GRAND PRIX MANAGER
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

+2
Lee James
Saimon
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Saimon 8/6/2015, 20:22

Data fictícia: metade do mês 10

Circuito: Estoril

Extensão: 4,350 km (70 voltas / 304,500 km no total)


Comentários iniciais:

Outro estreante neste ano, o circuito de Estoril é consirado de média para baixa velocidade. Possui uma reta principal mais longa, com uma freada ao final que promete ser o principal ponto de ultrapassagem. No restante, traz uma seqüência de curvas de média e lentas, terminando na Parabolica, uma curva bastante técnica que leva à reta principal novamente.

Traçado:

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Estori10


Condições Climáticas:

Treinos: ensolarado, 22 a 25°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)

Corrida: ensolarado, 23 a 26°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)


Prazo para envio dos formulários de corrida: 22:00h de 12/06/15 (sexta-feira)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Treinos

Mensagem  Saimon 8/6/2015, 20:22

1ª Sessão

Sábado de sol no litoral português. A F1 conhece mais uma nova paisagem, voltando à Portugal após dezessete anos. É a segunda etapa seguida em um circuito totalmente novo nesta temporada, se considerarmos que o novo Nürburgring nada tem a ver com o antigo. Além do clima diferente do novo circuito, a F1 vive a tensão da decisão do campeonato. Scheckter e Senna batalharão para ver quem larga na frente na disputa pelo título.
Martini abre o treino virando 1'24"847.
Palmer faz 1'25"143.
De Cesaris marca 1'24"097.
Berger vira 1'23"544.
Warwick faz 1'23"912.
Arnoux registra 1'23"042.
Baldi seria o próximo, mas o italiano enfrenta problemas mecânicos e permanece na garagem da Baldutti.
Bellof marca 1'23"010.
Patrese vira 1'22"714.
Alliot erra na tomada da curva 2, roda e bate no guard-rail. O piloto sai do carro ileso, mas fica fora do treino pois a equipe Nürburg não dispõe de carro reserva.
Cecotto crava 1'25"300. Com os problemas de Baldi e Alliot, os dois Arrows vão conseguindo se classificar para a corrida.
Moreno faz 1'24"005.
Mansell marca 1'23"909.
Alboreto registra 1'23"729.
Streiff vira 1'23"669.
Brundle vem na seqüência. O britânico faz 1'24"044.
Fabi marca 1'23"780.
Pryce registra 1'23"560.
Johansson faz 1'23"861.
Hunt vira 1'23"062.
Boutsen registra 1'22"690.
Prost marca 1'22"541.
Fittipaldi faz 1'22"462, melhor tempo até aqui.
Piquet vira 1'22"450 e toma a ponta.
De Angelis registra 1'22"824.
Senna faz 1'22"740, apenas o sexto tempo.
Scheckter marca 1'22"899, ficando duas posições atrás do adversário direto na briga pelo título.
Rosberg fecha a primeira sessão virando 1'22"825, oitavo tempo.

Classificação - 1ª Sessão:

Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'22"450
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'22"462
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'22"541
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'22"690
Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'22"714
Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'22"740
Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'22"824
Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'22"825
Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'22"899
10º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'23"010
11º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'23"042
12º James HUNT (Renault/Renault/Michelin) 1'23"062
13º Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'23"544
14º Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) 1'23"560
15º Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) 1'23"669
16º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'23"729
17º Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'23"780
18º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'23"861
19º Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'23"909
20º Derek WARWICK (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'23"912
21º Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'24"005
22º Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'24"044
23º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'24"097
24º Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'24"847
25º Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'25"143
26º Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"300
27º Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) sem tempo
28º Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli) sem tempo

2ª Sessão

Martini abre a segunda sessão virando 1'24"188, melhorando bastante seu tempo, mas permanecendo na mesma posição.
Palmer marca 1'25"080 e segue em vigésimo quinto.
De Cesaris faz 1'24"090 e pouco melhora seu tempo.
Berger extrai tudo de seu Tyrant e marca 1'22"803, pulando para sétimo. Bela volta do austríaco.
Warwick vira 1'23"320 e sobe para décimo quarto.
Arnoux faz 1'22"531 e pula para terceiro. Grande volta do francês, no último treino oficial da Renault na F1.
A equipe Baldutti não consegue resolver o problema do carro de Baldi e o italiano está fora da prova.
Bellof espalha na curva 1 e escapa da pista, indo parar no muro de proteção. O alemão sai ileso, apesar da batida forte. O asfalto de Estoril é traiçoeiro, pois acumula muita sujeira fora do traçado ideal.
Patrese trava as rodas na freada da curva 1 e espalha para fora da pista. O italiano aborta sua volta.
Alliot, com o carro avariado após a batida na primeira sessão, está fora do treino e da corrida.
Cecotto vira apenas 1'25"432, mas assegura a classificação para a corrida devido aos problemas de Baldi e Alliot.
Moreno marca 1'23"670 e pula para décimo sétimo.
Mansell é outro que espalha na curva 1 e aborta sua volta.
Alboreto faz 1'23"239 e sobe para décimo quarto.
Streiff vira 1'23"504, décimo sexto tempo.
Brundle espalha na curva 6 e passeia pela área de escape. O britânico aborta sua volta.
Fabi faz 1'23"734 e pouco melhora seu tempo.
Pryce registra 1'23"533 e segue em décimo sétimo.
Johansson vira 1'23"328 e sobe para décimo sexto.
Em seu último treino oficial na carreira, Hunt voa baixo com a Renault e marca 1'22"322, assumindo a ponta do treino. Sensacional!
Boutsen faz 1'22"333 e é segundo.
Prost voa baixo com a Savoia e vira 1'22"005, tomando a liderança.
Fittipaldi faz 1'22"105 e pula para segundo.
Piquet marca 1'22"295 e é terceiro.
De Angelis vira 1'22"490 e sobe para sexto.
Senna erra na freada da curva 3 e espalha demais, colocando duas rodas fora da pista. O brasileiro ainda insiste em concluir a volta, mas registra apenas 1'23"039.
Para complicar ainda mais a vida do brasileiro, Scheckter vira 1'22"464 e pula para sexto, deixando o brasileiro na décima posição.
Rosberg fecha o treino marcando 1'22"513 e ficando em oitavo, relegando Senna para décimo primeiro.
Scheckter sai na frente na decisão do título, largando cinco posições à frente de Senna, apesar do rendimento abaixo do esperado da Ferrari. Savoia e Fittipaldi ocupam as primeiras posições, em briga aberta pelo vice-campeonato de construtores.

Classificação - Final:

Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'22"005
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'22"105
Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'22"295
James HUNT (Renault/Renault/Michelin) 1'22"322
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'22"333
Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'22"464
Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'22"490
Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'22"513
René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'22"531
10º Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'22"714
11º Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'22"740
12º Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'22"803
13º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'23"010
14º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'23"239
15º Derek WARWICK (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'23"320
16º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'23"328
17º Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) 1'23"504
18º Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) 1'23"533
19º Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) 1'23"670
20º Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) 1'23"734
21º Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'23"909
22º Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'24"044
23º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) 1'24"090
24º Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'24"188
25º Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 1'25"080
26º Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"300

27º Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) sem tempo
28º Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli) sem tempo


Quebras/Acidentes:

Baldi =($0)= motor

Alliot =($200)= acidente

Bellof =($200)= acidente
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Pilotos reclamando dos acertos

Mensagem  Saimon 8/6/2015, 20:24

#3 Nigel Mansell
#4 Michele Alboreto
#5 Ayrton Senna
#6 Jody Scheckter
#11 Gerhard Berger
#12 Stefan Johansson
#23 Mauro Baldi
#24 Jonathan Palmer
#27 Keke Rosberg
#28 Elio de Angelis
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Daniel King 8/6/2015, 20:32

Enviado.
Daniel King
Daniel King

Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Giovane Biscazzi 8/6/2015, 21:00

Senna largando atrás e precisando do resultado: kamikaze detected bounce
Giovane Biscazzi
Giovane Biscazzi

Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Saimon 9/6/2015, 06:37

Daniel King escreveu:Enviado.

Recebido.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Lee James 9/6/2015, 09:19

Enviado
Lee James
Lee James

Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Giovane Biscazzi 9/6/2015, 13:16

e-mail
Giovane Biscazzi
Giovane Biscazzi

Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Daniel King 9/6/2015, 20:51

Giovane Biscazzi escreveu:e-mail

rabbit Será que dessa vez vai? rs
Daniel King
Daniel King

Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Giovane Biscazzi 9/6/2015, 22:35

Daniel King escreveu:
Giovane Biscazzi escreveu:e-mail

rabbit Será que dessa vez vai? rs
Opa se vai cheers
Giovane Biscazzi
Giovane Biscazzi

Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Saimon 9/6/2015, 23:53

Não foi, só recebi o do Victor hehe
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Giovane Biscazzi 10/6/2015, 10:08

Saimon escreveu:Não foi, só recebi o do Victor hehe
Mad Mad Mad
Mandei de novo Arrow
Tenho que tomar vergonha na cara e fazer um e-mail decente. Pelo menos tenho enviado no começo do prazo, o que acaba dando tempo do formulário chegar, mesmo indo a bordo de uma Biscazzi chassi de 1983. Laughing
Giovane Biscazzi
Giovane Biscazzi

Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Saimon 10/6/2015, 19:13

Giovane Biscazzi escreveu:
Saimon escreveu:Não foi, só recebi o do Victor hehe
Mad Mad Mad
Mandei de novo Arrow
Tenho que tomar vergonha na cara e fazer um e-mail decente. Pelo menos tenho enviado no começo do prazo, o que acaba dando tempo do formulário chegar, mesmo indo a bordo de uma Biscazzi chassi de 1983. Laughing

hehe agora veio
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Saimon 11/6/2015, 22:10

Recebido Iuri e Gustavo.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Saimon 12/6/2015, 20:34

Recebido Rodrigo e Aníbal.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Saimon 13/6/2015, 13:24

Recebi ontem Lucas e Marcello. Não, não é a dupla sertaneja...
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Corrida

Mensagem  Saimon 20/6/2015, 16:47

Domingo ensolarado no Estoril. A temporada 1984 da F1 chega em sua prova decisiva em um circuito totalmente novo. Com a Ferrari já campeã de construtores, a briga agora é pelo título de pilotos, entre o veterano Scheckter e o novato Senna, ambos da equipe vermelha. O sulafricano está dois pontos à frente e para ser campeão precisa chegar em qualquer posição com Senna no máximo uma posição à frente, desde que não seja primeiro ou segundo. Chegando em qualquer posição à frente de Senna, ou se o brasileiro chegar na quinta posição ou pior, Scheckter é automaticamente campeão. Já o brasileiro precisa vencer, chegar em segundo desde que Scheckter não vença, ou chegar em terceiro ou quarto, com Scheckter no mínimo duas posições atrás.
A vida do sulafricano está bem mais tranqüila para a corrida de hoje, visto que larga em sexto, enquanto o adversário parte apenas em décimo primeiro. A Ferrari teve problemas para encontrar o melhor acerto para o novo circuito, mas promete corrigir para a corrida e espera que seus pilotos ganhem posições e estejam na briga pelo pódium ou até pela vitória. Entre os demais, temos Prost, que saiu da briga pelo título na corrida passada, na pole, com Fittipaldi em segundo. Savoia e Fittipaldi ainda brigam pelo vice-campeonato de construtores. Piquet é terceiro, com Hunt, em sua última corrida de F1, surpreendente largando em quarto com a Renault, que também se despede da categoria como equipe. Boutsen larga em quinto com o outro carro da Fittipaldi.
Quanto às estratégias de corrida, temos 22 carros largando com pneus duros sem parada prevista. Entre os demais, Mansell e Patrese irão iniciar com pneus macios e colocar pneus duros ao longo da prova, enquanto Streiff e Bellof irão adotar a estratégia contrária, partindo com pneus duros e colocando macios posteriormente.
A direção de prova ordena a saída dos mecânicos da pista e os carros partem para a volta de apresentação. Muitas bandeiras da Fittipaldi são vistas, além é claro de bandeiras da Ferrari com a figura de Senna, mostrando o apoio dos portugueses aos brasileiros. Bellof pára na reta oposta, com problemas. Sem conseguir retornar ao grid, o alemão não irá largar. Despecho bastante ruim para a péssima temporada do alemão. Os outros 25 carros retornam ao grid e realinham. Em breve teremos a largada.

Largada: Prost - Fittipaldi - Piquet - Hunt - Boutsen - Scheckter - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Patrese - Senna - Berger - Alboreto - Warwick - Johansson - Streiff - Pryce - Moreno - Fabi - Mansell - Brundle - De Cesaris - Martini - Palmer - Cecotto

[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores! A F1 agora entra realmente na tensão da decisão. A direção de prova faz as últimas checagens e está tudo pronto. O ronco dos motores domina a reta dos boxes quanto acendem as luzes verdes e começa o GP de Portugal! Fittipaldi larga bem e vem pra cima de Prost. Os dois emparelham e Fittipaldi, mesmo por fora, toma a ponta na primeira curva. Hunt larga melhor que Piquet e aparece em terceiro. Scheckter deixa Boutsen para trás e é quinto. Senna não faz boa largada e aparece em décimo segundo após a primeira curva. Hunt pressiona Prost. Scheckter sai do vácuo de Piquet e toma a linha de dentro na freada da Parabolica Interior, conseguindo a ultrapassagem. Boutsen segura De Angelis. Senna vem por dentro e passa Berger na Parabolica Interior, recuperando a posição perdida na largada. Patrese traciona bem na saída da Parabolica Interior e vem por dentro na Orelha, deixando Arnoux para trás. No mesmo ponto, Streiff vem por dentro e passa Alboreto. Brundle passa Pryce no mesmo lugar.

Fim da 1ª Volta: Fittipaldi - Prost - Hunt - Scheckter - Piquet - Boutsen - De Angelis - Rosberg - Patrese - Arnoux - Senna - Berger - Streiff - Alboreto - Warwick - Johansson - Moreno - Brundle - Pryce - Fabi - De Cesaris - Mansell - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 2] Scheckter já vem pra cima de Hunt, que não dá mole para o sulafricano. Boutsen ataca Piquet. Os Williams seguem de perto. Johansson pega o vácuo de Warwick na reta principal e toma a linha de dentro na freada da curva 1, fazendo a ultrapassagem. Senna sai do vácuo de Arnoux e vem por dentro na Parabolica Interior, conseguindo a ultrapassagem. Fabi força por dentro na Orelha e passa Pryce. Mansell passa De Cesaris no mesmo ponto.

Fim da 2ª Volta: Fittipaldi - Prost - Hunt - Scheckter - Piquet - Boutsen - De Angelis - Rosberg - Patrese - Senna - Arnoux - Berger - Streiff - Alboreto - Johansson - Warwick - Moreno - Brundle - Fabi - Pryce - Mansell - De Cesaris - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 3] Fittipaldi já abre 1,9 segundo na frente. Scheckter sai do vácuo de Hunt na reta dos boxes e toma a linha de dentro na freada da curva 1, conseguindo a ultrapassagem. Boutsen traciona melhor que Piquet na saída da Parabolica Interior e emenda o bote por dentro na Orelha, tomando a quinta posição. Os Williams já colam no brasileiro, que não tem um bom ritmo neste início de prova. Scheckter já vem pra cima de Prost. O sulafricano vai dando pinta de campeão. Enquanto isso, Senna cola em Patrese para brigar pela nona posição. Johansson vem pra cima de Alboreto. Moreno sai do vácuo de Warwick e vem por dentro na Parabolica Interior, deixando o companheiro para trás.

Fim da 3ª Volta: Fittipaldi - Prost - Scheckter - Hunt - Boutsen - Piquet - De Angelis - Rosberg - Patrese - Senna - Arnoux - Berger - Streiff - Alboreto - Johansson - Moreno - Warwick - Brundle - Fabi - Pryce - Mansell - De Cesaris - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 4] Prost segura Scheckter. Hunt segue de perto e Boutsen se junta ao bolo. Piquet segura De Angelis. Senna sai do vácuo de Patrese e vem por dentro na curva 1, conseguindo a ultrapassagem. O brasileiro agora é nono e segue rápido, juntando-se ao pelotão formado por Piquet e as duas Williams. Johansson pressiona Alboreto. Brundle vem por dentro na Orelha e passa Warwick. Mansell passa Pryce no mesmo ponto. Martini pressiona Palmer, com Cecotto seguindo de perto.

Fim da 4ª Volta: Fittipaldi - Prost - Scheckter - Hunt - Boutsen - Piquet - De Angelis - Rosberg - Senna - Patrese - Arnoux - Berger - Streiff - Alboreto - Johansson - Moreno - Brundle - Warwick - Fabi - Mansell - Pryce - De Cesaris - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 5] Scheckter tira de lado na reta dos boxes e passa Prost na entrada da curva 1. Boutsen vem pra cima de Hunt. De Angelis sai do vácuo de Piquet e mergulha por dentro na curva 1, tomando a sexta posição. Rosberg já cola no brasileiro, trazendo Senna consigo. Streiff pressiona Berger. Johansson vem por dentro na curva 1 e passa Alboreto. Fabi tira de lado na Parabolica Interior e passa Warwick. Mansell aproveita a distração do compatriota para colocar o carro por dentro na Orelha e também conseguir a ultrapassagem.

Fim da 5ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Prost - Hunt - Boutsen - De Angelis - Piquet - Rosberg - Senna - Patrese - Arnoux - Berger - Streiff - Johansson - Alboreto - Moreno - Brundle - Fabi - Mansell - Warwick - Pryce - De Cesaris - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 6] Fittipaldi lidera com 3,9 segundos de vantagem sobre Scheckter. Rosberg sai do vácuo de Piquet e toma a linha de dentro na curva 1, fazendo a ultrapassagem. Senna aproveita para pegar carona no finlandês e emparelha com Piquet na curva 2, freando mais tarde na curva 3 e tomando a oitava posição. Bela manobra do brasileiro da Ferrari! Moreno sai do vácuo de Alboreto e mergulha por dentro na curva 1. Alboreto resiste até a curva 2, mas o brasileiro mantém-se firme por dentro e consegue a ultrapassagem. Boutsen ameaça por dentro na Parabolica Interior, mas Hunt fecha bem. De Angelis cola nos dois. De Cesaris força por dentro na Orelha e passa Pryce.

Fim da 6ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Prost - Hunt - Boutsen - De Angelis - Rosberg - Senna - Piquet - Patrese - Arnoux - Berger - Streiff - Johansson - Moreno - Alboreto - Brundle - Fabi - Mansell - Warwick - De Cesaris - Pryce - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 7] Senna ataca Rosberg. O brasileiro agora tem um osso duro de roer pela frente, enquanto Scheckter anda com pista livre na segunda posição. Patrese aperta para cima de Piquet. O ritmo do brasileiro é bastante ruim neste início de prova. Streiff sai do vácuo de Berger e vem por dentro na curva 1. O austríaco resiste e os dois chegam a tocar roda com roda, mas o francês leva a melhor na curva 2 e passa. Alboreto segura Brundle, que traz consigo Fabi e Mansell. De Cesaris vem pra cima de Warwick.

Fim da 7ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Prost - Hunt - Boutsen - De Angelis - Rosberg - Senna - Piquet - Patrese - Arnoux - Streiff - Berger - Johansson - Moreno - Alboreto - Brundle - Fabi - Mansell - Warwick - De Cesaris - Pryce - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 8] Hunt aperta para cima de Prost, trazendo consigo Boutsen, De Angelis, Rosberg e Senna. Piquet segura Patrese. Moreno vem pra cima de Johansson. Brundle mergulha por dentro na Parabolica Interior e passa Alboreto. Fabi tenta emendar o bote, mas é fechado por Alboreto. Mansell aproveita para forçar por dentro na Tanque e ganhar uma posição. De Cesaris vem por fora na Orelha e passa Warwick com categoria.

Fim da 8ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Prost - Hunt - Boutsen - De Angelis - Rosberg - Senna - Piquet - Patrese - Arnoux - Streiff - Berger - Johansson - Moreno - Brundle - Alboreto - Mansell - Fabi - De Cesaris - Warwick - Pryce - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 9] Boutsen tenta vir por dentro na curva 1, mas Hunt bloqueia e mantém a quarta posição. Os Williams e Senna seguem de perto. De Angelis aproveita para atacar o belga e toma a linha de dentro na curva 3, freando mais tarde e conseguindo a ultrapassagem. Rosberg segura Senna na Parabolica Interior. Moreno pressiona Johansson. Mansell sai do vácuo de Alboreto e mergulha por dentro na Parabolica Interior, fazendo a ultrapassagem sobre o companheiro. Cecotto pressiona Martini.

Fim da 9ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Prost - Hunt - De Angelis - Boutsen - Rosberg - Senna - Piquet - Patrese - Arnoux - Streiff - Berger - Johansson - Moreno - Brundle - Mansell - Alboreto - Fabi - De Cesaris - Warwick - Pryce - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 10] Hunt pega o vácuo de Prost e puxa para a direita na entrada da curva 1, desta vez conseguindo colocar o carro por dentro e fazer a ultrapassagem. De Angelis tenta pegar carona, mas não consegue. Boutsen, que vinha logo atrás, acaba tendo que reduzir para evitar uma batida com o italiano e Rosberg, esperto, aproveita para dar o bote por dentro na curva 3. O GP de Portugal começa bastante agitado. Patrese segue na cola de Piquet. Pryce sai do vácuo de Warwick e vem por dentro na curva 1, conseguindo a ultrapassagem. Johansson segura Moreno na Parabolica Interior. Fabi vem por dentro na Parabolica Interior e passa Alboreto. Martini volta a atacar Palmer.

Fim da 10ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Hunt - Prost - De Angelis - Rosberg - Boutsen - Senna - Piquet - Patrese - Arnoux - Streiff - Berger - Johansson - Moreno - Brundle - Mansell - Fabi - Alboreto - De Cesaris - Pryce - Warwick - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 11] Prost segura De Angelis na curva 1. Rosberg segue de perto. Senna sai do vácuo de Boutsen e mergulha por dentro na curva 1, ganhando mais uma posição. Moreno vem por dentro na Parabolica Interior e passa Johansson. No mesmo ponto, De Cesaris passa o lento Alboreto.

Fim da 11ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Hunt - Prost - De Angelis - Rosberg - Senna - Boutsen - Piquet - Patrese - Arnoux - Streiff - Berger - Moreno - Johansson - Brundle - Mansell - Fabi - De Cesaris - Alboreto - Pryce - Warwick - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 12] A diferença entre Fittipaldi e Scheckter se mantém em 3,9 segundos. De Angelis sai do vácuo de Prost e toma a linha de dentro na freada da curva 1, conseguindo a ultrapassagem. Rosberg tenta pegar carona, mas Prost se recupera na curva 2. A Savoia parece não ter velocidade final suficiente e seus pilotos vão sofrendo nas retas. Senna tenta atacar o finlandês nas curvas seguintes, mas é bloqueado. Piquet segue segurando Patrese. Streiff tem problemas e vem lento para os boxes, abandonando a prova. Pryce vem pra cima de Alboreto.

Fim da 12ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Hunt - De Angelis - Prost - Rosberg - Senna - Boutsen - Piquet - Patrese - Arnoux - Berger - Moreno - Johansson - Brundle - Mansell - Fabi - De Cesaris - Alboreto - Pryce - Warwick - Palmer - Martini - Cecotto - Streiff(fora)

[Volta 13] De Angelis vem pra cima de Hunt. Rosberg sai do vácuo de Prost e vem por dentro na curva 1, também deixando o francês para trás. Senna pega carona e emparelha com Prost na curva 2, vindo por dentro na curva 3 e passando à frente. O francês reage e retoma a posição na VIP. Bela briga pela sexta posição! Boutsen acompanha de perto. Pryce sai do vácuo de Alboreto e passa o italiano na curva 1. Patrese vem por dentro Parabolica Interior e deixa Piquet para trás. Brundle vem pra cima de Johansson, trazendo Mansell consigo.

Fim da 13ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Hunt - De Angelis - Rosberg - Prost - Senna - Boutsen - Patrese - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Johansson - Brundle - Mansell - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Palmer - Martini - Cecotto

[Volta 14] Hunt segura De Angelis na curva 1 e resiste bravamente na terceira posição. Bela corrida de despedida vai fazendo o britânico. Senna sai do váco de Prost e faz a ultrapassagem por dentro na curva 1. O brasileiro agora é sexto, enquanto Scheckter segue isolado na segunda posição. Cecotto vem por dentro freada da curva 1 e passa o companheiro Martini.

Fim da 14ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Hunt - De Angelis - Rosberg - Senna - Prost - Boutsen - Patrese - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Johansson - Brundle - Mansell - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Palmer - Cecotto - Martini

[Volta 15] Hunt vai dando um show à parte e segura De Angelis na curva 1, saindo de traseira e segurando o carro de lado na curva. Rosberg e Senna acompanham de perto. Boutsen ataca Prost. Johansson segura Brundle, que traz Mansell consigo. Fabi se junta ao bolo.
[Volta 16] Hunt segura De Angelis novamente na curva 1. Rosberg tenta uma investida para cima do companheiro, mas é bloqueado. Senna aproveita para atacar o finlandês, que se recupera a tempo na VIP. Briga acirrada pela terceira posição! Prost resiste ao ataque de Boutsen. Brundle é fechado por Johansson na Parabolica Interior. Mansell aproveita e traciona bem na saída da curva para vir com tudo por fora na Orelha, fazendo uma bela ultrapassagem sobre o piloto da Galaxy. Cecotto pressiona Palmer.

Fim da 16ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Hunt - De Angelis - Rosberg - Senna - Prost - Boutsen - Patrese - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Johansson - Mansell - Brundle - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Palmer - Cecotto - Martini

[Volta 17] De Angelis pega o vácuo de Hunt e puxa para a direita na entrada da curva 1. Hunt tenta fechar, mas o italiano já emparelhava por dentro e os dois tocam roda com roda! Hunt espalha para fora da pista com o toque e vê De Angelis, Rosberg e Senna passarem. Prost e Boutsen aproveitam quando o britânico ainda se recuperava para dar o bote por dentro nas curvas 2 e 3. Mansell ataca Johansson.

Fim da 17ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - De Angelis - Rosberg - Senna - Prost - Boutsen - Hunt - Patrese - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Johansson - Mansell - Brundle - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Palmer - Cecotto - Martini

[Volta 18] A diferença entre Fittipaldi e Scheckter está na casa dos 4,0 segundos, enquanto o sulafricano tem 9,8 segundos de vantagem sobre o terceiro colocado, De Angelis. Senna aperta para cima de Rosberg, agora valendo a quarta posição. Boutsen sai do vácuo de Prost e mergulha por dentro na Parabolica Interior, conseguindo a ultrapassagem. Johansson segura Mansell.

Fim da 18ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - De Angelis - Rosberg - Senna - Boutsen - Prost - Hunt - Patrese - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Johansson - Mansell - Brundle - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Palmer - Cecotto - Martini

[Volta 19] Senna pega o vácuo de Rosberg na reta principal. O finlandês dá a linha de fora para o brasileiro. Os dois entram na curva emparelhados. Rosberg leva a melhor por dentro e mantém sua posição. Mas Senna não desiste. O brasileiro segue na cola do Williams e, tracionando bem na saída da curva 3, infiltra-se por dentro na tomada da VIP e consegue a ultrapassagem. Belíssima manobra do jovem brasileiro sobre o experiente finlandês! Cecotto força por dentro na Orelha e passa Palmer.

Fim da 19ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - De Angelis - Senna - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Patrese - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Johansson - Mansell - Brundle - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Cecotto - Palmer - Martini

[Volta 20] Mansell segue pressionando Johansson. Brundle e Fabi acompanham de perto. Martini pressiona Palmer.
[Volta 21] Senna vi à caça de De Angelis, para brigar pela terceira posição. O brasileiro neste momento precisa passar o italiano e partir para cima do duelo com Scheckter, pois só passando o sulafricano conseguirá o título. Martini força por dentro nos Esses e deixa Palmer para trás.

Fim da 21ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - De Angelis - Senna - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Patrese - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Johansson - Mansell - Brundle - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Cecotto - Martini - Palmer

[Volta 22] Senna cola em De Angelis. Mansell traciona bem na saída da Parabolica Interior e vem por fora na Orelha, emparelhando com Johansson. Os dois contornam a curva lado a lado, mas o britânico tem mais tração devido os pneus macios e consegue a ultrapassagem na saída.

Fim da 22ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - De Angelis - Senna - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Patrese - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Mansell - Johansson - Brundle - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Cecotto - Martini - Palmer

[Volta 23] Senna vem com tudo para cima de De Angelis. O brasileiro tenta o primeiro ataque na Parabolica Interior, mas o italiano defende bem sua posição. Piquet reaproxima-se de Patrese.
[Volta 24] De Angelis segura Senna na curva 1. Piquet ataca Patrese. A equipe Project Four se prepara para receber o italiano nos boxes. Warwick vem pra cima de Alboreto.
[Volta 25] Enquanto Senna perde tempo atrás de De Angelis, Scheckter já abre 11,9 segundos em relação ao italiano. Patrese nos boxes para troca de pneus. Parada precoce do piloto da Project Four.

Fim da 25ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - De Angelis - Senna - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Mansell - Johansson - Brundle - Patrese - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Cecotto - Martini - Palmer

[Volta 26] Senna segue perseguindo De Angelis, que não dá espaço. O brasileiro resolve arriscar tudo na freada dos Esses e dá certo: Senna posiciona-se por dentro, emparelha e entra lado a lado na Parabolica. Com mais tração na saída, o brasileiro ganha a terceira posição. Martini tem problemas e recolhe para os boxes, abandonando a prova.

Fim da 26ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Mansell - Johansson - Brundle - Patrese - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Cecotto - Palmer - Martini(fora)

[Volta 27] Senna abre a vigésima sétima volta 12,7 segundos atrás de Scheckter. O brasileiro terá bastante trabalho para descontar a diferença em relação ao companheiro, que vem em ritmo muito bom na prova. Mansell se aproxima de Moreno. Patrese sai do vácuo de Brundle e vem por dentro na curva 1, recuperando uma das posições perdidas em sua parada nos boxes.

Fim da 27ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Mansell - Johansson - Patrese - Brundle - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Cecotto - Palmer

[Volta 28] Fittipaldi segue firme na ponta e começa a pegar tráfego. Senna e Scheckter viram tempos parecidos e a diferença permanece. Mansell pressiona Moreno. Johansson segura Patrese.

Fim da 28ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Mansell - Johansson - Patrese - Brundle - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Cecotto - Palmer(1)

[Volta 29] Mansell segue na cola de Moreno. Patrese sai do vácuo de Johansson e vem por dentro na curva 1, conseguindo a ultrapassagem. Pryce vem pra cima de De Cesaris.

Fim da 29ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Moreno - Mansell - Patrese - Johansson - Brundle - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Cecotto(1) - Palmer(1)

[Volta 30] Mansell vem por dentro na Orelha e passa Moreno. Patrese já chega no brasileiro.

Fim da 30ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Mansell - Moreno - Patrese - Johansson - Brundle - Fabi - De Cesaris - Pryce - Alboreto - Warwick - Cecotto(1) - Palmer(1)

[Volta 31] Pryce sai do vácuo de De Cesaris e vem por dentro na curva 1, conseguindo a ultrapassagem. Patrese pressiona Moreno.

Fim da 31ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Mansell - Moreno - Patrese - Johansson - Brundle - Fabi - Pryce - De Cesaris - Alboreto - Warwick - Cecotto(1) - Palmer(1)

[Volta 32] A diferença entre Scheckter e Senna está na casa de 13,0 segundos. O brasileiro não consegue se aproximar do sulafricano. Patrese sai do vácuo de Moreno e faz a ultrapassagem por dentro na curva 1.

Fim da 32ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Mansell - Patrese - Moreno - Johansson - Brundle - Fabi - Pryce - De Cesaris - Alboreto - Warwick - Cecotto(1) - Palmer(1)

[Volta 33] Patrese vem pra cima de Mansell. Johansson pára na reta principal soltando fumaça.

Fim da 33ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Mansell - Patrese - Moreno - Brundle - Fabi - Pryce - De Cesaris - Alboreto - Warwick - Johansson(fora) - Cecotto(1) - Palmer(1)

[Volta 34] Mansell segura Patrese. Alboreto pára na Tanque com problemas em seu Biscazzi.

Fim da 34ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Rosberg - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Mansell - Patrese - Moreno - Brundle - Fabi - Pryce - De Cesaris - Warwick - Alboreto(fora) - Cecotto(1) - Palmer(1) - Johansson(fora)

[Volta 35] Fittipaldi segue firme na ponta. Neste momento a equipe do brasileiro vai conquistando o vice-campeonato de construtores. Patrese sai do vácuo de Mansell e faz a ultrapassagem por dentro na curva 1. Pryce vem pra cima de Fabi. Rosberg vem soltando fumaça na Parabolica Interior e vai parando.

Fim da 35ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Patrese - Mansell - Moreno - Brundle - Fabi - Pryce - De Cesaris - Warwick - Rosberg(fora) - Cecotto(1) - Palmer(1) - Alboreto(fora)

[Volta 36] Pryce pressiona Fabi. A equipe Biscazzi se prepara para fazer a troca de pneus de Mansell.

Fim da 36ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Patrese - Mansell - Moreno - Brundle - Fabi - Pryce - De Cesaris - Warwick - Cecotto(1) - Palmer(1) - Rosberg(fora)

[Volta 37] Fabi segura Pryce na curva 1 e vai resistindo. Mansell nos boxes.

Fim da 37ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Hunt - Piquet - Arnoux - Berger - Patrese - Moreno - Brundle - Fabi - Pryce - De Cesaris - Warwick - Mansell(1) - Cecotto(1) - Palmer(1)

[Volta 38] Fabi segue resistindo aos ataques de Pryce. Hunt pára na VIP, com problemas. O britânico termina sua prova e se despede da F1 antes do esperado, mas pelo menos deu seu show no início da prova.

Fim da 38ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Piquet - Arnoux - Berger - Patrese - Moreno - Brundle - Fabi - Pryce - De Cesaris - Warwick - Hunt(fora) - Mansell(1) - Cecotto(1) - Palmer(1)

[Volta 39] A diferença entre Scheckter e Senna está em 13,6 segundos. O sulafricano vai se aproximando cada vez mais do título. Pryce tira de lado na reta dos boxes e vem por dentro na curva 1, deixando Fabi para trás.

Fim da 39ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Piquet - Arnoux - Berger - Patrese - Moreno - Brundle - Pryce - Fabi - De Cesaris - Warwick - Mansell(1) - Cecotto(1) - Palmer(1) - Hunt(fora)

[Volta 40] Piquet vem soltando fumaça na reta principal e é mais um a abandonar. O brasileiro pode estar fazendo sua última corrida pela Savoia, já que revelou recentemente que negocia com outras equipes.

Fim da 40ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Arnoux - Berger - Patrese - Moreno - Brundle - Pryce - Fabi - De Cesaris - Piquet(fora) - Warwick(1) - Mansell(1) - Cecotto(1) - Palmer(1)

[Volta 41] Fittipaldi segue firme na ponta, com Scheckter 5,1 segundos atrás. O sulafricano por sua vez tem 13,7 segundos de vantagem sobre Senna e tem o título nas mãos, basta administrar a vantagem nesta segunda metade da prova.

Fim da 41ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Arnoux - Berger - Patrese - Moreno - Brundle - Pryce - Fabi - De Cesaris - Warwick(1) - Mansell(1) - Cecotto(1) - Palmer(1) - Piquet(fora)

[Volta 42] Pryce agora tenta se aproximar de Brundle. O galês havia feito um início de prova ruim, mas vai conseguindo reestabelecer o ritmo e se recuperar.

Fim da 42ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Arnoux - Berger - Patrese - Moreno - Brundle - Pryce - Fabi - De Cesaris - Warwick(1) - Mansell(1) - Cecotto(1) - Palmer(1)

[Volta 43] Cecotto encosta antes da Orelha com problemas mecânicos.

Fim da 43ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Arnoux - Berger - Patrese - Moreno - Brundle - Pryce - Fabi - De Cesaris - Warwick(1) - Mansell(1) - Palmer(1) - Cecotto(fora)

[Volta 44] Palmer tem problemas e recolhe para os boxes, abandonando a prova.

Fim da 44ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Arnoux - Berger - Patrese - Moreno - Brundle - Pryce - Fabi - De Cesaris - Warwick(1) - Mansell(1) - Palmer(fora)

[Volta 45] Pryce chega em Brundle. Fittipaldi agora pega fila de tráfego.

Fim da 45ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Arnoux - Berger - Patrese - Moreno - Brundle - Pryce - Fabi - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1)

[Volta 46] Pryce pressiona Brundle. Arnoux encosta na reta oposta com problemas mecânicos. A última corrida da equipe Renault não termina conforme o esperado.

Fim da 46ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Berger - Patrese - Moreno - Brundle - Pryce - Arnoux(fora) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1)

[Volta 47] Pryce e Brundle são obrigados a deixar a briga por posição de lado para deixar Fittipaldi passar.

Fim da 47ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Berger - Patrese - Moreno - Brundle(1) - Pryce(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1) - Arnoux(fora)

[Volta 48] Pryce sai do vácuo de Brundle e toma a linha de dentro na freada da curva 1, conseguindo mais uma ultrapassagem.

Fim da 48ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Berger - Patrese - Moreno - Pryce(1) - Brundle(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1)

[Volta 49] Fittipaldi deixa mais um retardatário pra trás e segue bem na liderança, com 5,6 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Scheckter. Senna, terceiro, definitivamente não consegue se aproximar de seu companheiro e vê a diferença crescer ao poucos, estando agora em 14,3 segundos.

Fim da 49ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Berger - Patrese - Moreno(1) - Pryce(1) - Brundle(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1)

[Volta 50] Patrese estaciona na VIP com problemas em seu Project Four.

Fim da 50ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Berger - Patrese(fora) - Moreno(1) - Pryce(1) - Brundle(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1)

[Volta 51] 14,5 segundos é a diferença entre Scheckter e Senna agora. Vamos nos aproximando do final da prova e o brasileiro parece vencido.

Fim da 51ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Berger - Moreno(1) - Pryce(1) - Brundle(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1) - Patrese(fora)

[Volta 52] Prost, sexto, faz uma péssima corrida para quem largou na pole e vê a Fittipaldi passar a Savoia no campeonato de construtores.

Fim da 52ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Berger - Moreno(1) - Pryce(1) - Brundle(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1)

[Volta 53] Fittipaldi segue firme na liderança. Scheckter mantém-se em bom ritmo na segunda posição, administrando a vantagem em relação a Senna.
[Volta 54] Depois de um início de prova bastante movimentado, temos agora as posições estabilizadas.
[Volta 55] Pryce enfrenta problemas e vem lento, depois de espalhar na curva 1. O galês traz o carro até os boxes e abandona. A fumaça preta saindo das rodas denuncia o problema nos freios.

Fim da 55ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Berger - Moreno(1) - Brundle(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1) - Pryce(fora)

[Volta 56] Fittipaldi se aproxima de Berger para dar uma volta no sétimo coloado. Prova dominante do brasileiro até aqui.

Fim da 56ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Berger - Moreno(1) - Brundle(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1)

[Volta 57] A diferença entre Fittipaldi e Scheckter está em 6,3 segundos. Senna reduz a diferença em relação ao sulafricano para 14,1. Ainda é pouco para quem quer ser campeão.

Fim da 57ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Boutsen - Prost - Berger(1) - Moreno(1) - Brundle(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1)

[Volta 58] Berger, sétimo, torce para ocorrer algum problema com os carros à sua frente para conseguir entrar na zona de pontuação e fazer a Tyrant passar a Renault no campeonato de construtores.
[Volta 59] Senna reduz a diferença em relação a Scheckter para 13,8 segundos. O brasileiro tenta uma reação no final, mas será muito difícil chegar no sulafricano.
[Volta 60] Senna neste momento é o mais rápido da pista e segue tentando se aproximar de Scheckter.
[Volta 61] A diferença cai para 13,4 segundos.
[Volta 62] Senna segue rápido, mas Scheckter responde e não permite a aproximação do brasileiro.
[Volta 63] Senna faz boa volta e reduz a diferença para 13,1.
[Volta 64] Fittipaldi abre 7,0 segundos em relação a Scheckter, que por sua vez está a 13,0 segundos de Senna.
[Volta 65] Vamos nos aproximando do final da prova e Senna não consegue reduz a diferença. Scheckter vai colocando uma mão na taça. Somente um problema mecânico tira o título do sulafricano.
[Volta 66] A consoloção dos brasileiros vai sendo a vitória de Fittipaldi e o vice-campeonato de construtores para a equipe brasileira.
[Volta 67] 12,6 segundos agora é a diferença entre Senna e Scheckter. Bandeiras da África do Sul trazidas por alguns torcedores começam a ser agitadas com mais intensidade.
[Volta 68] Boutsen tem um furo no pneu traseiro direito e perde o controle do carro na Parabolica Interior, rodando e indo parar na caixa de brita. O belga vinha na quinta posição. Prost passa a ser quinto, mas mesmo assim não consegue recuperar o vice-campeonato de construtores para a Savoia.

Fim da 68ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Prost - Boutsen(fora) - Berger(1) - Moreno(1) - Brundle(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1)

[Volta 69] Berger assume a sexta posição e vai colocando a Tyrant à frente da Renault no campeonato de construtores.

Fim da 69ª Volta: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Prost - Berger(1) - Moreno(1) - Brundle(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1) - Boutsen(fora)

[Volta 70] Scheckter abre a última volta com 12,1 segundos de vantagem sobre Senna. O sulafricano vai se aproximando do tão sonhado título mundial. Depois de ver sua carreira quase acabar ao ser dispensado da Potere, Jody conseguiu uma reabilitação impressionante e, depois de alguns anos fazendo bons campeonatos na Biscazzi, conseguiu um carro vencedor na Ferrari e vai chegando à sua grande conquista. Senna, ainda jovem e prematuro, vai vivendo sua primeira grande frustração na carreira, após liderar todo o campeonato e ver Scheckter lhe passar nas últimas duas corridas. Fittipaldi aponta na reta. A equipe brasileira se aglomera no pitwall para comemorar o vice-campeonato de construtores, tendo pontuado em todas as etapas com uma regularidade impressionante. Emmo cruza a linha de chegada, recebe a bandeirada e vence o GP de Portugal! Festa da equipe brasileira, festa dos torcedores portugueses! A Ferrari também se aglomera no pitwall para comemorar com seus dois pilotos, campeão e vice. Scheckter recebe a bandeirada e vibra muito! O sulafricano é campeão do mundo! A equipe Ferrari aplaude a performance de seu piloto, realmente digna de um grande campeão. Senna cruza em terceiro e também é aplaudido pela equipe vermelha. O brasileiro lutou, mas seu companheiro foi superior neste final de campeonato e mereceu o título. De Angelis, Prost e Berger completam a zona de pontuação. Moreno pára nos Esses sem gasolina e vê a ótima sétima posição evaporar.

Fim da Corrida: Fittipaldi - Scheckter - Senna - De Angelis - Prost - Berger(1) - Brundle(1) - Fabi(1) - De Cesaris(1) - Warwick(1) - Mansell(1) - Moreno(fora) - Boutsen(fora)

Classificação - Final:

Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1h37'42"950
Jody SCHECKTER (Ferrari/Ferrari/Goodyear) +7"796
Ayrton SENNA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) +19"777
Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) +28"857
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) +42"368
Gerhard BERGER (Tyrant/Hart/Goodyear) +1 volta
Martin BRUNDLE (Galaxy/Hart/Pirelli) +1 volta
Teo FABI (Nürburg/Nürburg/Pirelli) +1 volta
Andrea DE CESARIS (Galaxy/Hart/Pirelli) +1 volta
10º Derek WARWICK (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) +1 volta
11º Nigel MANSELL (Biscazzi/Honda/Michelin) +1 volta
12º Roberto MORENO (Vector/Alfa Romeo/Pirelli) +2 voltas
13º Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) +3 voltas

AB Tom PRYCE (Rocca/Renault/Michelin) 53 voltas
AB Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 49 voltas
AB René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 45 voltas
AB Jonathan PALMER (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli) 42 voltas
AB Johnny CECOTTO (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 41 voltas
AB Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 39 voltas
AB James HUNT (Renault/Renault/Michelin) 37 voltas
AB Keke ROSBERG (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 34 voltas
AB Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 33 voltas
AB Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 32 voltas
AB Pierluigi MARTINI (Arrows/Ford-Cosworth/Pirelli) 25 voltas
AB Philippe STREIFF (Rocca/Renault/Michelin) 11 voltas

NL Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear)

NQ Mauro BALDI (Baldutti/Alfa Romeo/Pirelli)
NQ Philippe ALLIOT (Nürburg/Nürburg/Pirelli)


Quebras/Acidentes:

Bellof =($100)= pane elétrica

Streiff =($500)= turbo

Martini =($0)= câmbio

Johansson =($500)= motor

Alboreto =($100)= pane elétrica

Rosberg =($0)= motor

Hunt =($300)= transmissão

Piquet =($0)= motor

Cecotto =($0)= câmbio

Palmer =($0)= bomba de água

Arnoux =($300)= transmissão

Patrese =($100)= pane elétrica

Pryce =($100)= freios

Boutsen =($0)= pneu furado

Moreno =($0)= pane seca
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon 20/6/2015, 16:47

Mundial de Pilotos:

1º J. Scheckter = 66 pts.
2º A. Senna = 62 pts.
3º A. Prost = 47 pts.
4º E. Fittipaldi = 46 pts.
5º E. De Angelis = 37 pts.
6º T. Boutsen = 34 pts.
7º N. Piquet = 31 pts.
8º K. Rosberg = 25 pts.
9º R. Patrese = 13 pts.
10º G. Berger = 8 pts.
11º N. Mansell = 7 pts.
12º R. Arnoux = 6 pts.
13º T. Pryce = 5 pts.
14º M. Alboreto = 4 pts.
15º J. Hunt = 4 pts.
16º S. Johansson = 2 pts.
17º S. Bellof = 1 pt.
--- T. Fabi = 1 pt.
--- P. Streiff = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Ferrari = 128 pts.
2º Fittipaldi = 80 pts.
3º Savoia = 78 pts.
4º Williams = 62 pts.
5º Project Four = 14 pts.
6º Biscazzi = 11 pts.
7º Tyrant = 10 pts.
8º Renault = 10 pts.
9º Rocca = 6 pts.
10º Nürburg = 1 pt.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Giovane Biscazzi 20/6/2015, 16:59

Valeu Jody cheers
Giovane Biscazzi
Giovane Biscazzi

Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Giovane Biscazzi 20/6/2015, 17:00

Alguma vez na história da Savoia ficou em terceiro nos construtores? Shocked
Giovane Biscazzi
Giovane Biscazzi

Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Lee James 20/6/2015, 17:02

Que bela surpresa, Fittipaldi. Temporada muito acima do esperado dadas as limitações de motor. Segundo lugar dos construtores nem no palpite mais otimista haha.

E desde a Frankfurt em 75, ninguém havia pontuado em todas. Agora a Fittipaldi que carrega a marca
Lee James
Lee James

Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Saimon 20/6/2015, 17:07

Giovane Biscazzi escreveu:Alguma vez na história da Savoia ficou em terceiro nos construtores? Shocked

Uma única vez, em 1975, ficando atrás de Potere e Frankfurt.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Daniel King 20/6/2015, 18:09

cheers Jody campeãoooo!!!! Muito Obrigado Senna! Excelente corrida de ambos! Fechamos o ano magnificamente.

Os meus parabéns à Fittipaldi e a Savoia, grandes equipes, que tive a honra de vencer nesta temporada. Com equipes assim no grid, sou obrigado sempre a evoluir mais e mais para trazer a Ferrari sempre forte.

Excelente temporada mesmo, obrigado ao Saimon por proporcionar isto, e ao André, por torcer pelo nosso piloto.
Daniel King
Daniel King

Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Daniel King 20/6/2015, 18:23

Lee James escreveu:Que bela surpresa, Fittipaldi. Temporada muito acima do esperado dadas as limitações de motor. Segundo lugar dos construtores nem no palpite mais otimista haha.

E desde a Frankfurt em 75, ninguém havia pontuado em todas. Agora a Fittipaldi que carrega a marca

Eu te desejei 'Feliz Vice-campeão' e coloquei que a Fittipaldi ia ser vice, na nota de despedida ao Murray. Eu acertei.
Daniel King
Daniel King

Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Giovane Biscazzi 20/6/2015, 19:20

Nossa, nem lembrava dessa temporada de 75. Quando fui pesquisar fui direto em 1979 e vi que a Savoia ficou na posição preferida do Vasco, logo atrás da Biscazzi.

E se a Fittipaldi pontuou em todas as corridas, a Frankfurt de 1975 fez ainda mais pontos: 97 no total. Laughing
Giovane Biscazzi
Giovane Biscazzi

Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal Empty Re: 1984 - 16ª Corrida - GP de Portugal

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos