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1979 - 1ª Corrida - GP da Argentina

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1979 - 1ª Corrida - GP da Argentina  Empty 1979 - 1ª Corrida - GP da Argentina

Mensagem  Saimon 2/5/2013, 21:32

Data fictícia: final do mês 1

Circuito: Buenos Aires

Extensão: 5,968 km (53 voltas, 316,304 km no total)

Comentários iniciais:

Com dois trechos bastante distintos, o autódromo Oscar Galvéz traz muitas dificuldades para engenheiros e pilotos na busca do melhor acerto. Possui um primeiro trecho muito veloz, com curvas de alta como a Salotto. Esta parte do traçado termina na entrada do esse da Ascari, um dos pontos de ultrapassagem. A partir deste ponto, começa uma seqüência de curvas fechadas, que formam a parte lenta e mais antiga do traçado. A qualidade e abrasividade do asfalto não devem encomodar.


Condições Climáticas:


Treinos: ensolarado, 27 a 30°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)

Corrida: ensolarado, 25 a 28°C, pista seca (nenhuma possibilidade de chuva)


Prazo para envio de alterações nos formulários de corrida: 17:30 de 12/08/11 (sexta-feira)

Obs.: horário de Brasília. Caso queiram enviar o formulário secretamente, o e-mail é: saimonbcruz@yahoo.com.br
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1979 - 1ª Corrida - GP da Argentina  Empty Treinos

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:02

Tarde ensolarada em Buenos Aires para o início de mais uma temporada da F1. O circo remonta-se no autódromo de Oscar Galvéz, onde várias equipes apresentam suas novas máquinas. Teremos também a estréia de quatro novos pilotos, vindos da F2, entre os quais merecem destaque o campeão Elio de Angelis e o combativo Nigel Mansell. Tivemos também muitas trocas de pilotos entre as equipes nas negociações de final de ano e o grid está repleto de novidades, contando agora com 26 carros.
Cheever, que estréia na F1 pilotando pela LPR, equipe a qual está totalmente renovada para esta temporada, abre o treino virando 1'46"70.
Giacomelli, outro estreante em outra equipe que está de cara nova, a Tyrant, marca 1'46"58.
Mansell, atual vice-campeão da F2, estréia na Avanti com o tempo de 1'47"40.
O campeão de F2 Elio de Angelis inicia sua carreira na categoria máximo do automobilismo, virando 1'46"55 em sua Williams.
Tambay marca 1'47"07, retornando à F1 pela Bleutter.
Patrese, agora piloto da Biscazzi, faz 1'45"79, na volta dos motores Alfa Romeo à F1.
Jarier, estreando na Renault com seu novo carro, mostra que os franceses vêm fortes este ano e registra 1'45"92.
Winkelhock faz 1'47"26.
Scheckter vira 1'47"32.
Pryce, que conseguiu uma vaga na Fittipaldi após a saída da Hunt, registra 1'46"69.
Mass marca 1'47"65, pior tempo até o momento.
Williamson faz 1'47"83 e fica com a última posição.
Surer registra 1'47"68.
Jabouille vira 1'45"96 com seu Renault turbo. Impressionante o desempenho dos Renault no primeiro setor.
Cevert, estrando na Winhill, marca 1'45"85, mostrando a força do motor Winhill e superando os Renault.
Hunt, agora piloto da Tyrant, vira 1'46"84. Foi uma volta ruim do inglês, bem pior que de seu companheiro, o novato Giacomelli.
Arnoux crava 1'47"00.
Piquet vira 1'46"08.
Rosberg marca 1'46"85.
Fittipaldi registra 1'46"40.
Laffite vira 1'45"89, ficando com a terceira posição até aqui.
Pironi marca 1'46"42.
Andretti faz 1'46"32, mesmo com o chassi Potere do ano passado.
Jones vira 1'45"60 e toma a ponta. A Savoia mostra sua força.
Lauda marca 1'46"23, oitavo tempo.
O atual campeão Peterson fecha a primeira sessão virando 1'45"80, terceiro tempo.

Classificação - 1ª Sessão:

Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'45"60
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'45"79
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'45"80
François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'45"85
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'45"89
Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 1'45"92
Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 1'45"96
Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'46"08
Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'46"23
10º Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'46"32
11º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"40
12º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"42
13º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"55
14º Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"58
15º Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"69
16º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"70
17º James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"84
18º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"85
19º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"00
20º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"07
21º Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"26
22º Jody SCHECKTER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"32
23º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"40
24º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"65
25º Marc SURER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"68
26º Roger WILLIAMSON (KERS/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"83

A primeira sessão serviu para sentir como está cada equipe para este início de temporada, no primeiro evento pra valer do ano. Agora na segunda sessão é que os pilotos irão procurar tirar o máximo de seus carros.
Cheever abre a sessão virando 1'47"20, tempo pior que o anterior.
Giacomelli erra na freada da Entrado a los Mixtos e escapa para fora da pista. O italiano consegue retornar, mas aborta a volta.
Mansell marca 1'47"78 e não melhora seu tempo.
De Angelis vira 1'46"52 e pouco melhora o tempo anterior.
Tambay faz 1'46"87 e supera seu companheiro.
Patrese registra 1'45"70 e melhora um pouco sua marca, mas não o suficiente para tirar a primeira posição de Jones.
Jarier senta a bota sem dó nem piedade e voa baixo no primeiro setor para marcar incríveis 1'45"28. A equipe Renault faz festa nos boxes, mas contém-se aguardando os tempos dos adversários.
Winkelhock faz 1'47"02 e melhora seu tempo, mas não a posição.
Scheckter marca 1'47"24 e segue na mesma posição.
Pryce vira 1'46"21 e sobe para nono. Boa volta do inglês.
Mass registra 1'47"27 e supera Mansell.
Williamson marca 1'47"21 e sobe quatro posições, deixando a lanterna para Surer.
Surer reage e vira 1'47"16, deixando a última fila para os Avanti.
Jabouille, assim como seu companheiro, vira baixo no primeiro setor e faz 1'45"73, subindo para quarto.
Cevert faz 1'45"83 e pouco melhora seu tempo.
Hunt vem para sua volta. O inglês registra 1'46"65 e ganha uma posição.
Arnoux vira 1'46"95 e segue na mesma posição. A Bleutter parece ter regredido muito em relação ao ano passado.
Piquet marca 1'45"98 e pouco melhora seu tempo.
Rosberg faz 1'46"55 e fica logo atrás de seu companheiro de equipe.
Fittipaldi registra 1'46"49 e não melhora seu tempo.
Laffite pisa fundo e tira tudo de seu motor Alfa Romeo, marcando 1'45"56, segundo tempo. Parece que nada será suficiente para bater a volta voadora de Jarier.
Pironi faz 1'46"22 e sobe para décimo.
Andretti erra na tomada da Ascari e escapa, passeando pelo gramado e abortando sua volta.
Jones extrai cada cavalo do motor Agreddior no primeiro setor e, com um bom desempenho no setor misto, vira 1'45"26 e retoma a pole. Grande volta do australiano.
Lauda vem para sua volta e marca 1'46"15, recuperando a nona posição.
Peterson vinha em uma volta voadora, mas erra na freada da Entrado a los Mixtos e escapa para fora da pista. O sueco é obrigado a abortar a volta e a pole fica com Jones.
A Savoia mostrou que vem muito forte para esta temporada, para buscar mais um título. Jones parece estar em ótima forma. A Renault, colocando Jarier em segundo e Jabouille em quinto, mostra que com o novo chassi e os potentes motores turbo, pode disputar vitórias e até o título. A Biscazzi também vem muito forte. Resta saber qual destas equipes conseguirá repetir o desempenho na corrida, onde vários outros fatores serão postos à prova.

Classificação - Final:

Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1'45"26
Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 1'45"28
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'45"56
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) 1'45"70
Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) 1'45"73
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) 1'45"80
François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'45"83
Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) 1'45"98
Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'46"15
10º Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"21
11º Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"22
12º Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 1'46"32
13º Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"40
14º Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"52
15º Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"55
16º Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"58
17º James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"65
18º Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"70
19º Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"87
20º René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'46"95
21º Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"02
22º Marc SURER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"16
23º Roger WILLIAMSON (KERS/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"21
24º Jody SCHECKTER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"24
25º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"27
26º Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 1'47"40
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1979 - 1ª Corrida - GP da Argentina  Empty Corrida

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:03

Domingo ensolarado em Buenos Aires, um pouco menos quente que na sessão de treinos de ontem. Os pilotos já estão em seus carros no grid, aguardando ansiosamente as luzes verdes se acenderem para darem início à temporada 1979 da F1. Nas arquibancadas, o público argentino vive a mesma sensação, sempre comparecendo em bom número, mesmo sem ter um piloto de grande expressão após a aposentadoria de Fangio ou até mesmo da morte prematura do promissor Reutemann. Jones, o poleman, tem ao seu lado o surpreendente Renault de Jarier. A equipe da montadora francesa mostra que vem muito forte este ano, pretendendo lutar por vitórias. Na segunda fila, os dois Biscazzi, de Laffite e Patrese. Embora estejam bem posicionados no grid, o treino dos Biscazzi foi de certa forma decepcionante, pois todos esperavam que dominassem a primeira fila. Peterson, o atual campeão, partirá apenas na sexta posição, tendo Jabouille no outro Renault ao seu lado. O sueco prometeu partir para cima no início da prova para recuperar as posições perdidas no treino de ontem após errar na segunda volta lançada.
Os mecânicos faziam os últimos ajustes nos carros quando sobe a placa anunciando a volta de apresentação. Todos se retiram da pista, restando apenas carros e pilotos no grid. Sobe o giro dos motores e os bólidos partem para a volta de aquecimento.
Após aquecerem pneus e motores, todos retornam às suas posições no grid. As luzes vermelhas se acendem. Em breve teremos a largada.

Largada: Jones - Jarier - Laffite - Patrese - Jabouille - Peterson - Cevert - Piquet - Lauda - Pryce - Pironi - Andretti - Fittipaldi - De Angelis - Rosberg - Giacomelli - Hunt - Cheever - Tambay - Arnoux - Winkelhock - Surer - Williamson - Scheckter - Mass - Mansell

Os motores roncam a todo vapor. Estamos prestes a iniciar a temporada. Os pilotos concentram-se no semáforo. O giro dos motores sobe cada vez mais e atinge o máximo, quando acendem as luzes verdes. Começa o GP da Argentina! Jones larga bem a mantém a ponta. Patrese deixa Laffite para trás na arrancada e vem pra cima de Jarier. Peterson larga melhor que Jabouille e já coma em Laffite no Esse del Ciero. Cevert e Piquet dividem a entrada do Esse e o francês consegue manter a sétima posição. Logo na seqüência, Pryce e Lauda se tocam e o austríaco, por fora, leva a pior: perde o controle do carro, atravessa a caixa de brita e acaba na mureta de proteção. Felizmente tudo bem com o atual vice-campeão. Patrese persegue Jarier pela Salotto e sai do vácuo do francês na reta do lago, tirando de lado na entrada do esse da Ascari e mergulhando por dentro para tomar a segunda posição. Laffite segura Peterson. Piquet sai do vácuo de Cevert também na reta do lago, puxando para a direita ao se aproximar da Ascari, onde consegue a ultrapassagem por dentro. Fittipaldi pressiona Andretti. Hunt, que largou bem, aperta para cima de Rosberg. Cheever sai do vácuo de De Angelis e mergulha por dentro na Ascari, conseguindo a ultrapassagem. Winkelhock segura Arnoux, que perdeu a posição na largada para o alemão. Jarier segura Laffite na Entrado a los Mixtos. Peterson segue colado no Biscazzi. Pironi, Andretti, Fittipaldi, Rosberg e Hunt vêm extremamente colados. O inglês traciona melhor que o finlandês na saída da Ascari e força por dentro na Entrado a los Mixtos. Rosberg tenta fechar o máximo possível e chega a acontecer o toque, mas sem maiores conseqüências. A investida de Hunt acabou dando certo. Cheever já ameaça o finlandês na saída da curva. Mansell sai do vácuo de Williamson e mergulha por dentro na Entrado a los Mixtos, fazendo a ultrapassagem.

Fim da 1ª Volta: Jones - Patrese - Jarier - Laffite - Peterson - Jabouille - Piquet - Cevert - Pryce - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Hunt - Rosberg - Cheever - De Angelis - Giacomelli - Tambay - Winkelhock - Arnoux - Scheckter - Surer - Mansell - Williamson - Mass - Lauda(fora)

Jones abre a segunda volta com Patrese logo atrás de si. Laffite e Peterson vêm colados, limitados pelo ritmo de Jarier. Piquet vem pra cima de Jabouille. Andretti segura Fittipaldi, que traz Hunt, Rosberg e Cheever formando fila atrás de si. Tambay pressiona Giacomelli. Arnoux segue na cola de Winkelhock. Mansell ataca Surer. Mass pressiona Williamson. Laffite persegue Jarier pela Salotto e sai do vácuo do Renault na reta do lago. Com a preferência por dentro, Laffite consegue a ultrapassagem na Ascari. Peterson pega carona com o francês e também vem por dentro. O sueco divide a primeira perna com Jarier e traciona melhor na saída da segunda, deixando o Renault para trás na curva seguinte. Jabouille segura Piquet na Ascari. Hunt sai do vácuo de Fittipaldi e mergulha por dentro na Ascari, tomando a posição do brasileiro, que tenta resistir em vão na segunda perna. Cheever ataca Rosberg. Mansell traciona melhor que Surer na saída da Ascari e pega o vácuo do suíço, puxando para a direita na Entrado a los Mixtos e conseguindo a ultrapassagem por dentro. Jabouille segura Piquet na Horovilla.

Fim da 2ª Volta: Jones - Patrese - Laffite - Peterson - Jarier - Jabouille - Piquet - Cevert - Pryce - Pironi - Andretti - Hunt - Fittipaldi - Rosberg - Cheever - De Angelis - Giacomelli - Tambay - Winkelhock - Arnoux - Scheckter - Mansell - Surer - Williamson - Mass

Laffite vai segurando Peterson. O motor Renault de Jarier abre o bico quando o francês tracionava na saída do Esse del Ciero, obrigando-o a abandonar a prova. Piquet vem no vácuo de Jabouille após a Salotto e toma a linha de dentro para a entrada do esse da Ascari, tomando a quinta posição. Hunt segue muito rápido e pressiona Andretti. Cheever sai do vácuo de Rosberg na reta do lago e mergulha por dentro na entrada da Ascari. O finlandês tenta resistir na segunda perna, mas o americano traciona melhor e fica com a décima terceira posição. Tambay traciona melhor que Giacomelli na saída da Ascari e pega o vácuo do italiano, tomando a linha de dentro para a freada da Entrado a los Mixtos e conseguindo a ultrapassagem. Arnoux segue preso atrás de Winkelhock. Mansell vem pra cima de Scheckter. Mass pressiona Williamson.

Fim da 3ª Volta: Jones - Patrese - Laffite - Peterson - Piquet - Jabouille - Cevert - Pryce - Pironi - Andretti - Hunt - Fittipaldi - Cheever - Rosberg - De Angelis - Tambay - Giacomelli - Winkelhock - Arnoux - Scheckter - Mansell - Surer - Williamson - Mass - Jarier(fora)

Patrese segue no ritmo de Jones, mas não consegue se aproximar para atacar. Cevert pressiona Jabouille. Laffite segura Peterson na Ascari e vai resistindo na terceira posição, enquanto Jones e Patrese vão abrindo do francês. Andretti vai segurando Hunt. Cheever cola em Fittipaldi. Arnoux sai do vácuo de Winkelhock e mergulha por dentro na entrada da Ascari, tomando a posição do alemão. Scheckter fecha a linha de dentro na entrada da Ascari, mas Mansell arrisca por fora e traciona melhor na saída da segunda perna, conseguindo a ultrapassagem. Williamson segura Mass. Tambay se aproxima de De Angelis. Cevert traciona melhor que Jabouille na saída da Horovilla e vem pra cima do Renault.

Fim da 4ª Volta: Jones - Patrese - Laffite - Peterson - Piquet - Jabouille - Cevert - Pryce - Pironi - Andretti - Hunt - Fittipaldi - Cheever - Rosberg - De Angelis - Tambay - Giacomelli - Arnoux - Winkelhock - Mansell - Scheckter - Surer - Williamson - Mass

Laffite segura Peterson no esse del Ciero. Cevert tira de lado na reta dos boxes e emparelha com Jabouille. Com a preferência por dentro no esse del Ciero, o piloto da Winhill consegue a ultrapassagem. Hunt persegue Andretti pela Salotto e pega o vácuo do americano na reta do lago, tomando a linha de dentro para a tomada da Ascari e conseguindo a ultrapassagem. Logo na seqüência, Cheever sai do vácuo de Fittipaldi e aplica manobra semelhante sobre o brasileiro. Tambay pressiona De Angelis. Arnoux vem pra cima de Giacomelli. Mansell se aproxima de Winkelhock. Mass sai do vácuo de Williamson e mergulha por dentro na Entrado a los Mixtos, finalmente fazendo a ultrapassagem sobre o inglês.

Fim da 5ª Volta: Jones - Patrese - Laffite - Peterson - Piquet - Cevert - Jabouille - Pryce - Pironi - Hunt - Andretti - Cheever - Fittipaldi - Rosberg - De Angelis - Tambay - Giacomelli - Arnoux - Winkelhock - Mansell - Scheckter - Surer - Mass - Williamson

Peterson sai da Salotto no vácuo de Laffite e desta vez o francês não consegue evitar que o sueco tomasse a linha de dentro, emparelhando na reta do lago. Os dois vêm lado a lado e o sueco, com a preferência por dentro, espalha para cima de Laffite e toma a terceira posição. Pryce já vem pra cima de Jabouille. O ritmo de Renault hoje está bem abaixo do apresentado nos treinos. Hunt se aproxima de Pironi. Cheever já cola em Andretti. De Angelis segura Tambay. Arnoux pressiona Giacomelli. Mansell cola em Winkelhock.

Fim da 6ª Volta: Jones - Patrese - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Jabouille - Pryce - Pironi - Hunt - Andretti - Cheever - Fittipaldi - Rosberg - De Angelis - Tambay - Giacomelli - Arnoux - Winkelhock - Mansell - Scheckter - Surer - Mass - Williamson

Pryce pressiona Jabouille. Cheever traciona melhor que Andretti na saída da Ascari e mergulha por dentro na freada da Entrado a los Mixtos, tomando a décima primeira posição. O novato da LPR vem muito rápido e parece estar mais leve. Tambay traciona melhor que De Angelis na saída da Salotto e toma a linha de dentro na reta do lago. Com a preferência por dentro para a tomada da Ascari, o francês consegue a ultrapassagem. Giacomelli segura Arnoux de todo jeito e o francês parece cada vez mais agressivo. Mass se aproxima de Surer. Mansell tem melhor tração na saída da Horovilla e vem pra cima de Winkelhock.

Fim da 7ª Volta: Jones - Patrese - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Jabouille - Pryce - Pironi - Hunt - Cheever - Andretti - Fittipaldi - Rosberg - Tambay - De Angelis - Giacomelli - Arnoux - Winkelhock - Mansell - Scheckter - Surer - Mass - Williamson

Peterson tenta se aproximar dos líderes, mas não consegue imprimir um ritmo melhor que Jones e Patrese e a diferença entre o sueco e os dois primeiros vai se mantendo a mesma. Piquet se aproxima aos poucos de Laffite. Pryce sai do vácuo de Jabouille na reta do lago e mergulha por dentro na Ascari, tomando a sétima posição. Pironi segura Hunt. Cheever se aproxima dos dois. Fittipaldi vem pra cima de Andretti, trazendo Rosberg consigo. Mansell emparelha com Winkelhock na reta dos boxes e mergulha por dentro no esse del Ciero, tomando a posição do alemão. Arnoux tenta vir por dentro na Ascari, mas Giacomelli não dá espaço e acontece o toque: a roda dianteira esquerda do francês toca na traseira direita do piloto da Tyrant, fazendo o italiano atravessar a área de escape e parar nas redes de proteção, enquanto Arnoux roda, atravessa a rede de proteção e bate de traseira no muro. Felizmente tudo bem com ambos. Arnoux sai do carro gesticulando, reclamando de Giacomelli, enquanto o italiano responde com outro gesto de "estou nem aí".

Fim da 8ª Volta: Jones - Patrese - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Pryce - Jabouille - Pironi - Hunt - Cheever - Andretti - Fittipaldi - Rosberg - Tambay - De Angelis - Mansell - Winkelhock - Scheckter - Surer - Mass - Williamson - Giacomelli(fora) - Arnoux(fora)

Piquet vem chegando em Laffite. Pironi já se aproxima de Jabouille, trazendo Hunt e Cheever colados atrás de si. Andretti segura Fittipaldi. Rosberg assiste de perto, enquanto Tambay também chega no bolo. Mass chega em Surer. Hunt traciona melhor que Pironi na saída da Ascari e toma a linha de dentro para a freada da Entrado a los Mixtos, conseguindo mais uma ultrapassagem. Corrida fantástica do inglês até aqui. O piloto da Tyrant já cola em Jabouille. Cheever vem pra cima de Pironi.

Fim da 9ª Volta: Jones - Patrese - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Pryce - Jabouille - Hunt - Pironi - Cheever - Andretti - Fittipaldi - Rosberg - Tambay - De Angelis - Mansell - Winkelhock - Scheckter - Surer - Mass - Williamson

Hunt sai da Salotto colado em Jabouille e toma a linha de dentro para a freada da Ascari, tomando a oitava posição. Logo na seqüência, Cheever não perde tempo com Pironi e mergulha por dentro na entrada da Ascari, conseguindo mais uma posição. Andretti segue segurando Fittipaldi. Tambay pressiona Rosberg. Mansell vem descontando a diferença que o separa de De Angelis. Surer mais segurando Mass. Cheever traciona melhor que Jabouille na saída da Horovilla e emparelha com o francês na reta.

Fim da 10ª Volta: Jones - Patrese - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Pryce - Hunt - Jabouille - Cheever - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Rosberg - Tambay - De Angelis - Mansell - Winkelhock - Scheckter - Surer - Mass - Williamson

Piquet chega em Laffite. Cheever retarda a freada na entrada do esse del Ciero e deixa Jabouille para trás. Fittipaldi segue preso atrás de Andretti. Rosberg segura Tambay. Mansell tem problemas e vem lento pela reta do lago, abandonando após a Ascari. O inglês fazia boa prova de estréia pela Avanti. Scheckter se aproxima de Winkelhock. Mass sai do vácuo de Surer e mergulha por dentro na Ascari, conseguindo a ultrapassagem. Pironi cola em Jabouille.

Fim da 11ª Volta: Jones - Patrese - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Pryce - Hunt - Cheever - Jabouille - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Rosberg - Tambay - De Angelis - Winkelhock - Scheckter - Mass - Surer - Williamson - Mansell(fora)

Piquet pressiona Laffite. Cheever vem pra cima de Hunt. Pironi traciona melhor que Jabouille na saída da Ascari e toma a linha de dentro para a freada da Entrado a los Mixtos, tomando a décima posição. Scheckter cola em Winkelhock.

Fim da 12ª Volta: Jones - Patrese - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Pryce - Hunt - Cheever - Pironi - Jabouille - Andretti - Fittipaldi - Rosberg - Tambay - De Angelis - Winkelhock - Scheckter - Mass - Surer - Williamson

Piquet segue na cola de Laffite. Cheever chega em Hunt e pressiona. Andretti segura Fittipaldi, enquanto Tambay sai do vácuo de Rosberg e mergulha por dentro na Ascari. O finlandês tenta resistir na segunda perna, mas o francês tem a preferência na curva seguinte e consegue a ultrapassagem. Winkelhock segura Scheckter.

Fim da 13ª Volta: Jones - Patrese - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Pryce - Hunt - Cheever - Pironi - Jabouille - Andretti - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - De Angelis - Winkelhock - Scheckter - Mass - Surer - Williamson

Piquet continua colado em Laffite, mas parece não ter performance suficiente para tentar a ultrapassagem. Cheever traciona melhor que Hunt na saída da Ascari e mergulha por dentro na Entrado a los Mixtos, tomando a oitava posição. O americano segue muito rápido e tenta ganhar o máximo de posições antes de fazer sua parada. Andretti chega em Jabouille, embora ainda seja pressionado por Fittipaldi. Tambay e Rosberg também chegam. Winkelhock segue segurando Scheckter.

Fim da 14ª Volta: Jones - Patrese - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Pryce - Cheever - Hunt - Pironi - Jabouille - Andretti - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - De Angelis - Winkelhock - Scheckter - Mass - Surer - Williamson

Patrese começa a virar mais rápido que Jones e cola no australiano. Cheever tenta agora se aproximar de Pryce. Andretti sai do vácuo de Jabouille na reta do lago e toma a linha de dentro para a tomada da Ascari, conseguindo a ultrapassagem sobre o francês. Fittipaldi sai da Ascari colado no Renault e puxa para a direita na freada da Entrado a los Mixtos, tomando mais uma posição de Jabouille. Tambay já chega no piloto da Renault e pressiona. Scheckter, após pressionar muito, consegue a ultrapassagem sobre Winkelhock por dentro na Entrado a los Mixtos.

Fim da 15ª Volta: Jones - Patrese - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Pryce - Cheever - Hunt - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Jabouille - Tambay - Rosberg - De Angelis - Scheckter - Winkelhock - Mass - Surer - Williamson

Patrese pressiona Jones na briga pela liderança. Cheever é o mais rápido da pista neste momento e vem se aproximando de Pryce. Tambay sai do vácuo de Jabouille na reta dos boxes e toma a posição do piloto da Renault na entrada do esse del Ciero.

Fim da 16ª Volta: Jones - Patrese - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Pryce - Cheever - Hunt - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Tambay - Jabouille - Rosberg - De Angelis - Scheckter - Winkelhock - Mass - Surer - Williamson

Jones segura Patrese com unhas e dentes. Impressionante o ritmo do italiano à esta altura da corrida. Fittipaldi segue preso atrás de Andretti. Rosberg cola em Jabouille.
Patrese ameaça no esse del Ciero e segue colado em Jones pela Salotto. Na reta do lago, o australiano bloqueia a linha de dentro e não permite o ataque do italiano. Jabouille segura Rosberg. Cheever chega em Pryce.
Patrese novamente sai da Salotto colado em Jones. O australiano bloqueia a linha de dentro e então o italiano resolve vir por fora. Os dois chegam lado a lado na Ascari. Jones espalha para cima de Patrese, na tentativa de fazer o piloto da Biscazzi desistir da disputa, mas o italiano mantém-se firme por fora e ganha a preferência por dentro na segunda perna, onde sai em vantagem e toma a ponta. Manobra corajosa de Patrese, que estréia muito bem na Biscazzi. Rosberg segue pressionando Jabouille. Pryce segura Cheever.

Fim da 19ª Volta: Patrese - Jones - Peterson - Laffite - Piquet - Cevert - Pryce - Cheever - Hunt - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Tambay - Jabouille - Rosberg - De Angelis - Scheckter - Winkelhock - Mass - Surer - Williamson

Cevert vem soltando fumaça pela reta dos boxes e pára após o esse del Ciero, abandonando a prova. O francês vinha na sexta posição. Cheever sai da Salotto colado em Pryce e toma a linha de dentro para a tomada da Ascari, onde consegue a ultrapassagem e assume a sexta posição. Andretti segue segurando Fittipaldi bravamente. Rosberg traciona melhor que Jabouille na saída da Ascari e mergulha por dentro na Entrado a los Mixtos, tomando mais uma posição do francês, que segue despencando na classificação.

Fim da 20ª Volta: Patrese - Jones - Peterson - Laffite - Piquet - Cheever - Pryce - Hunt - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Jabouille - De Angelis - Scheckter - Winkelhock - Mass - Surer - Williamson - Cevert(fora)

Patrese segue em ritmo forte e abre na frente. De Angelis se aproxima de Jabouille. Mass vem descontando a diferença que o separa de Winkelhock. Piquet pressiona Laffite com um pouco mais de intensidade.

Fim da 21ª Volta: Patrese - Jones - Peterson - Laffite - Piquet - Cheever - Pryce - Hunt - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Jabouille - De Angelis - Scheckter - Winkelhock - Mass - Surer - Williamson

Cheever segue voando baixo e tenta se aproximar de Piquet. Surer tem problemas e traz o carro até os boxes, abandonando a prova.

Fim da 22ª Volta: Patrese - Jones - Peterson - Laffite - Piquet - Cheever - Pryce - Hunt - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Jabouille - De Angelis - Scheckter - Winkelhock - Mass - Williamson - Surer(fora)

Hunt se aproxima de Pryce. Andretti segura Fittipaldi, que parece não ter potência suficiente para vencer o americano na reta. Piquet segue na cola de Laffite.

Fim da 23ª Volta: Patrese - Jones - Peterson - Laffite - Piquet - Cheever - Pryce - Hunt - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Jabouille - De Angelis - Scheckter - Winkelhock - Mass - Williamson

De Angelis cola em Jabouille.
Cheever segue a todo vapor se aproximando de Piquet, que continua tentando achar espaço para passar Laffite.
A equipe LPR começa a preparar-se para o pitstop de Cheever. Piquet traciona melhor que Laffite na saída da Salotto e toma a linha de dentro na reta do lago. Os dois cortam a reta emparelhados e, ao chegar na entrada da Ascari, Piquet retarda a freada por dentro e espalha para cima do francês, conseguindo a ultrapassagem. De Angelis pressiona Jabouille.

Fim da 26ª Volta: Patrese - Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Cheever - Pryce - Hunt - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Jabouille - De Angelis - Scheckter - Winkelhock - Mass - Williamson

Jabouille segue resistindo aos ataques de De Angelis.
Cheever nos boxes, para reabastecimento e troca de pneus. Os mecânicos realizam o trabalho perfeitamente, mas quando o americano foi engatar a marcha para sair, o carro não sai do lugar. Os mecânicos tentam empurrar, mas nada de o LPR engrenar. O motor está funcionando, portanto deve estar ocorrendo algum problema no câmbio. Após várias tentativas frustradas, Cheever é obrigado a abandonar a prova. Nürburg preparada para receber Winkelhock.

Fim da 28ª Volta: Patrese - Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Pryce - Hunt - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Jabouille - De Angelis - Scheckter - Winkelhock - Mass - Williamson - Cheever(fora)

Fittipaldi segue na cola de Andretti, que fecha muito bem todos os espaços. Tambay cola nos dois. Winkelhock nos boxes.

Fim da 29ª Volta: Patrese - Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Pryce - Hunt - Pironi - Andretti - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Jabouille - De Angelis - Scheckter - Mass - Winkelhock - Williamson

Fittipaldi traciona melhor que Andretti na saída da Ascari e, após muita insistência, consegue finalmente colocar por dentro na freada da Entrado a los Mixtos, fazendo a ultrapassagem que vale a nona posição. De Angelis sai do vácuo de Jabouille após a Salotto e mergulha por dentro na entrada da Ascari, tomando a posição do francês.

Fim da 30ª Volta: Patrese - Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Pryce - Hunt - Pironi - Fittipaldi - Andretti - Tambay - Rosberg - De Angelis - Jabouille - Scheckter - Mass - Winkelhock - Williamson

Hunt vem chegando em Pryce. Tambay vem pra cima de Andretti.
A equipe Biscazzi se prepara nos boxes. Patrese deve trocar os pneus e que logo começariam a se deterior, dado o ritmo alucinante do italiano.
Andretti, pressionado por Tambay, erra na tomada da Entrado a los Mixtos e roda, parando na área de escape. Preso na caixa de brita, o americano é obrigado a abandonar. Início de temporada péssimo para a Potere. Patrese nos boxes, para troca de pneus. Todos de olho no trabalho dos mecânicos da equipe italiana.

Fim da 33ª Volta: Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Patrese - Pryce - Hunt - Pironi - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - De Angelis - Jabouille - Scheckter - Mass - Winkelhock - Williamson - Andretti(fora)

Patrese volta na quinta posição e Jones reassume a ponta, com ligeira vantagem em relação a Peterson. Williamson tem problemas e vem lento, trazendo o carro para os boxes e abandonando a prova. Equipe Tyrant preparada para receber Hunt.

Fim da 34ª Volta: Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Patrese - Pryce - Hunt - Pironi - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - De Angelis - Jabouille - Scheckter - Mass - Winkelhock - Williamson(fora)

Fittipaldi vem se aproximando de Pironi. Hunt nos boxes. A equipe Tyrant troca os pneus do inglês e o devolve para a pista.

Fim da 35ª Volta: Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Patrese - Pryce - Pironi - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Hunt - De Angelis - Jabouille - Scheckter - Mass - Winkelhock

Com pneus novos, Patrese volta em ritmo forte e vai diminuindo a diferença que o separa de Laffite.
Scheckter dá uma escapada na Ascari, mas retorna à pista. No entanto, o sulafricano vem lento após o incidente. Parece ter ocorrido uma quebra na suspensão, que obriga o piloto da LL a abandonar.

Fim da 37ª Volta: Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Patrese - Pryce - Pironi - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Hunt - De Angelis - Jabouille - Mass - Winkelhock - Scheckter(fora)

Fittipaldi segue se aproximando de Pironi. Hunt vem chegando em Rosberg. Winkelhock se aproxima de Mass.

Fim da 38ª Volta: Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Patrese - Pryce - Pironi - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Hunt - De Angelis - Jabouille - Mass - Winkelhock

Patrese segue se aproximando de Laffite.
Jones e Peterson vão travando uma verdadeira "guerra de tempos", com o sueco virando mais rápido e o australiano respondendo. A diferença entre ambos vai se mantendo.
O pneu dianteiro esquerdo de De Angelis estoura quando o italiano se aproximava da Ascari, fazendo-o rodar, atravessar o esse e ir bater de traseira na mureta externa da segunda perna. Felizmente tudo bem com o piloto.

Fim da 41ª Volta: Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Patrese - Pryce - Pironi - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Hunt - Jabouille - Mass - Winkelhock - De Angelis(fora)

Laffite vem em ritmo melhor que Piquet nas últimas voltas e se aproxima. Patrese também vem chegando. Hunt chega em Rosberg.

Fim da 42ª Volta: Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Patrese - Pryce - Pironi - Fittipaldi - Tambay - Rosberg - Hunt - Jabouille - Mass - Winkelhock

Fittipaldi chega em Pironi. Hunt pressiona Rosberg.
Laffite cola em Piquet. Patrese vem chegando. Fittipaldi pressiona Pironi. Com pneus em melhor estado, Hunt traciona melhor que Rosberg na saída da Ascari e mergulha por dentro na Entrado a los Mixtos, tomando a décima posição.

Fim da 44ª Volta: Jones - Peterson - Piquet - Laffite - Patrese - Pryce - Pironi - Fittipaldi - Tambay - Hunt - Rosberg - Jabouille - Mass - Winkelhock

Laffite está com os pneus em melhores condições e segue pressionando Piquet, que resiste bravamente na terceira posição. Patrese está muito próximo. Fittipaldi continua pressionando Pironi, valendo a sétima posição. Hunt já vem pra cima de Tambay.
Laffite traciona melhor na saída da Salotto e toma a linha de dentro na reta do lago. Com a preferência por dentro, o francês retarda a freada e consegue a ultrapassagem, sem chance de defesa para Piquet. Patrese já chega no brasileiro. Fittipaldi segue pressionando Pironi. Hunt vem em ritmo alucinante e traciona melhor que Tambay na saída da Horovilla, vindo pra cima do francês na reta dos boxes. Winkelhock vem chegando em Mass.

Fim da 46ª Volta: Jones - Peterson - Laffite - Piquet - Patrese - Pryce - Pironi - Fittipaldi - Tambay - Hunt - Rosberg - Jabouille - Mass - Winkelhock

Patrese persegue Piquet pela Salotto e pisa fundo em seu Biscazzi para tomar a linha de dentro na reta do lago. O italiano mergulha por dentro na tomada da Ascari e toma a quarta posição. Piquet nada pôde fazer. Pironi fecha Fittipaldi na Ascari e segue resistindo. Hunt emparelha com Tambay na reta dos boxes e faz a ultrapassagem por dentro o esse del Ciero.

Fim da 47ª Volta: Jones - Peterson - Laffite - Patrese - Piquet - Pryce - Pironi - Fittipaldi - Hunt - Tambay - Rosberg - Jabouille - Mass - Winkelhock

Fittipaldi sai do vácuo de Pironi e tenta vir por dentro na entrada da Ascari. O brasileiro consegue colocar o carro por dentro, mas Pironi mantém-se firme por fora. Os dois dividem a segunda perna e acabam tocando roda com roda, com o piloto da Fittipaldi levando a pior: o brasileiro perde o controle do carro e escapa para fora da pista, batendo no muro. Felizmente Emerson sai ileso.

Fim da 48ª Volta: Jones - Peterson - Laffite - Patrese - Piquet - Pryce - Pironi - Hunt - Tambay - Rosberg - Jabouille - Mass - Winkelhock - Fittipaldi(fora)

Patrese vem pra cima de Laffite. Hunt vem chegando em Pironi para brigar pela sétima posição. Pryce briga contra os pneus para levar seu Fittipaldi até o final, tentando pontuar pela segunda vez na carreira.

Fim da 49ª Volta: Jones - Peterson - Laffite - Patrese - Piquet - Pryce - Pironi - Hunt - Tambay - Rosberg - Jabouille - Mass - Winkelhock

Com pneus novos, Patrese sai do vácuo de Laffite na reta do lago e mergulha por dentro na Ascari, tomando a terceira posição. O italiano se aproxima de um merecido pódium, após fazer uma excelente corrida em sua estréia pela Biscazzi.

Fim da 50ª Volta: Jones - Peterson - Patrese - Laffite - Piquet - Pryce - Pironi - Hunt - Tambay - Rosberg - Jabouille - Mass - Winkelhock

Peterson tenta, mas não consegue se aproximar o suficiente de Jones. Pryce sucumbe aos pneus gastos e erra na tomada da Entrado a los Mixtos, rodando e indo parar na caixa de brita. O inglês sai do carro cabisbaixo, deixando a Fittipaldi sem pontos nesta abertura de temporada. Hunt se aproxima de Pironi. Winkelhock chega em Mass.

Fim da 51ª Volta: Jones - Peterson - Patrese - Laffite - Piquet - Pironi - Hunt - Tambay - Rosberg - Jabouille - Pryce(fora) - Mass(1) - Winkelhock(1)

Hunt cola em Pironi e ataca o francês com tudo, valendo a sexta posição. Winkelhock traciona melhor que Mass na saída da Salotto e toma a linha de dentro na reta do lago, conseguindo a ultrapassagem na entrada da Ascari. Hunt traciona melhor que Pironi na saída da Horovilla e vem pra cima do francês.

Fim da 52ª Volta: Jones - Peterson - Patrese - Laffite - Piquet - Pironi - Hunt - Tambay - Rosberg - Jabouille - Winkelhock(1) - Mass(1) - Pryce(fora)

Pironi fecha a linha de dentro e Hunt tenta vir por fora na entrada do esse del Ciero. Pironi resiste e recupera-se na segunda perna. Os dois seguem emparelhados até a Salotto, onde Pironi coloca meio carro à frente, mas Hunt volta a emparelhar na saída da curva. Os dois cortam a reta do lago lado a lado. O motor Ford-Cosworth de Hunt, preparado por Carlo Chiti, fala mais alto na reta e o inglês chega em vantagem na Ascari, onde mesmo por fora consegue a ultrapassagem. Que corridaça de Hunt. Na frente, Jones administra com maestria a diferença em relação a Peterson e vence, liderando o campeonato pela primeira vez na carreira. Peterson completa a dobradinha da Savoia, que deve acalmar os ânimos dos torcedores revoltados com a mudança de cores da equipe. Patrese fecha o pódium comemorando muito com a equipe Biscazzi. Laffite, Piquet e o agressivo Hunt fecham a zona de pontuação.

Fim da Corrida: Jones - Peterson - Patrese - Laffite - Piquet - Hunt - Pironi - Tambay - Rosberg - Jabouille - Winkelhock(1) - Mass(1) - Pryce(fora)

Classificação - Final:

Alan JONES (Savoia/Savoia/Michelin) 1h33"52"27
Ronnie PETERSON (Savoia/Savoia/Michelin) +1"02
Riccardo PATRESE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) +11"18
Jacques LAFFITE (Biscazzi/Alfa Romeo/Goodyear) +18"80
Nelson PIQUET (Winhill/Winhill/Goodyear) +20"73
James HUNT (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) +54"19
Didier PIRONI (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) +54"68
Patrick TAMBAY (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) +1'02"85
Keke ROSBERG (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) +1'06"69
10º Jean-Pierre JABOUILLE (Renault/Renault/Michelin) +1'28"57
11º Manfred WINKELHOCK (Nürburg/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
12º Jochen MASS (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) +1 volta
13º Tom PRYCE (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) +3 voltas

AB Emerson FITTIPALDI (Fittipaldi/Ford-Cosworth/Goodyear) 47 voltas
AB Elio DE ANGELIS (Williams/Ford-Cosworth/Goodyear) 40 voltas
AB Jody SCHECKTER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 36 voltas
AB Roger WILLIAMSON (KERS/Ford-Cosworth/Goodyear) 33 voltas
AB Mario ANDRETTI (Potere/Ferrari/Goodyear) 32 voltas
AB Eddie CHEEVER (LPR/Ford-Cosworth/Goodyear) 27 voltas
AB Marc SURER (LL/Ford-Cosworth/Goodyear) 21 voltas
AB François CEVERT (Winhill/Winhill/Goodyear) 19 voltas
AB Nigel MANSELL (Avanti/Ford-Cosworth/Goodyear) 10 voltas
AB Bruno GIACOMELLI (Tyrant/Ford-Cosworth/Goodyear) 7 voltas
AB René ARNOUX (Bleutter/Ford-Cosworth/Goodyear) 7 voltas
AB Jean-Pierre JARIER (Renault/Renault/Michelin) 2 voltas
AB Niki LAUDA (Potere/Ferrari/Goodyear) 0 voltas


Quebras/Acidentes:

Lauda =($200)= acidente

Jarier =($500)= motor

Arnoux =($200)= acidente

Giacomelli =($0)= acidente

Mansell =($0)= transmissão

Cevert =($100)= radiador

Surer =($100)= freios

Cheever =($300)= câmbio

Andretti =($0)= rodada

Williamson =($0)= diferencial

Mass =($0)= embreagem

Scheckter =($100)= suspensão

De Angelis =($200)= pneu furado/acidente

Fittipaldi =($200)= acidente

Pryce =($0)= rodada
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1979 - 1ª Corrida - GP da Argentina  Empty Classificação do Campeonato após a Corrida

Mensagem  Saimon 8/6/2018, 11:04

Mundial de Pilotos:

1º A. Jones = 9 pts.
2º R. Peterson = 6 pts.
3º R. Patrese = 4 pts.
4º J. Laffite = 3 pts.
5º N. Piquet = 2 pts.
6º J. Hunt = 1 pt.

Mundial de Construtores:

1º Savoia = 15 pts.
2º Biscazzi = 7 pts.
3º Winhill = 2 pts.
4º Tyrant = 1 pt.
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1979 - 1ª Corrida - GP da Argentina  Empty Re: 1979 - 1ª Corrida - GP da Argentina

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