1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Saimon em 3/7/2014, 14:21

Data fictícia: metade do mês 8

Circuito: Zandvoort

Extensão: 4,252 km (72 voltas / 306,144 km no total)


Comentários iniciais:

Situado no litoral holandês, o circuito de Zandvoort, também conhecido como "serpente das dunas", pode ser considerado de média velocidade. Possui subidas, descidas e curvas de tipos variados, desde lentas como a Tarzan, passando por esses de média como Marlboro e Panorama, até velozes como a Pulleveld. O principal ponto de ultrapassagem é a forte freada da Tarzan, no final da reta dos boxes.

Traçado:



Condições Climáticas:

Treinos: ensolarado, 26 a 29°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)

Corrida: ensolarado, 24 a 27°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)


Prazo para envio dos formulários de corrida: 12:00h de 06/07/14 (domingo)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1994
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Treinos

Mensagem  Saimon em 3/7/2014, 14:22

1ª Sessão

Belo sábado de sol no litoral holandês. As dunas de Zandvoort recebem mais uma vez a F1, em um final de temporada muito disputado. Tal competitividade também é esperada para este treino, que deve ser decidido nos centésimos e milésimos. Neste final de semana já não temos a presença da Winhill, que abandonou a F1 para se dedicar ao automobilismo americano. Melhor para as pequenas, já que suas chances de se classificar para a corrida aumentam.
Sullivan abre o treino virando 1'19"140.
Salazar faz 1'20"055.
Guerrero marca 1'19"483.
Cheever registra 1'19"256.
De Cesaris vem para sua volta e faz 1'18"943.
Mansell marca 1'16"839.
Pryce vira 1'17"281.
Palmer é o próximo. O britânico registra 1'17"372.
Baldi faz 1'17"547.
Rothengatter vira 1'18"126.
Warwick marca 1'18"307.
Bellof registra 1'16"939.
Arnoux faz 1'16"896.
De Angelis vem na seqüência. O italiano vira 1'16"594, melhor tempo até aqui.
Fabi marca 1'18"926.
Cecotto vira 1'18"859.
Prost faz 1'16"309 e toma a ponta do treino.
Johansson registra 1'17"275.
Boesel marca 1'18"917.
Moreno vira 1'17"923.
Jones vem para sua volta. O australiano registra 1'16"869.
Alboreto marca 1'16"480, segundo tempo.
Fittipaldi vira 1'16"269 e toma a ponta.
Patrese erra na tomada da Panorama, roda e vai bater de lado na barreira de proteção. O piloto precisa de ajuda para sair do carro, mas está consciente. O treino é paralisado para o atendimento. Uma ambulância chega para levá-lo ao centro médico. O italiano é colocado na maca, mas acena dizendo estar tudo OK. Pelo visto trata-se apenas de um procedimento de rotina.
O treino recomeça e Hunt vai para a pista, virando 1'16"651.
Rosberg marca 1'16"443.
Scheckter faz 1'16"498.
Boutsen registra 1'16"471.
Piquet encerra a primeira sessão do treino virando 1'16"358, terceiro tempo.
Como era previsto, um treino muito disputado até aqui, com apenas quatro décimos separando o primeiro do nono colocado.

Classificação - 1ª Sessão:

Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'16"269
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'16"309
Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'16"358
Keke ROSBERG (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'16"443
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'16"471
Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'16"480
Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'16"498
Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'16"594
James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'16"651
10º Nigel MANSELL (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'16"839
11º Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'16"869
12º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'16"896
13º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'16"939
14º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'17"275
15º Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'17"281
16º Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 1'17"372
17º Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'17"547
18º Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) 1'17"923
19º Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 1'18"126
20º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'18"307
21º Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'18"859
22º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'18"917
23º Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'18"926
24º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'18"943
25º Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'19"140
26º Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'19"256
27º Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'19"483
28º Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'20"055
29º Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) sem tempo

2ª Sessão

Sullivan abre a segunda sessão. O americano erra na freada da Tarzan e espalha para fora da pista, obrigando-o a abortar a volta.
Salazar faz apenas 1'20"213 e está fora da corrida mais uma vez.
Guerrero marca 1'19"212 e sobe para vigésimo sexto, tirando Cheever da corrida.
Porém, Cheever dá o troco fazendo 1'18"853 e subindo para vigésimo primeiro. Boa volta do americano com o fraco carro da Bleutter. Guerrero está fora.
De Cesaris marca 1'18"413 e sobe para vigésimo primeiro.
Mansell vira 1'16"552 e pula para oitavo.
Pryce faz 1'16"717, décimo primeiro tempo.
Palmer registra 1'16"857 e sobe para décimo segundo.
Baldi marca 1'17"319 e permanece na mesma posição.
Rothengatter, empolgado com o apoio da torcida, é outro que erra na freada da Tarzan e passa reto. O holandês evita a batida, mas aborta sua volta.
Warwick faz 1'18"247 e pouco melhora seu tempo.
Bellof vira 1'16"430 e pula para quarto! Que volta do alemão!
Arnoux marca 1'16"519, nono tempo.
De Angelis registra 1'16"182 e toma a ponta! Os motores TAG-Porsche seguem mostrando sua força e a Williams acorda no treino.
Fabi erra na tomada da Marlboro e escapa para o gramado. O italiano aborta sua volta.
Cecotto faz 1'18"576, recuperando uma posição.
Prost marca 1'16"239 e sobe para segundo.
Johansson registra 1'17"268 e pouco melhora seu tempo.
Boesel vira 1'18"722 e pula para vigésimo terceiro.
Moreno faz 1'17"825 e não consegue melhorar sua posição.
Jones marca 1'16"793 e ganha uma posição.
Alboreto registra 1'16"247, terceiro tempo. A Biscazzi volta a fazer boa classificação.
Fittipaldi faz apenas 1'16"391 e não consegue melhorar seu tempo. Depois de liderar a primeira sessão, o brasileiro está em quarto e ainda aguarda os tempos de outros adversários.
Patrese seria o próximo, mas ainda está no centro médico. O italiano fica portanto fora do treino e conseqüentemente da corrida.
Hunt vira 1'16"163 e toma a ponta! Finalmente o britânico volta a fazer um bom treino!
Rosberg faz 1'16"280, subindo para sexto.
Scheckter marca 1'16"244, pulando para quarto.
Boutsen vira 1'16"287 e sobe para oitavo.
Piquet vem para fechar o treino. O brasileiro voa baixo e marca incríveis 1'15"807! É pole para Piquet! O atual campeão renasce no campeonato após a vitória na Áustria!

Classificação - Final:

Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'15"807
James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'16"163
Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'16"182
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'16"239
Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'16"244
Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'16"247
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'16"269
Keke ROSBERG (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'16"280
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'16"287
10º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'16"430
11º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'16"519
12º Nigel MANSELL (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 1'16"552
13º Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'16"717
14º Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'16"793
15º Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 1'16"857
16º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'17"268
17º Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'17"319
18º Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) 1'17"825
19º Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 1'18"126
20º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'18"247
21º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'18"413
22º Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'18"576
23º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'18"722
24º Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'18"853
25º Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'18"926
26º Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'19"140

27º Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'19"212
28º Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'20"055
29º Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) sem tempo


Quebras/Acidentes:

Patrese =($200)= acidente
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1994
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Lee James em 3/7/2014, 14:38

Ê treininho... Mais uma vez na frente da primeira sessão e falhando na segunda
avatar
Lee James

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Lee James em 3/7/2014, 14:45

E-mail
avatar
Lee James

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Saimon em 3/7/2014, 15:07

Lee James escreveu:E-mail

Recebido.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1994
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Giovane Biscazzi em 3/7/2014, 19:23

Treino promissor.
Formulário enviado por e-mail.
avatar
Giovane Biscazzi

Mensagens : 277
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 37
Localização : Hortolândia/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Rodrigo Rocca em 3/7/2014, 21:18

Excelente décimo terceiro do Pryce, apenas a quarta vez em que largamos na metade de cima do grid. Tomara que o motor aguente e que não haja novo enrosco com o Leão, que larga logo a frente. Como seria importante um pontinho na Holanda...

PS: Sempre leio todas as linhas dos treinos e das corridas. Minha referência de tempo era a Highwind do Moreno (teoricamente, o carro mais próximo da Rocca) e as Winhills (teoricamente, os carros que deveriam andar logo a nossa frente). Perdi a referência dos Winhills...
avatar
Rodrigo Rocca

Mensagens : 287
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 66
Localização : Catania, Itália

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Saimon em 4/7/2014, 02:23

Recebidos André e Gustavo.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1994
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Juliano Maia em 5/7/2014, 15:45

Enviado.

Juliano Maia

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Matheus Berçot em 5/7/2014, 21:00

E-mail.
avatar
Matheus Berçot

Mensagens : 153
Data de inscrição : 08/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Saimon em 5/7/2014, 22:15

Recebidos Matheus, Juliano e Aníbal.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1994
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Daniel King em 6/7/2014, 00:17

Enviado.
avatar
Daniel King

Mensagens : 338
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 97
Localização : Glasgow, Escócia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Rodrigo Rocca em 6/7/2014, 03:07

Enviado
avatar
Rodrigo Rocca

Mensagens : 287
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 66
Localização : Catania, Itália

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Marcel Pin em 6/7/2014, 11:24

Enviado por Mp.

Marcel Pin

Mensagens : 93
Data de inscrição : 08/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Enzo Gorlami em 6/7/2014, 11:54

Enviado via e-mail
avatar
Enzo Gorlami

Mensagens : 23
Data de inscrição : 13/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Saimon em 6/7/2014, 12:38

Recebido Iuri, Rodrigo, Adan e Marcello. Não recebi o do Alanir, favor reenviar.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1994
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Sir Lewis Bleutter em 6/7/2014, 12:43

Estou tão mal acostumado a me classificar que esqueci de mandar o formulário, lol. Minhas desculpas.
avatar
Sir Lewis Bleutter

Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Daniel King em 6/7/2014, 13:19

Saimon escreveu:Recebido Iuri, Rodrigo, Adan e Marcello. Não recebi o do Alanir, favor reenviar.

E o meu, Saimon?
avatar
Daniel King

Mensagens : 338
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 97
Localização : Glasgow, Escócia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Corrida

Mensagem  Saimon em 20/7/2014, 19:10

Tempo bom em Zandvoort neste domingo. Os carros estão perfilados no grid, recebendo os últimos ajustes. Na pole, Nelson Piquet aparece em ascensão no campeonato, depois de ter vencido a última prova e encostar em Fittipaldi na briga pelo campeonato. Ao seu lado, Hunt volta a figurar entre os primeiros, precisando urgentemente de um bom resultado para se manter na disputa. Na segunda fila aparecem o Williams de Elio de Angelis e o outro Savoia, de Alain Prost. O líder do campeonato Fittipaldi aparece apenas em sétimo, atrás dos dois Biscazzi. Quanto às opções de pneus, Biscazzi, Ferrari, Renault e Williams partirão com seus dois carros calçando pneus macios, assim como o Fittipaldi de Boutsen.
Com tudo preparado, a direção de prova ordena a saída dos carros para a volta de apresentação. Os telespectadores saúdam os pilotos e festejam a presença do piloto local Rothengatter.
Após aquecerem os pneus, todos realinham. Em breve teremos a largada.

Largada: Piquet - Hunt - De Angelis - Prost - Scheckter - Alboreto - Fittipaldi - Rosberg - Boutsen - Bellof - Arnoux - Mansell - Pryce - Jones - Palmer - Johansson - Baldi - Moreno - Rothengatter - Warwick - De Cesaris - Cecotto - Boesel - Cheever - Fabi - Sullivan

[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores! Vai ser dada a largada para a décima segunda etapa da temporada. A direção de prova faz as últimas checagens e em seguida aciona as luzes verdes! Começa o GP da Holanda! Piquet larga bem e mantém a ponta. Prost vem pra cima de De Angelis, enquanto Scheckter vem pela direita e deixa os dois para trás. Na freada da Tarzan, Hunt vê Scheckter tentando o ataque por dentro e puxa para a direita. Scheckter vê o britânico surgir de repente à sua frente e acerta a traseira da Ferrari! Hunt é empurrado para fora da pista e pára na caixa de brita. Scheckter consegue se manter na pista, mas tem a frente do carro danificada. De Angelis segura Prost e vem em segundo. Rosberg vem por dentro na Tarzan e passa Fittipaldi e Alboreto, que reduziram para evitar o envolvimento na batida. Scheckter vem lento e vai sendo ultrapassado. Hunt sai do carro irritadíssimo. Prost segura Rosberg. Boutsen vem por dentro na Scheivlak e passa Fittipaldi, tomando a sexta posição. Mansell vem por dentro na entrada do S Marlboro e passa Jones. Scheckter vai aos boxes para trocar o bico do carro.

Fim da 1ª Volta: Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Alboreto - Boutsen - Fittipaldi - Arnoux - Bellof - Palmer - Mansell - Jones - Pryce - Johansson - Baldi - Moreno - Warwick - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan - Scheckter - Hunt(fora)

[Volta 2] Prost bloqueia a linha de dentro e fecha Rosberg. Boutsen ataca Alboreto. Arnoux cola em Fittipaldi. Palmer sai do vácuo de Bellof e mergulha por dentro na freada da Tarzan, conseguindo a ultrapassagem. Pryce vem por dentro na Tarzan e passa Jones. Mansell cola em Bellof. Boutsen traciona melhor que Alboreto na saída da Scheilak e mergulha por dentro na entrada do S da Marlboro, conseguindo a ultrapassagem. Rosberg pega o vácuo de Prost na Pulleveld e vem com tudo para cima do francês na reta principal.

Fim da 2ª Volta: Piquet - De Angelis - Prost - Rosberg - Boutsen - Alboreto - Fittipaldi - Arnoux - Palmer - Bellof - Mansell - Pryce - Jones - Johansson - Baldi - Moreno - Warwick - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan - Scheckter

[Volta 3] Rosberg sai do vácuo de Prost e consegue tomar a linha de dentro. Os dois emparelham, mas Rosberg parece ter mais força no motor e chega em vantagem na freada da Tarzan, conseguindo a ultrapassagem. Boutsen já vem pra cima do francês. Arnoux segue na cola de Fittipaldi. Bellof segura Mansell. Johansson chega no companheiro Jones e já faz a ultrapassagem na entrada do S da Marlboro. Baldi vem pra cima do australiano.

Fim da 3ª Volta: Piquet - De Angelis - Rosberg - Prost - Boutsen - Alboreto - Fittipaldi - Arnoux - Palmer - Bellof - Mansell - Pryce - Johansson - Jones - Baldi - Moreno - Warwick - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan - Scheckter

[Volta 4] Rosberg cola em De Angelis e pressiona. Prost segura Boutsen na Tarzan. Alboreto acompanha de perto. Arnoux sai do vácuo de Fittipaldi e mergulha por dentro na freada da Tarzan, conseguindo a ultrapassagem. Bellof fecha Mansell na Tarzan e os dois chegam a se tocar. O alemão se recupera na saída da curva e mantém sua posição. Jones segura Baldi. Rosberg traciona bem na saída do S Marlboro e vem pra cima de De Angelis. O finlandês tira de lado na entrada do S Panorama e vem por dentro, espalhando para cima do italiano e conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 4ª Volta: Piquet - Rosberg - De Angelis - Prost - Boutsen - Alboreto - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Bellof - Mansell - Pryce - Johansson - Jones - Baldi - Moreno - Warwick - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan - Scheckter

[Volta 5] Piquet vem na frente, mas não leva grande vantagem sobre Rosberg: 1,8 segundo. Boutsen sai do vácuo de Prost e toma a linha de dentro na freada da Tarzan, conseguindo a ultrapassagem. O belga vem leve e com pneus macios, precisando ganhar posições. Alboreto acompanha de perto e já cola no francês. Mansell sai do vácuo de Bellof novamente e vem por dentro na Tarzan. Os dois se tocam novamente, mas o britânico leva a melhor e ganha a décima posição. Baldi pressiona Jones. O italiano sai do vácuo do australiano e vem por dentro na Scheivlak, conseguindo a ultrapassagem. Warwick encosta na Panorama, com problemas mecânicos.

Fim da 5ª Volta: Piquet - Rosberg - De Angelis - Boutsen - Prost - Alboreto - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Mansell - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan - Scheckter - Warwick(fora)

[Volta 6] Rosberg vem rápido e se aproxima de Piquet. Boutsen vem pra cima de De Angelis. Alboreto pressiona Prost.

Fim da 6ª Volta: Piquet - Rosberg - De Angelis - Boutsen - Prost - Alboreto - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Mansell - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan - Scheckter

[Volta 7] De Angelis consegue se afastar de Boutsen na reta, graças à força do motor TAG-Porsche, mas na seqüência lenta em seguida o belga volta a colar no italiano. Alboreto segue na cola de Prost. Boesel pressiona De Cesaris. Boutsen traciona melhor na saída do S Marlboro e pega o vácuo de De Angelis. Os dois vêm emparelhados até o S Panorama, onde o belga freia mais tarde e espalha para cima do Williams, obrigando De Angelis a recolher para evitar uma batida.

Fim da 7ª Volta: Piquet - Rosberg - Boutsen - De Angelis - Prost - Alboreto - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Mansell - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan - Scheckter

[Volta 8] Rosberg cola em Piquet e pressiona. Alboreto continua pressionando Prost. Arnoux chega nos dois.
[Volta 9] Rosberg sai do vácuo de Piquet e tenta vir por dentro na Tarzan, mas o brasileiro bloqueia e segura a liderança. Prost segue segurando Alboreto. Arnoux segue de perto. Fabi pressiona Cecotto.
[Volta 10] Rosberg agora tenta o ataque por fora, mas Piquet espalha na saída da Tarzan e segura a posição. Briga quente pela ponta!
[Volta 11] Rosberg ameaça vir por fora, mas no último instante puxa para a direita e vem por dentro na Tarzan. Piquet ainda assim se antecipa e fecha. A roda dianteira esquerda do finlandês toca na traseira direita do brasileiro, fazendo o Williams rodar! Rosberg para ainda na pista, em sentido contrário, mas consegue girar o carro rapidamente e voltar à corrida, embora perdendo a segunda posição para Boutsen. De Angelis chega no finlandês, mas não consegue atacar. Alboreto segue pressionando Prost, mas o francês defende muito bem a quinta posição.

Fim da 11ª Volta: Piquet - Boutsen - Rosberg - De Angelis - Prost - Alboreto - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Mansell - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan - Scheckter

[Volta 12] Boutsen vem chegando em Piquet. Prost continua sendo seguido de perto por Alboreto e Arnoux.
[Volta 13] Boutsen cola em Piquet. Alboreto traciona melhor que Prost na saída do S Marlboro e emparelha com o francês. Os dois vêm lado a lado até o S Panorama, onde o italiano freia mais tarde e consegue a ultrapassagem por dentro.

Fim da 13ª Volta: Piquet - Boutsen - Rosberg - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Mansell - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan - Scheckter

[Volta 14] Piquet segura Boutsen na Tarzan e resiste na liderança. Rosberg vem endiabrado após o toque com Piquet e se aproxima dos dois. Alboreto se aproxima de De Angelis. Scheckter chega em Sullivan para começar a recuperar posições.
[Volta 15] Piquet segue resistindo aos ataques de Boutsen. Arnoux pressiona Prost. Scheckter vem por dentro na Tarzan e passa Sullivan.

Fim da 15ª Volta: Piquet - Boutsen - Rosberg - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Mansell - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Scheckter - Sullivan

[Volta 16] Piquet segura Boutsen na Tarzan. O belga insiste no ataque e segue na cola do brasileiro até a saída da Gerlach, onde traciona melhor aproveita para emendar o bote por dentro na Hugelholtz. Bela manobra do belga, que agora é líder da prova! Alboreto aperta para cima de De Angelis.

Fim da 16ª Volta: Boutsen - Piquet - Rosberg - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Mansell - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Scheckter - Sullivan

[Volta 17] Alboreto segue pressionando De Angelis. Arnoux continua na cola de Prost. Scheckter chega em Fabi e faz logo a ultrapassagem, por dentro na Scheivlak. O sulafricano não perde tempo e já ataca Cecotto, que vem logo à frente. Scheckter pega o vácuo do venezuelano e vem por dentro na entrada do S Panorama, conseguindo mais uma ultrapassagem.

Fim da 17ª Volta: Boutsen - Piquet - Rosberg - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Mansell - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Rothengatter - De Cesaris - Boesel - Cheever - Scheckter - Cecotto - Fabi - Sullivan

[Volta 18] Rosberg vem chegando em Piquet. Alboreto segue na cola de De Angelis. Arnoux ameaça na Tarzan, mas não consegue passar Prost. Scheckter vem pra cima de Cheever e consegue a ultrapassagem na entrada do S Marlboro. De Cesaris tem problemas e vem lento. O italiano traz o carro até os boxes e abandona a prova.

Fim da 18ª Volta: Boutsen - Piquet - Rosberg - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Mansell - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Rothengatter - Boesel - Scheckter - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan - De Cesaris(fora)

[Volta 19] Rosberg cola em Piquet e pressiona. Alboreto continua pressionando De Angelis. Mansell espalha na freada da Tarzan e Bellof se aproxima. Scheckter passa Boesel por dentro na Scheivlak. O sulafricano passa com facilidade os carros equipados com motores Ford-Cosworth.

Fim da 19ª Volta: Boutsen - Piquet - Rosberg - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Mansell - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Rothengatter - Scheckter - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan(1)

[Volta 20] Rosberg desta vez não quer saber de brincadeira e sai do vácuo de Piquet na reta dos boxes, tomando a linha de dentro na força. O finlandês vai aos limites da pista para colocar por dentro na entrada da Tarzan e finalmente conseguir a ultrapassagem sobre o Savoia. Arnoux segue pressionando Prost. Mansell vem parando, com problemas mecânicos. O encosta na Gerlach. A fumaça preta saindo das rodas dianteiras acusa problema de freios. Scheckter cola em Rothengatter e desta vez não consegue passar de cara.

Fim da 20ª Volta: Boutsen - Rosberg - Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Rothengatter - Scheckter - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Mansell(fora) - Sullivan(1)

[Volta 21] Alboreto volta a ameaçar De Angelis na Scheivlak, mas o piloto da Williams defende bem sua posição. Scheckter sai do vácuo de Rothengatter e mergulha por dentro na Tarzan para fazer a ultrapassagem.

Fim da 21ª Volta: Boutsen - Rosberg - Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Scheckter - Rothengatter - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan(1) - Mansell(fora)

[Volta 22] Alboreto ameaça De Angelis na Hugelholtz e segue na cola do compatriota. Cecotto recolhe para os boxes e abandona, com problemas mecânicos.

Fim da 22ª Volta: Boutsen - Rosberg - Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Scheckter - Rothengatter - Boesel - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1) - Cecotto(fora)

[Volta 23] Boutsen vem 2,1 segundos à frente de Rosberg, que tem 1,4 de vantagem sobre Piquet. Mesmo mais leves e calçando pneus macios, os dois não conseguem abrir grande vantagem. Boutsen vai abrindo caminho entre os retardatários.

Fim da 23ª Volta: Boutsen - Rosberg - Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Scheckter - Rothengatter - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 24] Alboreto segue perseguindo De Angelis de perto, mas não consegue atacar, pois o Williams tem mais força nas retas e livra-se da pressão nas freadas.
[Volta 25] A equipe Ferrari começa a se preparar nos boxes.

Fim da 25ª Volta: Boutsen - Rosberg - Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Bellof - Pryce - Johansson - Baldi - Jones - Moreno - Scheckter - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 26] Johansson erra sozinho na freada da Tarzan e roda, indo parar na caixa de brita. O sueco fica preso e é obrigado a abandonar. Rosberg nos boxes.

Fim da 26ª Volta: Boutsen - Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Rosberg - Bellof - Pryce - Baldi - Jones - Moreno - Scheckter - Johansson(fora) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 27] Bellof ataca Rosberg, que voltou logo à sua frente. Mais leve e com pneus na temperatura ideal, o alemão dá o bote por dentro na Hugenholtz e toma a nona posição. Agora é a vez da Fittipaldi se preparar. Alboreto volta a apertar para cima de De Angelis.

Fim da 27ª Volta: Boutsen - Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Bellof - Rosberg - Pryce - Baldi - Jones - Moreno - Scheckter - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1) - Johansson(fora)

[Volta 28] Scheckter finalmente chega em Moreno, após descontar uma boa vantagem do brasileiro. A Renault se prepara para receber Palmer. Boutsen nos boxes. A parada do belga não é totalmente perfeita, mas os mecânicos conseguem devolvê-lo para a pista sem maiores problemas.

Fim da 28ª Volta: Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Palmer - Boutsen - Bellof - Rosberg - Pryce - Baldi - Jones - Moreno - Scheckter - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 29] Scheckter sai do vácuo de Moreno na reta principal e vem por dentro na Tarzan, deixando o brasileiro para trás. Palmer nos boxes.

Fim da 29ª Volta: Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Arnoux - Fittipaldi - Boutsen - Bellof - Rosberg - Pryce - Baldi - Palmer - Jones - Scheckter - Moreno - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 30] Renault e Biscazzi preparam-se nos boxes. Alboreto segue na cola de De Angelis. Pryce se aproxima de Rosberg.
[Volta 31] Rosberg segura Pryce, que chega rápido para cima do finlandês. Arnoux nos boxes. Scheckter também faz sua parada.

Fim da 31ª Volta: Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Bellof - Rosberg - Arnoux - Pryce - Baldi - Palmer - Jones - Moreno - Scheckter(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 32] Pryce sai do vácuo de Rosberg e vem por dentro na Tarzan, enquanto Arnoux sai dos boxes logo atrás dos dois. O britânico da Rocca consegue a ultrapassagem. Moreno passa reto no S Marlboro e pára na área de escape. Pela forma que saiu da pista o brasileiro parece ter tido alguma quebra.

Fim da 32ª Volta: Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Bellof - Pryce - Rosberg - Arnoux - Baldi - Palmer - Jones - Moreno(fora) - Scheckter(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 33] Alboreto continua perseguindo De Angelis de perto.

Fim da 33ª Volta: Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Bellof - Pryce - Rosberg - Arnoux - Baldi - Palmer - Jones - Scheckter(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1) - Moreno(fora)

[Volta 34] Jones se aproxima de Palmer. Savoia e Rocca se preparam nos boxes.

Fim da 34ª Volta: Piquet - De Angelis - Alboreto - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Bellof - Pryce - Rosberg - Arnoux - Baldi - Palmer - Jones - Scheckter(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 35] Jones cola em Palmer. O líder Piquet vai aos boxes. Pryce também pára.

Fim da 35ª Volta: De Angelis - Alboreto - Prost - Fittipaldi - Piquet - Boutsen - Bellof - Rosberg - Arnoux - Baldi - Palmer - Jones - Pryce - Scheckter(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 36] De Angelis assume a ponta, mas a Williams já está preparada para recebê-lo nos pits. A Savoia se reorganiza para receber Prost. Movimentação também na garagem da Rocca. Jones pressiona Palmer. De Angelis e Prost nos boxes.

Fim da 36ª Volta: Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Boutsen - De Angelis - Prost - Bellof - Rosberg - Arnoux - Baldi - Palmer - Jones - Pryce - Scheckter(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 37] Alboreto herda a liderança, mas os boxes da Biscazzi seguem movimentados, preparando-se para recebê-lo na próxima volta. Jones ameaça Palmer na Scheivlak, mas o britânico se defende bem. Baldi vai aos boxes.

Fim da 37ª Volta: Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Boutsen - De Angelis - Prost - Bellof - Rosberg - Arnoux - Palmer - Jones - Pryce - Baldi - Scheckter(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 38] Jones sai do vácuo de Palmer e vem por dentro na entrada do S Panorama, conseguindo a ultrapassagem sobre o britânico. Fabi vem pra cima de Cheever. Alboreto vai aos boxes.

Fim da 38ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Alboreto - Boutsen - De Angelis - Prost - Bellof - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Pryce - Baldi - Scheckter(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 39] Fittipaldi herda a liderança, com 12,6 segundos de vantagem sobre Piquet. Porém o brasileiro do carro 7 ainda vai fazer sua parada. Pryce vem soltando fumaça e vai parando após o S Marlboro.

Fim da 39ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Alboreto - Boutsen - De Angelis - Prost - Bellof - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Pryce(fora) - Scheckter(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 40] Prost se aproxima de De Angelis para brigar pela quinta posição.

Fim da 40ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Alboreto - Boutsen - De Angelis - Prost - Bellof - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Scheckter(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1) - Pryce(fora)

[Volta 41] Prost cola em De Angelis e pressiona. Boutsen vem chegando em Alboreto. A equipe Fittipaldi se prepara para receber Emerson.

Fim da 41ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Alboreto - Boutsen - De Angelis - Prost - Bellof - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Scheckter(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 42] De Angelis fecha a linha de dentro no S Marlboro e vai segurando Prost. Fittipaldi nos boxes. A equipe brasileira mais uma vez enfrenta dificuldades na troca de pneus e perde tempo. A roda traseira direita demora para ser encaixada, levando o experiente piloto brasileiro ao desespero.

Fim da 42ª Volta: Piquet - Alboreto - Boutsen - De Angelis - Prost - Bellof - Fittipaldi - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Scheckter - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 43] Piquet lidera com 7,0 segundos de vantagem sobre Alboreto. O italiano vai fazendo sua melhor corrida na temporada, mas Boutsen vem reduzindo a diferença, que no momento está em 1,2 segundo. Prost pressiona De Angelis e traciona bem na saída da Gerlach, puxando para a esquerda na freada da Hugenholtz e conseguindo boa ultrapassagem.

Fim da 43ª Volta: Piquet - Alboreto - Boutsen - Prost - De Angelis - Bellof - Fittipaldi - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Scheckter - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(1)

[Volta 44] Bellof, que ainda vai parar, vem com pouca gasolina e cola em De Angelis, trazendo Fittipaldi consigo. Fabi pressiona Cheever. Sullivan tem problemas e traz o carro para a garagem, abandonando a prova.

Fim da 44ª Volta: Piquet - Alboreto - Boutsen - Prost - De Angelis - Bellof - Fittipaldi - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Scheckter - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Sullivan(fora)

[Volta 45] Boutsen vem chegando em Alboreto e deve pressionar o italiano em breve. Bellof força por dentro na Hugenholtz e passa De Angelis, que parece não querer perder tempo em uma disputa com o alemão, o qual ainda irá parar. A preocupação do piloto da Williams é com Fittipaldi, que vem com tudo para cima do carro 28.

Fim da 45ª Volta: Piquet - Alboreto - Boutsen - Prost - Bellof - De Angelis - Fittipaldi - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Scheckter - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1)

[Volta 46] Boutsen cola em Alboreto. De Angelis segura Fittipaldi no S Panorama. O motor de Scheckter cede e o sulafricano encosta na Pulleveld.

Fim da 46ª Volta: Piquet - Alboreto - Boutsen - Prost - Bellof - De Angelis - Fittipaldi - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Scheckter(fora) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1)

[Volta 47] Boutsen pressiona Alboreto. Fittipaldi, com pneus macios, traciona melhor que De Angelis na saída da Scheivlak e emenda o bote por dentro no S Marlboro, deixando o italiano para trás.

Fim da 47ª Volta: Piquet - Alboreto - Boutsen - Prost - Bellof - Fittipaldi - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1) - Scheckter(fora)

[Volta 48] Boutsen tenta o ataque na Tarzan, mas Alboreto bloqueia a linha de dentro e segura o belga. A Project Four se prepara para receber Bellof.

Fim da 48ª Volta: Piquet - Alboreto - Boutsen - Prost - Bellof - Fittipaldi - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1)

[Volta 49] Boutsen segue na cola de Alboreto. Bellof vem para os boxes, mas na entrada do pitlane o motor do alemão começa a fumegar. O Project Four chega à garagem e os mecânicos desistem da troca de pneus e reabastecimento. Bellof abandona a prova.

Fim da 49ª Volta: Piquet - Alboreto - Boutsen - Prost - Fittipaldi - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Bellof(fora) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Cheever(1) - Fabi(1)

[Volta 50] Alboreto segura Boutsen na Tarzan e vai resistindo na segunda posição. Prost vem aos poucos se aproximando dos dois. Fittipaldi também está mais rápido e vem chegando. Fabi sai do vácuo de Cheever e mergulha por dentro na Tarzan, conseguindo a ultrapassagem sobre o americano.

Fim da 50ª Volta: Piquet - Alboreto - Boutsen - Prost - Fittipaldi - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Fabi(1) - Cheever(1) - Bellof(fora)

[Volta 51] Piquet lidera com 12,1 segundos de vantagem sobre Alboreto. O brasileiro vai disparando na liderança, rumo à vitória. Boutsen, que vem colado em Alboreto, tem Prost 1,9 segundo atrás. 2,1 segundos atrás do francês vem Fittipaldi. Na sexta posição, De Angelis está a 4,5 segundos do brasileiro.

Fim da 51ª Volta: Piquet - Alboreto - Boutsen - Prost - Fittipaldi - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Fabi(1) - Cheever(1)

[Volta 52] Alboreto continua resistindo bem na segunda posição.
[Volta 53] Alboreto e Boutsen seguem travando boa disputa pela segunda posição. Enquanto isso, Prost, com pneus macios, se aproxima dos dois para entrar na briga pelo pódium.
[Volta 54] Alboreto fecha Boutsen por dentro na Tarzan e segue resistindo. Prost cola no belga e pressiona. Fittipaldi, também com pneus macios, está muito rápido e vem se aproximando dos três. A equipe Highwind se prepara para receber Rothengatter.
[Volta 55] Prost ataca Boutsen na Tarzan, mas o belga fecha bem por dentro. O piloto da Fittipaldi agora precisa se preocupar com o francês, dividindo as atenções para a disputa com Alboreto. Fittipaldi se junta ao bolo. Rothengatter vai aos boxes, para reabastecimento e troca de pneus. O holandês era o último que ainda tinha parada prevista.

Fim da 55ª Volta: Piquet - Alboreto - Boutsen - Prost - Fittipaldi - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Boesel(1) - Rothengatter(1) - Fabi(1) - Cheever(1)

[Volta 56] Prost pega o vácuo de Boutsen na reta principal e puxa para a direita na entrada da Tarzan, retardando a freada e conseguindo a ultrapassagem. Fittipaldi vem pra cima do companheiro.

Fim da 56ª Volta: Piquet - Alboreto - Prost - Boutsen - Fittipaldi - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Boesel(1) - Rothengatter(1) - Fabi(1) - Cheever(2)

[Volta 57] Prost cola em Alboreto e pressiona. Fittipaldi sai do vácuo de Boutsen e vem por dentro na Tarzan, deixando o companheiro para trás. O belga não oferece resistência, pois o patrão está disputando o título e precisa dos pontos.

Fim da 57ª Volta: Piquet - Alboreto - Prost - Fittipaldi - Boutsen - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi - Boesel(1) - Rothengatter(1) - Fabi(2) - Cheever(2)

[Volta 58] Prost pressiona Alboreto, mas o italiano faz grande corrida e defende bem a segunda posição. Fittipaldi acompanha de perto. Piquet livra-se de mais um retardatário e segue rumo à vitória, que vai lhe colocando na liderança do campeonato.

Fim da 58ª Volta: Piquet - Alboreto - Prost - Fittipaldi - Boutsen - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi(1) - Boesel(1) - Rothengatter(1) - Fabi(2) - Cheever(2)

[Volta 59] Prost pega o vácuo de Alboreto na reta principal e puxa para a direita, emparelhando com o italiano. O motor BMW fala mais alto que o Honda e o francês chega em vantagem na freada da Tarzan, conseguindo a ultrapassagem por dentro. Fittipaldi aproveita o embalo e parte para cima do italiano. O brasileiro persegue o Biscazzi até o S Marlboro, onde traciona melhor na saída da segunda perna e emparelha. Fittipaldi tem a linha de dentro para a entrada do S Panorama, espalhando para cima do italiano e conseguindo a ultrapassagem. Alboreto ainda tenta reagir na segunda perna, mas não consegue tração suficiente para emparelhar. Bela disputa.

Fim da 59ª Volta: Piquet - Prost - Fittipaldi - Alboreto - Boutsen - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi(1) - Boesel(1) - Rothengatter(1) - Fabi(2) - Cheever(2)

[Volta 60] Fittipaldi agora vem pra cima de Prost. Boutsen volta a colar em Alboreto. Rothengatter vem pra cima de Boesel.
[Volta 61] Fittipaldi pressiona Prost, valendo a segunda posição. A briga é importante também para o campeonato, pois são dois concorrentes diretos. Alboreto segura Boutsen na Tarzan. Boesel parece sentir o desgaste dos pneus e Rothengatter faz a ultrapassagem facilmente no S Panorama.

Fim da 61ª Volta: Piquet - Prost - Fittipaldi - Alboreto - Boutsen - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi(1) - Rothengatter(1) - Boesel(1) - Fabi(2) - Cheever(2)

[Volta 62] Fittipaldi segue na cola de Prost, mas o francês fecha todos os espaços e vai mantendo sua posição. Boutsen traciona bem na saída do S Marlboro e consegue emparelhar com Alboreto. Os dois vem lado a lado até o S Panorama, onde o belga espalha levemente para cima do italiano e consegue a ultrapassagem.

Fim da 62ª Volta: Piquet - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Alboreto - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi(1) - Rothengatter(1) - Boesel(2) - Fabi(2) - Cheever(2)

[Volta 63] Fittipaldi tenta vir por dentro no S Marlboro, mas Prost fecha bem.

Fim da 63ª Volta: Piquet - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Alboreto - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer - Baldi(1) - Rothengatter(2) - Boesel(2) - Fabi(2) - Cheever(2)

[Volta 64] Prost segue segurando Fittipaldi. O brasileiro estuda o melhor momento para atacar.

Fim da 64ª Volta: Piquet - Prost - Fittipaldi - Boutsen - Alboreto - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer(1) - Baldi(1) - Rothengatter(2) - Boesel(2) - Fabi(2) - Cheever(2)

[Volta 65] Enquanto Piquet lidera com 17,7 segundos de vantagem sobre Prost, as atenções se voltam para a disputa entre o francês e Fittipaldi. A batalha de nervos entre o piloto da Savoia e o brasileiro continua neste final de prova.
[Volta 66] Fittipaldi sai do vácuo de Prost e tenta vir por dentro na Tarzan, mas o francês bloqueia e segura a posição. O motor de Boutsen abre o bico após o S Marlboro e o belga é obrigado a encostar. O piloto do carro 8 segue muito prejudicado pelas quebras.

Fim da 66ª Volta: Piquet - Prost - Fittipaldi - Alboreto - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Boutsen(fora) - Palmer(1) - Baldi(1) - Rothengatter(2) - Boesel(2) - Fabi(2) - Cheever(2)

[Volta 67] Prost continua resistindo aos ataques de Fittipaldi. O brasileiro tenta vir por fora na Tarzan desta vez, mas Prost bloqueia Emmo na saída da curva e segura a posição.

Fim da 67ª Volta: Piquet - Prost - Fittipaldi - Alboreto - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Palmer(1) - Baldi(1) - Boutsen(fora) - Rothengatter(2) - Boesel(2) - Fabi(2) - Cheever(2)

[Volta 68] Palmer tem problemas e encosta no S Panorama, abandonando a prova.

Fim da 68ª Volta: Piquet - Prost - Fittipaldi - Alboreto - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Baldi(1) - Palmer(fora) - Rothengatter(2) - Boesel(2) - Fabi(2) - Cheever(2) - Boutsen(fora)

[Volta 69] E segue a pressão de Fittipaldi sobre Prost. O brasileiro não consegue achar espaço para ultrapassar.

Fim da 69ª Volta: Piquet - Prost - Fittipaldi - Alboreto - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Baldi(1) - Rothengatter(2) - Boesel(2) - Fabi(2) - Cheever(2) - Palmer(fora) - Boutsen(fora)

[Volta 70] Prost mantém um olho na pista e outro no retrovisor, administrando as ameaças de Fittipaldi. A pressão do brasileiro parece não intimidar o francês.
[Volta 71] Fittipaldi pega o vácuo de Prost na reta principal mais uma vez. O francês espera o brasileiro definir em qual lado vai atacar e bloqueia quando o carro 7 tenta se infiltrar por dentro. O público se levanta nas arquibancadas para ver melhor, pois a briga pelo segundo lugar é quente neste final de prova. Com problemas, Cheever recolhe para os boxes e termina sua corrida mais cedo.

Fim da 71ª Volta: Piquet - Prost - Fittipaldi - Alboreto - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Baldi(1) - Rothengatter(2) - Boesel(2) - Fabi(2) - Cheever(fora) - Palmer(fora) - Boutsen(fora)

[Volta 72] Piquet abre a última volta e se aproxima da segunda vitória seguida. Fittipaldi tenta um último ataque sobre Prost, mas o francês segue concentrado e bloqueia a linha de dentro na Tarzan. Piquet percorre os últimos metros com tranqüilidade e cruza a linha de chegada, recebendo a bandeira quadriculada e vencendo o GP da Holanda! Muita festa da equipe Savoia no pitwall e muita vibração do brasileiro no carro. Prost segura Fittipaldi nas últimas curvas e garante a dobradinha da Savoia, mantendo-se vivo na briga pelo título. Fittipaldi é terceiro e perde a liderança do campeonato. Alboreto cruza em quarto. De Angelis e Rosberg, ambos discretos na segunda metade da prova, completam a zona de pontuação.

Fim da Corrida: Piquet - Prost - Fittipaldi - Alboreto - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Jones - Baldi(1) - Rothengatter(2) - Boesel(2) - Fabi(2) - Cheever(fora) - Palmer(fora) - Boutsen(fora)

Classificação - Final:

Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1h33'09"330
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) +18"425
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) +18"747
Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) +26"108
Elio DE ANGELIS (Williams/TAG-Porsche/Michelin) +31"461
Keke ROSBERG (Ferrari/Ferrari/Goodyear) +39"106
René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) +56"640
Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) +1'09"885
Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) +1 volta
10º Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) +2 voltas
11º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) +2 voltas
12º Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) +2 voltas
13º Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) +4 voltas
14º Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) +6 voltas
15º Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) +7 voltas

AB Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 48 voltas
AB Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) 45 voltas
AB Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 42 voltas
AB Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 38 voltas
AB Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) 31 voltas
AB Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 25 voltas
AB Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 20 voltas
AB Nigel MANSELL (Williams/TAG-Porsche/Michelin) 19 voltas
AB Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 17 voltas
AB Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 4 voltas
AB James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 0 voltas

NQ Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear)


Quebras/Acidentes:

Hunt =($200)= acidente

Warwick =($0)= transmissão

De Cesaris =($100)= suspensão

Mansell =($100)= freios

Cecotto =($0)= injeção

Johansson =($0)= rodada

Moreno =($100)= barra de direção

Pryce =($0)= motor

Sullivan =($100)= freios

Scheckter =($515)= motor + conserto bico

Bellof =($0)= turbo

Boutsen =($0)= motor

Palmer =($300)= embreagem

Cheever =($300)= câmbio
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1994
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon em 20/7/2014, 19:11

Mundial de Pilotos:

1º N. Piquet = 45 pts.
2º E. Fittipaldi = 41 pts.
3º A. Prost = 35 pts.
4º J. Scheckter = 29 pts.
5º J. Hunt = 27 pts.
6º K. Rosberg = 20 pts.
7º N. Lauda = 18 pts.
8º T. Boutsen = 14 pts.
9º M. Alboreto = 13 pts.
10º R. Patrese = 12 pts.
11º S. Johansson = 11 pts.
12º R. Arnoux = 10 pts.
13º S. Bellof = 10 pts.
14º A. Jones = 6 pts.
15º E. De Angelis = 4 pts.
16º N. Mansell = 3 pts.
17º J. Palmer = 1 pt.
--- T. Pryce = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Savoia = 80 pts.
2º Ferrari = 58 pts.
3º Fittipaldi = 55 pts.
4º Biscazzi = 42 pts.
5º Project Four = 22 pts.
6º Tyrant = 17 pts.
7º Williams = 14 pts.
8º Renault = 11 pts.
9º Rocca = 1 pt.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1994
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Daniel King em 20/7/2014, 19:16

Uma merda. Hunt acaba de perder a vaga na Ferrari para 1984.
avatar
Daniel King

Mensagens : 338
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 97
Localização : Glasgow, Escócia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Enzo Gorlami em 20/7/2014, 19:25

Pelo menos um Top 10 com o piloto da casa. Boa corrida também da nossa "parceira de fundão" Rocca, parabéns.
avatar
Enzo Gorlami

Mensagens : 23
Data de inscrição : 13/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Giorgio Montone em 20/7/2014, 19:50

GRANDE VITÓRIA!!!
Saudades de uma dobradinha como essa!
E muito legal poder disputar com o Victor um campeonato palmo a palmo, novamente. É uma pena que ele não possa colocar os mecânicos brasileiros em treinamento ou algo do tipo.
avatar
Giorgio Montone

Mensagens : 97
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 91
Localização : Modena

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Lee James em 20/7/2014, 20:15

Giorgio Montone escreveu:GRANDE VITÓRIA!!!
Saudades de uma dobradinha como essa!
E muito legal poder disputar com o Victor um campeonato palmo a palmo, novamente. É uma pena que ele não possa colocar os mecânicos brasileiros em treinamento ou algo do tipo.
Verdade. Na época a disputa já começava até nos prêmios assinatura antes da temporada começar haha. E realmente, essa questão dos mecânicos mata. Nem que o treinamento fosse algo caro, sei lá, mas corrida após corrida é um castigo deles.

E mais uma corrida em que algo tem que acontecer com um dos meus pilotos...
avatar
Lee James

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Saimon em 20/7/2014, 20:50

Sobre os mecânicos, teremos algumas novidades na próxima temporada com a proibição do reabastecimento e algo a respeito do que foi comentado acima.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 1994
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 12ª Corrida - GP da Holanda

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum