1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
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Rodrigo Rocca
Sir Gale
Saimon
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1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
Data fictícia: início do mês 6
Circuito: Montreal
Extensão: 4,410 km (70 voltas / 308,700 km no total)
Comentários iniciais:
O circuito Gilles Villeneuve, situado na ilha de Notre Dame, em Montreal, é considerado de baixa para média velocidade. O traçado consiste basicamente em uma seqüência de curvas e esses variados separados por pequenas retas, sendo que o primeiro setor concentra os esses mais rápidos. Na segunda parte, duas chicanes e uma freada forte na Epingle des Stands tornam os freios bastante exigidos.
Traçado:
Condições Climáticas:
Treinos: ensolarado, 26 a 29°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Corrida: ensolarado, 25 a 28°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Prazo para envio dos formulários de corrida: 18:00h de 23/08/13 (sexta-feira)
Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Circuito: Montreal
Extensão: 4,410 km (70 voltas / 308,700 km no total)
Comentários iniciais:
O circuito Gilles Villeneuve, situado na ilha de Notre Dame, em Montreal, é considerado de baixa para média velocidade. O traçado consiste basicamente em uma seqüência de curvas e esses variados separados por pequenas retas, sendo que o primeiro setor concentra os esses mais rápidos. Na segunda parte, duas chicanes e uma freada forte na Epingle des Stands tornam os freios bastante exigidos.
Traçado:
Condições Climáticas:
Treinos: ensolarado, 26 a 29°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Corrida: ensolarado, 25 a 28°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Prazo para envio dos formulários de corrida: 18:00h de 23/08/13 (sexta-feira)
Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Treinos
1ª Sessão
Tempo bom em Montreal para o treino classificatório da oitava etapa da temporada. Uma semana após correr em Detroit, a F1 aterrisa em solo canadense para mais uma prova no continente americano, que passa a acontecer na metade da temporada, ao invés do final como ocorria até o ano passado.
Guerrero abre o treino virando 1'31"757.
Jarier marca 1'30"929.
Giacomelli faz 1'30"939.
Johansson crava 1'29"000.
Pryce vira 1'29"449.
Patrese registra 1'29"829.
Warwick marca 1'30"361.
Piquet é o próximo. O brasileiro vira 1'28"347. A Savoia é favorita para a pole novamente.
De Cesaris marca 1'29"084.
Moreno faz 1'30"424.
Boesel vira 1'30"218.
Fittipaldi registra 1'28"681.
Cheever vem na seqüência. O americano marca 1'30"934.
Surer faz 1'30"607.
Baldi marca 1'30"668.
Jabouille vira 1'30"397.
Ghinzani vem para sua volta. Decepção pela Ferrari, o italiano registra 1'29"311.
Scheckter faz 1'28"442.
Mansell marca 1'29"588.
Mass vira 1'29"904.
Hunt entra na pista. O britânico registra 1'28"728.
Rosberg faz 1'28"814.
Arnoux marca 1'28"812.
Pironi vira 1'28"647.
De Angelis faz 1'28"737.
Alboreto vem para a pista. O italiano marca o tempo de 1'28"527.
Jones vira 1'28"401, segundo tempo.
Lauda fecha a primeira sessão marcando 1'28"462, ficando em quarto.
A Savoia lidera a sessão inicial, mas os adversários estão próximos.
Classificação - 1ª Sessão:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'28"347
2º Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) 1'28"401
3º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'28"442
4º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'28"462
5º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'28"527
6º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'28"647
7º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'28"681
8º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'28"728
9º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'28"737
10º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'28"812
11º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'28"814
12º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'29"000
13º Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'29"084
14º Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'29"311
15º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"449
16º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"588
17º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'29"829
18º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'29"904
19º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) 1'30"218
20º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"361
21º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"397
22º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'30"424
23º Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"607
24º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"668
25º Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'30"929
26º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'30"934
27º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) 1'30"939
28º Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"757
2ª Sessão
Guerrero abre a segunda parte do treino com o tempo de 1'31"921, ficando mais uma vez em último e fora da prova.
Jarier vira 1'30"858 e permanece em vigésimo quinto.
Giacomelli se recupera e marca 1'30"525, subindo para vigésimo terceiro e se garantindo na prova.
Johansson exagera na saída da curva 12 e bate no guard-rail. O piloto sai ileso, mas o treino é interrompido para a remoção do carro.
Após alguns minutos de interrupção, Pryce retoma a sessão virando 1'29"366, não conseguindo melhorar sua posição.
Patrese marca 1'29"332, subindo para décimo quinto.
Warwick faz 1'30"597 e não melhora seu tempo.
Piquet voa baixo e vira 1'27"788, melhorando ainda mais o tempo da pole.
De Cesaris registra 1'29"205 e não consegue melhorar sua marca.
Moreno erra na freada da curva 17 e espalha para fora da pista. O brasileiro aborta sua volta.
Boesel vira 1'29"887 e subindo para décimo oitavo e sendo por enquanto o mais rápido entre as equipes pequenas.
Fittipaldi marca 1'28"397 e pula para segundo.
Cheever faz 1'30"461, sobe para vigésimo terceiro e tira seu companheiro Jarier da corrida.
Surer registra 1'30"678 e não consegue melhorar seu tempo.
Baldi vira 1'30"497 e sobe para vigésimo quarto.
Jabouille marca 1'30"350 e supera Warwick.
Ghinzani faz 1'29"465 e não consegue melhorar seu pífio tempo anterior.
Scheckter vira 1'27"992 e sobe para segundo. Boa volta do sulafricano.
Mansell marca 1'29"404, mantendo-se na mesma posição.
Mass registra 1'29"674 e recupera a décima oitava posição.
Hunt vinha fazendo grande volta, mas erra na freada da Epingle des Stands e espalha para fora da pista. O britânico vai direito para os boxes, abortando sua volta.
Rosberg vira 1'28"253 e pula para terceiro.
Arnoux marca 1'28"393, quarto tempo.
Pironi faz 1'28"554, pouco melhorando sua marca.
De Angelis registra 1'28"592, subindo para décimo.
Alboreto marca 1'28"336, pulando para quarto.
Jones faz 1'28"049, terceiro tempo. O australiano não consegue recuperar o lugar na primeira fila.
Lauda fecha o treino com o tempo de 1'28"456, permanecendo na oitava posição.
Classificação - Final:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'27"788
2º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'27"992
3º Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) 1'28"049
4º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'28"253
5º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'28"336
6º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'28"393
7º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'28"397
8º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'28"456
9º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'28"554
10º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'28"592
11º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'28"728
12º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'29"000
13º Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'29"084
14º Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'29"311
15º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'29"332
16º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"366
17º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"404
18º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'29"674
19º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) 1'29"887
20º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"350
21º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"361
22º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'30"424
23º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'30"461
24º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"497
25º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) 1'30"525
26º Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"607
27º Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'30"858
28º Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"757
Quebras/Acidentes:
Johansson =($200)= acidente
Tempo bom em Montreal para o treino classificatório da oitava etapa da temporada. Uma semana após correr em Detroit, a F1 aterrisa em solo canadense para mais uma prova no continente americano, que passa a acontecer na metade da temporada, ao invés do final como ocorria até o ano passado.
Guerrero abre o treino virando 1'31"757.
Jarier marca 1'30"929.
Giacomelli faz 1'30"939.
Johansson crava 1'29"000.
Pryce vira 1'29"449.
Patrese registra 1'29"829.
Warwick marca 1'30"361.
Piquet é o próximo. O brasileiro vira 1'28"347. A Savoia é favorita para a pole novamente.
De Cesaris marca 1'29"084.
Moreno faz 1'30"424.
Boesel vira 1'30"218.
Fittipaldi registra 1'28"681.
Cheever vem na seqüência. O americano marca 1'30"934.
Surer faz 1'30"607.
Baldi marca 1'30"668.
Jabouille vira 1'30"397.
Ghinzani vem para sua volta. Decepção pela Ferrari, o italiano registra 1'29"311.
Scheckter faz 1'28"442.
Mansell marca 1'29"588.
Mass vira 1'29"904.
Hunt entra na pista. O britânico registra 1'28"728.
Rosberg faz 1'28"814.
Arnoux marca 1'28"812.
Pironi vira 1'28"647.
De Angelis faz 1'28"737.
Alboreto vem para a pista. O italiano marca o tempo de 1'28"527.
Jones vira 1'28"401, segundo tempo.
Lauda fecha a primeira sessão marcando 1'28"462, ficando em quarto.
A Savoia lidera a sessão inicial, mas os adversários estão próximos.
Classificação - 1ª Sessão:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'28"347
2º Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) 1'28"401
3º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'28"442
4º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'28"462
5º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'28"527
6º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'28"647
7º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'28"681
8º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'28"728
9º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'28"737
10º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'28"812
11º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'28"814
12º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'29"000
13º Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'29"084
14º Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'29"311
15º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"449
16º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"588
17º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'29"829
18º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'29"904
19º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) 1'30"218
20º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"361
21º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"397
22º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'30"424
23º Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"607
24º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"668
25º Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'30"929
26º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'30"934
27º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) 1'30"939
28º Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"757
2ª Sessão
Guerrero abre a segunda parte do treino com o tempo de 1'31"921, ficando mais uma vez em último e fora da prova.
Jarier vira 1'30"858 e permanece em vigésimo quinto.
Giacomelli se recupera e marca 1'30"525, subindo para vigésimo terceiro e se garantindo na prova.
Johansson exagera na saída da curva 12 e bate no guard-rail. O piloto sai ileso, mas o treino é interrompido para a remoção do carro.
Após alguns minutos de interrupção, Pryce retoma a sessão virando 1'29"366, não conseguindo melhorar sua posição.
Patrese marca 1'29"332, subindo para décimo quinto.
Warwick faz 1'30"597 e não melhora seu tempo.
Piquet voa baixo e vira 1'27"788, melhorando ainda mais o tempo da pole.
De Cesaris registra 1'29"205 e não consegue melhorar sua marca.
Moreno erra na freada da curva 17 e espalha para fora da pista. O brasileiro aborta sua volta.
Boesel vira 1'29"887 e subindo para décimo oitavo e sendo por enquanto o mais rápido entre as equipes pequenas.
Fittipaldi marca 1'28"397 e pula para segundo.
Cheever faz 1'30"461, sobe para vigésimo terceiro e tira seu companheiro Jarier da corrida.
Surer registra 1'30"678 e não consegue melhorar seu tempo.
Baldi vira 1'30"497 e sobe para vigésimo quarto.
Jabouille marca 1'30"350 e supera Warwick.
Ghinzani faz 1'29"465 e não consegue melhorar seu pífio tempo anterior.
Scheckter vira 1'27"992 e sobe para segundo. Boa volta do sulafricano.
Mansell marca 1'29"404, mantendo-se na mesma posição.
Mass registra 1'29"674 e recupera a décima oitava posição.
Hunt vinha fazendo grande volta, mas erra na freada da Epingle des Stands e espalha para fora da pista. O britânico vai direito para os boxes, abortando sua volta.
Rosberg vira 1'28"253 e pula para terceiro.
Arnoux marca 1'28"393, quarto tempo.
Pironi faz 1'28"554, pouco melhorando sua marca.
De Angelis registra 1'28"592, subindo para décimo.
Alboreto marca 1'28"336, pulando para quarto.
Jones faz 1'28"049, terceiro tempo. O australiano não consegue recuperar o lugar na primeira fila.
Lauda fecha o treino com o tempo de 1'28"456, permanecendo na oitava posição.
Classificação - Final:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'27"788
2º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'27"992
3º Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) 1'28"049
4º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'28"253
5º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'28"336
6º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'28"393
7º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'28"397
8º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'28"456
9º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'28"554
10º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'28"592
11º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'28"728
12º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'29"000
13º Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'29"084
14º Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'29"311
15º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'29"332
16º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"366
17º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'29"404
18º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'29"674
19º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) 1'29"887
20º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"350
21º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"361
22º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'30"424
23º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'30"461
24º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"497
25º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) 1'30"525
26º Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'30"607
27º Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'30"858
28º Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon) 1'31"757
Quebras/Acidentes:
Johansson =($200)= acidente
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
Nossa como foi ruim!
Sir Gale- Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/02/2013
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
É parceiro da FOLCA (Formula One Little Constructors Association), nossos pilotos andaram juntos com tem feito em todos os grids, mas bem atrás do que vinham andando.
Pior grid do ano, certamente errei no setup.
E parabéns ao Boesel, primeira pole na Fórmula 1 B.
Pior grid do ano, certamente errei no setup.
E parabéns ao Boesel, primeira pole na Fórmula 1 B.
Rodrigo Rocca- Mensagens : 411
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 72
Localização : Catania, Itália
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
Rídiculo como meus pilotos resolveram acertar muros essa semana...
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
E-mail, vamo que vamo, logo acaba essa parte de baixa do calendário.
Matheus Berçot- Mensagens : 147
Data de inscrição : 08/01/2013
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
Bom treino.
Formulário enviado.
Formulário enviado.
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Lee James- Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
Enviado. Infelizmente aqui será só para chegar, não achei como melhorar o setup.
Rodrigo Rocca- Mensagens : 411
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 72
Localização : Catania, Itália
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
Enviei e esqueci da avisar.
Sir Gale- Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/02/2013
Corrida
Belo domingo de sol em Montreal. A ilha de Notre Dame está agitada, no ritmo da F1. Os carros estão no grid recebendo os últimos ajustes. Na primeira fila, o líder do campeonato Nelson Piquet parte mais uma vez na pole, tendo ao seu lado Jody Scheckter, da Biscazzi. Jones e Rosberg vêm logo atrás, seguidos por Alboreto e Arnoux.
Com tudo pronto, a direção de prova ordena a saída dos mecânicos da pista e os carros partem para a volta de apresentação. Piquet lidera o pelotão procurando aquecer os pneus, fazendo zigue-zague por toda a pista. Os carros contornam a Epingle des Stands e retornam ao grid. Todos realinham. Em breve teremos a largada.
Largada: Piquet - Scheckter - Jones - Rosberg - Alboreto - Arnoux - Fittipaldi - Lauda - Pironi - De Angelis - Hunt - Johansson - De Cesaris - Ghinzani - Patrese - Pryce - Mansell - Mass - Boesel - Jabouille - Warwick - Moreno - Cheever - Baldi - Giacomelli - Surer
[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores. Máquinas e pilotos se preparam para a largada da oitava etapa da temporada. Piquet, na pole quer voltar a vencer após o abandono em Detroit, mas Jones e os Biscazzi devem vir pra cima. Com tudo pronto, as luzes verdes são acionadas e começa o GP do Canadá! Scheckter emparelha com Piquet e os dois vêm lado a lado até o S do Casino, onde o sulafricano tem a preferência por dentro na primeira perna e toma a ponta. Alboreto deixa Rosberg para trás e vem pra cima de Jones. Fittipaldi aparece em sexto, pressionando Rosberg. Baldi fica parado no grid com problemas. Alboreto persegue Jones e, na freada da curva 8, mergulha por dentro e toma a terceira posição. Rosberg segura Fittipaldi. Pironi, que perdeu duas posições na largada, ataca Hunt. Na freada da curva 15, De cesaris toma a linha de dentro e passa Johansson. Alboreto já vem pra cima de Piquet. Na freada da chicane da curva 17, Fittipaldi sai do vácuo de Rosberg e faz a ultrapassagem por dentro. Ghinzani segura Mass. O carro de Baldi é retirado do grid e o italiano está fora. Na freada da Epingle des Stands, Pironi força por dentro e deixa Hunt para trás. De Cesaris pega o vácuo do britânico na saída da curva. Warwick ataca Boesel. Moreno vem por dentro na Epingle des Stands e passa Jabouille. Cheever segura Surer.
Fim da 1ª Volta: Scheckter - Piquet - Alboreto - Jones - Fittipaldi - Rosberg - Arnoux - Lauda - De Angelis - Pironi - Hunt - De Cesaris - Johansson - Patrese - Ghinzani - Mass - Pryce - Mansell - Boesel - Warwick - Moreno - Jabouille - Giacomelli - Cheever - Surer - Baldi(fora)
[Volta 2] Alboreto pressiona Piquet no S do Casino. Fittipaldi vem pra cima de Jones. De Cesaris e Hunt contornam o S do Casino lado a lado, mas o italiano se sobressai na segunda perna e deixa o britânico para trás. Patrese vem pra cima de Johansson. Alboreto traciona melhor que Piquet na saída da curva 16 e vem com tudo na reta. O italiano sai do vácuo e puxa para a direita ao se aproximar da curva 17, retardando a freada e tomando a segunda posição. Jones segura Fittipaldi. Pironi vem pra cima de De Angelis, trazendo De Cesaris consigo. Patrese mergulha por dentro na curva 17 e passa Johansson. Na Epingle des Stands, De Angelis segura Pironi. Mass sai do vácuo de Ghinzani e toma a linha de dentro, espalhando para cima do italiano e conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 2ª Volta: Scheckter - Alboreto - Piquet - Jones - Fittipaldi - Rosberg - Arnoux - Lauda - De Angelis - Pironi - De Cesaris - Hunt - Patrese - Johansson - Mass - Ghinzani - Pryce - Mansell - Boesel - Warwick - Moreno - Jabouille - Giacomelli - Cheever - Surer
[Volta 3] Fittipaldi segue na cola de Jones. Arnoux aperta para cima de Rosberg. De Angelis segura Pironi na curva 15. De Cesaris aproveita a vacilada do compatriota para tracionar melhor e toma a linha de dentro, deixando-o para trás na freada da curva 17. O francês não quis deixar barato e logo emenda um ataque na saída da chicane. Pironi sai do vácuo de De Cesaris, que já vinha na cola de De Angelis. O piloto da Fittipaldi, que ensaiava um ataque sobre De Angelis, não vê a aproximação súbita do Renault e o caos se instala: o francês sobe na traseira do italiano e dá uma guinada brusca para a direita, indo bater violentamente contra o muro de proteção entre a entrada e a saída da Epingle des Stands. Ao bater, o Renault levanta a traseira e sai capotando por cima do muro, para o outro lado do cotovelo, atravessando a pista e por um milagre não atigindo os carros que passavam. Enquanto isso, De Cesaris perde o controle e bate no muro à sua esquerda, também resvalando de volta para a pista. Hunt e Patrese desviam por pouco pela direita, mas Johansson acaba acertando a lateral do carro de De Cesaris. Pironi se choca contra o muro externo na saída da Epingle des Stands e ali pára. Ghinzani é outro que não consegue desviar, acertando a traseira do Tyrant de Johansson. A pista está completamente tomada por pedaços de carro, enquanto o carro de Pironi está totalmente retorcido. Não há outra alternativa senão agitar a bandeira vermelha e interromper a corrida. Os carros que vinham na seqüência páram. Jabouille corre desesperado para ajudar o resgate do compatriota Pironi, preso nas ferragens. Paramédicos e ambulância são acionados. De Cesaris, Johansson e Ghinzani, por milagre, saem ilesos, mas são mesmo assim encaminhados para o hospital para exames de rotina. A preocupação é com Pironi. O público nas arquibancadas assiste atônito.
O resgate de Pironi demora e a aflição aumenta. Após quase meia hora de atendimento, Pironi finalmente é retirado, colocado em um helicóptero e encaminhado ao hospital.
Enquanto isso, a direção de prova tenta reorganizar as coisas para reiniciar a prova. Conforme o atual regulamento, deverá ser feita nova largada parada, com os carros nas posições em que estavam no momento da paralisação da prova. No final deverão ser somados os tempos das duas partes da corrida para obtenção da classificação final.
As primeiras notícias de Pironi são de que o seu estado de saúde é grave. Abatidos, Arnoux e a equipe Renault já anunciaram sua retirada da prova.
Mesmo angustiados com o estado de saúde do colega, os pilotos buscam forças para voltar aos carros e realinhar no grid de largada. De Cesaris, Johansson e Ghinzani, apesar de estarem bem, não poderão voltar à prova, pois não é mais possível pegar o carro reserva, já que estamos na terceira volta.
Com os carros novamente alinhados, as luzes vermelhas se acendem e sobe o giro dos motores. Os Biscazzi agora dominam a primeira fila, tendo os Savoia na segunda. Ainda sem maiores notícias sobre Pironi, as luzes verdes acendem e recomeça o GP do Canadá. Os Biscazzi mantêm suas posições, enquanto Fittipaldi faz uma largada incrível e pula para terceiro, deixando os dois Savoia para trás, pela direita. Mass deixa Patrese para trás no S do Casino. O mesmo faz Mansell com seu companheiro Pryce. Warwick ataca Boesel e mergulha por dentro na freada da curva 8, conseguindo a ultrapassagem. Moreno vem pra cima do compatriota. Surer sai do vácuo de Cheever e vem por dentro na freada da Epingle des Stands, deixando a última posição para o francês.
Fim da 3ª Volta: Scheckter - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Jones - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Boesel - Moreno - Jabouille - Giacomelli - Surer - Cheever - Arnoux(fora) - Pironi(fora) - De Cesaris(fora) - Johansson(fora) - Ghinzani(fora)
[Volta 4] Scheckter abre na frente, enquanto Alboreto vê Fittipaldi colar na sua traseira. Moreno pressiona Boesel.
Fim da 4ª Volta: Scheckter - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Jones - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Boesel - Moreno - Jabouille - Giacomelli - Surer - Cheever
[Volta 5] Fittipaldi pressiona Alboreto. Os Savoia vão ficando para trás. Pelo visto os três primeiros estão mais leves. Moreno segue na cola de Boesel.
[Volta 6] Moreno sai do vácuo de Boesel e mergulha por dentro na Epingle des Stands, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 6ª Volta: Scheckter - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Jones - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Giacomelli - Surer - Cheever
[Volta 7] Fittipaldi segue Alboreto de perto e espera o momento certo para dar o bote.
[Volta 8] Fittipaldi traciona bem na saída da curva 16 e vê boa oportunidade para pega o vácuo, tomar a linha de dentro e chegar em vantagem na freada da curva 17. O brasileiro retarda a freada da chicane e consegue a ultrapassagem. Surer vem pra cima de Giacomelli.
Fim da 8ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Giacomelli - Surer - Cheever
[Volta 9] Surer pressiona Giacomelli.
[Volta 10] Scheckter é o mais rápido da pista, mas o ritmo de Fittipaldi é bem parecido.
[Volta 11] Giacomelli segura Surer na Epingle des Stands. As demais posições vão estabilizando.
[Volta 12] Surer ataca novamente na Epingle des Stands e desta vez sem defesa para Giacomelli. O suíço ganha mais uma posição.
Fim da 12ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Surer - Giacomelli - Cheever
[Volta 13] Enquanto a corrida vai ficando morna, a atenção se volta para as notícias de Pironi. Ainda não chegaram novas informações sobre o estado de saúde do piloto.
[Volta 14] Lauda, sétimo, não consegue reagir na prova parar buscar um lugar na zona de pontuação. Os pneus Pirelli parecem ter afetado o desempenho da equipe Ferrari nesta temporada, que ainda teve vários problemas nos bastidores, como a saída de Fernando Oliveira do comando.
[Volta 15] Scheckter e Fittipaldi abrem de Alboreto, que por sua vez segue aumentando a diferença em relação a Piquet. Resta saber se será suficiente para voltar à frente do brasileiro quando fizerem suas paradas para reabastecimento.
[Volta 16] As posições se estabilizam e a corrida fica bastante morna, algo incomum em Montreal.
[Volta 17] Scheckter segue firme na ponta, em ritmo muito forte.
[Volta 18] Fittipaldi não consegue mais acompanhar o ritmo de Scheckter e vai ficando para trás.
[Volta 19] Scheckter vai disparando na frente. O sulafricano mantém-se em ritmo crescente, enquanto os adversários mais próximos parecem ter perdido o fôlego.
[Volta 20] Alboreto não consegue acompanhar Fittipaldi e vai ficando para trás. Mesmo assim, abre em relação a Piquet.
[Volta 21] Jones vem em ritmo parecido com o de Piquet, mas não consegue se aproximar.
[Volta 22] A imprensa insiste em questionar os funcionários da Renault sobre o estado de saúde de Pironi até que um deles comenta que o piloto sofreu uma forte pancada na cabeça e pode ter havido traumatismo craniano. A situação portanto é grave.
[Volta 23] A corrida segue sem disputas por posição.
[Volta 24] Jones tem problemas e fica lento. O australiano vai sendo ultrapassado e traz o carro até os boxes. Os mecânicos olham a traseira do carro e logo vão desmontando a carenagem do motor. Fim de prova para o vice-líder do campeonato.
Fim da 24ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Surer - Giacomelli - Cheever - Jones(fora)
[Volta 25] Lauda vem sendo ligeiramente mais rápido que Rosberg nas últimas voltas e se aproxima do finlandês. Scheckter começa a pegar tráfego.
Fim da 25ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Surer - Giacomelli - Cheever(1)
[Volta 26] Scheckter segue firme na ponta.
[Volta 27] O sulafricano continua abrindo caminho entre os retardatários.
Fim da 27ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Surer - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 28] Scheckter agora deixa Surer para trás.
Fim da 28ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 29] Lauda segue se aproximando de Rosberg aos poucos.
[Volta 30] Pryce vem descontando a vantagem do companheiro Mansell, que vêm na décima primeira posição.
[Volta 31] Scheckter agora pega Jabouille para colocar uma volta.
Fim da 31ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 32] Vamos nos aproximando da metade da corrida e em breve devem ocorrer as paradas dos carros que largaram mais leves.
[Volta 33] Scheckter tem vantagem suficiente para voltar à frente de Piquet, primeiro carro que não deve parar nos boxes. Fittipaldi também deve voltar à frente do compatriota, enquanto Alboreto deve perder posições.
[Volta 34] A equipe Fittipaldi se prepara nos boxes. A Project Four também inicia movimentação.
Fim da 34ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 35] Fittipaldi nos boxes para reabastecimento e troca de pneus. A parada ocorre perfeitamente. Patrese também vai aos boxes, para troca de pneus.
Fim da 35ª Volta: Scheckter - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 36] Fittipaldi volta à frente de Piquet. Agora é a Biscazzi quem se prepara para receber um de seus pilotos.
[Volta 37] Scheckter nos boxes para reabastecimento e troca de pneus.
Fim da 37ª Volta: Alboreto - Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 38] Alboreto assume a ponta. Os mecânicos da Biscazzi voltam para dentro da garagem e a parada do italiano deve acontecer mais tarde.
Fim da 38ª Volta: Alboreto - Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 39] Lauda já está bem próximo de Rosberg e deve atacar em breve.
[Volta 40] Piquet é mais rápido que Fittipaldi e vem se aproximando do compatriota.
[Volta 41] Alboreto vai abrindo caminho à sua frente, enquanto a parada não chega.
Fim da 41ª Volta: Alboreto - Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 42] Alboreto livra-se de mais um retardatário.
Fim da 42ª Volta: Alboreto - Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 43] Lauda cola em Rosberg.
[Volta 44] A Biscazzi sai da garagem novamente e se prepara para receber Alboreto. Lauda pressiona Rosberg.
[Volta 45] Alboreto nos boxes, fazendo reabastecimento e trocando os pneus. Rosberg fecha Lauda na freada da Epingle des Stands e vai resistindo.
Fim da 45ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Alboreto - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 46] Alboreto volta logo atrás de Piquet. Scheckter reassume a ponta e dispara para a vitória. Lauda segue na cola de Rosberg.
[Volta 47] Scheckter pega novamente os retardatários Boesel e Moreno. Piquet distancia-se de Alboreto e vai se aproximando de Fittipaldi.
Fim da 47ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Alboreto - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 48] Lauda segue pressionando Rosberg, procurando uma boa oportunidade para dar o bote.
[Volta 49] Lauda traciona bem na saída da curva 18 e toma a linha de dentro para a freada da Epingle des Stands, conseguindo a ultrapassagem sobre Rosberg.
Fim da 49ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 50] Com o mesmo peso de Piquet, Alboreto agora vai ficando para trás.
[Volta 51] Será que hoje será o grande dia para Scheckter? Depois de sete anos e um azar incrível em Imola, o sulafricano tem novamente a chance de vencer uma corrida.
[Volta 52] O circo da F1 segue aguardando por notícias mais precisas sobre Pironi. Vários repórteres estão em frente ao Royal Victoria Hospital aguardando pareceres médicos.
[Volta 53] Pryce se aproxima de Mansell para brigar pela décima posição.
[Volta 54] Piquet chega em Fittipaldi.
[Volta 55] Fittipaldi segura Piquet na Epingle des Stands. Briga quente pela segunda posição.
[Volta 56] Piquet segue pressionando Fittipaldi. Cheever se aproxima de Giacomelli.
[Volta 57] Piquet agora ataca na freada da curva 17, mas Fittipaldi defende bem sua posição.
[Volta 58] Pryce cola em Mansell. Piquet sai do vácuo de Fittipaldi e mergulha por dentro na Epingle des Stands, mas espalha demais na freada e toma o X de Emmo. Bela disputa, que faz o público se levantar nas arquibancadas.
[Volta 59] Piquet se recupera e segue na cola de Fittipaldi. Pryce pressiona Mansell. Cheever cola em Giacomelli.
[Volta 60] Piquet traciona bem na saída da chicane e pega o vácuo de Fittipaldi novamente na aproximação da Epingle des Stands. Desta vez o brasileiro dá o bote certeiro por dentro, não permitindo a reação de Fittipaldi e conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 60ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 61] Fittipaldi não deixa o compatriota abrir e segue na cola do Savoia. Pryce sai do vácuo de Mansell após a curva 16 e toma a linha de dentro para a freada da chicane da curva 17, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 61ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce - Mansell - Patrese - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 62] Cheever segue pressionando Giacomelli.
Fim da 62ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce - Mansell - Patrese - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(2) - Cheever(2)
[Volta 63] Patrese, com pneus novos, vem se aproximando de Mansell.
[Volta 64] Giacomelli segura Cheever na Epingle des Stands e vai resistindo.
[Volta 65] Scheckter segue firme na ponta e desta vez parece que o azar não vai aparecer. Os mecânicos da Biscazzi cruzam os dedos e fazem figa.
[Volta 66] Piquet começa a sentir o desgaste dos pneus e Fittipaldi, com pneus novos, volta a se aproximar.
[Volta 67] Cheever vem pra cima de Giacomelli e mergulha por dentro na freada da Epingle des Stands, mas espalha e quase bate no guard-rail. O francês volta lento e vai direto para os boxes. Os mecânicos da Bleutter analisam os freios e decidem não continuar na prova.
Fim da 67ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce - Mansell(1) - Patrese(1) - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(2) - Cheever(fora)
[Volta 68] Warwick erra na freada da curva 17 e roda, indo bater de traseira no muro de proteção. Felizmente tudo bem com o britânico.
Fim da 68ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce - Mansell(1) - Patrese(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Warwick(fora) - Giacomelli(2) - Cheever(fora)
[Volta 69] Fittipaldi cola em Piquet e pressiona. Scheckter deixa Pryce para trás e se aproxima da última volta.
Fim da 69ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce(1) - Mansell(1) - Patrese(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(2) - Warwick(fora) - Cheever(fora)
[Volta 70] Fittipaldi pressiona Piquet de todo jeito. Scheckter se aproxima finalmente da vitória. O sulafricano completa o últimos 4.410 metros do circuito Gilles Villeneuve e cruza a linha de chegada, comemorando discretamente com o punho cerrado junto ao volante, em respeito a Pironi. A briga pelo segundo lugar continua e Fittipaldi consegue tracionar melhor na saída da curva 18, colocar por dentro e fazer a ultrapassagem na freada da Epingle des Stands. Porém o piloto da equipe Fittipaldi chega com pouca vantagem sobre Piquet e depende a soma dos tempos para saber se ficou mesmo com a segunda posição. Alboreto, Lauda e Rosberg completam a zona de pontuação.
Após a divulgação da classificação pela FIA, Piquet fica oficialmente com a segunda posição, levando a melhor sobre Fittipaldi na soma dos tempos. Lembrando que o brasileiro da Savoia estava duas posições à frente de Fittipaldi no momento da paralisação da prova.
Fim da Corrida: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce(1) - Mansell(1) - Patrese(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(2) - Warwick(fora) - Cheever(fora)
Classificação - Final:
1º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1h43'57"689
2º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) +20"581
3º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) +20"794
4º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) +32"682
5º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) +37"436
6º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +42"518
7º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +44"980
8º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) +56"706
9º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) +1'16"863
10º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) +1 volta
11º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) +1 volta
12º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
13º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
14º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
15º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta
16º Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta
17º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) +2 voltas
18º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) +4 voltas
19º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) +6 voltas
AB Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) 23 voltas
AB René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 2 voltas
AB Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 2 voltas
AB Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 2 voltas
AB Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 2 voltas
AB Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 2 voltas
AB Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 0 voltas
NQ Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli)
NQ Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon)
Quebras/Acidentes:
Baldi =($0)= embreagem
Ghinzani =($200)= acidente
Johansson =($400)= acidente
De Cesaris =($400)= acidente
Pironi =($4400)= acidente fatal
Arnoux =($0)= retirou-se
Jones =($300)= câmbio
Cheever =($100)= freios
Warwick =($200)= acidente
Com tudo pronto, a direção de prova ordena a saída dos mecânicos da pista e os carros partem para a volta de apresentação. Piquet lidera o pelotão procurando aquecer os pneus, fazendo zigue-zague por toda a pista. Os carros contornam a Epingle des Stands e retornam ao grid. Todos realinham. Em breve teremos a largada.
Largada: Piquet - Scheckter - Jones - Rosberg - Alboreto - Arnoux - Fittipaldi - Lauda - Pironi - De Angelis - Hunt - Johansson - De Cesaris - Ghinzani - Patrese - Pryce - Mansell - Mass - Boesel - Jabouille - Warwick - Moreno - Cheever - Baldi - Giacomelli - Surer
[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores. Máquinas e pilotos se preparam para a largada da oitava etapa da temporada. Piquet, na pole quer voltar a vencer após o abandono em Detroit, mas Jones e os Biscazzi devem vir pra cima. Com tudo pronto, as luzes verdes são acionadas e começa o GP do Canadá! Scheckter emparelha com Piquet e os dois vêm lado a lado até o S do Casino, onde o sulafricano tem a preferência por dentro na primeira perna e toma a ponta. Alboreto deixa Rosberg para trás e vem pra cima de Jones. Fittipaldi aparece em sexto, pressionando Rosberg. Baldi fica parado no grid com problemas. Alboreto persegue Jones e, na freada da curva 8, mergulha por dentro e toma a terceira posição. Rosberg segura Fittipaldi. Pironi, que perdeu duas posições na largada, ataca Hunt. Na freada da curva 15, De cesaris toma a linha de dentro e passa Johansson. Alboreto já vem pra cima de Piquet. Na freada da chicane da curva 17, Fittipaldi sai do vácuo de Rosberg e faz a ultrapassagem por dentro. Ghinzani segura Mass. O carro de Baldi é retirado do grid e o italiano está fora. Na freada da Epingle des Stands, Pironi força por dentro e deixa Hunt para trás. De Cesaris pega o vácuo do britânico na saída da curva. Warwick ataca Boesel. Moreno vem por dentro na Epingle des Stands e passa Jabouille. Cheever segura Surer.
Fim da 1ª Volta: Scheckter - Piquet - Alboreto - Jones - Fittipaldi - Rosberg - Arnoux - Lauda - De Angelis - Pironi - Hunt - De Cesaris - Johansson - Patrese - Ghinzani - Mass - Pryce - Mansell - Boesel - Warwick - Moreno - Jabouille - Giacomelli - Cheever - Surer - Baldi(fora)
[Volta 2] Alboreto pressiona Piquet no S do Casino. Fittipaldi vem pra cima de Jones. De Cesaris e Hunt contornam o S do Casino lado a lado, mas o italiano se sobressai na segunda perna e deixa o britânico para trás. Patrese vem pra cima de Johansson. Alboreto traciona melhor que Piquet na saída da curva 16 e vem com tudo na reta. O italiano sai do vácuo e puxa para a direita ao se aproximar da curva 17, retardando a freada e tomando a segunda posição. Jones segura Fittipaldi. Pironi vem pra cima de De Angelis, trazendo De Cesaris consigo. Patrese mergulha por dentro na curva 17 e passa Johansson. Na Epingle des Stands, De Angelis segura Pironi. Mass sai do vácuo de Ghinzani e toma a linha de dentro, espalhando para cima do italiano e conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 2ª Volta: Scheckter - Alboreto - Piquet - Jones - Fittipaldi - Rosberg - Arnoux - Lauda - De Angelis - Pironi - De Cesaris - Hunt - Patrese - Johansson - Mass - Ghinzani - Pryce - Mansell - Boesel - Warwick - Moreno - Jabouille - Giacomelli - Cheever - Surer
[Volta 3] Fittipaldi segue na cola de Jones. Arnoux aperta para cima de Rosberg. De Angelis segura Pironi na curva 15. De Cesaris aproveita a vacilada do compatriota para tracionar melhor e toma a linha de dentro, deixando-o para trás na freada da curva 17. O francês não quis deixar barato e logo emenda um ataque na saída da chicane. Pironi sai do vácuo de De Cesaris, que já vinha na cola de De Angelis. O piloto da Fittipaldi, que ensaiava um ataque sobre De Angelis, não vê a aproximação súbita do Renault e o caos se instala: o francês sobe na traseira do italiano e dá uma guinada brusca para a direita, indo bater violentamente contra o muro de proteção entre a entrada e a saída da Epingle des Stands. Ao bater, o Renault levanta a traseira e sai capotando por cima do muro, para o outro lado do cotovelo, atravessando a pista e por um milagre não atigindo os carros que passavam. Enquanto isso, De Cesaris perde o controle e bate no muro à sua esquerda, também resvalando de volta para a pista. Hunt e Patrese desviam por pouco pela direita, mas Johansson acaba acertando a lateral do carro de De Cesaris. Pironi se choca contra o muro externo na saída da Epingle des Stands e ali pára. Ghinzani é outro que não consegue desviar, acertando a traseira do Tyrant de Johansson. A pista está completamente tomada por pedaços de carro, enquanto o carro de Pironi está totalmente retorcido. Não há outra alternativa senão agitar a bandeira vermelha e interromper a corrida. Os carros que vinham na seqüência páram. Jabouille corre desesperado para ajudar o resgate do compatriota Pironi, preso nas ferragens. Paramédicos e ambulância são acionados. De Cesaris, Johansson e Ghinzani, por milagre, saem ilesos, mas são mesmo assim encaminhados para o hospital para exames de rotina. A preocupação é com Pironi. O público nas arquibancadas assiste atônito.
O resgate de Pironi demora e a aflição aumenta. Após quase meia hora de atendimento, Pironi finalmente é retirado, colocado em um helicóptero e encaminhado ao hospital.
Enquanto isso, a direção de prova tenta reorganizar as coisas para reiniciar a prova. Conforme o atual regulamento, deverá ser feita nova largada parada, com os carros nas posições em que estavam no momento da paralisação da prova. No final deverão ser somados os tempos das duas partes da corrida para obtenção da classificação final.
As primeiras notícias de Pironi são de que o seu estado de saúde é grave. Abatidos, Arnoux e a equipe Renault já anunciaram sua retirada da prova.
Mesmo angustiados com o estado de saúde do colega, os pilotos buscam forças para voltar aos carros e realinhar no grid de largada. De Cesaris, Johansson e Ghinzani, apesar de estarem bem, não poderão voltar à prova, pois não é mais possível pegar o carro reserva, já que estamos na terceira volta.
Com os carros novamente alinhados, as luzes vermelhas se acendem e sobe o giro dos motores. Os Biscazzi agora dominam a primeira fila, tendo os Savoia na segunda. Ainda sem maiores notícias sobre Pironi, as luzes verdes acendem e recomeça o GP do Canadá. Os Biscazzi mantêm suas posições, enquanto Fittipaldi faz uma largada incrível e pula para terceiro, deixando os dois Savoia para trás, pela direita. Mass deixa Patrese para trás no S do Casino. O mesmo faz Mansell com seu companheiro Pryce. Warwick ataca Boesel e mergulha por dentro na freada da curva 8, conseguindo a ultrapassagem. Moreno vem pra cima do compatriota. Surer sai do vácuo de Cheever e vem por dentro na freada da Epingle des Stands, deixando a última posição para o francês.
Fim da 3ª Volta: Scheckter - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Jones - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Boesel - Moreno - Jabouille - Giacomelli - Surer - Cheever - Arnoux(fora) - Pironi(fora) - De Cesaris(fora) - Johansson(fora) - Ghinzani(fora)
[Volta 4] Scheckter abre na frente, enquanto Alboreto vê Fittipaldi colar na sua traseira. Moreno pressiona Boesel.
Fim da 4ª Volta: Scheckter - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Jones - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Boesel - Moreno - Jabouille - Giacomelli - Surer - Cheever
[Volta 5] Fittipaldi pressiona Alboreto. Os Savoia vão ficando para trás. Pelo visto os três primeiros estão mais leves. Moreno segue na cola de Boesel.
[Volta 6] Moreno sai do vácuo de Boesel e mergulha por dentro na Epingle des Stands, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 6ª Volta: Scheckter - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Jones - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Giacomelli - Surer - Cheever
[Volta 7] Fittipaldi segue Alboreto de perto e espera o momento certo para dar o bote.
[Volta 8] Fittipaldi traciona bem na saída da curva 16 e vê boa oportunidade para pega o vácuo, tomar a linha de dentro e chegar em vantagem na freada da curva 17. O brasileiro retarda a freada da chicane e consegue a ultrapassagem. Surer vem pra cima de Giacomelli.
Fim da 8ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Giacomelli - Surer - Cheever
[Volta 9] Surer pressiona Giacomelli.
[Volta 10] Scheckter é o mais rápido da pista, mas o ritmo de Fittipaldi é bem parecido.
[Volta 11] Giacomelli segura Surer na Epingle des Stands. As demais posições vão estabilizando.
[Volta 12] Surer ataca novamente na Epingle des Stands e desta vez sem defesa para Giacomelli. O suíço ganha mais uma posição.
Fim da 12ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Jones - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Surer - Giacomelli - Cheever
[Volta 13] Enquanto a corrida vai ficando morna, a atenção se volta para as notícias de Pironi. Ainda não chegaram novas informações sobre o estado de saúde do piloto.
[Volta 14] Lauda, sétimo, não consegue reagir na prova parar buscar um lugar na zona de pontuação. Os pneus Pirelli parecem ter afetado o desempenho da equipe Ferrari nesta temporada, que ainda teve vários problemas nos bastidores, como a saída de Fernando Oliveira do comando.
[Volta 15] Scheckter e Fittipaldi abrem de Alboreto, que por sua vez segue aumentando a diferença em relação a Piquet. Resta saber se será suficiente para voltar à frente do brasileiro quando fizerem suas paradas para reabastecimento.
[Volta 16] As posições se estabilizam e a corrida fica bastante morna, algo incomum em Montreal.
[Volta 17] Scheckter segue firme na ponta, em ritmo muito forte.
[Volta 18] Fittipaldi não consegue mais acompanhar o ritmo de Scheckter e vai ficando para trás.
[Volta 19] Scheckter vai disparando na frente. O sulafricano mantém-se em ritmo crescente, enquanto os adversários mais próximos parecem ter perdido o fôlego.
[Volta 20] Alboreto não consegue acompanhar Fittipaldi e vai ficando para trás. Mesmo assim, abre em relação a Piquet.
[Volta 21] Jones vem em ritmo parecido com o de Piquet, mas não consegue se aproximar.
[Volta 22] A imprensa insiste em questionar os funcionários da Renault sobre o estado de saúde de Pironi até que um deles comenta que o piloto sofreu uma forte pancada na cabeça e pode ter havido traumatismo craniano. A situação portanto é grave.
[Volta 23] A corrida segue sem disputas por posição.
[Volta 24] Jones tem problemas e fica lento. O australiano vai sendo ultrapassado e traz o carro até os boxes. Os mecânicos olham a traseira do carro e logo vão desmontando a carenagem do motor. Fim de prova para o vice-líder do campeonato.
Fim da 24ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Surer - Giacomelli - Cheever - Jones(fora)
[Volta 25] Lauda vem sendo ligeiramente mais rápido que Rosberg nas últimas voltas e se aproxima do finlandês. Scheckter começa a pegar tráfego.
Fim da 25ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Surer - Giacomelli - Cheever(1)
[Volta 26] Scheckter segue firme na ponta.
[Volta 27] O sulafricano continua abrindo caminho entre os retardatários.
Fim da 27ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Surer - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 28] Scheckter agora deixa Surer para trás.
Fim da 28ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 29] Lauda segue se aproximando de Rosberg aos poucos.
[Volta 30] Pryce vem descontando a vantagem do companheiro Mansell, que vêm na décima primeira posição.
[Volta 31] Scheckter agora pega Jabouille para colocar uma volta.
Fim da 31ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 32] Vamos nos aproximando da metade da corrida e em breve devem ocorrer as paradas dos carros que largaram mais leves.
[Volta 33] Scheckter tem vantagem suficiente para voltar à frente de Piquet, primeiro carro que não deve parar nos boxes. Fittipaldi também deve voltar à frente do compatriota, enquanto Alboreto deve perder posições.
[Volta 34] A equipe Fittipaldi se prepara nos boxes. A Project Four também inicia movimentação.
Fim da 34ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Alboreto - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Patrese - Mansell - Pryce - Warwick - Moreno - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 35] Fittipaldi nos boxes para reabastecimento e troca de pneus. A parada ocorre perfeitamente. Patrese também vai aos boxes, para troca de pneus.
Fim da 35ª Volta: Scheckter - Alboreto - Fittipaldi - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 36] Fittipaldi volta à frente de Piquet. Agora é a Biscazzi quem se prepara para receber um de seus pilotos.
[Volta 37] Scheckter nos boxes para reabastecimento e troca de pneus.
Fim da 37ª Volta: Alboreto - Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 38] Alboreto assume a ponta. Os mecânicos da Biscazzi voltam para dentro da garagem e a parada do italiano deve acontecer mais tarde.
Fim da 38ª Volta: Alboreto - Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 39] Lauda já está bem próximo de Rosberg e deve atacar em breve.
[Volta 40] Piquet é mais rápido que Fittipaldi e vem se aproximando do compatriota.
[Volta 41] Alboreto vai abrindo caminho à sua frente, enquanto a parada não chega.
Fim da 41ª Volta: Alboreto - Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 42] Alboreto livra-se de mais um retardatário.
Fim da 42ª Volta: Alboreto - Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 43] Lauda cola em Rosberg.
[Volta 44] A Biscazzi sai da garagem novamente e se prepara para receber Alboreto. Lauda pressiona Rosberg.
[Volta 45] Alboreto nos boxes, fazendo reabastecimento e trocando os pneus. Rosberg fecha Lauda na freada da Epingle des Stands e vai resistindo.
Fim da 45ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Alboreto - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno - Boesel - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 46] Alboreto volta logo atrás de Piquet. Scheckter reassume a ponta e dispara para a vitória. Lauda segue na cola de Rosberg.
[Volta 47] Scheckter pega novamente os retardatários Boesel e Moreno. Piquet distancia-se de Alboreto e vai se aproximando de Fittipaldi.
Fim da 47ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Alboreto - Rosberg - Lauda - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 48] Lauda segue pressionando Rosberg, procurando uma boa oportunidade para dar o bote.
[Volta 49] Lauda traciona bem na saída da curva 18 e toma a linha de dentro para a freada da Epingle des Stands, conseguindo a ultrapassagem sobre Rosberg.
Fim da 49ª Volta: Scheckter - Fittipaldi - Piquet - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 50] Com o mesmo peso de Piquet, Alboreto agora vai ficando para trás.
[Volta 51] Será que hoje será o grande dia para Scheckter? Depois de sete anos e um azar incrível em Imola, o sulafricano tem novamente a chance de vencer uma corrida.
[Volta 52] O circo da F1 segue aguardando por notícias mais precisas sobre Pironi. Vários repórteres estão em frente ao Royal Victoria Hospital aguardando pareceres médicos.
[Volta 53] Pryce se aproxima de Mansell para brigar pela décima posição.
[Volta 54] Piquet chega em Fittipaldi.
[Volta 55] Fittipaldi segura Piquet na Epingle des Stands. Briga quente pela segunda posição.
[Volta 56] Piquet segue pressionando Fittipaldi. Cheever se aproxima de Giacomelli.
[Volta 57] Piquet agora ataca na freada da curva 17, mas Fittipaldi defende bem sua posição.
[Volta 58] Pryce cola em Mansell. Piquet sai do vácuo de Fittipaldi e mergulha por dentro na Epingle des Stands, mas espalha demais na freada e toma o X de Emmo. Bela disputa, que faz o público se levantar nas arquibancadas.
[Volta 59] Piquet se recupera e segue na cola de Fittipaldi. Pryce pressiona Mansell. Cheever cola em Giacomelli.
[Volta 60] Piquet traciona bem na saída da chicane e pega o vácuo de Fittipaldi novamente na aproximação da Epingle des Stands. Desta vez o brasileiro dá o bote certeiro por dentro, não permitindo a reação de Fittipaldi e conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 60ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Mansell - Pryce - Patrese - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 61] Fittipaldi não deixa o compatriota abrir e segue na cola do Savoia. Pryce sai do vácuo de Mansell após a curva 16 e toma a linha de dentro para a freada da chicane da curva 17, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 61ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce - Mansell - Patrese - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 62] Cheever segue pressionando Giacomelli.
Fim da 62ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce - Mansell - Patrese - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(2) - Cheever(2)
[Volta 63] Patrese, com pneus novos, vem se aproximando de Mansell.
[Volta 64] Giacomelli segura Cheever na Epingle des Stands e vai resistindo.
[Volta 65] Scheckter segue firme na ponta e desta vez parece que o azar não vai aparecer. Os mecânicos da Biscazzi cruzam os dedos e fazem figa.
[Volta 66] Piquet começa a sentir o desgaste dos pneus e Fittipaldi, com pneus novos, volta a se aproximar.
[Volta 67] Cheever vem pra cima de Giacomelli e mergulha por dentro na freada da Epingle des Stands, mas espalha e quase bate no guard-rail. O francês volta lento e vai direto para os boxes. Os mecânicos da Bleutter analisam os freios e decidem não continuar na prova.
Fim da 67ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce - Mansell(1) - Patrese(1) - Warwick(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(2) - Cheever(fora)
[Volta 68] Warwick erra na freada da curva 17 e roda, indo bater de traseira no muro de proteção. Felizmente tudo bem com o britânico.
Fim da 68ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce - Mansell(1) - Patrese(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Warwick(fora) - Giacomelli(2) - Cheever(fora)
[Volta 69] Fittipaldi cola em Piquet e pressiona. Scheckter deixa Pryce para trás e se aproxima da última volta.
Fim da 69ª Volta: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce(1) - Mansell(1) - Patrese(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(2) - Warwick(fora) - Cheever(fora)
[Volta 70] Fittipaldi pressiona Piquet de todo jeito. Scheckter se aproxima finalmente da vitória. O sulafricano completa o últimos 4.410 metros do circuito Gilles Villeneuve e cruza a linha de chegada, comemorando discretamente com o punho cerrado junto ao volante, em respeito a Pironi. A briga pelo segundo lugar continua e Fittipaldi consegue tracionar melhor na saída da curva 18, colocar por dentro e fazer a ultrapassagem na freada da Epingle des Stands. Porém o piloto da equipe Fittipaldi chega com pouca vantagem sobre Piquet e depende a soma dos tempos para saber se ficou mesmo com a segunda posição. Alboreto, Lauda e Rosberg completam a zona de pontuação.
Após a divulgação da classificação pela FIA, Piquet fica oficialmente com a segunda posição, levando a melhor sobre Fittipaldi na soma dos tempos. Lembrando que o brasileiro da Savoia estava duas posições à frente de Fittipaldi no momento da paralisação da prova.
Fim da Corrida: Scheckter - Piquet - Fittipaldi - Alboreto - Lauda - Rosberg - De Angelis - Hunt - Mass - Pryce(1) - Mansell(1) - Patrese(1) - Moreno(1) - Boesel(1) - Jabouille(1) - Surer(1) - Giacomelli(2) - Warwick(fora) - Cheever(fora)
Classificação - Final:
1º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1h43'57"689
2º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) +20"581
3º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) +20"794
4º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) +32"682
5º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) +37"436
6º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +42"518
7º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +44"980
8º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) +56"706
9º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) +1'16"863
10º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) +1 volta
11º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) +1 volta
12º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
13º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
14º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
15º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta
16º Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta
17º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) +2 voltas
18º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) +4 voltas
19º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) +6 voltas
AB Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) 23 voltas
AB René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 2 voltas
AB Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 2 voltas
AB Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 2 voltas
AB Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 2 voltas
AB Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 2 voltas
AB Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 0 voltas
NQ Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli)
NQ Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon)
Quebras/Acidentes:
Baldi =($0)= embreagem
Ghinzani =($200)= acidente
Johansson =($400)= acidente
De Cesaris =($400)= acidente
Pironi =($4400)= acidente fatal
Arnoux =($0)= retirou-se
Jones =($300)= câmbio
Cheever =($100)= freios
Warwick =($200)= acidente
Classificação do Campeonato após a Corrida
Mundial de Pilotos:
1º N. Piquet = 39 pts.
2º A. Jones = 30 pts.
3º N. Lauda = 26 pts.
4º J. Scheckter = 24 pts.
5º M. Alboreto = 21 pts.
6º E. Fittipaldi = 16 pts.
7º E. De Angelis = 14 pts.
8º D. Pironi = 10 pts.
9º A. De Cesaris = 6 pts.
10º A. Prost = 4 pts.
11º K. Rosberg = 4 pts.
12º J. Hunt = 3 pts.
13º R. Patrese = 1 pt.
--- S. Johansson = 1 pt.
--- R. Arnoux = 1 pt.
Mundial de Construtores:
1º Savoia = 69 pts.
2º Biscazzi = 45 pts.
3º Ferrari = 30 pts.
4º Fittipaldi = 22 pts.
5º Williams = 18 pts.
6º Renault = 11 pts.
7º Tyrant = 4 pts.
8º Project Four = 1 pt.
1º N. Piquet = 39 pts.
2º A. Jones = 30 pts.
3º N. Lauda = 26 pts.
4º J. Scheckter = 24 pts.
5º M. Alboreto = 21 pts.
6º E. Fittipaldi = 16 pts.
7º E. De Angelis = 14 pts.
8º D. Pironi = 10 pts.
9º A. De Cesaris = 6 pts.
10º A. Prost = 4 pts.
11º K. Rosberg = 4 pts.
12º J. Hunt = 3 pts.
13º R. Patrese = 1 pt.
--- S. Johansson = 1 pt.
--- R. Arnoux = 1 pt.
Mundial de Construtores:
1º Savoia = 69 pts.
2º Biscazzi = 45 pts.
3º Ferrari = 30 pts.
4º Fittipaldi = 22 pts.
5º Williams = 18 pts.
6º Renault = 11 pts.
7º Tyrant = 4 pts.
8º Project Four = 1 pt.
Didier Pironi
O circo da F1 está de luto. Algumas horas após o fim do GP do Canadá, foi anunciada oficialmente a morte do piloto Didier Pironi. O francês sofreu várias fraturas, mas o que ocasionou o óbito foi um ferimento na cabeça, que fora atingida por um pedaço da suspensão que estava junto a um pneu que se desprendeu do próprio carro de Pironi. O capacete não agüentou e foi perfurado, atingindo o cérebro e levando o piloto da Renault a falecer.
O reserva Derek Daly deve assumir o volante do carro 16 na próxima corrida.
Obs.: a Renault poderá contratar um novo piloto titular a partir do mês 7 (caso não queira continuar com Daly), já que o contrato do francês será encerrado ao final do mês 6 devido o seu falecimento.
O reserva Derek Daly deve assumir o volante do carro 16 na próxima corrida.
Obs.: a Renault poderá contratar um novo piloto titular a partir do mês 7 (caso não queira continuar com Daly), já que o contrato do francês será encerrado ao final do mês 6 devido o seu falecimento.
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
Só me fodo, HUE. O substituto deve ser obrigatoriamente francês? (vai ser o Daly mesmo né, mas ainda assim acho interessante saber).
Matheus Berçot- Mensagens : 147
Data de inscrição : 08/01/2013
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
Fim de semana triste para a F1.
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
Puxa vida, um dos pilotos mais queridos que passaram pela Biscazzi resolve morrer justamente na primeira vitória do Scheckter pela equipe?!
Apesar da vitória, hoje não tem festa na Biscazzi. Toda equipe está de luto oficial pelos próximos 7 dias.
Apesar da vitória, hoje não tem festa na Biscazzi. Toda equipe está de luto oficial pelos próximos 7 dias.
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
Eu, Matheus Berçot, jogador do manager e não personagem, nem gosto do Pironi mesmo, apenas sinto pelos atributos. Agora, com certeza farei de tudo para deixar isso dramático e triste pelo Sean Byron, que está certamente devastado e nesse momento fechado no quarto repensando a vida com isso: garrafa de álcool em uma mão, caneta em outra (mas obviamente não matarei o Sean Byron né, isso seria bem "JP", apenas quero fazer algo dramático e que soe natural nessas circunstâncias).
Matheus Berçot- Mensagens : 147
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Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
E a Equipe Renault Elf está oficialmente de luto pelos próximos sete dias.
Matheus Berçot- Mensagens : 147
Data de inscrição : 08/01/2013
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
A Renault acharia interessante um francês, mas não é necessário. Apenas pediu para trazer o melhor piloto possível, se Daly decepcionar.Matheus Berçot escreveu:Só me fodo, HUE. O substituto deve ser obrigatoriamente francês? (vai ser o Daly mesmo né, mas ainda assim acho interessante saber).
Re: 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
Nas páginas de hoje na França: 'Pironi: O adeus para um herói'
Nas páginas de amanhã na França: 'Jabouille ou Jarier? Franceses são sondados no circo da F1 pela gigante Renault.'
Nas páginas de amanhã na França: 'Jabouille ou Jarier? Franceses são sondados no circo da F1 pela gigante Renault.'
Daniel King- Mensagens : 321
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