1979 - 5ª Corrida - GP da Espanha

Ir em baixo

1979 - 5ª Corrida - GP da Espanha

Mensagem  Saimon em 2/5/2013, 21:33

Data fictícia: metade do mês 5

Circuito: Jarama

Extensão: 3,404 km (75 voltas, 255,300 km no total)


Comentários iniciais:

Situado próximo a Madrid, o circuito de Jarama é um dos mais travados da temporada. Curto e sinuoso, o traçado possui poucos pontos de ultrapassagem e muitas curvas fechadas. O principal ponto para ultrapassagem é a curva Nuvolari, no fim da reta. Além do asfalto impecável, o autódromo possui ótima infra-estrutura, o que proporciona fins de semana de muita agitação e bom público no circuito.


Condições Climáticas:


Treinos: nublado, 22 a 25°C, pista molhada (tendência de secar a pista ao longo da primeira sessão, porém há possibilidade de chuva ainda durante a primeira sessão)

Corrida: chuvoso, 21 a 24°C, pista molhada (possibilidade de a chuva parar após 20 minutos de prova)


Prazo para envio de alterações nos formulários de corrida: 12:00 de 14/09/11 (quarta-feira)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Treinos

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:11

A F1 chega à Europa para a realização da quinta etapa da temporada 1979. Os arredores de Madrid estão sendo castigados pela chuva neste final de semana. No momento não temos precipitação, porém a chuva que caiu minutos antes do início do treino deixou a pista molhada.
Stuck, substituindo Giacomelli na Tyrant, abre o treino fazendo 1'42"67.
Pryce vira 1'42"07.
Peterson marca 1'40"96.
Jarier faz 1'42"80.
Arnoux vira 1'42"97.
Piquet registra 1'41"27.
A equipe Avanti ignora a pista molhada e manda Mansell para pista de slicks. O inglês espalha na Ascari, parando na caixa de brita.
Cheever também entra com slicks. Com muita dificuldade, o americano registra o tempo de 1'54"28.
De Angelis vira 1'42"12.
Winkelhock tem problemas e fica nos boxes.
A pista vai secando aos poucos. Scheckter arrisca entrar de slicks e, ainda com dificuldade para guiar o carro, vira 1'52"03.
Hunt vira 1'41"54.
Surer, com slicks, escapa na Ascari e bate no muro. Felizmente tudo bem com o suíço.
Mass vinha para a pista de slicks quando a chuva volta a cair. O alemão escapa na Nuvolari na abertura de sua volta rápida, atravessa as redes de proteção e pára no muro. Por sorte o piloto nada sofreu.
Patrese vira 1'41"40.
Tambay marca 1'43"43.
Jabouille faz 1'42"08.
Cevert registra 1'41"54.
Lauda é outro a arriscar-se na pista de slicks. Com muita dificuldade, o austríaco registra o tempo de 1'55"21.
Pironi, de slicks, escapa na Ascari e bate no muro. O francês também passa bem, para alívio de todos.
Laffite marca 1'41"51.
Fittipaldi vira 1'41"10.
Andretti, outro com slicks, aquaplana na Nuvolari e atravessa a área de escape, indo bater no muro. O diretor de prova, furioso, sai da cabine e convoca os chefes de equipe para uma reunião extraordinária no intervalo entre as sessões.
Rosberg faz 1'42"05.
Jones fecha a primeira sessão com o tempo de 1'41"28.

Classificação - 1ª Sessão:

Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'40"96
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'41"10
Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'41"27
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'41"28
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'41"40
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'41"51
James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'41"54
François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'41"54
Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'42"05
10º Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'42"07
11º Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 1'42"08
12º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'42"12
13º Hans STUCK (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'42"67
14º Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 1'42"80
15º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'42"97
16º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'43"43
17º Jody SCHECKTER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'52"03
18º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'54"28
19º Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'55"21
20º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo
21º Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo
22º Marc SURER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo
23º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo
24º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo
25º Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) sem tempo

Uma chuva fina segue caindo em Jarama, mantendo a pista molhada. Na reunião da direção de prova com os chefes de equipe foi decidido que carros com pneus slicks serão impedidos de entrar na pista. O delegado da FIA irá fazer a fiscalização pessoalmente na saída dos boxes. Inclusive estão previstas uma série de medidas a serem implantadas no regulamento oficial da F1, a respeito deste tema.
Stuck vira 1'42"78 e não melhora seu tempo.
Pryce crava 1'42"00 e supera Rosberg.
Peterson é o próximo. De forma sobrenatural, o sueco nada baixo em Jarama e registra o tempo de 1'39"59. Inacreditável. Todos no paddock se perguntam de onde o sueco tirou este tempo.
Jarier vira 1'41"79 e pula para nono.
Arnoux marca 1'42"49, mas não consegue melhorar sua posição.
Piquet erra na freada da Nuvolari e espalha para fora da pista. O brasileiro consegue voltar, mas aborta sua volta.
Mansell, calçando slicks, é impedido pelo delegado da FIA de entrar na pista. O inglês é obrigado a encostar na saída dos boxes.
Cheever também tenta vir de slicks mas é impedido pelo delegado da FIA.
De Angelis vira 1'41"47 e sobe para sexto. Boa volta do italiano.
A limitada equipe de mecânicos da Nürburg não consegue consertar o carro de Winkelhock a tempo e o alemão está fora.
Scheckter, de slicks, é bloqueado pela FIA na saída dos boxes e está fora.
Hunt é o próximo. O inglês vira 1'40"69 e pula para segundo. Que volta do inglês!
Surer, com o carro destruído na primeira sessão, está fora.
O mesmo vale para Mass.
Patrese vira 1'40"88 e sobe para terceiro.
Tambay faz 1'42"33 e supera dois adversários.
Jabouille marca 1'41"84 e sobe para décimo primeiro.
Cevert escapa na Ascari e bate no muro. Felizmente tudo bem com o francês.
Lauda, de slicks, é impedido pelo delegado da FIA. Que fase vive a Potere.
Pironi, com o carro danificado na primeira sessão, está fora do treino.
Laffite vira 1'41"22 e pula para quinto.
Fittipaldi erra na freada da Nuvolari e espalha para fora da pista, abortando sua volta.
Andretti, assim como seu companheiro, é impedido de entrar na pista devido estar calçando pneus slick.
Rosberg faz 1'40"87 e pula para terceiro. Grande volta do finlandês. Que vem em uma ascendente com a Williams.
Jones fecha o treino com o tempode 1'40"99, que lhe dá a quinta posição.

Classificação - Final:

Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'39"59
James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'40"69
Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'40"87
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'40"88
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'40"99
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'41"10
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'41"22
Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'41"27
Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'41"47
10º François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'41"54
11º Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 1'41"79
12º Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 1'41"84
13º Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'42"00
14º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'42"33
15º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'42"49
16º Hans STUCK (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'42"67
17º Jody SCHECKTER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'52"03
18º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'54"28
19º Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'55"21
20º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo
21º Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo
22º Marc SURER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo
23º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo
24º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo
25º Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) sem tempo


Quebras/Acidentes:

Winkelhock =($0)= câmbio

Surer =($200)= acidente

Mass =($200)= acidente

Pironi =($200)= acidente

Andretti =($200)= acidente

Cevert =($200)= acidente
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Corrida

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:12

O fim de semana segue chuvoso em Jarama e neste momento cai uma chuva fina que vai mantendo a pista molhada. Os acidentes no treino de ontem geraram muitas discussões e novas regras que passam a valer já nesta corrida. E a primeira equipe a ser punida é a LL, que não preparou pneus de chuva para este final de semana e não poderá largar.
Alheio à isso, Peterson crava mais uma pole, a quarta seguida nesta temporada, e tenta vencer pela primeira vez no ano. Ao seu lado, Hunt vem na melhor posição de largada da sua carreira e da equipe Tyrant. Rosberg também obtém sua melhor posição no grid, assim como da equipe, partindo na terceira posição.
Os mecânicos fazem os últimos ajustes até serem ordenados a deixar a pista. Os carros partem para a volta de apresentação e aproveitam para avaliar as condições da pista.
Todos realinham. Em breve teremos a largada.

Largada: Peterson - Hunt - Rosberg - Patrese - Jones - Fittipaldi - Laffite - Piquet - De Angelis - Cevert - Jarier - Jabouille - Pryce - Tambay - Arnoux - Stuck - Cheever - Lauda - Mansell - Winkelhock - Mass - Pironi - Andretti

As luzes vermelhas acendem e sobe o giro dos motores. O público nas arquibancadas, debaixo de seus guarda-chuvas, fica vidrado no grid. E acendem as luzes verdes, começa o molhado GP da Espanha! Peterson larga bem e mantém a ponta, enquanto Rosberg vem pra cima de Hunt. Fittipaldi sai do vácuo de Jones e vem por dentro para a freada da Nuvolari. Rosberg espalha pra cima de Hunt na Nuvolari e toma a segunda posição. Fittipaldi, também por dentro, deixa Jones para trás e já posiciona-se por dentro na Fangio para passar Patrese. No fundão, confusão: Mansell tentava passar Lauda quando Mass erra a freada e acerta a traseira do companheiro. Mansell enrosca-se com Lauda e os dois acabam acertando Cheever, que nada tinha a ver com a história. Os carros páram na área de escape e a corrida prossegue. Felizmente ninguém saiu ferido. E Lauda segue sem marcar pontos... Fittipaldi já aperta para cima de Hunt, enquanto Laffite pressiona Jones e sai do vácuo do australiano na Rampa Pegaso, mergulhando por dentro na Ascari e tomando a sexta posição. Cevert segura Pryce, que havia ganho duas posições na largada. Laffite já cola em Patrese. Pironi e Andretti, que largaram nas últimas posições e conseguiram se livrar da confusão na primeira curva, brigam pela penúltima posição.

Fim da 1ª Volta: Peterson - Rosberg - Hunt - Fittipaldi - Patrese - Laffite - Jones - Piquet - De Angelis - Cevert - Pryce - Jabouille - Jarier - Tambay - Arnoux - Winkelhock - Stuck - Pironi - Andretti - Cheever(fora) - Lauda(fora) - Mansell(fora) - Mass(fora)

Hunt segura Fittipaldi na Fangio. Laffite sai do vácuo de Patrese na reta dos boxes e toma a linha de dentro na freada da Nuvolari, tomando a quinta posição do companheiro. Pryce pressiona Cevert e consegue colocar o carro por dentro na tomada da Ascari, completando a ultrapassagem na Portago. Jarier segura Tambay. Winkelhock pressiona Arnoux. Pironi vem pra cima de Stuck, trazendo Andretti consigo.

Fim da 2ª Volta: Peterson - Rosberg - Hunt - Fittipaldi - Laffite - Patrese - Jones - Piquet - De Angelis - Pryce - Cevert - Jabouille - Jarier - Tambay - Arnoux - Winkelhock - Stuck - Pironi - Andretti

Patrese segura Jones na freada da Nuvolari. Pryce vem pra cima de De Angelis. Fittipaldi traciona melhor que Hunt para a entrada da Rampa Pegaso e vem por fora para a tomada da Ascari. A manobra funciona e Fittipaldi consegue uma bela ultrapassagem por fora, valendo a terceira posição. Pironi sai do vácuo de Stuck na Rampa Pegaso e mergulha por dentro na Ascari, conseguindo a ultrapassagem. Andretti já cola no alemão.

Fim da 3ª Volta: Peterson - Rosberg - Fittipaldi - Hunt - Laffite - Patrese - Jones - Piquet - De Angelis - Pryce - Cevert - Jabouille - Jarier - Tambay - Arnoux - Winkelhock - Pironi - Stuck - Andretti

Jones sai do vácuo de Patrese mais uma vez na reta dos boxes e desta vez o italiano não consegue segurar. O australiano retarda a freada e consegue a ultrapassagem por dentro na Nuvolari. Pryce tenta vir por dentro na Nuvolari, mas De Angelis fecha bem. Andretti sai do vácuo de Stuck e mergulha por dentro na Nuvolari, saindo da última posição. Tambay pressiona Jarier e consegue tracionar melhor na saída da segunda Le Mans, entrando na Rampa Pegaso por fora após o piloto da Renault bloquear a linha de dentro. Na Ascari, o piloto da Bleutter tenta a ultrapassagem por fora, mas Jarier aquaplana e acaba levando Tambay junto. Os dois páram nas redes de proteção e abandonam a prova. Winkelhock segue no encalço de Arnoux.

Fim da 4ª Volta: Peterson - Rosberg - Fittipaldi - Hunt - Laffite - Jones - Patrese - Piquet - De Angelis - Pryce - Cevert - Jabouille - Arnoux - Winkelhock - Pironi - Andretti - Stuck - Jarier(fora) - Tambay(fora)

Fittipaldi neste momento é o mais rápido da pista e cola em Rosberg. Pryce segue pressionando De Angelis. Winkelhock traciona melhor que Arnoux na saída da segunda Le Mans e toma a linha de dentro para a tomada da Ascari, onde consegue a ultrapassagem. Laffite cola em Hunt. Piquet se aproxima de Patrese.

Fim da 5ª Volta: Peterson - Rosberg - Fittipaldi - Hunt - Laffite - Jones - Patrese - Piquet - De Angelis - Pryce - Cevert - Jabouille - Winkelhock - Arnoux - Pironi - Andretti - Stuck

Fittipaldi pressiona Rosberg pela segunda posição. Hunt segura Laffite. Pryce sai do vácuo de De Angelis na reta dos boxes e tenta vir por dentro na Nuvolari, mas o italiano fecha. Winkelhock cola em Jabouille. Pironi vem pra cima de Arnoux, trazendo Andretti consigo.
Rosberg segura Fittipaldi na Nuvolari e vai resistindo. Hunt fecha Laffite na Ascari e defende com unhas e dentes a quarta posição. Pironi sai do vácuo de Arnoux na reta dos boxes e consegue a ultrapassagem por dentro na freada da Nuvolari. Andretti já vem pra cima do francês. Winkelhock pressiona Jabouille. Andretti traciona melhor que Arnoux na saída da segunda Le Mans e toma a linha de dentro na Rampa Pegaso, mergulhando por dentro na Ascari para conquistar mais uma posição.

Fim da 7ª Volta: Peterson - Rosberg - Fittipaldi - Hunt - Laffite - Jones - Patrese - Piquet - De Angelis - Pryce - Cevert - Jabouille - Winkelhock - Pironi - Andretti - Arnoux - Stuck

Rosberg segue defendendo muito bem a segunda posição. Laffite sai do vácuo de Hunt na reta dos boxes e o inglês não consegue evitar que o francês tomasse a linha de dentro. Retardando a freada na Nuvolari, Laffite consegue a ultrapassagem. Piquet pressiona Patrese. De Angelis segue segurando a nona posição dos ataques de Pryce. Winkelhock traciona melhor que Jabouille na saída da Ascari e dá um bote surpresa na freada da Portago, conseguindo mais uma boa ultrapassagem por dentro. Pironi já se aproxima do francês da Renault.

Fim da 8ª Volta: Peterson - Rosberg - Fittipaldi - Laffite - Hunt - Jones - Patrese - Piquet - De Angelis - Pryce - Cevert - Winkelhock - Jabouille - Pironi - Andretti - Arnoux - Stuck

Fittipaldi não consegue espaço para passar Rosberg, que vai defendendo a segunda posição bravamente. Piquet sai do vácuo de Patrese na reta dos boxes e mergulha por dentro na freada da Nuvolari, conseguindo a ultrapassagem sem dar chances ao italiano. Pironi persegue Jabouille até a Rampa Pegaso, onde sai do vácuo do compatriota e mergulha por dentro na tomada da Ascari, conseguindo a ultrapassagem.

Fim da 9ª Volta: Peterson - Rosberg - Fittipaldi - Laffite - Hunt - Jones - Piquet - Patrese - De Angelis - Pryce - Cevert - Winkelhock - Pironi - Jabouille - Andretti - Arnoux - Stuck

Rosberg segue segurando Fittipaldi, enquanto Laffite chega nos dois. Jones se aproxima de Hunt. Pryce traciona melhor que De Angelis na saída da Pegio e dá o bote por dentro na Monza, finalmente conseguindo a ultrapassagem. Pironi se aproxima de Winkelhock. Andretti sai do vácuo de Jabouille na Rampa Pegaso e vem por fora na Ascari. Os dois saem lado a lado da curva, mas Andretti tem mais tração e completa a manobra por fora na Portago.

Fim da 10ª Volta: Peterson - Rosberg - Fittipaldi - Laffite - Hunt - Jones - Piquet - Patrese - Pryce - De Angelis - Cevert - Winkelhock - Pironi - Andretti - Jabouille - Arnoux - Stuck

Winkelhock chega em Cevert, trazendo Pironi e Andretti logo atrás de si. Stuck vem pra cima de Arnoux.
Fittipaldi segue na cola de Rosberg. Jones cola em Hunt. Pryce se aproxima de Patrese. Cevert segura Winkelhock na Ascari e Pironi, esperto, coloca o carro por dentro na saída da curva e dá o bote sobre o alemão na Portago. Grande manobra do francês. Stuck pressiona Arnoux.

Fim da 12ª Volta: Peterson - Rosberg - Fittipaldi - Laffite - Hunt - Jones - Piquet - Patrese - Pryce - De Angelis - Cevert - Pironi - Winkelhock - Andretti - Jabouille - Arnoux - Stuck

A chuva segue caindo, contrariando as previsões. Fittipaldi segue perseguindo Rosberg implacavelmente até conseguir traciona melhor na saída da Pegio e encontrar uma brecha por dentro na Monza, a qual o brasileiro não desperdiça. Rosberg ainda resiste e os dois chegam a tocar roda com roda, mas o piloto da Fittipaldi leva a melhor na Tunel e toma a segunda posição. Jones pressiona Hunt. Cevert segura Pironi.

Fim da 13ª Volta: Peterson - Fittipaldi - Rosberg - Laffite - Hunt - Jones - Piquet - Patrese - Pryce - De Angelis - Cevert - Pironi - Winkelhock - Andretti - Jabouille - Arnoux - Stuck

Laffite vem pra cima de Rosberg. Jones segue no encalço de Hunt. Pryce vem chegando em Patrese. Andretti sai do vácuo de Winkelhock na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da Nuvolari, conseguindo a ultrapassagem. Arnoux segura Stuck. Pironi traciona melhor que Cevert na saída da segunda Le Mans e vem pra cima da Rampa Pegaso. O piloto da LPR tenta tomar a linha de dentro, mas Cevert bloqueia e a pista fica estreita. O resultado não poderia ser outro senão a colisão na entrada da Ascari. Enroscados, os dois deslizam pela área de escape até parar nas redes de proteção. Fim de prova para ambos. Pironi sai do carro reclamando muito de Cevert.

Fim da 14ª Volta: Peterson - Fittipaldi - Rosberg - Laffite - Hunt - Jones - Piquet - Patrese - Pryce - De Angelis - Andretti - Winkelhock - Jabouille - Arnoux - Stuck - Cevert(fora) - Pironi(fora)

Fittipaldi segue muito rápido e vem descontando a diferença que o separa de Peterson. Rosberg segura Laffite. Jones segue na cola de Hunt, mas não consegue espaço para ultrapassar. Pryce cola em Patrese. Stuck sai do vácuo de Arnoux na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da Nuvolari, deixando a última posição para o francês.

Fim da 15ª Volta: Peterson - Fittipaldi - Rosberg - Laffite - Hunt - Jones - Piquet - Patrese - Pryce - De Angelis - Andretti - Winkelhock - Jabouille - Stuck - Arnoux

Pryce pressiona Patrese, valendo a oitava posição. Andretti vem se aproximando de De Angelis.
Laffite segue pressionando Rosberg. Jones continua na cola de Hunt, mas não consegue espaço.
Fittipaldi continua se aproximando de Peterson. O brasileiro vai nadando baixo na chuva hoje. Rosberg fecha Laffite na Nuvolari e os dois quase se tocam. Pryce ameaça na Ascari, mas Patrese defende-se bem.
Andretti chega em De Angelis e pressiona. Winkelhock também vem se aproximando. Pryce traciona melhor que Patrese na saída da segunda Le Mans e consegue finalmente tomar a linha de dentro na Rampa Pegaso, mergulhando por dentro na Ascari e tomando a oitava posição.

Fim da 19ª Volta: Peterson - Fittipaldi - Rosberg - Laffite - Hunt - Jones - Piquet - Pryce - Patrese - De Angelis - Andretti - Winkelhock - Jabouille - Stuck - Arnoux

Laffite perde contato com Rosberg subitamente. Pelo visto há algum problema com o francês. Jones segue pressionando Hunt, que defende muito bem a quinta posição. Andretti pressiona De Angelis.
Laffite vem lento na reta dos boxes e vai parando após a Fangio. Primeiro abandono do francês na temporada. Fittipaldi já está bem próximo de Peterson. De Angelis segura Andretti, enquanto Winkelhock se aproxima dos dois.

Fim da 21ª Volta: Peterson - Fittipaldi - Rosberg - Hunt - Jones - Piquet - Pryce - Patrese - De Angelis - Andretti - Winkelhock - Jabouille - Stuck - Arnoux - Laffite(fora)

A chuva aumenta um pouco e vai mantendo a pista molhada. Pelo visto teremos o piso nestas condições até o final da prova. Jones traciona melhor que Hunt na saída da segunda Le Mans e finalmente consegue emparelhar na Rampa Pegaso, por dentro. Com a vantagem na tomada da Ascari, Jones consegue a ultrapassagem. Hunt ainda tenta reagir na Portago, mas Jones está atento e conserva a posição conquistada. Pryce vem se aproximando de Piquet. Andretti pressiona De Angelis.

Fim da 22ª Volta: Peterson - Fittipaldi - Rosberg - Jones - Hunt - Piquet - Pryce - Patrese - De Angelis - Andretti - Winkelhock - Jabouille - Stuck - Arnoux

Fittipaldi chega em Peterson. Teremos briga pela liderança. Andretti sai do vácuo de De Angelis na reta dos boxes e mergulha por dentro na freada da Nuvolari, tomando a nona posição.

Fim da 23ª Volta: Peterson - Fittipaldi - Rosberg - Jones - Hunt - Piquet - Pryce - Patrese - Andretti - De Angelis - Winkelhock - Jabouille - Stuck - Arnoux

Peterson segura Fittipaldi na Ascari e vai resistindo na liderança. Jones se aproxima de Rosberg.
Fittipaldi ameaça mais uma vez na Ascari e segue no encalço do sueco. Winkelhock chega em De Angelis.
Peterson vai mantendo um olho na pista e outro no retrovisor, enquanto Fittipaldi estuda o melhor momento para atacar. Pryce vem chegando em Piquet. Andretti vai se aproximando de Patrese. Winkelhock pressiona De Angelis.
Fittipaldi traciona bem na saída da segunda Le Mans e tenta vir por dentro na Ascari, mas Peterson fecha bem. Winkelhock sai do vácuo de De Angelis e toma a linha de dentro para a freada da Nuvolari. O italiano fecha e reduz todo o espaço para o alemão, mas o piloto da Nürburg mantém-se firme por dentro e consegue a ultrapassagem. Winkelhock vem fazendo boa prova hoje, estando agora na décima posição.

Fim da 27ª Volta: Peterson - Fittipaldi - Rosberg - Jones - Hunt - Piquet - Pryce - Patrese - Andretti - Winkelhock - De Angelis - Jabouille - Stuck - Arnoux

Fittipaldi segue na cola de Peterson. Jones chega em Rosberg. Pryce vem chegando em Piquet. Andretti se aproxima de Patrese.
Rosberg segura Jones. Andretti chega em Patrese.
Peterson fecha Fittipaldi na Ascari e segue resistindo. Jones sai do vácuo de Rosberg e tenta vir por dentro na freada da Nuvolari. O finlandês fecha e o australiano não consegue evitar o contato, tocando a roda dianteira esquerda na traseira direta do Williams e rodando. Jones pára na caixa de brita e fica atolado, enquanto Rosberg, com muita habilidade, controla a derrapagem do carro na saída da curva e segue na prova. Jones acaba de perder uma excelente chance de assumir a liderança do campeonato. Desesperado, o australiano tenta acelerar mas o Savoia não sai do lugar. Pryce chega em Piquet. Andretti pressiona Patrese.

Fim da 30ª Volta: Peterson - Fittipaldi - Rosberg - Hunt - Piquet - Pryce - Patrese - Andretti - Winkelhock - De Angelis - Jabouille - Stuck - Arnoux - Jones(fora)

Peterson e Fittipaldi se aproximam de Arnoux na reta dos boxes para lhe colocar uma volta. O francês desvia para a direita para deixar o traçado ideal para Peterson. O sueco vem por fora para passar o retardatário quando Fittipaldi sai do vácuo do mesmo e toma a linha de dentro. Os três chegam praticamente emparelhados na Nuvolari, com Peterson um pouco à frente. Na saída da curva, Fittipaldi espalha para cima de Peterson e os dois dividem a Fangio, onde o brasileiro leva a vantagem por dentro e toma a ponta. Genial.

Fim da 31ª Volta: Fittipaldi - Peterson - Rosberg - Hunt - Piquet - Pryce - Patrese - Andretti - Winkelhock - De Angelis - Jabouille - Stuck - Arnoux(1)

Pryce segue na cola de Piquet. Patrese segura Andretti.
Defendendo-se de Pryce com unhas e dentes, Piquet erra na tomada da Ascari e aquaplana para fora da pista, indo para nas redes de proteção. Início de temporada péssimo para a Winhill.

Fim da 33ª Volta: Fittipaldi - Peterson - Rosberg - Hunt - Pryce - Patrese - Andretti - Winkelhock - De Angelis - Jabouille - Stuck - Piquet(fora) - Arnoux(1)

Fittipaldi abre na frente. Impressionante o desempenho da Fittipaldi hoje.

Fim da 34ª Volta: Fittipaldi - Peterson - Rosberg - Hunt - Pryce - Patrese - Andretti - Winkelhock - De Angelis - Jabouille - Stuck - Arnoux(1) - Piquet(fora)

Patrese segue segurando Andretti, valendo a sexta posição.

Fim da 35ª Volta: Fittipaldi - Peterson - Rosberg - Hunt - Pryce - Patrese - Andretti - Winkelhock - De Angelis - Jabouille - Stuck(1) - Arnoux(1)

Patrese fecha Andretti na Ascari e vai resistindo.
Andretti traciona melhor na saída da segunda Le Mans e toma a linha de dentro na Rampa Pegaso, conseguindo por dentro a ultrapassagem sobre Patrese na Ascari.

Fim da 37ª Volta: Fittipaldi - Peterson - Rosberg - Hunt - Pryce - Andretti - Patrese - Winkelhock - De Angelis - Jabouille - Stuck(1) - Arnoux(1)

Fittipaldi vai abrindo caminho e disparando na ponta.

Fim da 38ª Volta: Fittipaldi - Peterson - Rosberg - Hunt - Pryce - Andretti - Patrese - Winkelhock - De Angelis - Jabouille(1) - Stuck(1) - Arnoux(1)

A chuva não pára de cair e a pista está bastante escorregadia.
Andretti, em grande corrida de recuperação após largar em último, tenta agora se aproximar de Pryce.
A diferenças entre Rosberg e Hunt e entre Hunt e Pryce vêm diminuindo. Na parte final da prova teremos briga pelo pódium.
Andretti vem se aproximando dos três e também está na briga.
Peterson, segundo, não consegue acompanhar o ritmo de Fittipaldi e vai ficando cada vez mais para trás.

Fim da 43ª Volta: Fittipaldi - Peterson - Rosberg - Hunt - Pryce - Andretti - Patrese - Winkelhock - De Angelis(1) - Jabouille(1) - Stuck(1) - Arnoux(1)

Andretti segue rápido e vem se aproximando de Pryce.
Hunt vem chegando em Rosberg para brigar pela terceira posição.
Jabouille vem soltando fumaça na Rampa Pegaso e abandona. A Renault vai tendo muitos problemas com seus motores turbo nesta temporada.

Fim da 46ª Volta: Fittipaldi - Peterson - Rosberg - Hunt - Pryce - Andretti - Patrese - Winkelhock - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(1) - Jabouille(fora)

Andretti vem chegando em Pryce.

Fim da 47ª Volta: Fittipaldi - Peterson - Rosberg - Hunt - Pryce - Andretti - Patrese - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(1)

Hunt já está bem próximo de Rosberg.
Peterson vem lento. Nitidamente o sueco briga com sua caixa de câmbio e vem tentando seguir na prova, até que uma marcha parece travar e o piloto da Savoia é obrigado a abandonar. É o velho azar do sueco aprontando mais uma vez.

Fim da 49ª Volta: Fittipaldi - Rosberg - Hunt - Pryce - Andretti - Patrese - Peterson(fora) - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(1)

Peterson sai do carro com o sentimento de frustração de quem fez quatro poles em cinco oportunidades e não conseguiu transformar nenhuma delas em vitória.

Fim da 50ª Volta: Fittipaldi - Rosberg - Hunt - Pryce - Andretti - Patrese - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(1) - Peterson(fora)

Andretti chega em Pryce.

Fim da 51ª Volta: Fittipaldi - Rosberg - Hunt - Pryce - Andretti - Patrese - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(1)

Pryce segura Andretti na freada da Nuvolari e passa a usar um traçado defensivo.
Hunt chega em Rosberg para brigar pela segunda posição.
Andretti tenta mais uma vez vir por dentro na Nuvolari, mas sem sucesso.
Hunt pressiona Rosberg. Andretti traciona melhor que Pryce na saída da Tunel e vem pra cima do inglês.
Andretti sai do vácuo de Pryce na reta dos boxes e consegue tomar a linha de dentro para a freada da Nuvolari, conseguindo a ultrapassagem. Que corrida do americano.

Fim da 56ª Volta: Fittipaldi - Rosberg - Hunt - Andretti - Pryce - Patrese - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(1)

Rosberg e Hunt seguem em uma briga ferrenha pela segunda posição.
Hunt sai do vácuo de Rosberg e tenta vir por dentro na Nuvolari, mas o finlandês fecha bem. Hunt insiste na Fangio e os dois chegam a se tocar de leve, mas Rosberg consegue manter a posição. Andretti e Pryce vêm se aproximando dos dois.
Rosberg fecha Hunt agora na Ascari e segue resistindo.

Fim da 59ª Volta: Fittipaldi - Rosberg - Hunt - Andretti - Pryce - Patrese(1) - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(1)

Fittipaldi segue isolado na ponta enquanto a segunda posição segue sendo disputada em briga boa entre Rosberg e Hunt.

Fim da 60ª Volta: Fittipaldi - Rosberg - Hunt - Andretti - Pryce - Patrese(1) - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(2)

Rosberg segura Hunt na Pegio, mas o inglês segue colado no finlandês e traciona melhor na saída da Tunel, vindo pra cima na reta dos boxes.
Hunt usa a potência do motor Ford-Cosworth preparado por Carlo Chiti e sai do vácuo de Rosberg, tomando a linha de dentro e conseguindo a ultrapassagem na freada da Nuvolari, sem chances de para Rosberg. O finlandês ainda tenta dar o X na Fangio, mas Hunt fecha bem e mantém a posição conquistada.

Fim da 62ª Volta: Fittipaldi - Hunt - Rosberg - Andretti - Pryce - Patrese(1) - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(2)

Andretti já chega em Rosberg. Pryce também vem se aproximando.
Rosberg fecha Andretti na freada da Nuvolari e vai resistindo bravamente na terceira posição.
De Angelis vem diminuindo a diferença em relação a Winkelhock e se aproxima do alemão.
Andretti segue no encalço de Rosberg, procurando espaço para a ultrapassagem. Pryce cola nos dois.
Rosberg fecha Andretti na Ascari e segue resistindo. Pryce acompanha de perto.
A briga entre Rosberg, Andretti e Pryce é paralisada por um momento para permitir a passagem de Fittipaldi.

Fim da 68ª Volta: Fittipaldi - Hunt - Rosberg(1) - Andretti(1) - Pryce(1) - Patrese(1) - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(2)

Andretti volta a atacar Rosberg. Pryce segue à espreita. De Angelis chega em Winkelhock. Andretti traciona bem na saída da Tunel e vem pra cima de Rosberg.
Rosberg tenta fechar a linha de dentro, mas Andretti insiste e consegue tomar a linha de dentro para a freada da Nuvolari. Em cima da curva, Rosberg retornar para o traçado ideal e Andretti tenta frear, mas aquaplana e escapa para fora da pista, deslizando pela brita até parar na rede de proteção. Rosberg é obrigado a reduzir para não ser levado junto com o americano. Pryce, esperto, aproveita a oportunidade para mergulhar por dentro na Fangio e tomar a terceira posição. Manobra oportunista do inglês. Andretti sai do carro inconformado, após uma corrida de recuperação brilhante. Já passamos de 1h55 de prova e pelo visto a corrida será encerrada no limite de 2 horas.

Fim da 70ª Volta: Fittipaldi - Hunt(1) - Pryce(1) - Rosberg(1) - Patrese(1) - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Andretti(fora) - Arnoux(2)

A atenções neste final de prova agora voltam-se para Winkelhock, que defende a sexta posição dos ataques de De Angelis. A Nürburg vê seu piloto muito perto de marcar o primeiro ponto da equipe. O alemão resiste bravamente às investidas do italiano da Williams.

Fim da 71ª Volta: Fittipaldi - Hunt(1) - Pryce(1) - Rosberg(1) - Patrese(1) - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(2) - Andretti(fora)

Bandeira branca para Fittipaldi. Que corridaça do brasileiro. A equipe tupiniquim vai retornando ao lugar mais alto do pódium. De quebra, Pryce está em terceiro e coloca mais um piloto do time no lugar de honra. Winkelhock fecha De Angelis na Nuvolari e segue resistindo, enquanto os mecânicos da Nürburg cruzam os dedos. Fittipaldi aponta na reta dos boxes e ergue o punho, comemorando muito junto à equipe de seu irmão. Hunt recebe a bandeira quadriculada em segundo e também festeja com sua equipe. Pryce completa a festa da Fittipaldi na terceira posição. Rosberg e Patrese cruzam nas posições seguintes, enquanto Winkelhock contorna a Tunel na sexta posição e a equipe Nürburg explode de alegria. O alemão cruza a linha de chegada e comemora o primeiro ponto da carreira.

Fim da Corrida: Fittipaldi - Hunt(1) - Pryce(1) - Rosberg(1) - Patrese(1) - Winkelhock(1) - De Angelis(1) - Stuck(1) - Arnoux(2) - Andretti(fora)

Classificação - Final:

Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 2h00'39"49
James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) +1 volta
Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
Hans STUCK (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) +2 voltas
10º Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) +4 voltas

AB Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 48 voltas
AB Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 44 voltas
AB Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 32 voltas
AB Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 29 voltas
AB Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 20 voltas
AB François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 13 voltas
AB Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 13 voltas
AB Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 3 voltas
AB Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 3 voltas
AB Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 0 voltas
AB Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 0 voltas
AB Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 0 voltas
AB Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 0 voltas

DSC Jody SCHECKTER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear)
DSC Marc SURER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear)


Quebras/Acidentes:

Mass =($200)= acidente

Mansell =($400)= acidente

Lauda =($400)= acidente

Cheever =($200)= acidente

Tambay =($200)= acidente

Jarier =($200)= acidente

Pironi =($200)= acidente

Cevert =($200)= acidente

Laffite =($100)= pane elétrica

Jones =($0)= rodada

Piquet =($15)= acidente

Jabouille =($100)= bomba de óleo

Peterson =($300)= câmbio

Andretti =($15)= acidente
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:13

Mundial de Pilotos:

1º J. Laffite = 23 pts.
2º A. Jones = 22 pts.
3º E. Fittipaldi = 18 pts.
4º R. Peterson = 18 pts.
5º K. Rosberg = 9 pts.
6º M. Andretti = 8 pts.
7º J. Hunt = 7 pts.
8º R. Patrese = 6 pts.
-- T. Pryce = 6 pts.
10º D. Pironi = 3 pts.
11º N. Piquet = 2 pts.
12º E. De Angelis = 1 pt.
--- R. Arnoux = 1 pt.
--- M. Winkelhock = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Savoia = 40 pts.
2º Biscazzi = 29 pts.
3º Fittipaldi = 24 pts.
4º Williams = 10 pts.
5º Potere = 8 pts.
6º Tyrant = 7 pts.
7º LPR = 3 pts.
8º Winhill = 2 pts.
9º Bleutter = 1 pt.
-- Nürburg = 1 pt.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2308
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1979 - 5ª Corrida - GP da Espanha

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum