1982 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
+5
Giovane Biscazzi
Sir Gale
Rodrigo Rocca
Daniel King
Saimon
9 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
1982 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
Data fictícia: metade do mês 5
Circuito: Monte Carlo
Extensão: 3,312 km (76 voltas / 251,712 km no total)
Comentários iniciais:
O tradicional e glamouroso circuito de Monte Carlo é belo, sinuoso e desafiador. Os guard-rails beirando a pista transformam qualquer erro dos pilotos em acidente. O asfalto abrasivo e as ondulações seguem presentes, levando as equipes a darem atenção especial para pneus e suspensões. A característica do traçado dificulta as ultrapassagens, conseguidas apenas com muita habilidade.
Traçado:
Condições Climáticas:
Treinos: ensolarado, 25 a 28°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Corrida: ensolarado, 24 a 27°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Prazo para envio dos formulários de corrida: 18:00h de 26/07/13 (sexta-feira)
Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Circuito: Monte Carlo
Extensão: 3,312 km (76 voltas / 251,712 km no total)
Comentários iniciais:
O tradicional e glamouroso circuito de Monte Carlo é belo, sinuoso e desafiador. Os guard-rails beirando a pista transformam qualquer erro dos pilotos em acidente. O asfalto abrasivo e as ondulações seguem presentes, levando as equipes a darem atenção especial para pneus e suspensões. A característica do traçado dificulta as ultrapassagens, conseguidas apenas com muita habilidade.
Traçado:
Condições Climáticas:
Treinos: ensolarado, 25 a 28°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Corrida: ensolarado, 24 a 27°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)
Prazo para envio dos formulários de corrida: 18:00h de 26/07/13 (sexta-feira)
Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
Treinos
1ª Sessão
Em clima bastante diferente do visto em Zolder, a F1 chega ao principado de Mônaco com o calor do mediterrâneo. As sacadas dos prédios lotam para ver os F1 passarem nas ruas de Monte Carlo.
Guerrero vem para a pista e abre os trabalhos. O colombiano vira 1'26"655.
Jarier marca 1'26"358.
Boesel vira 1'26"032.
Arnoux registra 1'24"466.
Ghinzani faz 1'25"395.
Fittipaldi é o próximo. O brasileiro vira 1'24"482.
Pironi marca 1'24"404.
Johansson faz 1'24"763.
Jabouille registra 1'25"954.
Warwick vem para sua volta. O britânico vira 1'25"927.
Rosberg entra muito rápido no primeiro S da Piscina e bate na guard-rail da saída da segunda perna. Tudo bem com o finlandês, porém a triste notícia é que não teremos o carro número 27 na corrida amanhã, pois a Williams não tem carro reserva e Rosberg está fora do treino.
De Angelis vira 1'24"250 e garante pelo menos um dos carros da Williams na corrida.
Jones faz 1'24"272.
Pryce marca 1'25"135.
Mansell registra 1'25"152.
Cheever vira 1'26"256.
Mass é o próximo. O alemão faz 1'25"294.
Surer marca 1'26"212.
Moreno registra 1'26"460.
Giacomelli faz 1'25"845.
Baldi vira 1'26"039.
Patrese marca o tempo de 1'25"094.
De Cesaris faz 1'25"154.
Hunt vira 1'24"485.
Alboreto registra 1'24"303.
Lauda marca 1'24"424.
Scheckter faz 1'24"195, melhor tempo até aqui.
Piquet fecha a primeira sessão com 1'24"051, assumindo a ponta da classificação.
Classificação - 1ª Sessão:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'24"051
2º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'24"195
3º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'24"250
4º Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) 1'24"272
5º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'24"303
6º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'24"404
7º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'24"424
8º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'24"466
9º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'24"482
10º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'24"485
11º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'24"763
12º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'25"094
13º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'25"135
14º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'25"152
15º Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'25"154
16º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'25"294
17º Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'25"395
18º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) 1'25"845
19º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"927
20º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"954
21º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"032
22º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'26"039
23º Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'26"212
24º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'26"256
25º Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'26"358
26º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"460
27º Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"655
28º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) sem tempo
2ª Sessão
Guerrero abre a sessão virando 1'26"468. O colombiano não consegue superar Moreno por apenas oito milésimos e fica fora da corrida mais uma vez.
Jarier faz 1'26"531 e não melhora seu tempo.
Boesel marca 1'26"007 e não consegue melhorar sua posição.
Arnoux vira 1'24"426 e segue em oitavo.
Ghinzani faz 1'25"040 e pula para décimo segundo. O italiano vem decepcionando no volante da Ferrari, sempre bem mais lento que Lauda.
Fittipaldi voa baixo e marca 1'23"934, tomando a ponta do treino. Bela volta do brasileiro.
Pironi registra 1'24"373, mantendo-se em sétimo.
Johansson vira 1'24"240 e pula para quarto. Boa volta do sueco.
Jabouille faz 1'25"816 e sobe para décimo oitavo.
Warwick registra 1'26"102 e não melhora seu tempo.
A Williams tenta desesperadamente consertar o carro de Rosberg, porém a suspensão dianteira esquerda está bastante danificada, fora os danos na carenagem e asa dianteira. O finlandês definitivamente está fora.
De Angelis vira 1'24"025 e sobe para segundo. O italiano tenta compensar o problema de Rosberg com um bom desempenho.
Jones não toma conhecimento dos rivais e marca 1'23"724, tomando a ponta.
Pryce registra 1'24"650, pulando para décimo segundo.
Mansell vira 1'24"902, décimo terceiro tempo.
Cheever faz 1'26"021, subindo para vigésimo segundo.
Mass é o próximo. O alemão registra 1'24"596, tomando a décima segunda posição.
Surer marca 1'25"789 e pula para décimo oitavo. O suíço vai liderando a "Formula 1 B", competição extra-oficial entre as equipes pequenas.
Moreno vira 1'26"404 e segue na mesma posição.
Giacomelli faz 1'25"389 e sobe para décimo oitavo, superando os dois Nürburg. Boa volta do italiano.
Baldi registra 1'25"671, décimo nono tempo.
Patrese vira 1'24"702, décimo quarto tempo.
De Cesaris marca 1'25"281 e não melhora seu tempo. Péssimo treino do italiano.
Hunt vinha fazendo uma grande volta quando exagera na saída da Tabac e bate no guard-rail. O piloto sai ileso. O treino é interrompido para recolhimento dos pedaços de carro.
O treino é retomado e Alboreto vai para a pista. O italiano marca 1'24"241, não conseguindo recuperar as posições perdidas.
Lauda vira 1'24"182 e pula para quinto.
Scheckter faz 1'24"081 e recupera a quinta posição.
Piquet é o último a entrar na pista. O brasileiro voa baixo nas ruas do principado e marca 1'23"706, superando Jones por 18 milésimos e ficando com a pole.
Classificação - Final:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'23"706
2º Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) 1'23"724
3º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'23"934
4º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'24"025
5º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'24"081
6º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'24"182
7º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'24"240
8º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'24"241
9º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'24"373
10º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'24"426
11º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'24"485
12º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'24"596
13º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'24"650
14º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'24"702
15º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'24"902
16º Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'25"040
17º Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'25"154
18º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) 1'25"389
19º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"671
20º Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"789
21º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"816
22º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"927
23º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"007
24º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'26"021
25º Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'26"358
26º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"404
27º Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"468
28º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) sem tempo
Quebras/Acidentes:
Rosberg =($200)= acidente
Hunt =($200)= acidente
Em clima bastante diferente do visto em Zolder, a F1 chega ao principado de Mônaco com o calor do mediterrâneo. As sacadas dos prédios lotam para ver os F1 passarem nas ruas de Monte Carlo.
Guerrero vem para a pista e abre os trabalhos. O colombiano vira 1'26"655.
Jarier marca 1'26"358.
Boesel vira 1'26"032.
Arnoux registra 1'24"466.
Ghinzani faz 1'25"395.
Fittipaldi é o próximo. O brasileiro vira 1'24"482.
Pironi marca 1'24"404.
Johansson faz 1'24"763.
Jabouille registra 1'25"954.
Warwick vem para sua volta. O britânico vira 1'25"927.
Rosberg entra muito rápido no primeiro S da Piscina e bate na guard-rail da saída da segunda perna. Tudo bem com o finlandês, porém a triste notícia é que não teremos o carro número 27 na corrida amanhã, pois a Williams não tem carro reserva e Rosberg está fora do treino.
De Angelis vira 1'24"250 e garante pelo menos um dos carros da Williams na corrida.
Jones faz 1'24"272.
Pryce marca 1'25"135.
Mansell registra 1'25"152.
Cheever vira 1'26"256.
Mass é o próximo. O alemão faz 1'25"294.
Surer marca 1'26"212.
Moreno registra 1'26"460.
Giacomelli faz 1'25"845.
Baldi vira 1'26"039.
Patrese marca o tempo de 1'25"094.
De Cesaris faz 1'25"154.
Hunt vira 1'24"485.
Alboreto registra 1'24"303.
Lauda marca 1'24"424.
Scheckter faz 1'24"195, melhor tempo até aqui.
Piquet fecha a primeira sessão com 1'24"051, assumindo a ponta da classificação.
Classificação - 1ª Sessão:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'24"051
2º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'24"195
3º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'24"250
4º Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) 1'24"272
5º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'24"303
6º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'24"404
7º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'24"424
8º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'24"466
9º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'24"482
10º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'24"485
11º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'24"763
12º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'25"094
13º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'25"135
14º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'25"152
15º Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'25"154
16º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'25"294
17º Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'25"395
18º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) 1'25"845
19º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"927
20º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"954
21º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"032
22º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'26"039
23º Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'26"212
24º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'26"256
25º Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'26"358
26º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"460
27º Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"655
28º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) sem tempo
2ª Sessão
Guerrero abre a sessão virando 1'26"468. O colombiano não consegue superar Moreno por apenas oito milésimos e fica fora da corrida mais uma vez.
Jarier faz 1'26"531 e não melhora seu tempo.
Boesel marca 1'26"007 e não consegue melhorar sua posição.
Arnoux vira 1'24"426 e segue em oitavo.
Ghinzani faz 1'25"040 e pula para décimo segundo. O italiano vem decepcionando no volante da Ferrari, sempre bem mais lento que Lauda.
Fittipaldi voa baixo e marca 1'23"934, tomando a ponta do treino. Bela volta do brasileiro.
Pironi registra 1'24"373, mantendo-se em sétimo.
Johansson vira 1'24"240 e pula para quarto. Boa volta do sueco.
Jabouille faz 1'25"816 e sobe para décimo oitavo.
Warwick registra 1'26"102 e não melhora seu tempo.
A Williams tenta desesperadamente consertar o carro de Rosberg, porém a suspensão dianteira esquerda está bastante danificada, fora os danos na carenagem e asa dianteira. O finlandês definitivamente está fora.
De Angelis vira 1'24"025 e sobe para segundo. O italiano tenta compensar o problema de Rosberg com um bom desempenho.
Jones não toma conhecimento dos rivais e marca 1'23"724, tomando a ponta.
Pryce registra 1'24"650, pulando para décimo segundo.
Mansell vira 1'24"902, décimo terceiro tempo.
Cheever faz 1'26"021, subindo para vigésimo segundo.
Mass é o próximo. O alemão registra 1'24"596, tomando a décima segunda posição.
Surer marca 1'25"789 e pula para décimo oitavo. O suíço vai liderando a "Formula 1 B", competição extra-oficial entre as equipes pequenas.
Moreno vira 1'26"404 e segue na mesma posição.
Giacomelli faz 1'25"389 e sobe para décimo oitavo, superando os dois Nürburg. Boa volta do italiano.
Baldi registra 1'25"671, décimo nono tempo.
Patrese vira 1'24"702, décimo quarto tempo.
De Cesaris marca 1'25"281 e não melhora seu tempo. Péssimo treino do italiano.
Hunt vinha fazendo uma grande volta quando exagera na saída da Tabac e bate no guard-rail. O piloto sai ileso. O treino é interrompido para recolhimento dos pedaços de carro.
O treino é retomado e Alboreto vai para a pista. O italiano marca 1'24"241, não conseguindo recuperar as posições perdidas.
Lauda vira 1'24"182 e pula para quinto.
Scheckter faz 1'24"081 e recupera a quinta posição.
Piquet é o último a entrar na pista. O brasileiro voa baixo nas ruas do principado e marca 1'23"706, superando Jones por 18 milésimos e ficando com a pole.
Classificação - Final:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1'23"706
2º Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) 1'23"724
3º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'23"934
4º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) 1'24"025
5º Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'24"081
6º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'24"182
7º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'24"240
8º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 1'24"241
9º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) 1'24"373
10º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) 1'24"426
11º James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 1'24"485
12º Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'24"596
13º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'24"650
14º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'24"702
15º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) 1'24"902
16º Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) 1'25"040
17º Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) 1'25"154
18º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) 1'25"389
19º Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"671
20º Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"789
21º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"816
22º Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 1'25"927
23º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"007
24º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'26"021
25º Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli) 1'26"358
26º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"404
27º Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon) 1'26"468
28º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) sem tempo
Quebras/Acidentes:
Rosberg =($200)= acidente
Hunt =($200)= acidente
Última edição por Saimon em 24/7/2013, 01:26, editado 1 vez(es)
Re: 1982 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
Ótimo Johansson! Hunt, uma pena, eu tinha certeza que vc iria largar da primeira fila. Mas vamos recuperar isso na corrida, pode ter certeza.
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Re: 1982 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
Baldi excelente mais uma vez, 19º e segundo no grid da F1-B! Acontece que o Giacomelli esteve mais para F1-A nesse treino...hehe
Em Mônaco tudo pode acontecer. Nanicas, é nossa chance!
Em Mônaco tudo pode acontecer. Nanicas, é nossa chance!
Rodrigo Rocca- Mensagens : 411
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 72
Localização : Catania, Itália
Re: 1982 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
Rodrigo Rocha escreveu:Baldi excelente mais uma vez, 19º e segundo no grid da F1-B! Acontece que o Giacomelli esteve mais para F1-A nesse treino...hehe
Em Mônaco tudo pode acontecer. Nanicas, é nossa chance!
Giacomelli mitou mais uma vez! Dessa vez eu acho que pra a gente ter chance, teria que chover, mas como n vai...soh se a turma da frente bater na largada! Kkkk
Sir Gale- Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/02/2013
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Re: 1982 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
Na temporada passada chegaram 14 carros...teriam que chegar menos ainda para conseguirmos algo. Mas vamos sonhar...
Rodrigo Rocca- Mensagens : 411
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 72
Localização : Catania, Itália
Matheus Berçot- Mensagens : 147
Data de inscrição : 08/01/2013
Re: 1982 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
Ótimo treino. Enviado.
Giorgio Montone- Mensagens : 119
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 97
Localização : Modena
Lee James- Mensagens : 312
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 34
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Rodrigo Rocca- Mensagens : 411
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 72
Localização : Catania, Itália
Corrida
Dia agitado no principado. É dia de corrida de F1. As sacadas dos prédios e a marina estão lotadas de espectadores ilustres, assim como os "simples mortais" ocupam as arquibancadas. Temos tempo bom hoje em Mônaco e previsão de uma boa corrida. No grid, os carros recebem os últimos ajustes. Piquet e Jones formam uma primeira fila toda da Savoia. Logo atrás, o experiente Fittipaldi e o jovem De Angelis conseguem boas posições de largada para suas equipes, dadas as condições da atual temporada. Scheckter e Lauda, dois dos principais candidatos ao título, aparecem na terceira fila.
A direção de prova ordena a saída dos mecânicos e os carros partem para a volta de apresentação. Saudados pelos espectadores que ocupam cada canto do principado, os pilotos conduzem suas máquinas novamente ao grid, realinhando. Em breve teremos a largada.
Largada: Piquet - Jones - Fittipaldi - De Angelis - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Pironi - Arnoux - Hunt - Mass - Pryce - Patrese - Mansell - Ghinzani - De Cesaris - Giacomelli - Baldi - Surer - Jabouille - Warwick - Boesel - Cheever - Jarier - Moreno
[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores. O barulho dos F1 ecoa entre as vielas monegascas. O diretor de prova faz as últimas checagens e aciona as luzes verdes. Começa o GP de Mônaco! Os Savoia largam bem e mantêm suas posições. De Angelis larga bem por fora e deixa Fittipaldi para trás na Saint Dévote. Alboreto ataca Johansson na Mirabeau. Logo depois, Hunt é tocado por trás por Mass e acaba no guard-rail. O alemão segue na prova, mas com a frente do carro avariada. Patrese segura De Cesaris. Giacomelli pressiona Ghinzani. Boesel ataca Surer. Mass, lento, vai perdendo posições. Hunt sai do carro ileso, porém bastante irritado com a manobra do adversário que lhe tirou da prova. Mass vai aos boxes para tentar reparar seu carro, mas os mecânicos, após analisarem a situação, concluem que não há como continuar e o alemão abandona.
Fim da 1ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - De Cesaris - Mansell - Ghinzani - Giacomelli - Baldi - Jabouille - Surer - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier - Hunt(fora) - Mass(fora)
[Volta 2] Os Savoia vão abrindo na frente. Johansson segura Alboreto na Saint Dévote, que traz consigo Arnoux. Pryce ataca Pironi, com Patrese, De Cesaris e Mansell seguindo de perto. Ghinzani segura Giacomelli. Boesel pressiona Surer, tendo Warwick e Moreno à espreita. Os Bleutter, como sempre neste ano, vão ficando para trás.
Fim da 2ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - De Cesaris - Mansell - Ghinzani - Giacomelli - Baldi - Jabouille - Surer - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 3] Johansson vai resistindo na sétima posição. Patrese fecha De Cesaris na Saint Dévote e os dois quase se tocam. Giacomelli mergulha por dentro na Saint Dévote e consegue passar Ghinzani. O substituto de Prost segue com desempenho pífio pela Ferrari. Pryce segue na cola de Pironi. Surer fecha Boesel na chicane de porto.
Fim da 3ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - De Cesaris - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Surer - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 4] De Cesaris sai do vácuo de Patrese na reta dos boxes e vem por fora para a freada da Saint Dévote. Com mais potência, o piloto da Fittipaldi chega em vantagem e consegue bela ultrapassagem.
Fim da 4ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - De Cesaris - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Surer - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 5] Os Savoia continuam abrindo, com Piquet se isolando na ponta. Alboreto segue na cola de Johansson, mas não consegue espaço para tentar a ultrapassagem. Pryce continua pressionando Pironi. De Cesaris se aproxima dos dois. Mansell cola em Patrese. Surer vai segurando Boesel, Warwick e Moreno.
[Volta 6] Alboreto tenta de todo jeito encontrar espaço para passar Johansson, mas está difícil. De Cesaris vem pra cima de Pryce, que segue na cola de Pironi.
[Volta 7] Pryce esquece a briga com Pironi para se defender de De Cesaris, que vem com tudo atrás do britânico.
[Volta 8] Johansson segue resistindo na sétima posição. De Cesaris pressiona Pryce. Surer segue segurando o trenzinho com Boesel, Warwick e Moreno.
[Volta 9] De Cesaris parece mais leve e vem muito forte para cima de Pryce. Boesel ataca Surer na Loews, mas não há espaço para passar.
[Volta 10] Alboreto segue perseguindo Johansson de perto. Surer tem problemas e vai parando no Túnel, para alívio de Boesel, Warwick e Moreno. De Cesaris pressiona Pryce de todo jeito e busca espaço para passar.
Fim da 10ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - De Cesaris - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier - Surer(fora)
[Volta 11] Piquet continua abrindo na frente, enquanto Jones não consegue ser tão rápido quanto o companheiro, embora a diferença em relação a De Angelis esteja aumentando aos poucos. Pryce segura De Cesaris na Mirabeau.
Fim da 11ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - De Cesaris - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 12] Johansson fecha Alboreto na Saint Dévote e segue resistindo bravamente na sétima posição.
[Volta 13] De Cesaris dança de um lado para outro atrás de Pryce, mas não consegue achar espaço.
[Volta 14] De Cesaris sai do váco de Pryce e vem por fora para a freada da Saint Dévote, mas o britânico consegue se recuperar e fecha para cima do italiano.
[Volta 15] Johansson bloqueia Alboreto mais uma vez na Saint Dévote. De Cesaris segue na cola de Pryce.
[Volta 16] De Cesaris sai do vácuo de Pryce na reta dos boxes e desta vez consegue vir por fora e chegar em vantagem na Saint Dévote, conseguindo finalmente a ultrapassagem.
Fim da 16ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - De Cesaris - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 17] De Cesaris agora vem pra cima de Pironi. Patrese já cola em Pryce. Alboreto traciona melhor que Johansson na saída da Portier, pega o vácuo e emparelha no Túnel. Os dois vêm lado a lado e tocam roda com roda duas vezes até chegar na chicane do porto, onde o italiano tem a preferência por dentro e obriga Johansson a reduzir para evitar uma batida. Só "na marra" para conseguir passar em Mônaco.
Fim da 17ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - De Cesaris - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 18] De Cesaris já cola em Pironi e pressiona. Patrese aperta para cima de Pryce.
[Volta 19] Scheckter tem problemas e vai aos boxes. Com fumaça saindo da traseira do carro, os mecânicos sinalizam que não há como continuar e o sulafricano abandona. A Biscazzi vem enfrentando vários problemas com seus novos motores turbo.
Fim da 19ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - De Cesaris - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier - Scheckter(fora)
[Volta 20] De Cesaris segue rápido e pressiona Pironi de todo jeito. Patrese também vem em comportamento agressivo e pressiona Pryce. Boesel se aproxima de Jabouille enquanto Moreno vem pra cima de Warwick.
Fim da 20ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - De Cesaris - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 21] De Cesaris traciona bem melhor que Pironi na saída do Casino e consegue colocar por dentro na freada da Mirabeau, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 21ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - De Cesaris - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 22] Patrese segue na cola de Pryce, agora com Mansell logo atrás de si. Piquet começa a pegar tráfego.
Fim da 22ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - De Cesaris - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 23] De Cesaris é neste momento o segundo mais rápido da pista e se aproxima de Arnoux.
[Volta 24] O francês por sua vez vem se aproximando de Johansson. Pryce cola em Pironi, trazendo Patrese e Mansell consigo.
[Volta 25] Pironi, Pryce, Patrese e Mansell seguem em fila indiana.
[Volta 26] De Cesaris cola em Arnoux.
[Volta 27] Patrese ameaça vir por fora na Saint Dévote, mas Pryce está atento. De Cesaris pressiona Arnoux.
[Volta 28] De Cesaris segue na cola de Arnoux, enquanto Johansson vai logo à frente.
[Volta 29] A equipe Savoia começa os preparativos nos boxes. Enquanto isso, Piquet vai deixando mais alguns retardatários para trás.
Fim da 29ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - De Cesaris - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick(1) - Moreno(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 30] De Cesaris não consegue achar espaço para passar Arnoux. Patrese segue pressionando Pryce, trazendo Mansell logo atrás. Piquet nos boxes para reabastecimento e troca de pneus.
Fim da 30ª Volta: Jones - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - De Cesaris - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 31] Piquet volta atrás de seu companheiro Alan Jones. De Cesaris, com menos potência que o Renault de Arnoux, não consegue chegar em vantagem na freada da Saint Dévote para fazer a ultrapassagem, mesmo saindo do vácuo na entrada da curva.
[Volta 32] De Cesaris traciona bem na saída da Mirabeau e enfia o carro por dentro na Loews. Sem espaço, o toque com Arnoux era inevitável, mas o italiano consegue a ultrapassagem. Ambos saem sem danos.
Fim da 32ª Volta: Jones - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 33] Pironi, Pryce, Patrese e Mansell seguem juntos.
[Volta 34] Boesel segue na cola de Jabouille. Warwick tem problemas e recolhe para os boxes, abandonando a prova.
Fim da 34ª Volta: Jones - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Warwick(fora) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 35] De Cesaris vem pra cima de Johansson. Patrese traciona melhor que Pryce na saída da Anthony Noghes e já emperelha por dentro no início da reta dos boxes.
Fim da 35ª Volta: Jones - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1) - Warwick(fora)
[Volta 36] Patrese chega em vantagem na freada da Saint Dévote e deixa Pryce para trás.
Fim da 36ª Volta: Jones - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Arnoux - Pironi - Patrese - Pryce - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 37] Savoia e Fittipaldi se preparam nos boxes.
[Volta 38] Jones nos boxes para reabastecimento e troca de pneus. De Cesaris também pára.
Fim da 38ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Pryce - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - De Cesaris - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 39] Jones, que não havia conseguido abrir muito em relação aos adversários, volta apenas em quarto e vê Piquet neste momento se distanciar na liderança da corrida e do campeonato.
[Volta 40] O ritmo de Pryce parece ter caído um pouco e Mansell vem pra cima do companheiro.
[Volta 41] Patrese ataca Pironi. Arnoux vem pra cima de Johansson.
[Volta 42] Mansell sai do vácuo de Pryce na reta dos boxes e vem por dentro na Saint Dévote, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 42ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Giacomelli - Ghinzani - De Cesaris - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 43] De Cesaris se aproxima de Ghinzani, para tentar recuperar posições. Pironi segura Patrese na Mirabeau.
[Volta 44] Arnoux pressiona Johansson. De Cesaris cola em Ghinzani. A equipe Galaxy se prepara nos boxes.
[Volta 45] Giacomelli nos boxes para reabastecimento e troca de pneus. Fittipaldi vem se aproximando aos poucos de De Angelis. Ghinzani segura De Cesaris.
Fim da 45ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Ghinzani - De Cesaris - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 46] Arnoux segue na cola de Johansson. De Cesaris, ainda bastante rápido mesmo após o reabastecimento, continua tentando encontrar espaço para passar Ghinzani. Piquet dribla os retardatários e segue à caminho da vitória.
Fim da 46ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Ghinzani - De Cesaris - Baldi - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 47] Baldi pára na Beaurivage, com problemas mecânicos.
Fim da 47ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Ghinzani - De Cesaris - Baldi(fora) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 48] De Cesaris segue com dificuldades para passar Ghinzani.
Fim da 48ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Ghinzani - De Cesaris - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1) - Baldi(fora)
[Volta 49] Arnoux sai do vácuo de Johansson e vem por fora na freada da Saint Dévote, conseguindo a ultrapassagem que vale a sétima posição.
Fim da 49ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Ghinzani - De Cesaris - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 50] De Cesaris traciona bem na saída do Casino, sai do vácuo de Ghinzani e força por dentro na Mirabeau. O piloto da Ferrari tenta fechar, mas já era tarde. De Cesaris ainda bloqueia a investida do compatriota na Loews, ficando com a décima terceira posição.
Fim da 50ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - De Cesaris - Ghinzani - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 51] Patrese segue no encalço de Pironi.
[Volta 52] Ambos também vêm se aproximando de Johansson.
[Volta 53] De Cesaris tenta se aproximar de Pryce.
[Volta 54] Piquet segue firme na ponta rumo à vitória. Patrese segue sem conseguir achar espaço para passar Pironi.
[Volta 55] De Angelis vem bem na segunda posição, mas Fittipaldi vem próximo e em ritmo parecido.
[Volta 56] No fundão, Boesel e Moreno perseguem Jabouille já há várias voltas, mas o brasileiro não consegue encontrar espaço para passar.
[Volta 57] Ghinzani toma volta de Piquet. O italiano decepciona completamente os dirigentes da Ferrari que depositaram esperanças no seu desempenho.
Fim da 57ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - De Cesaris - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 58] Fittipaldi vem pra cima de De Angelis.
[Volta 59] De Cesaris está bem próximo de Pryce e deve atacar em breve.
[Volta 60] Pironi livra-se da pressão de Patrese e vem se aproximando de Johansson.
[Volta 61] De Cesaris cola em Pryce.
[Volta 62] Fittipaldi pressiona De Angelis, valendo a segunda posição.
[Volta 63] Pryce segura De Cesaris na Saint Dévote e vai resistindo.
[Volta 64] De Cesaris traciona bem na saída da Anthony Noghes e consegue colocar o carro por dentro na reta dos boxes, emparelhando com Pryce.
[Volta 65] Espremido entre o guard-rail e Pryce, De Cesaris insiste na manobra e consegue chegar em vantagem na Saint Dévote, retardando a freada e conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 65ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - De Cesaris - Pryce - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 66] Jarier tem problemas e recolhe para os boxes, abandonando a prova.
Fim da 66ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - De Cesaris - Pryce - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(fora)
[Volta 67] De Cesaris agora busca se aproximar de Mansell, para brigar pela décima primeira posição. O italiano lutou bastante, mas o fato de ter largado muito atrás dificultou bastante as coisas. Se tivesse largado entre os primeiros, com certeza estaria brigando pelo pódium.
Fim da 67ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - De Cesaris - Pryce - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 68] Pironi cola em Johansson.
[Volta 69] Com dezenove carros na pista, tivemos uma corrida com poucas quebras até o momento. Pironi pressiona Johansson.
[Volta 70] Fittipaldi segue pressionando De Angelis, porém o italiano defende bem sua posição.
[Volta 71] A Williams, após o problema com Rosberg no sábado, vai obtendo um bom resultado com De Angelis. É o primeiro pódium da equipe na temporada. A sensação da equipe deve variar entre satisfação e decepção, pois Rosberg também poderia estar brigando pelo pódium.
[Volta 72] Piquet continua abrindo caminho entre os retardatários e vai se aproximando de sua terceira vitória seguida na temporada, se isolando na liderança do campeonato.
Fim da 72ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - De Cesaris - Pryce - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(2)
[Volta 73] Boesel perde contato com Jabouille e passa a ser atacado por Moreno.
[Volta 74] Pironi segue pressionando Johansson, mas o sueco defende bem sua posição neste final de prova. De Cesaris vem chegando em Mansell.
[Volta 75] Fittipaldi continua na cola de De Angelis, mas não ataca com intensidade.
[Volta 76] Piquet completa a última volta pelo principado e vence pela terceira vez seguida na temporada, disparando na liderança do Mundial de Pilotos. De Angelis segura Fittipaldi e chega em segundo, comemorando o primeiro pódium da Williams na temporada. Jones, Lauda e Alboreto completam a zona de pontuação.
Fim da Corrida: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - De Cesaris - Pryce - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(2)
Classificação - Final:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1h47'38"162
2º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +10"147
3º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) +10"679
4º Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) +26"035
5º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) +39"661
6º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) +48"043
7º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) +1'00"163
8º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) +1'17"274
9º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) +1'17"697
10º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) +1'20"589
11º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) +1'22"132
12º Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) +1'22"586
13º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) +1'24"370
14º Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) +1 volta
15º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta
16º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
17º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
18º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
19º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) +2 voltas
AB Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli) 64 voltas
AB Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 46 voltas
AB Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 33 voltas
AB Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 18 voltas
AB Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 9 voltas
AB James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 0 voltas
AB Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 0 voltas
NQ Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon)
NQ Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin)
Quebras/Acidentes:
Hunt =($200)= acidente
Mass =($115)= suspensão
Surer =($0)= transmissão
Scheckter =($100)= vazamento de óleo
Warwick =($100)= suspensão
Pryce =($100)= pressão do combustível
Baldi =($0)= câmbio
Jarier =($300)= diferencial
A direção de prova ordena a saída dos mecânicos e os carros partem para a volta de apresentação. Saudados pelos espectadores que ocupam cada canto do principado, os pilotos conduzem suas máquinas novamente ao grid, realinhando. Em breve teremos a largada.
Largada: Piquet - Jones - Fittipaldi - De Angelis - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Pironi - Arnoux - Hunt - Mass - Pryce - Patrese - Mansell - Ghinzani - De Cesaris - Giacomelli - Baldi - Surer - Jabouille - Warwick - Boesel - Cheever - Jarier - Moreno
[Volta 1] Acendem as luzes vermelhas e sobe o giro dos motores. O barulho dos F1 ecoa entre as vielas monegascas. O diretor de prova faz as últimas checagens e aciona as luzes verdes. Começa o GP de Mônaco! Os Savoia largam bem e mantêm suas posições. De Angelis larga bem por fora e deixa Fittipaldi para trás na Saint Dévote. Alboreto ataca Johansson na Mirabeau. Logo depois, Hunt é tocado por trás por Mass e acaba no guard-rail. O alemão segue na prova, mas com a frente do carro avariada. Patrese segura De Cesaris. Giacomelli pressiona Ghinzani. Boesel ataca Surer. Mass, lento, vai perdendo posições. Hunt sai do carro ileso, porém bastante irritado com a manobra do adversário que lhe tirou da prova. Mass vai aos boxes para tentar reparar seu carro, mas os mecânicos, após analisarem a situação, concluem que não há como continuar e o alemão abandona.
Fim da 1ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - De Cesaris - Mansell - Ghinzani - Giacomelli - Baldi - Jabouille - Surer - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier - Hunt(fora) - Mass(fora)
[Volta 2] Os Savoia vão abrindo na frente. Johansson segura Alboreto na Saint Dévote, que traz consigo Arnoux. Pryce ataca Pironi, com Patrese, De Cesaris e Mansell seguindo de perto. Ghinzani segura Giacomelli. Boesel pressiona Surer, tendo Warwick e Moreno à espreita. Os Bleutter, como sempre neste ano, vão ficando para trás.
Fim da 2ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - De Cesaris - Mansell - Ghinzani - Giacomelli - Baldi - Jabouille - Surer - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 3] Johansson vai resistindo na sétima posição. Patrese fecha De Cesaris na Saint Dévote e os dois quase se tocam. Giacomelli mergulha por dentro na Saint Dévote e consegue passar Ghinzani. O substituto de Prost segue com desempenho pífio pela Ferrari. Pryce segue na cola de Pironi. Surer fecha Boesel na chicane de porto.
Fim da 3ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - De Cesaris - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Surer - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 4] De Cesaris sai do vácuo de Patrese na reta dos boxes e vem por fora para a freada da Saint Dévote. Com mais potência, o piloto da Fittipaldi chega em vantagem e consegue bela ultrapassagem.
Fim da 4ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - De Cesaris - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Surer - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 5] Os Savoia continuam abrindo, com Piquet se isolando na ponta. Alboreto segue na cola de Johansson, mas não consegue espaço para tentar a ultrapassagem. Pryce continua pressionando Pironi. De Cesaris se aproxima dos dois. Mansell cola em Patrese. Surer vai segurando Boesel, Warwick e Moreno.
[Volta 6] Alboreto tenta de todo jeito encontrar espaço para passar Johansson, mas está difícil. De Cesaris vem pra cima de Pryce, que segue na cola de Pironi.
[Volta 7] Pryce esquece a briga com Pironi para se defender de De Cesaris, que vem com tudo atrás do britânico.
[Volta 8] Johansson segue resistindo na sétima posição. De Cesaris pressiona Pryce. Surer segue segurando o trenzinho com Boesel, Warwick e Moreno.
[Volta 9] De Cesaris parece mais leve e vem muito forte para cima de Pryce. Boesel ataca Surer na Loews, mas não há espaço para passar.
[Volta 10] Alboreto segue perseguindo Johansson de perto. Surer tem problemas e vai parando no Túnel, para alívio de Boesel, Warwick e Moreno. De Cesaris pressiona Pryce de todo jeito e busca espaço para passar.
Fim da 10ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - De Cesaris - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier - Surer(fora)
[Volta 11] Piquet continua abrindo na frente, enquanto Jones não consegue ser tão rápido quanto o companheiro, embora a diferença em relação a De Angelis esteja aumentando aos poucos. Pryce segura De Cesaris na Mirabeau.
Fim da 11ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - Pryce - De Cesaris - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 12] Johansson fecha Alboreto na Saint Dévote e segue resistindo bravamente na sétima posição.
[Volta 13] De Cesaris dança de um lado para outro atrás de Pryce, mas não consegue achar espaço.
[Volta 14] De Cesaris sai do váco de Pryce e vem por fora para a freada da Saint Dévote, mas o britânico consegue se recuperar e fecha para cima do italiano.
[Volta 15] Johansson bloqueia Alboreto mais uma vez na Saint Dévote. De Cesaris segue na cola de Pryce.
[Volta 16] De Cesaris sai do vácuo de Pryce na reta dos boxes e desta vez consegue vir por fora e chegar em vantagem na Saint Dévote, conseguindo finalmente a ultrapassagem.
Fim da 16ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Johansson - Alboreto - Arnoux - Pironi - De Cesaris - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 17] De Cesaris agora vem pra cima de Pironi. Patrese já cola em Pryce. Alboreto traciona melhor que Johansson na saída da Portier, pega o vácuo e emparelha no Túnel. Os dois vêm lado a lado e tocam roda com roda duas vezes até chegar na chicane do porto, onde o italiano tem a preferência por dentro e obriga Johansson a reduzir para evitar uma batida. Só "na marra" para conseguir passar em Mônaco.
Fim da 17ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Scheckter - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - De Cesaris - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 18] De Cesaris já cola em Pironi e pressiona. Patrese aperta para cima de Pryce.
[Volta 19] Scheckter tem problemas e vai aos boxes. Com fumaça saindo da traseira do carro, os mecânicos sinalizam que não há como continuar e o sulafricano abandona. A Biscazzi vem enfrentando vários problemas com seus novos motores turbo.
Fim da 19ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - De Cesaris - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier - Scheckter(fora)
[Volta 20] De Cesaris segue rápido e pressiona Pironi de todo jeito. Patrese também vem em comportamento agressivo e pressiona Pryce. Boesel se aproxima de Jabouille enquanto Moreno vem pra cima de Warwick.
Fim da 20ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - De Cesaris - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 21] De Cesaris traciona bem melhor que Pironi na saída do Casino e consegue colocar por dentro na freada da Mirabeau, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 21ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - De Cesaris - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever - Jarier
[Volta 22] Patrese segue na cola de Pryce, agora com Mansell logo atrás de si. Piquet começa a pegar tráfego.
Fim da 22ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - De Cesaris - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 23] De Cesaris é neste momento o segundo mais rápido da pista e se aproxima de Arnoux.
[Volta 24] O francês por sua vez vem se aproximando de Johansson. Pryce cola em Pironi, trazendo Patrese e Mansell consigo.
[Volta 25] Pironi, Pryce, Patrese e Mansell seguem em fila indiana.
[Volta 26] De Cesaris cola em Arnoux.
[Volta 27] Patrese ameaça vir por fora na Saint Dévote, mas Pryce está atento. De Cesaris pressiona Arnoux.
[Volta 28] De Cesaris segue na cola de Arnoux, enquanto Johansson vai logo à frente.
[Volta 29] A equipe Savoia começa os preparativos nos boxes. Enquanto isso, Piquet vai deixando mais alguns retardatários para trás.
Fim da 29ª Volta: Piquet - Jones - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - De Cesaris - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick(1) - Moreno(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 30] De Cesaris não consegue achar espaço para passar Arnoux. Patrese segue pressionando Pryce, trazendo Mansell logo atrás. Piquet nos boxes para reabastecimento e troca de pneus.
Fim da 30ª Volta: Jones - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - De Cesaris - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 31] Piquet volta atrás de seu companheiro Alan Jones. De Cesaris, com menos potência que o Renault de Arnoux, não consegue chegar em vantagem na freada da Saint Dévote para fazer a ultrapassagem, mesmo saindo do vácuo na entrada da curva.
[Volta 32] De Cesaris traciona bem na saída da Mirabeau e enfia o carro por dentro na Loews. Sem espaço, o toque com Arnoux era inevitável, mas o italiano consegue a ultrapassagem. Ambos saem sem danos.
Fim da 32ª Volta: Jones - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Warwick - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 33] Pironi, Pryce, Patrese e Mansell seguem juntos.
[Volta 34] Boesel segue na cola de Jabouille. Warwick tem problemas e recolhe para os boxes, abandonando a prova.
Fim da 34ª Volta: Jones - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Warwick(fora) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 35] De Cesaris vem pra cima de Johansson. Patrese traciona melhor que Pryce na saída da Anthony Noghes e já emperelha por dentro no início da reta dos boxes.
Fim da 35ª Volta: Jones - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Arnoux - Pironi - Pryce - Patrese - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1) - Warwick(fora)
[Volta 36] Patrese chega em vantagem na freada da Saint Dévote e deixa Pryce para trás.
Fim da 36ª Volta: Jones - Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Lauda - Alboreto - Johansson - De Cesaris - Arnoux - Pironi - Patrese - Pryce - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 37] Savoia e Fittipaldi se preparam nos boxes.
[Volta 38] Jones nos boxes para reabastecimento e troca de pneus. De Cesaris também pára.
Fim da 38ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Pryce - Mansell - Giacomelli - Ghinzani - De Cesaris - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 39] Jones, que não havia conseguido abrir muito em relação aos adversários, volta apenas em quarto e vê Piquet neste momento se distanciar na liderança da corrida e do campeonato.
[Volta 40] O ritmo de Pryce parece ter caído um pouco e Mansell vem pra cima do companheiro.
[Volta 41] Patrese ataca Pironi. Arnoux vem pra cima de Johansson.
[Volta 42] Mansell sai do vácuo de Pryce na reta dos boxes e vem por dentro na Saint Dévote, conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 42ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Giacomelli - Ghinzani - De Cesaris - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 43] De Cesaris se aproxima de Ghinzani, para tentar recuperar posições. Pironi segura Patrese na Mirabeau.
[Volta 44] Arnoux pressiona Johansson. De Cesaris cola em Ghinzani. A equipe Galaxy se prepara nos boxes.
[Volta 45] Giacomelli nos boxes para reabastecimento e troca de pneus. Fittipaldi vem se aproximando aos poucos de De Angelis. Ghinzani segura De Cesaris.
Fim da 45ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Ghinzani - De Cesaris - Baldi - Jabouille - Boesel - Moreno - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 46] Arnoux segue na cola de Johansson. De Cesaris, ainda bastante rápido mesmo após o reabastecimento, continua tentando encontrar espaço para passar Ghinzani. Piquet dribla os retardatários e segue à caminho da vitória.
Fim da 46ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Ghinzani - De Cesaris - Baldi - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 47] Baldi pára na Beaurivage, com problemas mecânicos.
Fim da 47ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Ghinzani - De Cesaris - Baldi(fora) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 48] De Cesaris segue com dificuldades para passar Ghinzani.
Fim da 48ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Johansson - Arnoux - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Ghinzani - De Cesaris - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1) - Baldi(fora)
[Volta 49] Arnoux sai do vácuo de Johansson e vem por fora na freada da Saint Dévote, conseguindo a ultrapassagem que vale a sétima posição.
Fim da 49ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - Ghinzani - De Cesaris - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 50] De Cesaris traciona bem na saída do Casino, sai do vácuo de Ghinzani e força por dentro na Mirabeau. O piloto da Ferrari tenta fechar, mas já era tarde. De Cesaris ainda bloqueia a investida do compatriota na Loews, ficando com a décima terceira posição.
Fim da 50ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - De Cesaris - Ghinzani - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 51] Patrese segue no encalço de Pironi.
[Volta 52] Ambos também vêm se aproximando de Johansson.
[Volta 53] De Cesaris tenta se aproximar de Pryce.
[Volta 54] Piquet segue firme na ponta rumo à vitória. Patrese segue sem conseguir achar espaço para passar Pironi.
[Volta 55] De Angelis vem bem na segunda posição, mas Fittipaldi vem próximo e em ritmo parecido.
[Volta 56] No fundão, Boesel e Moreno perseguem Jabouille já há várias voltas, mas o brasileiro não consegue encontrar espaço para passar.
[Volta 57] Ghinzani toma volta de Piquet. O italiano decepciona completamente os dirigentes da Ferrari que depositaram esperanças no seu desempenho.
Fim da 57ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - Pryce - De Cesaris - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 58] Fittipaldi vem pra cima de De Angelis.
[Volta 59] De Cesaris está bem próximo de Pryce e deve atacar em breve.
[Volta 60] Pironi livra-se da pressão de Patrese e vem se aproximando de Johansson.
[Volta 61] De Cesaris cola em Pryce.
[Volta 62] Fittipaldi pressiona De Angelis, valendo a segunda posição.
[Volta 63] Pryce segura De Cesaris na Saint Dévote e vai resistindo.
[Volta 64] De Cesaris traciona bem na saída da Anthony Noghes e consegue colocar o carro por dentro na reta dos boxes, emparelhando com Pryce.
[Volta 65] Espremido entre o guard-rail e Pryce, De Cesaris insiste na manobra e consegue chegar em vantagem na Saint Dévote, retardando a freada e conseguindo a ultrapassagem.
Fim da 65ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - De Cesaris - Pryce - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(1)
[Volta 66] Jarier tem problemas e recolhe para os boxes, abandonando a prova.
Fim da 66ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - De Cesaris - Pryce - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1) - Jarier(fora)
[Volta 67] De Cesaris agora busca se aproximar de Mansell, para brigar pela décima primeira posição. O italiano lutou bastante, mas o fato de ter largado muito atrás dificultou bastante as coisas. Se tivesse largado entre os primeiros, com certeza estaria brigando pelo pódium.
Fim da 67ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - De Cesaris - Pryce - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(1)
[Volta 68] Pironi cola em Johansson.
[Volta 69] Com dezenove carros na pista, tivemos uma corrida com poucas quebras até o momento. Pironi pressiona Johansson.
[Volta 70] Fittipaldi segue pressionando De Angelis, porém o italiano defende bem sua posição.
[Volta 71] A Williams, após o problema com Rosberg no sábado, vai obtendo um bom resultado com De Angelis. É o primeiro pódium da equipe na temporada. A sensação da equipe deve variar entre satisfação e decepção, pois Rosberg também poderia estar brigando pelo pódium.
[Volta 72] Piquet continua abrindo caminho entre os retardatários e vai se aproximando de sua terceira vitória seguida na temporada, se isolando na liderança do campeonato.
Fim da 72ª Volta: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - De Cesaris - Pryce - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(2)
[Volta 73] Boesel perde contato com Jabouille e passa a ser atacado por Moreno.
[Volta 74] Pironi segue pressionando Johansson, mas o sueco defende bem sua posição neste final de prova. De Cesaris vem chegando em Mansell.
[Volta 75] Fittipaldi continua na cola de De Angelis, mas não ataca com intensidade.
[Volta 76] Piquet completa a última volta pelo principado e vence pela terceira vez seguida na temporada, disparando na liderança do Mundial de Pilotos. De Angelis segura Fittipaldi e chega em segundo, comemorando o primeiro pódium da Williams na temporada. Jones, Lauda e Alboreto completam a zona de pontuação.
Fim da Corrida: Piquet - De Angelis - Fittipaldi - Jones - Lauda - Alboreto - Arnoux - Johansson - Pironi - Patrese - Mansell - De Cesaris - Pryce - Ghinzani(1) - Jabouille(1) - Boesel(1) - Moreno(1) - Giacomelli(1) - Cheever(2)
Classificação - Final:
1º Nelson PIQUET (Savoia/BMW/Michelin) 1h47'38"162
2º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Michelin) +10"147
3º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) +10"679
4º Alan JONES (Savoia/BMW/Michelin) +26"035
5º Niki LAUDA (Ferrari/Ferrari/Pirelli) +39"661
6º Michele ALBORETO (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) +48"043
7º René ARNOUX (Renault/Renault/Michelin) +1'00"163
8º Stefan JOHANSSON (Tyrant/Hart/Goodyear) +1'17"274
9º Didier PIRONI (Renault/Renault/Michelin) +1'17"697
10º Riccardo PATRESE (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) +1'20"589
11º Nigel MANSELL (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) +1'22"132
12º Andrea DE CESARIS (Fittipaldi/Fittipaldi/Goodyear) +1'22"586
13º Tom PRYCE (Winhill/Alfa Romeo/Goodyear) +1'24"370
14º Piercarlo GHINZANI (Ferrari/Ferrari/Pirelli) +1 volta
15º Jean-Pierre JABOUILLE (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) +1 volta
16º Raul BOESEL (Vector/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
17º Roberto MORENO (Highwind/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
18º Bruno GIACOMELLI (Galaxy/Ford-Cosworth/Avon) +1 volta
19º Eddie CHEEVER (Bleutter/Matra/Pirelli) +2 voltas
AB Jean-Pierre JARIER (Bleutter/Matra/Pirelli) 64 voltas
AB Mauro BALDI (Rocca/Ford-Cosworth/Pirelli) 46 voltas
AB Derek WARWICK (Terrible Emerson/Ford-Cosworth/Pirelli) 33 voltas
AB Jody SCHECKTER (Biscazzi/Biscazzi/Michelin) 18 voltas
AB Marc SURER (Nürburg/Ford-Cosworth/Pirelli) 9 voltas
AB James HUNT (Tyrant/Hart/Goodyear) 0 voltas
AB Jochen MASS (Project Four/Ford-Cosworth/Goodyear) 0 voltas
NQ Roberto GUERRERO (Callander/Ford-Cosworth/Avon)
NQ Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Michelin)
Quebras/Acidentes:
Hunt =($200)= acidente
Mass =($115)= suspensão
Surer =($0)= transmissão
Scheckter =($100)= vazamento de óleo
Warwick =($100)= suspensão
Pryce =($100)= pressão do combustível
Baldi =($0)= câmbio
Jarier =($300)= diferencial
Classificação do Campeonato após a Corrida
Mundial de Pilotos:
1º N. Piquet = 33 pts.
2º A. Jones = 24 pts.
3º N. Lauda = 15 pts.
4º J. Scheckter = 15 pts.
5º M. Alboreto = 14 pts.
6º E. Fittipaldi = 12 pts.
7º E. De Angelis = 11 pts.
8º D. Pironi = 8 pts.
9º A. De Cesaris = 6 pts.
10º A. Prost = 4 pts.
11º K. Rosberg = 3 pts.
12º J. Hunt = 3 pts.
13º R. Patrese = 1 pt.
--- S. Johansson = 1 pt.
Mundial de Construtores:
1º Savoia = 57 pts.
2º Biscazzi = 29 pts.
3º Ferrari = 19 pts.
4º Fittipaldi = 18 pts.
5º Williams = 14 pts.
6º Renault = 8 pts.
7º Tyrant = 4 pts.
8º Project Four = 1 pt.
1º N. Piquet = 33 pts.
2º A. Jones = 24 pts.
3º N. Lauda = 15 pts.
4º J. Scheckter = 15 pts.
5º M. Alboreto = 14 pts.
6º E. Fittipaldi = 12 pts.
7º E. De Angelis = 11 pts.
8º D. Pironi = 8 pts.
9º A. De Cesaris = 6 pts.
10º A. Prost = 4 pts.
11º K. Rosberg = 3 pts.
12º J. Hunt = 3 pts.
13º R. Patrese = 1 pt.
--- S. Johansson = 1 pt.
Mundial de Construtores:
1º Savoia = 57 pts.
2º Biscazzi = 29 pts.
3º Ferrari = 19 pts.
4º Fittipaldi = 18 pts.
5º Williams = 14 pts.
6º Renault = 8 pts.
7º Tyrant = 4 pts.
8º Project Four = 1 pt.
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Re: 1982 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
Saimon
Será que você poderia listar rapidinho as quebras que prejudicam a durabilidade dos motores?
É que não sei onde salvei a lista quando você revelou-a no passado. E claro, não quero correr o risco de escalar um motor com durabilidade prejudicada por quebra numa corrida. Nesse GP, por exemplo, só percebi que a quebra prejudicou a durabilidade do motor do Scheckter porque ficou bem claro na narração.
Será que você poderia listar rapidinho as quebras que prejudicam a durabilidade dos motores?
É que não sei onde salvei a lista quando você revelou-a no passado. E claro, não quero correr o risco de escalar um motor com durabilidade prejudicada por quebra numa corrida. Nesse GP, por exemplo, só percebi que a quebra prejudicou a durabilidade do motor do Scheckter porque ficou bem claro na narração.
Giovane Biscazzi- Mensagens : 291
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Hortolândia/SP
Re: 1982 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
Pelo visto a P4 contratou imbecis para as vagas de pilotos. Etapa passada foi Patrese e agora Mass. Hunt e Johansson estão autorizados, a partir de agora, de usar de manobras mais agressivas para se defender desses dois panacas. Se é para abandonar, que leve eles junto.
Pelo menos terminou, Johansson, boa!
Pelo menos terminou, Johansson, boa!
Daniel King- Mensagens : 321
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 103
Localização : Glasgow, Escócia
Re: 1982 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
achei que com a durabilidade reduzida dos pneus, Os Avon n teriam condições de terminar a corrida com 1 composto apenas...
Sir Gale- Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/02/2013
Re: 1982 - 6ª Corrida - GP de Mônaco
Anibal_ae escreveu:achei que com a durabilidade reduzida dos pneus, Os Avon n teriam condições de terminar a corrida com 1 composto apenas...
Lembre-se que a duração desta corrida é reduzida também, e que os pneus só estouram após 150% do limite.
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» 1982 - 8ª Corrida - GP do Canadá
» 1982 - 13ª Corrida - GP da Áustria
» 1982 - 5ª Corrida - GP da Bélgica
» 1982 - 14ª Corrida - GP da Suíça
» 1982 - 1ª Corrida - GP da África do Sul
» 1982 - 13ª Corrida - GP da Áustria
» 1982 - 5ª Corrida - GP da Bélgica
» 1982 - 14ª Corrida - GP da Suíça
» 1982 - 1ª Corrida - GP da África do Sul
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|