1979 - 16ª Corrida - GP do Leste dos EUA

Ir em baixo

1979 - 16ª Corrida - GP do Leste dos EUA

Mensagem  Saimon em 2/5/2013, 21:35

Data fictícia: final do mês 10

Circuito: Watkins Glen

Extensão: 5,435 km (59 voltas, 320,665 km no total)


Comentários iniciais:

Situado em uma região conhecida como "The Glen", nas proximidades de Nova York, o circuito de Watkins Glen é bastante seletivo, com curvas de todos os tipos. Possui um trecho inicial veloz e um trecho final sinuoso, o que torna difícil encontrar o acerto ideal. O asfalto é de boa qualidade, assim como a estrutura do autódromo, trazendo sempre bom público.


Condições Climáticas:


Treinos: nublado, 21 a 24°C, pista seca (possibilidade remota de chuva a partir da segunda sessão)

Corrida: nublado, 21 a 24°C, pista seca (possibilidade de chuva após 10 minutos de prova)


Prazo para envio de alterações nos formulários de corrida: 17:30 de 21/12/11 (quarta-feira)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Treinos

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:42

Tempo fechado no Glen para a realização do último treino classificatório da temporada. As atenções se voltam para Laffite e Jones, únicos candidatos restantes ao título. Entre os construtores, Savoia, Biscazzi e Potere ainda têm chances.
Tambay abre o treino virando 1'38"106.
Jarier tem problemas e fica nos boxes.
Jabouille vira 1'38"006.
Arnoux faz 1'37"706.
Piquet marca 1'37"869.
Cevert vira 1'37"713.
Cheever tenta sair dos boxes, mas o carro empaca na saída da garagem. Fumaça começa a sair do motor e os mecânicos saem da garagem para não respirá-la. O piloto desliga o carro e sai do mesmo para saber o que está acontecendo. Pelo visto há um problema sério no motor
Mansell marca 1'39"348. Péssima volta do inglês.
Hunt faz 1'37"464.
Peterson registra 1'37"256, melhor tempo até aqui.
Patrese vira 1'37"089.
Mass faz 1'39"073.
Scheckter marca 1'37"919.
Andretti vira 1'37"140.
Pironi faz 1'37"973.
Giacomelli marca 1'37"868.
Jones vem para sua volta. O australiano registra 1'37"158.
Pryce faz 1'37"267.
É a vez de Fittipaldi. Com uma volta limpa, o brasileiro marca 1'36"945 e assume a ponta do treino.
De Angelis vira 1'38"369.
Lauda marca 1'37"044.
Laffite desbanca os concorrentes virando 1'36"809 e mostrando que é realmente o favorito ao título.
Rosberg faz 1'38"186 e fecha a primeira sessão.
Por enquanto tudo está a favor da Biscazzi, porém ainda temos a segunda sessão.

Classificação - 1ª Sessão:

Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'36"809
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"945
Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'37"044
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'37"089
Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'37"140
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'37"158
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'37"256
Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"267
James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"464
10º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"706
11º François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'37"713
12º Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"868
13º Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'37"869
14º Jody SCHECKTER (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"919
15º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"973
16º Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 1'38"006
17º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'38"106
18º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'38"186
19º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'38"369
20º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'39"073
21º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'39"348
22º Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) sem tempo
23º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo

Tambay abre a segunda sessão virando 1'38"345 e não conseguindo melhorar seu tempo.
Os mecânicos da Renault trabalham rápido e colocam Jarier na pista. O francês no entanto decepciona e erra na tomada da Anvil, rodando e abortando sua volta.
Jabouille vira 1'37"826, décimo segundo tempo. Mais um treino mediano da Renault.
Arnoux faz 1'37"805 e não melhora seu tempo.
Piquet marca 1'37"311 e pula para nono.
Cevert vira 1'37"478, décimo primeiro tempo.
O carro de Cheever não pôde ser consertado a tempo e o americano está fora, tendo que largar em último amanhã.
Mansell erra na tomada da Loop e espalha para fora da pista. O inglês consegue voltar, mas aborta sua tomada de tempo.
Hunt erra na tomada da 90º e escapa, indo bater na mureta de proteção. Felizmente o inglês sai ileso.
Peterson faz 1'36"920 e sobe para segundo.
Patrese erra na segunda perna dos Esses e roda, parando no meio da pista. O italiano dá um cavalo-de-pau e segue adiante, mas retorna aos boxes e aborta sua volta.
Mass vira 1'38"768 e melhora seu tempo, mas não a posição.
Scheckter marca 1'37"526 e sobe para décimo segundo. Belo treino do sulafricano com a Nürburg.
Andretti faz 1'36"866 e pula para segundo.
Pironi registra 1'38"462 e passa longe de melhorar seu tempo.
Giacomelli escapa na Heel, colocando as quatro rodas na grama. O italiano desiste de sua volta em seguida.
Jones faz 1'37"134 e pouco melhora seu tempo, permanecendo em sétimo. A situação do australiano vai ficando cada vez mais difícil na briga pelo título.
Pryce marca 1'37"165 e melhor seu tempo, mas segue na mesma posição.
Fittipaldi, em cena rara, erra na tomada da Anvil e espalha para fora da pista. O brasileiro volta para o asfalto mas aborta sua volta na seqüência.
De Angelis faz 1'38"015 e sobe para décimo sétimo. Péssimo treino da Williams.
Lauda marca 1'37"028 e pouco melhora seu tempo, permanecendo em quinto.
Laffite voa baixo e sacramenta a pole position ao registrar 1'36"625. Incrível a ascensão do francês neste final de temporada. Com o principal adversário largando em sétimo, a situação do piloto da Biscazzi no campeonato está muito favorável ao seu bicampeonato.
Rosberg fecha o treino virando 1'37"843, décimo quinto tempo.

Classificação - Final:

Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'36"625
Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'36"866
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'36"920
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"945
Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'37"028
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'37"089
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'37"134
Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"165
Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'37"311
10º James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"464
11º François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'37"478
12º Jody SCHECKTER (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"526
13º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"706
14º Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 1'37"826
15º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37'843
16º Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"868
17º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"973
18º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'38"015
19º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'38"106
20º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'38"768
21º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'39"348
22º Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) sem tempo
23º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo


Quebras/Acidentes:

Jarier =($0)= acelerador

Cheever =($0)= biela

Hunt =($200)= acidente
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Corrida

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:42

Céu cinzento em Watkins Glen para o encerramento da temporada. A corrida, com previsão de chuva para pouco depois do início, promete muitas emoções. Laffite, largando na pole e com oito pontos de vantagem no campeonato, é o grande favorito para levar o título. Jones, partindo apenas em sétimo, tem remotas chances, precisando vencer e ainda torcer para Laffite não conseguir mais do que um sexto lugar. Entre os construtores, além de Biscazzi e Savoia, equipes dos candidatos ao título de pilotos, temos a Potere correndo por fora. O chefe da equipe Fernando Oliveira liderou uma reunião hoje pela manhã nos boxes da equipe, incentivando os pilotos a buscarem o título deste ano e prometendo melhores condições para a próxima temporada.
Os carros estão no grid recebendo os últimos ajustes. Peterson, em terceiro, faz sua despedida da F1 hoje. Alguns cartazes são vistos nas arquibancadas homenageando o piloto, outros pedindo que volte atrás em sua decisão e fique na equipe.
A direção de prova dá o sinal e os mecânicos se retiram da pista. Os carros partem para a volta de apresentação. Procurando aquecer os pneus, os pilotos recebem saudações do público, principalmente o ídolo local Mario Andretti, que larga na segunda posição. Após o aquecimento, todos realinham. Em breve teremos a largada.

Largada: Laffite - Andretti - Peterson - Fittipaldi - Lauda - Patrese - Jones - Pryce - Piquet - Hunt - Cevert - Scheckter - Arnoux - Jabouille - Rosberg - Giacomelli - Pironi - De Angelis - Tambay - Mass - Mansell - Jarier - Cheever

Acendem as luzes vermelhas. Tensão nos boxes, arquibancadas e também dos pilotos dentro dos carros. É impossível conter o nervosismo em dia de decisão. Giro dos motores no máximo. O motor Alfa Romeo ronca bonito na posição de honra do grid. Ao lado, outro belo ronco, do Ferrari que equipa o Potere de Andretti. Laffite olha pelo retrovisor e vê Peterson, talvez o piloto que mais possa vir a lhe ameaçar nesta largada. O francês volta a se concentrar à sua frente quando acendem as luzes verdes e começa o GP do Leste dos EUA! Laffite larga bem e mantém a ponta, com Andretti segurando a segunda posição. Fittipaldi deixa Peterson para trás e vem pra cima do americano da Potere. Jones cai para oitavo, sendo ultrapassado por Pryce na 90º. Hunt larga bem e aparece em nono. De Angelis perde o ponto de freada na 90º e acerta a traseira de Giacomelli, tirando ambos da prova. Fittipaldi pressiona Andretti, enquanto Lauda vem pra cima de Peterson. Hunt ataca Jones e, saindo do vácuo do australiano após os Esses, mergulha por dentro na Loop e consegue a ultrapassagem. Arnoux sai do vácuo de Scheckter e consegue a ultrapassagem no mesmo ponto. Pironi pressiona Jabouille. Mass segura Tambay. Fittipaldi traciona melhor que Andretti na saída da Toe e vem por dentro na Heel, tomando a segunda posição. Cheever sai do vácuo de Mansell e mergulha por dentro na Heel, deixando a última posição para o inglês. Lauda traciona melhor que Peterson na entrada da reta dos boxes e vem pra cima do sueco.

Fim da 1ª Volta: Laffite - Fittipaldi - Andretti - Peterson - Lauda - Patrese - Pryce - Hunt - Jones - Piquet - Arnoux - Scheckter - Cevert - Rosberg - Jabouille - Pironi - Mass - Tambay - Jarier - Cheever - Mansell - Giacomelli(fora) - De Angelis(fora)

As nuvens estão cada vez mais negras e parece que vem chuva forte por aí. Lauda sai do vácuo de Peterson e toma a linha de dentro para a freada da 90º, onde consegue a ultrapassagem. Pryce tem problemas e vem soltando fumaça. Cevert sai do vácuo de Scheckter após os Esses e toma a linha de dentro para a tomada da Loop, fazendo a ultrapassagem. Pryce encosta após os Esses e abandona. Tambay traciona melhor que Mass na saída da Loop e mergulha por dentro na Anvil, conseguindo a ultrapassagem. Fittipaldi cola em Laffite.

Fim da 2ª Volta: Laffite - Fittipaldi - Andretti - Lauda - Peterson - Patrese - Hunt - Jones - Piquet - Arnoux - Cevert - Scheckter - Rosberg - Jabouille - Pironi - Tambay - Mass - Jarier - Cheever - Mansell - Pryce(fora)

Fittipaldi pressiona Laffite. Lauda se aproxima de Andretti. Arnoux vem na cola de Piquet. Cevert chega nos dois. Rosberg vem pra cima de Scheckter, trazendo Jabouille, Pironi e Tambay consigo. Jarier pressiona Mass. O francês consegue tracionar melhor na saída da Toe e vem por dentro na Heel, tomando a posição do alemão.

Fim da 3ª Volta: Laffite - Fittipaldi - Andretti - Lauda - Peterson - Patrese - Hunt - Jones - Piquet - Arnoux - Cevert - Scheckter - Rosberg - Jabouille - Pironi - Tambay - Jarier - Mass - Cheever - Mansell

Laffite vai segurando Fittipaldi. Lauda cola em Andretti. Piquet, Arnoux e Cevert andam colados. Rosberg sai do vácuo de Scheckter e vem por fora na tomada da Loop, saindo em vantagem para a freada da Anvil, onde consegue a ultrapassagem. Bela manobra. Jabouille já cola no sulafricano, trazendo Pironi e Tambay consigo. Cheever ataca Mass. Lauda traciona melhor que Andretti na saída da Toe e consegue a ultrapassagem por dentro na Heel, sem ter muita resistência do companheiro.

Fim da 4ª Volta: Laffite - Fittipaldi - Lauda - Andretti - Peterson - Patrese - Hunt - Jones - Piquet - Arnoux - Cevert - Rosberg - Scheckter - Jabouille - Pironi - Tambay - Jarier - Mass - Cheever - Mansell

Fittipaldi segue pressionando Laffite, valendo a liderança. Piquet fecha Arnoux na entrada da Loop e Cevert vem por fora. Em bela manobra, o francês traciona bem na saída da curva e mergulha por dentro na Anvil, deixando o compatriota da Bleutter para trás. Scheckter segura Jabouille. Pironi cola no Renault e traciona melhor na saída da Toe, tomando a linha de dentro na Heel e conseguindo a ultrapassagem. Mass segura Cheever.

Fim da 5ª Volta: Laffite - Fittipaldi - Lauda - Andretti - Peterson - Patrese - Hunt - Jones - Piquet - Cevert - Arnoux - Rosberg - Scheckter - Pironi - Jabouille - Tambay - Jarier - Mass - Cheever - Mansell

A concentração de nuvens negras sobre o autódromo de Watkins Glen está cada vez maior. A chuva deve cair em breve. Pironi pressiona Scheckter. Jabouille Tambay vêm logo atrás. Jarier também se une ao grupo. Fittipaldi segue perseguindo Laffite até que consegue melhor tração na saída da Toe e toma a linha de dentro para a freada da Heel. Os dois saem da curva emparelhados. Na tomada seguinte, Laffite tinha a preferência por dentro, mas Fittipaldi tem mais tração por fora e força para cima do francês conseguindo a ultrapassagem. Grande manobra do brasileiro, que assume a ponta. Cheever sai do vácuo de Mass após a Toe e mergulha por dentro na Heel, tomando a posição do alemão.

Fim da 6ª Volta: Fittipaldi - Laffite - Lauda - Andretti - Peterson - Patrese - Hunt - Jones - Piquet - Cevert - Arnoux - Rosberg - Scheckter - Pironi - Jabouille - Tambay - Jarier - Cheever - Mass - Mansell

Cevert pressiona Piquet. Fittipaldi contornava a Toe quando a chuva começa a cair forte. A pista deve ficar escorregadia muito em breve e as equipes correm para preparar os pneus de chuva. Cevert erra na tomada da Anvil e roda, indo parar nas redes de proteção. Os pilotos vão chegando aos boxes com cuidado. Fittipaldi, Laffite e Lauda fazem suas paradas para troca de pneus normalmente, enquanto Andretti é obrigado a esperar a parada do companheiro. Os boxes estão lotados. Jones, estando atrás de Peterson, é obrigado a esperar a parada do sueco e vê suas mínimas chances de título irem pelo ralo. A equipe Tyrant tem problemas para trocar o pneu dianteiro esquerdo de Hunt e o inglês perde tempo. Jabouille também tem problema semelhante e vê sua corrida ser comprometida. Tambay, Jarier, Cheever e Mansell também perdem tempo esperando as paradas de seus companheiros. Mansell, para piorar, é mais um a ter problemas na troca de pneus.

Fim da 7ª Volta: Fittipaldi - Laffite - Lauda - Peterson - Piquet - Arnoux - Rosberg - Pironi - Mass - Patrese - Andretti - Jones - Tambay - Hunt - Jabouille - Cheever - Scheckter - Jarier - Mansell - Cevert(fora)

A forte chuva deixa a pista molhada rapidamente. Patrese vem pra cima de Mass. Lauda erra na tomada da Heel e roda, parando na caixa de brita, de onde não consegue sair mais. O título da Potere vira um sonho distante. Rosberg se aproxima de Arnoux. Patrese sai do vácuo de Mass e mergulha por dentro na Heel, conseguindo a ultrapassagem. Jones cola em Andretti.

Fim da 8ª Volta: Fittipaldi - Laffite - Peterson - Piquet - Arnoux - Rosberg - Pironi - Patrese - Mass - Andretti - Jones - Tambay - Hunt - Jabouille - Cheever - Scheckter - Jarier - Mansell - Lauda(fora)

Laffite se aproxima de Fittipaldi para tentar recuperar a liderança. Patrese agora vem chegando em Pironi. Piquet aquaplana na saída da Loop e escapa, indo bater no guard-rail do lado interno. Jones sai do vácuo de Andretti e vem por dentro na entrada da Loop, conseguindo a ultrapassagem. Piquet sai do carro ileso, para alívio dos mecânicos da Winhill. Hunt vem chegando em Tambay. Scheckter se aproxima de Cheever.

Fim da 9ª Volta: Fittipaldi - Laffite - Peterson - Arnoux - Rosberg - Pironi - Patrese - Mass - Jones - Andretti - Tambay - Hunt - Jabouille - Cheever - Scheckter - Jarier - Mansell - Piquet(fora)

Laffite cola em Fittipaldi e pressiona. Rosberg chega em Arnoux. Patrese vem chegando em Pironi. Scheckter cola em Cheever. A chuva segue caindo forte. Rosberg traciona melhor que Arnoux na saída da Toe e vem por dentro na Heel, conseguindo a ultrapassagem que vale a quarta posição.

Fim da 10ª Volta: Fittipaldi - Laffite - Peterson - Rosberg - Arnoux - Pironi - Patrese - Mass - Jones - Andretti - Tambay - Hunt - Jabouille - Cheever - Scheckter - Jarier - Mansell

Pressionado, Fittipaldi aquaplana na tomada da 90º e escapa, atrevessando as redes de proteção e indo parar no muro. Scheckter pressiona Cheever. Hunt cola em Tambay. Jones vem chegando em Mass. Fittipaldi sai ileso da batida, mas perde grande chance para a equipe brasileira marcar bons pontos.

Fim da 11ª Volta: Laffite - Peterson - Rosberg - Arnoux - Pironi - Patrese - Mass - Jones - Andretti - Tambay - Hunt - Jabouille - Cheever - Scheckter - Jarier - Mansell - Fittipaldi(fora)

Laffite assume a ponta e abre. Pironi se aproxima de Arnoux, trazendo Patrese consigo. Hunt pressiona Tambay. Scheckter sai do vácuo de Cheever e toma a linha de dentro para a tomada da Loop, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 12ª Volta: Laffite - Peterson - Rosberg - Arnoux - Pironi - Patrese - Mass - Jones - Andretti - Tambay - Hunt - Jabouille - Scheckter - Cheever - Jarier - Mansell

Pironi cola em Arnoux. Patrese também chega. Jones chega em Mass. Hunt sai do vácuo de Tambay e tenta vir por dentro na Loop, mas o francês não dá espaço e os dois se chocam, escorregando lado a lado para fora da pista até parar nas redes de proteção. A pista está muito escorregadia neste momento e os acidentes vão se sucedendo. Até agora nenhum sinal de a direção de prova interromper a mesma. A chuva segue caindo forte.

Fim da 13ª Volta: Laffite - Peterson - Rosberg - Arnoux - Pironi - Patrese - Mass - Jones - Andretti - Jabouille - Scheckter - Cheever - Jarier - Mansell - Tambay(fora) - Hunt(fora)

Arnoux dá uma "dançada" na entrada da Heel e espalha. Pironi mergulha por dentro e passa. Patrese emparelha e consegue a ultrapassagem por fora na curva seguinte. Mass segura Jones.

Fim da 14ª Volta: Laffite - Peterson - Rosberg - Pironi - Patrese - Arnoux - Mass - Jones - Andretti - Jabouille - Scheckter - Cheever - Jarier - Mansell

Patrese vem pra cima de Pironi. Jones sai do vácuo de Mass e toma a linha de dentro para a tomada da Loop, onde consegue a ultrapassagem. Scheckter vem se aproximando de Jabouille.

Fim da 15ª Volta: Laffite - Peterson - Rosberg - Pironi - Patrese - Arnoux - Jones - Mass - Andretti - Jabouille - Scheckter - Cheever - Jarier - Mansell

Patrese sai do vácuo de Pironi após os Esses e tenta tomar a linha de dentro. O francês bloqueia e então o italiano vem por fora. Os dois chegam emparelhados na Loop. Patrese sai com mais tração por fora e ganha a preferência por dentro para a tomada da Anvil, onde consegue a ultrapassagem. Boa manobra, valendo a quarta posição. Arnoux tem problemas e vem parando. O francês encosta após a Toe e abandona. Uma pena pois o piloto da Bleutter vinha em uma boa sexta posição.

Fim da 16ª Volta: Laffite - Peterson - Rosberg - Patrese - Pironi - Jones - Mass - Andretti - Jabouille - Scheckter - Cheever - Jarier - Mansell - Arnoux(fora)

Scheckter vem chegando em Jabouille. Andretti sai torto da Loop e perde o controle na entrada da Anvil, passando reto, atravessando as redes de proteção e acabando no muro. Felizmente o americano sai ileso. Fim de campeonato para a Potere.

Fim da 17ª Volta: Laffite - Peterson - Rosberg - Patrese - Pironi - Jones - Mass - Jabouille - Scheckter - Cheever - Jarier - Mansell - Andretti(fora)

A chuva começa a diminuir, mas segue mantendo a pista bastante escorregadia. Patrese é o mais rápido da pista neste momento e vai se aproximando de Rosberg.

Fim da 18ª Volta: Laffite - Peterson - Rosberg - Patrese - Pironi - Jones - Mass - Jabouille - Scheckter - Cheever - Jarier - Mansell

Neste momento, Laffite e Biscazzi vão levando os títulos. Jones, em sexto, vai vendo suas mínimas chances minguarem. Peterson não consegue se aproximar de Laffite e o título de construtores da Savoia começa a se distanciar.
Patrese segue se aproximando de Rosberg. Scheckter chega em Jabouille.
Jones se aproxima aos poucos de Pironi. Scheckter pressiona Jabouille, valendo a oitava posição. Cheever também vem chegando.
Patrese já vem próximo de Rosberg e deve atacar o finlandês em breve. Scheckter traciona melhor que Jabouille na saída da Toe e vem por dentro na Heel, tomando a oitava posição.

Fim da 22ª Volta: Laffite - Peterson - Rosberg - Patrese - Pironi - Jones - Mass - Scheckter - Jabouille - Cheever - Jarier - Mansell

Jones vem chegando em Pironi.
Patrese cola em Rosberg. Mansell escapa na Heel, mas com sorte consegue voltar à pista.
A chuva segue caindo, enquanto Patrese pressiona Rosberg. Jones cola em Pironi.
Rosberg segura Patrese na Loop e vain resistindo. Pironi fecha Jones na Heel e também vai segurando sua posição. Cheever se aproxima de Jabouille.
Rosbergs segue segurando Patrese bravamente. Pironi não resiste à pressão de Jones e erra na tomada da 90º, rodando e indo parar na caixa de brita. Fim de prova para o francês, que fica atolado. A LPR lamenta nos boxes, pois seu piloto vinha em uma boa quinta posição.

Fim da 27ª Volta: Laffite - Peterson - Rosberg - Patrese - Jones - Mass - Scheckter - Jabouille - Cheever - Jarier - Mansell - Pironi(fora)

Patrese traciona bem na saída dos Esses, vem pra cima de Rosberg e toma a linha de dentro para a tomada da Loop. O italiano chega na curva emparelhado com o finlandês. Rosberg reage por fora e chega a colocar meio carro à frente na entrada da Anvil, mas Patrese traciona bem e dá o bote de vez na Toe. Bela disputa.

Fim da 28ª Volta: Laffite - Peterson - Patrese - Rosberg - Jones - Mass - Scheckter - Jabouille - Cheever - Jarier - Mansell

Cheever cola em Jabouille.
Patrese segue rápido e vem descontando a diferença que o separa de Peterson. A situação fica cada vez melhor para a Biscazzi. Jabouille segura Cheever na Heel. Scheckter vem se aproximando de Mass para brigar pela sexta posição.
Jones vai se aproximando de Rosberg. Cheever consegue tracionar melhor que Jabouille na saída da Loop e dá o bote por dentro na Anvil, tomando a oitava posição.

Fim da 31ª Volta: Laffite - Peterson - Patrese - Rosberg - Jones - Mass - Scheckter - Cheever - Jabouille - Jarier - Mansell

Peterson vem virando voltas mais rápidas que Laffite e vai descontando a diferença. Parece que a Savoia resolveu reagir na prova. No entanto, Patrese vem mais rápido que os dois e deve entrar na briga pela vitória no final. Jones vem chegando em Rosberg.
Scheckter vem chegando em Mass.
Jarier escapa na tomada da 90º e bate no guard-rail. Apesar do susto, o francês sai ileso.

Fim da 34ª Volta: Laffite - Peterson - Patrese - Rosberg - Jones - Mass - Scheckter - Cheever - Jabouille - Mansell - Jarier(fora)

Jones chega em Rosberg.

Fim da 35ª Volta: Laffite - Peterson - Patrese - Rosberg - Jones - Mass - Scheckter - Cheever - Jabouille - Mansell

Rosberg segura Jones na Loop. Scheckter já está bem próximo de Mass e deve brigar pela sexta posição em breve.
Jones segue pressionando, mas Rosberg fecha bem todos os espaços. Scheckter cola em Mass.
Rosberg bloqueia a linha de dentro na Loop e vai segurando Jones. Scheckter pressiona Mass.
Jones desta vez sai do vácuo de Rosberg e vem por fora na Loop. O australiano traciona melhor na saída da curva e chega em vantagem para a freada da Anvil, onde consegue a ultrapassagem.

Fim da 39ª Volta: Laffite - Peterson - Patrese - Jones - Rosberg - Mass - Scheckter - Cheever - Jabouille - Mansell

Mass vai resistindo aos ataques de Scheckter. O alemão não quer perder de jeito nenhum a rara oportunidade de marcar pontos pela Avanti nesta temporada.
Peterson segue se aproximando de Laffite, enquanto Patrese vai chegando no sueco.
Rosberg escapa na saída da Anvil e passeia pelo gramado. O finlandês passa por um buraco, que faz a asa dianteira bater no chão e entortar. Lentamente, o finlandês consegue voltar à pista e chegar até os boxes. Os mecânicos avaliam quebra também da suspensão e o piloto da Williams abandona.

Fim da 42ª Volta: Laffite - Peterson - Patrese - Jones - Mass - Scheckter - Cheever - Jabouille - Mansell - Rosberg(fora)

Scheckter segue pressionando Mass, agora valendo a quinta posição.

Fim da 43ª Volta: Laffite - Peterson - Patrese - Jones - Mass - Scheckter - Cheever - Jabouille - Mansell

A chuva diminui bastante e neste momento apenas garoa em Watkins Glen. A pista no entanto ainda está bastante molhada devido a intensidade da chuva que caia até agora.
Scheckter traciona melhor que Mass na entrada da reta dos boxes e vem pra cima do alemão.
O sulafricano sai do vácuo do Avanti e toma a linha de dentro para a tomada da 90º, onde consegue a ultrapassagem. Comemoração nos boxes da Nürburg. Bela apresentação do sulafricano na chuva.

Fim da 46ª Volta: Laffite - Peterson - Patrese - Jones - Scheckter - Mass - Cheever - Jabouille - Mansell

Patrese já está muito próximo de Peterson e deve chegar em breve no sueco. O piloto da Savoia no entanto vem reduzindo a diferença em relação a Laffite.

Fim da 47ª Volta: Laffite - Peterson - Patrese - Jones - Scheckter - Mass - Cheever - Jabouille - Mansell(1)

Cheever vem descontando a diferença que o separa de Mass e tenta se aproximar para brigar por um ponto.
Patrese cola em Peterson. Briga direta pelo campeonato de construtores.
Enquanto Patrese pressiona Peterson, Laffite erra na tomada da 90º e espalha para fora da pista. Os mecânicos da Biscazzi levam as mãos à cabeça, mas respiram aliviados quando o francês retorna à pista. No entanto, Peterson e Patrese passam. Neste momento a Savoia vira o jogo vai levando o título de construtores.

Fim da 50ª Volta: Peterson - Patrese - Laffite - Jones - Scheckter - Mass - Cheever - Jabouille - Mansell(1)

No entanto, Patrese quer de todas as formas estragar a despedida de Peterson e a festa da Savoia, pressionando o sueco de todo jeito.
Peterson quer encerrar a carreira na F1 com vitória, dando o título para a Savoia, e vai resistindo de todas as formas. Patrese ameaça na Heel e quase emparelha, mas Peterson reage na tomada da curva e evita o ataque do italiano. Briga quente pelo campeonato de construtores.
Patrese segue na cola de Peterson e tenta desta vez vir por dentro na Loop, mas é fechado pelo sueco. Jones desconta aos poucos a diferença em relação a Laffite, mas a vantagem do francês é grande e neste ritmo o australiano não conseguirá chegar a tempo.
Patrese traciona bem na saída dos Esses e vem pra cima de Peterson mais uma vez. O italiano ameaça vir por dentro e o piloto da Savoia bloqueia. Patrese puxa para a esquerda para vir por fora. Peterson tenta fechar o italiano, mas o piloto da Biscazzi fora mais ágil e consegue emparelhar. Os dois chegam na Loop lado a lado. Na saída da curva, Peterson tenta espremer o italiano contra os limites da pista e os dois chegam a tocar roda com roda. Patrese resiste e chega à Anvil, onde tem a preferência por dentro e consegue a ultrapassagem. Bela disputa pela vitória. Os mecânicos da Biscazzi comemoram nos boxes. Agora parece uma questão de tempo, somada à uma pilotagem cuidadosa de Patrese neste final de prova, mas os dois títulos caírem nas mãos da equipe de Verona.

Fim da 54ª Volta: Patrese - Peterson - Laffite - Jones - Scheckter - Mass - Cheever - Jabouille - Mansell(1)

Jones segue sendo um pouco mais rápido que Laffite, mas não conseguirá chegar no francês. O australiano vai entregando os pontos e se contentando com o vice-campeonato.
Patrese abre na frente e se aproxima de sua primeira vitória na F1. Uma vitória importantíssima que vai dando o primeiro título de construtores para a Biscazzi.
Cheever se aproxima de Mass para tentar brigar pela sexta posição.
Nos aproximamos das duas horas de prova, porém a corrida deve terminar em sua duração normal, visto que Patrese irá abrir a última volta antes de estourar o tempo.
Patrese abre a volta 59. Cheever cola em Mass e pressiona. Na ponta dos dedos, Patrese vem trazendo o Biscazzi para a vitória. Os mecânicos da equipe italiana se posicionam na mureta dos boxes para receber seu piloto com festa. Laffite, terceiro, vai contando os segundos para comemorar seu bicampeonato. Patrese aponta na reta. Os mecânicos da Biscazzi quase invadem a pisa. O italiano cruza e ergue o punho. Vence Patrese, vence a Biscazzi! Muita festa dos integrantes da equipe de Verona. Peterson passa em segundo. Laffite cruza em terceiro e vibra muito. O francês é bicampeão do mundo! A equipe Biscazzi explode de alegria. Jones cruza a linha de chegada em um amargo quarto lugar. Scheckter passa em quinto e é recebido pela equipe Nürburg com muita festa, levando dois pontos para casa. Mass segura Cheever e garante o único ponto da Avanti na temporada. Belíssima decisão com chuva hoje em Watkins Glen.

Fim da Corrida: Patrese - Peterson - Laffite - Jones - Scheckter - Mass - Cheever - Jabouille - Mansell(1)

Classificação - Final:

Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 2h01'03"791
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) +5"258
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) +17"795
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) +31"745
Jody SCHECKTER (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) +1'05"253
Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) +1'14"104
Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) +1'14"489
Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) +1'24"551
Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta

AB Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 41 voltas
AB Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 33 voltas
AB Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 26 voltas
AB Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 16 voltas
AB René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 15 voltas
AB Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 12 voltas
AB James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 12 voltas
AB Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 10 voltas
AB Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 8 voltas
AB Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 7 voltas
AB François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 6 voltas
AB Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1 volta
AB Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 0 voltas
AB Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 0 voltas


Quebras/Acidentes:

De Angelis =($200)= acidente

Giacomelli =($200)= acidente

Pryce =($500)= comando de válvulas

Cevert =($15)= acidente

Lauda =($0)= rodada

Piquet =($200)= acidente

Fittipaldi =($200)= acidente

Hunt =($200)= acidente

Tambay =($200)= acidente

Arnoux =($300)= transmissão

Andretti =($200)= acidente

Pironi =($0)= rodada

Jarier =($200)= acidente

Rosberg =($115)= suspensão
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:43

Mundial de Pilotos:

1º J. Laffite = 57 pts.
2º A. Jones = 48 pts.
3º N. Lauda = 43 pts.
4º R. Peterson = 36 pts.
5º E. Fittipaldi = 32 pts.
6º R. Patrese = 30 pts.
7º K. Rosberg = 27 pts.
8º M. Andretti = 26 pts.
9º T. Pryce = 21 pts.
10º J.P. Jabouille = 19 pts.
11º J. Hunt = 18 pts.
12º N. Piquet = 12 pts.
13º J.P. Jarier = 9 pts.
14º F. Cevert = 6 pts.
15º E. De Angelis = 4 pts.
16º D. Pironi = 3 pts.
17º E. Cheever = 2 pts.
--- J. Scheckter = 2 pts.
19º R. Arnoux = 2 pts.
20º M. Winkelhock = 1 pt.
--- B. Giacomelli = 1 pt.
--- J. Mass = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Biscazzi = 87 pts.
2º Savoia = 84 pts.
3º Potere = 69 pts.
4º Fittipaldi = 53 pts.
5º Williams = 31 pts.
6º Renault = 28 pts.
7º Tyrant = 19 pts.
8º Winhill = 18 pts.
9º LPR = 5 pts.
10º Nürburg = 3 pts.
11º Bleutter = 2 pts.
12º Avanti = 1 pt.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1979 - 16ª Corrida - GP do Leste dos EUA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum