Novidades - Próxima temporada
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Novidades - Próxima temporada
Tópico reservado para divulgação e discussão de novidades para a próxima temporada.
Primeiras novidades
- Como já anunciado na sala de imprensa, teremos o fim do reabastecimento e limite do consumo de combustível durante as corridas. A instrução dada ao piloto (agressivo/normal/conservador) passará a influenciar no consumo de combustível, assim como os acertos dos motores. Em algumas corridas não será possível atingir a potência máxima do motor, dependendo de suas configurações, pois o consumo de combustível ultrapassará o máximo. Caberá aos managers avaliar e administrar isso;
- Alteração no regulamento do desenvolvimento de motores pelas equipes: os novos motores, desenvolvidos para estréia em 1984, que tiverem potência 10, poderão ter consumo de até 1,5 km/l (não mais 1,4). Os que tiverem 9 poderão chegar a 1,7 km/l e assim por diante. Quem quiser utilizar os motores atuais na próxima temporada poderá fazê-lo, porém não conseguirá completar a prova se o consumo ultrapassar 220 litros. Estes 220 litros precisam obrigatoriamente serem suficientes para completar as voltas da corrida + volta de alinhamento + volta de apresentação + volta de desaceleração;
- Os motores atuais das equipes sofrerão depreciação de 1 ponto de potência;
- Novos engenheiros de chassi (Gordon Kimball, Luigi Marmiroli, Giuseppe Petrotta, Stefan Fober, Sergio Rinland) e motor (Jean-Jacques His) e revisão dos atributos de alguns dos atuais;
- Melhorias no regulamento do mercado de pilotos e engenheiros, de forma a tornar as regras mais claras. Os detalhes serão divulgados em breve.
- Alteração no regulamento do desenvolvimento de motores pelas equipes: os novos motores, desenvolvidos para estréia em 1984, que tiverem potência 10, poderão ter consumo de até 1,5 km/l (não mais 1,4). Os que tiverem 9 poderão chegar a 1,7 km/l e assim por diante. Quem quiser utilizar os motores atuais na próxima temporada poderá fazê-lo, porém não conseguirá completar a prova se o consumo ultrapassar 220 litros. Estes 220 litros precisam obrigatoriamente serem suficientes para completar as voltas da corrida + volta de alinhamento + volta de apresentação + volta de desaceleração;
- Os motores atuais das equipes sofrerão depreciação de 1 ponto de potência;
- Novos engenheiros de chassi (Gordon Kimball, Luigi Marmiroli, Giuseppe Petrotta, Stefan Fober, Sergio Rinland) e motor (Jean-Jacques His) e revisão dos atributos de alguns dos atuais;
- Melhorias no regulamento do mercado de pilotos e engenheiros, de forma a tornar as regras mais claras. Os detalhes serão divulgados em breve.
Atributos motores 1984
TAG Porsche P01
Potência: 10
Durabilidade: 8
Leveza: 10
Consumo: 1,5 km/l
Renault EF4
Potência: 10
Durabilidade: 5
Leveza: 9
Consumo: 1,4 km/l
Alfa Romeo 890T
Potência: 9
Durabilidade: 6
Leveza: 8
Consumo: 1,4 km/l
Honda RA163E
Potência: 9
Durabilidade: 5
Leveza: 9
Consumo: 1,5 km/l
Hart 415T
Potência: 8
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
BMW M12/13
Potência: 10
Durabilidade: 6
Leveza: 9
Consumo: 1,5 km/l
Ford Cosworth DFY
Potência: 6
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 2,2 km/l
Ford Cosworth DFV
Potência: 5
Durabilidade: 9
Leveza: 8
Consumo: 2,0 km/l
Potência: 10
Durabilidade: 8
Leveza: 10
Consumo: 1,5 km/l
Renault EF4
Potência: 10
Durabilidade: 5
Leveza: 9
Consumo: 1,4 km/l
Alfa Romeo 890T
Potência: 9
Durabilidade: 6
Leveza: 8
Consumo: 1,4 km/l
Honda RA163E
Potência: 9
Durabilidade: 5
Leveza: 9
Consumo: 1,5 km/l
Hart 415T
Potência: 8
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Consumo: 1,8 km/l
BMW M12/13
Potência: 10
Durabilidade: 6
Leveza: 9
Consumo: 1,5 km/l
Ford Cosworth DFY
Potência: 6
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Consumo: 2,2 km/l
Ford Cosworth DFV
Potência: 5
Durabilidade: 9
Leveza: 8
Consumo: 2,0 km/l
Atributos engenheiros de motor 1984
Carlo Chiti
Potência: 9
Durabilidade: 6
Leveza: 8
Keith Duckworth
Potência: 6
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Paul Rosche
Potência: 10
Durabilidade: 6
Leveza: 9
Brian Hart
Potência: 8
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Antonio Tomaini
Potência: 9
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Nobuhiko Kawamoto
Potência: 9
Durabilidade: 5
Leveza: 9
Hans Mezger
Potência: 10
Durabilidade: 8
Leveza: 10
Franco Rocchi
Potência: 6
Durabilidade: 7
Leveza: 8
John Judd
Potência: 6
Durabilidade: 8
Leveza: 7
Jean-Pierre Boudy
Potência: 7
Durabilidade: 7
Leveza: 8
Jean-Jacques His
Potência: 10
Durabilidade: 5
Leveza: 9
Todos são engenheiros de motor turbo, exceto Duckworth, Rocchi e Judd.
Potência: 9
Durabilidade: 6
Leveza: 8
Keith Duckworth
Potência: 6
Durabilidade: 9
Leveza: 9
Paul Rosche
Potência: 10
Durabilidade: 6
Leveza: 9
Brian Hart
Potência: 8
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Antonio Tomaini
Potência: 9
Durabilidade: 7
Leveza: 9
Nobuhiko Kawamoto
Potência: 9
Durabilidade: 5
Leveza: 9
Hans Mezger
Potência: 10
Durabilidade: 8
Leveza: 10
Franco Rocchi
Potência: 6
Durabilidade: 7
Leveza: 8
John Judd
Potência: 6
Durabilidade: 8
Leveza: 7
Jean-Pierre Boudy
Potência: 7
Durabilidade: 7
Leveza: 8
Jean-Jacques His
Potência: 10
Durabilidade: 5
Leveza: 9
Todos são engenheiros de motor turbo, exceto Duckworth, Rocchi e Judd.
Disponibilidade de motores para 1984
TAG Porsche: 1 equipe (patrocinada pela TAG)
Renault: 3 equipes (a própria Renault e a Fittipaldi devem renovar o fornecimento e haverá uma terceira equipe, através de um patrocinador a ser anunciado em breve)
BMW: 2 equipes (tem vínculo de mais um ano com a Savoia e analisará renovação com a Project Four)
Honda: 1 equipe (vínculo com a Biscazzi)
Hart: 3 equipes (preferência para equipes inglesas, mas pode pegar uma equipe de outro país; a terceira vaga será liberada apenas se alguma equipe não conseguir assinar com nenhum outro fornecedor)
Alfa Romeo: 2 equipes (analisará renovação com a Rocca; a outra equipe deverá ser italiana OU ter um piloto italiano)
Ford-Cosworth DFY: 1 equipe (analisará renovação com a substituta da Terrible Emerson, que deve ser fechada/vendida ao final da temporada)
Somando-se aos motores próprios (Ferrari, Tyrant e Nürburg), não teremos nenhuma equipe correndo com os DFV, que devem ser definitivamente aposentados da F1.
Renault: 3 equipes (a própria Renault e a Fittipaldi devem renovar o fornecimento e haverá uma terceira equipe, através de um patrocinador a ser anunciado em breve)
BMW: 2 equipes (tem vínculo de mais um ano com a Savoia e analisará renovação com a Project Four)
Honda: 1 equipe (vínculo com a Biscazzi)
Hart: 3 equipes (preferência para equipes inglesas, mas pode pegar uma equipe de outro país; a terceira vaga será liberada apenas se alguma equipe não conseguir assinar com nenhum outro fornecedor)
Alfa Romeo: 2 equipes (analisará renovação com a Rocca; a outra equipe deverá ser italiana OU ter um piloto italiano)
Ford-Cosworth DFY: 1 equipe (analisará renovação com a substituta da Terrible Emerson, que deve ser fechada/vendida ao final da temporada)
Somando-se aos motores próprios (Ferrari, Tyrant e Nürburg), não teremos nenhuma equipe correndo com os DFV, que devem ser definitivamente aposentados da F1.
Mecânicos
Com o fim do reabastecimento, não haverá mais equipe com reabastecimento rápido. Também não haverá mais equipe enxuta e completa. Cada país terá apenas uma equipe, com número de membros padrão. Continua valendo a regra de que as equipes só podem contratar mecânicos de seu país. Os mecânicos terão agora dois atributos: Consistência e Habilidade. O atributo Consistência determina a probabilidade de a equipe cometer erros/falhas, além de definir a variabilidade do desempenho. Já o atributo Habilidade determina o desempenho máximo da equipe (em termos de rapidez na troca de pneus, troca de bico, reparos, etc.). O desempenho real porém pode variar (para menos) em um range determinado pelo atributo Consistência (quanto menor o atributo Consistência, maior a variação para menos que o desempenho dos mecânicos pode atingir).
Os mecânicos de cada país terão os atributos Consistência iguais aos atributos Eficácia das equipes atuais. Já o atributo Habilidade será igual a 7 para todas as equipes. Os salários serão iguais aos salários de equipe completa (sem reabastecimento rápido) atuais.
A grande novidade porém está na possibilidade de melhorar estes atributos, através de treinamentos. Os treinamentos terão duração de 4 meses (ou seja, em um ano a equipe de mecânicos pode evoluir 3 pontos).
Os pontos evoluídos em treinamento permanecem para as temporadas seguintes. Porém, haverá a cada final de mês 12 a depreciação de 1 ponto, em consistência ou habilidade, a ser determinado em sorteio individual para cada equipe. Ou seja, se deixar as equipes largadas às moscas, elas vão caindo de desempenho com o tempo. Além disso, isso faz com que as equipes, especialmente as grandes, não consigam se manter 100% do tempo com os mecânicos evoluídos no máximo. Outro ponto é que a depreciação não freia totalmente o desenvolvimento dos mecânicos ao longo dos anos, visto que é possível evoluir 3 pontos e depreciar apenas 1.
A depreciação pode deixar as equipes de mecânicos com menos pontos de atributos que a original. Caso queira retornar ao desempenho original, no período de negociações a equipe pode contratar novos mecânicos, com os atributos originais, porém pagando uma multa rescisória aos antigos.
A evolução de pontos também causará amento de salário para os mecânicos. Ao final do mês 12, após a depreciação de 1 ponto, caso a equipe de mecânicos ainda fique com saldo positivo de pontos em relação à equipe original, terá seu salário aumentado em $100 mensais, a cada ponto positivo, para toda a próxima temporada.
Os valores dos treinamentos e da multa rescisória ainda estão sendo definidos.
Os mecânicos de cada país terão os atributos Consistência iguais aos atributos Eficácia das equipes atuais. Já o atributo Habilidade será igual a 7 para todas as equipes. Os salários serão iguais aos salários de equipe completa (sem reabastecimento rápido) atuais.
A grande novidade porém está na possibilidade de melhorar estes atributos, através de treinamentos. Os treinamentos terão duração de 4 meses (ou seja, em um ano a equipe de mecânicos pode evoluir 3 pontos).
Os pontos evoluídos em treinamento permanecem para as temporadas seguintes. Porém, haverá a cada final de mês 12 a depreciação de 1 ponto, em consistência ou habilidade, a ser determinado em sorteio individual para cada equipe. Ou seja, se deixar as equipes largadas às moscas, elas vão caindo de desempenho com o tempo. Além disso, isso faz com que as equipes, especialmente as grandes, não consigam se manter 100% do tempo com os mecânicos evoluídos no máximo. Outro ponto é que a depreciação não freia totalmente o desenvolvimento dos mecânicos ao longo dos anos, visto que é possível evoluir 3 pontos e depreciar apenas 1.
A depreciação pode deixar as equipes de mecânicos com menos pontos de atributos que a original. Caso queira retornar ao desempenho original, no período de negociações a equipe pode contratar novos mecânicos, com os atributos originais, porém pagando uma multa rescisória aos antigos.
A evolução de pontos também causará amento de salário para os mecânicos. Ao final do mês 12, após a depreciação de 1 ponto, caso a equipe de mecânicos ainda fique com saldo positivo de pontos em relação à equipe original, terá seu salário aumentado em $100 mensais, a cada ponto positivo, para toda a próxima temporada.
Os valores dos treinamentos e da multa rescisória ainda estão sendo definidos.
Novas regras para o período de negociações
- No mês 11, abre o período para exercer as opções de renovação (equipe e piloto/engenheiro devem concordar para que ocorra a renovação; se uma das partes não quiser, não há renovação);
- Exercendo a opção de renovação, não será possível vender o contrato no próximo período de negociações (caso a duração se extenda até a temporada seguinte);
- Após fechamento do período de opções de renovação, começam as negociações com patrocinadores, pilotos e engenheiros. Podem ser contatados 2 para cada vaga.
- Se a equipe tiver piloto/engenheiro contratado e contatar outro para a mesma vaga, o piloto/engenheiro é liberado automaticamente pelo valor mínimo e vai para onde quiser. Caso não esteja satisfeito com a saída da equipe, pode pedir multa rescisória;
- A compra e venda de contratos entre as equipes pode ocorrer a qualquer momento. Porém, cada compra/venda em negociação conta como um dos contatos por vaga do comprador, a menos que a negociação seja fechada e anunciada até o final do mês 10;
- Contratos-cachê de menos de 6 meses poderão ser assinados para iniciarem somente nos próximos 6 meses;
- Não será permitido contratar piloto ou engenheiro com transferência premeditada para outra equipe. A equipe poderá vender o contrato do piloto/engenheiro posteriormente conforme regulamento, porém o staff terá direito de pedir multa rescisória caso não esteja de acordo com a saída da equipe.
- Exercendo a opção de renovação, não será possível vender o contrato no próximo período de negociações (caso a duração se extenda até a temporada seguinte);
- Após fechamento do período de opções de renovação, começam as negociações com patrocinadores, pilotos e engenheiros. Podem ser contatados 2 para cada vaga.
- Se a equipe tiver piloto/engenheiro contratado e contatar outro para a mesma vaga, o piloto/engenheiro é liberado automaticamente pelo valor mínimo e vai para onde quiser. Caso não esteja satisfeito com a saída da equipe, pode pedir multa rescisória;
- A compra e venda de contratos entre as equipes pode ocorrer a qualquer momento. Porém, cada compra/venda em negociação conta como um dos contatos por vaga do comprador, a menos que a negociação seja fechada e anunciada até o final do mês 10;
- Contratos-cachê de menos de 6 meses poderão ser assinados para iniciarem somente nos próximos 6 meses;
- Não será permitido contratar piloto ou engenheiro com transferência premeditada para outra equipe. A equipe poderá vender o contrato do piloto/engenheiro posteriormente conforme regulamento, porém o staff terá direito de pedir multa rescisória caso não esteja de acordo com a saída da equipe.
Complementando
- No período de efetivação das opções de renovação dos contratos, caso a equipe não se manifeste no prazo destinado, fica valendo a vontade do piloto.
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