1979 - 14ª Corrida - GP da Itália

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1979 - 14ª Corrida - GP da Itália

Mensagem  Saimon em 2/5/2013, 21:35

Data fictícia: final do mês 9

Circuito: Monza

Extensão: 5,800 km (50 voltas, 290,000 km no total)


Comentários iniciais:

O lendário circuito de Monza é um dos mais velozes do calendário. Com longas retas e freadas fortes, o traçado exige bastante do motor e dos freios, além da habilidade dos pilotos em curvas desafiadoras como Lesmos e Parabolica. Os pontos de ultrapassagem são variados, possibilitando grandes disputas. Fechando a temporada européia, o GP da Itália é sempre um grande espetáculo, contando sempre com bastante público e fãs aficcionados.


Condições Climáticas:


Treinos: ensolarado, 23 a 26°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)

Corrida: ensolarado, 23 a 26°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)


Prazo para envio de alterações nos formulários de corrida: 17:30 de 10/12/11 (sábado)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
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Treinos

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:37

Sol em Monza como de costume. A F1 chega à última etapa européia da temporada, tendo Jones e Laffite separados por apenas um ponto na briga pelo campeonato. Neste treino, a briga entre Biscazzi e Savoia promete ser quente, embora os favoritos para a pole sejam os Renault com seus potentes motores turbo.
Rebaque, substituindo Winkelhock, abre o treino virando 1'36"918.
Mansell faz 1'37"044.
Piquet registra 1'36"249.
Arnoux vira 1'36"104.
Fittipaldi marca 1'35"579.
Jones faz 1'35"338.
Rosberg vem para sua volta. O finlandês registra 1'36"134.
Hunt marca 1'35"478.
Peterson vira 1'35"340.
Cheever crava 1'36"100.
De Angelis erra na tomada da primeira di Lesmos e roda, deslizando pela brita até bater de traseira na mureta de proteção. Felizmente tudo bem com o italiano.
Giacomelli faz 1'35"440.
Mass vira 1'36"465.
É a vez de Pironi. O francês registra o tempo de 1'36"016.
Tambay marca 1'36"073.
Cevert vira 1'36"154.
Jarier baixa da marca de 1'35, fazendo 1'34"930.
Jabouille faz 1'34"874. A Renault mostra que não está de brincadeira.
Andretti vira 1'35"713.
Pryce marca 1'35"828.
Patrese faz 1'35"417.
Lauda vem para sua volta e registra 1'35"567.
Laffite encerra a primeira sessão virando 1'35"341, quinto tempo. Com tempos muito próximos, a briga entre Savoia e Biscazzi está bastante acirrada.

Classificação - 1ª Sessão:

Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 1'34"874
Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 1'34"930
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'35"338
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'35"340
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'35"341
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'35"417
Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"440
James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"478
Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'35"567
10º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"579
11º Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'35"713
12º Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"828
13º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"016
14º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"073
15º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"100
16º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"104
17º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"134
18º François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'36"154
19º Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'36"249
20º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"465
21º Hector REBAQUE (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"918
22º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"044
23º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo

Rebaque abre a segunda sessão virando 1'36"705, tempo não suficiente para melhorar sua posição.
Mansell faz 1'36"676 e supera o mexicano.
Piquet vira 1'36"113 e sobe para décimo sétimo. Mais um treino ruim da Winhill.
Arnoux erra na freada da Variante Ascari e roda, parando na caixa de brita.
Fittipaldi marca 1'35"350 e sobe para sexto.
Jones faz 1'35"170 e melhora seu tempo, mas permanece em terceiro.
Rosberg vira 1'35"779 e pula para décimo segundo.
Hunt marca 1'35"242 e pula para quarto. Boa volta do inglês.
Peterson vem para sua volta. O sueco registra 1'35"479 e não melhora seu tempo.
Cheever vira 1'35"989 e sobe para décimo quarto.
De Angelis, com o carro danificado devido ao acidente na primeira sessão, está fora do treino e terá que largar em último amanhã.
Giacomelli faz 1'35"414 e sobe para oitavo.
Mass vira 1'36"355 e pouco melhora seu tempo.
Pironi marca 1'35"865 e recupera a posição perdida para Cheever.
Tambay faz 1'35"999 e não consegue melhorar sua posição.
Cevert vem para sua volta e registra 1'35"909, subindo para décimo quinto.
Jarier vira 1'35"017 e não melhora seu tempo.
Jabouille voa baixo e marca 1'34"587. Impossível alguém tirar a pole do francês, a terceira na temporada.
Andretti faz 1'35"571 e melhora seu tempo, mas não a posição.
Pryce marca 1'35"773 e supera Rosberg.
Patrese registra 1'35"511 e não melhora seu tempo.
Lauda vira 1'35"531 e pouco melhora sua marca.
Laffite fecha o treino com o tempo de 1'35"334, suficiente para lhe dar a quinta posição.

Classificação - Final:

Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 1'34"587
Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 1'34"930
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'35"170
James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"242
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'35"334
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'35"340
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"350
Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"414
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'35"417
10º Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'35"531
11º Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'35"571
12º Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"773
13º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"779
14º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"865
15º François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'35"909
16º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"989
17º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"999
18º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"104
19º Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'36"113
20º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"355
21º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"676
22º Hector REBAQUE (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"705
23º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo


Quebras/Acidentes:

De Angelis =($200)= acidente

Arnoux =($0)= rodada
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Corrida

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:37

Domingo ensolarado em Monza para a realização da última etapa européia da temporada 1979 da Formula 1. Os carros estão no grid recebendo os últimos ajustes, sendo a primeira fila dominada pelo amarelo, preto e branco da Renault. Na seqüência, o atual líder do campeonato Alan Jones aparece em terceiro e precisa marcar pontos para manter a liderança, que no momento está seriamente ameaçada por Jacques Laffite, vencedor da última corrida, o qual parte em quinto.
Após o sinal da direção de prova, os mecânicos se retiram da pista e os carros partem para a volta de apresentação. O público recebe os carros com muita festa, principalmente os Savoia, cuja torcida lota as arquibancadas de Monza. os pilotos procuram aquecer os pneus e motores antes de chegar no grid, realinhando os carros novamente. Em breve teremos a largada.

Largada: Jabouille - Jarier - Jones - Hunt - Laffite - Peterson - Fittipaldi - Giacomelli - Patrese - Lauda - Andretti - Pryce - Rosberg - Pironi - Cevert - Cheever - Tambay - Arnoux - Piquet - Mass - Mansell - Rebaque - De Angelis

Luzes vermelhas acesas à frente do grid. Os pilotos sobem o giro dos motores ao máximo. Expectativa para a largada de uma prova que promete ser emocionante. O ronco dos motores turbo da Renault ecoa na primeira fila e são os grandes favoritos para a prova. Jones olha pelo retrovisor e avista Laffite logo atrás de si. O francês com certeza será a grande preocupação do australiano na largada. E acendem as luzes verdes, começa o GP da Itália! Os Renault largam bem e mantêm suas posições, enquanto Jones preocupa-se em fechar Laffite, que tentava vir por dentro, e perde a terceira posição para Hunt, que vem por fora. Peterson mantém a sexta posição, seguido por Fittipaldi, Patrese e Lauda. Jarier vem no vácuo de Jabouille pela curva Grande e puxa para a esquerda para a freada da Variante della Roggia, tomando a liderança. Jones segura Laffite. Lauda sai do vácuo de Patrese e toma a linha de dentro para a freada da Variante della Roggia, espalhando para cima do italiano e tomando a oitava posição. Giacomelli segura Andretti. O americano traciona bem na saída da variante e toma a linha de dentro para a tomada da primeira di Lesmos, conseguindo a ultrapassagem. Rosberg traciona melhor que Pironi na saída da Variante della Roggia e mergulha por dentro na freada da primeira di Lesmos, recuperando a posição perdida para o francês na largada. De Angelis também deixa Rebaque para trás na mesma maneira. Laffite pega o vácuo de Jones na curva del Serraglio e vem pra cima do australiano. Jones tenta fechar, mas Laffite consegue tomar a linha de dentro rapidamente e os dois emparelham ao se aproximar de freada da Variante Ascari. O francês, com a vantagem por dentro, retarda a freada e consegue a ultrapassagem. Será o início da virada de Laffite no campeonato? Cevert sai do vácuo de Pryce e vem por dentro na freada da Variante Ascari, espalhando para cima do inglês e tomando a décima segunda posição. Piquet, que não fizera boa largada, consegue a ultrapassagem por dentro sobre Mass na freada da Variante Ascari, após pegar o vácuo do alemão. Hunt pressiona Jabouille na Parabolica. Arnoux sai do vácuo de Tambay no Rettifilo Centrale e toma a linha de dentro para a tomada da Parabolica, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 1ª Volta: Jarier - Jabouille - Hunt - Laffite - Jones - Peterson - Fittipaldi - Lauda - Patrese - Andretti - Giacomelli - Cevert - Pryce - Rosberg - Pironi - Arnoux - Tambay - Cheever - Piquet - Mass - De Angelis - Rebaque - Mansell

Fittipaldi segura Lauda na freada da Variante del Rettifilo. Cevert vem pra cima de Giacomelli. Pryce segura Rosberg. Piquet cola em Cheever. De Angelis vem pra cima de Mass. Hunt pressiona Jabouille. O inglês traciona melhor na saída da Variante della Roggia e toma a linha de dentro para a tomada da primeira di Lesmos. Jabouille tenta espremer o inglês contra o lado de dentro da curva, mas Hunt mantém-se firme e, retardando a freada, consegue a ultrapassagem que vale a segunda posição. Fittipaldi segue segurando Lauda. Giacomelli, pressionado por Cevert, erra na tomada da primeira di Lesmos e roda, deslizando pela área de escape e bate de traseira na mureta de proteção. Felizmente tudo bem com o italiano, porém seu chefe de equipe não deve estar nada satisfeito. Rosberg sai do vácuo de Pryce e toma a linha de dentro para a freada da Variante Ascari, conseguindo a ultrapassagem. Piquet pressiona Cheever. O brasileiro traciona melhor na saída da Variante Ascari e pega o vácuo do americano. Cheever fecha a linha e dentro Piquet vem por fora para a tomada da Parabolica. Com o motor Winhill falando mais alto, o brasileiro chega em vantagem na Parabolica e consegue bela ultrapassagem por fora. Logo em seguida, De Angelis sai do vácuo de Mass e mergulha por dentro na Parabolica, tomando a posição do alemão.

Fim da 2ª Volta: Jarier - Hunt - Jabouille - Laffite - Jones - Peterson - Fittipaldi - Lauda - Patrese - Andretti - Cevert - Rosberg - Pryce - Pironi - Arnoux - Tambay - Piquet - Cheever - De Angelis - Mass - Rebaque - Mansell - Giacomelli(fora)

Jarier abre na frente. Laffite se aproxima de Jabouille para brigar pela terceira posição. Fittipaldi segura Lauda na freada da Variante del Rettifilo e segue defendendo bem a sétima posição. Arnoux se aproxima de Pironi. De Angelis vem pra cima de Cheever. Lauda volta a ameaçar Fittipaldi na di Lesmos, mas novamente o brasileiro bloqueia o ataque do austríaco. De Angelis pega o vácuo de Cheever após a curva del Serraglio e toma a linha de dentro para a freada da Variante Ascari, conseguindo mais uma ultrapassagem.

Fim da 3ª Volta: Jarier - Hunt - Jabouille - Laffite - Jones - Peterson - Fittipaldi - Lauda - Patrese - Andretti - Cevert - Rosberg - Pryce - Pironi - Arnoux - Tambay - Piquet - De Angelis - Cheever - Mass - Rebaque - Mansell

Laffite cola em Jabouille e pressiona. Lauda sai do vácuo de Fittipaldi na reta dos boxes e consegue tomar a linha de dentro para a freada da Variante del Rettifilo. O austríaco retarda a freada e faz a ultrapassagem. Fittipaldi ainda tenta reagir no segundo S, mas Lauda defende bem a posição conquistada. Rosberg se aproxima de Cevert. Piquet vem chegando em Tambay. De Angelis também se aproxima.

Fim da 4ª Volta: Jarier - Hunt - Jabouille - Laffite - Jones - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Cevert - Rosberg - Pryce - Pironi - Arnoux - Tambay - Piquet - De Angelis - Cheever - Mass - Rebaque - Mansell

Jabouille segura Laffite na Variante della Roggia e vai resistindo na terceira posição. Mass se aproxima de Cheever.
Laffite segue na cola de Jabouille, que defende bem a terceira posição. Rosberg chega em Cevert. Arnoux cola em Pironi. Piquet chega em Tambay, trazendo De Angelis consigo.
Rosberg traciona melhor que Cevert na saída da Variante della Roggia, tomando a linha de dentro para a freada da di Lesmos, onde consegue a ultrapassagem. Tambay segura Piquet na primeira di Lemos. De Angelis assitia tudo de perto e, enquanto Piquet se recuperava do ataque mal sucedido, coloca por dentro na tomada da segunda di Lemos e toma a posição do brasileiro. Arnoux pressiona Pironi. Laffite traciona melhor que Jabouille na saída da Variante Ascari e toma a linha de dentro para a freada da Parabolica. O piloto da Renault tenta fechar e os dois chegam a se tocar de leve, mas não consegue evitar a ultrapassagem do Biscazzi.

Fim da 7ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Jones - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Rosberg - Cevert - Pryce - Pironi - Arnoux - Tambay - De Angelis - Piquet - Cheever - Mass - Rebaque - Mansell

Arnoux sai do vácuo de Pironi na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da Variante del Rettifilo, conseguindo a ultrapassagem. De Angelis pressiona Tambay. Mass chega em Cheever.

Fim da 8ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Jones - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Rosberg - Cevert - Pryce - Arnoux - Pironi - Tambay - De Angelis - Piquet - Cheever - Mass - Rebaque - Mansell

Peterson vem colado em Jones, mas não ameaça do australiano, respeitando a briga do companheiro pelo título. De Angelis traciona melhor que Tambay na saída da Variante della Roggia e mergulha por dentro na di Lesmos, tomando a posição do francês. Mass pressiona Cheever. Piquet já vem pra cima de Tambay.

Fim da 9ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Jones - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Rosberg - Cevert - Pryce - Arnoux - Pironi - De Angelis - Tambay - Piquet - Cheever - Mass - Rebaque - Mansell

Rosberg segue rápido e vem se aproximando de Andretti. Piquet sai do vácuo de Tambay na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada do Rettifilo Centrale, conseguindo a ultrapassagem. Mass traciona bem na saída da Variante della Roggia e tenta dar o bote sobre Cheever por dentro na primeira di Lesmos. O americano não cede espaço e o choque acontece. Os dois se enroscam e vão parar na caixa de brita. Fim de prova para ambos. Felizmente os dois saem ilesos. O alemão sai do carro furioso, mas é contido por um fiscal.

Fim da 10ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Jones - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Rosberg - Cevert - Pryce - Arnoux - Pironi - De Angelis - Piquet - Tambay - Rebaque - Mansell - Cheever(fora) - Mass(fora)

Tambay vem lento e vai parando após a segunda di Lesmos. De Angelis se aproxima de Pironi. Tambay se arrasta até os boxes, onde os mecânicos constatam problema mecânico sem solução rápida, obrigando-o a abandonar.

Fim da 11ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Jones - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Rosberg - Cevert - Pryce - Arnoux - Pironi - De Angelis - Piquet - Rebaque - Mansell - Tambay(fora)

Rosberg vem chegando em Andretti.

Fim da 12ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Jones - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Rosberg - Cevert - Pryce - Arnoux - Pironi - De Angelis - Piquet - Rebaque - Mansell

De Angelis cola em Pironi e pressiona.
Rosberg chega em Andretti. De Angelis segue na cola de Pironi. Piquet também se aproxima.
Hunt vem sendo mais rápido que Jarier nas últimas voltas e se aproxima do francês. Andretti segura Rosberg na primeira di Lesmos e vai resistindo. De Angelis sai do vácuo de Pironi após a curva del Serraglio e toma a linha de dentro para a tomada da Variante Ascari, retardando a freada e conseguindo a ultrapassagem. Piquet já aperta para cima do francês na Parabolica.

Fim da 15ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Jones - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Rosberg - Cevert - Pryce - Arnoux - De Angelis - Pironi - Piquet - Rebaque - Mansell

Hunt segue se aproximando de Jarier. Peterson segue acompanhando Jones até que o australiano fica lento e permite a ultrapassagem do sueco na Variante della Roggia. Jones vem se arrastando pelas duas di Lesmos até parar na curva del Serraglio. A liderança do campeonato vai indo por água abaixo, em um campeonato que parecia garantido para o piloto da Savoia. Incrível. Piquet sai do vácuo de Pironi após a curva del Serraglio e vem por dentro na entrada da Variante Ascari, espalhando para cima do francês e conseguindo a ultrapassagem. Rosberg segue na cola de Andretti. Jones caminha cabisbaixo por trás dos guard-rails, lamentando mais uma corrida sem marcar pontos nesta reta final do campeonato.

Fim da 16ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Rosberg - Cevert - Pryce - Arnoux - De Angelis - Piquet - Pironi - Rebaque - Mansell - Jones(fora)

Rosberg segue na cola de Andretti, até que consegue tracionar melhor na saída da Variante della Roggia e dá o bote por dentro na entrada da di Lesmos, sem chance de defesa para Andretti. Bela manobra. De Angelis cola em Arnoux.

Fim da 17ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Rosberg - Andretti - Cevert - Pryce - Arnoux - De Angelis - Piquet - Pironi - Rebaque - Mansell

Hunt vem chegando em Jarier. De Angelis pressiona Arnoux. Piquet também se aproxima.
Rosberg agora se aproxima de Patrese. De Angelis traciona melhor que Arnoux na saída da Variante Ascari e toma a linha de dentro para a tomada da Parabolica, conseguindo a ultrapassagem. A equipe Nürburg se prepara para receber Rebaque.

Fim da 19ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Rosberg - Andretti - Cevert - Pryce - De Angelis - Arnoux - Piquet - Pironi - Rebaque - Mansell

Hunt cola em Jarier. Piquet vem pra cima de Arnoux. Rebaque nos boxes.

Fim da 20ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Rosberg - Andretti - Cevert - Pryce - De Angelis - Arnoux - Piquet - Pironi - Mansell - Rebaque

Hunt pressiona Jarier, valendo a liderança da prova. Rosberg vem chegando em Patrese. Piquet pressiona Arnoux.
Jarier bloqueia Hunt na freada da Variante della Roggia e segue resistindo. Piquet sai do vácuo de Arnoux após a curva Grande e toma a linha de dentro para a freada da Variante della Roggia, conseguindo a ultrapassagem. Rosberg chega em Patrese.

Fim da 22ª Volta: Jarier - Hunt - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Rosberg - Andretti - Cevert - Pryce - De Angelis - Piquet - Arnoux - Pironi - Mansell - Rebaque

Hunt ameaça Jarier na primeira di Lesmos, que fecha bem a linha de dentro e mantém a liderança. Rosberg pressiona Patrese.
Hunt pressiona Jarier na Variante Ascari e consegue tracionar melhor na saída da chicane, pegando o vácuo do francês e tomando a linha de dentro. Os dois chegam emparelhados na Parabolica, onde o inglês tem a vantagem por dentro e assume a ponta. Que corrida do inglês. Rosberg traciona melhor que Patrese na saída da Variante della Roggia e mergulha por dentro na tomada da di Lesmos. Patrese tem fechar e os dois chegam a tocar roda com roda, mas o finlandês leva a melhor.

Fim da 24ª Volta: Hunt - Jarier - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Rosberg - Patrese - Andretti - Cevert - Pryce - De Angelis - Piquet - Arnoux - Pironi - Mansell - Rebaque

Rosberg agora tenta se aproximar de Fittipaldi, porém a Williams já prepara nos boxes um jogo de pneus novos e a bomba de abastecimento.
Rosberg nos boxes para reabastecimento e troca de pneus.

Fim da 26ª Volta: Hunt - Jarier - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Cevert - Pryce - De Angelis - Piquet - Arnoux - Pironi - Rosberg - Mansell - Rebaque

De Angelis se aproxima de Pryce, porém a Williams vai se reorganizando para a parada do italiano.
E o segundo Williams pára nos boxes para reabastecimento e troca de pneus.

Fim da 28ª Volta: Hunt - Jarier - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Cevert - Pryce - Piquet - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Mansell - Rebaque

Cevert se aproxima de Andretti.
Hunt é o mais rápido da pista, mas abre pouco na liderança.
Jabouille, consumindo mais combustível que Laffite, vai ficando cada vez mais leve e começa a se aproximar de Laffite.
Piquet tem problemas e estaciona na Variante Ascari, abandonando a prova.

Fim da 32ª Volta: Hunt - Jarier - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Cevert - Pryce - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Mansell - Rebaque - Piquet(fora)

De Angelis erra na freada da primeira di Lesmos e espalha para fora da pista, mas consegue voltar sem problemas.

Fim da 33ª Volta: Hunt - Jarier - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Cevert - Pryce - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Mansell - Rebaque

A equipe Tyrant começa a se preparar nos boxes para receber Hunt, que irá trocar os pneus. Com ritmo alucinante do inglês seria impossível chegar com os calçados inteiros ao final da prova.
Hunt nos boxes.

Fim da 35ª Volta: Jarier - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Cevert - Pryce - Hunt - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Mansell - Rebaque

Sem grande vantagem na frente, Hunt volta apenas na décima primeira posição, logo à frente de Arnoux. Indicativo da prova extremamente competitiva que vamos tendo hoje, dado que os dez primeiros ainda estão muito próximos, apesar de passado mais da metade da corrida. Cevert cola em Andretti.
O motor de Hunt vai pelos ares na reta dos boxes e o inglês agora é forçado a abandonar. Triste fim para a excelente prova que fazia o piloto da Tyrant.

Fim da 37ª Volta: Jarier - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Cevert - Pryce - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Mansell - Rebaque - Hunt(fora)

Cevert sai do vácuo de Andretti após a curva del Serraglio e consegue tomar a linha de dentro para a freada da Variante Ascari, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 38ª Volta: Jarier - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Cevert - Andretti - Pryce - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Mansell - Rebaque

Jabouille vem se aproximando de Laffite para brigar pela segunda posição, o que daria uma incrível dobradinha para a Renault. Os mecânicos da equipe francesa estão tensos nos boxes.

Fim da 39ª Volta: Jarier - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Cevert - Andretti - Pryce - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Mansell - Rebaque(1)

Jabouille é no momento o mais rápido da pista e deve chegar em breve em Laffite.
Jarier segue firme na ponta, porém no momento é mais lento que os três adversários imediatamente atrás de si.
Jabouille cola em Laffite e pressiona, valendo a segunda posição. Os mecânicos da Renault cruzam os dedos.
Laffite bloqueia a linha de dentro na freada da Variante del Rettifilo e segura a ponta. Apreensão também nos boxes da Biscazzi, pois qualquer ponto a mais conquistado hoje pode ser decisivo na disputa do título. Laffite fecha Jabouille mais uma vez na freada da Variante Ascari e segue resistindo bravamente. A equipe Avanti se prepara para receber Mansell.
Jabouille vem pra cima mais uma vez na freada da Variante del Rettifilo, mas é novamente bloqueado por Laffite. Cevert cruza a reta dos boxes soltando muita fumaça e vai parando. Mansell nos boxes. Jabouille segue pressionando Laffite implacavelmente e volta a atacar na freada da Variante Ascari. O piloto da Renault chega a conseguir colocar por dentro, mas Laffite se recupera na segunda perna. Jabouille não desiste e segue pressionando. Na saída da Parabolica, o francês traciona melhor que o compatriota da Biscazzi e vem com tudo na reta dos boxes.

Fim da 44ª Volta: Jarier - Laffite - Jabouille - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Pryce - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Cevert(fora) - Rebaque(1) - Mansell(1)

Jabouille sai do vácuo de Laffite e toma a linha de dentro na reta, sem chance de defesa para Laffite. Com mais potência no motor Renault, Jabouille chega em vantagem na freada da Variante del Rettifilo e toma a segunda posição, para delírio dos mecânicos da equipe francesa. Fittipaldi se aproxima de Lauda para brigar pela quinta posição.

Fim da 45ª Volta: Jarier - Jabouille - Laffite - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Pryce - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Rebaque(1) - Mansell(1) - Cevert(fora)

Peterson, com a vantagem dos pneus Michelin em melhor estado, se aproxima de Laffite para roubar o pódium do francês. O sueco se vê na obrigação de ajudar Jones na briga pelo campeonato, retribuindo o que o australiano fez na temporada passada.

Fim da 46ª Volta: Jarier - Jabouille - Laffite - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Pryce - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Rebaque(1) - Mansell(1)

Peterson vem chegando em Laffite e deve iniciar a briga pela terceira posição em breve.
Mansell erra na tomada da di Lesmos e roda sozinho, parando na caixa de brita. Talentoso, porém inconstante, o inglês vem tem dificuldade em fazer o fraco carro da Avanti andar. Peterson cola em Laffite. Briga boa pelo pódium.

Fim da 48ª Volta: Jarier - Jabouille - Laffite - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Pryce - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Rebaque(1) - Mansell(fora)

Peterson sai do vácuo de Laffite na reta dos boxes e tenta vir por dentro na Variante del Rettifilo, mas o francês fecha bem. O sueco segue colado no Biscazzi até a freada da Variante della Roggia, onde tenta o bote mas novamente é bloqueado. Fittipaldi cola em Lauda. Peterson ameaça mais uma vez na Variante Ascari, mas sem sucesso. O sueco não desiste da briga e segue pressionando o francês de todas as formas. Rebaque erra na freada da Variante Ascari e perde o controle do carro, rodando e parando na caixa de brita. O mexicano, com uma apresentação ruim, será substituído por Scheckter para as corridas americanas.

Fim da 49ª Volta: Jarier - Jabouille - Laffite - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Pryce - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Rebaque(fora) - Mansell(fora)

Peterson "dança" atrás de Laffite na reta dos boxes, procurando espaço para a ultrapassagem. Fittipaldi pressiona Lauda. Peterson tenta o bote na freada da primeira di Lesmos, mas é prontamente bloqueado por Laffite. O sueco não desiste e segue no encalço do francês. Os mecânicos da Renault se posicionam na mureta dos boxes para receber seus pilotos em uma dobradinha histórica. Peterson traciona bem na saída da Variante Ascari e vem pra cima de Laffite. O francês fecha a linha de dentro, então o sueco ameaça vir por fora. Na entrada da Parabolica, Peterson dá uma guinada repentina para a direita e, cruzando a pista por trás de Laffite, entra na curva por dentro, deixando o francês confuso. Do jeito que o sueco gosta, o carro sai de traseira, mas a derrapagem é perfeitamente controlada pelo piloto da Savoia, que consegue a ultrapassagem de forma espetacular, mostrando que ainda existe um resquício do campeão da temporada passada. Enquanto isso, sob muita festa, Jarier cruza a linha de chegada e vence o GP da Itália, sendo o décimo vencedor diferente em quatorze etapas. Que temporada! Jabouille recebe a bandeirada em segundo e completa a festa da Renault. Porém, quem festeja mais alto é a torcida da Savoia, que vê Peterson cruzar em terceiro, reduzindo a vantagem que Laffite estava abrindo na frente no campeonato de pilotos. O francês por sua vez, mesmo perdendo o lugar no pódium na última curva, tem motivos para comemorar o resultado, já que afinal de contas o piloto da Biscazzi vira o jogo e está de volta na liderança do campeonato. Lauda, segurando Fittipaldi até o final, cruza em quinto, com o brasileiro completando a zona de pontuação. Excelente corrida em Monza, deixando o campeonato pegando fogo de vez.

Fim da Corrida: Jarier - Jabouille - Laffite - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Andretti - Pryce - Arnoux - Pironi - Rosberg - De Angelis - Rebaque(fora) - Mansell(fora)

Classificação - Final:

Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 1h19'42"684
Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) +0"411
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) +4"212
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) +4"489
Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) +16"029
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) +16"317
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) +18"595
Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) +20"547
Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) +23"487
10º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) +33"825
11º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) +38"000
12º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) +58"627
13º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) +1'10"043
14º Hector REBAQUE (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) +3 voltas
15º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) +4 voltas

AB François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 43 voltas
AB James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 36 voltas
AB Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 31 voltas
AB Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 15 voltas
AB Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 10 voltas
AB Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 9 voltas
AB Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 9 voltas
AB Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1 volta


Quebras/Acidentes:

Giacomelli =($200)= acidente

Mass =($200)= acidente

Cheever =($200)= acidente

Tambay =($300)= embreagem

Jones =($300)= transmissão

Piquet =($100)= pane elétrica

Hunt =($500)= motor

Cevert =($500)= motor

Mansell =($0)= rodada

Rebaque =($0)= rodada
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Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:38

Mundial de Pilotos:

1º J. Laffite = 47 pts.
2º A. Jones = 45 pts.
3º N. Lauda = 39 pts.
4º E. Fittipaldi = 30 pts.
5º R. Peterson = 30 pts.
6º M. Andretti = 26 pts.
7º R. Patrese = 21 pts.
8º T. Pryce = 20 pts.
9º J.P. Jabouille = 19 pts.
10º K. Rosberg = 18 pts.
11º J. Hunt = 18 pts.
12º N. Piquet = 12 pts.
13º J.P. Jarier = 9 pts.
14º F. Cevert = 6 pts.
15º D. Pironi = 3 pts.
16º E. Cheever = 2 pts.
17º R. Arnoux = 2 pts.
18º E. De Angelis = 1 pt.
--- M. Winkelhock = 1 pt.
--- B. Giacomelli = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Savoia = 75 pts.
2º Biscazzi = 68 pts.
3º Potere = 65 pts.
4º Fittipaldi = 50 pts.
5º Renault = 28 pts.
6º Williams = 19 pts.
7º Tyrant = 19 pts.
8º Winhill = 18 pts.
9º LPR = 5 pts.
10º Bleutter = 2 pts.
11º Nürburg = 1 pt.
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Re: 1979 - 14ª Corrida - GP da Itália

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