1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Saimon em 3/4/2014, 23:34

Data fictícia: final do mês 5

Circuito: Spa-Francorchamps

Extensão: 6,949 km (42 voltas / 291,858 km no total)


Comentários iniciais:

Totalmente reformulado, o lendário circuito de Spa-Franchorchamps retorna à F1 depois de mais de uma década de ausência. Antigamente com mais de 14 km de extensão, o circuito ganhou um novo miolo e reduziu pela metade. Porém, segue tão desafiador quanto o antigo, mantendo a sensacional curva Eau Rouge, as fortes freadas da chicane Bus Stop e do cotovelo La Source, e acrescentando um novo ponto de ultrapassagem, que é a freada da Les Combes. Um circuito veloz, com longas retas e curvas de alta, mas também com partes de média e baixa velocidade, que darão aos pilotos e engenheiros um verdadeiro desafio.

Traçado:



Condições Climáticas:

Treinos: nublado, 19 a 22°C, pista pouco molhada (tendência a secar e tornar-se levemente molhada na segunda sessão)

Corrida: parcialmente nublado, 20 a 23°C, pista seca (possibilidade remota de chuva fraca nas últimas voltas, tornando a pista levemente molhada)


Prazo para envio dos formulários de corrida: 12:00h de 06/04/14 (domingo)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2000
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Treinos

Mensagem  Saimon em 3/4/2014, 23:35

1ª Sessão

Tempo fechado sobre o circuito de Spa-Francorchamps. Nada mais nostálgico que retornar a este grande circuito com o típico clima úmido da região. A F1 volta a Spa após vários anos correndo em sedes como Nivelles e Zolder. A chuva parou pouco antes do início dos treinos oficiais, mas deixou a pista um pouco molhada. Portanto, os pilotos irão para a pista, pelo menos nesta primeira sessão, calçando pneus de chuva.
Salazar abre o treino virando 2'37"784.
Rothengatter faz 2'34"817.
Moreno marca 2'34"032.
Sullivan escorrega na Rivage e roda, parando na área de escape. O americano aborta sua volta.
Guerrero faz 2'37"079.
Mansell erra na freada da Les Combes, roda e bate de traseira na barreira de pneus. O piloto sai ileso, mas terá que usar o carro reserva na segunda sessão.
Hunt erra na entrada da Les Fagnes e roda, indo bater no guard-rail. Mais um que precisará do carro reserva. As condições da pista parecem mais complicadas do que parecem.
De Angelis vira 2'35"273.
Jones marca 2'32"698.
Rosberg registra 2'35"120.
Fabi faz 2'36"483.
Piquet vira 2'31"286.
Palmer marca 2'33"902.
Baldi registra 2'32"697.
Boesel é o próximo. O brasileiro vira 2'35"969.
Johansson marca 2'32"911.
Giacomelli registra 2'33"303.
De Cesaris vira 2'38"149.
Cecotto faz 2'36"536.
Cheever vira 2'36"798.
Warwick vem na seqüência. O britânico erra na Eau Rouge, perde o controle do carro e roda, indo bater muito forte na barreira de pneus. O impacto faz o carro levantar a traseira e cair de cabeça para baixo. O treino é paralisado para o atendimento ao piloto.
Após alguns minutos de trabalho da equipe de emergência, o carro é desvirado e o piloto é retirado, sendo encaminhado de ambulância para o centro médico.
Pryce reabre o treino virando 2'32"722.
Alboreto marca 2'32"039.
Prost erra na freada da Bus Stop e roda, parando no gramado. O piloto já se encaminha aos boxes, abortando a volta.
Arnoux faz 2'33"494.
Scheckter marca 2'31"626.
Lauda vira 2'32"577.
Fittipaldi vem para sua volta. O líder do campeonato registra 2'31"702.
Boutsen faz 2'31"351, segundo tempo até aqui, para alegria dos fãs presentes.
Bellof vira 2'32"954.
Patrese fecha a primeira sessão com o tempo de 2'32"413, que lhe dá a sexta posição.

Classificação - 1ª Sessão:

Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 2'31"286
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 2'31"351
Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) 2'31"626
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 2'31"702
Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 2'32"039
Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 2'32"413
Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 2'32"577
Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 2'32"697
Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 2'32"698
10º Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 2'32"722
11º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 2'32"911
12º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 2'32"954
13º Bruno GIACOMELLI (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 2'33"303
14º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 2'33"494
15º Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 2'33"902
16º Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) 2'34"032
17º Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 2'34"817
18º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 2'35"120
19º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 2'35"273
20º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) 2'35"969
21º Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'36"483
22º Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'36"536
23º Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'36"798
24º Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'37"079
25º Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'37"784
26º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'38"149
27º Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) sem tempo
28º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) sem tempo
29º James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) sem tempo
30º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) sem tempo
31º Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) sem tempo

2ª Sessão

O intervalo entre as sessões deu tempo para a pista secar. Embora continue úmida, as condições já estão bem melhores e várias equipes já preparam pneus slick e mudam os acertos dos carros. Enquanto isso, chegam notícias sobre o estado de saúde de Warwick. O piloto passa bem, mas ficará ainda em observação após se queixar de dores nas costas.
Salazar, calçando slicks, não consegue segurar o carro na freada da Les Combes e roda, parando na caixa de brita. O chileno agora torce por problemas com os adversários.
Rothengatter, também de slicks, marca 2'24"148, aproveitando para liderar a tabela de tempos pelo menos por alguns segundos.
Moreno escapa na Rivage e pára na barreira de pneus. O piloto sai ileso, mas sua classificação para a corrida fica ameaçada.
Sullivan é o primeiro a entrar nesta sessão calçando pneus de chuva. O americano faz 2'26"413, mais de dois segundos atrás de Rothengatter, que andou de slicks.
Guerrero também calça pneus de chuva e vira apenas 2'28"108.
Mansell, de carro reserva e pneus slick, faz 2'23"739, melhor tempo até aqui.
Hunt, também com o carro reserva e calçando slicks, registra 2'22"655.
De Angelis vem com pneus de chuva e vira apenas 2'24"336, ficando atrás de Rothengatter.
Jones, com slicks, marca 2'22"161 e assume a ponta.
Rosberg, de pneus de chuva, registra apenas 2'24"247, ficando logo à frente do companheiro De Angelis.
Fabi é outro e vir com pneus para chuva, virando 2'26"226, sétimo tempo até o momento.
Piquet, de slicks, faz 2'21"040 e retoma a liderança.
Palmer marca 2'23"070, de slicks. Quarto tempo.
Baldi faz 2'23"013, tomando a quarta posição.
Boesel vira 2'25"602 e, mesmo de slicks, fica atrás dos Williams.
Johansson vem com pneus de chuva e consegue marca 2'22"411, terceiro tempo.
Giacomelli, com slicks, vira 2'21"695, segundo tempo. Boa volta do italiano.
De Cesaris, calçando pneus de chuva, faz 2'26"903, um dos piores tempos desta segunda sessão.
Cecotto, de slicks, vira 2'26"132, ficando atrás de Boesel.
Cheever faz 2'25"721, ficando logo à frente do venezuelano.
Warwick, ainda no centro médico, está fora do treino e portanto da corrida.
Pryce registra 2'22"766 e sobe para sexto.
Alboreto, calçando pneus de chuva, vira 2'21"858 e pula para terceiro. Parece que nenhum dos compostos está apresentando vantagem real, a disputa está bastante acirrada e cada equipe usa o tipo de pneu que melhor se adapta ao seu carro.
Prost faz 2'22"612, com slicks. O francês é o sexto.
Arnoux marca 2'21"953, quarto tempo. Boa volta do francês, calçando slicks.
Scheckter vira 2'21"524, com pneus de chuva. Segundo tempo para o sulafricano.
Lauda voa baixo e registra 2'20"798. Grande volta do tricampeão, que assume a ponta do treino.
Fittipaldi marca 2'21"488, terceiro tempo. Nesta parte final todos optam pelos slicks.
Boutsen faz 2'21"226, superando seu companheiro. O público belga está empolgado.
Bellof registra 2'21"594, sexto tempo.
Patrese encerra o treino com o tempo de 2'21"690, ficando em sétimo.

Classificação - Final:

Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 2'20"798
Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 2'21"040
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 2'21"226
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 2'21"488
Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) 2'21"524
Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 2'21"594
Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 2'21"690
Bruno GIACOMELLI (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 2'21"695
Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 2'21"858
10º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 2'21"953
11º Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 2'22"161
12º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 2'22"411
13º Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 2'22"612
14º James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 2'22"655
15º Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 2'22"766
16º Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 2'23"013
17º Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 2'23"070
18º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 2'23"739
19º Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 2'24"148
20º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 2'24"247
21º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 2'24"336
22º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) 2'25"602
23º Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'25"721
24º Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'26"132
25º Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'26"226
26º Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'26"413

27º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'26"903
28º Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'28"108
29º Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) 2'34"032
30º Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 2'37"784
31º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) sem tempo


Quebras/Acidentes:

Mansell =($200)= acidente

Hunt =($200)= acidente

Warwick =($1500)= acidente

Moreno =($200)= acidente


Última edição por Saimon em 7/4/2014, 21:48, editado 1 vez(es)
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2000
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Daniel King em 3/4/2014, 23:40

Lauda!!! Mais uma!!!

Parabéns ao James, pela fibra de conseguir classificar nosso carro reserva. Ficou mais atrás do que merecia, mas estará na corrida. Tudo pode acontecer.
avatar
Daniel King

Mensagens : 338
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 97
Localização : Glasgow, Escócia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Lee James em 3/4/2014, 23:44

Saimon: tem comentário do Wilson se o acerto não foi ideal mesmo quando a pista não estava seca?
avatar
Lee James

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Rodrigo Rocca em 4/4/2014, 01:08

Pô, oitavo tempo do Baldi no primeiro tempo foi genial, nosso recorde até hoje. No segundo treino não fomos geniais mas fechar uma oitava fila é promissor.
avatar
Rodrigo Rocca

Mensagens : 287
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 66
Localização : Catania, Itália

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Saimon em 4/4/2014, 21:40

Recebido Charles.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2000
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Daniel King em 4/4/2014, 21:56

Enviado.
avatar
Daniel King

Mensagens : 338
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 97
Localização : Glasgow, Escócia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Saimon em 4/4/2014, 23:37

Daniel King escreveu:Enviado.

Recebido.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2000
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Giovane Biscazzi em 5/4/2014, 15:10

e-mail
avatar
Giovane Biscazzi

Mensagens : 277
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 37
Localização : Hortolândia/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Lee James em 5/4/2014, 17:21

E-mail

PS: Como acho que o Saimon não viu a dúvida aqui, mandei por e-mail tb hehe
avatar
Lee James

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Matheus Berçot em 5/4/2014, 21:49

E-mail.
avatar
Matheus Berçot

Mensagens : 153
Data de inscrição : 08/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Marcel Pin em 5/4/2014, 22:48

E-Mail

Marcel Pin

Mensagens : 93
Data de inscrição : 08/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Saimon em 6/4/2014, 18:05

Recebidos Leandro, André, Victor, Gustavo, Matheus, Marcello, Alanir, Rodrigo, Iuri e Adan.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2000
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Corrida

Mensagem  Saimon em 16/4/2014, 06:55

As nuvens continuam pairando sobre as Ardenas, como de costume, embora mais espalhadas do que ontem. O GP da Bélgica volta à sua clássica sede, o circuito de Spa-Francorchamps. Apesar de reformado, é tão desafiador, ou até mais, que a versão anterior. A chance de chuva é remota, de acordo com os meteorologistas, e temos pista seca para o início da corrida. Os carros estão no grid recebendo os últimos ajustes. Lauda larga na pole pela 50ª vez na carreira, aproximando-se do recorde de Jackie Stewart. Ao seu lado, o atual campeão Nelson Piquet tenta acabar com a época de vacas magras para a Savoia, ainda sem vencer neste ano. Na segunda fila, a sensação do campeonato: a equipe Fittipaldi e seus belos carros preto e dourado, com Boutsen em terceiro e Fittipaldi em quarto. Scheckter em uma apagada Biscazzi aparece em quinto, com o jovem prodígio Bellof ao seu lado.
A maioria das equipes optou pela estratégia de reabastecimento durante a corrida, embora variando entre a volta de parada e tipo de pneu para a largada. Savoia, Biscazzi, Project Four e Renault partem com pneus macios, enquanto Ferrari, Fittipaldi, Tyrant e Rocca partem de pneus duros. As demais equipes partirão com pneus duros e não farão paradas nos boxes.
A direção de prova ordena a saída dos mecânicos da pista e os carros partem para a volta de apresentação. Lauda lidera a fila de carros zigue-zagueando, procurando aquecer os pneus. O público saúda o novo ídolo Thierry Boutsen. A Bélgica não tinha um piloto de expressão desde a perda de Jacky Ickx.
Os carros retornam à reta principal e realinham no grid. Em breve teremos a largada.

Largada: Lauda - Piquet - Boutsen - Fittipaldi - Scheckter - Bellof - Patrese - Giacomelli - Alboreto - Arnoux - Jones - Johansson - Prost - Hunt - Pryce - Baldi - Palmer - Mansell - Rothengatter - Rosberg - De Angelis - Boesel - Cheever - Cecotto - Fabi - Sullivan

[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e soge o giro dos motores! Últimos segundos para os pilotos focarem completamente na corrida. Tudo preparado para o início da prova. As luzes verdes são acionadas e começa o GP da Bélgica! Piquet larga bem por fora e vem para cima de Lauda. Fittipaldi deixa Boutsen para trás. O belga fecha para cima de Scheckter. Patrese faz grande largada e vem por dentro, passando todo mundo. Piquet traciona melhor na saída da La Source e toma a ponta. Fittipaldi contorna o cotovelo em terceiro. Patrese pula para quarto, deixando Boutsen em quinto. Bellof passa Scheckter por fora e é sexto. Fittipaldi vem no vácuo de Lauda na Kemmel, trazendo Patrese consigo. O brasileiro tenta vir por dentro, mas Lauda bloqueia. Patrese sai do vácuo de Fittipaldi e puxa para a esquerda, conseguindo emparelhar com o brasileiro. Emmo abandona a briga com Lauda e é obrigado a se defender do italiano. Na Les Combes, Patrese vem por fora na primeira perna e ganha a preferência por dentro na segunda, tomando a terceira posição. Arnoux sai do vácuo de Alboreto e toma a linha de dentro na freada da Les Combes, fazendo a ultrapassagem. Em manobra semelhante, Jones passa Giacomelli. Boutsen segura Bellof. Scheckter gruda no alemão, tracionando bem na saída da Malmédy e mergulhando por dentro na Rivage, recuperando a posição perdida na largada. Prost já cola no italiano, trazendo Hunt logo atrás. Baldi traciona melhor na saída da Les Fagnes e mergulha por dentro na Stavelot, deixando Mansell para trás. Patrese cola em Lauda. Scheckter pressiona Boutsen. Prost emparelha com Giacomelli na Blanchimont e consegue a ultrapassagem. Lauda segura Patrese na Bus Stop. Boutsen fecha Scheckter. Hunt sai do vácuo de Giacomelli e mergulha por dentro na freada da Bus Stop, conseguindo a ultrapassagem. Cheever segura Fabi. Sullivan passa Cecotto por dentro na freada da Bus Stop.

Fim da 1ª Volta: Piquet - Lauda - Patrese - Fittipaldi - Boutsen - Scheckter - Bellof - Arnoux - Alboreto - Jones - Prost - Hunt - Giacomelli - Johansson - Pryce - Palmer - Baldi - Mansell - Rosberg - De Angelis - Rothengatter - Boesel - Cheever - Fabi - Sullivan - Cecotto

[Volta 2] Piquet lidera enquanto Lauda segura Patrese. Fittipaldi vem logo atrás. Scheckter sai do vácuo de Boutsen e toma a linha de dentro para a freada da La Source, conseguindo a ultrapassagem. Bellof já cola no belga. Jones pressiona Alboreto. Prost e Hunt seguem de perto. Johansson vem por dentro na La Source e passa Giacomelli. Rosberg passa Mansell no mesmo ponto. Patrese contorna melhor na Eau Rouge e vem por dentro na Raidillon, emparelhando com Lauda. Os dois mantêm-se lado a lado na Kemmel. Com Fittipaldi pegando o vácuo do austríaco. Na Les Combes, Lauda fecha para cima de Patrese e Fittipaldi aproveita para passar os dois por dentros. Belíssima manobra do brasileiro! Boutsen segura Bellof na Les Combes. Patrese segue na cola de Lauda e puxa para a direita na entrada da Rivage, forçando por dentro e conseguindo a ultrapassagem. Fabi vem por dentro na Les Combes e passa Cheever. Pryce vem pra cima de Giacomelli. O italiano está muito pesado e vai tendo dificuldades neste início de prova. De Angelis pressiona Mansell. Boesel vem na cola de Rothengatter. Patrese vem pra cima de Fittipaldi, que segura na Bus Stop. Scheckter ataca Lauda. Boutsen segura Bellof. Jones sai do vácuo de Alboreto e vem por dentro na freada da Bus Stop, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 2ª Volta: Piquet - Fittipaldi - Patrese - Lauda - Scheckter - Boutsen - Bellof - Arnoux - Jones - Alboreto - Prost - Hunt - Johansson - Giacomelli - Pryce - Palmer - Baldi - Rosberg - Mansell - De Angelis - Rothengatter - Boesel - Fabi - Cheever - Sullivan - Cecotto

[Volta 3] Patrese pressiona Fittipaldi. Scheckter vem por dentro na La Source, mas espalha e Lauda consegue aplicar o X. Bellof persegue Boutsen na Eau Rouge e traciona bem na saída da Raidillon, emparelhando com o belga pela esquerda. O alemão vai superando o belga aos poucos e chega em vantagem na Les Combes, fazendo a ultrapassagem por fora. Prost sai do vácuo de Alboreto, mas o italiano fecha a linha de dentro na Les Combes. Pryce sai do vácuo de Giacomelli e vem por dentro na Les Combes, fazendo a ultrapassagem. Sullivan pressiona Cheever. Patrese pressiona Fittipaldi de um lado para o outro, buscando espaço. De Angelis vem por dentro na Pouhon e passa Mansell. Patrese vem na cola de Fittipaldi e puxa para a esquerda na saída da Blanchimont, emparelhando com o brasileiro. Os dois vêm lado a lado até a Bus Stop, onde o italiano retarda a freada e consegue a ultrapassagem. Na seqüência, Scheckter sai do vácuo de Lauda e aplica manobra semelhante sobre Lauda. Alboreto segura Prost. Palmer passa Giacomelli por dentro na Bus Stop.

Fim da 3ª Volta: Piquet - Patrese - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Bellof - Boutsen - Arnoux - Jones - Alboreto - Prost - Hunt - Johansson - Pryce - Palmer - Giacomelli - Baldi - Rosberg - De Angelis - Mansell - Rothengatter - Boesel - Fabi - Cheever - Sullivan - Cecotto

[Volta 4] Scheckter segue rápido e cola em Fittipaldi. Bellof vem pra cima de Lauda. Arnoux cola em Boutsen e pressiona. Jones também chega. Prost sai do vácuo de Alboreto e faz a ultrapassagem por dentro na freada da Les Combes. Baldi vem pra cima de Giacomelli. Rothengatter tem problemas e pára na Kemmel. Sullivan sai do vácuo de Cheever na Kemmel e mergulha por dentro na freada da Les Combes, fazendo a ultrapassagem. Lauda fecha Bellof na Bus Stop e resiste na quinta posição. O austríaco tenta segurar os pilotos calçandos com pneus macios neste início de prova, para tentar se dar bem no final. Giacomelli segura Baldi.

Fim da 4ª Volta: Piquet - Patrese - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Bellof - Boutsen - Arnoux - Jones - Prost - Alboreto - Hunt - Johansson - Pryce - Palmer - Giacomelli - Baldi - Rosberg - De Angelis - Mansell - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto - Rothengatter(fora)

[Volta 5] Patrese é o mais rápido na pista neste momento e se aproxima de Piquet. Scheckter pressiona Fittipaldi. Lauda segura Bellof, que traz atrás de si Boutsen, Arnoux e Jones. Prost vem para se juntar a este bolo. Hunt cola em Alboreto. Lauda segura Bellof na Les Combes. Boutsen freia por dentro, desviando do alemão, e Arnoux aproveita para colocar por dentro e fazer a ultrapassagem. Bela disputa! Jones já cola no belga. Baldi sai do vácuo de Giacomelli e faz a ultrapassagem por dentro na Les Combes. Patrese cola em Piquet e pressiona. Fittipaldi segura Scheckter na Bus Stop e resiste na terceira posição.

Fim da 5ª Volta: Piquet - Patrese - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Bellof - Arnoux - Boutsen - Jones - Prost - Alboreto - Hunt - Johansson - Pryce - Palmer - Baldi - Giacomelli - Rosberg - De Angelis - Mansell - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 6] Piquet segura Patrese na La Source. Fittipaldi bloqueia a linha de dentro. Scheckter tenta vir por fora, mas o brasileiro se recupera na saída da curva e mantém sua posição. Bellof segue pressionando Lauda. Os dois vêm colados na Eau Rouge. O alemão sai do vácuo e tenta o ataque por fora na Raidillon. Lauda espalha para cima do Project Four e os dois colidem: o Ferrari atravessa à frente do carro de Bellof e vai à toda velocidade em direção ao guard-rail, batendo violentamente. O carro vermelho ricocheteia e volta em direção à pista rodando e capotando ao mesmo tempo, aterrissando de cabeça para baixo sobre o asfalto, onde deslisa por mais alguns metros. Enquanto isso, o carro de Bellof arrasta pelo guard-rail por vários metros e pára no gramado. Arnoux, Boutsen e os demais carros vão desviando do carro de Lauda por pouco. Bandeira amarela. Acidente gravíssimo. Bellof se mexe dentro do carro, aliviando a todos, porém Lauda está dentro do cockpit da Ferrari, de cabeça para baixo. Não há outra alternativa senão paralisar a corrida. A bandeira vermelha é agitada. As equipes de socorro são acionadas. Preocupação geral com o tricampeão.
Após intenso trabalho, o carro de Niki Lauda é desvirado e o piloto é removido, sendo colocado desacordado e completamente imobilizado na ambulância. Bellof, que já havia saído do carro sozinho, foi levado também ao centro médico para exames de rotina.
Enquanto aguardam por notícias, os carros vão se reorganizando no grid para a retomada da corrida, nas posições em que estavam no início da sexta volta. No momento sabe-se apenas que Lauda está vivo, mas sem saber precisamente o estado de saúde do piloto.
Após cerca de uma hora de paralisação, tudo está pronto para o reinício da prova. Piquet larga na frente, pelo lado de dentro, com Patrese na segunda posição, por fora. As luzes vermelhas acendem e sobe o giro dos motores. Vamos para a corrida. A direçao de prova aciona as luzes verde e recomeça o GP da Bélgica! Patrese traciona melhor pela linha de fora e chega em vantagem na freada da La Source, tomando a ponta. Scheckter vem pra cima de Fittipaldi. Os dois contornam a La Source lado a lado, mas o sulafricano traciona melhor na saída e ganha a terceira posição. Jones vem por dentro e toma a sexta posição de Boutsen. Hunt passa Alboreto da mesma forma. Scheckter vem pra cima de Piquet e pressiona. Prost pega o vácuo de Boutsen na Kemmel e toma a linha de dentro para a freada da Les Combes, conseguindo a ultrapassagem. Hunt cola em Boutsen. Prost vem pra cima de Jones.

Fim da 6ª Volta: Patrese - Piquet - Scheckter - Fittipaldi - Arnoux - Jones - Prost - Boutsen - Hunt - Alboreto - Johansson - Pryce - Palmer - Baldi - Giacomelli - Rosberg - De Angelis - Mansell - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto - Lauda(fora) - Bellof(fora)

[Volta 7] Com previsão de parada na volta 13, Patrese é o carro mais leve na corrida e abre na frente. Piquet segura Scheckter na La Source. Prost pressiona Jones. Boutsen segura Hunt. Jones fecha Prost na Les Combes e resiste na sexta posição. Hunt vem no vácuo de Boutsen na Kemmel. O britânico ameaça vir pela direita, mas o belga bloqueia. O britânico puxa para a esquerda e vem por fora. O motor Ferrari coloca Hunt em vantagem na freada da Les Combes, onde consegue bela ultrapassagem por fora.

Fim da 7ª Volta: Patrese - Piquet - Scheckter - Fittipaldi - Arnoux - Jones - Prost - Hunt - Boutsen - Alboreto - Johansson - Pryce - Palmer - Baldi - Giacomelli - Rosberg - De Angelis - Mansell - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 8] Scheckter mergulha por dentro na La Source e passa Piquet, valendo a segunda posição. O ótimo desempenho da Biscazzi surpreende a todos e parece que a equipe italiana acordou na temporada. Prost segue pressionando Jones.

Fim da 8ª Volta: Patrese - Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Arnoux - Jones - Prost - Hunt - Boutsen - Alboreto - Johansson - Pryce - Palmer - Baldi - Giacomelli - Rosberg - De Angelis - Mansell - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 9] Patrese segue abrindo na frente. Prost vem por dentro na La Source para passar Jones, mas o australiano se posiciona por fora na entrada da curva e aplica o X na saída. Bela manobra de defesa do piloto da Tyrant.
[Volta 10] Prost vem no vácuo de Jones na Kemmel. O australiano bloqueia a linha de dentro e o francês vem por fora. O piloto da Savoia chega em vantagem na freada da Les Combes e faz a ultrapassagem mesmo por fora.

Fim da 10ª Volta: Patrese - Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Arnoux - Prost - Jones - Hunt - Boutsen - Alboreto - Johansson - Pryce - Palmer - Baldi - Giacomelli - Rosberg - De Angelis - Mansell - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 11] Prost agora vem pra cima de Arnoux.
[Volta 12] Patrese abre 3,5 segundos em relação a Scheckter. Parece pouco para quem tem tão pouca gasolina no tanque. A equipe Project Four inicia os preparativos para o pitstop. Prost cola em Arnoux. Alboreto se aproxima de Boutsen. Hunt vem chegando em Jones.
[Volta 13] Arnoux segura Prost na Les Combes e resiste na quinta posição. O piloto da Savoia segue pressionando o compatriota da Renault a cada curva. Alboreto cola em Boutsen. Patrese vem para os boxes, para reabastecimento e troca de pneus. O italiano volta no pelotão intermediário.

Fim da 13ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Arnoux - Prost - Jones - Hunt - Boutsen - Alboreto - Johansson - Pryce - Palmer - Baldi - Patrese - Giacomelli - Rosberg - De Angelis - Mansell - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 14] Prost mergulha por dentro na La Source, mas Arnoux se posiciona bem e aplica o X. Bela disputa pela quarta posição neste momento. Boutsen vem soltando fumaça pela Kemmel e encosta, abandonando a prova. Decepção para os fãs que lotaram o autódromo para vê-lo. Prost segue pressionando Arnoux. Hunt chega em Jones e pressiona. Patrese cola em Baldi.

Fim da 14ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Arnoux - Prost - Jones - Hunt - Alboreto - Johansson - Pryce - Palmer - Baldi - Patrese - Giacomelli - Rosberg - De Angelis - Mansell - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto - Boutsen(fora)

[Volta 15] Arnoux segura Prost na La Source novamente. O francês da Savoia segue pressionando e volta a atacar na Kemmel, saindo do vácuo do Renault e posicionando-se na linha de dentro. Na freada da Les Combes, Prost chega em vantagem e consegue a ultrapassagem. Jones segura Hunt na Les Combes e resiste na sexta posição. O britânico segue pressionando e vem no vácuo do australiano após a Rivage, puxando para a esquerda na entrada da Pouhon e forçando por dentro. Jones tenta resiste, mas é obrigado a ceder espaço na saída da curva para evitar uma batida. Patrese segue na cola de Baldi, mas não tem o mesmo desempenho de antes.

Fim da 15ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Prost - Arnoux - Hunt - Jones - Alboreto - Johansson - Pryce - Palmer - Baldi - Patrese - Giacomelli - Rosberg - De Angelis - Mansell - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 16] Scheckter voa baixo na liderança e abre 6,9 segundos em relação a Piquet. Hunt segue rápido e vem se aproximando de Arnoux.
[Volta 17] Savoia e Rocca começam a se preparar nos boxes. Prost vem se aproximando de Fittipaldi. Hunt cola em Arnoux.
[Volta 18] A Biscazzi também se prepara. Hunt pressiona Arnoux. Mesmo com pneus duros, o britânico vêm mais rápido que o francês, que calça pneus macios. Prost nos boxes. Baldi também pára.

Fim da 18ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Arnoux - Hunt - Jones - Alboreto - Johansson - Pryce - Palmer - Patrese - Prost - Giacomelli - Rosberg - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 19] Hunt mergulha por dentro na La Source, mas toma o X de Arnoux. Disputa quente pela quarta posição. O britânico segue pressionando. Scheckter e Piquet vão aos boxes. Pryce também nos pits. Os dois primeiros reabastecem e trocam pneus macios por duros, enquanto Pryce inverte a troca de pneus.

Fim da 19ª Volta: Fittipaldi - Arnoux - Hunt - Jones - Alboreto - Scheckter - Johansson - Palmer - Piquet - Patrese - Prost - Giacomelli - Rosberg - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 20] Hunt segue na cola de Arnoux, pressionando de todo lado. O britânico contorna melhor na Eau Rouge e vem com tudo para cima do francês na Kemmel. Hunt ameaça por fora, chamando a atenção de Arnoux, mas em uma guinada rápida para a direita, toma a linha de dentro e emparelha com o Renault. OS dois vêm lado a lado até a Les Combes, onde Hunt retarda a freada e faz a ultrapassagem. Arnoux tenta reagir e dar o troco na Rivage, mas o britânico da Ferrari defende bem a posição e segue em segundo. Bela disputa.

Fim da 20ª Volta: Fittipaldi - Hunt - Arnoux - Jones - Alboreto - Scheckter - Johansson - Palmer - Piquet - Patrese - Prost - Giacomelli - Rosberg - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Fabi - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 21] Movimentação nos boxes da Renault. O primeiro a parar pela equipe francesa deve ser Palmer.
[Volta 22] Hunt segue muito rápido com os pneus duros e vira mais rápido que Fittipaldi, diminuindo a diferença para 4,4 segundos. Palmer nos boxes, para reabastecimento e troca de pneus. Fabi tem problemas e recolhe para os boxes, abandonando a prova. A Tyrant se prepara para receber Jones.

Fim da 22ª Volta: Fittipaldi - Hunt - Arnoux - Jones - Alboreto - Scheckter - Johansson - Piquet - Patrese - Prost - Palmer - Giacomelli - Rosberg - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Cheever - Cecotto - Fabi(fora)

[Volta 23] Palmer encontra Giacomelli na saída dos boxes, não conseguindo segurar o italiano. Pouco depois, quando contornava a Pouhon, a roda traseira esquerda do francês se solta, fazendo-o perder o controle do carro e rodar, indo parar no muro de proteção. Felizmente tudo bem com o piloto, apesar do susto. Pelo visto houve algum problema na fixação da roda durante o pitstop. Pryce vem pra cima de Rosberg. Arnoux e Jones vão aos boxes.

Fim da 23ª Volta: Fittipaldi - Hunt - Alboreto - Scheckter - Johansson - Piquet - Arnoux - Jones - Patrese - Prost - Giacomelli - Rosberg - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Cheever - Cecotto - Palmer(fora)

[Volta 24] Arnoux volta colado em Piquet. Hunt aparece 3,9 segundos atrás de Fittipaldi e segue reduzindo a vantagem do brasileiro. Emmo terá que parar na próxima volta e Hunt tem grandes chances de passá-lo na estratégia. Pryce sai do vácuo de Rosberg após a Blanchimont e vem por dentro na freada da Bus Stop, conseguindo a ultrapassagem. Jones se aproxima de Arnoux.

Fim da 24ª Volta: Fittipaldi - Hunt - Alboreto - Scheckter - Johansson - Piquet - Arnoux - Jones - Patrese - Prost - Giacomelli - Pryce - Rosberg - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 25] Rosberg pára na Pouhon, com problemas. Jones cola em Arnoux. Fittipaldi vai aos boxes e Hunt assume a ponta.

Fim da 25ª Volta: Hunt - Alboreto - Scheckter - Johansson - Fittipaldi - Piquet - Arnoux - Jones - Patrese - Prost - Giacomelli - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Cheever - Cecotto - Rosberg(fora)

[Volta 26] Fittipaldi volta à frente de Piquet. Sua estratégia de corrida foi mais eficaz que a do compatriota. Hunt, Alboreto e Johansson ainda precisam parar, portanto o piloto do carro 7 é virtualmente o segundo colocado neste momento. Arnoux segue segurando Jones.

Fim da 26ª Volta: Hunt - Alboreto - Scheckter - Johansson - Fittipaldi - Piquet - Arnoux - Jones - Patrese - Prost - Giacomelli - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 27] Biscazzi e Tyrant começam a se preparar nos boxes. Alboreto vem na pista já há 26 voltas com pneus macios e mostra grande habilidade para conservar seus pneus. Jones mergulha por dentro na freada da La Source e consegue a ultrapassagem sobre Arnoux. O francês tentou aplicar o X, mas o australiano conseguiu boa tração na saída do cotovelo e manteve a sétima posição. Patrese vem chegando nos dois.

Fim da 27ª Volta: Hunt - Alboreto - Scheckter - Johansson - Fittipaldi - Piquet - Jones - Arnoux - Patrese - Prost - Giacomelli - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 28] Patrese vem pra cima de Arnoux. O francês não consegue manter a mesma performance no início da prova, quando calçava pneus macios. Jones se aproxima de Piquet, que é outro que sofrerá neste fim de prova com pneus duros. Alboreto e Johansson nos boxes. Ferrari quase pronta para receber Hunt.

Fim da 28ª Volta: Hunt - Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Arnoux - Patrese - Johansson - Prost - Giacomelli - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Cheever - Cecotto

[Volta 29] Johansson pára na Kemmel, soltando fumaça. Fim de prova para ao sueco. Patrese segue na cola de Arnoux, mas parece não ter a mesma potência de antes nas retas. O italiano caiu de performance após sua parada e parece ter perdido força no motor. Jones cola em Piquet. Hunt nos boxes. A Ferrari trabalha muito rápido e devolve o britânico para a pista na segunda posição.

Fim da 29ª Volta: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Arnoux - Patrese - Prost - Giacomelli - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Cheever - Cecotto - Johansson(fora)

[Volta 30] Hunt volta 5,6 segundos atrás de Scheckter. Calçando agora pneus macios, o britânico tem todas as condições de chegar no sulafricano e brigar pela vitória. Uma corrida sensacional de Hunt, depois de largar na décima quarta posição. Um consolo para a Ferrari também, já que a equipe ainda aguarda angustiada por notícias de Niki Lauda. Jones pressiona Piquet, valendo a quinta posição. Patrese segue pressionando Arnoux, especialmente no miolo. Cheever pára na Blachimont, com problemas mecânicos.

Fim da 30ª Volta: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Arnoux - Patrese - Prost - Giacomelli - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Cecotto - Cheever(fora)

[Volta 31] Jones ataca Piquet na La Source, mas o brasileiro defende bem sua posição. Patrese segue na cola de Arnoux. As primeiras notícias sobre Lauda vão chegando: seu estado de saúde é crítico, porém estável. Não se sabe ainda que tipo de lesão o piloto sofreu.

Fim da 31ª Volta: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Arnoux - Patrese - Prost - Giacomelli - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Cecotto

[Volta 32] Hunt vem diminuindo aos poucos a diferença que o separa de Scheckter, estando agora em 5,1 segundos. Jones segue na cola de Piquet, mas não consegue chegar o suficiente para passar o ex-companheiro. Patrese, sem força nas retas, ataca Arnoux no miolo. O italiano tenta forçar por dentro na Pouhon, mas o francês segura. Prost vem se aproximando dos dois.

Fim da 32ª Volta: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Arnoux - Patrese - Prost - Giacomelli - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Cecotto(1)

[Volta 33] Patrese mergulha por dentro na La Source, mas toma o X de Arnoux. O francês resiste na sétima posição. Jones segue pressionando Piquet.
[Volta 34] Patrese ataca novamente na La Source por dentro e desta vez Arnoux não consegue dar o troco. O italiano segura o francês na Les Combes e mantém a sétima posição. Piquet fecha todos os espaços e vai segurando Jones. Giacomelli pára na Stavelot, com problemas.

Fim da 34ª Volta: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Patrese - Arnoux - Prost - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan - Giacomelli(fora) - Cecotto(1)

[Volta 35] Scheckter livra-se de mais um retardatário e segue rumo à vitória. Hunt vem 4,2 segundos atrás. Prost vem chegando em Arnoux.

Fim da 35ª Volta: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Patrese - Arnoux - Prost - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel - Sullivan(1) - Cecotto(1) - Giacomelli(fora)

[Volta 36] Piquet segura Jones na Bus Stop e vai resistindo na quinta posição. Boesel pára na Blanchimont soltando fumaça. Correm conversas no paddock que Lauda sofreu fraturas nas pernas. Porém nada é oficial ainda.

Fim da 36ª Volta: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Patrese - Arnoux - Prost - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Boesel(fora) - Sullivan(1) - Cecotto(1)

[Volta 37] A diferença entre Scheckter e Hunt cai para 3,5 segundos. O britânico vem se aproximando, mas neste ritmo não conseguirá chegar até o final da prova. Prost cola em Arnoux. O motor Honda de Alboreto abre o bico na Blanchimont e o italiano vai parando. Após uma corrida muito consistente, o piloto da Biscazzi não leva sorte e acaba abandonando.

Fim da 37ª Volta: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Jones - Patrese - Arnoux - Prost - Pryce - De Angelis - Mansell - Baldi - Alboreto(fora) - Sullivan(1) - Cecotto(1) - Boesel(fora)

[Volta 38] Jones segue na cola de Piquet, mas o brasileiro defende bem sua posição. Mansell enfrenta problemas com o desgaste dos pneus. O britânico erra na tomada da Pouhon e roda, indo bater de traseira no muro de proteção. Felizmente o piloto sai ileso. Arnoux segura Prost na Bus Stop e resiste na sétima posição.

Fim da 38ª Volta: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Jones - Patrese - Arnoux - Prost - Pryce - De Angelis - Baldi - Mansell(fora) - Sullivan(1) - Cecotto(1) - Alboreto(fora)

[Volta 39] Hunt vem a 2,8 segundos de Scheckter. Parece que a vitória vai ficar mesmo com o sulafricano. Jones tenta o bote por dentro na La Source, mas Piquet segura e mantém a quarta posição. Prost segue pressionando Arnoux.

Fim da 39ª Volta: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Jones - Patrese - Arnoux - Prost - Pryce - De Angelis - Baldi - Sullivan(1) - Cecotto(1) - Mansell(fora)

[Volta 40] Prost mergulha por dentro na La Source e desta vez consegue passar Arnoux. Jones pressiona na Stavelot, mas Piquet segue segurando a quarta posição com unhas e dentes.

Fim da 40ª Volta: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Jones - Patrese - Prost - Arnoux - Pryce - De Angelis - Baldi - Sullivan(1) - Cecotto(1)

[Volta 41] Scheckter tem 2 segundos de vantagem sobre Hunt. Piquet segue resistindo na quarta posição.
[Volta 42] Última volta para Scheckter confirmar a vitória e a Biscazzi reagir no campeonato. Hunt vem 1,6 segundos atrás. O sulafricano pilota com precisão os últimos metros em Spa-Francorchamps e cruza a linha de chegada, vencendo a corrida e comemorando timidamente junto à equipe, em respeito a Lauda. A Biscazzi renasce no campeonato. Hunt é segundo e não comemora, aguardando notícias de Lauda. Fittipaldi completa o pódium e mantém a ponta do campeonato. Na briga pela quarta posição, Piquet segura Jones até que o australiano vem lento na Blanchimont e vai parando. Pelo visto acabou a gasolina do Tyrant. Patrese herda a quinta posição e Prost aproveita para entrar na zona de pontuação.
Porém, o resultado ainda não é definitivo. É preciso aguardar a soma dos tempos com as voltas que aconteceram antes da paralisação. Após alguns minutos de ansiedade, o resultado final sai. As primeiras posições não são alteradas. A única mudança é a inversão das posições de Baldi e De Angelis, que ficam respectivamente com a nona e décima posições.

Fim da Corrida: Scheckter - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Patrese - Prost - Arnoux - Pryce - Baldi - De Angelis - Jones(fora) - Sullivan(1) - Cecotto(1)

Classificação - Final:

Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) 1h28'44"085
James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) +6"041
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) +12"969
Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) +31"712
Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) +37"305
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) +45"609
René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) +46"658
Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) +1'24"531
Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) +1'55"417
10º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +1'55"966
11º Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) +1 volta
12º Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta
13º Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta

AB Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 37 voltas
AB Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 36 voltas
AB Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) 35 voltas
AB Bruno GIACOMELLI (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 33 voltas
AB Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 29 voltas
AB Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 28 voltas
AB Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 24 voltas
AB Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 22 voltas
AB Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 21 voltas
AB Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 13 voltas
AB Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 5 voltas
AB Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 5 voltas
AB Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 3 voltas

NQ Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli)
NQ Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli)


Quebras/Acidentes:

Rothengatter =($0)= motor

Bellof =($200)= acidente

Lauda =($4500)= acidente

Patrese =($0)= pressão do turbo

Boutsen =($0)= motor

Fabi =($100)= suspensão

Palmer =($200)= perda de roda/acidente

Rosberg =($0)= motor

Johansson =($500)= motor

Cheever =($300)= câmbio

Giacomelli =($0)= vazamento de óleo

Boesel =($0)= motor

Alboreto =($0)= motor

Mansell =($200)= acidente

Jones =($0)= pane seca
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2000
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon em 16/4/2014, 06:56

Mundial de Pilotos:

1º E. Fittipaldi = 27 pts.
2º J. Hunt = 25 pts.
3º N. Lauda = 18 pts.
4º N. Piquet = 15 pts.
5º J. Scheckter = 14 pts.
6º R. Patrese = 11 pts.
7º A. Prost = 11 pts.
8º T. Boutsen = 8 pts.
9º S. Johansson = 7 pts.
10º S. Bellof = 6 pts.
11º M. Alboreto = 4 pts.
12º A. Jones = 3 pts.
13º K. Rosberg = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Ferrari = 43 pts.
2º Fittipaldi = 35 pts.
3º Savoia = 26 pts.
4º Biscazzi = 18 pts.
5º Project Four = 17 pts.
6º Tyrant = 10 pts.
7º Williams = 1 pt.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2000
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Niki Lauda

Mensagem  Saimon em 16/4/2014, 07:03

O piloto austríaco sofreu lesões graves nas duas pernas após a batida durante o GP da Bélgica e foi submetido a uma série de cirurgias de reconstrução dos membros inferiores. O estado de saúde de Lauda agora é estável e não corre risco de morte, porém terá um longo período de recuperação pela frente. Seu contrato com a Ferrari terminaria ao final desta temporada, portanto é provável que esta seja a despedida do tricampeão das pistas.
O reserva Chico Serra assume o carro na próxima corrida. A Ferrari poderá contratar um novo piloto posteriormente, caso o desempenho do brasileiro não agrade, já que o contrato de Lauda não terá mais validade devido sua lesão e impossibilidade de voltar às pistas até o final do contrato vigente.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2000
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Daniel King em 16/4/2014, 08:13

Sem comentários, fim de semana triste não só pra Ferrari, mas para toda a Formula 1. Lauda atualmente era o único piloto com chances hoje de ser tetracampeão, e eu não mediria esforços para fazê-lo, como vinha fazendo até o momento. Mas, tudo acabou na volta 6...  Crying or Very sad 
avatar
Daniel King

Mensagens : 338
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 97
Localização : Glasgow, Escócia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Lee James em 16/4/2014, 08:19

Esperava poder ao menos competir pela vitória, mas bola pra frente. Boutsen também tá castigado pelos abandonos.

E uma pena a lesão do Lauda. Ferrari precisando ser benzida, já teve o Prost ficando de molho ano passado
avatar
Lee James

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Giorgio Montone em 16/4/2014, 18:34

Pô, coitado do Lauda!

Quanto à corrida, mais um desempenho lamentável. Parece que não consigo mais acertar as estratégias, ou os outros estão acertando bem demais.
Me surpreendeu bastante o Schekter, que foi muito superior ao Piquet com a estratégia idêntica. Provavelmente o André mudou muito bem o acerto, superando o meu, sendo que provavelmente eu só acertei bem o da pista pouco molhada, dos treinos.

Vou parar de me acomodar com as convicções da temporada passada, pois parece que elas já estão bem ultrapassadas para esse ano.
avatar
Giorgio Montone

Mensagens : 97
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 91
Localização : Modena

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Rodrigo Rocca em 17/4/2014, 01:50

Muito feliz com o oitavo e o nono lugares, brigando com Renault, Winhill e Williams na pista e conquistando nosso primeiro top-10 duplo. Com isso, completamos quatro top-10 em seis corridas, bons resultados apesar de que eu não vou mentir que esperava ter algum ponto nessa altura do campeonato. Ah, aquela quebra do câmbio em Paul Ricard.

Mas ao contrário dos outros top-10, nós da Rocca não podemos festejar. Estamos profundamente tristes com o acidente do Lauda, de nossa conterrânea Ferrari e do meu grande amigo e "padrinho" Daniel King. Estamos a disposição no que pudermos ajudar e manifestamos nossos mais profundos desejos de que Lauda se recupere rapidamente e possa ter uma vida normal, como piloto de Fórmula 1 ou em sua vida particular.
avatar
Rodrigo Rocca

Mensagens : 287
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 66
Localização : Catania, Itália

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Marcel Pin em 17/4/2014, 20:11

Putz... Que azar é esse....

Marcel Pin

Mensagens : 93
Data de inscrição : 08/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983 - 6ª Corrida - GP da Bélgica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum