itália
Re: 1984 - 14ª Corrida - GP da Itália
E parabéns Daniel, merecido depois de todo o empenho com a qual você tratou a GPM em todos esses anos.
Rodrigo Rocca- Mensagens : 411
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 72
Localização : Catania, Itália
Re: 1984 - 14ª Corrida - GP da Itália
Realmente o Daniel fez por merecer o título de construtores e estar com seus dois pilotos empatados na briga pelo caneco principal. E o mais legal é ver a ascensão do Jody nesta reta final de temporada.
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Re: 1984 - 14ª Corrida - GP da Itália
Obrigado Rodrigo e André.
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Tópicos semelhantes
» 1984 - 15ª Corrida - GP da Europa
» 1984 - 12ª Corrida - GP da Áustria
» 1984 - 2ª Corrida - GP da África do Sul
» 1984 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
» 1984 - 4ª Corrida - GP de San Marino
» 1984 - 12ª Corrida - GP da Áustria
» 1984 - 2ª Corrida - GP da África do Sul
» 1984 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
» 1984 - 4ª Corrida - GP de San Marino
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|