1979 - 12ª Corrida - GP da Áustria

Ir em baixo

1979 - 12ª Corrida - GP da Áustria

Mensagem  Saimon em 2/5/2013, 21:34

Data fictícia: final do mês 8

Circuito: Österreichring

Extensão: 5,942 km (54 voltas, 320,868 km no total)


Comentários iniciais:

Veloz, belo, desafiador. Estas são apenas algumas das principais características do autódromo de Österreichring, situado próximo à cidade de Spielberg, no sopé dos alpes austríacos. A beleza das montanhas pode passar um ar de tranqüilidade, mas concentração e coragem são muito exigidas nesta pista. Qualquer ponto da pista é proprício para disputas por posição, embora a chicane Hella Licht seja o principal. O traçado exige bastante dos motores. Quando chove, torna-se um verdadeiro desafio para os pilotos.


Condições Climáticas:


Treinos: ensolarado, 23 a 26°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)

Corrida: ensolarado, 24 a 27°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)


Prazo para envio de alterações nos formulários de corrida: 17:30 de 25/11/11 (sexta-feira)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Treinos

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:30

Belo sábado de sol no sopé dos alpes austríacos. O Österreichring já tem bom público, que acampa pelos arredores da pista para acompanhar todo o final de semana do GP da Áustria.
Pironi abre o treino virando 1'38"19.
Piquet faz 1'36"15.
Laffite marca 1'36"05.
Patrese vira 1'35"67.
De Angelis faz 1'36"90.
Jarier registra 1'34"98, mostrando novamente a força da Renault nas pistas de alta.
Tambay vira 1'37"08.
Lauda marca 1'36"04.
Giacomelli faz 1'36"52.
É a vez de Jones. O australiano vira 1'35"53, segundo tempo até aqui.
Mansell marca 1'37"87.
Mass vira 1'37"79.
Winkelhock registra 1'37"74.
Hunt faz 1'36"48.
Cheever vira 1'38"28. Péssimo treino da LPR.
Arnoux marca 1'36"83.
Rosberg faz 1'36"93.
Cevert vira 1'36"20.
Andretti registra 1'36"11.
Peterson vem para sua volta. O sueco marca 1'35"83.
Pryce faz 1'36"18.
Fittipaldi é o próximo. O brasileiro registra 1'35'93, quinto tempo.
Jabouille fecharia a primeira sessão, mas um problema mecânico impede o francês de ir à pista. Os mecânicos da Renault trabalham arduamente no carro para tentar colocar o piloto na pista na segunda sessão.

Classificação - 1ª Sessão:

Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 1'34"98
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'35"53
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'35"67
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'35"83
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"93
Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'36"04
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'36"05
Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'36"11
Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'36"15
10º Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"18
11º François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'36"20
12º James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"48
13º Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"52
14º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"83
15º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"90
16º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"93
17º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"08
18º Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"74
19º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"79
20º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"87
21º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'38"19
22º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'38"28
23º Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) sem tempo

Com mais de cinco décimos de vantagem para o segundo colocado, parece que dificilmente a pole será tirada da Renault hoje.
Pironi abre a segunda sessão virando 1'37"66 e subindo três posições.
Piquet faz 1'35"62 e sobe para terceiro. A Winhill volta a fazer um treino razoável.
Laffite marca 1'36"03 e supera Lauda, ficando em sétimo no momento.
Patrese erra na freada da Hella Licht e escapa para fora da pista. O italiano volta, mas aborta a volta.
De Angelis vira 1'36"36 e pula para décimo segundo.
Jarier faz 1'34"96 e melhora um pouco o tempo da pole.
Tambay registra 1'36"71 e supera dois adversários.
Lauda marca 1'35"85 e sobe para sexto.
Giacomelli vira 1'35"95 e pula para oitavo. Boa volta do italiano.
Jones faz 1'35"10 e melhora seu tempo e aproxima-se de Jarier, mas permanece na segunda posição.
Mansell registra 1'37"92 e não melhora seu tempo.
Mass faz 1'37"88 e também não melhora.
Winkelhock marca 1'37"50 e recupera uma posição.
Hunt vira 1'36"15 e sobe para décimo primeiro.
Cheever registra 1'37"69 e ganha duas posições.
Arnoux é o próximo. O francês vira 1'36"53 e supera seu companheiro.
Rosberg vira 1'36"42 e supera os dois Bleutter.
Cevert erra na freada da Bosch e espalha, virando apenas 1'36"59.
Andretti marca 1'35"75 e pula para quinto.
Peterson erra na tomada da Bosch e espalha, colocando duas rodas na grama. O sueco aborta a volta.
Pryce vira 1'36"13, tomando a décima primeira posição de Hunt.
Fittipaldi faz 1'35"43 e pula para terceiro. Excelente volta do brasileiro.
Trabalhando rápido, a Renault consegue colocar Jabouille na pista. O francês não decepciona e retribui o trabalho dos mecânicos virando 1'34"71 e roubando a pole no último instante do treino. Sensacional. Festa francesa em mais uma dobradinha nos treinos da Renault.

Classificação - Final:

Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 1'34"71
Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 1'34"96
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'35"10
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"43
Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'35"62
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'35"67
Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'35"75
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'35"83
Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'35"85
10º Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'35"95
11º Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'36"03
12º Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"13
13º James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"15
14º François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'36"20
15º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"36
16º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"42
17º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"53
18º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'36"71
19º Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"50
20º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"66
21º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"69
22º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"79
23º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'37"87


Quebras/Acidentes:

Jabouille =($0)= válvula
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Corrida

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:31

Domingo de sol nos alpes austríacos. Com a bela paisagem da montanha ao fundo, os espectadores das tribunas acompanham o trabalho dos mecânicos no grid, fazendo os últimos ajustes antes da corrida. Novamente dominando a primeira fila, a Renault espera repetir o sucesso do GP da Alemanha, onde conquistou a vitória, mas desta vez pretende chegar com os dois carros ao final da prova e fazer a dobradinha. Jones, líder do campeonato, larga logo atrás, na terceira posição, enquanto seu principal adversário, Laffite, sai apenas em décimo primeiro.
A direção de prova ordena a saída dos mecânicos. O batalhão de pessoas com macacões de todas as cores sai da pista, deixando no grid apenas os bólidos, que ligam seus motores e sobem o giro ao máximo. Os carros partem para a volta de apresentação e o público se agita nas arquibancadas e nas colinas onde alguns estão acampados.
Após aquecerem motores e pneus, todos retornam às suas posições no grid. Em breve teremos a largada.

Largada: Jabouille - Jarier - Jones - Fittipaldi - Piquet - Patrese - Andretti - Peterson - Lauda - Giacomelli - Laffite - Pryce - Hunt - Cevert - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Tambay - Winkelhock - Pironi - Cheever - Mass - Mansell

As luzes vermelhas se acendem. O ronco dos motores torna-se ensurdecedor enquanto os pilotos procuram concentrar-se à sua frente e elobrar a estratégia de largada. Jabouille dá a última olhada pelo retrovisor. Jones focaliza os dois Renault à sua frente e parece planejar passar entre eles quanto acendem as luzes verdes e começa o GP da Áustria! Jabouille mantém a ponta, enquanto Jarier larga mal e vê Jones passar à sua direita. Piquet deixa Fittipaldi para trás e vem pra cima de Jarier. Os dois dividem a freada da Hella Licht, onde o brasileiro leva a melhor por dentro e toma a terceira posição. Fittipaldi contorna a chicane em quinto, seguido por Andretti e Lauda, que fez boa largada. Piquet vem pra cima de Jones e ameaça o australiano na Sebring-Auspuffkurve. Jarier persegue os dois. Piquet sai do vácuo de Jones e mergulha por dentro na freada da Bosch. Os dois quase se tocam, mas o brasileiro consegue a ultrapassagem. Logo depois, Andretti espera até o último instante e puxa para a direita na freada da Bosch, conseguindo o bote sobre Fittipaldi. Peterson segura Laffite. Cevert sai do vácuo de Pryce e toma a posição do inglês vindo por dentro na freada da Bosch. Lauda traciona melhor que Fittipaldi na saída da Jochen Rindt e vem pra cima do brasileiro.

Fim da 1ª Volta: Jabouille - Piquet - Jones - Jarier - Andretti - Fittipaldi - Lauda - Patrese - Peterson - Laffite - Giacomelli - Cevert - Pryce - De Angelis - Rosberg - Hunt - Arnoux - Winkelhock - Tambay - Cheever - Pironi - Mass - Mansell

Piquet segue rápido e já vem pra cima de Jabouille. Jones segura Jarier na Hella Licht. Lauda sai do vácuo de Fittipaldi e mergulha por dentro na freada da Hella Licht, conseguindo a ultrapassagem. Na seqüência, Laffite sai do vacúo de Peterson e puxa para a direita na entrada da chicane, espalhando para cima do sueco e tomando a nona posição. Cevert vem pra cima de Giacomelli. Hunt pressiona Rosberg. Pironi sai do vácuo de Cheever na reta dos boxes e consegue a ultrapassagem por dentro na freada da Hella Licht. Logo depois, Mansell aplica manobra semelhante sobre Mass. De Angelis cola em Pryce. Jabouille segura Piquet na Bosch. Jones também defende-se de Jarier. Patrese vem na cola de Fittipaldi, enquanto Laffite se aproxima dos dois. Cevert sai do vácuo de Giacomelli e mergulha por dentro na freada da Bosch, tomando a décima primeira posição. Pironi pressiona Tambay no miolo. Jarier traciona bem na saída da Jochen Rindt e vem pra cima de Jones.

Fim da 2ª Volta: Jabouille - Piquet - Jones - Jarier - Andretti - Lauda - Fittipaldi - Patrese - Laffite - Peterson - Cevert - Giacomelli - Pryce - De Angelis - Rosberg - Hunt - Arnoux - Winkelhock - Tambay - Pironi - Cheever - Mansell - Mass

Jarier toma a linha de dentro e emparelha com Jones na reta dos boxes. O motor Renault faz a diferença e o francês chega em vantagem na freada da Hella Licht, conseguindo a ultrapassagem. Lauda vem pra cima de Andretti. Fittipaldi segura Patrese na Hella Licht. Laffite cola nos dois. Cevert se aproxima de Peterson. Pryce pressiona Giacomelli, trazendo De Angelis e Rosberg consigo. Hunt vem lento e parece ter problemas. Jabouille segura Piquet na Bosch e vai resistindo na ponta. Patrese traciona melhor que Fittipaldi na saída da Sebring-Auspuffkurve e toma a linha de dentro na reta, chegando em vantagem na Bosch e conseguindo a ultrapassagem. Pironi sai do vácuo de Tambay e toma a linha de dentro para a freada da Bosch, conseguindo a ultrapassagem. Laffite traciona bem na saída da Jochen Rindt e vem pra cima de Fittipaldi.

Fim da 3ª Volta: Jabouille - Piquet - Jarier - Jones - Andretti - Lauda - Patrese - Fittipaldi - Laffite - Peterson - Cevert - Giacomelli - Pryce - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Winkelhock - Pironi - Tambay - Cheever - Mansell - Mass - Hunt(fora)

Lauda pressiona Andretti. Laffite sai do vácuo de Fittipaldi e toma a linha de dentro para a freada da Hella Licht, tomando a oitava posição. Piquet segue na cola de Jabouille. Cheever vem pra cima de Tambay. Piquet traciona melhor que Jabouille na saída da Sebring-Auspuffkurve e pega o vácuo do francês, tirando de lado na reta e emparelhando com o Renault. Os dois chegam lado a lado na freada da Bosch, onde o brasileiro tem a vantagem por dentro e toma a ponta. Pryce traciona bem na saída da Bosch e mergulha por dentro na entrada da Texaco-Schikane. Giacomelli tenta segurar, mas já era tarde e o inglês ganha a posição. Cheever sai do vácuo de Tambay e mergulha por dentro na freada da Bosch, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 4ª Volta: Piquet - Jabouille - Jarier - Jones - Andretti - Lauda - Patrese - Laffite - Fittipaldi - Peterson - Cevert - Pryce - Giacomelli - De Angelis - Rosberg - Arnoux - Winkelhock - Pironi - Cheever - Tambay - Mansell - Mass

Jarier é o mais rápido da pista no momento e se aproxima de Jabouille. Lauda sai do vácuo de Andretti na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da Hella Licht, conseguindo a ultrapassagem que vale a quinta posição. Patrese e Laffite já se aproximam do americano. Peterson vem pra cima de Fittipaldi. Cevert cola no sueco. De Angelis pressiona Giacomelli. Pironi vem pra cima de Winkelhock. Fittipaldi segura Peterson na Bosch. De Angelis traciona bem na saída da Sebring-Auspuffkurve e pega o vácuo de Giacomelli. O italiano da Williams espera até o último instante para puxar para a direita na entrada da Bosch e conseguir o bote sobre Giacomelli. Rosberg já engata na traseira do Tyrant e pressiona.

Fim da 5ª Volta: Piquet - Jabouille - Jarier - Jones - Lauda - Andretti - Patrese - Laffite - Fittipaldi - Peterson - Cevert - Pryce - De Angelis - Giacomelli - Rosberg - Arnoux - Winkelhock - Pironi - Cheever - Tambay - Mansell - Mass

Piquet abre na frente, enquanto Jarier cola em Jabouille. Laffite chega em Patrese, que não dificulta a vida do companheiro e permite a ultrapassagem do francês sem alguma dificuldade na Bosch. Fittipaldi segue segurando Peterson e Cevert. Rosberg pressiona Giacomelli, que se segura como pode. O finlandês consegue melhor tração na saída da Bosch e tenta vir por dentro na entrada da Texaco-Schikane. O espaço era pequeno e o toque acontece: o bico do Williams toca na toda traseira esquerda de Giacomelli, fazendo o Tyrant levantar o lado esquerdo e virar, indo parar no gramado de cabeça para baixo. O Williams de Rosberg desliza para fora da pista e pára com o bico debaixo do carro de Giacomelli. Rosberg sai imediatamente de seu carro para socorrer Giacomelli, preso em seu cockpit. Felizmente o finlandês parece constatar que está tudo bem com Giacomelli, no momento em que chega um fiscal de pista. Enquanto isso, Jarier traciona melhor que Jabouille na saída da Jochen Rindt e vem pra cima na reta dos boxes. Peterson entra na reta dos boxes colado em Fittipaldi e já puxa para a direita, emparelhando com o brasileiro.

Fim da 6ª Volta: Piquet - Jabouille - Jarier - Jones - Lauda - Andretti - Laffite - Patrese - Fittipaldi - Peterson - Cevert - Pryce - De Angelis - Arnoux - Winkelhock - Pironi - Cheever - Tambay - Mansell - Mass - Giacomelli(fora) - Rosberg(fora)

Jarier sai do vácuo de Jabouille e toma a linha de dentro para a freada da Hella Licht. Os dois chegam lado a lado na entrada da curva, mas Jarier retarda a freada e espalha para cima do companheiro, tomando a segunda posição. Laffite vem pra cima de Andretti. Peterson supera Fittipaldi na reta dos boxes e chega em grande vantagem na freada da Hella Licht, conseguindo a ultrapassagem. Cevert tenta pegar carona com o sueco, mas Fittipaldi bloqueia no momento certo. Cevert no entanto segue perseguindo o brasileiro e, após tracionar melhor na saída da Sebring-Auspuffkurve, pega o vácuo do Fittipaldi e toma a linha de dentro para a freada da Bosch, onde consegue tomar a posição do brasileiro. De Angelis cola em Pryce. Pironi sai do vácuo de Winkelhock e mergulha por dentro na freada da Bosch, espalhando para cima do alemão e conseguindo a ultrapassagem. Com o auxílio de um guindaste, o carro de Giacomelli vai sendo desvirado, enquanto o piloto espera pacientemente para poder sair do carro.

Fim da 7ª Volta: Piquet - Jarier - Jabouille - Jones - Lauda - Andretti - Laffite - Patrese - Peterson - Cevert - Fittipaldi - Pryce - De Angelis - Arnoux - Pironi - Winkelhock - Cheever - Tambay - Mansell - Mass

Jarier agora vai à caça de Piquet. Andretti segura Laffite na Hella Licht, na briga pela sexta posição. Cevert cola em Peterson. De Angelis sai do vácuo de Pryce após a Sebring-Auspuffkurve e toma a linha de dentro para a freada da Bosch, conseguindo a ultrapassagem. Cheever cola em Winkelhock. Mansell pressiona Tambay. Laffite traciona bem na saída da Jochen Rindt e vem pra cima de Andretti.

Fim da 8ª Volta: Piquet - Jarier - Jabouille - Jones - Lauda - Andretti - Laffite - Patrese - Peterson - Cevert - Fittipaldi - De Angelis - Pryce - Arnoux - Pironi - Winkelhock - Cheever - Tambay - Mansell - Mass

Jarier segue se aproximando de Piquet. Laffite sai do vácuo de Andretti na reta dos boxes e pisa fundo no motor Alfa Romeo. Por dentro, o francês chega em vantagem na freada da Hella Licht e consegue a ultrapassagem. Logo depois, Cevert sai do vácuo de Peterson e tenta manobra semelhante, mas o sueco fecha bem na entrada da chicane. De Angelis se aproxima de Fittipaldi. Pironi vem pra cima de Arnoux. Cheever cola em Winkelhock. Mansell traciona bem na saída da Texaco-Schikane e mergulha por dentro na Jochen Rindt pra cima de Tambay. O francês é surpreendido com a manobra e é obrigado a ceder para evitar uma batida.

Fim da 9ª Volta: Piquet - Jarier - Jabouille - Jones - Lauda - Laffite - Andretti - Patrese - Peterson - Cevert - Fittipaldi - De Angelis - Pryce - Arnoux - Pironi - Winkelhock - Cheever - Mansell - Tambay - Mass

Patrese vem pra cima de Andretti. Cevert sai do vácuo de Peterson na reta dos boxes e desta vez consegue tomar a linha de dentro, retardando a freada na Hella Licht e conseguindo a ultrapassagem. Jabouille vinha pela Flatschach quando começa a soltar muita fumaça e vai parando. O francês encosta na Sebring-Auspuffkurve a abandona. E os problemas com o motor seguem assombrando a Renault. Pironi pressiona Arnoux. Cheever sai do vácuo de Winkelhock após a Sebring-Auspuffkurve e toma a linha de dentro para a freada da Bosch, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 10ª Volta: Piquet - Jarier - Jones - Lauda - Laffite - Andretti - Patrese - Cevert - Peterson - Fittipaldi - De Angelis - Pryce - Arnoux - Pironi - Cheever - Winkelhock - Mansell - Tambay - Mass - Jabouille(fora)

Jarier cola em Piquet para brigar pela ponta. Laffite, em ótimo corrida de recuperação, vem se aproximando de Lauda. Andretti segue segurando Patrese. De Angelis cola em Fittipaldi. Arnoux segura Pironi.

Fim da 11ª Volta: Piquet - Jarier - Jones - Lauda - Laffite - Andretti - Patrese - Cevert - Peterson - Fittipaldi - De Angelis - Pryce - Arnoux - Pironi - Cheever - Winkelhock - Mansell - Tambay - Mass

Piquet fecha Jarier na freada da Hella Licht e vai resistindo. Patrese pressiona Andretti e todo jeito, mas não consegue espaço para ultrapassar. De Angelis perde contato com Fittipaldi e vem cada vez mais lento. O italiano encosta próximo da Bosch e abandona. Péssimo fim de semana para a Williams. Pironi sai do vácuo de Arnoux e toma a linha de dentro para a freada da Bosch, finalmente conseguindo a ultrapassagem sobre o Bleutter. Mansell se aproxima de Winkelhock.

Fim da 12ª Volta: Piquet - Jarier - Jones - Lauda - Laffite - Andretti - Patrese - Cevert - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Arnoux - Cheever - Winkelhock - Mansell - Tambay - Mass - De Angelis(fora)

Jarier tenta mais uma vez vir por dentro na Hella Licht, mas Piquet bravamente defende a posição e vai resistindo como pode. Laffite vem chegando em Lauda. Patrese traciona bem na saída da Sebring-Auspuffkurve e consegue tomar a linha de dentro na reta, chegando em vantagem na freada da Bosch, onde finalmente consegue a ultrapassagem sobre Andretti. Jarier traciona melhor que Piquet na saída da Jochen Rindt e parece que desta vez conseguirá a ultrapassagem no fim da reta.

Fim da 13ª Volta: Piquet - Jarier - Jones - Lauda - Laffite - Patrese - Andretti - Cevert - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Arnoux - Cheever - Winkelhock - Mansell - Tambay - Mass

Jarier sai do vácuo de Piquet um pouco antes que nas tentativas anteriores. O brasileiro não consegue fechar a tempo e os dois emparelham. Com a força do motor Renault, Jarier vai superando o Winhill aos poucos, chegando em vantagem na freada da Hella Licht, onde espalha para cima do brasileiro e consegue a ultrapassagem. Boa manobra do francês. Laffite cola em Lauda. Cevert vem se aproximando de Andretti. Cheever chega em Arnoux.

Fim da 14ª Volta: Jarier - Piquet - Jones - Lauda - Laffite - Patrese - Andretti - Cevert - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Arnoux - Cheever - Winkelhock - Mansell - Tambay - Mass

Lauda segura Laffite na freada da Hella Licht e vai resistindo. Cheever pressiona Arnoux.
Jarier abre na frente. Laffite segue na cola de Lauda, que defende muito bem a quarta posição. Patrese vem se aproximando dos dois. Cevert já está bem próximo de Andretti. Cheever traciona melhor que Arnoux na saída da Sebring-Auspuffkurve e toma a linha de dentro para a freada da Bosch, onde consegue a ultrapassagem. Mansell cola em Winkelhock.

Fim da 16ª Volta: Jarier - Piquet - Jones - Lauda - Laffite - Patrese - Andretti - Cevert - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Winkelhock - Mansell - Tambay - Mass

Lauda bloqueia a linha de dentro para a freada da Hella Licht e Laffite tenta vir por fora, mas sem sucesso. Cevert vem chegando em Andretti. Lauda e Laffite seguem brigando pela quarta posição, enquanto Patrese chega nos dois e assiste de perto. Mansell pressiona Winkelhock.
Lauda fecha Laffite mais uma vez na freada da Hella Licht e segue resistindo. Patrese só assiste. Mansell sai do vácuo de Winkelhock na reta dos boxes e mergulha por dentro na freada da Hella Licht, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 18ª Volta: Jarier - Piquet - Jones - Lauda - Laffite - Patrese - Andretti - Cevert - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Mansell - Winkelhock - Tambay - Mass

Laffite segue pressionando Lauda e desta vez tenta o ataque na freada da Bosch, mas Lauda fecha bem mais uma vez. O francês não desisite e segue perseguindo o austríaco pelo miolo, até conseguir tracionar melhor na saída da Jochen Rindt, catapultando-o para cima do piloto da casa.
Laffite pega o vácuo de Lauda e rapidamente puxa para a direita, tomando a linha de dentro sem chance de defesa para o austríaco. Com mais potência no motor Alfa Romeo, Laffite chega em vantagem na freada da Hella Licht e toma a quarta posição. Patrese já vem pra cima do Potere.

Fim da 20ª Volta: Jarier - Piquet - Jones - Laffite - Lauda - Patrese - Andretti - Cevert - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Mansell - Winkelhock - Tambay - Mass

Patrese pressiona Lauda e consegue tracionar melhor na saída da Sebring-Auspuffkurve, tomando a linha de dentro e já conseguindo a ultrapassagem na freada da Bosch. O italiano mostra mais agressividade e consegue a ultrapassagem mais rápido que seu companheiro.

Fim da 21ª Volta: Jarier - Piquet - Jones - Laffite - Patrese - Lauda - Andretti - Cevert - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Mansell - Winkelhock - Tambay - Mass

Laffite agora tenta se aproximar de Jones. Cevert vem chegando em Andretti.
Cevert cola em Andretti.
Jarier, que vinha aumentando a diferença para Piquet a cada volta, agora abre a volta soltando fumaça. Os mecânicos levam as mãos à cabeça enquanto vêem seu carro vir cada vez mais lento. O francês consegue chegar aos boxes para a avaliação dos mecânicos, mas nada pode ser feito e Jarier abandona. A segunda vitória da Renault, que parecia certa, vai por água abaixo.

Fim da 24ª Volta: Piquet - Jones - Laffite - Patrese - Lauda - Andretti - Cevert - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Mansell - Winkelhock - Tambay - Mass - Jarier(fora)

Laffite se aproxima de Jones, agora para brigar pela segunda posição. Em breve teremos briga direta entre os principais concorrentes ao título. Cevert pressiona Andretti, valendo a sexta posição.

Fim da 25ª Volta: Piquet - Jones - Laffite - Patrese - Lauda - Andretti - Cevert - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Mansell - Winkelhock - Tambay - Mass

Cevert segue na cola de Andretti, mas o americano defende-se bem na sexta posição.
Laffite vem muito próximo de Jones e teremos briga pela segunda posição em breve. Andretti segue segurando Cevert.
Laffite cola em Jones. Andretti fecha Cevert na freada da Bosch e segue resistindo. A suspensão traseira esquerda de Mansell quebra quando o britânico contornava a Texaco-Schikane, fazendo-o rodar e parar no gramado. Fim de prova para o jovem inglês, que até o momento conseguiu completar apenas duas corridas, após muitos acidentes e quebras.

Fim da 28ª Volta: Piquet - Jones - Laffite - Patrese - Lauda - Andretti - Cevert - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Winkelhock - Tambay - Mass - Mansell(fora)

Jones segura Laffite na freada da Hella Licht e começa a batalha pela segunda posição. Cevert sai do vacuo de Andretti na reta dos boxes e consegue tomar a linha de dentro para a freada da Hella Licht, onde consegue a ultrapassagem sem chance de defesa para o americano.

Fim da 29ª Volta: Piquet - Jones - Laffite - Patrese - Lauda - Cevert - Andretti - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Winkelhock - Tambay - Mass

Laffite ameaça Jones mais uma vez na Hella Licht, mas o australiano defende-se bem.
Jones segue segurando Laffite como pode. O ritmo de Lauda cai e Cevert se aproxima rapidamente.
Laffite sai do vácuo de Jones na reta dos boxes e tenta tomar a linha de dentro, mas o australiano bloqueia e obriga o francês e tentar por fora. Jones espalha para cima do Biscazzi na freada da Hella Licht e mantém a segunda posição. Patrese assiste tudo de perto. Laffite persegue Jones pelo miolo e consegue melhor tração na saída da Jochen Rindt.
O francês pega o vácuo do Williams e rapidamente toma a linha de dentro, não dando chance para a reação de Jones. Emparelhados, os dois chegam à Hella Licht. Laffite freia mais tarde e espalha para cima de Jones, conseguindo a ultrapassagem. Boa manobra. Jones mal se recupera e Patrese já cola no australiano. O italiano traciona melhor na saída da Sebring-Auspuffkurve e toma a linha de dentro na reta. Os dois se aproximam da Bosch emparelhados. Patrese retarda a freada e consegue a ultrapassagem. Jones tenta o X, mas Patrese se recupera na Texaco-Schikane e mantém a terceira posição. A equipe Nürburg se prepara para receber Winkelhock.

Fim da 33ª Volta: Piquet - Laffite - Patrese - Jones - Lauda - Cevert - Andretti - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Winkelhock - Tambay - Mass

Cevert cola em Lauda. Winkelhock nos boxes. Enquanto isso, a Biscazzi também se prepara nos pits.

Fim da 34ª Volta: Piquet - Laffite - Patrese - Jones - Lauda - Cevert - Andretti - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Tambay - Mass - Winkelhock(1)

Cevert sai do vácuo de Lauda e mergulha por dentro na freada da Hella Licht, conseguindo a ultrapassagem sem muita dificuldade. O austríaco parece enfrentar problemas mecânicos. Patrese nos boxes para troca de pneus.

Fim da 35ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Lauda - Andretti - Peterson - Patrese - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Tambay - Mass - Winkelhock(1)

Peterson se aproxima de Andretti. Ambos também vêm chegando em Lauda, cujo ritmo é cada vez pior.
Laffite vem na mesma balada de Piquet e portanto não consegue se aproximar do brasileiro. A Winhill por sinal vai mostrando hoje tudo o que não mostrou no campeonato inteiro.
Andretti chega em Lauda e logo consegue a ultrapassagem na freada da Bosch.

Fim da 38ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Andretti - Lauda - Peterson - Patrese - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Tambay - Mass - Winkelhock(1)

Peterson já cola em Lauda e pressiona. Com problemas, o austríaco não consegue segurar e o sueco toma a linha de dentro para a freada da Bosch, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 39ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Andretti - Peterson - Lauda - Patrese - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Cheever - Arnoux - Tambay - Mass(1) - Winkelhock(1)

Peterson vem chegando em Andretti.
Patrese tenta recuperar as posições perdidas após a parada e se aproxima de Lauda.
Peterson cola em Andretti.
O pneu dianteiro esquerdo de Cheever estoura na saída da Hella Licht e o americano vem se arrastando pela pista para tentar chegar nos boxes. Peterson pressiona Andretti. Cheever chega nos boxes para fazer a troca.

Fim da 43ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Andretti - Peterson - Lauda - Patrese - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Arnoux - Tambay - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1)

Alguns pilotos começam a sentir o desgaste dos pneus. Um deles é Laffite, que vê Jones se aproximar. Os mecânicos da Biscazzi cruzam os dedos, na torcida para que o australiano não chegue a tempo de conseguir passar o francês. Pressionado, Andretti erra na freada da Hella Licht e espalha para fora da pista, indo parar nas redes de proteção. Peterson agradece e assume a quinta posição. Patrese cola em Lauda. O italiano pressiona pelo miolo e traciona melhor na saída da Texaco-Schikane, mergulhando por dentro na Jochen Rindt e conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 44ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Peterson - Patrese - Lauda - Fittipaldi - Pryce - Pironi - Arnoux - Andretti(fora) - Tambay(1) - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1)

Patrese agora tenta se aproximar de Lauda. Jones vem chegando em Laffite. Pironi escapa na saída da Jochen Rindt e bate no guard-rail. Bandeira amarela no local. O piloto felizmente sai ileso, embora seu carro tenha ficado bastante avariado.

Fim da 45ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Peterson - Patrese - Lauda - Fittipaldi - Pryce - Arnoux - Pironi(fora) - Tambay(1) - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1) - Andretti(fora)

Jones segue se aproximando de Laffite e teremos briga quente pela segunda posição neste final de prova. Os mecânicos das duas equipes roem as unhas na expectativa da disputa. Patrese é o mais rápido da pista no momento e vem chegando em Peterson.

Fim da 46ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Peterson - Patrese - Lauda - Fittipaldi - Pryce - Arnoux - Tambay(1) - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1) - Pironi(fora)

Fittipaldi se aproxima de Lauda. Patrese já vem bem próximo de Peterson.

Fim da 47ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Peterson - Patrese - Lauda - Fittipaldi - Pryce - Arnoux - Tambay(1) - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1)

Patrese chega em Peterson. Arnoux, com os pneus desgastados, erra na entrada da Hella Licht e roda, parando na caixa de brita. Fim de prova para o francês.

Fim da 48ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Peterson - Patrese - Lauda - Fittipaldi - Pryce - Arnoux(fora) - Tambay(1) - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1)

Patrese pressiona Peterson. Jones cola em Laffite. Começa a briga entre os dois principais candidatos ao título. Patrese, com pneus novos, traciona melhor que Peterson na saída da Jochen Rindt em vem pra cima do sueco.

Fim da 49ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Peterson - Patrese - Lauda - Fittipaldi - Pryce - Tambay(1) - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1) - Arnoux(fora)

Jones ameaça Laffite na Hella Licht e começa a pressão. Patrese sai do vácuo de Peterson na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da Hella Licht, conseguindo a ultrapassagem que vale a quinta posição. Fittipaldi chega no cada vez mais lento Lauda.

Fim da 50ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Patrese - Peterson - Lauda - Fittipaldi - Pryce - Tambay(1) - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1)

Piquet vai se segurando com os pneus também bastante desgastados na ponta, enquanto Laffite defende a segunda posição dos ataques de Jones. O australiano traciona bem na saída da Sebring-Auspuffkurve e tenta vir por dentro na Bosch, mas o francês bloqueia prontamente. Fittipaldi sai do vácuo de Lauda e mergulha por dentro na Bosch, tomando a sétima posição.

Fim da 51ª Volta: Piquet - Laffite - Jones - Cevert - Patrese - Peterson - Fittipaldi - Lauda - Pryce - Tambay(1) - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1)

E segue a briga entre Laffite e Jones. O francês bloqueia Jones na entrada da Hella Licht e segue resistindo bravamente. Chegar à frente do australiano seria crucial neste momento do campeonato, descontando dois pontos da diferença entre os dois. Jones segue na cola de Laffite e traciona bem na saída da Sebring-Auspuffkurve. O australiano tenta tomar a linha de dentro, mas Laffite fecha. O piloto da Savoia resolve então vir por fora. Os dois chegam emparelhados na Bosch, contornando a curva lado a lado. Jones consegue tracionar bem por fora e os dois saem ainda emparelhados. Jones agora tem a preferência por dentro na entrada da Texaco-Schikane, mas Laffite tenta espremer o australiano tentando forçá-lo a desistir da manobra. Jones segue firme por dentro e o toque acontece: no roda com roda, Laffite, por fora, leva a pior e escapa da pista. O Biscazzi atravessa o gramado e se choca contra uma placa de publicidade. Jones segura o carro na pista e segue na prova. Laffite sai ileso, porém muito irritado do carro. Jones contorna a Texaco-Schikane gesticulando e dizendo que o francês é louco. Pelo visto inicia mais uma rivalidade declarada na F1. Final de corrida espetacular em Österreichring.

Fim da 52ª Volta: Piquet - Jones - Cevert - Patrese - Peterson - Fittipaldi - Lauda - Pryce - Laffite(fora) - Tambay(1) - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1)

Pryce chega em Lauda, que neste momento vai se arrastando pela pista. O inglês consegue a ultrapassagem na Jochen Rindt, valendo a oitava posição.

Fim da 53ª Volta: Piquet - Jones - Cevert - Patrese - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Lauda - Tambay(1) - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1) - Laffite(fora)

Os mecânicos da Winhill correm para a mureta que separa os boxes da pista. Parece que nenhum dos membros da equipe acreditava que ainda pudesse vencer nesta temporada. Lauda pára o carro após a Hella Licht e não consegue chegar ao fim da prova. Patrese ainda tenta chegar em Cevert para brigar pelo pódium, mas já é tarde. Piquet cruza a linha de chegada e festeja muito a vitória. Bela corrida do brasileiro. Jones também comemora muito ao cruzar em segundo, pois distancia-se na liderança do campeonato. Cevert fecha o pódium, seu primeiro pela Winhill. Patrese, Peterson e Fittipaldi completam a zona de pontuação.

Fim da Corrida: Piquet - Jones - Cevert - Patrese - Peterson - Fittipaldi - Pryce - Lauda(fora) - Tambay(1) - Cheever(1) - Mass(1) - Winkelhock(1) - Laffite(fora)

Classificação - Final:

Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1h26'33"23
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) +8"10
François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) +13"15
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) +14"77
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) +23"24
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) +29"79
Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) +50"11
Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) +1 volta
Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
10º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
11º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
12º Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
13º Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) +3 voltas

AB René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 47 voltas
AB Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 44 voltas
AB Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 43 voltas
AB Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 27 voltas
AB Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 23 voltas
AB Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 11 voltas
AB Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 9 voltas
AB Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 5 voltas
AB Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 5 voltas
AB James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 2 voltas


Quebras/Acidentes:

Hunt =($300)= embreagem

Rosberg =($15)= acidente

Giacomelli =($200)= acidente

Jabouille =($500)= turbo

De Angelis =($300)= transmissão

Jarier =($100)= pressão do óleo

Mansell =($100)= suspensão

Lauda =($300)= câmbio

Andretti =($15)= acidente

Pironi =($200)= acidente

Arnoux =($0)= rodada

Laffite =($200)= acidente
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:32

Mundial de Pilotos:

1º A. Jones = 45 pts.
2º J. Laffite = 35 pts.
3º N. Lauda = 31 pts.
4º E. Fittipaldi = 29 pts.
5º R. Peterson = 26 pts.
6º M. Andretti = 24 pts.
7º K. Rosberg = 18 pts.
8º J. Hunt = 18 pts.
9º R. Patrese = 17 pts.
10º T. Pryce = 17 pts.
11º J.P. Jabouille = 12 pts.
12º N. Piquet = 12 pts.
13º F. Cevert = 6 pts.
14º D. Pironi = 3 pts.
15º E. Cheever = 2 pts.
16º R. Arnoux = 2 pts.
17º E. De Angelis = 1 pt.
--- M. Winkelhock = 1 pt.
--- B. Giacomelli = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Savoia = 71 pts.
2º Potere = 55 pts.
3º Biscazzi = 52 pts.
4º Fittipaldi = 46 pts.
5º Williams = 19 pts.
6º Tyrant = 19 pts.
7º Winhill = 18 pts.
8º Renault = 12 pts.
9º LPR = 5 pts.
10º Bleutter = 2 pts.
11º Nürburg = 1 pt.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1979 - 12ª Corrida - GP da Áustria

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum