Guia de Acertos

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Guia de Acertos

Mensagem  Saimon em 14/5/2013, 18:54

Tópico destinado ao manual básico de acertos dos carros.
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Freios

Mensagem  Saimon em 14/5/2013, 18:54

O balanceamento da carga dos freios é essencial para a obtenção de boa estabilidade nas freadas. Durante uma freada forte, onde os carros reduzem bruscamente a velocidade (por exemplo, reduzir de 300 km/h para 80 km/h para contornar uma curva fechada), ocorre um fenômeno físico que é o deslocamento do centro de gravidade do carro. Ou seja, devido à inércia, o peso do carro tende a ser transferido para a dianteira, como se "quisesse" continuar a 300 km/h. Desta forma, é necessário ter mais força (carga) nos freios dianteiros do que nos traseiros. Na GPM, existem três opções de acerto de freios: mais carga na frente, carga "equilibrada" e mais carga atrás.

Mais carga na frente: este acerto ajusta a carga para 75% nos freios dianteiros e 25% nos traseiros. Ou seja, deve ser usado para situações onde a redução de velocidade é muito brusca na freada, deslocando o centro de gravidade do carro muito para frente. A desvantagem deste acerto é que gera instabilidade na traseira do carro nas freadas, fazendo o mesmo sair de traseira nas curvas. Em situações de baixa aderência (na chuva, por exemplo), dificulta o controle do carro, que tende a rodar.

Carga "equilibrada": apesar do nome, este acerto também coloca mais carga nos freios dianteiros do que nos traseiros, sendo 60% na frente e 40% atrás. É o acerto padrão para um carro de corrida, porém caso seja necessário fazer uma freada mais forte/brusca, tenderá a aumentar a distância de frenagem, em relação a um acerto com mais carga na frente.

Mais carga atrás: apesar do nome, este acerto ajusta a carga dos freios dianteiros igual à dos traseiros. Deve ser utilizado somente em situações onde se exige freadas mais suaves, em situações de baixa aderência (em pista molhada, por exemplo), evitando que o carro saia de traseira e facilitando o trabalho do piloto neste tipo de condição. Porém, caso haja exigência de uma freada mais forte, este acerto aumentará ainda mais a distância de frenagem e fará o carro sair de frente, dando a impressão de que não conseguirá frear o suficiente para contornar a curva.
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Suspensão

Mensagem  Saimon em 14/5/2013, 18:54

O acerto da suspensão é importantíssimo para se obter aderência e estabilidade nas curvas. O principal parâmetro para a escolha de um bom acerto são as condições da pista. Geralmente, um acerto mais firme das molas e amortecedores gera uma maior aderência nas curvas, porém dependendo da situação da pista pode acabar prejudicando. Na GPM, exitem três opções de acerto: mais dura (com altura do carro menor), normal e mais solta (com altura do carro maior).

Mais dura (com altura do carro menor): geralmente, carros de corrida tendem a ter um acerto de suspensão sempre mais firme que os carros normais. Tanto que, em carros de rua, os modelos mais esportivos apresentam ajustes de suspensão mais duros. O motivo é simples: uma suspensão mais dura proporciona melhor firmeza e estabilidade nas curvas. Na GPM, este acerto é complementado com a diminuição da altura do carro, o que intensifica o efeito-solo dos carros-asa, aumentando o downforce gerado e portanto maximizando a aderência. Porém, este acerto possui algumas desvantagens. Uma delas é o fato de que o carro torna-se mais "imprevisível": quando submetida a algum impacto, a suspensão endurecida não absorverá, gerando instabilidade no carro e tornando-o difícil de controlar. Outro ponto é que, com a diminuição da altura do carro, há aumento da chance de aquaplanagem em pista molhada, devido ao menor espaço entre a pista e o assoalho do carro.

Normal: o ajuste médio em suspensão permite uma direção mais previsível e boa absorção de impactos, embora não gere tanta aderência e estabilidade nas curvas quanto o acerto com suspensão mais dura. É perfeito para situações onde há mais exigência do trabalho da suspensão, em pistas com muitas subidas e descidas ou zebras altas, porém sem comprometer tanto a aderência em curva.

Mais solta (com altura do carro maior): o acerto de suspensão mais solta deve ser utilizado principalmente quando as irregularidades da pista exigem maior trabalho da suspensão. Quando existem irregularidades ou ondulações na pista, um acerto de suspensão mais firme deixa o carro instável, já que o mesmo não absorverá os impactos e tenderá a trepidar quando passar por uma irregularidade ou ondução na pista, dificultando o controle do carro.
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Câmbio

Mensagem  Saimon em 14/5/2013, 18:55

Um bom acerto de câmbio é essencial para extrair o máximo do motor em cada tipo de traçado. Os acertos são obtidos através da regulagem das relações entre as marchas, que podem ser alongadas ou encurtadas. Na GPM, existem três opções de acerto: relações de marchas longas, relações de marchas médias e relações de marchas curtas.

Relações de marchas longas: alongando as relações entre as marchas, a curva de aceleração do motor estica, podendo alcançar uma maior velocidade final. Porém, é preciso espaço para alcançar o giro máximo do motor, necessitando de longas retas para que se chegue na velocidade máxima possível. A desvantagem de se acertar o carro marchas longas é aumentar o tempo de resposta do motor nas retomadas, o que pode ser prejudicial quando se tem pouco espaço para acelerar ou quando as condições da pista prejudicam a aceleração devido falta de aderência.

Relações de marchas médias: o ajuste médio de relações de marchas é ideal para ter resposta razoável do motor nas acelerações e também razoável velocidade final nas retas mais longas.

Relações de marchas curtas: quando as relações entre as marchas são encurtadas, o motor responde rapidamente ao se pisar no acelerador, porém chega ao giro máximo mais cedo e não atinge grande velocidade final. Este acerto é ideal quando se tem pouco espaço para acelerar, ou seja, retas curtas, fazendo o carro chegar mais rápido à velocidade que é possível de atingir em curtos espaços.
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Aerodinâmica

Mensagem  Saimon em 14/5/2013, 18:55

O acerto aerodinâmico do carro consiste em regular o ângulo das asas dianteira e traseira de modo a gerar mais ou menos downforce. O downforce nada mais é que uma força gerada pelo deslocamento de ar sobre as partes aerodinâmicas do carro. Quando estas partes forçam o ar para cima, ocorre uma reação do ar para baixo, aumentando a aderência e estabilidade do carro. Porém, a downforce também provoca uma resistência maior do ar, chamado de arrasto, impedindo o carro de alcançar velocidades maiores. Na GPM, existem três opções de acerto: mais downforce, downforce médio e menos downforce.

Mais downforce: quanto mais downforce, mais aderência e mais estabilidade para o carro contornar curvas. A desvantagem é que, nas retas, gera-se muito arrasto aerodinâmico, o que diminui a velocidade final.

Downforce médio: ideal para quando se quer ter estabilidade razoável em curvas, porém sem causar muito arrasto nas retas.

Menos downforce: quando o objetivo é alcançar velocidades maiores nas retas, o ideal é diminuir o downforce para, por conseqüência, diminuir o arrasto aerodinâmico.
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Outros

Mensagem  Saimon em 14/5/2013, 18:56

Durabilidade do Chassi

Na GPM, o acerto em durabilidade do chassi consiste em concentrar a atividade do engenheiro principal na confiabilidade do chassi, checando os componentes do mesmo como um todo e regulando-os minuciosamente para que tenham maior durabilidade. Este acerto não afeta o desempenho do carro, apenas melhora a durabilidade dos freios, câmbio, suspensão e outros componentes do chassi.

Potência dos Motores

O acerto em potência na GPM consiste em regular o motor para alcançar maior giro, porém afetando diretamente a durabilidade e o consumo do mesmo. A vantagem de acertar a durabilidade está em deixar o motor mais forte, capaz de fazer o carro atingir velocidades maiores nas retas. Este acerto porém afeta o consumo, passando o carro a gastar mais combustível e portanto tendo que largar com mais peso para pode completar a prova. Além disso, a durabilidade do motor é afetada, visto que o acerto altera o giro máximo do motor para além da sua capacidade normal e pode provocar superaquecimento e desgaste excessivo dos componentes.

Durabilidade dos Motores

O acerto em durabilidade dos motores na GPM consiste em reduzir o giro máximo do motor, fazendo-o dispender menos esforço e portanto desgastar menos, além de consumir menos combustível. Porém, o motor acaba ficando mais fraco e o carro não consegue alcançar velocidades nas retas tão altas quanto conseguiria na configuração normal. Este acerto gera duas grandes vantagens, que é deixar o motor mais durável e também fazê-lo consumir menos combustível, possibilitando o carro largar mais leve nas corridas. A desvantagem é que, com o giro máximo limitado, o motor não consegue desenvolver grande potência nas retas, diminuindo a velocidade final dos carros.
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