GRAND PRIX MANAGER
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

+7
Giorgio Montone
Lee James
Rodrigo Rocca
Matheus Berçot
Daniel King
Giovane Biscazzi
Saimon
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Saimon 21/1/2014, 19:49

Data fictícia: metade do mês 3

Circuito: Jacarepaguá

Extensão: 5,031 km (63 voltas / 316,953 km no total)


Comentários iniciais:

Situado na periferia do Rio de Janeiro, o circuito de Jacarepaguá, construído sobre o que restou de um mangue, é considerado de média velocidade. O traçado combina curvas de variados tipos, exigindo bastante aderência e downforce, com duas retas razoáveis, entre elas a longa Junção. Realizada em uma época de muito calor, a corrida é bastante desgastante, tanto para os pilotos como para os carros, especialmente para os pneus.

Traçado:

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Jacare10


Condições Climáticas:

Treinos: ensolarado, 31 a 34°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)

Corrida: ensolarado, 33 a 36°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)


Prazo para envio dos formulários de corrida: 18:00h de 24/01/13 (sexta-feira)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Treinos

Mensagem  Saimon 21/1/2014, 19:50

1ª Sessão

E eis que está de volta a F1! Após um longo período de férias de quatro meses, pilotos e máquinas reúnem-se novamente para uma nova temporada. Cheia de novidades, a F1 este ano promete ser muito mais disputada que no ano passado, tendo agora várias equipes equipadas com motores turbo e maior número de carros, intensificando a disputa no fundão pelas vagas no grid. No pelotão da frente, várias trocas de pilotos nas equipes tornam qualquer previsão pura especulação. O novo regulamento técnico também deve embaralhar as equipes em termos de performance, sendo que quinze das dezesseis equipes estão estreando carros novos hoje.
As arquibancadas do circuito de Jacarepaguá estão lotadas. O público está empolgado após o título de Piquet e a esperança de grandes resultados da Fittipaldi.
O estreante Palmer, pilotando pela Renault, única equipe a começar a temporada com o chassi do ano passado adaptado, abre o treino virando  1'36"271. O novo regulamento, proibindo o efeito solo, deixou os carros bem mais lentos que os do ano passado.
Sullivan, estreando pela Galaxy, vira 1'38"547.
Rothengatter, outro novato, faz 1'36"865 com a Highwind.
Bellof, vice-campeão da F2, estréia pela Project Four marcando 1'35"626.
Boutsen, atual campeão da F2, faz sua primeira volta rápida oficial com a Fittipaldi, virando 1'35"347.
Cecotto, sexto estreante de hoje, registra 1'37"910 com a Terrible Emerson.
Salazar, último piloto a fazer a estréia hoje, não começa bem sua carreira na F1: o chileno erra na freada da curva da Lagoa e roda, indo parar no guard-rail. Felizmente o piloto sai ileso, mas dificilmente terá o carro pronto para a segunda sessão.
Guerrero, agora na Nürburg, vira 1'38"509.
Scheckter faz 1'35"548.
Johansson marca 1'35"720.
Patrese vira 1'35"341, melhor tempo até aqui.
Alboreto registra 1'35"723.
Moreno marca 1'36"556.
Warwick vira 1'37"535.
Giacomelli, agora piloto da Winhill, registra 1'35"754.
Cheever faz 1'38"352.
Fabi marca 1'37"889.
Boesel registra 1'37"718.
Baldi vem para sua volta. O italiano vira 1'36"570.
Pryce, em seu novo Rocca, marca 1'36"329.
Arnoux faz 1'35"743.
De Cesaris tem problemas e não sai dos boxes. Os mecânicos da Galaxy trabalham duro no carro para tentar colocar o piloto na pista pelo menos na segunda sessão.
Prost, em seu primeiro treino oficial pela Savoia, mostra a que veio e faz 1'35"120, tomando a ponta.
Mansell marca 1'35"706.
Lauda faz 1'34"861 e toma a ponta. A Ferrari vem forte. O tricampeão é o primeiro a baixar da casa de 1'35.
De Angelis vira 1'36"753. A Williams pena com os Ford-Cosworth.
Rosberg marca 1'36"783.
Jones, agora em sua nova casa, a Tyrant, vira 1'35"514.
Fittipaldi faz 1'35"181, terceiro tempo.
Hunt, novo piloto da Ferrari, vira 1'35"241.
Piquet fecha a primeira sessão com o tempo de 1'35"201, o que lhe dá a quarta posição.

Classificação - 1ª Sessão:

Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'34"861
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'35"120
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'35"181
Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'35"201
James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'35"241
Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'35"341
Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'35"347
Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'35"514
Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'35"548
10º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'35"626
11º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'35"706
12º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'35"720
13º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'35"723
14º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'35"743
15º Bruno GIACOMELLI (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'35"754
16º Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 1'36"271
17º Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'36"329
18º Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) 1'36"556
19º Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'36"570
20º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'36"753
21º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'36"783
22º Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 1'36"865
23º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'37"535
24º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"718
25º Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'37"889
26º Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'37"910
27º Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'38"352
28º Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'38"509
29º Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'38"547
30º Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) sem tempo
31º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) sem tempo

2ª Sessão

Após uma primeira sessão equilibrada, os pilotos devem partir para o tudo ou nada nesta segunda parte do treino. Qualquer pequeno erro será crucial para decidir quem vai ser o pole.
Palmer abre a segunda sessão virando 1'35"982, melhorando seu tempo, mas não a posição.
Sullivan faz 1'38"541 e fica fora da corrida.
Rothengatter vira 1'36"299 e sobe para décimo sétimo.
Bellof registra 1'35"507 e pula para oitavo. Boa estréia do alemão.
Boutsen erra na freada da Nonato, roda e pára na área de escape. O belga aborta sua volta.
Cecotto trava as rodas na curva da Vitória e vira apenas 1'38"021, seguindo ameaçado de não se classificar para a corrida.
Salazar, com o carro avariado na primeira sessão, fica fora do treino e da corrida.
Guerrero vira 1'38"411 e não consegue melhorar sua posição, ficando fora da corrida.
Scheckter erra na Nonato e escapa para fora da pista. O sulafricano volta, mas é obrigado a abortar a volta. A pressão do chefe de equipe deve estar grande sobre o piloto.
Johansson marca 1'35"271 e pula para sexto. Boa volta do sueco.
Patrese faz 1'35"116, segundo tempo. A Project Four faz jus às expectativas e faz ótimo treino.
Alboreto vira 1'35"423, subindo para oitavo. A Biscazzi faz treino apenas mediano.
Moreno marca 1'36"082, décimo sétimo tempo.
Warwick faz apenas 1'37"710 e não melhora seu tempo.
Giacomelli registra 1'35"496, pulando para décimo.
Cheever crava 1'38"200, mas não consegue colocar seu Bleutter na corrida.
Fabi marca 1'37"676 e ganha uma posição.
Boesel vira 1'37"464 e sobe para vigésimo terceiro.
Baldi faz 1'36"385 e segue na vigésima posição. Esperava-se mais da Rocca hoje.
Pryce marca 1'35"768 e coloca a roca na décima sexta posição.
Arnoux vira 1'35"661 e supera Mansell.
A Galaxy trabalhou duro, mas não houve tempo para consertar o carro de De Cesaris e os dois representantes do time britânico ficam fora da corrida.
Prost faz 1'35"021 e retoma a segunda posição.
Mansell extrai tudo o que pode de seu Winhill e marca incríveis 1'35"013, segundo melhor tempo até aqui. A equipe americano comemora a grande performance do britânico.
Lauda voa baixo e melhora o tempo da pole para 1'34"366, praticamente garantindo a primeira posição.
De Angelis vira 1'36"883 e não melhora seu tempo.
Rosberg faz 1'36"436, vigésimo primeiro treino. Um dos piores treinos da história da Williams.
Jones registra 1'35"018 e coloca a Tyrant na terceira posição. Bela volta do australiano.
Fittipaldi voa baixo e faz 1'34"794, segundo tempo. A torcida brasileira está empolgada.
Hunt vira 1'34"521, subindo para segundo e podendo garantir seu lugar na primeira fila.
Piquet fecha o treino virando 1'35"164, não conseguindo sair da oitava posição. A primeira fila será escarlate amanhã.

Classificação - Final:

Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'34"366
James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 1'34"521
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'34"794
Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'35"013
Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'35"018
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) 1'35"021
Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1'35"116
Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'35"164
Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1'35"271
10º Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1'35"347
11º Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'35"423
12º Bruno GIACOMELLI (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'35"496
13º Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 1'35"507
14º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) 1'35"548
15º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'35"661
16º Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'35"768
17º Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 1'35"982
18º Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) 1'36"082
19º Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 1'36"299
20º Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'36"385
21º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'36"436
22º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'36"753
23º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"464
24º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'37"535
25º Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'37"676
26º Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'37"910

27º Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'38"200
28º Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'38"411
29º Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'38"541
30º Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli) sem tempo
31º Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli) sem tempo


Quebras/Acidentes:

Salazar =($200)= acidente

De Cesaris =($0)= câmbio


Última edição por Saimon em 21/1/2014, 20:36, editado 1 vez(es)
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Giovane Biscazzi 21/1/2014, 19:53

Péssimo.
Preciso verificar o que aconteceu para tentar um pulo do gato na corrida.  bounce 
Giovane Biscazzi
Giovane Biscazzi

Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Daniel King 21/1/2014, 19:54

AÊÊÊÊÊ!!!!!!!!!!!!!!!!! Esperei muito para ver isso! Parabéns Lauda e Hunt.  cheers 
Daniel King
Daniel King

Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Matheus Berçot 21/1/2014, 19:59

Goodyear pegou o treino para si, lol.
Matheus Berçot
Matheus Berçot

Mensagens : 147
Data de inscrição : 08/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Giovane Biscazzi 21/1/2014, 20:26

Matheus Berçot escreveu:Goodyear pegou o treino para si, lol.
E pelo jeito esta será a tendência dos qualifying em 1983.  Sad 
Giovane Biscazzi
Giovane Biscazzi

Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Rodrigo Rocca 21/1/2014, 20:46

16º Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'35"768
17º Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 1'35"982
18º Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) 1'36"082
19º Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 1'36"299
20º Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 1'36"385

Não vou mentir que esperava (ou sonhava?) um pouco mais, mas o 16º é a melhor qualificação da história da Rocca, superando Zolder 1982 (17º do Baldi). Não importa as condições, superar uma Renault e duas Williams foi motivador, ainda mais sabendo que dá para fazer mais.

Ano passado as sete primeiras filas eram sempre de Savoia, Ferrari, Renault, Williams, Biscazzi, Tyrant e Fittipaldi, a oitava fila era da P4, a nona da Winhill e um grande treino para a Rocca era ficar a menos e meio segundo da Winhill. Ficamos a menos de meio segundo do top-10, não dá para reclamar.

PS: Os sete décimos do 22º para o 23º mostra que teremos nove carros brigando por 4 vagas no grid em quase todas as corridas. Parabéns à Terrible, que deu o pulo do gato na contratação do Duckworth e que vira favorita a largar quase sempre.

E parabéns também ao Daniel (primeira dobradinha de uma equipe sua?) e ao grande treino de nossa "irmã de motores" Winhill.
Rodrigo Rocca
Rodrigo Rocca

Mensagens : 411
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 72
Localização : Catania, Itália

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Lee James 21/1/2014, 21:10

Era pro Boutsen fechar a segunda fila, mas vamos com a torcida
Lee James
Lee James

Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Giovane Biscazzi 21/1/2014, 22:02

e-mail
Giovane Biscazzi
Giovane Biscazzi

Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Rodrigo Rocca 21/1/2014, 22:19

Enviei um e-mail com o setup e uma dúvida.
Rodrigo Rocca
Rodrigo Rocca

Mensagens : 411
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 72
Localização : Catania, Itália

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Saimon 22/1/2014, 16:56

Recebidos André e Rodrigo.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Giorgio Montone 22/1/2014, 17:51

O 0,2 da Goodyear fez uma diferença monstruosa. Agora é pensar na corrida...
Giorgio Montone
Giorgio Montone

Mensagens : 119
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 97
Localização : Modena

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Giorgio Montone 22/1/2014, 18:16

Enviado.
Giorgio Montone
Giorgio Montone

Mensagens : 119
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 97
Localização : Modena

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Saimon 22/1/2014, 22:04

Giorgio Montone escreveu:Enviado.

Recebido.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Lee James 22/1/2014, 23:31

E-mail
Lee James
Lee James

Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Daniel King 23/1/2014, 08:23

Enviado.
Daniel King
Daniel King

Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Saimon 23/1/2014, 17:40

Recebido Victor e Daniel.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  sowws 23/1/2014, 18:09

email
sowws
sowws

Mensagens : 32
Data de inscrição : 08/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Saimon 23/1/2014, 18:27

sowws escreveu:email

Favor enviar um formulário decente.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Matheus Berçot 23/1/2014, 19:33

E-mail, se estiver com pressa ignore o "semi texto" que enviei ao Arnoux, já que não tem absolutamente nada de objetivo ou importante em termos de jogo, apenas sinto que em termos de roleplaying Sean Byron devia no mínimo uma tentativa de motivação.
Matheus Berçot
Matheus Berçot

Mensagens : 147
Data de inscrição : 08/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Lee James 23/1/2014, 20:57

Reenviado por e-mail
Lee James
Lee James

Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Saimon 24/1/2014, 16:58

Recebidos Victor, Matheus, Charles e Juliano.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Marcel Pin 24/1/2014, 20:58

Bom treino.... Jones muito bem na frente das 2 Savoia inclusive... Vamos chegar...

Marcel Pin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 08/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Corrida

Mensagem  Saimon 8/2/2014, 14:20

Sol de rachar no Rio de Janeiro neste domingo. O público lota as arquibancadas do circuito de Jacarepaguá para ver seus ídolos. A F1 vive a expectativa do início de mais uma temporada. As novidades no regulamento técnico prometem equilibrar as forças, assim como o acesso de mais equipes aos motores turbo. No grid, os carros recebem os últimos preparativos para a prova. Uma outra novidade movimentou bastante a rede de informações nos boxes: os pneus slick com composto mole. De maior performance, estes novos compostos foram disponibilizados por todos os três fabricantes presentes na F1 e darão novas alternativas às equipes para as estratégias de corrida. Para esta corrida, algumas equipes optaram por iniciar com pneus duros, outras com pneus moles. No top-10, os Ferrari de Lauda e Hunt, os Tyrant de Jones e Johansson, o Winhill de Mansell e o Fittipaldi de Boutsen partirão de pneus duros, visando um stint mais longo e parando mais tarde. Os demais optaram por partir de pneus moles, buscando ganhar posições no início da corrida. No pelotão intermediário e no fundão, as estratégias também variaram bastante entre as equipes. Outro ponto importante é que mais equipes se prepararam para utilizar o reabastecimento rápido durante a corrida, o que colocará uma nova variável na corrida. Portanto, emoções não irão faltar nesta nova F1.
A direção de prova ordena a saída dos mecânicos da pista e os carros partem para a volta de apresentação. Os Ferrari de Lauda e Hunt lideram o pelotão, após dominarem os treinos. Fittipaldi, largando em terceiro, é a grande esperança de vitórias dos brasileiros, já que Piquet ficou para trás nos treinos. Mansell e Jones, largando em quarto e quinto, à frente dos Savoia, mostram a superioridade dos pneus de classificação da Goodyear neste ano.
Após aquecerem os pneus e serem saudados pelo público, os carros realinham no grid. Em breve teremos a largada.

Largada: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Mansell - Jones - Prost - Patrese - Piquet - Johansson - Boutsen - Alboreto - Giacomelli - Bellof - Scheckter - Arnoux - Pryce - Palmer - Moreno - Rothengatter - Baldi - Rosberg - De Angelis - Boesel - Warwick - Fabi - Cecotto

[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores! Tensão nos instantes que antecedem o início da temporada 1983. Enquanto staffs das equipes e espectadores roem as unhas de ansiedade, os pilotos procuram se concentrar ao máximo para a largada. Lauda, em sua 49ª pole, vai se aproximando do recorde de Jackie Stewart. Com tudo pronto, a direção de prova aciona as luzes verdes e começa o GP do Brasil! Hunt não larga bem e Fittipaldi o deixa para trás, já vindo para cima de Lauda. Prost pula para quarto. Piquet deixa Patrese para trás e vem pra cima de Jones e Mansell. O brasileiro vem por dentro na Molykote e passa Jones. Boutsen larga mal e perde posição para Alboreto. Bellof deixa Giacomelli para trás e tenta vir pra cima do belga, que fecha e os dois colidem. A estréia de ambos termina na caixa de brita logo na primeira curva. Arnoux e Pryce escapam por pouco da batida. Fittipaldi pressiona Lauda, querendo a liderança já neste início de prova. Prost ataca Hunt. Piquet vem por dentr na Carlos Pace e passa Mansell, ganhando mais uma posição. Patrese pressiona Jones. Alboreto vem pra cima de Johansson. Rosberg vem por fora na Donato e ganha a preferência por dentro na curva Norte, deixando Baldi para trás em bela ultrapassagem. Lauda segura Fittipaldi na curva Sul. Hunt segura Prost. Jones fecha Patrese. Alboreto sai do vácuo de Johansson e consegue a ultrapassagem por dentro na curva Sul. Fittipaldi traciona bem na saída da curva do Box e mergulha por dentro na curva da Vitória, tomando a liderança para delírio do público.

Fim da 1ª Volta: Fittipaldi - Lauda - Hunt - Prost - Piquet - Mansell - Jones - Patrese - Alboreto - Johansson - Scheckter - Giacomelli - Palmer - Arnoux - Pryce - Rosberg - Baldi - Moreno - Rothengatter - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto - Boutsen(fora) - Bellof(fora)

[Volta 2] Prost sai do vácuo de Hunt na reta dos boxes, mas o britânico bloqueia a linha de dentro na Molykote. O francês insiste e sai da Molykote colado no Ferrari, puxando para a esquerda na entrada da Carlos Pace e conseguindo a ultrapassagem. Enquanto isso, Patrese aparece parado na caixa de brita da Molykote. O italiano atacava Jones quando fora fechado e acabou rodando. Fim de prova para o italiano e para a Project Four, prematuramente. O australiano por sinal parece ter sofrido danos no toque e vem lento. Com pneus duros, os Ferrari vão tendo dificuldades para segurar suas posições. Piquet já vem pra cima de Hunt. Scheckter vem por dentro na Carlos Pace e passa o pesado Johansson, que não fará parada nos boxes. Arnoux passa o companheiro Palmer na freada da Nonato, após perder a posição na largada. De Angelis pressiona Rothengatter, trazendo Warwick consigo. Piquet cola em Hunt. Prost já vem pra cima de Lauda. Piquet ataca Hunt com tudo e vem no vácuo do britânico após a curva da Lagoa. O brasileiro toma a linha de fora na curva do Box e ganha a preferência por dentro na curva da Vitória, conseguindo a ultrapassagem. Jones traz o carro até os boxes, soltando fumaça pela lateral do carro. Provavelmente o toque com Patrese danificou o radiador. O australiano abandona.

Fim da 2ª Volta: Fittipaldi - Lauda - Prost - Piquet - Hunt - Mansell - Alboreto - Scheckter - Johansson - Giacomelli - Arnoux - Palmer - Pryce - Rosberg - Baldi - Moreno - Rothengatter - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto - Jones(fora) - Patrese(fora)

[Volta 3] Lauda segura Prost na Molykote. Alboreto cola em Mansell. Arnoux vem pra cima de Giacomelli. De Angelis traciona bem na saída da Molykote e vem por dentro na Carlos Pace, passando Rothengatter. Prost sai do vácuo de Lauda na reta da Junção e toma a linha de dentro na entrada da curva Sul, assumindo a segunda posição. Piquet já cola no austríaco. Mansell segura Alboreto. Arnoux sai do vácuo de Giacomelli após a Morette e mergulha por dentro na curva da Lagoa, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 3ª Volta: Fittipaldi - Prost - Lauda - Piquet - Hunt - Mansell - Alboreto - Scheckter - Johansson - Arnoux - Giacomelli - Palmer - Pryce - Rosberg - Baldi - Moreno - De Angelis - Rothengatter - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 4] Fittipaldi vai abrindo na frente. Piquet sai do vácuo de Lauda e vem por dentro na Molykote. O austríaco tenta fechar, mas o brasileiro mantém-se firme e consegue a ultrapassagem na saída da curva. Alboreto vem no vácuo de Mansell após a Carlos Pace e puxa para a esquerda na freada da Nonato, conseguindo o bote. Scheckter já cola no britânico. Arnoux vem pra cima de Johansson. Palmer cola em Giacomelli. Warwick aperta para cima de Rothengatter. Mansell segura Scheckter na curva da Vitória. Arnoux traciona bem na saída da curva do Box e mergulha por dentro na curva da Vitória, passando Johansson.

Fim da 4ª Volta: Fittipaldi - Prost - Piquet - Lauda - Hunt - Alboreto - Mansell - Scheckter - Arnoux - Johansson - Giacomelli - Palmer - Pryce - Rosberg - Baldi - Moreno - De Angelis - Rothengatter - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 5] Scheckter ataca Mansell novamente na Molykote. O britânico resiste, mas o sulafricano traciona melhor na saída da curva e vem por dentro na Carlos Pace, conseguindo a ultrapassagem. Arnoux se aproxima. Palmer segue na cola de Giacomelli. Rothengatter vem parando na reta da Junção, soltando fumaça. O holandês abandona. Piquet cola em Prost para brigar pela segunda posição.

Fim da 5ª Volta: Fittipaldi - Prost - Piquet - Lauda - Hunt - Alboreto - Scheckter - Mansell - Arnoux - Johansson - Giacomelli - Palmer - Pryce - Rosberg - Baldi - Moreno - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto - Rothengatter(fora)

[Volta 6] Prost segura Piquet e parece não querer ceder a posição facilmente. O francês mostra que não veio para ser coadjuvante na Savoia. Scheckter, que vai parar mais cedo, vem pra cima de Alboreto. Arnoux cola em Mansell e pressiona. Palmer sai do vácuo de Giacomelli na Junção e vem por dentro na curva Sul, tomando a posição do italiano. De Angelis cola em Moreno. Mansell segura Arnoux do jeito que pode. O francês vem mais leve e com pneus moles. Na saída da curva da Vitória, Arnoux traciona melhor e vem com tudo pra cima do britânico.

Fim da 6ª Volta: Fittipaldi - Prost - Piquet - Lauda - Hunt - Alboreto - Scheckter - Mansell - Arnoux - Johansson - Palmer - Giacomelli - Pryce - Rosberg - Baldi - Moreno - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 7] Piquet segue fungando no cangote de Prost. Arnoux vem por dentro na Molykote e passa Mansell. Scheckter vem por fora na Carlos Pace e deixa Alboreto para trás. O italiano não oferece resistência e o sulafricano assume a sexta posição. Palmer vem lento pela curva Sul e vai parando. O britânico encosta após o Girão e abandona. Dos estreantes, apenas Cecotto permanece na pista depois de menos de sete voltas. Moreno segura De Angelis.

Fim da 7ª Volta: Fittipaldi - Prost - Piquet - Lauda - Hunt - Scheckter - Alboreto - Arnoux - Mansell - Johansson - Giacomelli - Pryce - Rosberg - Baldi - Moreno - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto - Palmer(fora)

[Volta 8] Piquet sai do vácuo de Prost e tenta vir por dentro na curva Sul, mas o francês não dá mole e fecha. Pressionado, Moreno erra na freada da curva da Lagoa e roda, indo bater de traseira na barreira de proteção. Felizmente tudo bem com o brasileiro.

Fim da 8ª Volta: Fittipaldi - Prost - Piquet - Lauda - Hunt - Scheckter - Alboreto - Arnoux - Mansell - Johansson - Giacomelli - Pryce - Rosberg - Baldi - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto - Moreno(fora)

[Volta 9] Fittipaldi segue abrindo na ponta, enquanto Prost e Piquet degladiam-se na briga pela segunda posição. Giorgio Montone deve estar roendo as unhas neste momento. Scheckter vem se aproximando de Hunt. Arnoux cola em Alboreto. Piquet tenta o ataque na curva da Lagoa, mas Prost bloqueia a linha de dentro e segue segurando sua posição. Pryce cola em Giacomelli e pressiona.

Fim da 9ª Volta: Fittipaldi - Prost - Piquet - Lauda - Hunt - Scheckter - Alboreto - Arnoux - Mansell - Johansson - Giacomelli - Pryce - Rosberg - Baldi - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 10] Prost administra a pressão de Piquet com surpreendente inteligência. O brasileiro não consegue achar espaço, ameaçando de todo jeito. Scheckter cola em Hunt. Alboreto segura Arnoux na curva Sul e vai resistindo na sétima posição. Pryce segue perseguindo Giacomelli, enquanto ambos se aproximam de Johansson.

Fim da 10ª Volta: Fittipaldi - Prost - Piquet - Lauda - Hunt - Scheckter - Alboreto - Arnoux - Mansell - Johansson - Giacomelli - Pryce - Rosberg - Baldi - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 11] Prost segura Piquet por dentro na curva Sul. Scheckter pressiona Hunt. Arnoux sai do vácuo de Alboreto e mergulha por dentro na curva Sul, conseguindo mais uma ultrapassagem. Giacomelli e Pryce chegam em Johansson.

Fim da 11ª Volta: Fittipaldi - Prost - Piquet - Lauda - Hunt - Scheckter - Arnoux - Alboreto - Mansell - Johansson - Giacomelli - Pryce - Rosberg - Baldi - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 12] Scheckter, com pneus moles e mais leve, vem babando para cima de Hunt e traciona bem na saída da Molykote, tomando a linha de dentro na entrada da Carlos Pace e conseguindo a ultrapassagem. Prost segura Piquet com maestria e vai mantendo-se na segunda posição. Giacomelli pressiona Johansson, trazendo Pryce consigo. Arnoux segue muito rápido e já cola em Hunt.

Fim da 12ª Volta: Fittipaldi - Prost - Piquet - Lauda - Scheckter - Hunt - Arnoux - Alboreto - Mansell - Johansson - Giacomelli - Pryce - Rosberg - Baldi - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 13] Piquet sai do vácuo de Prost na reta dos boxes e coloca o carro por dentro na marra. Os dois tocam roda com roda na Molykote e o francês chega a colocar duas rodas na grama após o toque. Piquet traciona melhor e ganha a posição, de forma agressiva. O clima na Savoia parece que já começa a esquentar. Mais leve e com pneus moles, Arnoux ataca Hunt implacavelmente, até conseguir melhor tração na saída da curva do Box e mergulhar por dentro na curva da Vitória, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 13ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Lauda - Scheckter - Arnoux - Hunt - Alboreto - Mansell - Johansson - Giacomelli - Pryce - Rosberg - Baldi - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 14] Arnoux segue rápido e agora cola em Scheckter. Alboreto vem se aproximando de Hunt. Johansson, Giacomelli e Pryce seguem colados. O sueco vai defendendo bem sua posição, enquanto Pryce ameaça Giacomelli.
[Volta 15] Scheckter segura Arnoux na curva Sul. Johansson segura Giacomelli na Nonato e Pryce aproveita para atacar o italiano. O britânico pega o vácuo na reta da Junção e toma a linha de dentro. Os dois emparelham, mas Pryce leva vantagem na reta e consegue a ultrapassagem na entrada da curva Sul.

Fim da 15ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Lauda - Scheckter - Arnoux - Hunt - Alboreto - Mansell - Johansson - Pryce - Giacomelli - Rosberg - Baldi - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 16] Fittipaldi carrega vantagem de 7 segundos em relação a Piquet. O brasileiro abre 1 segundo de Prost, que leva quase 6 segundos de vantagem sobre Lauda. Scheckter segue segurando Arnoux. Alboreto cola em Hunt. Pryce pressiona Johansson. Giacomelli acompanha de perto.
[Volta 17] Scheckter defende com unhas e dentes a quinta posição, mas Arnoux ataca com muita agressividade. O francês traciona bem na saída da Nonato e vem com tudo na reta da Junção. Scheckter bloqueia a linha de dentro, mas Arnoux vem por fora e consegue emparelhar. Na curva Sul, o piloto da Renault chega em vantagem e consegue a ultrapassagem. Que corrida do francês! Johansson segura Pryce na curva Sul.

Fim da 17ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Lauda - Arnoux - Scheckter - Hunt - Alboreto - Mansell - Johansson - Pryce - Giacomelli - Rosberg - Baldi - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 18] Algumas equipes já começam a se preparar nos boxes. Scheckter não desiste da briga com Arnoux e segue perseguindo o francês, na tentativa de recuperar a posição. Pryce sai do vácuo de Johansson, mas o sueco bloqueia a linha de dentro na Junção. O britânico então tenta o ataque por fora, conseguindo emparelhar na entrada da curva Sul. Os dois dividem a curva e o piloto da Rocca ganha a preferência por dentro no Girão, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 18ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Lauda - Arnoux - Scheckter - Hunt - Alboreto - Mansell - Pryce - Johansson - Giacomelli - Rosberg - Baldi - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 19] Alboreto segue na cola de Hunt. Giacomelli vem pra cima de Johansson. Fittipaldi nos boxes para reabastecimento e troca de pneus. Arnoux também nos pits. Ambos colocam pneus duros para ir até o final da corrida. Enquanto isso, a Biscazzi se prepara para receber Scheckter.

Fim da 19ª Volta: Piquet - Prost - Lauda - Scheckter - Hunt - Alboreto - Fittipaldi - Mansell - Pryce - Johansson - Giacomelli - Rosberg - Baldi - Arnoux - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 20] Piquet é o novo líder e por enquanto a Savoia ainda não se mexeu nos boxes. Hunt segue segurando a quinta posição dos ataques de Alboreto. Johansson fecha Giacomelli na Carlos Pace e vai resistindo. Scheckter nos boxes. Scheckter nos boxes.

Fim da 20ª Volta: Piquet - Prost - Lauda - Hunt - Alboreto - Fittipaldi - Mansell - Pryce - Johansson - Giacomelli - Rosberg - Baldi - Scheckter - Arnoux - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 21] Scheckter volta à frente de Arnoux. A Savoia começa a se preparar. Alboreto segue na cola de Hunt. Giacomelli traciona bem na saída da Molykote e vem por dentro na Carlos Pace, deixando Johansson para trás.

Fim da 21ª Volta: Piquet - Prost - Lauda - Hunt - Alboreto - Fittipaldi - Mansell - Pryce - Giacomelli - Johansson - Rosberg - Baldi - Scheckter - Arnoux - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 22] Rosberg pára na Carlos Pace soltando fumaça e abandona. Piquet nos boxes para reabastecimento e troca de pneus.

Fim da 22ª Volta: Prost - Lauda - Hunt - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Mansell - Pryce - Giacomelli - Johansson - Baldi - Scheckter - Arnoux - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto - Rosberg(fora)

[Volta 23] Agora é a vez de Prost vir para os boxes. O francês faz sua parada sem nenhum problema. Quando o piloto da Savoia ia saindo dos boxes, Piquet vem pela reta. Os dois devem disputar posição na saída da boxes. Lauda é o novo líder, com 12 segundos de vantagem para Hunt, que tem Alboreto em sua cola.

Fim da 23ª Volta: Lauda - Hunt - Alboreto - Fittipaldi - Prost - Piquet - Mansell - Pryce - Giacomelli - Johansson - Baldi - Scheckter - Arnoux - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 24] Na Molykote, Piquet vem por fora e Prost, saindo dos boxes, por dentro. Porém o francês está com pneus ainda frios e fica difícil defender a posição. Os dois emparelham, mas Piquet tem mais tração na saída da curva e consegue recuperar a posição. A equipe Rocca se prepara nos boxes. Alboreto segue na cola de Hunt, mas não consegue espaço para passar.

Fim da 24ª Volta: Lauda - Hunt - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Prost - Mansell - Pryce - Giacomelli - Johansson - Baldi - Scheckter - Arnoux - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 25] Scheckter se aproxima de Baldi, trazendo Arnoux consigo. Pryce nos boxes, para reabastecimento e troca de pneus.

Fim da 25ª Volta: Lauda - Hunt - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Prost - Mansell - Giacomelli - Johansson - Baldi - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi - Cecotto

[Volta 26] Alboreto segue na cola de Hunt, mas não parece buscar o ataque sobre o britânico.
[Volta 27] Lauda segue líder absoluto. Os Ferrari devem parar mais tarde e resta saber se conseguirão voltar à frente dos concorrentes. Neste momento o austríaco leva 18,6 segundos de vantagem sobre Fittipaldi, primeiro dos que já pararam. O que não seria suficiente para voltar na frente. Scheckter cola em Baldi.
[Volta 28] Scheckter ataca Baldi.
[Volta 29] Baldi segura Scheckter na Carlos Pace. Arnoux chega nos dois.
[Volta 30] Alboreto continua na cola de Hunt. Baldi segue segurando Scheckter e Arnoux. Lauda começa a pegar tráfego. Nürburg se prepara nos boxes.

Fim da 30ª Volta: Lauda - Hunt - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Prost - Mansell - Giacomelli - Johansson - Baldi - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Warwick - Boesel - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 31] Scheckter segue pressionando Baldi. O italiano defende com unhas e dentes a décima posição. O sulafricano no entanto precisa se preocupar também com Arnoux, que vem logo atrás ameaçando sua posição. Fabi nos boxes. O italiano põe pneus moles e volta à pista. Biscazzi prepara-se para receber Alboreto.

Fim da 31ª Volta: Lauda - Hunt - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Prost - Mansell - Giacomelli - Johansson - Baldi - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Warwick - Boesel - Cecotto(1) - Fabi(1)

[Volta 32] Scheckter sai do vácuo de Baldi na reta dos boxes e puxa para a direita para vir por dentro. O italiano tenta bloquear, mas o sulafricano insiste e chega a tocar duas rodas na grama para manter o carro por dentro e fazer a ultrapassagem na Molykote. Manobra arrojada de Scheckter. Alboreto nos boxes. O italiano administrou bem os pneus moles e conseguiu ficar na pista com eles em metade da corrida. Terrible Emerson se prepara nos pits.

Fim da 32ª Volta: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Mansell - Giacomelli - Johansson - Alboreto - Scheckter - Baldi - Arnoux - Pryce - De Angelis - Warwick - Boesel(1) - Cecotto(1) - Fabi(1)

[Volta 33] Alboreto volta na nona posição. O tempo perdido atrás de Hunt pesou para a estratégia do italiano não ter dado muito certo. Lauda tem 22,6 segundos de vantagem sobre Fittipaldi. Se continuar neste ritmo, a estratégia da Ferrari vai dar certo. Arnoux pressiona Baldi. Cecotto nos boxes.

Fim da 33ª Volta: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Mansell - Giacomelli - Johansson - Alboreto - Scheckter - Baldi - Arnoux - Pryce - De Angelis - Warwick - Boesel(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 34] Mansell tem problemas e vem parando na Nonato. Uma pena, pois o britânico vinha em uma boa sexta posição. Arnoux segue na cola de Baldi. A Terrible Emerson se prepara agora para receber Warwick.

Fim da 34ª Volta: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Giacomelli - Johansson - Alboreto - Scheckter - Baldi - Arnoux - Pryce - De Angelis - Warwick - Mansell(fora) - Boesel(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 35] Baldi fecha Arnoux por dentro na Carlos Pace, mas acaba sendo tocado por trás e roda, parando na caixa de brita. Arnoux nada sofre e segue na prova. Fim de prova para o italiano. Warwick nos boxes.

Fim da 35ª Volta: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Giacomelli - Johansson - Alboreto - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Baldi(fora) - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1) - Mansell(fora)

[Volta 36] Lauda segue firme na ponta. Mesmo tendo que parar, o austríaco é o principal candidato à vitória neste momento.

Fim da 36ª Volta: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Giacomelli - Johansson - Alboreto - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1) - Baldi(fora)

[Volta 37] Johansson, sétimo, vem com uma estratégia sem paradas e pode entrar na zona de pontuação quando Giacomelli fizer seu pitstop.

Fim da 37ª Volta: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Giacomelli - Johansson - Alboreto - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 38] Lauda já carrega 18,4 segundos de vantagem sobre Hunt e 26,4 sobre Fittipaldi. O austríaco domina a prova com tranqüilidade.
[Volta 39] Johansson erra na curva da Lagoa e espalha para fora da pista. O sueco segura o carro e consegue voltar, mas Alboreto aproveita e passa.

Fim da 39ª Volta: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Giacomelli - Alboreto - Johansson - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 40] Johansson vem lento e traz o carro até os boxes. Os mecânicos checam a suspensão e decidem que o carro não tinha condições de continuar na prova. Provavelmetne a escapada na volta anterior afetou a suspensão do carro.

Fim da 40ª Volta: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Giacomelli - Alboreto - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Johansson(fora) - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 41] Lauda dá uma volta sobre De Angelis. Sem motores turbo, a Williams vive uma fase terrível neste início de temporada.

Fim da 41ª Volta: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Giacomelli - Alboreto - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis(1) - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1) - Johansson(fora)

[Volta 42] A Winhill se prepara para receber Giacomelli.

Fim da 42ª Volta: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Giacomelli - Alboreto - Scheckter - Arnoux - Pryce(1) - De Angelis(1) - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 43] Giacomelli nos boxes para reabastecimento e troca de pneus. A Ferrari se prepara.

Fim da 43ª Volta: Lauda - Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Alboreto - Giacomelli - Scheckter - Arnoux - Pryce(1) - De Angelis(1) - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 44] Giacomelli volta em sétimo, ainda com chances de brigar por pontos. Lauda vem para os boxes, mas... o Ferrari vai parando na entrada do pitlane e empaca no meio dos boxes! Os mecânicos da Ferrari correm para tentar empurrar o carro, mas não há nada que faça o bólido vermelho voltar a funcionar. É fim de prova para Lauda, que sai muito irritado do carro. Os mecânicos empurrar o Ferrari para dentro da garagem, para que não atrapalhe a parada de Hunt, que deve acontecer na próxima volta. Triste fim para a corrida do austríaco.

Fim da 44ª Volta: Hunt - Fittipaldi - Piquet - Prost - Alboreto - Giacomelli - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Lauda(fora) - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 45] Hunt tem apenas 10 segundos de vantagem sobre Fittipaldi, o que não será suficiente para voltar à frente. O público aguarda ansiosamente o brasileiro reassumir a ponta. Hunt nos boxes. O britânico reabastece e calça pneus moles, para vir com tudo no trecho final da prova.

Fim da 45ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Hunt - Alboreto - Giacomelli - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1) - Lauda(fora)

[Volta 46] Fittipaldi é novo líder, para delírio dos torcedores que lotam as arquibancadas do autódromo. Piquet vem 5,9 segundos atrás. O brasileiro leva 1,6 segundos de vantagem sobre o companheiro Prost. O motor de Alfa Romeo de Giacomelli não resiste ao calor e abre o bico na reta da Junção. O azarado italiano abandona quando ocupava a sexta posição, saindo muito abatido no carro.

Fim da 46ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Hunt - Alboreto - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Giacomelli(fora) - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 47] Em um final de semana abaixo do esperado, a Biscazzi agora tem dois carros na zona de pontuação, após o abandono de Giacomelli.

Fim da 47ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Hunt - Alboreto - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1) - Giacomelli(fora)

[Volta 48] Com pneus moles, Hunt é o mais rápido da pista neste momento. Prost está 4,6 segundos à frente, mas Hunt vem sendo mais rápido volta a volta.

Fim da 48ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Hunt - Alboreto - Scheckter - Arnoux - Pryce - De Angelis - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 49] Fittipaldi vem seguro na ponta e abre em relação a Piquet, se aproximando da vitória. Hunt segue se aproximando de Prost.
[Volta 50] Boesel vem sentido o desgaste dos pneus e Warwick se aproxima para brigar pela décima posição.
[Volta 51] O motor Renault de Arnoux vai pelos ares após a Carlos Pace e o francês abandona.

Fim da 51ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Hunt - Alboreto - Scheckter - Pryce - De Angelis - Arnoux(fora) - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 52] A diferença entre Prost e Hunt está em 3,1 segundos. O britânico segue se aproximando.

Fim da 52ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Hunt - Alboreto - Scheckter - Pryce - De Angelis - Boesel(1) - Warwick(1) - Fabi(1) - Cecotto(1) - Arnoux(fora)

[Volta 53] Warwick cola em Boesel. Com os pneus muito desgastados, Boesel não consegue resistir ao ataque na curva Sul, onde Warwick sai do vácuo do brasileiro e mergulha por dentro para conseguir a ultrapassagem.

Fim da 53ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Hunt - Alboreto - Scheckter - Pryce - De Angelis - Warwick(1) - Boesel(1) - Fabi(1) - Cecotto(1)

[Volta 54] Hunt segue se aproximando de Prost. Porém, o francês também se aproxima de Piquet.
[Volta 55] A diferença entre Prost e Hunt segue diminuindo, mas enquanto isso o francês chega bem próximo de Piquet.
[Volta 56] Fittipaldi continua firme na ponta, cada vez mais próximo da vitória. A última vitória do brasileiro fora em Las Vegas 1981.
[Volta 57] 0,7 segundos separam Prost de Piquet. O francês vai atacar neste final de prova. Hunt vem 1,1 segundos atrás de Prost.
[Volta 58] Prost cola em Piquet. Hunt chega nos dois. Briga boa neste final de prova pela segunda posição!
[Volta 59] Hunt pega o vácuo de Prost e tenta vir por dentro na curva Sul, mas o francês defende bem a terceira posição. O pneu dianteiro direito de Fabi estoura na Carlos Pace e o italiano pára na caixa de brita. Os pneus moles da Pirelli não resistiram às 26 voltas que o italiano percorreu.

Fim da 59ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Prost - Hunt - Alboreto - Scheckter - Pryce - De Angelis(1) - Warwick(1) - Boesel(1) - Cecotto(1) - Fabi(fora)

[Volta 60] Prost pressiona Piquet no trecho inicial, mas na Junção Hunt cola no francês e ataca. Na entrada da curva Sul, Hunt tenta vir por fora, mas Prost espalha levemente para cima do britânico e segura o ataque. Belíssima disputa pela segunda e terceira posições.
[Volta 61] Prost ameaça Piquet na Carlos Pace, mas o brasileiro mantém um olho à frente e outro no retrovisor, defendendo cada centímetro da pista. Hunt vem pra cima do francês e pressiona. O piloto da Ferrari consegue tracionar melhor na saída da curva Norte e vem com tudo na reta, pegando o vácuo e puxando para a esquerda. Os dois emparelham. O motor Ferrari fala mais alto e Hunt chega em vantagem na curva Sul, conseguindo a ultrapassagem que vale a terceira posição.

Fim da 61ª Volta: Fittipaldi - Piquet - Hunt - Prost - Alboreto - Scheckter - Pryce - De Angelis(1) - Warwick(1) - Boesel(1) - Cecotto(1) - Fabi(fora)

[Volta 62] Hunt vem babando para cima de Piquet. Enquanto isso, Fittipaldi se aproxima tranqüilamente da vitória. Hunt tenta o ataque na curva Sul por dentro, mas Piquuet bloqueia em cima da hora e obriga Hunt e recolher para não bater. O brasileiro não quer perder a posição de jeito nenhum. Nas arquibancadas, o público cruza os dedos e torce para que tudo dê certo e saia uma dobradinha brasileira.
[Volta 63] Fittipaldi vem para os últimos 5.031 metros que o separam da vitória. Piquet segura com unhas e dentes a segunda posição. Hunt pega o vácuo de Piquet mais uma vez na Junção. Piquet bloqueia a linha de dentro e Hunt vem por fora. O brasileiro puxa para a direita e fecha imediatamente, enquanto o britânico já tenta vir pela esquerda. Piquet fecha novamente pela esquerda e Hunt tenta o último ataque pela direita, vindo por fora na curva Sul. Piquet espalha para cima de Hunt na tangência da curva e os dois chegam a tocar roda com roda. O brasileiro volta a ficar à frente no Girão e mantém a segunda posição. Que disputa! Fittipaldi aponta na reta e comemora muito ao cruzar a linha de chegada, vencendo o GP do Brasil. Festa nas arquibancadas e nos boxes da equipe brasileira. Para aumentar a alegria dos brasileiros, Piquet segura Hunt nas curvas finais e chega em segundo. Prost completa em quarto. Alboreto e Scheckter fecham a zona de pontuação.

Fim da Corrida: Fittipaldi - Piquet - Hunt - Prost - Alboreto - Scheckter - Pryce - De Angelis(1) - Warwick(1) - Boesel(1) - Cecotto(2) - Fabi(fora)

Classificação - Final:

Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 1h41'21"147
Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) +10"005
James HUNT (Ferrari/Ferrari/Goodyear) +10"338
Alain PROST (Savoia/BMW/Michelin) +10"769
Michele ALBORETO (Biscazzi/Honda/Michelin) +37"872
Jody SCHECKTER (Biscazzi/Honda/Michelin) +53"817
Tom PRYCE (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) +1'35"135
Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +1 volta
Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta
10º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
11º Johnny CECOTTO (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) +2 voltas
12º Teo FABI (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) +6 voltas

AB René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 50 voltas
AB Bruno GIACOMELLI (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 45 voltas
AB Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Goodyear) 43 voltas
AB Stefan JOHANSSON (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 39 voltas
AB Mauro BALDI (Rocca/Alfa Romeo/Michelin) 34 voltas
AB Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 33 voltas
AB Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 21 voltas
AB Roberto MORENO (Highwind/Hart/Pirelli) 7 voltas
AB Jonathan PALMER (Renault/Renault/Michelin) 6 voltas
AB Huub ROTHENGATTER (Highwind/Hart/Pirelli) 4 voltas
AB Alan JONES (Tyrant/Tyrant/Goodyear) 1 volta
AB Riccardo PATRESE (Project Four/BMW/Goodyear) 1 volta
AB Thierry BOUTSEN (Fittipaldi/Renault/Goodyear) 0 voltas
AB Stefan BELLOF (Project Four/BMW/Goodyear) 0 voltas

NQ Eddie CHEEVER (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Roberto GUERRERO (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Danny SULLIVAN (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Eliseo SALAZAR (Bleutter/Ford-Cosworth/Pirelli)
NQ Andrea DE CESARIS (Galaxy/Ford-Cosworth/Pirelli)


Quebras/Acidentes:

Bellof =($200)= acidente

Boutsen =($200)= acidente

Patrese =($15)= acidente

Jones =($115)= radiador

Rothengatter =($0)= turbo

Palmer =($300)= transmissão

Moreno =($200)= acidente

Rosberg =($0)= motor

Mansell =($300)= câmbio

Baldi =($0)= acidente

Johansson =($100)= suspensão

Lauda =($100)= pane elétrica

Giacomelli =($0)= motor

Arnoux =($500)= motor

Fabi =($0)= pneu furado
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon 8/2/2014, 14:21

Mundial de Pilotos:

1º E. Fittipaldi = 9 pts.
2º N. Piquet = 6 pts.
3º J. Hunt = 4 pts.
4º A. Prost = 3 pts.
5º M. Alboreto = 2 pts.
6º J. Scheckter = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Fittipaldi = 9 pts.
2º Savoia = 9 pts.
3º Ferrari = 4 pts.
4º Biscazzi = 3 pts.
Saimon
Saimon
Admin

Mensagens : 3892
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 38
Localização : Jaraguá do Sul

https://gpmanager.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil Empty Re: 1983 - 1ª Corrida - GP do Brasil

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos