1979 - 3ª Corrida - GP da África do Sul

Ir em baixo

1979 - 3ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Saimon em 2/5/2013, 21:33

Data fictícia: metade do mês 3

Circuito: Kyalami

Extensão: 4,104 km (78 voltas, 320,112 km no total)


Comentários iniciais:

Situado nas proximidades de Johannesburgo, o circuito de Kyalami pode ser considerado de média para alta velocidade. O longo trecho de pé embaixo que termina na reta dos boxes é completado por um miolo com curvas de média e baixa velocidade. A curva Crawthorne é o principal ponto de ultrapassagem. O ar rarefeito da região pode comprometer a durabilidade dos motores.


Condições Climáticas:


Treinos: parcialmente nublado, 22 a 25°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)

Corrida: nublado, 22 a 25°C, pista seca (possibilidade de chuva após 15 minutos de prova, podendo parar no decorrer da corrida)


Prazo para envio de alterações nos formulários de corrida: 17:30 de 29/08/11 (segunda-feira)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2302
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Treinos

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:07

Com tempo parcialmente nublado, a F1 chega à África para a terceira etapa da temporada. Enquanto Savoia e Biscazzi vão dominando o campeonato até aqui, a Potere e as demais equipes tentam se aproximar das duas para equilibrar ainda mais o campeonato.
Pryce abre o treino cravando 1'13"00.
Cevert marca 1'12"81.
Jarier vira 1'12"82.
Winkelhock vem para sua volta lançada e registra 1'14"19.
Tambay faz 1'13"66.
Lauda vira 1'12"99.
Mansell marca 1'13"80.
Mass registra 1'14"06.
É a vez de Patrese. O italiano vira 1'13"13.
Jones faz 1'12"79, melhor tempo até aqui.
Rosberg marca 1'13"74.
Surer vira 1'13"95.
Williamson registra 1'14"08.
Scheckter vem para sua volta. Saudado pelo público, o sulafricano registra 1'13"73.
Arnoux vira 1'13"53.
Piquet faz 1'12"77, ficando com o melhor tempo até o momento. A Winhill vem forte para esta prova.
Jabouille marca 1'13"01.
Hunt vira 1'13"13.
Giacomelli registra 1'13"31.
Cheever faz 1'13"27.
De Angelis marca 1'13"65.
Pironi vira 1'13"16.
Fittipaldi tem problemas e fica na garagem. Os mecânicos da equipe brasileira trabalham duro para tentar colocar Emerson na pista pelo menos na segunda sessão.
Andretti faz 1'13"04.
Peterson vira 1'12"71 e toma a ponta do treino.
Laffite encerra a primeira sessão com o tempo de 1'12"82, ficando na sexta posição. Em Kyalami qualquer centésimo faz a diferença e o francês fica a apenas 11 centésimos de Peterson, porém cinco posições atrás.

Classificação - 1ª Sessão:

Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'12"71
Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'12"77
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'12"79
François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'12"81
Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 1'12"82
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'12"82
Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'12"99
Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"00
Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 1'13"01
10º Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'13"04
11º Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'13"13
12º James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"13
13º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"16
14º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"27
15º Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"31
16º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"53
17º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"65
18º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"66
19º Jody SCHECKTER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"73
20º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"74
21º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"80
22º Marc SURER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"95
23º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'14"06
24º Roger WILLIAMSON (KERS/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'14"08
25º Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'14"19
26º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) sem tempo

Pryce abre a segunda sessão virando 1'12"62, subindo para a ponta. Excelente treino do inglês pela Fittipaldi, equipe que vem evoluindo a cada prova.
Cevert marca 1'12"74 e sobe para terceiro.
Jarier faz 1'12"71 e pula para a terceira posição.
Winkelhock registra 1'13"85 e ganha três posições.
Tambay marca 1'13"29, subindo três posições.
Lauda vira 1'12"92 e não sai da oitava posição. Treino ruim para a Potere.
Mansell faz 1'13"57 e sobe três posições na tabela.
Mass registra 1'13"87 e supera Surer.
Patrese marca 1'12"84 e sobe para oitavo.
Jones vira 1'12"53 e toma a ponta.
Rosberg faz 1'13"24, décimo quarto tempo. Esperava-se mais da Williams.
Surer registra 1'13"72 e sobe três posições.
Williamson marca 1'13"84 e supera dois adversários.
Scheckter vira 1'13"48 e ganha quatro posições.
Arnoux erra na freada da Crawthorne e espalha para fora da pista, abortando a volta. O desempenho do francês neste início de campeonato vem sendo decepcionante.
Piquet vira 1'12"52 e pula para a ponta, mostrando a força da Winhill, que ressurge após duas corridas apagadas.
Jabouille faz 1'12"82 e sobe para oitavo.
Hunt marca 1'12"76 e pula para sétimo. Boa volta do inglês com a Tyrant.
Giacomelli registra 1'13"56 e não melhora seu tempo.
Cheever vira 1'13"38 e também não melhora sua marca.
De Angelis escapa na tomada da Sunset e vai parar nas redes de proteção. Felizmente tudo bem com o italiano.
Pironi faz 1'13"55 e não consegue melhorar seu tempo.
Fittipaldi consegue vir para a pista e marca 1'12"84, empatando com Patrese e ficando na décima primeira posição.
Andretti vira 1'13"12 e não consegue melhorar sua posição.
Peterson voa baixo e consegue o incrível tempo de 1'12"22, sacramentando a pole. Grande volta do sueco.
Laffite vem para fechar o treino. O francês consegue 1'12"61 e fica na quarta posição.

Classificação - Final:

Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'12"22
Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'12"52
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'12"53
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'12"61
Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'12"62
Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 1'12"71
François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'12"74
James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'12"76
Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 1'12"82
10º Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'12"84
11º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'12"84
12º Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'12"92
13º Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'13"04
14º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"16
15º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"24
16º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"27
17º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"29
18º Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"31
19º Jody SCHECKTER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"48
20º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"53
21º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"57
22º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"65
23º Marc SURER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"72
24º Roger WILLIAMSON (KERS/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"84
25º Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"85
26º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'13"87


Quebras/Acidentes:

Fittipaldi =($0)= ignição

De Angelis =($15)= acidente
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2302
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Corrida

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:08

Tempo nublado em Johannesburgo nesta tarde de domingo. Existe a expectativa de a chuva cair em breve. No entanto, muitas equipes subestimaram as previsões e nem prepararam pneus para chuva, visto que o sol ainda pode dar as caras mais tarde. Os carros estão no grid recebendo os últimos ajustes. Peterson sai mais uma vez na pole, tendo desta vez Nelson Piquet ao seu lado, que fez um excelente treino com a Winhill.
Após o sinal da direção de prova, os motores são ligados e os mecânicos retiram-se da pista. Os pilotos partem para a volta de apresentação. Se a chuva cair, a promessa é de uma corrida bastante movimentada e emocionante.
Aquecidos os pneus e motores, todos realinham. Em breve teremos a largada.

Largada: Peterson - Piquet - Jones - Laffite - Pryce - Jarier - Cevert - Hunt - Jabouille - Patrese - Fittipaldi - Lauda - Andretti - Pironi - Rosberg - Cheever - Tambay - Giacomelli - Scheckter - Arnoux - Mansell - De Angelis - Surer - Williamson - Winkelhock - Mass

Acendem as luzes vermelhas, giro dos motores no máximo. Os pilotos vão desenhando a largada em suas mentes enquanto a direção de prova faz as últimas checagens antes da largada. E acendem as luzes verdes! Começa o GP da África do Sul! Peterson larga por dentro e Piquet tenta atacar por fora. Laffite deixa Jones para trás e já vem pra cima dos dois primeiros. Peterson segura Piquet na Crawthorne e Laffite pega carona com o sueco, deixando o brasileiro para trás. Jarier contorna a primeira curva em quinto, seguido por Pryce. Pryce cai para sétimo. Surer tem problemas e fica parado no grid. Na Crawthorne, De Angelis e Mansell se enroscam e o italiano fica na área de escape. Mansell ainda consegue voltar, mas vem lento. Peterson segura Laffite na Sunset. Patrese pega o vácuo de Jabouille e mergulha por dentro na Sunset, tomando a sétima posição. Andretti pressiona Fittipaldi pela décima primeira posição. Cheever sai do vácuo de Lauda e toma a posição do austríaco por dentro na Sunset. Patrese já vem pra cima de Pryce. Mansell chega aos boxes, mas os mecânicos avaliam que não seria possível continuar e o inglês abandona.

Fim da 1ª Volta: Peterson - Laffite - Piquet - Jones - Jarier - Pryce - Patrese - Jabouille - Cevert - Hunt - Fittipaldi - Andretti - Cheever - Lauda - Pironi - Rosberg - Giacomelli - Tambay - Arnoux - Scheckter - Williamson - Mass - Winkelhock - Mansell(fora) - De Angelis(fora) - Surer(fora)

Peterson segura Laffite na freada da Crawthorne e resiste na ponta. Patrese sai do vácuo de Pryce na reta dos boxes e toma a linha de dentro. Retardando a freada na Crawthorne, o italiano consegue a ultrapassagem que vale a sexta posição. Andretti pega o vácuo de Fittipaldi na reta e mergulha por dentro na freada da Crawthorne, tomando a posição do brasileiro. Cheever já chega em Fittipaldi. Giacomelli ataca Rosberg. Arnoux pressiona Tambay. Cevert cola em Jabouille. Cheever sai do vácuo de Fittipaldi e vem por dentro na Sunset, conseguindo a ultrapassagem. Laffite traciona melhor que Peterson na saída da Leukoop e vem pra cima do sueco. Jabouille cola em Pryce.

Fim da 2ª Volta: Peterson - Laffite - Piquet - Jones - Jarier - Patrese - Pryce - Jabouille - Cevert - Hunt - Andretti - Cheever - Fittipaldi - Lauda - Pironi - Rosberg - Giacomelli - Tambay - Arnoux - Scheckter - Williamson - Mass - Winkelhock

Laffite sai do vácuo de Peterson na reta dos boxes e consegue tomar a linha de dentro. Os dois chegam na Crawthorne emparelhados, onde o francês retarda a freada e consegue a ultrapassagem. Jarier segura Patrese. Jabouille sai do vácuo de Pryce, tira de lado e usa a potência do motor Renault para chegar em vantagem na freada da Crawthorne, onde consegue a ultrapassagem. Cevert já aperta para cima do inglês. Andretti cola em Hunt, trazendo Cheever consigo. Giacomelli sai do vácuo de Rosberg e mergulha por dentro na Crawthorne, deixando o finlandês para trás. Arnoux segue na cola de Tambay. Lauda vem pra cima de Fittipaldi.

Fim da 3ª Volta: Laffite - Peterson - Piquet - Jones - Jarier - Patrese - Jabouille - Pryce - Cevert - Hunt - Andretti - Cheever - Fittipaldi - Lauda - Pironi - Giacomelli - Rosberg - Tambay - Arnoux - Scheckter - Williamson - Mass - Winkelhock

Cevert pega o vácuo de Pryce na reta dos boxes. O piloto da Tyrant tenta vir por dentro, mas o inglês fecha. Hunt, que vinha colado em Cevert, sai do vácuo do francês e arrisca por fora. O inglês no entanto perde o ponto de freada e acaba escapando para fora da pista. Hunt consegue voltar mas perde várias posições. Lauda sai do vácuo de Fittipaldi e mergulha por dentro na Crawthorne, ganhando a posição do brasileiro. Jarier segura Patrese na Sunset. Andretti sai da Crawthorne colocado em Cevert e sai do vácudo do francês logo após a Jukskei Sweep, mergulhando por dentro na Sunset e conseguindo a ultrapassagem. Cevert tenta o troco na Clubhouse, mas Andretti defende-se bem. Arnoux sai do vácuo de Tambay e toma a linha de dentro para a freada da Sunset, fazendo a ultrapassagem sobre o companheiro.

Fim da 4ª Volta: Laffite - Peterson - Piquet - Jones - Jarier - Patrese - Jabouille - Pryce - Andretti - Cevert - Cheever - Lauda - Fittipaldi - Pironi - Giacomelli - Rosberg - Hunt - Arnoux - Tambay - Scheckter - Williamson - Mass - Winkelhock

Laffite abre na frente, enquanto Peterson começa a ser ameaçado por Piquet. Pryce segura Andretti na Crawthorne. Pironi vem pra cima de Fittipaldi. Patrese sai do vácuo de Jarier após a Jukskei Sweep e mergulha por dentro na Sunset, tomando a quinta posição. Cheever pressiona Cevert e surpreende o francês com um bote certeiro por dentro na Sunset. O americano está muito rápido e parece ter largado leve.

Fim da 5ª Volta: Laffite - Peterson - Piquet - Jones - Patrese - Jarier - Jabouille - Pryce - Andretti - Cheever - Cevert - Lauda - Fittipaldi - Pironi - Giacomelli - Rosberg - Hunt - Arnoux - Tambay - Scheckter - Williamson - Mass - Winkelhock

Andretti sai do vácuo de Pryce na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da Crawthorne, conseguindo a ultrapassagem. Cheever já se aproxima do inglês. Fittipaldi segura Pironi. Hunt vem pra cima de Rosberg na tentativa de se recuperar na prova.

Fim da 6ª Volta: Laffite - Peterson - Piquet - Jones - Patrese - Jarier - Jabouille - Andretti - Pryce - Cheever - Cevert - Lauda - Fittipaldi - Pironi - Giacomelli - Rosberg - Hunt - Arnoux - Tambay - Scheckter - Williamson - Mass - Winkelhock

Piquet pressiona Peterson. Andretti se aproxima de Jabouille. Cheever vem pra cima de Pryce. Lauda vem chegando em Cevert. Pironi sai do vácuo de Fittipaldi na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da Crawthorne, onde consegue a ultrapassagem. Rosberg segura Hunt.

Fim da 7ª Volta: Laffite - Peterson - Piquet - Jones - Patrese - Jarier - Jabouille - Andretti - Pryce - Cheever - Cevert - Lauda - Pironi - Fittipaldi - Giacomelli - Rosberg - Hunt - Arnoux - Tambay - Scheckter - Williamson - Mass - Winkelhock

As nuvens vão ficando cada vez mais carregadas e a chuva deve cair em breve. Piquet ameaça Peterson por dentro na Crawthorne, mas o sueco se defende bem. Andretti cola em Jabouille e pressiona. Cheever sai do vácuo de Pryce na reta dos boxes e toma a linha de dentro. O americano retarda a freada e o inglês toma mais uma ultrapassagem na freada da Crawthorne. Rosberg fecha Hunt na freada da Crawthorne e os dois por pouco não se tocam.

Fim da 8ª Volta: Laffite - Peterson - Piquet - Jones - Patrese - Jarier - Jabouille - Andretti - Cheever - Pryce - Cevert - Lauda - Pironi - Fittipaldi - Giacomelli - Rosberg - Hunt - Arnoux - Tambay - Scheckter - Williamson - Mass - Winkelhock

Peterson segue segurando Piquet. Patrese vem se aproximando de Jones. Jabouille segue segurando Andretti, que traz Cheever consigo. A equipe Nürburg se prepara para uma parada prematura de Winkelhock. Hunt continua na cola de Rosberg.
Andretti traciona melhor que Jabouille na saída da Barbeque e pega o vácuo do francês na saída da Jukskei Sweep. Puxando para a direita na entrada da Sunset, o americano dá o bote e toma a sétima posição. Cevert e Lauda colam em Pryce. Hunt sai do vácuo de Rosberg na reta dos boxes e mergulha por dentro na Crawthorne, conseguindo a ultrapassagem. Winkelhock nos boxes. A equipe porém não havia separado nenhum jogo de pneus e o alemão volta para a pista gesticulando para os mecânicos, questionando o motivo da parada. Esquisito.

Fim da 10ª Volta: Laffite - Peterson - Piquet - Jones - Patrese - Jarier - Andretti - Jabouille - Cheever - Pryce - Cevert - Lauda - Pironi - Fittipaldi - Giacomelli - Hunt - Rosberg - Arnoux - Tambay - Scheckter - Williamson - Mass - Winkelhock

Piquet continua na cola de Peterson, procurando espaço para a ultrapassagem. Patrese segue se aproximando aos poucos de Jones. Andretti vem chegando em Jarier. Cheever cola em Jabouille. Cevert pressiona Pryce. As nuvens negras cobrem todo o circuito e a chuva não deve tardar a cair.
Andretti cola em Jarier. Cheever pressiona Jabouille. Lauda vinha colado em Cevert quando o pneu dianteiro esquerdo do austríaco estoura no final da reta dos boxes, fazendo-o perder o controle do carro e tocar na traseira de Cevert. Enquanto o austríaco roda e vai parar nas redes de proteção, Cevert tem a asa traseira danificada e escapa para fora da pista, mas consegue voltar. Jarier segura Andretti na Sunset. Cheever sai do vácuo de Jabouille após a Jukskei Sweep e mergulha por dentro na Sunset, tomando a oitava posição. Cevert conduz seu carro até os boxes, onde os mecânicos o recolhem para a garagem. Não havia como continuar sem a asa traseira. Impressionante o azar dos dois pilotos, especialmente de Lauda, que segue sem pontos após três provas.

Fim da 12ª Volta: Laffite - Peterson - Piquet - Jones - Patrese - Jarier - Andretti - Cheever - Jabouille - Pryce - Pironi - Fittipaldi - Giacomelli - Hunt - Rosberg - Arnoux - Tambay - Scheckter - Williamson - Mass - Winkelhock - Cevert(fora) - Lauda(fora)

E desaba a chuva. Pela intensidade, a pista ficará bastante molhada em breve. Biscazzi, Savoia, Winhill, Fittipaldi, Tyrant, Williams e Bleutter correm para preparar os pneus de chuva, enquanto as outras equipes simplesmente ignoram. A equipe Biscazzi se prepara rapidamente e Laffite chega aos boxes com os pneus de chuva preparados. Peterson também nos boxes. Logo atrás do sueco vinha Piquet para fazer sua parada, porém o pitlane já está bastante escorregadio e... o brasileiro escorrega quando manobrava para parar à frente do box da Winhill e bate bisonhamente contra a pilastra da entrada da garagem. Um dos mecânicos não conseguiu escapar e foi atingido pelo carro de Piquet, ficando caído no chão desacordado. Os boxes lotam. Jones espera atrás de Peterson para fazer sua parada, enquanto Patrese espera por Laffite. Pryce faz sua parada e Fittipaldi aguarda. O inglês tem problemas com a porca da roda dianteira esquerda e o pitstop demora, atrasando também seu companheiro. Giacomelli troca seus pneus enquanto Hunt o aguarda. Rosberg nos boxes. Arnoux também nos pits, com Tambay logo atrás de si. Piquet sai do carro e tenta ajudar o mecânico atropelado, que é acodido também pelos companheiros. Arnoux também tem problemas em sua parada e Tambay fica esperando.

Fim da 13ª Volta: Jarier - Andretti - Cheever - Jabouille - Pironi - Scheckter - Williamson - Mass - Laffite - Peterson - Pryce - Giacomelli - Rosberg - Jones - Patrese - Winkelhock - Hunt - Arnoux - Fittipaldi - Tambay - Piquet(fora)

Andretti cola em Jarier, agora para brigar pela liderança, trazendo Cheever consigo. No entanto, os três são obrigados a diminuir o ritmo para tentar se manter de slicks na pista, que vai ficando cada vez mais molhada. Mass é o primeiro a não conseguir se segurar: o alemão escorrega na saída da Barbeque e danifica sua suspensão no muro de proteção. Mass ainda tenta voltar à pista, mas não havia como prosseguir. Em seguida, Winkelhock roda sozinho na Sunset e pára na caixa de brita, dando adeus à prova. Os pilotos com pneus de chuva já vão se aproximando dos pilotos que ficaram de slicks, que são obrigados a diminuírem muito seus ritmos para se manter na pista. Enquanto isso, o mecânico atropelado é atendido nos boxes. Piquet está desesperado, lamentando o acidente.

Fim da 14ª Volta: Jarier - Andretti - Cheever - Jabouille - Pironi - Scheckter - Williamson - Laffite - Peterson - Pryce - Giacomelli - Rosberg - Jones - Patrese - Hunt - Arnoux - Fittipaldi - Tambay - Mass(fora) - Winkelhock(fora)

A pista já está bastante escorregadia. Cheever sai do vácuo de Andretti na reta dos boxes e tenta vir por dentro na Crawthorne. Enquanto Jarier acompanha pelo retrovisor, o piloto da LPR aquaplana e involuntariamente vem pra cima de Andretti. Os dois, enroscados, escorregam pela entrada da Crawthorne e acertam a traseira Jarier, indo parar o três nas redes de proteção. Pelo visto os pilotos que insistiram nos slicks não durarão muito tempo. Laffite já se aproximava de Williamson, quando o britânico escapa na Barbeque e bate forte no muro de proteção. Fiscais correm para socorrer o piloto. Laffite já alcança Scheckter e faz a ultrapassagem na Kinks. Patrese pressiona Jones. Williamson não consegue sair do carro sozinho e precisa da ajuda dos fiscais. Bombeiros também chegam no local.

Fim da 15ª Volta: Jabouille - Pironi - Laffite - Scheckter - Peterson - Pryce - Giacomelli - Rosberg - Jones - Patrese - Hunt - Arnoux - Fittipaldi - Tambay - Jarier(fora) - Andretti(fora) - Cheever(fora) - Williamson(fora)

A liderança de Jabouille não dura muito tempo: o francês não consegue segurar o carro na freada da Crawthorne e passa reto. O Renault resvala no carro de Cheever, abandonado na área de escape após a batida na volta anterior, e pára nas redes de proteção com o lado esquerdo todo avariado. Peterson chega em Scheckter, quando o sulafricano aquaplana na Sunset e roda, parando na caixa de brita. Logo depois, Pironi roda sozinho nos Esses e fica atolado na área de escape. Todos os pilotos que mantiveram-se com slicks ficam pelo caminho. Williamson vai sendo retirado do carro enquanto a ambulância chega.

Fim da 16ª Volta: Laffite - Peterson - Pryce - Giacomelli - Rosberg - Jones - Patrese - Hunt - Arnoux - Fittipaldi - Tambay - Jabouille(fora) - Pironi(fora) - Scheckter(fora)

Giacomelli vem se aproximando de Pryce. Rosberg vem rápido e também se aproxima. Patrese sai do vácuo de Jones na reta dos boxes e mergulha por dentro na Crawthorne, tomando a sexta posição. Williamson é encaminhado de ambulância para o hospital.

Fim da 17ª Volta: Laffite - Peterson - Pryce - Giacomelli - Rosberg - Patrese - Jones - Hunt - Arnoux - Fittipaldi - Tambay

Fittipaldi se aproxima de Arnoux. A chuva já vai amenizando, sendo na verdade uma pancada rápida típica de verão, apesar de já estarmos no outono sulafricano.
Laffite abre na frente. Giacomelli segue se aproximando de Pryce, trazendo Rosberg consigo.
Giacomelli cola em Pryce e pressiona, valendo a terceira posição. A chuva pára. O sol timidamente começa a dar as caras. A pista deve começar a secar em breve.
Pryce segura Giacomelli. Rosberg chega nos dois. Patrese também vem se aproximando. Fittipaldi cola em Arnoux.
Giacomelli sai do vácuo de Pryce na reta dos boxes e toma a linha de dentro. Na freada da Crawthorne, o italiano retarda a frenagem e consegue a ultrapassagem. Rosberg já cola em Pryce. Hunt tem problemas e encosta após a Barbeque, abandonando a prova. Arnoux segura Fittipaldi.

Fim da 22ª Volta: Laffite - Peterson - Giacomelli - Pryce - Rosberg - Patrese - Jones - Arnoux - Fittipaldi - Tambay - Hunt(fora)

Rosberg pressiona Pryce, que segura bem a quarta posição. O sol aparece cada vez mais forte e a pista vai secando. Fittipaldi segue pressionando Arnoux.

Fim da 23ª Volta: Laffite - Peterson - Giacomelli - Pryce - Rosberg - Patrese - Jones - Arnoux - Fittipaldi - Tambay

Rosberg pega o vácuo de Pryce na reta dos boxes e toma a linha de dentro para a freada da Crawthorne, conseguindo a ultrapassagem. O inglês tenta dar o troco na Barbeque, mas o finlandês segura bem. Tambay é mais um a ter problemas mecânicos e abandonar a prova. No momento restam apenas nove carros na pista.

Fim da 24ª Volta: Laffite - Peterson - Giacomelli - Rosberg - Pryce - Patrese - Jones - Arnoux - Fittipaldi - Tambay(fora)

Rosberg se aproxima de Giacomelli. Fittipaldi segue pressionando Arnoux. Patrese vem chegando em Pryce.

Fim da 25ª Volta: Laffite - Peterson - Giacomelli - Rosberg - Pryce - Patrese - Jones - Arnoux - Fittipaldi

Rosberg cola em Giacomelli e pressiona. A pista começa a dar indícios de formação de trilho seco.
Laffite segue firme na ponta. Rosberg continua no encalço de Giacomelli. Patrese chega em Pryce.
Os trilhos secos estão ficando evidentes, na próxima volta já é possível colocar slicks. As equipes se preparam. Fittipaldi segue na cola de Arnoux.
Laffite entra nos boxes para colocar slicks e todo mundo vem atrás. Desta vez, nenhuma equipe enfrenta problemas nas trocas de pneus.
No seco, Rosberg não consegue mais atacar Giacomelli, que abre do finlandês. Patrese vem colado em Pryce, mas hesita em tentar a ultrapassagem, pois terá que ir à parte ainda molhada da pista. O mesmo acontece com Fittipaldi.
O sol continua brilhando forte em Johannesburgo e as nuvens que restaram se afastam cada vez mais o autódromo.
Laffite, com boa vantagem na frente, vai mantendo a distância em relação a Peterson. Patrese sai do vácuo de Pryce após a Kinks e vem pra cima do inglês.
Patrese usa a potência do motor Alfa Romeo para superar Pryce na reta e consegue voltar ao trilho seco a tempo de contornar a Crawthorne sem maiores problemas.

Fim da 33ª Volta: Laffite - Peterson - Giacomelli - Rosberg - Patrese - Pryce - Jones - Arnoux - Fittipaldi

A vai secando por completo. Fittipaldi sai do vácuo de Arnoux após a Jukskei Sweep e consegue finalmente a ultrapassagem por dentro na Sunset.

Fim da 34ª Volta: Laffite - Peterson - Giacomelli - Rosberg - Patrese - Pryce - Jones - Fittipaldi - Arnoux

Jones se aproxima de Pryce.
Patrese agora vem descontando a diferença em relação a Rosberg.
Jones chega em Pryce para brigar pela sexta posição.
Pryce segura Jones na freada da Crawthorne e vai resistindo. O australiano persegue o inglês nas curvas seguintes e consegue melhor tração na saída da Leukoop, vindo pra cima da Kinks.
Jones sai do vácuo de Pryce na reta dos boxes e mergulha por dentro na Crawthorne, tomando a sexta posição.

Fim da 39ª Volta: Laffite - Peterson - Giacomelli - Rosberg - Patrese - Jones - Pryce - Fittipaldi - Arnoux

Rosberg vem lento pela reta dos boxes. Os mecânicos da Williams levam as mãos à cabeça enquanto vêem o finlandês encostar na Barbeque. Triste fim de prova para o finlandês, que tinha grande chance de marcar pontos importantes para a equipe.

Fim da 40ª Volta: Laffite - Peterson - Giacomelli - Patrese - Jones - Pryce - Fittipaldi - Arnoux - Rosberg(fora)

A perseguição de Patrese agora é contra Giacomelli. Jones também vem em ritmo forte e acompanha o italiano.

Fim da 41ª Volta: Laffite - Peterson - Giacomelli - Patrese - Jones - Pryce - Fittipaldi - Arnoux

Laffite segue firme na ponta. Peterson ameaça com alguns tempos melhores, mas o francês responde à altura.
Fittipaldi vai diminuindo aos poucos a diferença em relação a Pryce, para tentar chegar na zona de pontuação.
Patrese vem chegando em Giacomelli para brigar pelo pódium.
Jones também vai se aproximando.
A pista já está completamente seca, graças ao forte sol que apareceu após a pancada de chuva.
Patrese vem bem próximo de Giacomelli e deve chegar definitivamente em breve.
Fittipaldi segue descontando a diferença que o separa de Pryce.
Laffite segue firme na ponta e parece que ninguém será capaz de impedir a vitória do francês, que construiu boa vantagem na liderança principalmente no período em que tivemos pista molhada.
No entanto, Peterson começa a virar um pouco mais rápido e passa a ameaçar, ainda que timidamente, se aproximar do francês.
Patrese chega em Giacomelli. Jones também se aproxima.
Giacomelli segura o compatriota na Crawthorne e resiste na terceira posição. Os mecânicos da Tyrant ficam apreensivos.
Patrese sai da Crawthorne colado em Giacomelli, mas na aproximação da Barbeque o Biscazzi começa a perder velocidade. O italiano vai parando, parando, vê Jones passar, até que pára defintivamente. Patrese tinha tudo para conquistar mais um pódium, mas desta vez o seu Biscazzi lhe deixou na mão. O italiano sai do carro lamentando-se muito.

Fim da 53ª Volta: Laffite - Peterson - Giacomelli - Jones - Pryce - Fittipaldi - Arnoux - Patrese(fora)

A corrida segue com apenas sete carros na pista. Jones vem chegando em Giacomelli.

Fim da 54ª Volta: Laffite - Peterson - Giacomelli - Jones - Pryce - Fittipaldi - Arnoux

Jones chega em Giacomelli para brigar pela terceira posição.
O australiano tenta vir por dentro na Crawthorne, mas Giacomelli fecha bem.
Jones persegue o italiano e novamente pega o vácuo na reta dos boxes, mas o piloto da Tyrant fecha bem a linha de dentro e segura a posição.
Giacomelli tentava segurar Jones na reta dos boxes quando o motor Ford-Cosworth não agüenta e explode, expelindo muita fumaça nas tribunas. O italiano pára o carro e leva as mãos a cabeça, chorando como uma criança. Os mecânicos da Tyrant lamentam-se nos boxes. Uma pena a corrida do jovem piloto terminar desta forma.

Fim da 58ª Volta: Laffite - Peterson - Jones - Pryce - Fittipaldi - Arnoux - Giacomelli(fora)

Vamos nos aproximando do final da prova com apenas seis carros na pista. Um novo recorde para a F1.

Fim da 59ª Volta: Laffite - Peterson - Jones - Pryce - Fittipaldi - Arnoux

Fittipaldi vem chegando em Pryce.
Peterson vem virando mais rápido que Laffite e agora começa a se aproximar do francês. Porém, a vantagem que o sueco tem para descontar é considerável e é pouco provável que consiga.
Com poucos carros na pista, a corrida vai se tornando monótona. As câmeras de TV focam na volta de Giacomelli aos boxes, já contendo os prantos.
Fittipaldi segue se aproximando de Pryce.
Peterson continua descontando a diferença em relação a Laffite.
Chega a notícia de que o mecânico atropelado por Piquet não corre risco de morte.
Williamson também está sendo tratado no centro médico local e em breve teremos notícias do piloto.
Fittipaldi já está bem próximo de Pryce.
Peterson continua se aproximando de Laffite, mas o ritmo não é suficiente para alcançar o francês antes do fim da corrida.
Neste momento, Laffite está na liderança isolada do campeonato, tendo Peterson apenas três pontos atrás. Jones, com os quatro pontos que vai marcando hoje, segue na terceira posição.
Fittipaldi chega em Pryce e finalmente teremos briga por posição neste final de prova.
Pryce não dá mole para o irmão de seu chefe de equipe e segura o brasileiro.

Fim da 71ª Volta: Laffite - Peterson - Jones - Pryce - Fittipaldi - Arnoux(1)

Fittipaldi segue pressionando Pryce, valendo a quarta posição.
Pryce segura na Crawthorne, mas Fittipaldi recupera-se na Barbeque e traciona melhor na saída da Jukskei Sweep, saindo do vácuo do companheiro e mergulhando por dentro na Sunset, onde consegue a ultrapassagem. Bela manobra.

Fim da 73ª Volta: Laffite - Peterson - Jones - Fittipaldi - Pryce - Arnoux(1)

Peterson continua se aproximando de Laffite, mas será que conseguirá chegar no francês?
Vamos chegando ao final da prova e parece que tudo está praticamente definido, pois Peterson pelo visto não irá chegar em Laffite.
Últimas voltas para Laffite vencer pela segunda vez seguida, após o longo jejum de mais de dois anos.
Laffite livra-se dos Fittipaldi e teremos apenas mais dois carros na mesma volta do líder. A diferença entre Peterson e Laffite cai para menos de quatro segundos, e o sueco definitivamente não irá chegar.

Fim da 77ª Volta: Laffite - Peterson - Jones - Fittipaldi(1) - Pryce(1) - Arnoux(1)

Laffite, com tranqüilidade, cruza a linha de chegada e comemora muito a segunda vitória no ano. Peterson e Jones completam o pódium e mantêm a Savoia na liderança entre os construtores. Fittipaldi, Pryce e Arnoux, os demais carros que conseguiram completar a prova, marcam pontos.

Fim da Corrida: Laffite - Peterson - Jones - Fittipaldi(1) - Pryce(1) - Arnoux(1)

Classificação - Final:

Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1h41'32"90
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) +3"07
Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) +19"39
Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta

AB Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 57 voltas
AB Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 52 voltas
AB Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 39 voltas
AB Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 23 voltas
AB James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 21 voltas
AB Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 15 voltas
AB Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 15 voltas
AB Jody SCHECKTER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 15 voltas
AB Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 14 voltas
AB Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 14 voltas
AB Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 14 voltas
AB Roger WILLIAMSON (KERS/Ford-Cosworth/Goodyear) 14 voltas
AB Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 13 voltas
AB Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) 13 voltas
AB Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 12 voltas
AB François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 11 voltas
AB Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 11 voltas
AB Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 0 voltas
AB Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 0 voltas
AB Marc SURER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 0 voltas

Quebras/Acidentes:

Surer =($0)= embreagem

De Angelis =($200)= acidente

Mansell =($100)= suspensão

Lauda =($15)= pneu furado/acidente

Cevert =($15)= asa traseira

Piquet =($200)= acidente

Winkelhock =($0)= rodada

Mass =($100)= suspensão

Williamson =($200)= acidente

Cheever =($400)= acidente

Andretti =($400)= acidente

Jarier =($200)= acidente

Scheckter =($0)= rodada

Pironi =($0)= rodada

Jabouille =($400)= acidente

Hunt =($100)= pane elétrica

Tambay =($300)= câmbio

Rosberg =($300)= transmissão

Patrese =($5)= acelerador

Giacomelli =($500)= motor
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2302
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon em 8/6/2018, 11:08

Mundial de Pilotos:

1º J. Laffite = 21 pts.
2º R. Peterson = 18 pts.
3º A. Jones = 13 pts.
4º E. Fittipaldi = 6 pts.
5º R. Patrese = 4 pts.
-- M. Andretti = 4 pts.
7º N. Piquet = 2 pts.
-- D. Pironi = 2 pts.
-- T. Pryce = 2 pts.
10º J. Hunt = 1 pt.
--- E. De Angelis = 1 pt.
--- R. Arnoux = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Savoia = 31 pts.
2º Biscazzi = 25 pts.
3º Fittipaldi = 8 pts.
4º Potere = 4 pts.
5º Winhill = 2 pts.
-- LPR = 2 pts.
7º Tyrant = 1 pt.
-- Williams = 1 pt.
-- Bleutter = 1 pt.
avatar
Saimon
Admin

Mensagens : 2302
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 32
Localização : Jaraguá do Sul

Ver perfil do usuário http://gpmanager.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1979 - 3ª Corrida - GP da África do Sul

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum